Vous êtes sur la page 1sur 3

Patrick Ferreira Araujo

N: 25

Ebulioscopia
A ebulioscopia uma propriedade coligativa que ocasiona a elevao da temperatura de um lquido quando a ele se adiciona um soluto no-voltil e no-inico. A temperatura em que se inicia a ebulio do solvente em uma soluo de soluto no-voltil sempre maior que o ponto de ebulio do solvente puro (sob mesma presso). Isso acontece porque a gua, por exemplo, s entrar em ebulio novamente se receber energia suficiente para que sua presso de vapor volte a se igualar presso externa (atmosfrica), o que ir acontecer numa temperatura superior a 100C. Exemplo: gua pura: P.E. = 100C gua com acar: P.E. maior que 100C Veja a tabela comapartiva a seguir com diferentes solues de sacarose em gua e o P.E.: Quantidade de matria de sacarose (por Kg de gua)

P.E. gua Pura a 1atm 100 100 100

P.E. gua na soluo a 1atm 100,01 100,10 100,42

0,01 0,2 0,8

Observe que quanto mais partculas dissolvidas h na soluo, maior a temperatura de ebulio. Quanto maior a quantidade de partculas em uma soluo, maior ser o seu P.E. Diagrama de Fases e o Ponto Triplo A transformao de cada estado fsico possui um nome. Obseve:

Existe um grfico que representa as curvas de variao da temperatura de ebulio e da variao da temperatura de solidificao de uma substncia qualquer em funo da presso de vapor. Essas curvas coincidem num ponto especfico de cada substncia.

Fonte: http://estadofisico.blogspot.com/2007/08/as-substncias-podem-mudar-deestado.html As curvas de variao das temperaturas de ebulio e de solidificao da gua em funo da presso de vapor coincidem no ponto em que a presso igual a 4,579mmHg e a tempertura 0,0098C. Esta coordenada representa o Ponto Triplo da gua e o equilbrio das fases. Isto quer dizer que a substncia pode ser encontrada, neste ponto exato da curva, nos trs estados fsicos ao mesmo tempo: slido, lquido e gasoso. Equilbrio das fases:

Considere estes dois conceitos: 1. O solvente apresenta caractersticas que podem modificar o comportamento de um lquido, neste caso ele responsvel pela elevao do ponto de ebulio deste lquido. 2. Sabemos que fenmeno da ebulio ocorre quando uma substncia passa do estado lquido para o estado gasoso, o ponto de ebulio da gua de 100,0C. Mas como isso ocorre na prtica? Para melhor entender usemos de um exemplo bem simples, quando misturamos sal gua aumentamos seu ponto de ebulio, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura. Isto porque quando um soluto no voltil dissolvido em gua, observa-se que a temperatura de ebulio da soluo formada superior ao valor da temperatura de ebulio da gua pura. Este fenmeno denominado efeito ebulioscpico. A frmula usada para o clculo da Ebulioscopia : te = Te2 - Te, onde:

Te = temperatura de ebulio da soluo Te2 = temperatura de ebulio do solvente

Experimento: Um lquido entra em ebulio (ferve) quando o aquecemos e a presso de vapor se iguala presso atmosfrica (temperatura = 100 C), essa seria a reao esperada deste procedimento, mas quando adicionamos um soluto no voltil a uma soluo, acontece o inesperado, a Ebulioscopia surge ento para explicar a elevao do ponto de ebulio da gua. Atravs do procedimento a seguir, podemos observar a propriedade coligativa da Ebulioscopia: Material: gua Acar Recipiente para se levar ao fogo. Procedimento: - Coloque no recipiente um copo de gua pura e leve ao fogo; - Quando a gua comear a entrar em ebulio, misture 3 colheres de acar e observe o que acontece. Explicao: A gua vai demorar um pouco mais a entrar em ebulio, mas por qu? Os cristais de acar so partculas que retardam o ponto de ebulio da gua. Quando o ponto de ebulio de um lquido elevado pela presena de um soluto no voltil, o novo valor diretamente proporcional ao nmero de mols da soluo. O acar funciona como soluto no voltil. Como se v, o exposto aqui vivenciado no dia-a-dia, o que no sabamos que este contexto tem tudo a ver com a Fsico-Qumica, alis, a cozinha um verdadeiro laboratrio presente em praticamente todos os lares.

Vous aimerez peut-être aussi