Vous êtes sur la page 1sur 28

1

SINOPSE HISTRICA DA PRIMEIRA LOJA MANICA DE CAXIAS DO SUL Pesquisador: Ricardo da Cruz Netto. Este transferiu-se para Caxias no ano de 1920 e aqui viveu por mais de 55 anos participando ativamente da vida social, econmica e poltica da comunidade, de alguns fatos e acontecimentos por ele citados em seu relatrio final, posteriores ao perodo historiado, porm relacionados por continuidade com esse. Tomou conhecimento da Maonaria no ano de 1932, quando foi admitido no quadro da recm fundada Loja Manica Fraternidade III. Esta adotou o nome de Fraternidade Terceira por j existirem no Estado duas outras Lojas denominadas Fraternidade. Desde o incio ouviu muitas vezes referncias a uma Loja que existira 30 anos atrs e manteve viva sua curiosidade pela histria dessa at que em 1977 surgiu a oportunidade de poder mergulhar fundo nesse passado. Durante 45 anos foi maom ativo e modelar, exemplo vivo para os que optaram pela vida e trabalho manico aps o ano de 1932. Estando h muito aposentado e por ter falecido a esposa, retirou-se para Porto Alegre em 1977, onde tornou-se assduo freqentador da sede do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Nos arquivos do Grande Oriente encontrou pacotes contendo oito Livros de Atas; Registros de Propostas e admisses; Registro de Admitidos; Livros de Presenas; Livros Caixa e Contas Correntes. Tudo escrito mo, com caligrafias diferentes e ortografia da poca. Podemos imaginar o quanto foi rduo e laborioso transcrever todo o material histrico adiante tornado legvel, em pequena mquina de escrever. Dos muitos servios prestados pelo Irmo Ricardo Maonaria e comunidade em qual labutou, este foi o ltimo. Pouco tempo depois ele reuniu-se com todos que ele identificou nesta sinopse, que comeou escrevendo assim: Para que se tenha um quadro aproximado da poca e do cenrio em que existiu essa Loja , damos a seguir algumas informaes gerais antes de entrarmos nas particulares. evidente que para isto tivemos de recorrer a alguma fonte. E essa, para a maioria dessas informaes, achamos na Histria de Caxias volume de 1894 a 1904, de autoria do incansvel estudioso e benemrito caxiense, Sr. Joo Spadari Adami, a quem rendemos homenagem. ********** CAMPO DOS BUGRES Descoberta e denominao. Antnio Machado de Souza, seduzido pela descrio insinuante de Domingos da Serra, e, desejoso de ver o campo que tanta impresso causara em Manoel Jos Simas, resolveu penetrar no serto. Foi com outros e nada encontraram. Tornaram a ir e nada descobriram. Foram ainda uma vez e s viram stios semelhantes aos das pedras lendrias, de cores variegadas e brilhos cintilantes; mas o verdadeiro lugar cobiado no tornaram a ver, por mais esforos que fizessem e por mais fadigas que suportassem. Com to repetidas exploraes Antnio Machado de Souza ampliou os seus conhecimentos de desbravador do serto e concebeu a idia de abrir uma estrada de comunicao entre Montenegro e So Francisco de Paula de Cima da Serra.

De fato, em maro de 1884, com oito companheiros de confiana, filhos, genros e amigos, inicia a travessia do serto, determinando como primeira etapa, o Arroio dos Franceses... Prosseguindo viagem, galgando montanhas, a uma das quais foi dado o nome de Morro dos Cavalos. Dali para diante comearam a notar muitos sinais da , recente ou remota, de indgenas, como instrumentos rudimentares, locais de acampamentos, sepulturas, utenslios de caa, etc.. Seguindo adiante, passaram pela alta cordilheira, muito a leste do atual povoado de Baro, e depois de penosos dias de viagem depararam-se com inmeros vestgios de silvcolas at atingirem um local em que havia dois montes de terras, sendo um maior do que o outro, ambos semelhantes e grandes fornos abandonados (*). A algumas dezenas de metros, ranchos construdos de palha e taquara, cascas de pinhes, sabugos de milho e, no muito distante, ossamentas de cavalos. Como era natural, permaneceram nesse local estudando, observando e comentando o achado, chegando concluso de que aquele campestre servira de acampamento ou toldo de indgenas. O local foi denominado Campo dos Bugres, e hoje a belssima cidade de Caxias... (Citaes de Adami, fls. 31). (*) Esses fornos eram cemitrios indgenas, sendo o maior dos bugres falecidos, e o menor de bugres de outras tribos mortos quando de uma luta em que os locais foram vencedores. Trs anos depois, em 1867, Carl Von Kosseritz (maom) retira as urnas funerrias e as leva para o museu em Porto Alegre. Parece que depois foram enviadas para o Rio de Janeiro para estudos arqueolgicos e museus. ************* DADOS OFICIAIS E HISTRICOS Por aviso de 9 de fevereiro de 1870, o Governo de sua Majestade, Dom Pedro II, autorizou o Ministrio dos Negcios da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas, ceder ao Governo da Provncia de So Pedro enorme gleba de terras devolutas e virgens ainda existentes entre os atuais municpios de So Joo do Montenegro, Estrela, So Francisco de Paula de Cima da Serra, Taquara do Mundo Novo, So Sebastio do Ca e rios Taquari e Antas... cuja colonizao naquele ano de 1870, estava sendo negociada diplomaticamente com as naes interessadas (fls. 13). Em obedincia a esse aviso, JOO SERTRIO, Governador da Provncia, como incio da colonizao de parte dessa gleba, incumbe o Sr. LUIZ ANTNIO FEIJ JNIOR, a organizar uma expedio e penetrar at o Campo dos Bugres, e explorasse e retirasse amostras de terras e fibras vegetais para serem enviadas aos laboratrios da Corte onde foram examinadas e classificadas timas para o cultivo de trigo, de parreiras e outros cereais mais. (fls. 16). Feij Jnior foi quem sugeriu a escolha do Campo dos Bugres para sede da Colnia (futura Caxias). Ele seria, depois o encarregado nomeado pelo Governo da Provncia, de receber os primeiros colonos no barraco provisoriamente construdo pela Comisso de Colonizao. Em 11 de maio de 1877 a colnia at ento denominada Fundos de Nova Palmira, e tambm Campo dos Bugres e Sede Dante, recebe a denominao de Colnia Caxias. (fls. 406).

Em 1883 foi lanada a pedra fundamental da Igreja Matriz de Caxias, cuja cerimnia foi presidida pelo ento presidente da Provncia gacha, Conselheiro Jorge Jlio de Albuquerque. (fls.68). Em 12 de abril de 1884 a Colnia Caxias foi emancipada de estado da Colnia da Corte Imperial Brasileira, para 5 Distrito de Paz do Municpio de So Sebastio do Ca. (fls.59). Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a Repblica, terminando o reinado do Imperador Dom Pedro II. Em 20 de junho de 1890 por Ato N 257 do Governo do Estado foi criado o Municpio de Santa Thereza de Caxias, desligado de So Sebastio do Ca. (fls.407). Em 28 de junho de 1890 foi nomeada a Junta Governativa para dirigir em Comisso, os destinos de Caxias emancipada, composta dos ex-colonos: Ernesto Marsiaj presidente, ngelo Chittolina (maom) e Salvador Sartori, que foi empossada em 2 de julho de 1890. (fls. 116). Em 13 de fevereiro de 1891 a Junta Governativa aumentada para cinco membros; houveram substituies e entrou Rodolpho Felice Laner (maom) como presidente. Em 20 de outubro de 1891 eleito o Conselho Municipal composto de sete membros: Ernesto Marsiaj, Hugo Luciano Ronca, Romano Lunardi, Agapito Conz, Salvador Sartori, ngelo Chittolina e Benjamim Cortes Rodrigues (ambos maons) que foram empossados em 15 de dezembro de 1891. (fls.142), Em 26 de novembro de 1891 a Junta Governativa, antes de ser substituda pelo Conselho, deposta por uma revolta popular , mas reempossada em 14 de dezembro, s vsperas da posse do Conselho. Em 25 de junho de 1892 uma segunda revoluo popular depe o Conselho Municipal, que reempossado dez dias depois, pela interveno de fora militar do Governo estadual. Em 29 de junho de 1894 Caxias invadida por fora revolucionria federalista (maragatos) de 400 homens, chefiados por Belisrio Baptista de Almeida Soares, que incendiou trs edifcios pblicos e um privado (de Rudolpho Felice Laner maom) e saquearam diversas casas comerciais. Em 13 de novembro de 1895 inaugurada a linha telegrfica de Porto Alegre a Caxias. Em 7 de fevereiro de 1897 a Cannica Paroquial assaltada e dela retirado o Padre Nosadini, que expulso da cidade, sendo o ato atribudo aos maons caxienses. Em 11 de maro de 1897 o Dr. Jlio de Castilhos, Presidente do Estado, visita a vila e a cognomina de Prola das Colnias.

Em 14 de junho de 1897 o Padre Nosadini volta do exlio e recebido com estrondosas manifestaes de regozijo pelos catlicos. Em 24 de maro de 1898 s 11 horas da noite, houve um tiro de arma de fogo contra a residncia do Intendente, Sr. Jos Cndido de Campos Jnior, (maom) que estava janela. Este considerou como um atentado sua pessoa e o atribuiu a mandado pelo Padre Nosadini ou seus amigos e afeioados, havendo forte celeuma em torno do caso. Em 1 de junho de 1910 inaugurado o ramal da estrada de ferro ligando Montenegro a Caxias, com grandes festas locais. Em 13 de maio de 1913 inaugurada a luz eltrica, sendo concessionrio o Banco da Provncia do Rio Grande do Sul.

POPULAO DE CAXIAS N o ano de 1885 era de 13.800 habitantes; no ano de 1900 era de 25.000 habitantes (fls.60).

TRANSPORTES E COMUNICAES No tempo dos primeiros imigrantes as viagens da Europa at o Rio de Janeiro duravam trs meses, e at Porto Alegre mais um ms, o que quer dizer que a navegao era ainda a vela e no a vapor. De Porto Alegre, seguiam eles por gua at So Sebastio do Cai, que era chamado de Porto Guimares. De l as viagens eram feitas por terra, por estradas rudimentares, melhor dito por picadas, at seus pontos de destino: Nova Milano, Dona Isabel (hoje Bento Gonalves), Conde DEu (hoje Garibaldi) e Campo dos Bugres (Colnia Caxias). Os meios de transporte nessas estrada eram a p, a cavalo ou em muares com jacs ou bruacas nos lombos, em carretas de bois ou puxadas por mulas ou cavalos. Estrada de ferro, somente em 1910 chegaria a Caxias; automvel, caminho e avio, simplesmente estavam por serem inventados ou industrializados. O telgrafo chegou a Caxias em novembro de 1895. O telefone somente muito mais tarde, e rdio e televiso nem em sonhos estavam. Tal era a situao dos transportes e das comunicaes no perodo dos acontecimentos de que iremos ocupar-nos, os anos de 1887 at 1903. SITUAO POLTICA NO PAS O povo brasileiro estava passando por uma fase de grandes preocupaes e de sofrimentos. Desde o incio do Segundo Reinado vinha acentuando-se o movimento pela libertao dos escravos, isto , desde o ano de 1831, quando o governo tentou suprimir o trfico de africanos, sendo os grandes proprietrios destes homens como Moniz Barreto, Silva Guimares, Vanderley, Silveira Motta, Tavares Bastos

(Visconde de Jequitinhonha), Nabuco de Arajo e outros. O prprio Imperador, Dom Pedro II, sempre estava a incitar os seus ministros a apresentarem leis graduais para acabar com a escravatura. E, de certa feita, do seu bolso, forneceu vultuosas quantias em dinheiro para alforria de elemento servil. Mas haviam os traficantes e egostas proprietrios, que tudo faziam para impedir esse desiderato, pois aqueles ficariam privados de seus lucros com to abjeto comrcio, e estes privados dos investimentos feitos com os escravos, e o que era pior, com a falta de mo de obra barata e essencial para suas lavouras, engenhos e estncias de criao. Por quarenta anos o monarca e abolicionistas nada haviam conseguido de positivo, apesar de seus esforos, at que em 28 de setembro de 1871, o Baro do Rio Branco, na chefia do Ministrio, obteve a primeira Lei, que foi a do Ventre Livre. A emancipao completa s chegou a 13 de maio de 1887, com a Lei urea, sancionada pela Princesa Isabel. Esse benefcio humano, porm, gerou desequilbrio econmico conseqente desagrado em boa parte da populao brasileira. e

Por outro lado as idias republicana avolumavam-se concomitantemente, aumentando o caos nacional, vindo a proclamao da Repblica em 15 de novembro de 1889. A seguir, como era natural, houve a fase de reorganizao geral das instituies governamentais, sob o novo regime, partindo da esfera federal, seguindo-se na estadual e atingindo a municipal, e nesta indo aos distritos, linhas e quarteires. E, nessas transformaes, novas ondas de descontentamentos foram criadas, agravando-se a situao geral, e assim tivemos os movimentos revolucionrios, que em Caxias ocorreram por duas vezes em carter local e um de rbita estadual. Como conseqncia, a populao da antes Colnia, depois Distrito e aps Municpio, esteve sempre envolvida em tais movimentos e reajustamentos que invariavelmente geram discordncias e preocupaes. E isto tudo quando Caxias estava em sua insipiente formao e desenvolvimento econmico, no que, entretanto, continuou galhardamente, passando de Colnia a Vila e chegando a bela, prspera e culta cidade em que hoje orgulhamo-nos viver. SITUAO AGRCOLA, COMERCIAL E INDUSTRIAL Desnecessrio seria aqui dizer que o povoado, como todos os iniciantes, era o ncleo das colnias adjacentes, onde os trabalhadores da terra acorriam para a colocao de seus ainda parcos produtos e para obterem os artigos necessrios sua subsistncia. Por isso estavam se instalando pequenos comerciantes, intermedirios e fornecedores a essa populao rural local. Comeava pequeno artesanato e minsculas indstrias. Promissoras de um bom futuro, mas ainda rudimentar. ASSOCIAES SOCIAIS, CULTURAIS E RECREATIVAS

A vida do povo de Caxias na poca de 1880 a 1890 era quase s de trabalho e trabalho, com mui precrias opes de lazer. No existiam organizaes de amparo e proteo recproca entre os habitantes. Alm dos ofcios religiosos domingueiros, os divertimentos e esportes eram as carreiradas, o jogo de bocha, o de mora, caadas e pescarias, mas nisso no havia motivao associativa. As famlias realizavam alguns bailes onde houvesse local que os acolhesse e quando apareciam msicos ou gaiteiros que os animassem. O esprito associativo e cultural comeava a esboar-se em 1885, quando um pequeno grupo criou a Sociedade Dramtica, que erigiu um teatro pouco tempo depois. Esse teatro, construdo de madeira, localizava-se na esquina da rua Os 18 do Forte com a Visconde Pelotas, cujo prdio, mais tarde, foi vendido ao Clube Juvenil. Ali eram organizados animados saraus, como tivemos oportunidade de assistir em 1920 quando chegamos Vila (quem diz isto Ricardo da Cruz Netto, autor desta compilao). Posteriormente nele funcionou o Colgio Elementar, hoje Grupo Escolar Presidente Vargas. Foi demolido e em seu lugar foi construda uma usina eltrica e hoje (1977) uma dependncia da Cia. Estadual de Energia Eltrica CEEE. Essa deve ter sido a primeira associao cultural e de lazer de Caxias. A segunda foi a Sociedade Operria Principi de Napoli, com fins muturios e recreativos, hoje chamada de Sociedade Caxiense de Mtuos Socorros, fundada em 1 de janeiro de 1887. A terceira associao, fundada 25 dias aps, foi a Loja Manica Fora e Fraternidade, cuja finalidade cultural (aperfeioamento moral e intelectual do homem), auxlio fraternal e beneficente. Essa Loja, na dcada de 1890, realizou no referido teatro algumas de sua brilhantes e concorridas festas de So Joo com o comparecimento, no apenas dos seus associados e familiares, mas de grande nmero de convidados da sociedade local. Torna-se evidente que os primeiros moradores do Campo dos Bugres, vencidas as dificuldades iniciais de um ncleo populacional, sentiam-se impulsionados criao de instituies que proporcionassem amparo, cultura e recreao. Da a Dramtica, a Principi di Napoli e a Loja Manica, cada qual exteriorizando suas tendncias e materializando seus anseios de progresso em todos os campos. Cremos que o informado at aqui suficiente para se ter uma noo do ambiente existente ao tempo em que se criou e viveu a primeira Loja Manica em Caxias.

A Augusta e Respeitvel Loja FORA E FRATERNIDADE teve duas fases de funcionamento: a primeira de 26 de janeiro de 1887 at 29 de novembro de 1890;

a segunda de 3 de maio de 1894 at 27 de maio de 1903. HISTRICO: Na primeira reunio dos fundadores foi definida uma diretoria provisria assim constituda: Venervel Mestre 1 Vigilante 2 Vigilante Orador Secretrio Tesoureiro CHRISTIANO HORN BENJAMIN CORTES RODRIGUES FELIPE GAVIOLI JOS DOMINGOS DALMEIDA RUDOLPHO FELICE LANER ANGELINO CHITTOLINA ANTNIO PIERUCCINI ALEXANDRE CANALI Grau 30. Grau 31 Grau 3 Grau 18 Grau 17 Grau 3 Grau 3 Grau 3

Nota: a ata de fundao est reproduzida na folha 1 e verso do Livro de Architectura, que, conforme termo de abertura, foi iniciado em 3 de maro de 1888. s folhas 2 e verso do mesmo livro, est copiada a CARTA CONSTITUTIVA, emitida pelo Mto:. Pod:. Supr:. Cons:. dos PP:. SS:. GG:. II:. GG:. Protect:. e Verdad:. da Ord:. 33 e Ult:. Gr :. Do Rito E:. A:. E:. A:. junto ao Grande Oriente do Brasil, em Assemblia de 15 de outubro de 1887 (esta data coincide com a da Padroeira de Caxias: Santa Thereza). Assinada pelas GG:. Lluz:.. Copiada pelo Irmo Rudolpho Felice Laner, Secretrio. s folhas 3 e verso foi gravado o Balaustre da Sesso de Instalao que foi feito pela Comisso Instaladora nomeada e que era constituda dos Irmos: Carlos Lanzer Grau 30 Presidente; Pedro Prafs Grau 18 e Manoel Pereira Broth Grau 3. Essa instalao ocorreu no dia 3 de maro de 1888 e no balaustre consta que aps os trabalhos ritualsticos de Instalao e Juramento da Direo, foram admitidos os familiares e houveram discurso alusivos ao ato. Como smbolo distintivo a Loja adotou o seguinte: dois crculos concntricos entre os quais est inscrito o Ttulo e o Oriente; ao centro uma Coluna encimada por uma Estrela de cinco pontas e na altura do dimetro e metade da Coluna, duas mos num enlace fraternal e manico. Observao: a imigrao italiana foi iniciada no ano de 1875, mas a chegada dos primeiros colonos ao Campo dos Bugres somente aconteceu em 1 de junho de 1876, sendo que Rudolpho Felice Laner j maom chegou no dia 30 de agosto. Portanto a Loja foi fundada apenas 10 Anos, 7 meses e 25 dias aps os primeiros colonos chegarem. ********* Os fundadores realizaram numerosas reunies durante a fase provisria, como se verifica no primeiro Livro de Presenas. No haviam balaustres gravados visto faltar a instalao oficial, o que natural. Em 21 de maro de 1888 realiza-se a primeira Sesso Econmica na forma regulamentar. Foram eleitas as Luzes e Oficiais, ficando confirmados nos cargos todos os Irmos da Direo Provisria com o acrscimo de Alexandre Canali como Chanceler e Antnio Pieruccini como 1 Experto.

Em 1 de maio de 1888 houve a primeira iniciao, a do Sr. Francisco Paolo Buffardi, que havia sido proposto em 24 de abril, escrutinado e aprovado nas duas sesses seguintes. Em 12 de maio e 2 de junho de 1888 h referncias sobre correspondncia para a Loja, que estava sendo interceptada pelo padre Augusto Finotti. decidido mandar uma comisso para apresentar protesto a este, que pouco depois foi transferido de Caxias. Em 10 de novembro de 1888 como a mensalidade de Rs.2$500 estava sendo considerada muito pesada a muitos Irmos, foi decidido reduzi-la para Rs.1$000. Em 2 de fevereiro de 1889 falece o fundador e primeiro Venervel, o Irmo Christiano Horn, sendo substitudo, provisoriamente, pelo 1 Vigilante Benjamin Cortes Rodrigues. Em 29 de maro de 1890 o Irmo Jos Domingos DAlmeida comunica ter aberto um curso noturno gratuito para adultos , pois sendo professor pblico desejava prestar esse servio comunidade. Em 28 de junho de 1890 a Loja congratula-se com o Grande Oriente pela escolha do Generalssimo Manoel Deodoro da Fonseca para Gro Mestre e Grande Comendador da Maonaria Brasileira. Em 2 de novembro de 1890 consta no livro o incio da ata n30, que interrompida, sem explicao, seguida das assinaturas devidas. O FIM DA PRIMEIRA FASE DA LOJA. Observao: como veremos adiante, somente foram reiniciados os trabalhos em 3.5.1894, isto , a Loja esteve adormecida por 3 anos e 6 meses, por ignoto motivo, como consta no Ofcio de 18.9.1897, dirigido Grande Secretaria da Grande Loja do Grande Oriente em Porto Alegre. Nessa primeira fase o quadro cresceu para 20 Obreiros. Embora sendo pequeno esse grupo instalou um Templo e eram assduos aos trabalhos. Na ata do dia 25 de maio de 1889, o Orador falou longamente sobre os sacrifcios feitos pelos fundadores e primeiros associados, destacando os Irmos Horn, Cortes e Chittolina. Disse que Horn teve de mudar-se para a Colnia Izabel, distante 5 lguas, mas que rara foi a sesso a que deixou de comparecer; que, apesar de seus 70 anos e doente, montava a cavalo, com chuva ou geada ou temporal e prejudicando seus interesses pessoais e familiares vinha a Caxias cumprir seu dever, dado o seu ardente amor Loja e grande famlia manica. Lembrou o Orador que o Irmo Benjamin Cortes Rodrigues, logo aps saber da existncia de outros maons em Caxias, comeou trabalhar na criao de uma escola de instruo para preparar futuros iniciados, e, junto com Christiano, tudo fizeram para a fundao da Loja. Que Benjamin, quer como 1 Vigilante, quer como Venervel provisrio, sacrificava-se de toda forma, inclusive abandonando interesses pessoais para ir com freqncia a So Leopoldo tratar de assuntos da Ordem, por cujas despesas de viagem, instado, cobrava a tnue quantia de Rs.5$000, ele que tinha famlia com sete filhos. Disse que outro dedicado Irmo era o ngelo Chittolina, que, alm de muitos outros servios,

financiara com elevada importncia em dinheiro a construo do Templo, o que outros tambm fizeram. Participaram da Loja nessa primeira fase, alm dos 8 fundadores, mais 12 Irmos, perfazendo o total de 20, assim nomeados 1 Christiano Horn, fundador, primeiro Venervel, falecido. 2 - :Benjamin Cortes Rodrigues, fundador, iniciado na Loja Fora e Unio. 3 Felice Gavioli, fundador, iniciado na Loja Fora e Unio. 4 Jos Domingos DAlmeida, fundador, iniciado na Loja Luz e Ordem. 5 Rudolpho Felice Laner, fundador, iniciado na Loja Luz e Ordem. 6 Angelino Chittolina, fundador, iniciado na Loja Fora e Unio. 7 Antnio Pieruccini, fundador, iniciado na Loja Fora e Unio. 8 Alexandre Canali, fundador, no encontrada sua iniciao. 9 Francisco Paolo Buffardi, primeiro iniciado nesta. 10 Antonelli Euzbio, regularizado, iniciado na Frana. 11 Martin Matioda, iniciado nesta. 12 ngelo Dalto, iniciado nesta. 13 Dr. ngelo Dourado, regularizado como membro honorrio. 14 Christiano Moeller Jensen, iniciado nesta. 15 Gaetano Francisco Nerroni, iniciado nesta. 16 Vittrio Limieri, iniciado nesta. 17 Joo Muratore, regularizado, iniciado na Loja Luz e Ordem. 18 Victrio Chittolina, regularizado, iniciado na Itlia. 19 Pedro Schmitt Filho regularizado como membro honorrio. 20 Giovani Christofoletti, iniciado nesta. ************************ A SEGUNDA FASE Em 3 de maio de 1894 recomeam os trabalhos, sendo lavrada a ata como Sesso Extraordinria. Estavam presentes os Irmos desta e de outras Lojas: 1 Benjamin Cortes Rodrigues, Grau 18. 2 Rudolpho Felice Laner, Grau 18. 3 Antnio Pieruccini, Grau 3. 4 Joo Muratore, Grau 7. 5 Angelino Chittolina, Grau 18. 6 Jos Domingos DAlmeida, Grau 30. 7 Joo Garibaldino Rolim, Grau 18, da Loja Progresso da Humanidade. 8 Ataliba Roesller, Grau 3, da Loja Orientao. 9 Sebastio Horta, Grau 3, da Loja Progresso da Humanidade. 10 Maurcio Nunes DAlmeida, Grau 3, da Loja Cruzeiro do Sul. Falou o Irmo Garibaldino salientando a convenincia, a bem da Ordem, de ser recomeado o trabalho desta Oficina agora, quando urge a todo maom manifestar-se pela manuteno do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, quando a sociedade tanto necessita de homens virtuosos que a dirijam, no que todos concordaram, marcando-se o dia seguinte para a eleio das Luzes que iro tomar a si a regularizao desta respeitvel Oficina, cujos membros muito agradecem aos Irmos Rolim e Roesller pelo concurso e iniciativa neste nobre empenho de regularizar os trabalhos. Porm, no dia seguinte, a Loja resolveu incumbir o Irmo Jos Domingos DAlmeida com ir a Porto Alegre para colher instrues sobre como proceder na

10

regularizao. Somente a 7 de junho pode dar contas da incumbncia e foi eleita a nova Direo Provisria, que ficou assim constituda: Venervel Mestre Jos Domingos DAlmeida, fundador. 1 Vigilante Benjamin Cortes Rodrigues, fundador. 2 Vigilante Rudolpho Felice Laner, fundador. Orador Antnio Pieruccini, fundador. Secretrio Joo Muratore. Em seguida a Direo Provisria foi empossada e a sesso prosseguiu seguindo o Ritual. Entraram 11 propostas; 1 de filiao; 3 de regularizao e 7 de iniciao de profanos desejosos de ser maons. Por serem todos muito conhecidas como pessoas dignas e merecedoras de admisso, atendendo urgncia do momento, a Loja resolveu dispensar os quesitos do Regulamento Geral e procedeu ao escrutnio, do qual resultou a aprovao de todos. O Irmo DAlmeida deu conhecimento da situao em que se achava a grande questo da separao da Maonaria Riograndense, revelando a causa que levou os Irmos da Capital a esse extremo. Posto o assunto em discusso e votao, a Loja unanimemente resolveu passar a trabalhar sob o auspcio do Grande Oriente do Rio Grande do Sul e dar disto conhecimento ao do Rio de Janeiro. Em 8 de junho de 1894 aps as filiaes e regularizaes, o Irmo visitante, Dr. Joo Baptista Galvo de Moura Lacerda, delegado do Soberano Gro Mestre, referiu-se s causas da proclamao do Grande Oriente do Rio Grande do Sul e ao altamente humanitrio papel que cabia Maonaria Riograndense desempenhar neste momento em que os dios tm obscurecido os espritos ao ponto de cobrir de luto um povo inteiro, banhando o solo da Ptria com sangue precioso. Salientou a necessidade de tornarem-se as nossas Oficinas em campo neutro, mais do que isto, um como que poder moderador, capaz de amortecer o choque das paixes durante esta luta fratricida! (lembramos que referia-se revoluo federalista, entre republicanos e maragatos). Em 15 de junho de 1894 o Venervel referindo-se ao sobressalto em que vivia a sociedade caxiense, face a acontecimentos de Nova Trento e So Francisco de Paula, pede a todos os Irmos que procurem convencer os profanos do perigo das ameaas dos inimigos da paz e que estejam prevenidos e em guarda, pis s assim se evitar o assalto prometido Vila. A Loja permaneceu em sesso permanente nos dias 22, 23, 24 e 25. Em 29 de junho de 1894 segundo Adami, Caxias foi invadida pela fora revolucionria, acontecendo mortes, incndios e saques. Uma das casas queimadas e outra saqueada pertenciam ao Irmo Rudolpho Laner. Em 14 de julho de 1894 foi relatado que os Irmos Pieruccini e Salerno concorreram para o sepultamento dos mortos por ocasio do assalto Vila, e que outros Irmos tambm o fizeram. Alguns no puderam fazer o mesmo, visto estarem envolvidos nos cuidados exigidos segurana de suas famlias. O Irmo Orador, falando pelo Irmo Venervel, inteirou a Oficina de que, devido interveno do Gro Mestre que to a tempo veio Vila a Fora Armada livrar esta laboriosa e pacfica populao e comrcio do seguido e quias mais desenfreado saque.

11

Em 16 de julho de 1894 o Irmo Laner pede constar em ata que foi o prprio Venervel Jos Domingos DAlmeida, que pessoalmente fora a Porto Alegre em busca de auxlio oficial contra os perturbadores da ordem pblica e incendirios do dia 30 de junho. O Irmo Venervel comunica que o Vigrio da Parquia se negara a fazer o casamento da filha do Irmo Antonelli Euzbio por ser ele maom e por ser o Juiz de Paz o Irmo Benjamin Cortes Rodrigues (1 Vigilante) tambm da Maonaria e que falou com o Vigrio, tendo este dito que iria consultar o Bispo... Em 18 de julho de 1894 o Irmo Joo Muratore pede um voto de louvor ao Venervel Mestre por ter sado de Caxias debaixo de balas, no dia 30 de junho, para pedir auxlio ao Governo, que foi solcito e pronto em mandar foras. Em 19 de julho de 1894 eleio da direo efetiva e regular, conforme quadro, isto : Jos Domingos DAlmeida como Venervel Mestre; Maurcio Nunes DAlmeida como 1 Vigilante; Rudolpho F. Laner como 2 Vigilante; Olivrio Sambaqui como Orador; Francisco Nicolau Salerno como Secretrio e Joo Baptista de Lucena como Tesoureiro. Em 24 de agosto de 1894 em uma das sesses anteriores, algum comunicou um incidente ocorrido no mundo profano com o Irmo Benjamin Corte Rodrigues dizendo que julgava que ele havia se excedido e se portado de maneira inconveniente e imprpria a um maom. A Loja nomeou comisso para investigar. Nesta data os sindicantes, cada um per si, apresentaram por escrito o que colheram e manifestaram suas opinies a respeito. Todos foram unnimes em afirmar que Cortes fora premeditada, calculada e propositadamente insultado de maneira inslita e que, ele, embora maom, no poderia ter reagido de outra forma. Numa dessa pranchas o sindicante historiou o comportamento anterior e relevantes servios que j prestara Ordem e citou os duros revezes que vinha sofrendo, capazes de enlouquecer at os fortes de esprito, e concluiu que s se devia lamentar sua desventura e pela sua magnitude e todos correrem em seu amparo e auxlio, simbolizando Assim o lema da casa: FORA E FRATERNIDADE. O Secretrio Salerno, registrou o seguinte, que pela sua magnitude reproduzimos na ntegra: Concedida a Palavra, o Irmo Venervel Jos Domingos DAlmeida passou o Malhete (deixou a presidncia) para produzir a brilhantssima pea de Arquitetura seguinte: disse que, embora a questo relativa ao Irmo Cortes estivesse terminada, julgava-se no dever de externar seu pensamento e era que, sendo a Maonaria uma associao de homens virtuosos, cujo objetivo o aperfeioamento moral, socorrendo-se e amando-se mutuamente, intimamente ligados pela confiana, o interesse comum impunha rigoroso dever de no iniciar nos nossos Augustos Mistrios se no aquelas pessoas que sejam capazes de atingir o fim proposto, e que no envergonhem os seus Irmos. Assim, quer se trate de admisses de profanos, quer se averige o proceder irregular de um maom uma vez que a Loja garantia das qualidades presumidas no iniciado sempre digno de encmios e escrpulo, exatido e severidade da Loja e dos Irmos nas informaes que se houver de tomar sobre propostas ou irregularidades da conduta de maom. E a esses louvores fazem jus os dois Irmos que iniciaram a sindicncia: Cortes e Rodrigues. Disse mais, que esse rigor to necessrio ao bom nome da Loja no devia esquecer a obrigao em que todos os maons esto, de se protegerem e ampararem mutuamente, obedecendo a divisa um por todos, todos por um.

12

Em 8 de agosto de 1894 foi recusada a entrada de um visitante, que no respondeu satisfatoriamente s perguntas de praxe. Em 28 de maro de 1895 a Loja autorizou retirar o fundo de Rs.1$000 (um conto de ris) da Caixa Econmica de Porto Alegre, onde rendia o juro de 5% (cinco por cento ao ano), para emprestar a um Irmo sob garantia de bens, que ofereceu pagar 7% (sete por cento). Em 4 de maio de 1895 notcia da renncia do Gro Mestre e fundao da Loja Confraternizao em So Sebastio do Cai. O Venervel falou sobre os motivos da separao do Grande Oriente do Brasil...Tambm que esta Loja tem concorrido para que seja conservada uma guarnio militar na Vila, afim de evitar que seja assaltada de novo, do que, no entanto, no estava livre, mas que ele, Venervel, ocupando o lugar do Intendente, estava providenciando para evitar grande catstrofe. Em 28 de junho de 1895 foram tratados assuntos administrativos e regozijo pela volta do Irmo Benjamin, que estivera ausente. Em 26 de novembro de 1895 lida comunicao da instalao da Loja Perseverana em Vacaria e pedido para iniciar aqui vrios profanos (observao: j naquele tempo!). Em 23 de setembro de 1896 Jos D. DAlmeida retira-se para Porto Alegre. (observao: l aproveitado no Grande Oriente at como Grande Secretrio, mas sempre interessado e com freqncia visitando a sua querida Fora e Fraternidade). Em 24 de junho de 1896 Sesso Branca, com muitas famlias de Irmos e profanos, em homenagem a So Joo e regozijo pelo nascimento e reconhecimento do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Em seguida baile no pavimento trreo da Loja, animadssimo at as 3 horas da madrugada. Em 23 de julho de 1896 O Irmo Orador pede providncias enrgicas contra padre que, do plpito, vive a injuriar os maons. nomeada comisso para resolver. Observao: comea o Episdio Nosadini Em 7 de setembro de 1896 recomendada vigilncia por causa do padre que todos os dias prega contra a Ordem.. Em 28 de outubro de 1896 novamente pedida providncia sobre o procedimento do padre, mas o Irmo Orador diz que a propaganda que ele faz tem produzido efeitos contrrios, pois sabido que desde que ele comeou a falar contra a Ordem mais tem aparecido profanos para iniciarem-se. O Venervel disse que essa questo a princpio parecia ser sem importncia, mas observando com mais ateno, era de muita relevncia, porque desde que se tratasse de fazer qualquer cousa a esse padre, teramos de lutar com muitos milhares de fanticos. Recomendou prudncia e props Loja consultar o Grande Oriente. Em 12 de fevereiro de 1897 foi dado conhecimento Loja que um Irmo, no mundo profano, denunciara outro como implicado na expulso do padre, ocorrida no dia 7, e proposto fosse aquele admoestado e suspenso por trs meses, etc.,

13

etc., (Observao: a Loja expulsou o culpado, mas pouco depois reconsiderou e readmitiu-o. Esse Irmo continuou trabalhando ativamente). Em 1 de maro de 1897 iniciado Belisario Baptista de Almeida Soares (o mesmo que em 29.6.94 comandara o ataque Vila, com saques, incndios, mortes, etc., etc. ???). Em 22 de maro de 1897 o Irmo Vigilante Jos Cndido de Campos Jr., Intendente de Caxias, falou ter sabido de certas cousas em relao ao Padre Nosadini. Que no acreditava que a violncia por ele sofrida pudesse partir da Loja, apesar de que algum impute aqueles feitos aos maons, etc. Leu um telegrama que dirigira ao Presidente do Estado e pediu Loja no tomar nenhuma resoluo a respeito antes da resposta. Disse que era obrigao de todos agir de acordo com ele, no s pelo Grau que tem, como tambm pela posio civil que ocupa. Em 8 de abril de 1897 comunicado que tramava-se uma sedio de colonos, capitaneada por Antnio Micheloni, afim de hostilizar a Loja e as casa dos Irmos e pedido de interveno das autoridades. O Venervel disse que iria faze-lo e adiantou que o tal Micheloni e outros so gente sem putabilidade e prestgio algum. So apenas fanticos. Em 10 de abril de 1897 o Venervel comunicou que o Intendente, Irmo Campos Jnior, tomou providncias para nada acontecer. Em 8 de maio de 1897 compareceu o Intendente e relatou com mincias as conseqncias ruins, que teve o povo de Caxias em geral, com a expulso do Padre Nosadini. Indagou primeiramente se esse ato tinha sido deliberado pela Loja e ouviu negao. Depois de outras consideraes, props , para o regresso do dito padre, a condio dele jamais prosseguir difamando a nossa respeitvel Instituio, como tambm, sob o nosso honrado e sagrado juramento, de conservarmo-nos na mais plena neutralidade e no cometer a mnima violncia. Isto foi aprovado. Em 11 de junho de 1897 I rmo Campos comunica regresso de Nosadini (aps 4 meses de exlio) e apresenta uma carta a ele escrita pelo Padre, cheia de promessas para o bem estar do lugar e dizendo s cuidar dos deveres eclesisticos e ser neutro, esquecendo as afrontas do passado. Campos pede extrema prudncia dos Irmos e conservao de promessas em respeitar o regressista (sic) a bem da ordem local, e adverte que ser punido com todo o vigor da Lei Manica e Civil aquele que tentar violentar, sem justa causa, as garantias concedidas a esse pastor, etc., etc.. Nota: deve ser bem compreendido que Campos, sendo maom, mas ainda no filiado Loja, era tambm o Intendente Municipal, e cumpria-lhe manter a tranqilidade da famlia caxiense. Agiu com energia, prudncia e diplomacia, salvaguardando os brios da Ordem e propugnando pelo bem estar da coletividade. Em 19 de junho de 1897 nesta reunio foram filiados o Irmo Campos Jnior e o Irmo Jlio Campos, Grau 18. (No foi possvel estabelecer se eram irmos ou primos).

14

Em 24 de junho de 1897 sesso comemorativa a So Joo, com presena de familiares e convidados. Houve adoo pela Loja de 12 Lowtons (filhos de maons). O Irmo Victor Bersani (agente consular da Itlia) discursou em lngua italiana. Nota: durante os prximos 45 dias trabalhos de rotina intensos, mas nada importante para registrar aqui. Em 8 de agosto de 1897 comentado que estaria sendo tramada uma ciso para surgir uma nova Loja sob o auspcio do Grande Oriente do Brasil. ( Nota: passaro cem anos para que esse fato se concretize). Em 4 de outubro de 1897 registra-se que outro padre, recm chegado, fez sermo agredindo a Loja. O Irmo Campos (Intendente) l carta do Padre Nosadini, em resposta a seu protesto, dizendo que o autor j fora admoestado e que ele, Nosadini, prefere ficar sozinho (sem coadjutor) a ter como auxiliar um padre que reincide... Em 11 de novembro de 1897 - algum consulta se era legal a Loja iniciar amasiados, pois haviam entrado propostas de profanos, chefes de famlia, que mantinham amasias. Os proponentes julgavam que esses preenchiam os requisitos regulamentares. (Nota: sente-se que os opressores cercavam a Loja por todos os lados; instigavam infiltraes e procuravam induzir os Irmos a cometer erros para desmoralizar a Instituio). Em 18 de novembro de 1897 os Irmos Bersani e Maurcio de Almeida esto em litgio. Em 2 de dezembro de 1897 - o Irmo Dal Pr pede auxiliar o pastor evanglico a construir um templo e poder combater o jesuitismo. Em 9 de dezembro de 1897 cogitada a constituio de um Captulo. Em 3 de maro de 1898 referncias a maus exemplos de Irmos que deveriam ser os primeiros a honrar a Loja, mas estavam fazendo escndalos e desmoralizando-se perante o pblico. Em 11 de abril de 1898 15 membros do Grau 2 so elevados ao Grau 3. O Irmo Campos comunica atentado contra sua pessoa, ocorrido em 24.3.1898, indicando os mandatrios. (Nota: veja-se Histria de Caxias, de Adami, pgina 86, 2 coluna, carta do Campos ao Delegado de Polcia Sr. Marsiaj. O armistcio durou apenas 9 meses). Em 13 de junho de 1898 comunicao de diversas novas Lojas fundadas no Estado: Camaqu, Estrela. Taquari, So Jernimo, Santo Antnio da Patrulha e Lavras. Em 16 de junho de 1898 o Orador censura os Irmos porque verificou que apenas 8 dos 18 presentes participaram do Tronco de Beneficncia (coleta). A coleta produzira Rs.$960 (novecentos e sessenta reis). ( Nota: pelo nmero das moedas recolhidas fora fcil constatar e afirmar...). Em 24 de junho de 1898 Sesso Branca com a Adoo de 13 Lowtons. Coleta Rs.$16.900.

15

Em 14 de julho de 1898 o Irmo Campos diz que o Padre ofendeu sua honradez e a dignidade de sua famlia... Em 4 de agosto de 1898 o Irmo Laner, estando necessitado oferece prdio Loja por Rs.$9.500.000, com entrada de um conto de reis. Oferta recusada por no haver recursos suficientes para a compra. Em 11 de novembro de 1898 proposta a elaborao de estatuto de Sociedade Civil, para quando for possvel comprar um imvel. Em 29 de novembro de 1898 comunicada a fundao de mais 7 Lojas no Estado. renovada a proposio para a fundao do Captulo, por ter Caxias sido indicada para ser a sede da 2 Zona. Em 4 de maro de 1899 o Irmo Jos Domingos DAlmeida, como visitante, sugere a formao de biblioteca, pois todos devem conhecer plenamente o significado e obras da Maonaria. Salienta o bom conceito que a Fora e Fraternidade tem perante o Grande Oriente do Rio Grande do Sul e fala sobre as lutas sem quebra de dignidade, dando-nos honra e impulso, contra nefanda e retrgrada seita jesutica, que nada poupa para nos exterminar. Em 29 de maro de 1899 visita do Irmo Germano Hasslocher, Grau 33, que faz brilhante discurso. Em 19 de abril de 1899 o Irmo Campos Jnior encarece a convenincia de a Loja comprar um edifcio e sugere o em que funciona atualmente a Intendncia Municipal, que ser posta em hasta pblica. nomeada comisso para estudos, composta pelos Irmos Anncio Ungaretti e Orestes Cattaneo. Em 24 de maio de 1899 deliberado oferecer at Rs.$5.300.000 no leilo do prdio da Intendncia Municipal. Em 24 de junho de 1899 houve sesso ntima de So Joo, sem festa, para economizar dinheiro destinado compra do prdio, deixando-se festejos para a inaugurao. (Nota: em 30.9 e 18.11 v-se que o prdio foi comprado mas necessitava de reformas e, como no houvesse meios, deviam mudar o Templo assim mesmo, at que se pagasse a compra que fora feita por Rs.4.500.000. A mudana foi feita, mas por falta de dinheiro a casa no foi paga e a compra ficou nula; a Intendncia passou a cobrar aluguis de Rs.$10.000 ao ms. A causa do no pagamento fora o desvio de dinheiro e negligncia de dois tesoureiros. Houve celeuma. Parte do dinheiro foi reposta mais adiante. Tudo isto gerou muito desagrado entre a irmandade). Em 12 de agosto de 1899 - um Irmo enviuva. Arruinado, deixa Caxias e entrega filha menor ao compadre, tambm nosso Irmo, afamiliado (sic) e j em situao econmica em declnio. Por isto solicita Loja a doao de uma vaca para ajudar no sustento da menina. A Loja vota pelo fornecimento dirio de uma garrafa de leite. (Nota: por essa poca muitos Irmos estavam ficando arruinados). Em 20 de fevereiro de 1900 so excludos 22 Irmos incursos no Art. 202 (falta de pagamento).

16

Em 20 de maio de 1900 Carta do Grande Oriente do RS aos Secretrios de todas as Lojas fazendo numerosas recomendaes sobre como conduzir eficientemente as secretarias, dizendo: Nas vossas mos est em grande parte o restabelecimento da regularidade dos trabalhos. Lede toda a correspondncia em Loja, lede os boletins e notas aos Irmos, como as outras Lojas Oficinas marcham firmes, digo, ufana cumprindo risca todos os seus deveres: estimulai-os com o exemplo das outras. E de vossa parte mandai Grande Secretaria o quadro geral dos Obreiros e resumo das alteraes, conforme o modelo no final do vademecum. Lembrai ao Irmo Tesoureiro a disposio do 3 do Art. 141 do Regulamento Geral, mandai finalmente os testamentos dos iniciados. Organizai o arquivo, vede se possvel organizar uma biblioteca. Fazei tudo isso e sereis um benemrito. (Nota: o Secretrio Cattaneo manifesta-se molestado, pois estava fazendo isso e o mximo para o seu desempenho). Em 24 de junho de 1900 dia de So Joo, sem festa por falta de apoio e freqncia. Protesto contra faltosos e meno de que a Inquisio ainda luta sob outros aspectos, sob forma de opresso. Em 30 de junho de 1900 um Irmo ferido num conflito em que se envolvera. Em 7 de julho de 1900 outro Irmo foi mal no negcio, estando a vender at a prpria moradia para poder saldar dvidas e sobreviver. Em 28 de julho de 1900 comunicado que dois Irmos se provocaram para briga, por motivos comerciais, e haver outro h dois anos doente e sem trabalho. Em 11 de agosto de 1900 voto de pesar pelo assassinato do Rei Humberto, da Itlia, por um anarquista. Em 30 de agosto de 1900 Onze Irmos de Forqueta enviam carta dizendo estarem ameaados por diversos colonos vizinhos, por serem maons, tendo sido um deles agredido e havido emboscadas a outros. Para prevenir desastres foi nomeada comisso para falar ao Intendente e pedir interveno da autoridade competente. Em 18 de janeiro de 1901 comunicao da fundao da Previdncia Manica no Estado, cuja idia foi agitada pelo Irmo Caldas Jnior (fundador do Correio do Povo). Em 13 de abril de 1901 o Irmo Secretario refere-se ao extenso relatrio apresentado pelo Venervel Sambaquy e apela para que os Irmos abandonem as tricas e futricas e, unidos e fortes, cuidem do desenvolvimento da Loja e, com fraternal unio, procurem derrotar por completo os inimigos que esto sendo combatidos tenazmente pelos Filhos da Viuva, pelos defensores da Luz. Em 8 de junho de 1901 a Loja mandou auxlio pecunirio ao Irmo F. Muscani, por estar doente e sem meios. Tambm foi pedido auxlio para o Irmo Felice Gavioli, fundador, por estar doente e sem recurso. Em 24 de junho de 1901 festa de So Joo, no Teatro, com familiares e convidados, tendo sido adotadas 15 crianas. O Irmo Victor Bersani discursou

17

em italiano; o Irmo Carlos Hildebrand em alemo e Herculano Montenegro em portugus. Baile animado at as 2.30 horas Em 7 de setembro de 1901 na ata consta o resumo do movimento da Loja no ltimo semestre. Tinha em 31.8.1901 104 Obreiros; entraram 2; pediram demisso 3; faleceram 2 e restaram 101. (Nota: se o nmero de maons tivesse crescido na mesma proporo da populao, de 25 mil para 250 mil, at 1977 data desta pesquisa, deveriam existir agora pelo menos um mil de participantes ativos). Em 19 de outubro de 1901 mandado auxlio de Rs.$50.000 a Irmo doente e sem recursos, recolhido Santa Casa de Porto Alegre. Em 14 de dezembro de 1901 Irmos de Forqueta pedem auxlio para outro Irmo em penria. Com vistas s prximas eleies na Loja, foi feito apelo para serem trazidos s sesses muitos Irmos dispersos e transviados, para unidos trabalharem no desenvolvimento e engrandecimento da nossa cara Instituio que, infelizmente, est sendo desvirtuada pelos prprios e, caso no possa haver congregao dessas ovelhas desgarradas, era de parecer que a Oficina fechasse suas portas, pois no se deveria sacrificar a meia dzia de outros devotados.... Em 12 de abril de 1902 os Irmos Venervel e Secretrio explicam a torpe calnia levantada contra o Irmo Campos Jnior (Intendente). Essa campanha h muito tempo lhe faziam seus inimigos, sobre a honestidade de sua administrao municipal e sua vida particular. Foi proposto que cada Irmo no perca a oportunidade de explicar, no mundo profano, a razo do suposto desfalque de que o acusam , na Intendncia Municipal. Em 19 de abril de 1902 faleceu o Irmo, fundador, Felice Gavioli, aps prolongada enfermidade. 1) relatado o incidente entre o Irmo Djalma Seliste e o profano Antnio Mendes Ribeiro; 2) o Irmo Bersani acusa civilmente o Irmo Jos Felix Saucedo e este se justifica em Loja (h grande celeuma a respeito). 3) - o Orador Campos Netto acusa o Victor Bersani com o incurso em vrios artigos do Regulamento Geral e prope que seja processado manicamente. Cataneo discorda e pede seja chamado o Bersani para que, antes se justifique em Loja. 4) o Venervel Sambaquy explica as causas das acusaes contra o Irmo Campos e l um abaixo assinado que os Irmos esto promovendo a respeito. (Nota: numa s sesso, quanta cousa desagradvel evidenciando a opresso contra a famlia manica, que se avoluma e fcil imaginar de onde provm). Em 26 de abril de 1902 o Orador censura o Irmo Romita por ele levar seus filhos a estudar em convento jesuta de Nova Trento. O Irmo Cortes replica dizendo que tambm leva as suas filhas s Freiras, visto no haver melhor colgio no lugar. Que o faz constrangido, mas que elas tm tido bom aproveitamento e no pode deixa-las sem instruo adequada. ( Nota: descontroles e intransigncias internas). Em 24 de maio de 1902 telegrama da Loja de Lajes pedindo providncias para punio dos culpados pelo assassinato de nosso Irmo Olinto Centeno e do Sr. Ernesto Canozzi. (Nota: eram dois viajantes que, portando dinheiro, foram mortos em emboscada perto do Rio Pelotas, pelos irmos Brocatto, de m fama na regio.

18

Em 14 de julho de 1902 o Venervel Sambaquy envia carta Loja demonstrando a sua precria situao, onde nem sequer pode mitigar a fome de seus filhos, pois at o nico bem que possua a casa onde morava foi seqestrado para cobertura do pretenso desfalque havido na Intendncia (onde era secretrio); jurando estar inocente, dizendo que no era ladro, como propalam, e que se tal fosse certamente no estaria em tal estado. Pede auxlio para viajar ao torro natal, para restituir quando a sorte o favorecer. A Loja resolve oferecer-lhe Rs.200$000. O Secretrio Cattaneo pediu nomeao de comisso para interceder junto ao Vice Intendente a respeito do edifcio em que trabalha a Loja, visto ter ficado nula a compra por falta de pagamento e em virtude da nova organizao havida na Intendncia Municipal. ( Nota: o Irmo Campos, que fora Intendente nomeado, depois eleito e reeleito, devido insustentvel situao que lhe criaram, renunciou ao cargo na metade do ltimo mandato. Nomeado em 30.9.1895; eleito em 29.9.1890; reeleito em 30.9.1900; renunciou em 1.7.1902 sendo substitudo pelo Vice Intendente Sr. Alfredo Soares de Abreu, que governou at janeiro de 1904 Adami, fls. 183/184). Em 23 de julho de 1902 o Secretrio Cattaneo informa que a comisso falou com o Intendente e que este declarou ceder o prdio mediante o aluguel mensal de Rs.$10.000 e que oferecia metade do lote onde existia a fonte pblica para a Loja construir seu Templo, pagando Rs.$500.000 (quinhentos mil reis). Foi decidido que com a mxima brevidade fosse requerido esse lote, para construir-se um Templo condigno com a Instituio, quando os recursos o permitirem. Em 26 de julho de 1902 carta do Venervel Sambaquy confirmando o que consta na ata de 14.7 e repetindo ser inocente e que breve surgir a Luz. Resigna o cargo e despede-se dos Irmos. O Secretrio informa j estar despachado o requerimento sobre o lote e conseguiram obter por Rs.$400.000. ( Nota: Esse valor foi pago e a Intendncia forneceu ttulo definitivo de propriedade, conforme documento existente). Em 2 de outubro de 1902 de regresso a Vila readmitido o Irmo Francisco Nicolau Salerno, Grau 30. O Irmo Campos faz discurso deprimente contra a direo da Loja, onde a Virtude e a Fraternidade no reinavam mais, etc., etc.. O Irmo Victor Bersani diz ter faltado a sesses por essas causas e apoia o Campos. O Orador Cattaneo diz ser crueldade e protesta contra to ingratas acusaes do Campos. Este responde que o isenta, que afinal no se referia a toda a direo. Miguel Muratore diz que a aniquilao da Loja se deve ao poder de imposies por que ela passou e aos desvios do dinheiro. Afirmou que se a administrao se dedicar ao levantamento dos crditos, trabalhando com honestidade, estava disposto com os demais Irmos da 1 Lgua e de Forqueta a se dedicarem com afinco pela benemrita Instituio Manica. Em 4 de outubro de 1902 o Orador e o Secretrio pedem que conste em ata um voto de profundo pesar pela morte do Respeitvel Irmo Oliverios Sambaquy (que foi Orador em 1894; Secretrio em 1895 e Venervel de 1895 a 1902) e tambm voto de pesar pelo passamento, na Europa, do Irmo Emlio Zola. Entra uma carta da Sra. Felisberta da Luz Sambaquy agradecendo pelos inolvidveis servios prestados ao finado e pedindo esforos para reaver a casa seqestrada pela Intendncia. A Loja incumbe Bersani e Ungharetti de consultarem advogado para ver o que se pode fazer. O Irmo Francisco Salerno apresenta-

19

se como candidato a Venervel Mestre para a prxima eleio, em substituio do Irmo Sambaquy, que renunciara e falecera. O mesmo ainda congratula-se com o Irmo Joo Cruz, por estar confirmado o desmentido das terrveis acusaes levantadas contra ele por um desvairado de Lajes, nos fatos relacionados com a fuga dos irmos Brocatto, acusados da morte do Canozzi e do Irmo Centeno. Em 1 de novembro de 1902 realizada a eleio para a vaga do Venervel. Resultado: VICTOR BERSANI (agente consular da Itlia) 12 votos; FRANCISCO NICOLAU SALERNO 5 votos. O primeiro foi declarado eleito. Concedida a palavra ao Orador, Campos, este comeou censurando os Irmos que deram seu voto ao vencedor, considerando-o incapaz e protestando contra a eleio e descambando numa srie de improprios e acusaes pesadssimas. O Secretrio, Cattaneo, lamentou o dio que o Orador devota ao Bersani e defende-o das acusaes, dizer ser filhas da tenaz perseguio e vingana de suas paixes particulares, e arrasou o Campos... O Irmo Muratore, refutando o Campos, disse que votou conscientemente no Bersani. Devido ao adiantado da hora a sesso foi suspensa para ser continuada no dia 3. Em 3 de novembro de 1902 o Venervel interino Antnio Piccoli declara que a eleio feita era nula, devido a algumas irregularidades havidas, pois muitos votantes no estavam quites e nem mesmo o Irmo eleito estava em dia com a Tesouraria. Depois de vrias consideraes e manifestaes, foi declarada nula a eleio do dia 1 e deliberado fazer-se outra no dia 15. O Irmo Campos pediu a retirada de suas acusaes feitas na sesso anterior. Em 8 de novembro de 1902 o Irmo Victor Bersani lamentou no ter estado presente sesso em que o seu nome fora torpemente coberto de infmias etc., etc. e sentia profundamente a infamao mesquinha que lhe fora feita. Houveram contestaes speras , acabando ele retirar-se perturbado do Templo. Em 15 de novembro de 1902 por ser feriado nacional no houve a sesso marcada. Em 24 de novembro de 1902 o Secretrio Cattaneo no comparece. O Venervel interino Djalma Selistre, explicando os motivos da protelao da sesso marcada para a eleio atribui a culpa ao Secretrio, chamando este de tendencioso, insubordinado, faccioso, etc. e suspendeu a sesso para a confeco das chapas concorrentes. Aps 15 minutos reinicia a sesso consultando-se primeiramente o Tesoureiro Irmo Adelino Sassi sobre quem estava em dia. Constatou-se que 8 estavam regulares e 3 irregulares; estes tiveram de deixar o recinto. Feita a votao, verificaram que o Irmo Francisco Nicolau Salerno recebeu 7 votos. Foi imediatamente empossado e usando da palavra prometeu tudo envidar para amenizar a chuva de dios que estava havendo sobre a Loja, etc. etc. Em 6 e 12 de dezembro de 1902 sesses rotineiras foram realizadas. Em 20 de dezembro de 1902 - realiza-se a ltima sesso regular da Loja por ser final de exerccio. Em 10 e 24 de janeiro de 1903 como consta no Livro de Presenas reuniram-se 7 e 16 Obreiros respectivamente, mas no houve registro em atas.

20

E FOI O LAMENTVEL FIM DA FORA E FRATERNIDADE Em 4 de fevereiro de 1903 o Desembargador Antnio Antunes Ribas, Gro Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, decreta a suspenso da Loja pelo prazo de um ano, conforme cpia anexa Em 27 de maio de 1903 foi lavrada a ata da comisso incumbida do encerramento das atividades da Loja, com destinao do material, arquivos, etc.. Esta assinada pelo Irmo Jos Domingos DAlmeida ******************* ************** RELATRIO Pelos dados extrados das atas e livros da Augusta e Respeitvel Loja FORA E FRATERNIDADE Verifica-se: A LOJA 1 } Quando a C0LNIA CAXIAS era ainda o 5 Distrito de Paz do municpio de SO SEBASTIO DO CAI, oito maons reunidos fundaram a Loja Manica, que trabalho ativamente, com muita fora e vigor, do ano de 1887 at o ano de 1903. Em mdia realizaram 35 sesses por ano, sendo que 1897 realizaram 74 e 1898 62. OS PARTICIPANTES 2) Pela relao dos que nela ingressaram, v-se que estiveram presentes homens da melhor sociedade caxiense: comerciantes, industriais, criadores, agricultores, funcionrios pblicos, artesos e profissionais autnomos. Quase a metade era estrangeira, dos primeiros imigrantes, a maioria italianos, austracos e alemes. Eram residentes na vila, nos arredores prximos e distantes, como Forqueta, Nova Trento (hoje Flores da Cunha), Nova Vicenza (hoje Farroupilha, So Sebastio do Cai, Vacaria, Antnio Prado e no municpio de So Francisco de Paula de Cima da Serra. Era muito visitada por destacados Irmos de outras cidades e da Capital do Estado. Alm das sesses regulares realizava outras, festivas, seguidas de brilhantes bailes, com a participao dos familiares e de convidados. SERVIOS COMUNIDADE 3) Prestou grandes servios coletividade caxiense, sendo que muitos dos seus membros participaram ativamente na reorganizao administrativa do local, especialmente na passagem do regime monrquico para o republicano, instituies sociais, escolares, etc.. Releva citar que trs maons fizeram parte das primeiras JUNTAS GOVERNATIVAS e CONSELHO MUNICIPAL DO M UNICPIO, criados logo aps

21

a proclamao da Repblica ( Chittolina, Laner e Cortes}; quatro deles foram Intendentes Municipais, sendo trs durante a existncia da Loja e um alguns depois. Foram Jos Domingos DAlmeida, Alorino Machado de Lucena, Jos Cndido de Campos Jnior e Miguel Muratore. Outros foram Secretrios, Tesoureiros da Intendncia, Juizes Distritais, Juizes de Paz, Escrivo de rfos, Agrimensores da Colnia, Inspetores de distritos ou quarteires, militares, professores e outros cargos pblicos. Anos aps o fechamento da Loja, os Irmos estavam fundando associaes, como a Associao dos Comerciantes (hoje Cmara da Indstria e Comrcio). No O Pioneiro do dia 11 de junho de 1977 h referncia de uma sesso realizada no ano de 1918, na nominata da Diretoria e Conselhos, foram eleitos os antigos maons, Miguel Muratore, presidente; Antnio Pieruccini, Antnio Piccoli e Adelino Sassi, diretores; Anncio Ungaretti, Olmpio Rosa, e Guido Livi, comisso fiscal. Participaram da reunio ainda: Savrio de Filippis e Alberto Rech. Durante a existncia da Loja, ocorreram muitas comoes pblicas, sendo duas revolues municipais, uma estadual com assalto Vila, em qual houveram mortes, incndios e saques, vrias ameaas de distrbios e sedies, e uma de carter clerical, envolvendo maons. Em todos esses acontecimentos a Loja e seus membros prestaram relevantes servios, ora prevenindo a populao, ora auxiliando moral e financeiramente os flagelados, ora providenciando recursos e pedidos de proteo junto s autoridades do Estado, correndo at riscos de morte de Irmos. E, ao que se sabe, no havia outra entidade local com homens de discernimento e iniciativas adequadas para tomar tais iniciativas. Em todo o seu tempo grande era o nmero de pessoas necessitadas que recorriam e a Loja auxiliava das contribuies dos seus membros. Isto com relao aos no maons, alm de muitos Irmos e suas famlias que, em funo das perseguies, ficaram em situao desesperadora. A Fora e Fraternidade era, naquele tempo, uma espcie de SCAN ou L.B.A. nos dias de 1977. O IMVEL 4} A Loja trabalhou sempre em Templo montado em prdios de terceiros. O primeiro pertencia ao Irmo Rodolpho Felice Laner pagando aluguel de Rs$20,00 (vinte mil ris) mensais. Ele, porm, teve vrios revezes; na revoluo de 1894 teve um prdio incendiado e casa de comrcio saqueada, alm de outros contratempos, e teve de alienar o prdio. Depois ocupou o prdio da Intendncia Municipal. Esta oferecendo o prdio venda a Loja comprou-o por Rs$4.500.000, mas faltando aos pagamentos parcelados a operao foi desfeita e a proprietria passou a cobrar aluguel de Rs$10.000 mensais. Na ocasio da substituio do Intendente, em 1902, o novo Intendente ofereceu o terreno a lado, onde existiam 2 fontes (bicas) pblicas, para a construo de Templo prprio, pelo preo de Rs$500.000 (quinhentos mil ris). A Loja comprou e pagou imediatamente a quantia de Rs$400.000 sendo devidamente escriturado, conforme fotocpia anexa. Era situado na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Sinimbu (hoje Crculo Operrio Caxiense), sendo o lote N 10 da quadra 14, medindo 13,40mt de frente para a Sinimbu e 40mt de frente para a Visconde de Pelotas, com rea total de 536 m2. O pagamento foi feito em 31 de julho de 1902, conforme Ttulo Definitivo de Propriedade passado pela Intendncia em 11.9.1902 `Sociedade Beneficente Fora e Fraternidade. Com o fechamento da Loja ficou o terreno inaproveitado durante 20 anos, at que em 11.1.1922, por ele se interessou a direo das Damas de Caridade, fundadoras do Hospital Nossa Senhora de Pompia

22

O ento Intendente, Sr. Jos Penna de Moraes, escreveu ao Gro Mestre dizendo que devido ao fato de a Maonaria nenhum proveito auferir do terreno, bem poderia fazer a doao quela entidade. Na resposta o Gro Mestre diz que pertence Loja e ele no pode resolver. Porm, nomeou os Irmos Francisco T. da Silva e Affonso Guerreiro Lima para resolverem o assunto de modo satisfatrio para ambas partes. Dessa correspondncia foi intermedirio o Irmo Adelino Sassi, que era o tesoureiro de ofcio na ocasio do fechamento da Loja No dia 17 de janeiro de 1922, conforme fotocpia anexa, aquelas Damas oficiaram ao Ilmo. Sr. Marechal Carlos Frederico de Mesquita, Gro Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, agradecendo pela valiosa oferta de Rs$10.000.000 (dez contos de ris) transferindo a propriedade do terreno e conferiam ao Grande Oriente o ttulo de Benemrito do Hospital. Assinaram as senhoras Igns Parolini, presidente; Amarilia P. de Moreto, presidente honorria; Maria Emlia Ross, secretria, e Luiza Ronca, tesoureira. OBSERVAO: o Hospital N.S. de Pompia, segundo Adami, foi fundado por iniciativa do ento Cura da S, Padre Joo Menegusso, e era uma associao civil, no vinculada Igreja (isto pelo que soubemos). Segundo o nosso Irmo Telmo Henriques, a iniciativa foi da Cruz Vermelha Brasileira. Podem ter ocorrido ambas as cousas: esta sugeriu e aquele executou. Lembramos do fato de que logo aps ter assumido o Bispado de Caxias, Dom Jos Barea, tratou de incorporar o Hospital Mitra, no que houve forte oposio de algumas Damas, que acabaram vencidas. Uma delas, que nos lembramos, foi a esposa do Dr. Romulo Carbone, que, no ardor da disputa havida ento, envolveu-se em pugilato, ou quase, com companheiras, frente Cannica, o que foi presenciado por populares que se achavam na Praa Ruy Barbosa. ainda Joo Spadari Adami, que na Historia de Caxias 1966 tomo IV, fls. 140/160, informa: A quarta sede do Juventude esteve instalada em prdio prprio, sito onde atualmente existe o jardim do Hospital N.S.Pompia. Cujo imvel foi permutado com um que o dito Hospital possua e que hoje est ocupado pela sede do Crculo Operrio Caxiense. Havido aquele imvel, que o lote n10 da quadra n14, da Maonaria Caxiense, do qual era proprietria. E, como seus estatutos rezassem que se um dia fosse extinta, suas propriedades passariam a pertencer a instituies beneficentes, e, como a nica instituio beneficente existente na poca fosse o referido Hospital, coube a ele o patrimnio da j extinta sociedade manica da Prola das Colnias. O edifcio no qual est instalado o Crculo Operrio Caxiense, foi a quinta sede do Recreio da Juventude. Resta pois, aos maons, a satisfao de que, em final, o seu ex-seu imvel passou a uma organizao de benefcios comunidade, muito embora pertencendo atualmente a mos clericais. Podem, portanto, se ufanarem de que parte do terreno em que se acha o Hospital N.S. Pompia foi donativo da Maonaria. EPISDIO PADRE NOSADINI X MAONARIA 5} Antes de entrarmos propriamente neste assunto, vamos transcrever o que publica a Sinopse Estatstica do Municpio de Caxias do Sul, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, no ano de 1950, durante a administrao do Prefeito Sr. Luciano Corsetti, na primeira parte, que trata de Aspectos Histricos e Geogrficos Captulo II Evoluo Religiosa, s fls. 12 e 13, em que cita o seguinte: Ao Padre Argenta, sucedeu em 15 de julho de 1896, o Padre Nosadini. Fundou ele Comit Catlico Santa Teresa para os homens e o

23

Crculo Catlico So Luiz Gonzaga para a juventude catlica de Caxias. Notabilizou-se o paroquiato do Padre Nosadini pela luta que manteve contra a Maonaria e com os partidrios da usurpao dos Estados Pontifcios pelo governo italiano. (Nota - extrado da Enciclopdia Jackson, fls. 3905, ttulo Igreja: Em 1864
rebentou o movimento garibaldino. Tendo a Frana retirado de Roma por causa da guerra de 1870 as tropas que l tinha, a Itlia apoderou-se da Cidade Eterna, entrando ali as suas tropas em 20 de setembro. Estava desde ento suprimido o poder temporal dos Papas e a Casa de Saboia , sentada no trono da Itlia, fazia de Roma a capital do seu reino ). Em seguida a uma assalto,

com arrombamento, tiroteio, etc., levado a efeito na noite de 7 de setembro de 1896, contra a casa cannica em que se achava o Padre Nosadini e o ento seminarista e hoje vigrio de Canguu, Monsenhor Jac Lorenzet, retirou-se aquele sacerdote, primeiramente para a Segunda Lgua e, em seguida, para Nova Pdua, donde continuou a atender a parquia. A vila de Caxias ficou ento, por vrios meses, sem nenhum movimento, principalmente aos domingos, com o que sofreu o comrcio no pequenos prejuzos. Finalmente, no dia 14 de junho do mesmo ano, regressou o Padre Nosadini por entre grandes manifestaes sede paroquial. O Sr. Joo Spadari Adami, em sua Histria de Caxias do Sul, volume at 1962, dedica a esse acontecimento nada menos do que 23 pginas de 83 a 106 relatando e transcrevendo diversas cartas escritas por ele, padre, e pelo ento Intendente Municipal, Sr. Jos Cndido de Campos Jnior, envolvido em suas tramas, dirigidas a autoridades, como ao Presidente do Estado, o Sr. Dr. Augusto Borges de Medeiros, ao Sr. Delegado de Polcia de Caxias, ao cidado Ernesto Marsiaj, ao diretor do jornal local O Caxiense, Sr. Dr. Diana Terra e a diversos padres e diversas pessoas. Isto tudo sob o ttulo: UM PADRE EXPULSO DE SUA PARQUIA Nos dados extrados das atas da Loja esto referidos os que nelas constaram a respeito desse episdio e passamos a fazer uma exposio de como se desenvolveram os fatos segundo o que colhemos e como os situamos. A Loja comeou a trabalhar e aps alguns anos em que foi tudo tranqilo, o clero constatou a sua aceitao pela comunidade, devido ao grande nmero de caxienses que se filiavam e, procurando obstaculizar seu crescimento, certamente apelou ao Bispo de Porto Alegre, o qual deve ter resolvido mandar um elemento jovem, dinmico e combativo, e o indicado foi o Padre Nosadini, recm importado da Europa. Chegou este a Caxias como auxiliar do Padre Argenta, que, ao que parece, por meio de ardis, foi logo removido de Caxias manifestando seu desgosto. Nosadini substituiu-o e, para preparar o terreno a um ataque Maonaria, comeou fundando as Sociedades catlicas, ou Comits, ou Comitatos, tipo de sociedades que, segundo Campos, na Itlia foram consideradas como centros de anarquismo e causaram problemas tanto ao governo com s prprias autoridades eclesisticas. As sociedades de Nosadini o foram no s na Vila, como pelas Colnias, onde a sua doutrinao comeou. O povo em geral era bem intencionado e pacfico, mas, naquela poca, sem instruo e muito obediente e crente nos sacerdotes, aceitou o que se pregava, passando a constituir o eleitorado do padre, que assim adquiriu poder. Assim estava preparada a massa, que o elemento de que se servem os ambiciosos, corruptos e sem princpios, que dela abusam. Estava pronto o cenrio e, assim, do plpito comeou a investir contra os maons e, fora dali, por sua influncia, comearam as intrigas, subornos, denncias falsa, difamaes, brigas, emboscadas, ameaas e boicotes e tudo mais que pudesse atormentar.

24

Como se viu pela Sinopse Estatstica, o clero contava, ento, no s com a desafeio dos maons, mas tambm e principalmente dos imigrantes partidrios da tal Usurpao dos Estados Pontifcios, que eram causticados pelo Padre Nosadini em seus sermes. Os paroquianos eram incitados a persegui-los, criando-se na Vila um clima insustentvel. Releva notar que ele no gozava da estima de muitos dos seus colegas de batina, pois em uma das cartas o Irmo Campos cita os padres de Ana Rech, Nova Pdua, Nova Trento e Nova Vicenza, assim como o Padre Giovani Carrascai, - chegado da Itlia h pouco tempo e logo escorraado por Nosadini como discordantes das sociedades por ele criadas. Tal era a atmosfera reinante no Campo dos Bugres na noite de 7 de fevereiro de 1897, quando se registrou o assalto cannica, donde retiraram o Padre Nosadini, violentamente e expulsaram-no da Vila. Mas, entre tantos desafetos, um deles deveria ser Apontado como responsvel e, como o terreno j estava preparado, foram os maons os escolhidos, tal como Nero escolheu os cristos para culpa-los pelo incndio de Roma. Aguilhoados como vinham sendo, sofrendo insultos, difamaes e perseguies de toda sorte e, por outro lado, ciosos da Ordem Manica, que com entusiasmo vinham desenvolvendo, em lugar de deixarem que o inimigo falasse e agisse, dando o desprezo que merecia, mantendo-se com serenidade, no se deram conta do ardil que fora preparado e, lamentavelmente, caram na rede alguns Irmos maons, participando da violncia por vontade prpria, juntando-se aos de outras correntes contrrias ao padre. Hoje no nos resta dvida de terem havido outros participantes, pois de trs nomes citados por Adami s fls. 84, como sendo de maons, um deles jamais pertenceu ao quadro da Loja. Em Loja, muito antes, alis, muitos meses antes daquela noite, como consta em atas, comearam as denncias das provocaes e atitudes do padre. Sempre houve recomendao de prudncia e serenidade aos Irmos. Foram comisses falar diretamente a ele para que deixasse de criar essa situao. Certa vez um Orador disse que a sua campanha era contraproducente, pois quanto mais blis ele vomitava mais novos membros ingressavam na Loja, haja visto que em 1895 entraram 12; em 1896 entraram 16 e em 1897 entraram 32. Um ms e meio aps o fato, o prprio Intendente (maom, porm ainda no filiado) foi Loja para saber se era certo o que l fora se dizia aos quatro ventos, que fora ela mesma que mandara praticar a expulso do padre, obtendo, como era natural e verdadeiro, uma resposta negativa. Disse ento que teria sido um gesto muito delicado e perigoso, pois com isso estaramos atraindo a animosidade da populao. Naquela noite o Padre abrigara-se em Galpolis, indo depois para a 2 Lgua. Mais tarde , tendo decidido ir agir em Nova Pdua, tinha de passar por Caxias, visto que era a nica estrada existente. Segundo diz o Sr. Adami, reuniu 700 colonos que acompanharam-no visto que haviam rumores de que os maons iriam ataca-lo na passagem. Como estava longe de ser isso verdade, nada aconteceu. Quatro meses mais tarde, Nosadini regressou, mas no sem antes entender-se com o Intendente, ao qual, por imposio deste, escreveu uma carta prometendo no mais hostilizar os maons, para que houvesse paz e harmonia na sociedade caxiense. No cumpriu essa promessa. Em maro de 1898, houve um atentado contra a vida do Irmo Campos (Intendente em exerccio), que na poca estava fazendo gestes junto a paroquianos ntimos do Padre no sentido de acomodar

25

situaes preocupantes, em conseqncia do que ficara convencido de que o mentor fora o Padre Nosadini. Isto evidenciam as cartas transcritas no livro do Sr. Adami. O assunto ocasionou srios problemas e inquietaes, no s administrao do municpio, como sociedade local. A 25 de dezembro de 1898, o Padre Nosadini foi transferido de Caxias, sendo substitudo pelo Padre D. Antnio Pertile, que assumiu a parquia nesse dia e teve a graa de reconciliar todos os nimos e restabelecer a paz religiosa em Caxias, e, por tal ter realizado, foi colocado no seu tmulo, na Linha Conceio, esta inscrio: Pacificador de Caxias. O padre Nosadini chegou a Caxias como coadjutor do Padre Argenta, em fins de 1895, substituindo este em 15.7.1896 e esteve frente da Parquias at 25.12.1898. Trs anos de agitaes. O Irmo Campos foi nomeado Intendente em 30.9.1895; em 24.9.1896 foi eleito Intendente pelo povo e governou o municpio at 1.7.1902, quando renunciou em virtude de situao insustentvel. Portanto, continuou no cargo por mais de trs anos e meio aps a sada de Nosadini de Caxias, em cujo perodo foi reeleito pelo povo. CONCLUSO: 6) a Augusta e Respeitvel Loja Fora e Fraternidade teve sua existncia nos primrdios da cidade e, apesar de adversidades vrias, fez muito pela coletividade caxiense. Foi muito importante no seu desenvolvimento com participao dos seus filiados na organizao de sua estrutura poltica, social, cultural, comercial, industrial e agrcola, e responsvel pelo alerta populao dos sagrados princpios de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. A Irmandade trabalhou, lutou contra todas as adversidades e por muitos anos saiu-se com muita honra e galhardia e foi digna do maior respeito de todos, sendo de se louvar o ardor manico e perseverana. de se lamentar que, ao fim, por presses externas e por deslizes de profanos de avental, que levaram seus dios e paixes para o seio da organizao, resultou no abatimento das Formosas Colunas. Posteriormente, no prazo em que deviam reagrupar-se para reergue-las, preferiram, ou continuar guardando tais vcios, ou na deplorvel comodidade da inrcia. Outra impresso que temos a de que tal fora o ambiente criado na populao, pelo tradicionais inimigos, que os Irmos no tiveram mais o nimo de tentarem o reagrupamento. E devemos acrescentar, em apoio a essa impresso, que, quando conhecemos Caxias no ano de 1920 e por muitos anos depois, havia grande hostilidade e intolerncia da populao ignorante e fantica contra maons, protestantes, espritas, contra quais certos sacerdotes verberavam continuamente do plpito, durante seus sermes que, antes de serem evangelizadores eram opostos ao SERMO DA MONTANHA. O SOFRIMENTO DE QUEM NO OS SEGUIA ERA MUITO GRANDE. Templos eram apedrejados constantemente, pessoas eram desprezadas e evitadas, at crianas eram instrudas por seus pais ou mentores]s a maltratar os filhos de pessoas de outros credos. Felizmente o ambiente hoje est muito mudado. Em 1931 outro grupo de maons reuniu-se e fundou uma Loja. Em 1945 e 1968 outras foram fundadas e esto em franco progresso. Evanglicos e espritas, de orientaes vrias, estabeleceram seus templos e impressionante o nmero de seus aderentes. Todos deixaram de ser hostilizados como eram antigamente.

26

ENCERRAMENTO: 7} Da Loja Fora e Fraternidade, devem os maons tirar o ensinamento de que, em qualquer circunstncia, devem saber manter o Templo coberto de dios e paixes; saber que devem estar sempre vigilantes, pois os tradicionais inimigos, sempre o so ou sero, e se momentaneamente inativos, como certos vulces, de uma hora para outra podero entrar em atividade, vomitando seus venenos, perseguindo, boicotando, infamando, preparando armadilhas, espreitando seus erros para deles se aproveitarem e tentarem aniquilar a Ordem e os Irmos, moral e materialmente. Devem todos estar preparados, estudar e aprimorar seus conhecimentos gerais e manicos. Devem ser serenos e lembrar que a vingana no compensa, que a violncia gera violncia e que s o Amor constri. Sobretudo devem cultivar, desenvolver, cimentar os laos de verdadeira FRATERNIDADE, pois assim, unidos, podero tornar-se fortes, sadios e respeitados, para levar frente os to sublimes princpios da Nobre Instituio Manica. Devem ter sempre presentes as belas palavra do Salmo 133: OH! QUO BOM E QUO SUAVE QUE OS IRMOS VIVAM EM UNIO, e no fim de suas vidas posam dizer com ufania: EU VI A LUZ! EU VI A ESTRELA FLAMGERA! A ACCIA ME FOI CONHECIDA! E que o Grande Arquiteto Do Universo nos perdoe por termos, 75 anos depois, descerrado o vu que sobre a FORA E FRATERNIDADE havia sido cerrado, mas que isto possa servir ao bem de todos e que nos ILUMINE, GUIE E GUARDE! Ricardo da Cruz Netto, em 31 de outubro de 1977 ||||||||||||| ||||||||| ADENDOS: Aps a concluso da pesquisa e redao das concluses, o Irmo Ricardo encontrou mais alguns documentos, que so transcritos e comentados a seguir: Assunto: Padre Nosadini Na folha 24, nos referimos sobre muitas denncias feitas em reunio da Loja a respeito do procedimento desse Padre que ofendia a Ordem e os maons caxienses, e sobre as providncias que a Loja tomara ento. Mas agora encontramos uma carta escrita pelo Irmo Jos Cndido de Campos Jnior, Intendente Municipal na poca, que merece registro. esta datada de 26 de dezembro de 1896 e dirigida Loja Fora e Fraternidade. Em resumo diz o seguinte: ... devido ao fato de o Irmo Ataliba (Roessler) ter participado de um conflito que teve lugar caixeiros viajantes e diversos partidrios do Padre Nosadini, nas proximidades da Igreja, quando era celebrada a Missa de Natal, pelas 2 ou 3 horas da madrugada, e devido sua qualidade de Intendente e no poder ser solidrio com atos que a nossa Sublime Instituio condena, venho exonerar-me do compromisso antes assumido (perante a Loja) de gestionar no sentido de obter do Bispado a destituio desse representante do jesuitismo. Prometeu, entretanto, que: em razo do cargo que ocupo no mundo profano

27

agirei livremente, conforme as circunstncias, a bem da ordem e da tranqilidade pblicas. E os acontecimentos provaram que assim procedeu, pois, conforme as cartas transcritas por Joo Spadari Adami, em reunio com os adeptos do Padre, props que este fosse removido de Caxias, o que foi muito mal aceito por aqueles. Em conseqncia houve at um atentado contra a sua pessoa, como ele acreditou, e posteriormente a opresso generalizou-se de tal forma que - quatro anos mais tarde resultou em sua renncia ao cargo, para o qual, nesse nterim, fora reeleito pelo povo. (Ver fotocpia dessa carta) Assunto: Padre Bodini Junto a um ofcio (e colado a este) do Irmo Jos Domingos DAlmeida dirigido ao Gro Mestre, datado de 3 de junho de 1903, em que relata as providncias que tomou em Caxias a respeito dos bens da Loja que fora fechada, encontramos um telegrama e um recibo, que transcrevemos: o telegrama - Com carimbo do Telgrafo Estadual Estao de Porto Alegre, em 23 de abril de 1907: recebido de CS s 10.,50 horas por CO Estao de Caxias Telegrama n1221 palavras 50 Apresentado s 10,15 Endereo: Jos Domingues Grande Oriente PADRE BODINI PERSEGUIDO JESUITISMO VAI JURY DOIS MAIO ENTRANTE PT PEDIMOS MANDAR ADVOGADO FIM LIVREMENTE DESMASCARAR HYPOCRITAS OCAZIO OPORTUNISSIMO AUTORIZAMOS DESPENDER PARA ESSE FIM METAES FORA E FRATERNIDADE PT SAUDE PT ANTNIO PICCOLI VG CAMPOS NETTO VG VITTORIO CHITTOLINA VG GUIDO LIVI VG FRANCISCO SALERNO VG FRANCISCO DALPRA VG ADELINO SASSI VG MIGUEL MURATTORE VG MAURCIO ALMEIDA PT o recibo Recebi do Ilmo. Sr. Jos Domingues de Almeida a quantia de quinhentos e vinte e dois mil ris 522$000 que o mesmo entendeu dar-me pelos servios de Advocacia que, em ateno sua pessoa, fui prestar ao Padre Bodini, na Villa de Caxias. Porto Alegre, 7 de maio de 1907. (a) Plnio de Castro Casado. ****** *** Acreditamos serem muito interessantes os assuntos tratados nestes trs documentos, pelo seguinte: O PRIMEIRO confirma claramente a nossa afirmativa de que em Caxias haviam, realmente, muitas pessoas, alm dos maons, que estavam descontentes com o Padre Nosadini, at o ponto de brigarem com os adeptos deste na prpria noite de Natal e na hora da missa do Galo. Nesse conflito apenas um maom fora envolvido. Infere-se, tambm, que a Loja e seus membros estavam interessados em resolver a questo da tranqilidade da Vila por outros meios que no a violncia, como ocorreu 43 dias depois, em 7 de fevereiro de 1897; que este acontecimento do dia 7 fora praticado por muitos profanos, alm de alguns maons exaltados e pouco ponderados contrariando as expressas recomendaes feitas em reunies da Loja; que o Intendente, muito acertadamente, se esforava para resolver a situao meios diplomticos, para contentar uns e outros, agindo com ponderao, eqidade e discrio, sem usar de prepotncia, apenas interferindo para que o Bispo afastasse de Caxias aquele que era o pomo da intranqilidade de seus muncipes; mantinha o Sr. Intendente,

28

como maom que era, todo o respeito e ateno Ordem, muito embora na ocasio ainda estivesse filiado Loja local. O SEGUNDO, o do telegrama e do recibo, que nada dizem sobre a falta cometida pelo Padre Bodini, e nem obtivemos esclarecimentos em outros papeis, revelam que aqueles colegas de sacerdcio que no se submetem aos caprichos jesuticos so completamente abandonados dura sorte, mesmo em casos de terem problemas com a Justia. E foi por isso, e para demonstrar o esprito de iseno e de justia, que os maons de Caxias acharam a ocasio oportunssima, mandando vir s suas expensas, advogado hbil de Porto Alegre. No sabemos se o Padre foi condenado ou absolvido. assunto para pesquisadores dedicados descobrirem, pois, a bem da Verdade, isto seja interessante. Outro aspecto que achamos interessante nesse episdio, que os maons, antes divididos e cheios de dios entre si, como j foi citado em 1903, estiverem unidos em favor desse desprotegido do clero implacvel, pois verificamos que Irmos em campos antagnicos, naquela poca, assinaram o telegrama dirigido ao Irmo DAlmeida, solicitando o advogado para o Padre. Ainda assunto do Imvel: ao terminarmos este trabalho, fazendo uma ultima reviso nos papeis existentes, encontramos, sobre o assunto, mais um documento, que em resumo, diz o seguinte: Ato n333, o Soberano Gro Mestre,... considerando que a Augusta Loja Fora e Fraternidade, ao Oriente de Caxias, se encontra adormecida h mais de dez anos e que todos os esforos empregados para o seu reerguimento tem sido improfcuos, RESOLVEMOS de acordo com o Artigo 278 do Regulamento Geral da Ordem, incorporar ao patrimnio do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, todos os haveres da referida Loja. Seguem-se as assinaturas do Gro Mestre e dos Ministros. Ricardo da Cruz Netto, 15.11.1977

Vous aimerez peut-être aussi