Vous êtes sur la page 1sur 4

Potencial Padro de Reduo Aluno: Patrick Ferreira Arajo N: 25

Como exemplo para exemplificar o que o potencial padro de reduo, temos a pilha de zinco cobre e a pilha de cobre prata. Podemos notar nas duas pilhas as diferenas no processo de oxidao e reduo. Na primeira pilha o zinco funciona como nodo, ou seja, ele d eltrons ao cobre, que aqui desempenha o papel de ctodo, ou seja ele recebe eltrons. J na segunda pilha, o cobre trabalho como nodo, oxidando-se e no mais de ctodo, papel agora desempenhado pela prata. Dentro desse sistema, nota-se uma tendncia de reduo para os elementos das pilhas. Essa capacidade de reduo chamada de Potencial de Reduo, e representado por: (Ered). Esse valor depender sempre da presso, temperatura e concentrao da soluo, e visto isso, foi determinado um POTENCIAL PADRO, identificado pelo smbolo: E0. De mesma forma, existe o potencial de oxidao (Eoxi), que nada mais , do que o contrrio do Ered.

TENDNCIA DE REDUO (Ered): TENDNCIA DE OXIDAO (Eoxi):

Zinco < Cobre < Prata Zinco > Cobre > Prata

Menor potencial padro de reduo = Maior capacidade de doar eltrons. Menor potencial padro de oxidao = Maior capacidade de receber eltrons.

Ainda h a diferena de potencial de uma pilha, calculada a partir da seguinte frmula: E = Ectodo - Enodo

Esse clculo indica a tendncia de a reao ocorrer na transferncia de eltrons, onde os mesmos se movem do eletrodo negativo para o positivo. Esse clculo indica, de igual modo, a espontaneidade da reao na pilha, sendo que o valor positivo (Eclula > 0) se refere a um processo espontneo, j o valor negativo (Eclula < 0), refere-se a um processo no espontneo.

Segue uma tabela de valores de Ered e Eoxi:

Um exemplo prtico desses processos a prpria pilha comercial, vendida em supermercados. Ao usar-se um voltmetro, em uma pilha em cada de suas extremidades, o aparelho medir a intensidade de corrente eltrica produzida pela pilha, ou seja, sua diferena de potencial, e o valor do resultado aparecem no voltmetro, e geralmente vem expresso nas prprias pilhas, podendo ter 9V, 1,5 V ou outros valores.

Um outro exemplo que podemos citar a diferena entre as capacidades de doar eltrons dos metais. Como um grande exemplo, o ferro se oxida facilmente, at com o ar, enferrujando com o tempo, deixando como um carro, por exemplo, nesse estado:

J o ouro, no se oxida de forma fcil, diferentemente do ferro. Como consequncia dessa capacidade maior do ouro em no se oxidar, esse material usado muito em obturaes, por exemplo, visto que ele resiste corroso de substancias que so

encontradas na saliva humana. O ouro tambm foi usado em sarcfagos dos grandes Faras, datados de at mais de 1400 a.C., e esto em perfeito estado at os dias de hoje.

Bibliografia: - Diferena de potencial de uma pilha - http://www.brasilescola.com/quimica/diferencapotencial-uma-pilha.htm - Potencial-padro de reduo nas pilhas http://www.alunosonline.com.br/quimica/potencial-padrao-reducao-nas-pilhas.html - Tabela de potenciais padro de reduo - http://www.colegioweb.com.br/quimica/tabelade-potenciaispadrao-de-reducao-.html - Mdulo III - Unidade 4: Eletroqumica http://www2.ufpa.br/quimdist/Livros/M%D3D.%20III%20DEF_fisico_quinmica/M%F3dulo%20I II%20Unidade%204%20conte%FAdo.pdf - Potencial eletroqumico padro: Potenciais de reduo padro http://www.educacional.com.br/recursos/explore/player/mostrarconteudo.asp?id=458326&la ng=ptbr&t=atv&popup_int=1&w_int=860&h_int=710

Vous aimerez peut-être aussi