Vous êtes sur la page 1sur 37

AS FREGUESIAS

Cabril
rea: 76,6 km2 Densidade Populacional: 8,4 hab/km2 Populao Presente: 595 Orago: S. Loureno Pontos tursticos: Lagar de Azeite e Parque de Campismo do Outeiro Alto (Cabril); Fojo do Lobo e o rio Toco (Fafio); Senhora das Neves (S. Loureno). Lugares da Freguesia: (15) Azevedo, Bostocho, Cabril (Vila), Cavalos, Chos, Fafio, Fontanho, Lapela, Pinces, So Ane, So Loureno, Vila Boa, Chelo, Sertelo e Ch de Moinho. um mosaico de pequeninas povoaes ao longo das encostas abrigadas que descem sobre os rios. Sertelo (trata-se do diminutivo de deserto Deserto+elo > Desertelo, como ermo deu Ermelo, (aps a afrese do de inicial resulta Sertelo) que fica acima dos 700 metros, Lapela e Pinces, acima dos 600 metros, So Loureno, Chelo, Fafio e Azevedo, acima dos 500 metros, Bustocho e Vila Boa, acima dos 400 metros, e todas as restantes, Cabril (que j se chamou a Vila ou a Baixa), Cavalos, Chos, Fontanho, So Ane e Ch do Moinho no sobem para l dos 300 metros de altitude. No admira por isso que, nestas funduras quentes e hmidas, Barroso se orgulhe de colher boa fruta, vinho e azeite na freguesia de Cabril. Pinces foi a primeira aldeia do concelho que teve honra de monografia publicada, da autoria de Jacinto de Magalhes. a segunda mais extensa freguesia do concelho (76,6 km2) e, provavelmente, a mais buclica, a mais rica no plano das espcies arbreas e avcolas e tambm a mais admirvel no aspecto multifacetado das suas paisagens ednicas, sem dvida, devido s condies orogrficas e climatricas que a cordilheira do Gers apresenta.

Cambeses
rea: 11,3 km2 Densidade Populacional: 12,5 hab/km2 Populao Presente: 131 Orago: S. Mamede Pontos tursticos: Casa de colmo (Cambezes); Castros do Picoto e da Cividade e Altar da Moura (Frades). Lugares da Freguesia: (2) Cambeses e Frades uma das poucas povoaes expostas ao cortante frio do setentrio, alm de que, segundo a carta do Instituto Geogrfico e Cadastral, de 1/50.000, cortada a meio pela curva de nvel dos 1000 metros de altitude, situao a que poucos lugares se alcandoram. O termo de freguesia dividido a meio pelo Cvado. Encabea, portanto, as freguesias ditas do Rio. Pode dizer-se que esta freguesia barros mantm um altssimo nvel de rusticidade e tipicismo bem prprios para filmes medievais a que at o seu orago se adapta com enorme propriedade. Com efeito, este mrtir da Capadcia tem culto antiqussimo na Pennsula Ibrica. O ser advogado das mes que aleitam os filhos deve-se talvez ao facto de a me dele (Santa Rufina) o ter parido quando ela e o marido estavam na priso, durante a perseguio do feroz e tresloucado imperador Aureliano, nos fins do terceiro quarteiro do sculo II.

Cervos
rea: 32 km2 Densidade Populacional: 10 hab/km2 Populao Presente: 328 Orago: Santa Cristina Pontos tursticos: Ponte, Castro, N. Senhora de Galegos e Sepulturas Lticas (Cortio); Via Romana e Fonte (Arcos); Largo e Residncia Paroquial de Cervos. Lugares da Freguesia: (7) Arcos, Barraco, Cervos, Cortio, Alto Fonto, Vidoeiro e Vilarinho de Arcos A freguesia mais oriental do concelho foi atravessada de ls-a-ls pela via imperial romana, a primeira ou Prima. No seu aro apareceram j trs marcos milirios, o primeiro dos quais em 1813, na rua principal de Arcos, perto da Senhora do Campo, e que muito contribuiu para localizar, in situ, o verdadeiro e nico trajecto da citada via. Pelos marcos virios e Moimentos ficmos tambm a conhecer a verdadeira localizao da antiqussima cidade pr-romana de CALADUNUM que dever situar-se no termo desta parquia. Antigo (de Arcos), Vilarinho de Arcos e Arcos sem necessidade de arcos em rio que no possuem trazem no prprio nome a indicao de que seria por a o antigo opidum. A Senhora de Galegos com sua lenda mais o castro e a passagem da via romana, no Cortio, sobre o Bea, merecem visita atenta. tambm digna de referncia a lenda.

Ch
rea: 51 km2 Densidade Populacional: 18,2 hab/km2 Populao Presente: 872 Orago: So Vicente Pontos tursticos: Igreja Romnica e Inscrio votiva a Jpiter (S. Vicente); Ponte Velha (Peireses); Sepulturas Antropomrficas e Ara (Penedones); Via Romana (Gralhs); Cascata de Frvidas; Parque de lazer de Penedones. Lugares da Freguesia: (12) Aldeia Nova, Castanheira, Frvidas, Gorda, Gralhs, Medeiros, Peireses, Penedones, So Mateus, So Vicente, Torgueda e Travaos da Ch. Ainda ostenta evidentes vestgios da sua importncia constante nos tempos medievais e clssicos. Cinco das suas doze povoaes receberam a visita da estrada Romana a XVII do Itinerrio de Antonino: Penedones (Santo Aleixo), Travaos, So Vicente, Peireses e Gralhs. Pouco mais jovem que a via Romana a ara que recentemente se achou em So Vicente sinal inequvoco de que no outeiro (altarium) onde o cristianismo ergueu o templo romnico, sculos antes, os povos que nos antecederam, a adoravam o seu Deus ptimo Mximo. O mesmo lugar foi tambm do interesse dos reis de Portugal que o ofereceram como comenda s freiras de Santa Clara com mais duas freguesias anexas, num total de dezasseis povoaes. O actual templo da freguesia bem digno da mais atenta visita devido obra patente dos Pintos de Dones, exmios artistas de Barroso.

Contim
rea: 12,1 km2 Densidade Populacional: 8,3 hab/km2 Populao Presente: 99 Orago: So Vicente Pontos tursticos: Santurio da Vila de Abril e Passadeiras de Vilaa. Lugares da Freguesia: (3) Contim, So Pedro e Vilaa. Todas as trs povoaes que formam a freguesia j serviram de sede: em todas se rezou missa e se ergueu baptistrio capaz. Metade de So Pedro, aldeia fundada sobre um castro onde ainda continua, pertenceu Comenda de So Tiago de Mourilhe. Porm, o mais idlico recanto de todo o planalto talvez seja a capela de Nossa Senhora da Vila de Abril que foi ermitrio medieval carregadinho de religiosidade e lendas. uma das Sete Senhoras festejadas a 8 de Setembro de cada ano. Vejam bem a poesia desta lenda: Consta que um ermito (os ermites, como possveis vestgios de algum antigo mosteiro que a tivesse havido, habitaram no local, pelo menos at ao sculo XVIII), um belo dia de h sculos atrs, ao abrir a porta da capela aos peregrinos, deu pela falta da imagem da Senhora no seu altar. Convenceu ento os assistentes a juntarem-se a ele em oraes que se prolongaram por todo o dia. Ao cair do sol no horizonte, sobre o Alto de So Pedro do Rio, uma sombra triangular alongou-se pelo corpo do edifcio Era a Senhora que regressava muito cansadinha O ermito franziu a sobrancelha e repreendeu-a: Maria, ento como .. que me deixas to aflito, preocupado e doente?

E a senhora regressou ao seu altar ante a estupefaco dos presentes. Era assim, sem cerimnias, que o ltimo proco da freguesia contava a potica lenda.

Coveles
rea: 20 km2 Densidade Populacional: 9,3 hab/km2 Populao Presente: 179 Orago: Santa Maria Pontos tursticos: Moinhos, Espigueiros com relgio de sol, Piso com engenho hidrulico (Paredes) e Relgio de Sol (Coveles). Lugares da Freguesia: (2) Coveles e Paredes do Rio. a primeira das freguesias que circuitam a serra da Mourela. Esta serra, verdadeiro planalto de altitude mdia a caminho dos 1100 metros, e foi, desde os tempos megalticos, um local muito apto para a transumncia ascendente. Com efeito, as povoaes prximas a conduzem numerosas vezeiras de gado que por l demoram todo o vero. Tal costume h-de ter origem nos ancestrais pr - histricos que encheram aquele espao de mamoas, sinal de que a viveram e morreram. O que tambm j morreu ou quase (nos dias que correm!) foi a rarssima perdiz cinzenta, tambm conhecida por charrela! Devamos envergonharmo-nos de tal notcia! A actual freguesia compe-se de dois lugares: Coveles e Paredes do Rio. Ambos foram sede de freguesia, aquele sob o orago de Santa Maria e este de Santo Antnio. Nesta localidade existe um piso, com outras curiosidades dignas de visita, entre as quais uma sala que servir de polo na rede informtica do Ecomuseu.

Covlo do Gers
rea: 10,8 km2 Densidade Populacional: 23,6 hab/km2 Populao Presente: 258 Orago: So Pedro Pontos tursticos: Miradouro da Fonte Alta e Igreja (Covelo); So Bento. Lugares da Freguesia: (4) Covlo do Gers, Penedas, So Bento de Sexta-Freita e Cruz da Estrada Este lugar o herdeiro nico do determinativo do Gers que pertenceu tambm s freguesias de Ferral (Santa Marinha do Gers) e Parada do Gers (actual freguesia de Outeiro) e So Vicente do Gers (Pites). A situao, numa altitude inferior aos setecentos metros, e encaixada entre o Gers e a serra do inter-flvio, torna a freguesia apta para produes agrcolas semelhantes de Cabril. Por isso o ditado antigo, sobre os principais povos de Barroso, no que dizia respeito produo vincola: Covas e Pinho Vila da Ponte sem vinho; Atrs vem Covlo do Gers Que d na tola aos outros trs. E no s na produo do verdasco porque o nosso Povo tambm se diz: Vaca de So Pedro, mulher de Covelo!

Dones
rea: 17,2 km2 Densidade Populacional: 4,2 hab/km2 Populao Presente: 70 Orago: So Pedro Pontos tursticos: Castro, Cruzeiro, Santo Amaro e Senhora da Peneda. Lugares da Freguesia: (1) Dones. uma das freguesias condenada extino, se for avante a necessria reforma administrativa, pois apenas conta sete dezenas de habitantes. Sobreviver, contudo, por outras razes bem mais duradoiras que as pessoas: a Igreja de So Pedro, o castro, os moinhos, as capelinhas da Senhora da Peneda e de Santo Amaro onde resistem meia dzia de sepulturas antropomrficas fixas e sobreviver tambm porque preserva com carinho e devoo exemplares magnficos dos habilidosos artistas, seus filhos gratos, os trs Pintos de Dones.

Fervidelas
rea: 5,3Km2 Densidade Populacional: 22 hab/km2 Populao Presente: 116 Orago: So Tiago Pontos Tursticos: A cascata e o castelo. Lugares da freguesia: (2) Fervidelas e Lamas. Ao redor do altar onde veneram o Santinho que foi peregrino de bordo, chapu e cabacinha, Fervidelas abriga-se por trs do Oural, do frgido vento castelhano. A par de Cambeses a freguesia mais alta de toda a montanha inter-fluvial. Apesar de se ter tornado independente h vrios sculos, andou sempre anexada sua vizinha Santa Maria de Viade por ser demasiado pequena em territrio e populaes. Vale a pena percorrer os seus caminhos de montanha para admirar a cascata e o castelo de penedos empoleirados bem como o Monte Oural que traz com ele o nome quanto riqueza de paisagens que dali se vislumbram.

Ferral
rea: 15.3 Km2 Densidade Populacional: 35.8 hab.km2 Populao Presente: 539 Orago: Santa Marinha Pontos Tursticos: Igreja, Ponte da Misarela, Penedo dos Sinais (Pardieiros) e Central de Vila Nova. Lugares da freguesia: (8) Nogueir, Ferral, Pardieiros, Sacozelo, Santa Marinha, Cidrs, Vila Nova e Viveiro. Esta freguesia mudou vrias vezes de nome: foi primeiro Santa Marinha de Covlo do Gers por oposio a So Pedro de Covlo do Gers; depois dava apenas pelo hagiotopnimo Santa Marinha; mais tarde foi Santa Marinha de Ferral e hoje somente Ferral. Contudo, da tradio local que existiu neste mesmo termo a freguesia de So Joo da Misarela, de que no possumos qualquer documento escrito! Na realidade, nunca se encontraram vestgios de tal construo nem qualquer referncia sua localizao. Apesar das oito povoaes que integram a freguesia, o seu isolamento at ao sculo XVIII era to acentuado que se tornava extremamente propcio criao e sedimentao de lendas de que paradigma a da Misarela. Tal como na vizinha Cabril, antes das barragens, os rios eram barreiras difceis de transpor, mesmo de vero Por isso a freguesia foi-se alargando e anexando povoaes na rea de entre Cvado e Regavo: Vila da Ponte e Bustelo

(freguesia anexa at ao sculo XIX) e Contim e So Pedro, igualmente freguesia anexa. Restos evidentes desse antigo fausto a riqussima talha da vetusta Igreja de Santa Marinha.

Fies do Rio
rea: 6 Km2 Densidade Populacional: 17.2 hab/km2 Populao Presente: 99 Orago: Santo Andr Pontos Tursticos: Casa de Bento Gonalves e Ponte (Fies do Rio) Lugares da freguesia: (2) Fies do Rio e Loivos Ocupa o penltimo lugar em termos de pequenez do respectivo territrio. Foi a que nasceu Bento Antnio Gonalves, em 1902, que bem cedo migrou para Lisboa. Muito jovem encabeou as lutas laborais/sindicais como operrio (torneiro mecnico) no Arsenal da Marinha o que o levaria a ser detido pela Pide e condenado a degredo no Tarrafal (Cabo Verde) onde viria a morrer com quarenta anos.

Foi o primeiro Secretrio Geral do Partido Comunista Portugus (PCP). A sua ponte de madeira, tal como a de Coveles, sobre o rio Cvado, muito antiga. Referidas a ela contam-se muitas peripcias de imensa graa e alguma histria. Por l passavam grupos de pessoas da margem norte, em romagem a So Bartolomeu, o menos conhecido dos doze apstolos, para que da sua capelinha acorrentasse o demnio e os livrasse das malignas possesses.

Gralhas
rea: 6 Km2 Densidade populacional: 17.2 hab/Km Populao Presente: 224 Orago: Santa Maria Pontos Tursticos: Casa do Capito/Seminrio, A Ciada e Castelo Romo. Lugares da Freguesia: (1) Gralhas L por esses tempos do rei D. Dinis, Gralhas foi elevada categoria de Vila aps a concesso do respectivo foral. provvel que da proviessem os muito famosos e no menos ignorados, Gralhos - fidalgotes locais que no passaram histria

(porque, entre ns, sempre foi residual a histria longe do trono) mas passaram lenda. Queremos acreditar que, na aba sul do Larouco nasceram para uma paixo agitada e periclitante um tal Ferno Gralho e Maria Mantela, filha de Paio Mantela antropotopnimo de povoao perto de Solveira. Todo o fidalgo rural que se prezava tinha ento a sua quinta na Ribeira. No admira por isso que o jovem casal fosse viver para a nobre cidade (ento vila) de Chaves; nem que, a determinada altura, tivessem filhos! Os renomados filhos de Maria Mantela!...E o resto da lenda fica para outra ocasio... Em Gralhas nasceu o primeiro seminrio da diocese de Vila Real. Um ex-aluno do dito escreveu a outro uma longussima carta cheiinha de saudades e de recordaes, desde o Rio de Janeiro: Aqui Rio de Janeiro, Feliz terra do dinheiro To falada em Portugal; Paraso terreal Alm dos mares sem fundo Nas terras do Novo Mundo; Trago sempre na lembrana Nossos dias de criana E os caros tempos de Gralhas; E as primeiras batalhas Contra o azar e os maus fados Em que fomos derrotados

Por no terem chegado a ser padres. ( um poema to comprido como a histria de Gralhas. Fica para outro sero.)

Meixedo
rea: 20 Km2 Densidade populacional: 11.8 hab/Km Populao Presente: 213 Orago: Nossa Senhora da Natividade Pontos tursticos: Calvrio, Largo Central e Capela de So Sebastio (Meixedo) Lugares da Freguesia: (2) Meixedo e Codessoso

Como Gralhas e outras mais, Meixedo foi uma das honras de Barroso. Por ser lugar honrado os reis no possuam a reguengos. Bem pelo contrrio o seu termo (s de Meixdo) constitua um couto coutado por padres separados que coutou o Senhor Rei Afonso primeiro ao Hospital ( ordem dos Hospitalrios). Esta tinha sido fundada aps a conquista de Jerusalm pelos Cruzados, em 1099. Por ser a nica ddiva dita Ordem dos Hospitalrios, em Barroso, a gente de Meixedo deve considerar-se muito honrada. A Capela de So Sebastio um dos poucos sinais vivos da enormssima devoo a este Santo, depois da peste de 1570, e, sobretudo, aps o renascimento do Sebastianismo, com a morte de D. Sebastio, em 4 de Agosto de 1578. Pertence hoje freguesia a povoao de Codessoso que antigamente pertenceu freguesia da Ch. Nesta povoao, em 1258, pagavam ao rei a oitava de todos os frutos excepto a herdade de cavaleiros e de Dona Maiorina. E, pelo So Miguel, os de Codessoso (as mais antigas referncias deste topnimo no autorizam outra grafia) tinham de entregar simples espduas com po e, como todos os da Ch, iam ao apelido e davam a refeio e a cevada ao mordomo do senhor rei. Pelo termo de Codessoso passava um caminho medieval importante que servia diversos lugares da enorme parquia da Ch, ao tempo das Inquiries de D. Afonso III: Negres, Vilarinho, Lamach, Morgade, Carvalhais e Rebordelo, Frvidas e Gralhs, alm das herdades ribeirinhas do Regavam (sic).

Meixide
rea: 11.4 Km2 Densidade populacional: 11.1 hab/Km2 Populao Presente: 122 Orago: Santa Maria Pontos tursticos: Capela de N. Sra. da Azinheira

Lugares da freguesia: (1) Meixide Pequena freguesia a nascente do concelho, na cota dos novecentos metros de altitude, domina os outeiros da raia seca com a Galiza na encosta sul do Larouco. Em inexorvel agonia mas preserva ainda uma velha jia: a capelinha da Nossa Senhora da Azinheira que j foi uma das sete senhoras do planalto Barroso. At que um dia se possa esclarecer todo o passo histrico, Meixide vai gozando a fama de ter sido bero do heri Diogo Peres, (da Escaramua dos Nus)...o tal que derretendo aos calores do deserto marroquino, foi refrescar-se na ribeira com alguns mais cavaleiros. Surpreendidos por um troo do exrcito mouro, tomam as espadas e adargas, montam completamente nus os seus cavalos, mas bem vestidos de indomvel valentia desbaratam e pem em fuga a cavalaria moura. Uma faanha limpinha protagonizada moda barros.

Montalegre
rea: 19.8 Km2 Densidade populacional: 91.8 hab/Km2 Populao Presente: 1799 Orago: Nossa Senhora da Assuno Pontos tursticos:

Casa do Cerrado; Castelo; Sepulturas Antropomrficas (Santo Adrio); Igreja do Castelo; o Carvalho da Forca; Fojo e Mata do Avelar; Piscina Coberta; Pista Automvel. Lugares da freguesia: (1) Montalegre Foi, e ser a capital de Barroso. No com certeza das freguesias mais antigas como atestam as confrontaes antigas dos termos vizinhos; mas, depois que o Bolonhs mandou erguer o Castelo autntica jia da arquitectura militar medieval - mudou-lhe os marcos e as cruzes e definiu-lhe num territrio de vinte quilmetros quadrados para sustento (pastoreio e agricultura) dos cem povoadores iniciais. E assim, sem grandes convulses, foi crescendo ao longo dos sculos, por indstria e legtima ambio dos seus moradores. A vila hoje uma pequena metrpole de vigoroso comrcio, de indstrias incipientes mas estveis e objecto de procura turstica invejvel. So j famosas as suas principais feiras (dos Santos, do Prmio, do Fumeiro, da Vitela), as festas concelhias do Senhor da Piedade, o Festival do Cabrito e diversos outros eventos culturais como congressos de medicina, de arqueologia, de etnologia, de folclore e Medicina Popular. J que se fala em festas cumpre recordar que at ao sculo dezanove a maior festa da vila foi a So Frutuoso, na sua humilde capelinha, a caminho do Larouco. Haver sempre quem faa crticas mas, esses, normalmente no fazem nada para no serem criticados...Como diz o nosso povo: sina de Portugal Comer bem e dizer mal. De relatar, como stio com referncias ao passado das pocas clssicas, um importante achado recente de mais de novecentas moedas romanas.

Morgade
rea: 21.2 km2 Densidade Populacional: 13 hab/ km2 Populao Presente: 283 Orago:

So Pedro Pontos Tursticos: Capela de So Domingos(Morgade) Casas (Carvalhais). Lugares da Freguesia: (4) Carvalhais, Criande, Morgade e Rebordelo Andou muitos anos anexada, bem como Negres, freguesia da Ch: as trs constituam uma Comenda do Convento de Santa Clara de Vila do Conde. O fortalecimento das regras primitivas e da reforma contra a lassido em que haviam cado os frades, levados a peito, ao longo do sculo XVI, originou um grande movimento de apoio das populaes, no plano espiritual e no plano material, que as levaram a construir mosteiros e capelas. Vem da a devoo dos morgadenses a So Domingos de Gusmo, revelada na edificao da sua capela e dos vilapontenses que lhe do lugar de honra no altar-mor da sua Igreja.. Era o comungar desta gente barros com os princpios da pobreza voluntria dos monges pregadores, tambm chamados mendicantes, os frades dominicanos (e os franciscanos) cuja glria mais significativa foi So Toms de Aquino. E j que falamos de Santos no ficava nada mal era at um acto de justia que os de Carvalhais devolvessem sua Capela o orago primeiro que foi So Tiago, conforme muito bem expressa a nossa variante barros da belssima lenda dos Sete Vares Apostlicos.

Mourilhe
rea: 17.1 km2 Densidade Populacional: 8.4 hab/ km2

Populao Presente: 139 Orago: So Tiago Pontos Tursticos: Casa do Outo, agora Hotel Rural (Mourilhe); Alminhas com Relgio de Sol (Sabuzedo); Lugares da Freguesia: (2) Mourilhe e Sabuzedo Aos pirmanos que ainda por c vo resistindo, damos como exemplo esta mrtir povoao. No dia 4 de Abril de 1854, ficou reduzida a cinzas, a igreja includa. Reconstruda por subscrio pblica, em terras do Minho e Trs-os-Montes, voltou a ser devorada pelas chamas, em 4 de Julho de 1875, apenas se salvando desta vez quatro casas e a igreja! O Aquilgio Medicinal d notcia dos efeitos curativos da fonte desta Igreja que foi benzida (consagrada) por So Braz e produz milagrosas curas nas molstias da garganta. No conseguimos descobrir como que o bispo Armnio So Braz c teria chegado trezentos anos depois de Cristo, visto que foi martirizado, em 316. Em lembrana do seu martrio, as cardadeiras e tecedeiras escolheram-no para seu patrono e advogado das gargantas doentes. Por isso, se diz, quando a criana se engasga: So Braz te desafogue J que Deus no pode! Em tempos, Mourilhe foi Comenda de Cristo e levantava rendas em metade da povoao de So Pedro da freguesia de Contim.

Negres
rea: 20.6 Km2

Densidade Populacional: 9.5 Hab/km2 Populao Presente: 195 Orago: Santa Maria Madalena Pontos Tursticos: Pennsula de Vilarinho, Casa do Pinto e Igreja. Lugares da freguesia: (3) Lamach, Negres e Vilarinho de Negres Tambm esta freguesia integrou a Comenda da Ch s Clarissas de Vila do Conde, pelo rei de D. Dinis. Em 1862, nasceu em Vilarinho de Negres, Domingos Pereira. Ordenado padre e j abade de Refojos (Cabeceiras) contra vontade de seu tio, o tambm padre Joo Albino Carreira, filiado no Partido Regenerador, filiou-se no Partido Progressista. Fiel ao seu credo partidrio, tornou-se amigo ntimo de Paiva Couceiro e recusou aderir Repblica em 1910. Perseguido, como os outros chefes monrquicos, aps a estrondosa derrota, no espaldo da carreira de tiro, em Chaves, foi condenado a 20 anos de penitenciria. Conseguiu colocar no Brasil os seus soldados, na ordem de alguns milhares e regressou a Espanha e sua actividade conspiratria. Conspirou a vida inteira. Depois da amnistia de Sidnio Pais, teve aces preponderantes na proclamao da Monarquia do Norte, em 1919, participando nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real. Restaurada a Repblica exilou-se em Espanha e foi condenado revelia a 20 anos de priso maior. Excludo, como Paiva Couceiro, da amnistia concedida aos monrquicos, regressou em segredo, em 1926, a Cabeceiras, onde viveu at 1942. Por falar em condenaes, de lembrar a condenao de Jos Pereira, de Lamach, em 1947, a 29 anos e meio de cadeia acusado de ser o autor moral dum crime que de certeza no cometeu. Eram assim os tribunais e juzes fascistas. Esta freguesia (e a maior parte de Barroso) ganhou direito imortalidade atravs da documentao fotogrfica La Mmoire Blanche de autores estrangeiros.

Outeiro
rea:

52.4 Km2 Densidade Populacional: 3.9 hab/km2 Populao Presente: 202 Orago: So Tom Pontos Tursticos: Castro (Outeiro); Fojo do Lobo (Parada); Lugares da freguesia: (4) Cela, Outeiro, Parada e Sirvoselo Em extenso territorial a terceira freguesia de Barroso, contando apenas quatro aldeolas. Entra na conta das freguesias que bordejam a caracterstica Mourela, alm de Coveles, Paredes, Pites, Tourm, e Randim (Galiza). Inicialmente a freguesia chamava-se Parada do Gers, depois So Tom de Parada, depois Parada de Outeiro e, finalmente, Outeiro, sempre sob o mesmo orago que e foi So Tom. Merece referncia o achado de Torques (jias pr-histricas de oiro) encontradas na abertura da estrada de Outeiro a Paradela do Rio, no sop do Castro que linda com o rio Cvado. um tesouro de inestimvel valor um dos muitos que arrastam os turistas mais cultos para longe das nossas terras e assim nos levam desertificao! Pensem nisso! Nunca fomos dignos de guardar o que nosso!

Padornelos

rea: 15.8 Km2 Densidade Populacional: 9.6 hab/km2 Populao Presente: 141 Orago: Santa Maria Pontos Tursticos: Miradouros - Portelo e Larouco; Forno e Casa do Capito. Lugares da freguesia: (2) Padornelos e Sendim a referncia lgica terra fria barros, desde os tempos de Camilo, muito antes de Ferreira de Castro! Mas Padornelos goza de outras referncias bem mais importantes (ou devia goz-las)! Importa recordar que lhe foi concedido um foral autntico, por D. Sancho I e confirmado, a 5 de Outubro de 1266, por D. Afonso III. Foi conselho sobre si, isto , gozava dos privilgios que aos grmios municipais se concediam: Os homens de Padornelos devem meter juz e servial e mordomo e clrigo E assim, por este documento que substitua o de Sancho I, se conferia existncia jurdica ao rudimentar concelho, com magistraturas prprias. Dessas glrias antigas (foi depois uma das honras fronteirias de Barroso) sobeja ainda o facto de ter direito a capito residente para poder arregimentar homens, dos 18 aos 60, para a defesa nacional, sempre que Portugal fosse acossado.

Padroso

rea: 12.3 Km2 Densidade populacional: 9.6 hab/Km Populao Presente: 141 Orago: So Martinho Pontos tursticos: Forno e Igreja Lugares da freguesia: (1) Padroso Como todas as freguesias da raia seca tambm Padroso sofreu as agruras das agresses castelhanas e gozou com os benefcios ocasionais do contrabando. Foi uma das honras de Barroso.Mas Padroso tem outras glrias para passar posteridade. Desde logo o ter sido lugar propcio para a emigrao clandestina actos hericos que salvaram da fome e da morte muitas famlias pobres do norte. E justo recordar agora o Padre Domingos de Dones que foi vilipendiado e condenado ao ostracismo, perdendo o sacerdcio e o seu estatuto social, apenas por ter esprito cristo, caritativo e solidrio. Quantos dos que o acusaram, foram mil vezes piores que ele! Padroso e um tal Jlio, cabo da Guarda Fiscal a colocado, foram o stio azado e a mo da justia para armar o lao a um prepotente oficial que a agitao social, sada da monarquia do Norte, designara administrador do concelho de Montalegre. Este, tenente do exrcito, dos lados de Viseu, chamado Aurlio Cruz, trazia o povo aterrorizado, com ameaas, perseguies e multas incompreensveis, com sovas e at com dias de priso! Certo dia, ao ouvido do Dr. Custdio Moura, o tenente revelou inteno de oferecer sua criada um xaile de veludo galego. Foi quanto bastou para o apanharem na esparrela. Como o cabo de Padroso lhe levantasse um auto de notcia, ao apanh-lo em flagrante com o xaile de contrabando, o governo de ento decidiu exoner-lo, por indecente e m figura, despachando-o para setenta lguas de distncia.

Paradela
rea: 12.7 Km2 Densidade Populacional: 17.3 hab/km2 Populao Presente: 222 Orago: So Joo Pontos Tursticos: Barragem; Bolideira, Castro e Capela da Senhora de Ftima. Lugares da freguesia: (2) Paradela e Ponteira Antigamente era lugar da freguesia de So Joo da Poenteira, ( este o topnimo correcto) hoje invertem-se os termos, sendo sede da dita freguesia Paradela. Porm, como Outeiro, Venda Nova, Ferral, Paredes e Travaos do Rio mantm-se o anterior padroeiro que era e So Joo. uma freguesia de largos horizontes e panormicas paisagens, variadas e de grande profundidade para sul e ocidente. Na sede da freguesia demora uma barragem que assume uma grande novidade em termos de construo: o dique enorme foi erguido com pedregulho a granel, betonado a montante e com um sistema inovador de descarga num funil gigante associado ao tnel de profundidade. Tal como as da barragem da Venda Nova, as suas guas vo em tubarias gigantes fazer mover as turbinas da Central de Vila Nova produzindo energia hdrica. Merecem uma visita cultural as armas dos Carvalhos, na Casa do Ramada, e os exmios ceramistas locais Jos Pereira e esposa.

Pites
rea: 33.5 Km2 Densidade Populacional: 6 hab/km2 Populao Presente: 173 Orago: Santa Maria Pontos Tursticos: Capela de S. Joo da Fraga; Cascata; Mosteiro de Santa Maria das Unhas; Vestgios da Aldeia de So Vicente do Gers; Lugares da freguesia: (1) Pites Herdeira natural da velhssima freguesia de So Vicente do Gers, nas profundezas do rio Beredo, que recebe guas de vrios ribeirinhos na montanha, Pites a povoao mais alta de Barroso, na cota dos 1100 metros. Este facto contribuiu em grande medida para a elevada qualidade do presunto e fumeiro desta localidade. Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira: no resistiu destruio do Castelo, nem do Mosteiro, nem da sua repblica ancestral (conjunto de normas comunitrias e democrticas dos seus habitantes) mas resistiu aos Menezes, condes da Ponte da Barca, a quem um rapaz de casa do Alferes foi raptar uma filha com a qual casou; e resistiu pilhagem e assaltos sistemticos que os Castelhanos organizavam durante a guerra da Restaurao. Em 1665, um grande troo de infantaria e cavalaria, sob comando de D. Hieronymo de Quiones atacou Pites mas no s no conseguiram queimar o povo como este lutou bravamente pondo em fuga o inimigo e sem perdas. Alguns dias aps (com os pitonenses a ajudar, em represlia) o capito de couraas Joo Piarro, com 800 infantes, atacaram Baltar, Nio dguia, Godin, Trijedo e Grabelos donde trouxeram 400 bois, 1500 ovelhas e 20 cavalos. E resistiu ao florestamento da Mourela, com pinheiros, o que levaria perda das suas vezeiras. Resistiram sempre e ainda bem resistem! Nesta aldeia pode visitar a corte do boi do povo, agora reconstruda como plo do ecomuseu.

Pondras
rea: 10.9 Km2 Densidade Populacional: 17.7 hab/km2 Populao Presente: 189 Orago: So Pedro Fins Pontos Tursticos: Relgio de Sol (Pondras); Miradouro (Ormeche); Cruzeiro. Lugares da freguesia: (4) Ormeche, Paio Afonso, Pondras e So Fins. Ocorre evidente discrepncia sobre o hagiotopnimo desta freguesia. As inquiries de 1258 tratam-na, e bem, por Santo Fins; o Catlogo de todas as Igrejas, 1320, (reinado de D. Dinis) chamam-lhe, e mal, So Flix. Mais recentemente, voltmos, e bem, ao chamadouro correcto que So Pedro Fins de Pondras. provvel que a confuso derive do tratamento dado na arquidiocese ao problema de So Pedro de Rates, dito primeiro bispo-fundador da Igreja de Braga, ou a D. Pedro, primeiro bispo-refundador da Igreja de Braga. De todo o modo, em Pondras, fazem festa ao prncipe dos Apstolos, em 29 de Junho. um caso significativo o modo de povoamento verificado visto que as principais povoaes da freguesia, Pondras e Ormeche esto algo distantes do local da Igreja, por acaso (ou talvez no) junto do outeiro que foi um castro e onde demora a povoao de So Fins. ( esta a verdadeira grafia do hagiotopnimo que d nome ao lugar onde se situa a igreja).

Reigoso
rea: 17.2 km2 Densidade Populacional: 11.6 hab/ km2 Populao Presente: 200 Orago: So Martinho Pontos Tursticos: Via Romana ; Igreja, Casa do Baa; Capela de S. Loureno. Lugares da Freguesia: (3) Currais, Ladruges e Reigoso Com a freguesia de Reigoso sucedeu o mesmo que sucedeu a Contim: antes de independente esteve anexa de So Pedro de Covelo. Ao ganhar carta de alforria levou consigo Currais e Ladruges. Mas Currais (exemplo nico no Barroso) nasceu de quatro casais de Dona Maior Gomes e que D. Afonso II honrou. Com o decorrer dos tempos esses lavradores organizaram-se em catorze casais, sob a forma de beetria, isto , os habitantes escolhiam o senhor que mais garantias lhe desse: um de seu linhagem qual quiserem! Democracia quando ainda se no pensava nela! Talvez por isso o melhor troo de via romana existente no concelho foi to bem preservado, em Currais. Na freguesia h uma irmandade muito antiga mas igualmente muito fechada e reduzida de irmos.

Salto
rea: 78.6 km2 Densidade Populacional: 23.8 hab/ km2 Populao Presente: 1853 Orago: Nossa Senhora do Pranto Pontos Tursticos: Casa da Fonte (Corva); Sepulturas Antrmpomrficas (Seara) Igreja Velha e Arcas Tumulares (Salto); Monte da Ma; Casas Diversas. Lugares da Freguesia: (20) Ameal, Amiar, Bagulho, Bes, Minas da Borralha, Cani, Carvalho, Cerdeira, Corva, Linharelhos, Lodeiro dArque, Paredes , Pereira, Pomar de Rainha, Pvoa, Reboreda, Salto, Seara e Tabuadela. A freguesia de Salto , quer em rea, quer em populao, a maior freguesia do concelho. Como espao habitado e evangelizado, Salto j referido no Paroquial Suvico como uma das trinta parquias j existentes, no ltimo tero do sculo VI e pertencentes catedral de Braga. Ao longo da sua vida teve muitos momentos de glria, da a riqussima histria desta freguesia. Enquanto os cruzados do norte da Europa atravessavam o Atlntico e o Mediterrneo, para combater nos lugares santos, o povo portugalense trepava descalo os caminhos das suas peregrinaes que atravessavam a freguesia. De tal

modo que D. Afonso Henriques autorizou e apoiou a construo da Albergaria de So Bento das Gavieiras, ao monge Benedito, em 1136. Alguns nobres olharam com cobia para esse territrio onde adquiriram casais ou mesmo povoaes como Carvalho, Pvoa e Revoreda que eram do fidalgo-trovador D. Joo Soares Coelho e de suas irms. D. Pedro I, o tal que arrancou o corao pelo peito a Pero Coelho (bisneto do referido Joo Soares Coelho) e pelas costas a lvaro Gonalves por terem morto Ins de Castro, tambm cobiou Salto. Por isso, depois de uma visita a Santa Senhorinha de Basto, de quem era devoto, cedeu-lhe fartos rendimentos da Igreja de Santa Maria de Salto. O territrio da freguesia actual 78,6 km2 era ocupado tambm pela freguesia de Novaas que inclua vrios casais e herdades em diferentes povoaes entretanto desaparecidas: Pontido, Curros de Mouro, Ulveira, Gulpilheiras, etc. Os grandes mosteiros do norte Refojos, Pombeiro e Bouro todos levantavam da grossas rendas. A histria desta freguesia dava matria para dez livros como este. Aqui poder visitar a antiga casa do Capito, agora plo do Ecomuseu de Barroso, onde encontrar uma apresentao dos ofcios tradicionais, do Piso de Tabuadela e das Minas do Volframio da Borralha.

Santo Andr
rea: 19 km2 Densidade Populacional: 14.3 hab/ km2 Populao Presente: 259 Orago: Santo Andr Pontos Tursticos: Forno; Cruzeiro; Capela ; A Cidade de Grou. Lugares da Freguesia: (1) Santo Andr.
Santo Andr, como Solveira, foram desmembradas da sub-zona denominada Vilar de Perdizes a que pertenciam. Ao conseguirem as suas autonomias escolheram os patronos que j antes admiravam e invocavam. At h poucos anos ainda se identificavam deste modo: Vilar de Perdizes (Santo Andr) e Vilar de Perdizes (So Miguel). terra bastante frtil, com alguma fruta.

Julgamos que vamos dar notcia importante gente de Santo Andr. Com efeito o Rei D. Jos manda passar certido, petio por escrito, que fora feita em 9/11/1733, de braso de armas de nobreza a Mateus Francisco Padro, cavaleiro professo da Ordem de Cristo, capito de granadeiros no 1 batalho do Regimento de Guarnio da Praa de Elvas onde morador, dizendo nela que ele suplicante filho legtimo de Antnio Francisco e de sua mulher Jernima da Encarnao. Neto pela parte paterna de Afonso Francisco de Sirgo natural da honra e julgado de Santo Andr, freguesia de S. Miguel o Anjo do lugar de Perdizes, e de sua mulher Ins Padroa, filha de Diogo Padro naturais da mesma honra. E pela materna que neto de Alexandre Gonalves e de sua mulher primeira Maria Vaz, naturais da honra de Gralhas onde ele foi vereador e juiz ordinrio, tudo na comarca de Chaves e ele suplicante natural desta cidade de Lisboa. Os quais ditos seus pais, avs e mais antepassados que foram todos muito nobres e por tais conhecidos e respeitados sem que algum deles houvesse labu de judeu ou mouro, nem outro sangue infecto que pudesse pr ndoa na sua fidalguia, nem havia fama ou rumor em contrrio A sentena de justificaes foi proferida a 9/6/1756. E a deciso: busquei os livros dos registos das armas da nobreza e fidalguia deste reino que em meu poder ento e nelas achei os que pertencem nobre e antiga linhagem de padro na forma que lhas dou iluminadas com as mesmas figuras, cores e metais nesta carta segundo as regras do nobre oficio da armaria. A saber: Um escudo com as Armas dos Padres que sai em campo azul um Padro ou coluna de prata levantada sobre um monte de sua cor e sobre a coluna um escudo do mesmo metal carregado de uma Cruz da Ordem de Cristo entre duas estrelas de ouro. Elmo de prata aberto guarnecido de ouro. Paquife dos metais e cores das Armas e por diferena uma brica de prata com uma faixa vermelha Lisboa aos nove dias do ms de Maio do ano do N. S. J. Cristo de 1760. Os vrios entendidos na herldica asseveram que esta famlia tem as mesmas armas que os Cos pelo que se presume que descendem de Diogo Co a quem elas foram dadas. O prprio Braancamp Freire afirma: As armas do apelido Co!

Serraquinhos
rea: 33.5 km2 Densidade Populacional: 11.3 hab/ km2 Populao Presente: 318 Orago: Santo Maria Pontos Tursticos: Castro e Sepulturas Lticas (Pedrrio); Igreja (Serraquinhos). Lugares da Freguesia:

(5) Antigo, Cepeda, Pedrrio, Serraquinhos e Zebral. Esta freguesia, enquanto tal, no consta das Inquiries de 1258 conquanto constem delas todas as localidades que a integram. Em boa verdade l se referem Pedrrio, Serraquinhos, Cepeda, Zebral (onde existia uma herdade do irmo do trovador Joo Baveca) e Antigo. Esta ltima povoao com o topnimo significativo Antigo de Espinho, que o mesmo era dizer Antigo de Aspinius (Aspini). Mais tarde foi Antigo de Arcos, pertencente ao aro de Cervos e, agora, Antigo de Serraquinhos. As voltas que a vida d! Quem vai a Serraquinhos deve seguir o roteiro do grande poeta transmontano e nacional Miguel Torga: visita a igreja, a capela, o castro de Pedrrio e Forno e ouve meia dzia de velhinhas dizer jaculatrias por alma do sempre lembrado Padre Joaquim que Deus haja.

Seselhe
rea: 12,8 km2 Densidade Populacional: 11.3 hab/ km2 Populao Presente: 138 Orago: Santo Andr Pontos Tursticos: Torre do Boi (Travaos); Barragem do Alto-Cvado

Lugares da Freguesia: (2) Travaos e Seselhe Ambos os lugares desta freguesia foram sede de freguesia, porm anexas a Santa Maria de Montalegre. Todos os edifcios de ambas as localidades esto construdos entre os novecentos e os mil metros de atitude. Como o resto do concelho so terras de produo agro-pecuria, de largos montes de caa e de boas manchas de arvoredo para madeira e lenhas. Os documentos conhecidos no autorizam a grafia deste topnimo com z como por a se v escrever. A criao de gado foi to importante que os de Travaos do Rio ergueram a meio do povo uma torre ao boi campeo. Os seus habitantes devem sentir-se orgulhosos tambm porque Travaos , depois de Salto, a terra barros referida em documentos autnticos e mais antigos: trata-se de dois documentos do Tombo de Celanova, na Galiza, referentes a doaes destinadas ao Mosteiro e ambas no termo de Travaos, datadas, respectivamente, dos anos 953 e 976, sendo que numa delas doadora a prpria me do bispo So Rosendo! H 1053 anos! Muitas vezes o corao tem razes que a razo no conhece e assim, por vezes, encontramos canastros, tulhes, cortes de boi, fornos e moinhos feitos com tanto primor e equilbrio como se de altares ou sacrrios se tratasse. A emigrao que hemorragicamente nos vem sangrando, por este andar, vai obrigar-nos a associar no duas mas quatro ou cinco freguesias limtrofes.

Solveira
rea: 12,3 km2 Densidade Populacional: 17.4 hab/ km2 Populao Presente: 200 Orago: Santa Eufmia

Pontos Tursticos: Igreja; Castros; Vestgios de povoados medievais. Lugares da Freguesia: (1) Solveira a mais recente freguesia do concelho de Montalegre e ganhou a independncia custa de Vilar, como Santo Andr. O topnimo muito antigo: provm do timo sorbu + aria - sorbaria, planta semelhante ao buxo muito utilizada em obras de marcenaria. Como tal, j se v que o territrio desta freguesia foi habitado h muitos sculos. Alis, a toponmia circundante certifica-o. Primeiro o stio das Antas que nos levam at pr-histria; depois o prprio assentamento da povoao no Outeiro altarium; depois o castro do Soutelo, a Cidadonha e finalmente Paio Mantela, uns e outros tradicionalmente considerados locais habitados. Solveira ao fazer parte da honra de Vilar de Perdizes estava abrigada a mandar homens guarda do Castelo da Piconha, pelo menos at ao reinado de D. Joo I, mas h quem pense que a obrigao durou at Restaurao. Entre 1841 e 1853 pertenceu ao concelho de Ervededo que foi couto criado por D.Afonso Henriques para o seu amigo Arcebispo D. Paio Mendes, em 1132, tal como fizera ao Couto de Dornelas.

Tourm
rea: 17 km2 Densidade Populacional: 10.9 hab/ km2 Populao Presente: 162 Orago: So Pedro

Pontos Tursticos: Castelo da Piconha; Castro; Forno; Igreja; Vestgios da Sala do Bispo Galego; Capela de Santa Ana; Casas dos Braganas e do Prof. Barros. Lugares da Freguesia: (1) Tourm Ao refazermos a nossa histria regional justo colocar no primeiro captulo a freguesia de Tourm. Recebeu foral de D. Sancho I para manuteno da vigilncia fronteiria a partir do Castelo da Piconha e da sua ligao, num caminho neutral, ao corao do Couto Misto formado pelas povoaes de Santiago, Rubis e Meaus. H mesmo notcia certa de que o Sancho Povoador por ali passou, antes, obviamente, de 1211: quando ibat rex domino Sanchio pro a Sancte Pelagio de Piconia Mesmo aps o estabelecimento definitivo da capitalidade das terras de Barroso em Montalegre, as prerrogativas e privilgios de Tourm foram mantidos: basta dizer que as chamadas honras ficaram oneradas em fornecer homens para a guarnio da Piconha. Alis, a defesa do stio era questo primordial para toda a populao de Tourm como se verifica pelos orifcios abertos nas testadas das casas, sobre as portas das habitaes, de modo a evitarem assaltos, cercos e esperas ou emboscadas. Dado de inusitada curiosidade o facto da igreja muito antiga de So Pedro (com vestgios romnicos) no aparecer no catlogo de 1320. Pois no aparece porque pertencia, no espiritual, Diocese de Ourense. Por esse motivo ( da tradio e tido como certo) que, a dada altura, no florescimento do Liberalismo Galego, um bispo de Ourense, da famlia Quevedo, se refugiou em Tourm, por razes polticas. O bispo, estando em pas estranho, estava em terra prpria, porque Tourm integrava a Diocese de Ourense. Tourm, muito antes do foral, foi honrada numa escritura de doao de bens ao Mosteiro de Celanova, pelos anos de Cristo de 1065! talvez a freguesia mais cosmopolita da zona com visitas dirias dos labregos e turistas da Galiza Irm! Estes forasteiros podem desfrutar, com toda a comodidade das instalaes legadas pela Casa dos Braganas, reconstruda para turismo de habitao. Nesta aldeia a corte do boi do povo foi transformada em plo do Ecomuseu onde est retratada a questo do contrabando, do couto misto, dos exilados polticos e da relao transfronteiria.

Venda Nova
rea: 8.2 Km2 Densidade populacional: 48.7 hab/Km Populao Presente: 383

Orago: So Pedro Pontos tursticos: Albufeira e Miradouro. Lugares da freguesia: (4) Codeoso, Padres, Venda Nova e Sangunhedo. uma localidade relativamente jovem (ainda no existia data do numeramento ordenado por D. Joo III, em 1530), mas duzentos anos depois, j consta como sede de freguesia, nas memrias paroquiais de 1758. Talvez convenha deixar dito que as referidas memrias paroquiais podem no constituir informao de grande fiabilidade: por um lado, devido ao nvel de interesse que os Inquritos teriam despertado, e por outro, ao estado de esprito, aptides e propenso dos inquiridos! As respostas dos curas anuais ou encomendados em parquias pobres e isoladas, onde sobreviviam um ano ou dois, vindos talvez de lugares distantes, no podem ter o mesmo nvel e valor que as do abade de freguesia rica donde apenas sairiam para a cova ! Alis, esses estados de alma, detectam-se em muitos perodos das diferentes respostas aos inquritos. A nova sede de freguesia substitui o lugar de S. Simo de Codeoso de Arco e passou a chamar-se So Pedro de Venda Nova, tendo andado anexa a Santa Marinha de Ferral. A antiga igreja que fora transferida do vale da igreja para Venda Nova acabou por ser afogada, como toda a povoao e o cemitrio pelas guas da barragem que foi inaugurada em 1950, com pompa e circunstncia e onde, no desfazer da festa, afogaram dez pessoas!

Viade de Baixo
rea: 43 Km2 Densidade Populacional: 18.1 hab/km2

Populao Presente: 750 Orago: Santa Maria Pontos Tursticos: Albufeira de Pises; Solar dos Queridos; Marco Milirio e Igreja (Viade de Baixo); Lugares da freguesia: (10) Antigo, Brandim, Fries, Parafita, Pises, Telhado, Viade de Baixo e Viade de Cima, Lama da Missa e Castelo. A freguesia de Santa Maria de Viade orgulha-se do seu passado glorioso, de que restam vestgios notrios, s vezes, de muito difcil estudo por ausncia total de documentos. Referimo-nos ao bonito solar dos Queridos no qual sobressai uma impressionante pedra de armas, dos Barrosos e Mouras, e a extinta capela de Santa Rita. A dificuldade de retirar da obscura poeira dos tempos a verdadeira histria destes e doutros monumentos conduz propagao do rosrio de lendas que a tal respeito se contam. O vale do Regavo, que bordeja a freguesia pelo sul e nascente, d passagem via prima, aqui assinalada por um milirio gigante que depois se transformou na cruz de Leiranque. No longe desse local houve um piso que passou a topnimo da barragem e mais acima a antiqussima Vila de Mel, provavelmente a primeira statio (So Vicente da Ch seria a segunda ) entre as cidades de Praesidium e Caladunum mansiones da dita via imperial. A, ainda se pode ver a necrpole cujas sepulturas abertas num granitoide muito mole e areento se vo esboroando com a eroso elica e aqutica. Urge acudir-lhes. Doutras eras mais recentes temos imensas notcias que dariam para grossos volumes.

Vila da Ponte
rea: 10.7 Km2

Densidade populacional: 23.9 hab/Km Populao Presente: 265 Orago: Santa Maria Madalena Pontos tursticos: As Cistas; Moinhos; Igreja e Museu Paroquial; Canastros; Castros e Via Romana (Vila da Ponte). Lugares da freguesia: (2) Bustelo e Vila da Ponte. Sendo uma das freguesias barross com menos rea distribuda , porm a mais produtiva por metro quadrado de terreno. Por outro lado, a povoao sede ainda uma das mais populosas, pois aparece em oitavo lugar (ao lado de Solveira) no conjunto dos 135 povoados do concelho. Tal indicao (ao lado de outros indicadores bem significativos) deve servir como aviso aos poderes vigentes no sentido de providenciarem uma distribuio mais equitativa dos benefcios s populaes. a nica freguesia que no tem acesso outra povoao! Das glrias de que sempre gozou (sem que alguma vez tivesse pretendido obstruir as legtimas capitalidades honras, coutos e sede concelhia) todas lhe vo sendo injustamente sonegadas com evidentes malefcios para uma populao ordeira e esclarecida! Orgulha-se das suas villae, disseminadas ao longo do ubrrimo vale e vrzeas e bem testemunhadas em documentos medievais e na toponmia vigorante; dos seus castros estrategicamente colocados sobre linhas de gua que entram no Regavo; dos seus monumentos funerrios (tipo/cistas, achados em dois outeiros, Donim e Gorgolo, sobre os quais corriam lendas cheias de encanto; do seu outeiro (altarium) onde os mais remotos indgenas ergueram altar para adorar os seus deuses e sobre o qual, ao lado do Pao (que hoje o cemitrio local) edificaram o seu oratrio ou baslica, que agora a igreja; da sua velhssima ponte que unia os vales marginais e que, durante sculos, foi a nica passagem invernal para as povoaes de entre-os-rios. Por falarmos do rio lembramos que devemos continuar a dizer Regavo. Com v ou com b, no importa visto que no tratamos de modismos. Mas era assim sempre que o povo dizia! E dizia bem como sempre! Ora, o mais antigo documento conhecido at hoje chama-lhe Regavam (1258)! Que ns saibamos o nico rio transmontano que se pode gabar de ter uma monografia publicada em letra de forma, da autoria do Prof. da Universidade de Coimbra, Raul Miranda, em 1938.

Vilar de Perdizes

rea: 25,7 Km2 Densidade Populacional: 20.7 hab/km2 Populao Presente: 521 Orago: So Miguel Pontos Tursticos: Pao; Gravuras Rupestres Penedo de Caparinhos; Altar de Penascrita; Capela da Senhora das Neves; Penedo de Rameseiros. Lugares da freguesia: (1) Vilar de Perdizes A par de Salto e Tourm das mais cosmopolitas freguesias do concelho, afora Montalegre. Outra zona barros testificadamente habitada desde remotas eras, como se prova numa inventariao sumria dos seus monumentos: as inscries pr-histricas de Caparinhos (gravuras rupestres de controvrsia leitura); o altar sacrificial da Pena Escrita; as duas aras romanas achadas na abertura da estrada para Meixide e Chaves, uma dedicada ao Deus dos Deuses, Jpiter, e outra dedicada ao Deus local Larouco; e a grande inscrio do Penedo de Rameseiros cuja interpretao no consegue recolher consensos. Tal riqueza arqueolgica e to diversificada no usual em meios pequenos. Mas a riqueza continua no que sabemos da sua igreja de So Miguel e no Solar, que foi bero de filhos de algo, e junto do qual floresceram o Hospital e a Capela de Santa Cruz, destinados a prestar apoio fsico e espiritual aos peregrinos de Santiago de Compostela e do Cristo de Ourense que por ali passavam, vindos dos lados de Chaves Alto Douro, Beiras e Castela. Desta freguesia desligaram-se as duas vizinhas de Solveira (Santa Eufmia) e Santo Andr e todas pertenceram, por poucos anos, at sua extino, ao concelho de Couto de Ervededo. Modernamente Vilar de Perdizes entra na moda das notcias televisivas por apadrinhar um evento scio-cultural que o Congresso de Medicina Popular. Admira que alguns, ditos intelectuais, lancem farpas ao dito como se estivssemos ainda no sculo VI, do So Martinho de Dume, a combater pagos e as heresias dos maniquestas e arianos Recusamo-nos a que nos lancem o antema de pagos e hereges pelo facto de querermos alcanar, enquanto tempo, os saberes (no campo da farmacologia, da medicina e das tradies) dos nossos avs! Esperemos que a gente de Vilar continue a acarinhar as ervas com que se fazem mezinhas, defumatrios, infuses e chs que nos debelam as dores do corpo e nos dulcificam as dores do esprito! Esto em fase de concluso os roteiros arqueolgico e do contrabando, que a p e a cavalo de burros iro permitir a visita aos locais que melhor defendem a identidade de Vilar de Perdizes.

Vous aimerez peut-être aussi