Vous êtes sur la page 1sur 2

DESCRIO BOTNICA: Planta herbcea, anual ou perene, com caule bem ramificado, que atinge at 90 cm de altura; folhas opostas,

ovais, pecioladas, de cor verde-clara; flores pequenas e brancas nas extremidades das ramificaes; frutossemente com 4 aqunios.

COMPOSIO QUMICA: leos essenciais.


Unidade Demonstrativa de plantas medicinais, condimentares e aromticas da Embrapa Pantanal, instalada na rea do Projeto Social da Infraero/Corumb-MS

FORMAS DE PROPAGAO: Sementes ou mudas produzidas a partir de estacas de ramos novos. REQUISITOS BSICOS PARA UMA PRODUO DE SUCESSO - Utilizar sementes e material propagativo de boa qualidade e de origem conhecida: com identidade botnica (nome cientfico) e bom estado fitossanitrio; -O plantio deve ser realizado em solos livres de contaminaes (metais pesados, resduos qumicos e coliformes); - Focar a produo em plantas adaptadas ao clima e solo da regio; - importante dimensionar a rea de produo segundo a mo-de-obra disponvel, uma vez que a atividade requer um trabalho intenso; - O cultivo deve ser preferencialmente orgnico: sem aplicao de agrotxicos, com rotao de culturas, diversificao de espcies, adubao orgnica e verde, controle natural de pragas e doenas;

ALFAVACA Originria da frica e sia tropical, a alfavaca, Ocimum gratissimum L. (LAMIACEAE) uma das espcies integrantes do projeto "Produo, processamento e comercializao de ervas medicinais, condimentares e aromticas", coordenado pela Embrapa Transferncia de Tecnologia - Escritrio de Negcios de Campinas (SP), a qual est sendo cultivada e multiplicada nas unidades demonstrativas da Embrapa Pantanal (Corumb, MS), Embrapa Semi-rido (Petrolina, PE) e nos Escritrios de Negcios de Dourados (MS), Canoinhas (SC) e Petrolina (PE). Esse projeto contempla tambm o treinamento de tcnicos e a qualificao de pequenos agricultores e seus familiares na produo e manipulao de ervas, fundamentadas em boas prticas agrcolas.

CULTIVO: As sementes devem ser germinadas no final da primavera; preferencialmente em solos ricos em matria orgnica e bem drenados. Recomenda-se uma adubao com esterco de gado bem curtido ou composto orgnico, quando necessrio.

COLHEITA E BENEFICIAMENTO: As folhas para consumo fresco podem ser colhidas ao longo do ano, enquanto as folhas destinadas secagem devem ser colhidas juntamente com as flores, na poca de florao.

- A gua de irrigao deve ser limpa e de boa qualidade;


Realizao:

- A qualidade do produto dependente dos teores das substncias de interesse, sendo fundamentais os cuidados no manejo e colheita das plantas, assim como no beneficiamento e armazenamento da matria prima; - Alm dos equipamentos de cultivo usuais, necessria uma unidade de secagem e armazenamento adequada para o tipo de produo; - O mercado bastante especfico, sendo importante a integrao entre produtor e comprador, evitando um nmero excessivo de intermedirios, alm da comercializao conjunta de vrios agricultores, por meio de cooperativas ou grupos.
Informaes:

Srie Plantas Medicinais, Condimentares e Aromticas

Parceria:

Alfava c

REFERNCIAS: FERRI, M. G.; MENEZES, N. L. de; MONTEIRO-SCANAVACCA, W. R. Glossrio Ilustrado de Botnica. 1 ed. So Paulo, SP: NOBEL, 1981, 197p, il. MATOS, F. J. A. Farmcias vivas. 3 ed. Fortaleza, CE: EUFC,1998.
Texto: Ana Paula Artimonte Vaz, Maral Henrique Amici Jorge Fotos: Maral Henrique Amici Jorge Diagramao: Rosilene Gutierrez Embrapa Pantanal: (67) 3233.2430 http://www.cpap.embrapa.br Embrapa Transferncia de Tecnologia Escritrio de Negcios de Campinas: (19) 3232.1955 http://www.campinas.snt.embrapa.br

Corumb/MS Novembro, 2006 Tiragem: 200 exemplares

Vous aimerez peut-être aussi