Vous êtes sur la page 1sur 7

2

ESTADO TRIPLO DE TENSES

No ponto genrico de um corpo carregado, para cada plano que o contm, define-se um vetor tenso. Como o ponto contm uma famlia de planos, tem-se tambm uma famlia de vetores tenso nesse ponto. A esta famlia de vetores tenso, d-se o nome de estado de tenso no ponto. O estado de tenses no ponto, fica perfeitamente definido, conhecendo-se as tenses em 3 planos que passam pelo ponto.

2.1

TENSES NORMAIS E DEFORMAES ESPECFICAS NO PONTO GENRICO

Seja o corpo da Figura 2.1 submetido a um estado de carregamento multiaxial. Extraindo-se desse corpo um elemento volumtrico infinitesimal e, atravs da superposio dos efeitos, considerando-se apenas a ao das tenses normais com a atuao de uma delas por vez, pode-se escrever uma relao entre todas as tenses e deformaes do corpo em funo da lei de Hooke e do coeficiente de Poisson.

Figura 2.1: Tenses Volumtricas.

Considerando apenas

agindo:

Equao 2.1

Considerando apenas

agindo:

Equao 2.2

Considerando apenas

agindo:

Equao 2.3

2-19

Aplicando-se o princpio superposio dos efeitos, considerando todos os efeitos conjuntos de todas as tenses normais, pode-se escrever para as deformaes normais:

[ [ [

)] ]
Equao 2.4

)]

Nas quais, E o mdulo de elasticidade e o coeficiente de Poisson. Dessa forma, calculam-se os efeitos das tenses nas trs tenses normais nas trs deformaes normais.

2.2

TENSES TANGENCIAIS E DISTORES ANGULARES NO PONTO GENRICO

Considerando-se, agora, somente as tenses de cisalhamento atuando no elemento infinitesimal, pode-se escrever em funo da lei de Hooke, relaes para as todas as tenses de cisalhamento e todas as deformaes de cisalhamento, considerando-se a atuao de uma tenso cisalhante por vez.

Figura 2.2: Tenses de Cisalhamento.

Considerando apenas as tenses tangenciais

agindo no paraleleppedo elementar:

Figura 2.3: Tenses e deformaes de cisalhamento no plano XY.

Aplicando a condio de equilbrio M0 =0, resulta:

2-20

Equao 2.5

E, por analogia:

Equao 2.6

Estas relaes so conhecidas como Teorema de Cauchy ou Teorema das Tenses Recprocas e pode ser enunciado como: As tenses tangenciais sobre dois planos ortogonais so recprocas. Isto , existindo tenses tangenciais sobre um plano, existiro tenses tangenciais , tambm no plano ortogonal ao primeiro, de modo que seus sentidos se aproximam ou se afastam da aresta comum aos dois planos. Este teorema consequncia das condies de equilbrio. A Lei de Hooke aplicada s tenses de cisalhamento e distores angulares resulta:

Equao 2.7

Note que as tenses de cisalhamento e suas respectivas deformaes de cisalhamento so independentes das demais componentes de cisalhamento. Alm disso, as deformaes normais e tenses normais so independentes das deformaes e tenses cisalhantes.

2.3

LEI DE HOOKE GENERALIZADA

Considerando o princpio da superposio dos efeitos e sabendo-se que nos planos definidos pelos eixos x, y e z, ocorrem simultaneamente tenses normais e cisalhantes, pode-se escrever uma relao geral entre as tenses e deformaes, combinando-se as tenses em um vetor de tenses , as deformaes em um vetor de deformaes e a relao entre essas grandezas em uma matriz conhecida como matriz constitutiva D. Essas quantidades vetoriais so escritas de acordo com as equaes encontradas anteriormente.

Equao 2.8

]
2-21

Ou, de uma forma compacta: Equao 2.9 Na Equao 2.9 a relao apresentada, clculo das deformaes em funo das tenses, escrita com a inversa da matriz constitutiva do material, que definida em funo da lei de Hooke que calcula as tenses em funo das deformaes, ou seja: Equao 2.10 Sendo que a lei de Hooke generalizada ento escrita como:

Equao 2.11

} [ ]

Caso o corpo esteja submetido a uma presso hidrosttica p, que resulta em tenses e deformaes normais iguais em todas as direes pode-se relacionar a presso hidrosttica p com a deformao volumtrica do corpo , em funo do coeficiente de Poisson e do Mdulo de Elasticidade, conforme segue.

Equao 2.12

Na qual:

Equao 2.13

2.4

DEFORMAO NORMAL (DILATAO CBICA)

DO

ELEMENTO

INFINITAMENTE

PEQUENO

O volume do elemento slido infinitesimal, antes de qualquer solicitao : V 0 = dxdydz. Ao ser solicitado por foras de trao normais s faces Nx, Ny e Nz, tem-se:

Equao 2.14

Qualquer que seja o estado de tenses, teremos deformaes nas trs direes. 2-22

Figura 2.4: Solicitao por foras de trao normais.

Aps as deformaes, o volume do elemento infinitesimal ser (ver Equao 1.6):

Equao 2.15

A variao de volume do elemento infinitesimal V=V-V0 e, portanto:

Equao 2.16

Sabendo-se que a dilatao cbica e a relao entre a variao do volume e o volume inicial, ou seja:

Equao 2.17

Substituindo-se a Equao 2.16 na Equao 2.17, simplificando-se os termos, expandindo a equao e eliminando os termos de valores no significativos, chega-se a: Equao 2.18 Essa equao nos diz que: A dilatao cbica a soma das deformaes especficas nas trs direes, qualquer que seja o estado elstico. A dilatao cbica tambm pode ser escrita em funo das tenses normais. Da lei de Hooke generalizada tem-se:

[ [ [

)] ]
Equao 2.19

)]

2-23

Substituindo esses valores de x, y e z, na expresso da dilatao cbica e rearranjando os termos, Equao 2.18, teremos:

Equao 2.20

Corpos incompressveis (lquidos), a variao volumtrica igual a zero. Assim possvel calcular o coeficiente de Poisson para esses corpos incompressveis a partir da Equao 2.20, substituindo-se e=0. Como as tenses, nesse caso, so sempre no nulas, chega-se a concluso que:

Equao 2.21

E, portanto:

Equao 2.22

Que o mximo valor possvel para o coeficiente de Poisson.

2.5

TENSES PRINCIPAIS

Todo estado de tenses apresenta trs planos nos quais as tenses tangenciais so nulas, restando apenas tenses normais 1, 2 e 3. Estes planos so conhecidos como planos principais e as tenses que lhes correspondem, denominam-se tenses principais. Esse estado de tenses obtido rotacionando-se o elemento infinitesimal em funo de certos ngulos a, b e , respectivamente, at que na nova posio, o elemento infinitesimal apenas contenha tenses normais a suas superfcies.

Figura 2.5: Tenses Principais.

2.6

DECOMPOSIO DO ESTADO DE TENSO

Pode-se decompor um estado geral de tenso em dois estados. Um chamado de estado de tenso de mudana de volume ou hidrosttico e outro de estado de tenso de mudana de forma. Considerando um estado triplo de tenso principal 1, 2 e 3 pode-se escrever: 2-24

Equao 2.23

No estado de mudana de forma representado pelas tenses linha () a deformao volumtrica igual zero, portanto: Equao 2.24 Somando membro a membro, as Equao 2.23 e considerando a Equao 2.24, resulta:

Equao 2.25

Substituindo-se a Equao 2.25 nas Equao 2.23 e isolando-se as tenses linha, chega-se a:

Equao 2.26

E dessa forma encontram-se os valores das tenses linha para a decomposio de um estado geral de tenses em dois estados, um hidrosttico e outro de mudana de forma.

2-25

Vous aimerez peut-être aussi