Vous êtes sur la page 1sur 1

Faculdade Pitgoras - Cmpus Cidade Acadmica Curso de Graduao em Psicologia Disciplina de Estgio Bsico - Pesquisa

TRANSTORNO DE ESTRESSE PS-TRAUMATICO (TEPT) EFICCIA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL


*SOARES, Deiveskan Serra
*Acadmico do 4periodo de Psicologia

Introduo
A reao mais comum perante as crueldades da vida bani-las para fora da conscincia (BECK et al., 1979). O TEPT um transtorno de ansiedade que ocorre aps a exposio a um evento traumtico, apresentando um quadro de sintomas ou deficincias do funcionamento dirio associado ao trauma com durao de mais de um ms e, s vezes, perdurando por toda a vida (FRIEDMAN, 2009; KAPCZINSKI e MARGIS). O Transtorno de Estresse Ps-Traumtico (TEPT) adquiriu importncia cientfica e social a partir do estudo sobre neuroses de guerra, que, ao chamar ateno para esse diagnstico, evidenciou ser o TEPT uma psicopatologia de alta prevalncia e morbidade na populao em geral (BRESLAU e KESSLER, 2001). A abordagem clnica utilizada como meio teraputico para o TEPT, neste estudo, a Terapia Cognitivo-Comportamental, mtodo que centra-se na segmentao do estresse ps-traumtico e tenso que o sujeito enfrenta. Por ser um transtorno com elevadas taxas de prevalncia na sociedade (FRIEDMAN, 2009), o TEPT desperta meu interesse, na medida em que torna-se pertinente seu estudo dentro de um curso de graduao em psicologia e pelo aspecto pessoal, uma vez que situaes traumticas fazem parte da prpria condio existencial do ser humano, visto que no h como prever quando a tragdia, violncia ou outras situaes estressoras no normativas viram ao nosso encontro.

Resultados
Segundo a Psicloga, Isis Mendes de Leon, o Transtorno de Estresse Ps Traumtico (TEPT) se desenvolve a partir da experincia de eventos percebidos como de grave ameaa vida ou integridade fsica e emocional do indivduo, ou de pessoas prximas a ele. O relato corrobora com a pesquisa, onde o TEPT um transtorno de ansiedade que ocorre aps a exposio a um evento traumtico, apresentando um quadro de sintomas ou deficincias do funcionamento dirio associado ao trauma com durao de mais de um ms e, s vezes, perdurando por toda a vida (FRIEDMAN, 2009; KAPCZINSKI e MARGIS). Isis, relata que o grupo de sintomas associado a estes transtornos se divide em ts categorias: revivescncia do trauma ( sentir outra vez); esquiva ou evitao de lugares ou lembranas associadas ao trauma e hiperexcitao (ansiedade, hipervigilncia, insnia), sendo o diagnstico caracterizado pela durao superior a um ms de pelo menos um destes sintomas. Em Friedman (2009) e Kruel (2010), o TEPT dividese em trs grupos de sintomas revivncia, evitao e hipervigilncia e de critrios para persistncia e gravidade; podendo variar de leve grave. Esses sintomas refletem a persistncia de pensamentos, sensaes e comportamentos especificamente relacionados ao evento traumtico. Para o diagnstico a durao dos sintomas deve ser superior a 1 ms, alm de causar sofrimento ou prejuzo significativo (KESSLER et al., 2005). Segundo Isis, A TCC um mtodo de tratamento muito eficaz. Envolve tcnicas tanto cognitivas como comportamentais, sendo as principais: psicoeducao, reestruturao cognitiva, manejo da ansiedade, tcnicas de relaxamento e exposio graduada. Encontramos na literatura que a TCC considerada um tratamento de primeira linha, sendo eficaz em qualquer faixa etria. O tratamento do TEPT consiste em fornecer ferramentas que auxiliaro o paciente a identificar, avaliar a realidade de suas cognies e a modific-las caso no sejam realistas, o que denominado reestruturao cognitiva (FRIEDMAN, 2009; KRISTENSEN, 2005; KRUEL, 2010).

Objetivos
O objetivo geral desta pesquisa descrever o diagnstico do Transtorno de Estresse PsTraumtico (TEPT). Tendo como objetivo especifico caracterizar os sintomas e o mtodo de tratamento dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), confrontando a literatura pesquisada e a anlise do relato de uma Psicloga, a fim de verificar se a TCC um mtodo teraputico eficaz no tratamento do TEPT.

Metodologia
A realizao deste trabalho ocorreu a partir da reviso bibliogrfica de artigos publicados e disponibilizados na internet. Foi realizada entrevista com a psicloga e professora sis Mendes de Leon, e dentro de seu relato buscou-se confrontar a pesquisa e a literatura, a fim de se verificar a hiptese acerca da eficcia da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Concluso
No relato da Psicloga Isis, podemos identificar os conceitos elencados na literatura, assim como os mtodos de diagnostico e tratamento do TEPT. A Terapia Cognitivo-Comportamental demonstrouse como um mtodo eficaz para o tratamento do TEPT, sendo considerada primeira opo para o tratamento.

Referncias
BECK, A. T.; KOVACS, M.; WESSMAN A. Hopelessness and suicidal behavior-an overview. JAMA 234. 1979. 1146-1149p. BRESLAU, N.; KESSLER, R. C. The stressor criterion in DSM-IV posttraumatic stress disorder: an empirical investigation. Biological Psychiatry, v. 50, p. 699-704, 2001. FRIEDMAN, M. Transtorno de Estresse Agudo e Ps-Traumtico. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 142 p. KAPCZINSKI F.; MARGIS R. Posttraumatic stress disorder: diagnostic criteria. Rev. Bras. Psiquiatr. v.25, suppl.1: 3-7. 2003 KESSLER, R. C.; SONNEGA, A.; BROMET, E.; HUGHES, M.; NELSON, C. B. Posttraumatic stress disorder in the National Comorbidity Survey. Archives of General Psychiatry, v. 52, 2005. KRISTENSEN, C. H. Estresse ps-traumtico: sintomatologia e funcionamento cognitivo. Tese de Doutorado, Programa. UFRG. Porto Alegre. 2005 KRUEL, L. R. P. Avaliar os efeitos da psicoterapia ultra-breve no transtorno de estresse agudo e no transtorno estresse ps-traumtico. UFRG. Porto Alegre. 2010.

Vous aimerez peut-être aussi