Vous êtes sur la page 1sur 6

FILOSOFIA DE ACAMPAMENTO

FILOSOFIA DE ACAMPAMENTO No tentaremos aqui abordar qualquer outro tipo de acampamento seno o acampamento juvenil / adolescente cristo, mais especificamente o acampamento realizado pelo Clube de Desbravadores. Abordaremos os seguintes temas: o acampamento, sua filosofia, propsito e objetivos; o acampante, seu perfil, suas obrigaes, disposies, e direitos; os lderes do acampamento (lderes do Clube de Desbravadores), suas obrigaes para com os juvenis e adolescentes, para com os pais e responsveis e para com Deus. Reconhecemos, porm, que o que aqui for tratado no atender todas as necessidades que o tema sugere, contudo, procurarei expor o mximo possvel do conhecimento que tenho e da pesquisa realizada, bem como dos conhecimentos que outros a mim compartilharam. O acampamento, seus participantes e os lderes Talvez seja coerente comear pela definio do que seria um acampamento. Certa feita, o missionrio cristo Paul Zimmerman, define o acampamento cristo como sendo uma experincia grupal num local ao ar livre, por tempo prolongado, sob a direo de uma liderana treinada com objetivos espirituais [1]. Observe que Zimmerman nem mesmo faz meno a recreao e ao desenvolvimento fsico. No quero com isto dizer que tais pontos no so importantes, mas sim, que o contato com Deus atravs da natureza deve ser e realmente o ponto central do acampamento (entenda-se a partir de agora acampamento como sendo acampamento juvenil / adolescente cristo). Lloyd Mattson [2] apresenta em seu livro O Acampamento Cristo nos Dias de Hoje, o que ela denomina Os Sete Teoremas do Acampar, os quais foram aqui adaptados: 1. O acampamento o meio mais promissor que a igreja tem para ganhar crianas e jovens para Cristo e gui-los ao crescimento. 2. A experincia do acampamento um pacote: o potencial para a descoberta espiritual est presente em cada momento e em cada relacionamento. 3. A testemunha crist mais poderosa do acampamento o estilo de vida da equipe tanto de seu membro individualmente, como do grupo. 4. O sucesso do acampamento repousa primariamente nas mos da equipe. 5. Todo lder tem a mesma responsabilidade pelo bem-estar dos acampantes e compartilha igualmente das vitrias do acampamento. 6. O que conta para os acampantes no so as idias s quais so expostos, mas sim as idias que levam para casa. 7. O momento de ensino o princpio mais til do acampamento para guiar os acampantes a uma descoberta espiritual. Mattson ainda nos fala de cinco distintivos do acampamento [3]:

Experincia Grupal Tempo Prolongado Local ao Ar Livre Liderana Treinada Objetivos Espirituais O acampamento deve ser um momento de intenso relacionamento com Deus atravs da natureza e do companheirismo. No deveriam os lderes (entenda-se lderes como sendo os lderes investidos ou no a diretoria do Clube de Desbravadores) saturar o acampamento de atividades de forma a impedir o acampante ter um momento com a natureza e com os demais acampantes. frente estudaremos a importncia que Ellen White d a este ponto. Antes, o acampamento deve providenciar o relacionamento, como sugere Oduvaldo Pereira [4], do seguinte modo: Tal relacionamento tem por principal objetivo providenciar a salvao do individuo. E o relacionamento com Deus e com o prximo a porta de acesso a este objetivo, devendo o acampamento providenciar oportunidades para que isto se torne real. Ellen White tem muito a nos dizer do poder que o contato com a natureza tem de proporcionar ao individuo conhecimento de Deus. Abordemos algumas citaes de White: Deus revelado por meio da natureza Suas coisas invisveis desde a criao do mundo, tanto o Seu eterno poder, como Sua divindade, se entende, e claramente se vem pelas coisas criadas (Rm 1:20). As coisas da Natureza que agora contemplamos no nos do seno uma fraca idia da glria do den. O pecado manchou a beleza da Terra; podem-se ver em tudo os vestgios da obra do mal. Todavia, permanece muita coisa bela. A natureza testifica de que Algum, infinito em poder, grande em bondade, misericrdia e amor, criou a Terra, enchendo-a de vida e alegria. (...) Para onde quer que nos volvamos, podemos ouvir a voz de Deus, e ver testemunhos de Sua bondade. [5] Segundo revelado a White, a Natureza revela a Deus, tal como relata o apstolo Paulo aos romanos. Permitir aos juvenis acampantes que contemplem a Natureza, permitirlhes conhecer ao Criador. Mesmo manchada pelo pecado que assola nosso planeta, a criao tem o poder de nos conduzir ao Mantenedor de tudo que foi criado. Comentando a infncia de Jesus, Ellen diz: Desviado dos profanos mtodos do mundo, adquiriu da Natureza acumulados conhecimentos cientficos. Estudava a vida das plantas e dos animais bem como a dos homens. Desde a mais tenra idade, possua-O um nico desgnio: viva para beneficiar os outros. [6]

Vejam donde o Cristo adquiriu o conhecimento que transbordava em suas palavras: contemplao da criao. Na pgina seguinte (DTN, 49), ela completa dizendo: Toda criana pode adquirir conhecimento como Jesus adquiriu. Que importante lio todos os lderes podem retirar destes textos! Se o acampamento for bem planejado, nossos meninos podem ser elevados semelhana de Jesus. Talvez agora seja um bom momento para relembrarmos o 4 Teorema do Acampar de Mettson: O sucesso do acampamento repousa primariamente nas mos da equipe. Se o objetivo de redimir os acampantes no alcanado, se o juvenil no forjou seu carter semelhana do de Cristo, repousa sobre a equipe organizadora a responsabilidade. Norman Wright diz que por ser Jesus o centro de toda a programao do acampamento, os acampantes de todas as idades podem vir a conhec-lo face a face, uns pela primeira vez e outros talvez cheguem apenas a renovar, de um modo vivo e vital, seu relacionamento com Deus. [7] Lembrem-se os lderes que o acampamento deve exaltar valores cristos, tais como: Comunidade genuna Ministrio integral Construo de relacionamentos Enriquecimento de experincias Desenvolvimento de liderana Crescimento da igreja [8] Quero ainda relatar aqui, um pensamento de Wright, que diz: A experincia de muitos anos comprova que o acampamento uma das mais poderosas e efetivas ferramentas no desenvolvimento total da pessoa crist. [9] A Associao Nacional de Escolas Dominicais e Acampamentos dos Estados Unidos criou uma lista de alvos para o acampamento cristo que pode ser adaptado ao acampamento do Clube de Desbravadores. Leia com ateno: Tratar os acampantes em base individual, aconselhando-os pessoalmente nas reas de suas necessidades espirituais. Encorajar uma deciso definida ao nvel de prontido de cada acampante. Ajud-los a estabelecer bons hbitos de vida crist: orao, leitura e estudo da Bblia, devocional, freqncia igreja e evangelizao. Ter experincias prticas nas reas de liderana, servio, testemunho e aplicao das verdades bblicas vida diria. [10]

Alm destes objetivos j propostos, Wright prope mais seis alvos que valem a pena serem estudados: Estabelecimento de bons hbitos de sade como higiene pessoal, descanso suficiente, dieta balanceada, exerccio completo e boas atitudes para com o corpo como templo do Esprito Santo. Boa utilizao do tempo livre, independente de maquinrios artificiais como TV, vdeo games, rdio, telefone etc., sabendo divertir-se sem o auxlio destas coisas. Aprendizagem de habilidades manuais e de camping em geral como meio de desenvolvimento do carter, e treinamento que possa ser de valia no campo missionrio. Desenvolvimento sem egosmo de habilidades na rea de relacionamentos interpessoais. Aprendizagem de habilidades efetivas de liderana. Assumir responsabilidade por seus prprios atos e decises. [11] Nem todo acampante que no alcana o xito tem por culpado a si, considerando que o lder tem grande responsabilidade; contudo, no podemos tambm afirmar que todo fracasso seja resultado de uma m liderana. bem certo que tais alvos somente sero alcanados se houver uma disposio dos acampantes de transformao e de alcanarem a semelhana do menino Jesus o pleno conhecimento do Pai. Cada desbravador deve ter assumido um compromisso consigo mesmo para que o objetivo central e os objetivos perifricos sejam alcanados. Os lderes no podem e nem devem forar nenhum juvenil a situao alguma, contudo, pode o lder, antes do acampamento estipular normas e objetivos, que cada provvel acampante deve aceitar e tentar ao mximo alcanar e seguir. Concluo fazendo minhas as palavras do Manual MV de 1970: O acampamento de desbravadores no meramente um perodo de frias ou estadia ao ar livre ou excurso. H, naturalmente, recreao revigorante e refrigeradora tanto para o corpo como para a mente; mas ao mantermos estes acampamentos temos um propsito mais abarcante no meramente o de recreao, mas o adestramento do corpo e da mente e alma. O programa planejado e executado de modo a prover todas as vantagens para a sade fsica, a agilidade mental e a influencia espiritual, com incentivos que apelam. [12] [1] MATTSON, Lloyd. O acampamento cristo nos dias de hoje: um manual completo para a equipe. Traduo de Eni Dell Mullins Fonseca. Campinas SP: Parakletos, 2000. Pgina 16. [2] Idem, 14 e 15.

[3] Idem, 16. [4] PEREIRA, Oduvaldo. Acampamento e retiro: mtodo moderno de ministrio cristo dinmico. So Paulo: Candeia, 1998. Pgina 48. [5] WHITE, Ellen. A cincia do bom viver. Traduo de Carlos A. Trezza. 9. ed. Tatu SP: Casa Publicadora Brasileira, 1998. Pginas 410 e 411. [6] _______ O desejado de todas as naes. Traduo de Isolina A. Waldvogel. Santo Andr SP: Casa Publicadora Brasileira, 1965. Pgina 48. [7] WRIGHT, Norman. Socorro! sou equipante de acampamento. Traduo de Alan Graig Mullins. So Paulo: Paracletos, 1998. Pgina 12. [8] MATTSON, 19. [9] WRIGHT, Pgina 12. [10] Idem, 13. [11] Ibidem. [12] Manual MV, 1970. Pgina 65. (Adaptado)

Vous aimerez peut-être aussi