Vous êtes sur la page 1sur 4

FACULDADE ESTCIO SEAMA

CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINA: GERNCIAMENTO PROFESSORA: MARIA DAS GRAAS ACADMICA: ELLEN SUELEN SILVA DE SOUSA

RESENHA CRTICA FILME RIS

O filme retrata a histria dos primeiros e os ltimos momentos da relao de John Bailey com sua amada ris Murdoch, uma filsofa e romancista bem conceituada, dinmica e que tem grande envolvimento nas relaes sociais. A histria decorre nos anos 90, quando Iris vista como uma das principais romancistas da sua poca, com idade entre 60 a 65 anos e comea a sentir os primeiros sintomas de comprometimento de Memria conhecida como Doena de Alzheimer. O conceito de Alzheimer bastante peculiar que tambm conhecida como Transtorno de Demncia caracterizado pelo desenvolvimento de mltiplos dficits cognitivos (especialmente comprometimento da memria). A Demncia pode estar associada a diversas etiologias tais como: Tipo Alzheimer, demncia vascular, devido doena de HIV, Devido a traumatismo craniano, devido doena de Parkinson, etc. Sendo a demncia secundria a todas essas doenas. Foi observado e diagnosticado na paciente ris Murdoch a demncia do Tipo Alzheimer. Na ris Murdoch os primeiros sinais da doena de Alzheimer ocorrem quando ela no consegue mais escrever romances, pois no se lembra das palavras e no consegue compreende-las mais (afasia), Iris levada a um hospital onde so feitos testes com imagens para ela dizer os nomes das imagens ou ler uma palavra, no entanto no consegue fazer, pois h deteriorao nas funes de

linguagem, suas capacidades de leitura e escrita ficam afetadas, tanto quando o pronunciamento da linguagem, nos testes realizados com a paciente ela no conseguia nomear as imagens mesmo sabendo o que era como colher, ela dizia coisa de comer, caracterstica da agnosia, ou seja, fracasso em reconhecer ou identificar objetos, apesar de uma funo sensorial intacta. (DSM. IV, 1994) O funcionamento executivo de Iris Murdoch afetado tambm, caracterstica tpica da demncia, a paciente fora o bloqueio de escrita, tambm no consegue mais ter uma vida normal, pois tem uma elevada perca de memria, h momentos que fala consigo mesma no espelho por no saber nem mesmo quem . possvel diagnosticar a demncia do tipo Alzheimer na paciente, pois todos os sintomas como comprometimento da memria, afasia, agnosia, apraxia e perturbaes do funcionamento executivo so identificados em seu quadro. Tambm se percebe o declnio cognitivo de Iris Murdoch como contnuo, por exemplo, no inicio da doena percebe-se que ainda consegue desenvolver algumas atividades, e que as dificuldades cognitivas vo crescendo com o tempo da doena e tempo de vida da paciente. (DSM-IV, 1994) H alteraes na personalidade da paciente, h momentos que entra em completo mutismo e parece que no compreende as coisas ao redor, e h momentos de muita irritabilidade. H a presena de delrios onde Iris Murdoch confunde presente com passado e chama por pessoas que j esto mortas. (DSM. IV, 1994) A paciente no consegue mais realizar tarefas cotidianas, como tomar banho e se vestir sozinha. Certo dia sai de casa sozinha e no encontra o caminho, no consegue mais escrever, nadar etc. coisas que lhe eram comuns antes. John. B o marido ainda tenta um tratamento atravs de leituras, e incentivandoa a escrever novamente, o que intil, pois a doena j esta em um estgio muito avanado.

John. B cuida dela em diversos estgios da doena, no fcil, pois o Alzheimer destri no s o paciente, mais tambm toda a famlia. Quando a doena j afeta completamente a vida social e profissional da paciente, John. B decide interna-la em uma clnica especializada em idosos com doenas. E l o Alzheimer e as doenas consequentes levam a Iris Murdoch a bito. Comentrio do Resenhista O filme descreve a importncia do amor da cumplicidade e o companheirismo do casal Iris Murdoch e John. B, desde o inicio de suas vidas ate o final, sendo assim uma vida marcada por amor companheirismo e lutas, pois sabe que Iris era uma romancista de renome naquela sociedade. Porm a vida lhe deu um grande desafio, sendo este, a luta pela sua sobrevivncia, que para uma escritora famosa se encontrar nesta situao, tendo que esquecer-se de voc sem conseguir falar viver em um mundo desconhecido e se considerar um morto vivo, ou seja, um zumbir. A luta por qualquer doena j bastante difcil, mesmo que a doena tenha cura ela atinge o psicolgico do individuo, s o fato de imaginar a demncia para uma escritora muito avassalador, mesmo que se tenha o cuidado da famlia a compreenso muito assustador. No entanto Iris foi bem assistida busca pelo tratamento foi logo, onde foi observada e diagnostica atravs de exames, para um melhor atendimento da doena, que fundamental para um tratamento imediato da patologia.

REFERNCIA

BALLONE GJ - Demncias - In. PsiqWeb, Internet, disponvel em <www.psiqweb.med.br> DSM.IV e SID-10 1994,Acesso em: Junho de 2013. IRIS, 2001. Dir.: Richard Eyre. 2001 durao: 90 min, gnero: Dramas. Legendado Port.

Vous aimerez peut-être aussi