Vous êtes sur la page 1sur 7

PLANEJAMENTO BIMESTRAL (QUATRO QUINZENAS) AGOSTO E SETEMBRO - 2011

UNIDADE V JUVENTUDE E TECNOLOGIA PROFESSOR: JOS ANTNIO PEREIRA DISCIPLINA: CINCIAS DA NATUREZA EIXO ESTRUTURANTE: Cincia e Tecnologia na sociedade contempornea e suas repercusses na vida do jovem. Reposicionamento diante das dinmicas de incluso e excluso social no acesso s novas tecnologias. Os temas integradores so trabalhados toda SEXTA-FEIRA da semana, com todos os professores do plo, alm da abordagem feita nas aulas dirias. OBJETIVOS CONTEDOS METODOLOGIA RECURSOS DIDTICOS Compreender a importncia do petrleo Petrleo: recurso energtico e fonte de Introduzindo o conceito histrico do Alguns combustveis como: lcool, na atual sociedade; descrever o matria prima. Petrleo (formao a composio gasolina, gs (isqueiro), graxa, leo processo bsico de refinao do qumica e obteno de seus derivados). diesel em pequenas quantidades petrleo; e identificar seus subprodutos (amostras). (derivados). Por meio de esquemas e mapas Tpico 01 conceituais sero apresentados na lousa Guia de estudo do aluno, quadro o processo de refinaria do petrleo branco, pincis e outras fontes de (gases, gasolina, querosene, diesel, pesquisas (livros, revistas e internet se piche entre outros, como por exemplo fosse disponvel para uso nosso) isopor, fertilizantes, perfumes, graxas, plsticos entre outros). Depois ser feita uma tabela com os principais produtos do petrleo, com os seus respectivos pontos de ebulio, para que os alunos possam entender o porqu que o primeiro a ser destilado os gases de maneira em geral. (propriedade fsica do petrleo).

Pgina 1

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

Identificar os principais combustveis fsseis utilizados no Brasil; descrever suas propriedades, utilizao e obteno.

Combustveis fsseis.

Ser mostrada a diferena entre fontes renovveis e no renovveis relacionados aos combustveis. Apresentao do gs natural (metano de frmula qumica CH4) como fonte de energia alternativa. Mostrarei tambm que esses gases nas grandes cidades da regio sudeste so produzidos a partir do lixo, portanto, so conhecidos como GASOLIXO. Outra fonte alternativa de energia o carvo mineral, formado a partir da decomposio de materiais orgnicos ao longo do tempo, nas bacias sedimentares. (reviso sobre rochas). Leitura de um texto: Poluio depende de municpios. Comentrios sobre poluio no geral (ar, solo e gua). Apresentando os principais poluentes atmosfricos (xidos de enxofre e de nitrognio). Conscientizar os alunos sobre a importncia de zelar do nosso planeta sobre poluio atmosfrica (industrializao e o fluxo de automveis), principalmente sem o uso de catalisadores nos veculos. Sensibilizarei os alunos com a pergunta? Qual a origem dos plsticos? O que so plsticos? Existem vrios tipos de plsticos, conforme composio qumica?

Tpico 02

Quadro branco, pincis, guia do aluno e do professor. Carvo mineral e vegetal (pequenos pedaos, ver a diferena entre eles).

Identificar os principais poluentes do ar atmosfrico e os danos que ocasionam sade do homem e ao meio ambiente.

Os combustveis atmosfrica.

poluio

Vdeo sobre poluio atmosfrica. Quadro branco e pincis. Televiso ou notebook do professor. Caixa de som e extenso.

Tpico 03

Compreender como so as molculas dos plsticos, sua origem e utilizao.

O plstico: material do sculo XX

Tpico 04

Guia do aluno. Vrias embalagens plsticas (rguas, sacolinhas de supermercado, copos, canos de PVC, fios e apresentao de outros no mbito escolar).

Pgina 2

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

Pincis. Sero apresentadas para os alunos vrias embalagens plsticas, para perceberem suas diferenas quanto composio qumica de cada um. (polietileno, PVC, galactite (casena) entre outros). O que so hidrocarbonetos? E macromolculas? E monmeros? Discusso para a prxima aula. Compreender a importncia da classificao dos seres vivos; identificar os reinos Monera, Protista e Fungi. Classificao dos seres vivos: reino monera, protista e fungi. Tpico 05 Projeo de Filme Classificao dos seres vivos- discusso do filme. Aula expositiva leitura de texto montagem de vocabulrio especfico do livro didtico Estudo da tabela de doenas bacterianas, protistas e por fungos tambm atividade em grupo estudo da Carteira de Vacinao de cada aluno. O objetivo da aula ser colocado no quadro branco. REINO ANIMAL Ser feita uma leitura coletiva do guia de estudo (livro didtico) sobre os espongirios, os celenterados, aneldeos, moluscos, artrpodes, platelmintos e nematelmintos. Tambm ser mostrada a importncia que esses animais tm mesmo vivendo fixos nas rochas no fundo dos mares. Notebook e extenso. Caixa de som e pendriver. Guia de estudo do aluno e do professor. Carteira de vacinao dos alunos. Pincis. Data show.

Identificar os reinos Animal e Vegetal e suas principais subdivises.

Classificao dos seres vivos: animais e vegetais. Tpico 06

lbum seriado sobre os seres vivos. Data show. Notebook e extenso. Caixa de som. Cartazes sobre os reinos animal e vegetal. Lista de exerccios complementares (A4). Quadro branco e pinceis.

Pgina 3

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

A aula ser ministrada em dinamismo como, por exemplo, data show, lbum seriado, cartazes como fonte de pesquisa. No fechamento do captulo, ser passada uma lista de exerccios complementares sobre esses filos estudados. REINO VEGETAL Ser feita a leitura do livro didtico sobre as brifitas e pteridfitas com suas respectivas caractersticas gerais. Momento de discusso aps a leitura.

Sero trabalhados em grupo os slides no data show sobre as gimnospermas e angiospermas, facilitando o entendimento dos contedos por meio de imagens tridimensionais. Em grupo mesmo, faro os exerccios destas temticas angiospermas e gimnospermas. Sero propostos sugestes de trabalhos na forma de seminrio das brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas para confeco de lbuns seriados sobre razes, caules, folhas, flor, semente e fruto.

Pgina 4

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

Identificar diferentes tipos e relaes intraespecficas e interespecficas dos seres vivos; compreender a importncia dessas relaes par o equilbrio ambiental.

Relaes ecolgicas entre os seres vivos.

- Apontar o objetivo da aula no quadro, para que os alunos possam interagir melhor nos contedos abordados. - Leitura do guia de estudo - livro didtico. - Discusso das relaes ecolgicas harmnicas e desarmnicas. - Sero mostrados slides no Datashow sobre as relaes ecolgicas harmnicas e desarmnicas. - Msicas sobre as relaes ecolgicas. Resoluo de atividades complementares sobre as relaes ecolgicas harmnicas e desarmnicas. Sero apresentados os conceitos de: energia e suas transformaes que ocorrem na natureza (aparelhos resistivos). Componentes eltricos e eletrnicos: fios, chaves, fusveis, resistores, interruptores etc. Corrente eltrica e tenso eltrica. Depois sero passadas as atividades sobre o consumo de energia eltrica de acordo com o aparelho ligado em funo do tempo.

Tpico 07

Guia de estudo do aluno. Quadro branco e pincis. Data show e notebook Extenso e caixa de som. Cartazes e lbuns seriados. Cds ou Dvds (msicas)

Identificar as grandezas, as transformaes e propriedades eltricas dos sistemas tecnolgicos de uso cotidiano.

Se liga nessa...

Tpico 08

Fios, disjuntor, resistores, interruptores, fusveis. Quadro branco e pincis. Guia de estudo do aluno. Atividades complementares sulfite)

chaves,

(papel

Reconhecer um circuito eltrico e

Eletricidade pode ser chocante!

Ser apresentado o talo de energia

Talo de energia (CELTINS).

Pgina 5

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

caracterizar os materiais, de acordo com sua condutibilidade eltrica. Tpico 09

eltrica (CELTINS) de uma residncia para efetuar o clculo de consumo em KWh (quilowatt hora) e em reais tambm. Aulo show! Conceituarei circuito eltrico. Exemplo: pilha fio lmpada fio pilha. Apontar a diferena entre isolantes e condutores eltricos. Exerccios de fixao sobre eletricidade e suas caractersticas. Apresentarei duas ligaes em circuitos residenciais: uma em srie e outra em paralelo. Os pisca-piscas das rvores de natal esto em srie ou em paralelo? Ser trabalhado em parceria com o professor Jlio (de eltrica) para construirmos as ligaes em srie e em paralelo. Para que os alunos possa entender na prtica a instalao de sua residncia. Atividades complementares sobre rede eltrica. Palestra com o professor Jlio sobre os cuidados que devemos ter sobre ENERGIA ELTRICA.

Panfletos sobre a conscientizao do uso da energia eltrica. Calculadora. Guia de estudo do aluno. Pincis. Montagem de um circuito. Pilha fio lmpada fio pilha novamente. Fita isolante.

Explicar os princpios que garantem o funcionamento das instalaes residenciais e os motores eltricos.

Usos cotidianos: rede eltrica residencial e motores eltricos.

Data show e notebook. Extenso e caixa de som. Lmpadas de pisca pisca (rvore de natal).

Tpico 10

P.O PROFESSOR ORIENTADOR DA DISCIPLINA DE CINCIAS DA NATUREZA PLANO QUINZENAL DO P.O (PROFESSOR ORIENTADOR) TPICO 01- Petrleo: recurso energtico e fonte de matria prima. TPICO 02- Combustveis fsseis. (Perodo 01/08/2011 a 15/08/2011) TEMA INTEGRADOR METODOLOGIA APLICADA

RECURSO DIDTICO TECNOLGICO Pgina 6

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

A produo do meu corpo: sade e beleza

Atividade esportiva: caminhada no Parque Mutuca

Traje esportivo.

PLANO QUINZENAL DO P.O (PROFESSOR ORIENTADOR) TPICO 03- Os combustveis e a poluio atmosfrica. TPICO 04 - O plstico: material do sculo XX (Perodo 15/08/2011 a 31/08/2011) TEMA INTEGRADOR METODOLOGIA APLICADA RECURSO DIDTICO TECNOLGICO A tecnologia humaniza a cidade? Filme: Inteligncia Artificial (sntese integradora) Dvd, papel sulfite, Tv, canetas. PLANO QUINZENAL DO P.O (PROFESSOR ORIENTADOR) TPICO 05 - Classificao dos seres vivos: reino monera, protista e fungi. TPICO 06 - Classificao dos seres vivos: animais e vegetais. (Perodo 01/09/2011 a 15/09/2011) TEMA INTEGRADOR METODOLOGIA APLICADA RECURSO DIDTICO TECNOLGICO A dificuldade de acesso s tecnologias uma Exposio do tema com apresentao em slides. Discusso Datashow, notebook, caixa de som e papel sulfite. violncia contra o cidado... e resumo das projees tecnolgicas. PLANO QUINZENAL DO P.O (PROFESSOR ORIENTADOR) TPICO 07 - Relaes ecolgicas entre os seres vivos. TPICO 08 - Se liga nessa... (Perodo 15/09/2011 a 30/09/2011) TEMA INTEGRADOR METODOLOGIA APLICADA RECURSO DIDTICO TECNOLGICO A tecnologia facilita a minha vida de jovem? Filme: Planeta dos Macacos. Montagem dos cartazes e TV, Dvd, cartolina, cola, tesoura, revistas e jornais apresentao posteriormente. para recortes. PLANO QUINZENAL DO P.O (PROFESSOR ORIENTADOR) TPICO 09 - Eletricidade pode ser chocante! TPICO 10 - Usos cotidianos: rede eltrica residencial e motores eltricos. (Perodo 01/10/2011 a 15/10/2011) TEMA INTEGRADOR METODOLOGIA APLICADA RECURSO DIDTICO TECNOLGICO Como a tecnologia pode proteger/destruir o Pesquisa na Internet sobre o tema integrador. Computadores (Labin) meio ambiente em que vivemos?

Pgina 7

Acredite no seu Sonho. Professor Jos Antnio Pereira Cincias da Natureza. Gurupi Tocantins.

Vous aimerez peut-être aussi