Vous êtes sur la page 1sur 12

EXERCCIOS - PREGO

1 - Art. 1o A modalidade de licitao prego, na forma eletrnica, destina-se aquisio de bens comuns, no mbito da Unio, e submete-se ao regulamento estabelecido neste Decreto. 2- As autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista no esto submetidas ao Decreto 5.450/05. 3- O prego, na forma eletrnica, pode adotar o tipo de licitao tcnica e preo . 4- O prego, na forma eletrnica, pode adotar o tipo de licitao maior lance ou oferta. 5- O prego, na forma eletrnica, adotar a modalidade de licitao menor preo. 6- O prego, na forma eletrnica, adotar o tipo de licitao menor preo. 7- Consideram-se bens e servios comuns, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais do mercado. 8- Podero ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrnico a autoridade competente do rgo promotor da licitao, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participam do prego na forma eletrnica. 9- Devero ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrnico a autoridade competente do rgo promotor da licitao apenas o pregoeiro e os membros da equipe de apoio. 10- O credenciamento dar-se- pela atribuio de chave de identificao e de senha que admite a transferncia para outros usurios tendo em vista o princpio da eficincia administrativa. 11- O credenciamento dar-se- pela atribuio de chave de identificao e de senha, pessoal e intransfervel, para acesso ao sistema eletrnico. 12- A chave de identificao e a senha podero ser utilizadas em qualquer prego na forma eletrnica, salvo quando cancelada por solicitao do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SICAF. 13- O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante e a presuno de sua capacidade econmica para realizao das transaes inerentes ao prego na forma eletrnica. 14- Nas licitaes para aquisio de bens e servios comuns pode ser utilizada a modalidade prego, sendo preferencial a utilizao da sua forma eletrnica. 15- O prego deve ser utilizado na forma eletrnica, salvo nos casos de comprovada inviabilidade, a ser justificada pela autoridade competente.

16- A licitao na modalidade de prego condicionada aos princpios bsicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo, bem como aos princpios correlatos da razoabilidade, competitividade e proporcionalidade. 17- A licitao na modalidade de prego condicionada aos princpios bsicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficincia, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo, bem como aos princpios correlatos da razoabilidade e proporcionalidade. 18- A licitao na modalidade de prego condicionada aos princpios bsicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficincia, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo, bem como aos princpios correlatos da razoabilidade, competitividade e proporcionalidade. 19- As normas disciplinadoras da licitao sero sempre interpretadas em favor da ampliao da disputa entre os interessados, desde que no comprometam o interesse da administrao, o princpio da isonomia, a finalidade e a segurana da contratao. 20- A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, no se aplica s contrataes de obras de engenharia, entretanto pode ser utilizada para as locaes imobilirias e alienaes em geral, para atender ao princpio da eficincia. 21- O termo de referncia o documento que dever conter elementos capazes de propiciar avaliao do custo pela administrao diante de oramento detalhado, definio dos mtodos, estratgia de suprimento, valor estimado em planilhas de acordo com o preo de mercado, cronograma fsico-financeiro, se for o caso, critrio de aceitao do objeto, deveres do contratado e do contratante, procedimentos de fiscalizao e gerenciamento do contrato, prazo de execuo e sanes, de forma clara, concisa e objetiva. 22- As designaes do pregoeiro e da equipe de apoio devem recair preferencialmente nos servidores do rgo ou entidade promotora da licitao, ou de rgo ou entidade integrante do SISG. 23- A equipe de apoio dever ser integrada por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administrao pblica, pertencentes, em sua maioria, ao quadro permanente do rgo ou entidade promotora da licitao. 24- No mbito do Ministrio da Defesa, as funes de pregoeiro e de membro da equipe de apoio podero ser desempenhadas por militares. 25- Somente poder exercer a funo de pregoeiro o servidor ou o militar possui curso superior. 26- Somente poder exercer a funo de pregoeiro o servidor ou o militar que rena qualificao profissional e perfil adequados, aferidos pela autoridade competente.

27- No compete ao pregoeiro adjudicar o objeto, quando no houver recurso. 28- Compete ao pregoeiro proceder a homologao do certame. 29- Caber ao licitante interessado em participar do prego, na forma eletrnica, credenciar-se no SICAF para certames promovidos por rgos da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, e de rgo ou entidade dos demais Poderes, no mbito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, que tenham celebrado termo de adeso. 30- Para habilitao dos licitantes, ser exigida, exclusivamente, a documentao relativa a habilitao jurdica, qualificao tcnica e qualificao econmicofinanceira para no impedir a participao de outros licitantes. 31- Quando permitida a participao de consrcio de empresas, sero exigidos apresentao da documentao de habilitao especificada no instrumento convocatrio por empresa consorciada. 32- Quando permitida a participao de consrcio de empresas haver responsabilidade subsidiria das empresas consorciadas pelas obrigaes do consrcio, nas fases de licitao e durante a vigncia do contrato. 33- O consrcio deve ser constitudo e registrado antes da celebrao do contrato. 34- Na divulgao de prego realizado para o sistema de registro de preos, independentemente do valor estimado, deve ser divulgado no DOU, internet e Jornal de grande circulao regional. 35- Na divulgao de prego realizado para o sistema de registro de preos, independentemente do valor estimado, deve ser divulgado no DOU, internet e Jornal de grande circulao regional ou local. 36- At dois dias teis antes da data fixada para abertura da sesso pblica, qualquer pessoa poder impugnar o ato convocatrio do prego, na forma eletrnica. 37- Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatrio devero ser enviados ao pregoeiro, at cinco dias teis anteriores data fixada para abertura da sesso pblica, exclusivamente por meio eletrnico via internet, no endereo indicado no edital. 38- Qualquer modificao no edital exige divulgao pelo mesmo instrumento de publicao em que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas. 39- Aberta a sesso, os licitantes podero retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada. 40- O pregoeiro verificar as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que no estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital.

41- No pode haver troca de mensagens entre o pregoeiro e os licitantes em razo do princpio da impessoalidade. 42- Na fase competitiva podem os licitantes encaminhar propostas por fax tendo em vista o princpio da igualdade a fim de no excluir um possvel licitante. 43- Os licitantes no podero oferecer lances sucessivos, em respeito ao princpio da igualdade e impessoalidade. 44- O licitante somente poder oferecer lance inferior ao ltimo por ele ofertado e registrado pelo sistema. 45- No sero aceitos dois ou mais lances iguais, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro. 46- Durante a sesso pblica, os licitantes sero informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, sendo identificado o licitante em razo do princpio da publicidade. 47- A etapa de lances da sesso pblica ser encerrada por deciso dos licitantes. 48- O sistema eletrnico encaminhar aviso de fechamento iminente dos lances, aps o que transcorrer perodo de tempo de trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual ser automaticamente encerrada a recepo de lances. 49- O sistema eletrnico encaminhar aviso de fechamento iminente dos lances 45 minutos antes para que os licitantes possam refletir sobre a propostas a serem apresentadas. 50- Aps o encerramento da etapa de lances da sesso pblica, o pregoeiro poder encaminhar, pelo sistema eletrnico, contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critrio de julgamento, no se admitindo negociar condies diferentes daquelas previstas no edital. 51- A negociao ser realizada por meio do sistema, no podendo ser acompanhada pelos demais licitantes. 52- No caso de desconexo do pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrnico permanecer acessvel aos licitantes, os lances continuaro sendo recebidos, sem prejuzo dos atos realizados. 53- Quando a desconexo do pregoeiro persistir por tempo superior a quinze minutos, a sesso do prego na forma eletrnica ser suspensa e reiniciada somente aps comunicao aos participantes, no endereo eletrnico utilizado para divulgao. 54- Os documentos e anexos exigidos, quando remetidos via fax, devero ser apresentados em original, nos prazos estabelecidos no edital. 55- No prego, na forma eletrnica, realizado para o sistema de registro de preos, quando a proposta do licitante vencedor no atender ao quantitativo total estimado para a contratao, respeitada a ordem de

classificao, podero ser convocados tantos licitantes quantos forem necessrios para alcanar o total estimado, observado o preo da proposta vencedora. 56- Declarado o vencedor, qualquer licitante poder, durante a sesso pblica, de forma imediata e motivada, em campo prprio do sistema, manifestar sua inteno de recorrer, quando lhe ser concedido o prazo de trs dias para apresentar as razes de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-razes em igual prazo, que comear a contar do trmino do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensveis defesa dos seus interesses. 57- Aps a homologao referida no caput, o adjudicatrio ser convocado para assinar o contrato ou a ata de registro de preos no prazo de sessenta dias. 58- O prazo de validade das propostas ser de sessenta dias, salvo disposio especfica do edital. 59- As penalidades podero ser registradas no SICAF. 60- A autoridade competente para aprovao do procedimento licitatrio somente poder revog-lo em face de razes de interesse pblico, por motivo de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anul-lo por ilegalidade, de ofcio ou por provocao de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado. 1-E. 5-E 9-E 13-E 2-E 6-C 10-E 14-E 3-E 7-C 11-C 15-C 4-E 8-E 12-C 16-E 33-C 37-E 41-E 45-C 34-E 38-C 42-E 46-E 35-E 39-E 43-E 47-E 36-C 40-C 44-C 48-E

61- O prego, na forma eletrnica, como modalidade de licitao do tipo menor preo, realizar-se- quando a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns for feita distncia em sesso pblica, por meio de sistema que promova a comunicao pela internet. 62- A licitao na modalidade de prego condicionada aos princpios bsicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade, eficincia, probidade administrativa, vinculao ao instrumento convocatrio e do julgamento objetivo, bem como aos princpios correlatos da razoabilidade, competitividade e proporcionalidade. 63- A licitao na modalidade de prego, na forma eletrnica, no se aplica s contrataes de obras de engenharia, bem como s locaes imobilirias e alienaes em geral. 64- HEMOBRS ASSISTENTE ADMINISTRATIVO CESPE 2010 - O Decreto n. 5.450/2005, apesar de ter como objeto a regulamentao do prego eletrnico, estabeleceu normas aplicveis ao prego em geral, em mbito federal. Entre essas normas, tornou obrigatria a utilizao da modalidade prego para aquisio de bens e servios comuns pela Unio.

17-E 18-C 19-C 20-E 49-E 50-C 51-E 52-C

21-C 22-E 23-E 24-C 53-E 54-E 55-C 56-C

25-E 26-C 27-E 28-C 57-E 58-C 59-E 60-C

29-C 30-E 31-C 32-E 61-C 62-C 63-C 64-C

Licitaes e Contratos - Exerccios


1 (FAURGS -2012 - TJ-RS - Analista Judicirio) O regime de execuo indireta em que se ajusta mo de obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais, denominado a) empreitada por preo global. b) empreitada por preo unitrio. c) administrao contratada. d) tarefa. e) empreitada integral. 2 (FAURGS -2012 - TJ-RS - Analista Judicirio - rea Administrativa) De acordo com a Lei n. 8.666/93, a venda de aes tipificada como alienao de bens da Administrao Pblica, dependendo de avaliao prvia e desde que as aes sejam a) ofertadas atravs de concorrncia. b) ofertadas atravs de tomada de preos. c) ofertadas sob a forma de leilo. d) submetidas a prego eletrnico. e) negociadas em bolsa, com dispensa de licitao e observao da legislao especfica. 3 (IADES - 2013 - EBSERH - Advogado) Assinale a alternativa que apresenta somente modalidades de licitao, conforme o previsto na legislao. a) Leilo, convite, concorrncia e concurso. b) Tomada de preo, maior lance ou oferta, melhor tcnica e convite. c) Menor preo, melhor tcnica e preo, leilo e concorrncia, d) Convite, tomada de preo, leilo e maior lance ou oferta. e) Melhor tcnica, concorrncia, menor preo e tomada de preo. 4 ( 2013 - TRT - 9 REGIO - Tcnico Judicirio) De acordo com a Lei no 8.666/93, dispensvel a licitao a) para aquisio de bens para necessidade contnua, pelo sistema de registro de preos. b) para alienao de imvel, desde que desafetado do servio pblico. c) para compra de produto de marca preferencial da Administrao. d) para contratao de servios comuns, de natureza contnua. e) nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. 5 ( 2013 - TRT - 9 REGIO - Tcnico Judicirio) Considerando as disposies da Lei no 8.666/93, modalidade licitatria aplicvel para I. venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. II. aquisio de bens de natureza comum. III. obras com valor da contratao estimado em at R$ 150.000,00. correspondem, respectivamente, a a) prego, leilo e tomada de preos. b) leilo, prego e convite. c) leilo, convite e tomada de preos. d) concorrncia, prego e convite. e) convite, tomada de preos e concorrncia. 6 ( 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) Como trao de semelhana ou de distino entre a dispensa e a inexigibilidade de licitao pode-se indicar, dentre outras, a caracterstica a) do rol de hipteses de dispensa de licitao ser exemplificativo, na medida em que se trata de norma de exceo regra legal que obriga o certame como observncia do princpio da isonomia. b) do rol de hipteses de inexigibilidade de licitao ser taxativo, na medida em que se trata de norma de exceo

regra legal que obriga o certame como observncia do princpio da isonomia, no admitindo flexibilizao. c) da licitao, nas hipteses de inexigibilidade, ser, em tese, possvel, mas diante da vontade do legislador, para agilizar algumas situaes, torna-se prescindvel. d) da dispensa de licitao incidir nas hipteses em que a licitao invivel, por impossibilidade de competio. e) da licitao, nas hipteses de dispensa, ser, em tese, possvel, mas diante da vontade do legislador, torna-se prescindvel nas situaes indicadas. 7 ( 2013 - TRT - 1 REGIO - Tcnico Judicirio) Contm a relao correta entre a situao descrita e a modalidade licitatria aplicvel, de acordo com as disposies da Lei no 8.666/93: a) Leilo, para aquisio de obras de arte, com lance igual ou superior ao da avaliao. b) Concurso, para escolha de trabalho cientfico, mediante a instituio de prmio ou remunerao ao vencedor. c) Tomada de preos, para aquisio de bens mveis, independentemente do valor. d) Concorrncia, para escolha de trabalho cientfico ou artstico, com a instituio de prmio ao vencedor. e) Leilo, para alienao de bens inservveis, desde que o valor no supere o limite de R$ 8.000,00 (oito mil reais). 8 (CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Judiciria) Com base na Lei n. 8.666/1993, que trata de licitaes, assinale a opo correta. a) O convite a modalidade de licitao realizada entre interessados previamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. b) So princpios fundamentais da licitao, entre outros, a igualdade, a publicidade e o julgamento subjetivo. c) A licitao dispensvel em contrataes de fornecimento ou suprimento de energia eltrica com qualquer tipo de empresa. d) H inexigibilidade de licitao quando houver inviabilidade de competio, como ocorre na aquisio de bens singulares, dos quais exemplo um quadro especfico de determinado pintor. e) Os estados podem ampliar o rol traado na referida lei para os casos de dispensa, pois possuem a capacidade de autoadministrao e auto legislao. 9 (CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Administrativa) Para contratar bens e servios de informtica, a organizao pblica dever obrigatoriamente utilizar o tipo de licitao denominado a) concorrncia. b) melhor preo. c) tomada de preos. d) melhor tcnica. e) tcnica e preo. (Art. 45 4 Lei 8.666/93) 10 (IESES -2012 - CRF-SC - Advogado) Considerando-se os termos da Lei 8.666/93, so consideradas modalidades de licitao: I. Tomada de preos. II. Concorrncia. III. Convite. IV. Concurso. Indique a alternativa correta: a) Apenas as assertivas II e III esto corretas. b) As assertivas I, II, III e IV esto corretas. c) Somente a assertiva I est incorreta. d) Somente as assertivas I e IV esto corretas. 11 (COPESE - UFT -2012 - DPE-TO - Assistente de Defensoria Pblica) De acordo com a Lei n 8.666/1993 so clusulas necessrias em todo contrato administrativo:

I. As que estabeleam o regime de execuo ou a forma de fornecimento; II. As que estabeleam o preo e as condies de pagamento, os critrios, data-base e periodicidade do reajustamento de preos, os critrios de atualizao monetria entre a data do adimplemento das obrigaes e a do efetivo pagamento; III. As que estabeleam o crdito pelo qual correr a despesa, com a indicao da classificao funcional programtica e da categoria econmica; IV. As que estabeleam a vinculao ao edital de licitao ou ao termo que a dispensou ou a inexigiu, ao convite e proposta do licitante vencedor; a) Somente os itens I, III e IV esto corretos. b) Somente os itens II, III e IV esto corretos. c) Somente os itens I, II e III esto corretos. d) Todos os itens esto corretos. 12 (COPESE - UFT -2012 - DPE-TO - Assistente de Defensoria Pblica) Sobre o processo licitatrio previsto na Lei n 8.666/93, marque a alternativa CORRETA: a) inexigvel a licitao nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem. b) causa de inexigibilidade de licitao quando as propostas apresentadas consignarem preos manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional. c) Poder haver dispensa de licitao quando no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies pr-estabelecidas. d) dispensvel a licitao para a contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 13 (IESES -2012 - CRF-SC - Operador de Computador) Assinale a alternativa correta. Na modalidade de licitao convite, o nmero mnimo de convidados pela unidade administrativa, ser de: a) Um participante. b) Cinco participantes. c) Dois participantes. d) Trs participantes. 14 (FUMARC -2012 - TJ-MG - Titular de Servios de Notas e de Registros) A Lei Federal n. 8.666/93, nas contrataes de obras, servios e compras, prev as seguintes modalidades de garantia, EXCETO a) fiana bancria. b) seguro-garantia. c) penhora do ativo imobilizado. d) cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica. 15 (FUMARC -2012 - TJ-MG - Titular de Servios de Notas e de Registros) Para habilitao nas licitaes, sero exigidos os seguintes documentos, entre outros, EXCETO a) qualificao tcnica. b) qualificao legal e societria. c) regularidade fiscal e trabalhista. d) qualificao econmico-financeira. 16 (FUNDEP -2012 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG Auditor - Direito) O Prefeito do Municpio X decide vender um imvel pblico no utilizado pela Administrao. O referido terreno foi avaliado em R$ 60.000,00 (sessenta mil reais). a) dever ser realizada mediante licitao na modalidade de concorrncia. b) dever ser realizada mediante licitao na modalidade de prego.

c) dever ser realizada mediante licitao na modalidade de convite. d) dever ser realizada diretamente, mediante dispensa de licitao, em razo do pequeno valor. 17 (FUNDEP -2012 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG Auditor - Direito) Ao tratar de um dos princpios setoriais da licitao, afirma determinado autor: [...] estabelecidas as regras de certa licitao, tornam-se elas inalterveis a partir da publicao do edital e durante todo o seu procedimento. Nada justifica qualquer alterao pontual para atender a esta ou quela situao, a este ou aquele licitante (GASPARINI, 2011, p.539). O autor citado se refere, no trecho transcrito, especificamente, ao princpio a) da padronizao. b) da adjudicao compulsria. c) do procedimento formal. d) da vinculao ao instrumento convocatrio. 18 (CONSULPLAN -2012 - TSE - Analista Judicirio) No que tange s modalidades de licitaes correto afirmar que a) a concorrncia pode ser substituda por tomada de preos. b) a tomada de preos pode ser substituda pelo convite. c) a tomada de preos pode substituir o convite. d) quando a lei aponta uma modalidade de licitao como a aplicvel no h possibilidade de substituio. 19 (CESPE -2012 - DPE-AC - Defensor Pblico) Nos casos de concesso de direito real de uso, cabvel a modalidade de licitao denominada a) prego. b) concorrncia. c) tomada de preos. d) convite. e) leilo. 20 (CONSULPLAN -2012 - TSE - Analista Judicirio rea Administrativa) Quanto adjudicao, anulao, desistncia e revogao de um processo licitatrio correto afirmar, de acordo com a Lei n 8.666/93, que a) a licitao pode ser anulada pelo interesse dos licitantes presentes quando da abertura da proposta. b) a adjudicao atribui o objeto do edital licitatrio ao vencedor do certame, dando-lhe preferncia ao contrato. c) quando o vencedor for convocado para assinatura do contrato e no comparecer no prazo determinado na convocao, a contratante deve prorrogar este prazo por igual perodo. d) a licitao pode ser revogada pelo Judicirio no caso de irregularidade. 21 (CESPE -2012 - TJ-RO - Analista Judicirio Administrao) De acordo com a Lei de Licitaes e Contratos, a modalidade de licitao ocorrida entre interessados devidamente cadastrados ou que atendam a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, denomina-se a) leilo. b) concorrncia. c) tomada de preos. d) concurso. e) convite. 22 (COPESE - UFT -2012 - DPE-TO - Analista em Gesto Especializado - Cincias Econmicas) De acordo com a Lei 8.666/93 so modalidades de licitao, EXCETO: a) O leilo. b) O convite. c) A convocao de preos.

d) O concurso. 23 (CESGRANRIO -2012 - LIQUIGAS - Profissional Jnior - Direito) De acordo com a Lei no 8.666/1993, no procedimento licitatrio, vrios atos administrativos so encadeados em sequncia lgica visando seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica. Nesse contexto, o ato por meio do qual se atribui ao licitante vencedor o objeto da licitao denomina-Se a) homologao b) encampao c) convalidao d) adjudicao e) ratificao 24 (CESGRANRIO -2012 - Chesf - Nvel Superior Administrao) A Lei no 8.666/1993 trata dos aspectos relacionados ao processo de licitao e aos contratos da administrao pblica. Nessa lei, existe a previso de situaes em que a licitao inexigvel, como em a) aquisio de bens ou de servios nos termos de acordo internacional especfico, aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condies ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Pblico. b) contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. c) situao em que a Unio tiver de intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. d) situao em que no acudirem interessados licitao anterior e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, nesse caso, todas as condies preestabelecidas. e) casos de guerra ou de grave perturbao da ordem. 25 (ESAF -2012 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) No configura princpio norteador do procedimento licitatrio a) vinculao ao instrumento convocatrio. b) julgamento objetivo. c) probidade administrativa. d) igualdade de condies a todos os concorrentes. e) dispensa e inexigibilidade. 26 (2012 - TRF - 5 REGIO - Tcnico Judicirio) Acerca de Licitao considere: I. Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 dias. II. O leilo destina-se, dentre outras hipteses, venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. III. inexigvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, em especial para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. Est correto o que consta em a) II e III, apenas. b) I, II e III. c) I e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II, apenas. 27 (FDRH 2013 AGERGS Advogado) A Lei n. 12.349/2010 introduziu mais um princpio ao artigo 3 da Lei n. 8.666/1993, instituindo normas para licitaes e contratos da Administrao Pblica. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que inclui esse princpio. a) Legalidade

b) Promoo do desenvolvimento nacional sustentvel c) Impessoalidade d) Moralidade e) Competitividade 28 (FDRH 2013 AGERGS Advogado) Tendo em vista o regime jurdico das licitaes e dos contratos da Administrao Pblica disciplinados pela Lei n. 8.666/93, correto afirmar que a) somente os licitantes esto legitimados a apresentar impugnaes na esfera administrativa. b) os crimes definidos na referida Lei so de ao penal pblica, condicionada a representao. c) o recurso administrativo interposto, em face da habilitao ou inabilitao do licitante, ordinariamente no tem efeito suspensivo. d) as licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecem seguinte sequncia: projeto bsico, projeto executivo e execuo das obras e dos servios. e) a Administrao poder utilizar o convite e, em qualquer caso, a concorrncia, nos casos em que couber tomada de preos. 29 (FDRH 2012 AGDI Agente de Desenvolvimento Advogado) Considere as afirmaes abaixo a respeito de licitaes. I Assim como a dispensa de licitao fora das hipteses legais, a conduta de deixar de observar as formalidades pertinentes dispensa do certame pode caracterizar crime. II vedado aos agentes pblicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo. III Para a habilitao nas licitaes, exigir-se- dos interessados, exclusivamente, documentao relativa habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e ao cumprimento da norma constitucional que veda o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. Quais esto corretas? a) Apenas a I. b) Apenas a II. c) Apenas a I e a III. d) Apenas a II e a III. e) A I, a II e a III. 30 (FDRH 2012 AGDI Agente de Desenvolvimento Advogado) Sobre licitaes e contratos administrativos, assinale a alternativa correta. a) A alienao de bens imveis da Administrao Pblica deve ser precedida de licitao em qualquer de suas modalidades. b) dispensada a licitao para a alienao de bens mveis da Administrao Pblica quando se tratar de permuta entre rgos ou entidades da Administrao. c) Nos termos do art. 65 da Lei n. 8.666/93, a Administrao pode alterar unilateralmente os contratos administrativos, desde que no haja modificao no projeto e nas especificaes tcnicas contratadas, caso em que se faz necessria nova licitao. d) Salvo no caso em que necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, em havendo alterao unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administrao dever restabelecer, por aditamento, o equilbrio econmico-financeiro inicial. e) dispensvel a licitao quando houver inviabilidade de competio, sendo necessria a justificao da situao,

mediante processo de dispensa em que deve se fazer presente, dentre outros elementos, a justificativa do preo. 31 (FDRH 2011 DAER Especialista Rodovirio) Conforme a Lei n 8.666/93, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas sobre a inexigibilidade de licitao ( ) inexigvel a licitao para aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca. ( ) inexigvel a licitao quando a Unio tiver que intervir no domnio econmico para regular preos ou normalizar o abastecimento. ( ) inexigvel a licitao para a contratao de servios tcnicos, a exemplo de estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; pareceres, percias e avaliaes em geral, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao. ( ) vedada a inexigibilidade para servioes de publicidade e divulgao. ( ) inexigvel a licitao para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou por meio de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) V V V V V b) V F V V V c) V F F V F d) F V V F F e) F F F F V 32 (FDRH 2011 DAER Especialista Rodovirio) Dentre a documentao relativa habilitao jurdica prevista na Lei n 8.666/93, considere a abaixo citada. I Prova de inscrio no Cadastro das Pessoas Fsica CPF ou no Cadastro Geral de Contribuinte CGC. II Registro comercial no caso de empresa individual. III Registro ou inscrio na entidade profissional competente. IV Inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio. V Cdula de identidade. Quais so exigidas para a referida habilitao? a) Apenas a I, a II e a IV. b) Apenas a II, a III e a IV. c) Apenas a I, a III e a IV. d) Apenas a II, a IV e a V. e) Apenas a I, a III e a V.

3 - (2012 - TRE-SP - Analista Judicirio) A Lei no 8.666, de 21/06/1993 (e alteraes posteriores), determina em seu Art. 7o que as licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, respectiva sequncia, a) projeto de recuperao, projetos emergenciais e prestao de servios. b) prestao de servios, projetos de recuperao e projeto executivo. c) execuo das obras e servios, projeto executivo e projetos emergenciais. d) projeto bsico, projeto executivo e execuo das obras e servios. e) projetos emergenciais, projetos de recuperao e demais projetos. 4 - (2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - rea Administrativa) A respeito das modalidades licitatrias previstas na Lei n 8.666/1993 e legislao correlata, correto afirmar que se aplica a) leilo, para alienao de bens mveis inservveis para a Administrao, independentemente do valor. b) prego, para alienao de bens mveis adquiridos pela Administrao em procedimento judicial. c) concurso, para a contratao de obras e servios de engenharia de alta complexidade. d) leilo, para alienao de bens apreendidos ou penhorados, desde que avaliados em at R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). e) concurso, para escolha de trabalho cientfico ou artstico, vedada a instituio de prmio. 5 - (2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - rea Administrativa) De acordo com a Lei no 8.666/1993, constitui hiptese de inexigibilidade de licitao a) contratao de profissional do setor artstico, desde que consagrado pela crtica ou opinio pblica. b) contratao de servios de publicidade, desde que comprovada a notria especializao do contratado. c) para aquisio de bens produzidos por um nico fabricante de marca de preferncia da Administrao. d) contratao de profissional de notria especializao, dispensando-se, nesse caso, a comprovao da singularidade do objeto. e) aquisio ou alienao de obras de arte ou venda de bens adjudicados em processo judicial.

6 - (2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - rea Administrativa) De acordo com a Lei no 10.520/2002, que trata da modalidade licitatria prego, a) o pregoeiro poder interromper a fase de lances caso verificada que a menor proposta atingiu reduo superior a 20% do valor de refererncia. b) a fase da negociao com o autor da melhor proposta inicia-se aps a verificao do atendimento das condies de habilitao previstas no edital. c) no curso da sesso o autor da melhor oferta e daquelas com preos at 10% superiores quela podero fazer novos lances verbais e sucessivos, at a proclamao do vencedor. d) encerrada a fase competitiva, se a oferta melhor classificada no for aceitvel ou o seu autor desatender as exigncias habilitatrias, o pregoeiro reabrir a etapa de lances chamando os 3 licitantes melhor classificados. e) declarado o vencedor do certame, ser aberto o prazo de 8 dias para interposio de recursos, que suspender a adjudicao do objeto ao licitante vencedor. 8 - (2012 - MPE-PE - Analista Ministerial - rea Jurdica) O Estado de Pernambuco pretende realizar licitao, na modalidade concorrncia, para a execuo de grande e importante obra pblica. O valor estimado para a mencionada licitao superior a R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhes de reais). Nos termos da Lei no 8.666/1993, o mencionado processo licitatrio ser iniciado, obrigatoriamente, com uma audincia pblica concedida pela autoridade responsvel com uma antecedncia mnima da data prevista para a publicao do edital. O prazo a que se refere o enunciado de a) 10 dias teis. b) 5 dias teis. c) 2 dias teis. d) 15 dias teis. e) 30 dias teis. 9 - (2012 - MPE-PE - Tcnico Ministerial - rea Administrativa) Nos termos da Lei no 8.666/1993, a prestao de servios a serem executados de forma contnua podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a Administrao, limitada a sessenta meses. No entanto,

em carter excepcional, devidamente justificado e mediante autorizao da autoridade superior, o prazo de sessenta meses poder ser prorrogado em at a) sessenta meses. b) vinte e quatro meses. c) seis meses. d) doze meses. e) trinta e seis meses. 11 - (2012 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa) O Estado adquiriu imveis em procedimento judicial (adjudicao em processo de execuo fiscal) e, em razo da natureza dos mesmos, no pretende afet-los finalidade pblica, concluindo, assim, pela utilidade da alienao, de forma a obter recursos financeiros para a aplicao em atividades prioritrias. De acordo, com a Lei no 8.666/1993, a alienao deve ser precedida de a) avaliao e licitao na modalidade concorrncia, obrigatoriamente. b) avaliao e licitao na modalidade concorrncia ou leilo. c) autorizao legislativa, avaliao e licitao na modalidade prego. d) autorizao legislativa, que dever estabelecer o preo mnimo de alienao e licitao na modalidade leilo. e) autorizao legislativa e licitao na modalidade leilo, dispensando-se a avaliao mediante a adoo do valor da avaliao judicial para fins de adjudicao. 13 - (2012 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Diferentes rgos pblicos necessitam adquirir, periodicamente, material hospitalar para o desempenho de suas atividades, no sendo possvel, contudo, estabelecer, a priori, a quantidade exata de cada aquisio e sendo conveniente, em razo dos prazos de validade, a compra parcelada para entregas futuras. De acordo com a legislao que rege as licitaes e contratos pblicos, referidos rgos a) podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, realizando, cada um deles, obrigatoriamente, licitao na modalidade prego. b) podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, ainda que no tenham participado do certame licitatrio, mediante consulta ao rgo gerenciador, desde que devidamente comprovada a vantagem. c) podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, mediante a realizao, por apenas um dos rgos, de licitao exclusivamente na modalidade prego d) no podero valer-se do Sistema de Registro de Preos, que apenas se aplica a compras para entrega imediata, devendo adotar, cada um deles, a licitao na modalidade prego e) somente podero valer-se do Sistema de Registro de Preos se realizarem licitao conjunta, na modalidade concorrncia, indicando os quantitativos pretendidos e o preo unitrio mximo admitido por cada rgo. 14 - (2012 - TRE-SP - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A Secretaria Estadual de Habitao pretende contratar a construo de casas populares e estima que o valor das obras seja da ordem de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais). Para a contratao das obras, dever adotar a modalidade licitatria a) leilo. b) prego. c) convite. d) concorrncia. e) tomada de preos. 15 - (2012 - TRE-SP - Tcnico Judicirio - rea

Administrativa) O Estado instaurou procedimento licitatrio, na modalidade concorrncia, para alienao de imveis considerados desnecessrios para o servio pblico. Ocorre que no acudiram interessados na licitao e a manuteno desses imveis no patrimnio pblico passou a gerar altos custos de manuteno e vigilncia, tornando premente, assim, a sua alienao. Diante dessa situao, de acordo com a Lei no 8.666/1993, o Estado a) est obrigado a realizar nova licitao, podendo, contudo, adotar a modalidade leilo, na qual poder alienar o imvel por at 50% do valor de avaliao. b) poder declarar a inexigibilidade de licitao, por inviabilidade de competio, e alienar o imvel diretamente a eventual interessado, por preo de mercado. c) est obrigado a realizar nova licitao, na modalidade concorrncia, podendo reduzir o preo mnimo do imvel, independentemente de nova avaliao, at o limite de 25%. d) poder dispensar o procedimento licitatrio para alienar o imvel, desde que comprovado que a repetio da licitao gerar prejuzo para a Administrao, e mantidas todas as condies preestabelecidas. e) poder dispensar o procedimento licitatrio apenas se comprovar situao de emergncia ou de calamidade pblica que determine a venda forada. 16 - (2012 - TRF - 2 REGIO - Tcnico Judicirio rea Administrativa Em matria de prego, analise: I. As exigncias de habilitao, os critrios de aceitao das propostas e as sanes por inadimplemento, entre outras providncias. II. Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caber ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito de sua aceitabilidade. Tais situaes ocorrem nas fases do prego, respectiva e legalmente, denominadas como a) executiva e preparatria. b) externa e preparatria. c) interna e executiva. d) externa e interna. e) preparatria e externa. 17 - (2012 - TRF - 2 REGIO - Analista Judicirio) Na fase de habilitao de um processo licitatrio, exigir- se- dos interessados exclusivamente a documentao relativa a) habilitao jurdica, qualificao tcnica, qualificao econmico-financeira e regularidade fiscal. b) habilitao jurdica, qualificaes tcnica e econmicofinanceira, regularidade fiscal e s limitaes constitucionais de trabalho aos menores de 18 anos de idade. c) a qualificaes tcnica e econmico-financeira, regularidade fiscal e s limitaes constitucionais de trabalho aos menores de 18 anos de idade. d) habilitao jurdica, regularidade fiscal e qualificao econmico-financeira e s limitaes constitucionais de trabalho aos menores de 18 anos de idade. e) a qualificaes tcnicas, regularidade fiscal, qualificao econmico-financeira e capacidade eleitoral ativa. 18 - (2012 - TRF - 2 REGIO - Analista Judicirio rea Administrativa) Por previso expressa, observa-se que, no procedimento licitatrio, NO constitui, dentre outros, anexo do edital, para que dele faa parte integrante: a) o projeto bsico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificaes e outros complementos. b) a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante vencedor. c) o ato de autorizao para a abertura da licitao, bem como os comprovantes de retirada do instrumento convocatrio e o prazo de incio e trmino do certame. d) o conjunto de especificaes complementares, alm das normas de execuo pertinentes licitao.

e) o oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios. 19 - (2012 - TRF - 2 REGIO - Analista Judicirio rea Administrativa) No que diz respeito ao prego, como modalidade de licitao, NO vedada a) a exigncia de pagamento de emolumentos referentes ao fornecimento do edital, desde que no seja superior ao custo de sua reproduo grfica. b) a exigncia de aquisio de edital pelos licitantes, como condio para participao no certame c) a exigncia de garantia de proposta. d) a quitao ou pagamento de taxas exigidas para o custeio de todas as despesas do certame. e) a prtica de especificaes excessivas da definio do objeto do certame, ainda que limitem a competio. 21 - (2012 - TCE-SP - Agente de Fiscalizao Financeira) O Estado instaurou procedimento licitatrio para contratao de obra de grande vulto, consistente na construo de um tnel para desassoreamento do Rio Pinheiros, que envolve alta complexidade tcnica. De acordo com a Lei no 8.666/93, a licitao poder contemplar exigncia de a) apresentao da relao dos compromissos do licitante que importem diminuio de sua capacidade operativa, calculada em funo do seu faturamento. b) garantia de execuo contratual, limitada a 20% do objeto contratual, alm da qualificao tcnica, com apresentao de atestados de execuo de servios da mesma complexidade, com limitao de prazo e local. c) metodologia de execuo, cuja avaliao, para efeito de sua aceitao ou no, anteceder sempre anlise dos preos e ser efetuada exclusivamente por critrios objetivos. d) capacitao econmico-financeira, mediante apresentao de ndices de liquidez, rentabilidade e faturamento, compatveis com o valor do objeto licitado. e) pr-qualificao, para fins de aferio de capacidade econmico-financeira dos licitantes, desde que a modalidade adotada no seja a concorrncia. 22 - (2012 - TCE-SP - Agente de Fiscalizao Financeira Administrao) Uma sociedade de economia mista prestadora de servios pblicos pretende alienar participao societria minoritria que adquiriu em empresa privada (aes). De acordo com a Lei no 8.666/93, a) est dispensada de avaliao prvia e de procedimento licitatrio, desde que conte com autorizao legislativa especfica para a alienao. b) dever obter autorizao legislativa, realizar avaliao prvia e licitao na modalidade leilo. c) dever promover avaliao prvia, sendo inexigvel o procedimento licitatrio em funo do regime privado a que se submete a empresa alienante. d) dever promover avaliao prvia e poder dispensar o procedimento licitatrio na hiptese de alienar as aes em bolsa, observada a legislao especfica. e) est obrigada a obter autorizao legislativa e realizar licitao na modalidade concorrncia. 23 - (2012 - TRE-CE - Analista Direito Administrativo / Licitaes) O Estado do Cear pretende realizar procedimento licitatrio para a realizao de obra de engenharia no valor de R$ 1.550.000,00 (um milho, quinhentos e cinquenta mil reais). A modalidade de licitao para tal hiptese a) concorrncia ou tomada de preos. b) tomada de preos, apenas. c) concorrncia, apenas. d) tomada de preos ou convite. e) convite, apenas. 25 - (2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea

Judiciria) Determinada Secretaria de Estado autuou processo administrativo para formalizar a aquisio de equipamentos fornecidos por produtor exclusivo, hiptese que se enquadrava em inexigibilidade de licitao. Efetuada a compra, por ocasio de regular fiscalizao do contrato, verificou- se que no foi providenciada a ratificao da inexigibilidade de licitao e a respectiva publicao no Dirio Oficial. De acordo com a Lei no 8.666/93, o ato a) regular, uma vez que a ratificao e a publicao da inexigibilidade no Dirio Oficial visam apenas a atender o princpio da publicidade. b) ineficaz, na medida em que o ato de ratificao da inexigibilidade e sua respectiva publicao no Dirio Oficial constituem condio para a eficcia do ato. c) eficaz, na medida em que a exigncia de ratificao e respectiva publicao do ato no Dirio Oficial so necessrios apenas em caso de dispensa de licitao. d) irregular, tendo em vista que a inexigibilidade de licitao deve ser declarada ao final do certame que deve ser realizado. e) regularizvel, caso a autoridade fiscalizadora ratifique a inexigibilidade, suprindo a ausncia do ato. 27 - (2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - Enfermagem) Determinado Estado da Federao pretende adquirir um imvel pertencente a Unio Federal. Durante a instruo do processo administrativo autuado para viabilizar a referida aquisio foi lanado parecer concluindo pela necessidade de realizao de prvia licitao. O parecer, de acordo com o disposto na Lei Federal n 8.666/93, a) procede, na medida em que se trata de alienao de bem pblico a ente pblico de esfera diversa. b) procede, na medida em que o ente pblico interessado na aquisio do bem tem preferncia para a compra somente ao final do procedimento de licitao. c) procede, uma vez que o ente titular do domnio do bem integra a administrao direta, sendo dispensvel apenas quando se trata de venda entre entes pblicos da administrao indireta. d) no procede, uma vez que se dispensa licitao quando se trata de venda de imvel a outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo. e) no procede, uma vez que entre entes pblicos inexigvel procedimento de licitao para aquisio de bens mveis e imveis. 28 - (2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - Enfermagem) A administrao pblica realizou, por meio de regular procedimento, a apreenso de grande quantidade de obras de arte. Pretende agora alien-las onerosamente. Para tanto, de acordo com a Lei n 8.666/93, a modalidade de licitao adequada a) prego. b) convite. c) tomada de preos. d) leilo. e) empreitada. 29 - (2012 - TJ-PE - Analista Judicirio - Contabilidade) Segundo a Lei 8.666/1993, artigo , inciso X, o conjunto dos elementos necessrios e suficientes execuo completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT caracterizam a) a compra. b) a alienao. c) o projeto executivo. d) o projeto bsico. e) a aquisio.

30 - (2012 - TRE-PR - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O julgamento das propostas apresentadas em regular procedimento de concorrncia deve ser feito a) de acordo com os critrios, subjetivos e objetivos, constantes do edital publicado. b) objetivamente, sendo possvel a desconsiderao parcial dos critrios constantes no edital caso necessrio para contratao da proposta de menor preo. c) preliminarmente de acordo com os requisitos constantes do edital, facultando-se aos competidores, antes do julgamento definitivo, a reduo de sua proposta. d) observando-se os critrios objetivos constantes do edital e de seus anexos, ainda que publicados aps o prazo para apresentao das propostas. e) objetivamente, observando-se os critrios fixados no edital, que no poder ser alterado para adequao das propostas. 31 - (2012 - TRE-PR - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A Secretaria da Cultura de determinado Estado pretende promover um evento de grandes propores para angariar fundos para auxiliar as vtimas das enchentes que assolaram determinada regio. O artista convidado, consagrado pela crtica especializada, apresentou proposta de oramento bastante reduzido (R$ 15.000,00) em razo da natureza do evento. De acordo com a Lei no 8.666/93, a contratao a) dever ser precedida de licitao, na medida em que no se trata de servio singular. b) poder ser feita com inexigibilidade de licitao. c) poder ser feita independentemente de licitao em razo da natureza beneficente do evento. d) dever ser precedida de concurso, em razo da natureza artstica da contratao. e) dever ser feita com dispensa de licitao, apenas se comprovando a notria especializao. 32 - (2012 - TRE-PR - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A Administrao Pblica decidiu realizar licitao para aquisio de material de informtica. A modalidade escolhida foi prego, que apresenta, como caracterstica a possibilidade de a) disputa verbal entre todos os participantes, independentemente do nmero, aps a apresentao do menor lance. b) disputa verbal entre o licitante que apresentar o menor lance e os autores das ofertas com preo at 10% (dez por cento) superiores quela. c) incluso de novos participantes aps o incio da sesso, caso a menor proposta apresentada seja superior pesquisa de mercado feita pela Administrao Pblica. d) aditamento das propostas apresentadas, mediante suspenso da sesso por 48 horas, reiniciando-se o procedimento aps o decurso desse prazo. e) aditamento das propostas apresentadas aps o julgamento das ofertas, de modo a reduzir o valor dos lances o mximo possvel, atendendo ao critrio de menor preo. 35 - (2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Administrativa) Concluda determinada licitao, a Administrao Pblica entendeu por homolog-la, mas adjudicar o objeto da licitao a outro licitante, por entender que o vencedor no cumpriria o contrato adequadamente. O licitante vencedor a) poder exigir a assinatura do contrato e o incio da execuo da avena. b) dever exigir a revogao da licitao, tendo em vista que a Administrao no pode adjudicar o objeto do certame a outro que no ao vencedor.

c) poder exigir a adjudicao do objeto do certame em seu favor, embora a Administrao ainda possa revogar a licitao por razes de oportunidade e convenincia. d) dever pleitear indenizao equivalente ao valor do contrato que seria celebrado, uma vez que tem direito subjetivo formalizao da referida avena. e) poder exigir a realizao de nova licitao, na qual concorrer com preferncia em relao aos outros. 36 - (2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Administrativa) Um municpio precisa promover a aquisio de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das vtimas das enchentes decorrentes de deslizamentos de morros causados pelas torrenciais chuvas de vero. Considerando a necessidade de urgente atendimento da populao desabrigada, o municpio a) dever realizar licitao emergencial, reduzindo os prazos para apresentao e julgamento das propostas. b) poder promover a aquisio emergencial com dispensa de licitao, autuando e instruindo processo administrativo nos termos da lei. c) dever promover a aquisio emergencial com dispensa de licitao, instruindo o competente processo administrativo aps o fornecimento dos bens a fim de viabilizar a regularizao do contrato. d) poder providenciar a apreenso das mercadorias dos estabelecimentos prximos, aps o fornecimento e autuar processo administrativo para regular contratao da aquisio executada. e) dever solicitar Unio Federal o atendimento das vtimas da enchente, providenciando-se, na esfera federal, a contratao emergencial para aquisio dos bens. 37 - (2012 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio a) aplica-se somente aos licitantes, vez que estes no podem deixar de atender os requisitos do instrumento convocatrio. b) princpio bsico das licitaes, no entanto, sua inobservncia no enseja a nulidade do procedimento licitatrio. c) tem por objetivo evitar que a Administrao Pblica descumpra as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. d) permite Administrao Pblica, excepcionalmente, aceitar proposta com eventual inobservncia s condies estabelecidas no edital, desde que mais favorvel ao interesse pblico. e) no est expressamente previsto na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/1993), porm caracteriza-se como um dos mais importantes princpios das licitaes. 38 - (2012 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O Estado do Cear pretende realizar procedimento licitatrio na modalidade concurso, para a escolha de trabalho cientfico. Nos termos da Lei no 8.666/1993, o edital dever ser publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de a) 30 dias. b) 45 dias. c) 10 dias. d) 15 dias. e) 40 dias. 39 - (2012 - TRE-CE - Analista Judicirio) A Prefeitura de Fortaleza pretende contratar servio de advocacia especializado, para o patrocnio de causa judicial, envolvendo tema extremamente complexo na rea do Direito Administrativo. Nesse caso,

a) ser inexigvel a licitao se o servio for de natureza singular e o escritrio de notria especializao, no sendo requisito legal a inviabilidade de com- petio. b) dever ser realizado o respectivo procedimento licitatrio, vez que o servio em questo no est previsto na Lei de Licitaes (Lei no 8.666/93) como hiptese de inexigibilidade de licitao. c) ser inexigvel a licitao se houver inviabilidade de competio, e se o servio for de natureza singular, e o escritrio de notria especializao. d) ser inexigvel a licitao se houver inviabilidade de competio e o servio for de natureza singular, no sendo requisito legal a notria especializao do escritrio, por se enquadrar na discricionariedade administrativa.

e) dever ser realizado o procedimento licitatrio, pois, mesmo em hipteses de inexigibilidade de licitao, necessrio procedimento prvio para a escolha do contratado, isto , hiptese simplificada de licitao 1-E2-D3-D4-A5-A6-C7-D8-D 9 - D 10 E 11 - B 13 - B 14 - E 15 - D 16 - E 17 - B 18 - C 19 - A 20 E 21 - C 22 - D 23 - C 24 - A 25 - B 26 - C 27 - D 28 - D 29 - C 30 - E 31 - B 32 - B 33 - A 34 - B 35 - C 36 - B 37 - C 38 - B 39 - C 11) A administrao pode, ela prpria, sem necessidade de autorizao judicial, aplicar ao contratado penalidades pelas faltas cometidas durante a execuo do contrato. 12) Em nenhuma hiptese pode a exceo do contrato no cumprido ser argida pelo particular em virtude de inadimplemento contratual da Administrao. Esta, entretanto, pode opor a qualquer tempo esta exceo, sempre que o contratado deixe de cumprir ou cumpra irregularmente alguma clusula contratual. 13) A declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica uma sano administrativa aplicvel diretamente pela Administrao ao particular que haja inadimplido sem causa justificativa um contrato administrativo. 14) O particular que haja praticado irregularidades na execuo de um contrato administrativo poder, aps processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, ter decretada a suspenso temporria da possibilidade de participao em licitao e impedimento de contratar com a Administrao. Esta sano administrativa no pode, entretanto, ser aplicada por prazo superior a dois anos. 15) Contrato de concesso o ajuste pelo qual a Administrao delega ao particular a execuo remunerada de servio ou de obra pblica ou lhe cede o uso de um bem pblico, para que o explore por sua conta e risco, pelo prazo e nas condies legais e contratuais. 16) A inadimplncia de um contrato administrativo pelo particular no transfere Administrao Pblica os encargos tributrios e comerciais daquele. 17) Ocorre a causa justificadora de inadimplemento do contrato conhecida como fato da Administrao toda vez que uma ao ou omisso do Poder Pblico especificamente relacionada ao contrato, impede ou retarda sua execuo, como, por exemplo, a no-liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de uma obra por ela contratada. 18) A possibilidade de aplicao, diretamente pela Administrao, de sanes decorrentes do inadimplemento ou do adimplemento defeituoso dos contratos administrativos conhecida como Teoria da Impreviso. 19) A ocorrncia de evento definido como caso fortuito fora maior autoriza o particular a rescindir,

CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Julgue os seguintes itens (CERTO OU ERRADO). 1) A aplicabilidade do princpio de que os contratos devem ser cumpridos e a fora vinculante das disposies dos contratos administrativos no excluem a possibilidade de alteraes na relao contratual no curso de sua execuo, seja por iniciativa da Administrao, seja por provocao do contratado. 2) Na execuo do contrato administrativo, pode a administrao fiscalizar, orientar, interditar e intervir; essa atuao administrativa, em contrapartida, tem como um de seus efeitos liberar o contratado de responsabilidade decorrente da execuo. 3) Devido necessidade de controle dos atos da administrao e aos mecanismos legais que visam a assegurar a observncia dos princpios da legalidade, da moralidade e da finalidade, no se admitem contratos verbais na administrao pblica. 4) A possibilidade de alterao unilateral do contrato pela Administrao somente abrange as clusulas regulamentares ou de servio, no podendo ser modificadas unilateralmente as denominadas clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos, as quais estabelecem a relao entre a remunerao e os encargos do contratado. 5) A Lei de Licitaes aplica-se a todos os contratos de que toma parte a administrao pblica. 6) A administrao, em vista do princpio da supremacia do interesse pblico, pode alterar quaisquer clusulas e condies constantes do contrato administrativo. 7) No se admite, da parte do contratante particular, em hiptese alguma, a exceptio non adimpleti contractus. 8) A garantia, quando exigida, pode ser prestada escolha do contratado entre as modalidades legalmente previstas. 9) A Administrao pode aplicar multa ao contratante particular e execut-la, em qualquer hiptese, independentemente do recurso via judicial. 10) A liberdade de forma uma das caractersticas dos contratos administrativos.

ou

unilateralmente, contrato administrativo cuja execuo tenhase tornado excessivamente onerosa. 20) A subconcesso caracteriza-se pela contratao de terceiros, pela concessionria, para a realizao de atividades acessrias ou complementares ao servio concedido, precedida de licitao, sob a modalidade concorrncia. 21) So consideradas essenciais nos contratos administrativos exclusivamente as clusulas assim definidas, de modo expresso, na lei. 22) As denominadas clusulas exorbitantes, por excepcionarem o direito comum no que tange igualdade entre os contratantes, devem estar expressas no instrumento do contrato, sob pena de inaplicabilidade. 23) As garantias do contrato administrativo tm por fim assegurar o interesse pblico atinente ao integral adimplemento do contrato administrativo. Por este motivo, compete Administrao determinar, entre as opes legalmente enumeradas, a garantia a ser prestada, em cada caso, pelo particular contratado. 24) Como regra geral, qualquer interessado pode obter cpia dos contratos administrativos firmados pela Administrao. 25) Como regra geral, nulo e de nenhum efeito o contrato verbal feito com a Administrao. 26) A publicao integral do instrumento do contrato administrativo na imprensa oficial condio indispensvel para sua eficcia. 27) As modalidades de garantia prestadas pelo contratado a fim de assegurar o adimplemento do contrato podem ser: cauo em dinheiro ou ttulos de dvida pblica; seguro-garantia; fiana bancria. 28) vedada, em qualquer hiptese, a celebrao de contrato administrativo com prazo de vigncia indeterminado. 29) Os contratos administrativos, em caso de inadimplemento ou adimplemento defeituoso ou retardado, podem ser rescindidos: unilateralmente, por ato escrito da Administrao ou do particular contratado; amigavelmente, por acordo entre as partes; ou, ainda, por deciso judicial. 30) A empresa Y sagrou-se vencedora em concorrncia pblica realizada pelo STJ, cujo objeto era o fornecimento de equipamentos de informtica para os diversos setores do Tribunal, bem assim a prestao de servios de suporte
1 2 3 4 5 6 C E E C E E 7 8 9 E C E 13 C 14 C 15 C 16 C 17 C 18 E

tcnico e manuteno daqueles equipamentos. Considere que o respectivo contrato estava em vigor em 1990, quando da reteno de ativos financeiros pelo governo federal ocasio em que os titulares de depsitos nas instituies financeiras tiveram os respectivos saldos bloqueados, permanecendo disponveis apenas Cr$ 50,00 (cinqenta cruzeiros) para cada titular. Ento, se a aquisio dos equipamentos restasse inviabilizada em decorrncia da reteno dos ativos, o contrato teria sido afetado pelo que se identifica com o fato do prncipe. 31) A empresa Y sagrou-se vencedora em concorrncia pblica realizada pelo STJ, cujo objeto era o fornecimento de equipamentos de informtica para os diversos setores do Tribunal, bem assim a prestao de servios de suporte tcnico e manuteno daqueles equipamentos. Se o poder pblico vier a proibir a importao de equipamentos de informtica, com isso inviabilizando a execuo do contrato, este ser afetado pelo que se identifica como fato da administrao, caracterizado por ser um ato geral do poder pblico que impede a execuo do contrato. 32) A empresa Y sagrou-se vencedora em concorrncia pblica realizada pelo STJ, cujo objeto era o fornecimento de equipamentos de informtica para os diversos setores do Tribunal, bem assim a prestao de servios de suporte tcnico e manuteno daqueles equipamentos. O contrato administrativo dever ser celebrado entre a empresa Y e a Unio, uma vez que o STJ, simples rgo do Poder Judicirio, no possui personalidade jurdica, no podendo figurar como titular de direitos ou obrigaes em relaes jurdicas contratuais. 33) A empresa Y sagrou-se vencedora em concorrncia pblica realizada pelo STJ, cujo objeto era o fornecimento de equipamentos de informtica para os diversos setores do Tribunal, bem assim a prestao de servios de suporte tcnico e manuteno daqueles equipamentos. A modalidade de licitao utilizada concorrncia pblica no adequada celebrao de contrato administrativo de fornecimento de bens. A modalidade exigida nestes casos o leilo, por tratar-se de fornecimento de bens mveis. 34) A empresa Y sagrou-se vencedora em concorrncia pblica realizada pelo STJ, cujo objeto era o fornecimento de equipamentos de informtica para os diversos setores do Tribunal, bem assim a prestao de servios de suporte tcnico e manuteno daqueles equipamentos. Celebrado o contrato com a empresa Y, no ser mais permitido o reajustamento dos preos expressos no instrumento contratual, sob pena de implementar-se o rompimento do equilbrio financeiro do ajuste.
19 E 20 C 21 E 22 E 23 E 24 C 25 C 26 E 27 C 28 C 29 E 30 C 31 E 32 E 33 E 34 E

10 E 11 C 12 E

Vous aimerez peut-être aussi