Vous êtes sur la page 1sur 2

Cincias Fsico-Qumicas Ficha de Trabalho

Contedo: Laboratrio Grau de dificuldade: 2


Nome:_____________________ N:___ Turma:___ Data:__/__/__

5.

Complete as seguintes frases, de modo a obter afirmaes verdadeiras: A - No colocar substncias inflamveis perto de qualquer __________________; B Para apagar a lamparina deve usar se a respectiva ____________ e nunca ____________; C No pegar directamente com as ______________ em material que tenha sido aquecido; D Manusear as substncias qumicas com _____________________; E indispensvel que o laboratrio e as bancadas estejam bem _____________ e arrumadas.

6.

No Laboratrio
A experimentao num laboratrio de Qumica envolve a utilizao de material especfico e o manuseamento de materiais perigosos, bem como o uso de gs e electricidade. Estes factos implicam o conhecimento dos materiais e das suas funes, bem como o rigoroso conhecimento e cumprimento das regras de segurana, de forma a evitar acidentes que geralmente tm consequncias graves. No brinque no laboratrio! 1. Identifique o material de laboratrio representado:

A lixvia , como sabe, um lquido irritante. Qual o smbolo de aviso que deve conter qualquer rtulo de lixvia? Associe cada um dos seguintes materiais aos smbolos de aviso. 1 2 3 lcool etlico Plvora Fsforos 4 Soda custica 5 cido clordrico 6 Remdio para o escaravelho

7.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

(F)

(G)

2.

Indique, dos materiais representados, quais os que so adequados para a medio de volumes.

8.

Suponha que realizava uma experincia de laboratrio em que utilizava alguns materiais cujos recipientes tinham a seguinte simbologia no rtulo: Material A Material B Indique quais os cuidados que devia ter para utilizar esses materiais com segurana.

3.

Indique, dos materiais acima representados, quais os que so adequados para a preparao de solues.

4.

Das afirmaes que se seguem, assinale aquela que no regra de segurana em laboratrio: A Quando temos um frasco sem rtulo, podemos provar a substncia para tentar identifica-la; B No tentar qualquer experincia que no seja aconselhada pelo professor; C No aproximar de qualquer chama materiais que sejam inflamveis; D Lavar as mos antes de abandonar o laboratrio.

Cincias Fsico-Qumicas Ficha de Trabalho


Contedo: Laboratrio Grau de dificuldade: 2 Correco

5.

Complete as seguintes frases, de modo a obter afirmaes verdadeiras: A - No colocar substncias inflamveis perto de qualquer chama; B Para apagar a lamparina deve usar se a respectiva tampa e nunca soprar; C No pegar directamente com as mos em material que tenha sido aquecido; D Manusear as substncias qumicas com cuidado; E indispensvel que o laboratrio e as bancadas estejam bem limpas e arrumadas. A lixvia , como sabe, um lquido irritante. Qual o smbolo de aviso que deve conter qualquer rtulo de lixvia? Um X negro sobre fundo laranja.

6.

No Laboratrio
A experimentao num laboratrio de Qumica envolve a utilizao de material especfico e o manuseamento de materiais perigosos, bem como o uso de gs e electricidade. Estes factos implicam o conhecimento dos materiais e das suas funes, bem como o rigoroso conhecimento e cumprimento das regras de segurana, de forma a evitar acidentes que geralmente tm consequncias graves. No brinque no laboratrio! 1. Identifique o material de laboratrio representado: 1 Balo volumtrico 2 Proveta 3 Copo de precipitao ou gobel 4 Balo de vidro redondo de fundo plano 5 Pipetas 6 Balo Erlenmeyer 2. Indique, dos materiais representados, quais os que so adequados para a medio de volumes. 2 Provetas e 5 Pipetas 3. Indique, dos materiais acima representados, quais os que so adequados para a preparao de solues. 1 Balo volumtrico 4. Das afirmaes que se seguem, assinale aquela que no regra de segurana em laboratrio: A Quando temos um frasco sem rtulo, podemos provar a substncia para tentar identifica-la; B No tentar qualquer experincia que no seja aconselhada pelo professor; C No aproximar de qualquer chama materiais que sejam inflamveis; D Lavar as mos antes de abandonar o laboratrio. 8. 7.

Associe cada um dos seguintes materiais aos smbolos de aviso. 1 lcool etlico 4 Soda custica 2 Plvora 5 cido clordrico 3 Fsforos 6 Remdio para o escaravelho

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

(F)

(G)

1 B; 2 C; 3 B; 4 F ; 5 F;6 E Suponha que realizava uma experincia de laboratrio em que utilizava alguns materiais cujos recipientes tinham a seguinte simbologia no rtulo: Material A Material B Indique quais os cuidados que devia ter para utilizar esses materiais com segurana. Devia usar luvas de borracha para evitar o contacto do material A com a pele. Devia usar bata para evitar o contacto com as roupas. Devia manter o material B afastado das chamas porque inflamvel

Vous aimerez peut-être aussi