Vous êtes sur la page 1sur 14

-PBLICO-

N-1593 CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

REV. F

12 / 2011

Ensaio No Destrutivo - Estanqueidade

SC-27
Ensaios No Destrutivos

2a Emenda

Esta a 2a Emenda da PETROBRAS N-1593 REV. F, que incorpora a 1a emenda, e se destina a modificar o seu texto na parte indicada a seguir: NOTA 1 A nova pgina com a alterao efetuada est colocada na posio correspondente. NOTA 2 A pgina emendada, com a indicao da data da emenda, est colocada no final da norma, em ordem cronolgica, e no devem ser utilizada.

- Subseo 5.1.1: (2 Emenda) Alterao do texto.

- Subseo 5.2: (2 Emenda) Incluso de subseo.

- Subseo 5.3.1.2: (1 Emenda) Excluso da subseo.

- Subseo 5.3.8: (2 Emenda) Excluso da subseo.

- Subseo 5.3.11: (2 Emenda) Incluso da subseo.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

1 pgina

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

Ensaio No-Destrutivo - Estanqueidade

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 27
Ensaios No-Destrutivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 6 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-1593
1 Escopo

REV. F

04 / 2011

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis e prticas recomendadas na realizao do ensaio de estanqueidade por meio de passagem de gases pressurizados (formao de bolhas) ou pela penetrao de lquidos por capilaridade complementando as normas nacionais e normas estrangeiras e Internacionais de projetos aplicveis. 1.2 Esta Norma se aplica na deteco de defeitos passantes em juntas soldadas, chapas, fundidos e forjados. NOTA A funo nica dos ensaios de estanqueidade a deteco de eventuais vazamentos. Dessa forma, todos os ensaios aqui citados no visam a anlise da resistncia mecnica, deformao e recalques estruturais, constantes em outros testes, hidrostticos e/ou pneumticos, muito embora estes ensaios visem tambm a deteco de vazamentos.

1.3 Esta Norma se aplica a procedimentos iniciados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). INMETRO VIM:2008 - Vocabulrio Internacional de Metrologia (Primeira Edio Brasileira); PETROBRAS N-1597 - Ensaio No-Destrutivo - Visual; ABNT NBR 15571:2008 - Ensaios No Destrutivos - Estanqueidade - Deteco de Vazamentos Passantes; ISO 9712:2005 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of Personnel; ISO IEC 17024:2003 - Conformity Assessment - General Requirements for Bodies Operating Certification of Persons; ASME Boiler and Pressure Vessel Code - Section V: 2010 - Nondestructive Examination; CEN EN 473:2008 - Qualification and Certification of Nondestructive Testing Personnel General Principles.

3 Termos e Definies
Para os efeitos deste documento aplicam-se os termos e definies do INMETRO VIM:2008 e os seguintes. 3.1 Adio insero de um novo pargrafo ou de um texto em pargrafo 3.2 modificao substituio de todo um pargrafo ou modificao de parte dele

-PBLICO-

N-1593
3.3 supresso excluso do pargrafo ou parte dele

REV. F

04 / 2011

3.4 norma base normas de projeto, fabricao, construo e montagem relativas ao equipamento inspecionado e normas complementares citadas por estas

4 Condies Gerais
4.1 Quando uma norma base referenciada na Seo 2 no for citada na Seo 5 de condies especficas, ela deve ser aplicada integralmente.

4.2 Para as normas base na Seo 2 que referenciam Qualificao de Pessoal, necessria a adio do item 5.1 desta Norma visando complement-las quanto aos requisitos nelas especificados para a execuo do ensaio de estanqueidade.

5 Condies Especficas
5.1 Qualificao de Pessoal

5.1.1 A qualificao e certificao de pessoal para executar o ensaio de estanqueidade no Brasil, deve ser realizada pela PETROBRAS/ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI.

5.1.2 Para servios executados no exterior, a qualificao e certificao devem ser conforme estabelecido nos itens acima ou por entidades internacionais independentes, acreditadas pelos organismos nacionais de seus respectivos pases, que atendam integralmente aos requisitos da ISO IEC 17024:2003 e que operem em absoluta conformidade com a ISO 9712:2005 ou normas dos organismos de normalizao que atendem integralmente a CEN EN 473:2008, sendo neste caso requerida a aprovao prvia da PETROBRAS.

5.2 Modificao, Adio e Supresso na ABNT NBR 15571:2008

5.2.1 Item 11.3.1.1 - Modificar: A presso do ensaio (manomtrica) deve ser:


2 2 a) de 69 kPa a 98 kPa (0,7 kgf/cm a 1,0 kgf/cm ), para chapas de reforo; b) aquela consignada na norma de projeto, fabricao e montagem do equipamento ou da pea, para equipamentos com revestimentos metlicos internos ou superfcies planas; c) aquela consignada nas normas de projeto, fabricao e montagem do equipamento ou da pea, prevista para o ensaio pneumtico, para superfcies cilndricas e/ou calotas.

5.2.2 Item 14 - Relatrio de Ensaio - Adicionar: O relatrio de ensaio deve informar tambm os seguintes itens: a) identificao do material ensaiado; b) mtodo ou tcnica utilizada. 3

N-1593

REV. F

04 / 2011

5.3 Modificao, Adio e Supresso do ASME Section V:2010, Article 10

5.3.1 T-1021.3 - Procedure Qualification - Adicionar

5.3.1.1 Deve ser verificada a compatibilidade do procedimento com sua aplicao, sendo esta etapa pr-requisito para a qualificao.

3-A

-PBLICO-

N-1593
5.3.1.2 CANCELADO - EMENDA 08/2011.

REV. F

04 / 2011

5.3.1.3 Os procedimentos de ensaio devem ser qualificados por profissional nvel 3 de acordo com a norma de projeto, fabricao, construo e montagem.

5.3.2 T-1041 - Cleanliness - Adicionar

5.3.2.1 Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie destes materiais no devem ser utilizadas na preparao de outros materiais, a fim de evitar a contaminao. Estas ferramentas devem atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar; c) todas as soldas devem ser marteladas com martelo de bronze, devendo-se bater junto aos filetes e nunca devem ser martelados os filetes da solda.

5.3.2.2 Quando o ensaio for conduzido em ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, titnio e ligas de nquel, os produtos utilizados no teste e na limpeza devem ser analisados quanto ao teor de contaminantes. No caso de titnio, ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, o mximo permitido de halognios (Cl + F ) de 1 %; para ligas de nquel, o teor mximo de enxofre (S) de 1 %. Em ambos os casos, a anlise feita em relao ao resduo obtido conforme a ASME BPVC Section V artigo 6 apndice II.

5.3.3 T-1052 - Test Sequence - Adicionar O teste de estanqueidade deve ser executado aps aprovao no ensaio visual, realizado conforme a PETROBRAS N-1597.

5.3.4 T-1091 - Test Report - Adicionar

5.3.4.1 O relatrio de registro dos resultados deve informar tambm os seguintes itens: a) b) c) d) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); identificao numrica do relatrio; registro dos resultados; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados.

5.3.4.2 Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o relatrio com o local ensaiado.

5.3.5 I-1021 - Written Procedure Requirements - Modificar No procedimento de inspeo da executante devem constar no mnimo os itens da tabela 1.

5.3.6 Table I-1021 - Requirements of a Direct Pressure Bubble Leak Testing Procedure e Table II-1021 - Requirements of a Vacuum Box Leak Testing Procedure - Modificar O procedimento deve ser requalificado quando qualquer das variveis essenciais da Tabela 1 for alterada.

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

Tabela 1 - Requisitos do Procedimento de Estanqueidade


Presso positiva Item varivel essencial varivel no essencial x x x x x x x x x x x x x x x penetrao x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Presso negativa varivel essencial varivel no essencial

Nome do emitente, numerao e indicao de reviso Objetivo e indicao do mtodo de ensaio Normas de referncia Croqui da pea ou equipamento e sistema de pressurizao (quando aplicvel) Material da pea ou equipamento Regio a ser ensaiada Aparelhagem utilizada (identificao do fabricante e modelo ou indicar os requisitos) Locao, escala e calibrao dos manmetros Materiais empregados (soluo formadora de bolhas, lquido capilar ou revelador) Forma de aplicao da soluo ou lquido capilar Faixa de temperatura da superfcie a ser ensaiada Modo de vedao das aberturas Condio requerida para as superfcies a serem ensaiadas e mtodo de preparao Materiais e produtos de limpeza Presso de ensaio Tempo de pressurizao (capilaridade) ou

Mtodo de inspeo (direto ou remoto) Intensidade de luz, instrumentos ou aparelhos a serem usados, se necessrio Requisitos adicionais, quando aplicvel Limpeza final Sistemtica de registro de resultados Critrio de aceitao Formulrio ou contedo mnimo do relatrio de registro de resultados

5.3.7 I-1030 - Equipment - Adicionar O niple a ser conectado no furo de ensaio deve conter um entalhe na extremidade, a fim de evitar o bloqueio do gs, no caso da extremidade do niple entrar em contato com a chapa oposta ao furo de ensaio (ver Figura A.1 do Anexo A da ABNT NBR 15571:2008) ou ter comprimento de rosca pelo menos 8 mm inferior espessura da pea na qual deve ser conectado.

5.3.8 CANCELADO - EMENDA 12 / 2011.

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

5.3.9 II-1021 - Written Procedure Requirements - Modificar No procedimento de inspeo da executante devem constar no mnimo os itens da Tabela 1.

5.3.10 II-1075 - Vacuum Box Overlap - Modificar A execuo do ensaio deve ser sempre efetuada com uma sobreposio mnima de 100 mm entre a regio j ensaiada e a regio subseqente de ensaio.

5.3.11 T-1044 - Pressure/Vacuum (Pressure Limits) - Modificar A presso do ensaio (manomtrica) deve ser:
2 2 a) de 69 kPa a 98 kPa (0,7 kgf/cm a 1,0 kgf/cm ), para chapas de reforo; b) aquela consignada na norma de projeto, fabricao e montagem do equipamento ou da pea, para equipamentos com revestimentos metlicos internos ou superfcies planas; c) aquela consignada nas normas de projeto, fabricao e montagem do equipamento ou da pea, prevista para o ensaio pneumtico, para superfcies cilndricas e/ou calotas.

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

REV. F
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

GRUPO DE TRABALHO - GT-27-25 Membros


Nome Antonio Carlos Ventura da Silva Damas Germano Xavier de Pdua Gilberto Tadayuki Nakamura Jos Carlos Lobato da Cunha Lotao MATERIAIS/CCB/IF/IFEE MATERIAIS/CCB/IF/IFEE Telefone 819-1909 819-1906 Chave EM1E CSM5 CMGT KNAL

TRANSPETRO/PRES/SE/ENG/STSPCO/INSP 852-9730 ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI 855-6733

Secretrio Tcnico
Svio Batalha Fiuza ENGENHARIA/AG/NORTEC-GC 819-3088 EI5W

-PBLICO-

N-1593
3.3 supresso excluso do pargrafo ou parte dele

REV. F

04 / 2011

3.4 norma base normas de projeto, fabricao, construo e montagem relativas ao equipamento inspecionado e normas complementares citadas por estas

4 Condies Gerais
4.1 Quando uma norma base referenciada na Seo 2 no for citada na Seo 5 de condies especficas, ela deve ser aplicada integralmente.

4.2 Para as normas base na Seo 2 que referenciam Qualificao de Pessoal, necessria a adio do item 5.1 desta Norma visando complement-las quanto aos requisitos nelas especificados para a execuo do ensaio de estanqueidade.

5 Condies Especficas
5.1 Qualificao de Pessoal

5.1.1 A qualificao e certificao de pessoal para executar os ensaios de teste por pontos e de estanqueidade no Brasil, deve ser realizada pela PETROBRAS/ENGENHARIA/SL/SEQUI/CI.

5.1.2 Para servios executados no exterior, a qualificao e certificao devem ser conforme estabelecido nos itens acima ou por entidades internacionais independentes, acreditadas pelos organismos nacionais de seus respectivos pases, que atendam integralmente aos requisitos da ISO IEC 17024:2003 e que operem em absoluta conformidade com a ISO 9712:2005 ou normas dos organismos de normalizao que atendem integralmente a CEN EN 473:2008, sendo neste caso requerida a aprovao prvia da PETROBRAS.

5.2 Modificao, Adio e Supresso na ABNT NBR 15571:2008 Item 14 - Relatrio de Ensaio - Adicionar: O relatrio de ensaio deve informar tambm os seguintes itens: a) identificao do material ensaiado; b) mtodo ou tcnica utilizada.

5.3 Modificao, Adio e Supresso do ASME Section V:2010, Article 10

5.3.1 T-1021.3 - Procedure Qualification - Adicionar

5.3.1.1 Deve ser verificada a compatibilidade do procedimento com sua aplicao, sendo esta etapa pr-requisito para a qualificao.

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

Tabela 1 - Requisitos do Procedimento de Estanqueidade


Presso positiva Item varivel essencial varivel no essencial x x x x x x x x x x x x x x x penetrao x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Presso negativa varivel essencial varivel no essencial

Nome do emitente, numerao e indicao de reviso Objetivo e indicao do mtodo de ensaio Normas de referncia Croqui da pea ou equipamento e sistema de pressurizao (quando aplicvel) Material da pea ou equipamento Regio a ser ensaiada Aparelhagem utilizada (identificao do fabricante e modelo ou indicar os requisitos) Locao, escala e calibrao dos manmetros Materiais empregados (soluo formadora de bolhas, lquido capilar ou revelador) Forma de aplicao da soluo ou lquido capilar Faixa de temperatura da superfcie a ser ensaiada Modo de vedao das aberturas Condio requerida para as superfcies a serem ensaiadas e mtodo de preparao Materiais e produtos de limpeza Presso de ensaio Tempo de pressurizao (capilaridade) ou

Mtodo de inspeo (direto ou remoto) Intensidade de luz, instrumentos ou aparelhos a serem usados, se necessrio Requisitos adicionais, quando aplicvel Limpeza final Sistemtica de registro de resultados Critrio de aceitao Formulrio ou contedo mnimo do relatrio de registro de resultados

5.3.7 I-1030 - Equipment - Adicionar O niple a ser conectado no furo de ensaio deve conter um entalhe na extremidade, a fim de evitar o bloqueio do gs, no caso da extremidade do niple entrar em contato com a chapa oposta ao furo de ensaio (ver Figura A.1 do Anexo A da ABNT NBR 15571:2008) ou ter comprimento de rosca pelo menos 8 mm inferior espessura da pea na qual deve ser conectado.

5.3.8 I-1070 - Test - Adicionar A presso do ensaio (manomtrica) deve ser de 69 kPa a 98 kPa (0,7 kgf/cm2 a 1,0 kgf/cm2).

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

5.3.9 II-1021 - Written Procedure Requirements - Modificar No procedimento de inspeo da executante devem constar no mnimo os itens da Tabela 1.

5.3.10 II-1075 - Vacuum Box Overlap - Modificar A execuo do ensaio deve ser sempre efetuada com uma sobreposio mnima de 100 mm entre a regio j ensaiada e a regio subseqente de ensaio.

-PBLICO-

N-1593

REV. F

04 / 2011

5.3.1.2 As evidncias objetivas da qualificao do procedimento devem ser mantidas de forma a possibilitar sua comprovao PETROBRAS, quando solicitado.

5.3.1.3 Os procedimentos de ensaio devem ser qualificados por profissional nvel 3 de acordo com a norma de projeto, fabricao, construo e montagem.

5.3.2 T-1041 - Cleanliness - Adicionar

5.3.2.1 Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie destes materiais no devem ser utilizadas na preparao de outros materiais, a fim de evitar a contaminao. Estas ferramentas devem atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar; c) todas as soldas devem ser marteladas com martelo de bronze, devendo-se bater junto aos filetes e nunca devem ser martelados os filetes da solda.

5.3.2.2 Quando o ensaio for conduzido em ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, titnio e ligas de nquel, os produtos utilizados no teste e na limpeza devem ser analisados quanto ao teor de contaminantes. No caso de titnio, ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, o mximo permitido de halognios (Cl -+ F-) de 1 %; para ligas de nquel, o teor mximo de enxofre (S) de 1 %. Em ambos os casos, a anlise feita em relao ao resduo obtido conforme a ASME BPVC Section V artigo 6 apndice II.

5.3.3 T-1052 - Test Sequence - Adicionar O teste de estanqueidade deve ser executado aps aprovao no ensaio visual, realizado conforme a PETROBRAS N-1597.

5.3.4 T-1091 - Test Report - Adicionar

5.3.4.1 O relatrio de registro dos resultados deve informar tambm os seguintes itens: a) b) c) d) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); identificao numrica do relatrio; registro dos resultados; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados.

5.3.4.2 Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o relatrio com o local ensaiado.

5.3.5 I-1021 - Written Procedure Requirements - Modificar No procedimento de inspeo da executante devem constar no mnimo os itens da tabela 1.

5.3.6 Table I-1021 - Requirements of a Direct Pressure Bubble Leak Testing Procedure e Table II-1021 - Requirements of a Vacuum Box Leak Testing Procedure - Modificar O procedimento deve ser requalificado quando qualquer das variveis essenciais da Tabela 1 for alterada.

Vous aimerez peut-être aussi