Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE PAULISTA LUIS G. DE J.

OLIVEIRA VINICIUS MARCUCI

TRABALHO TERICO

ASSIS,2013

Leis de Newton da Viscosidade Seja uma Fora aplicada sobre uma superfcie de rea A, essa fora pode ser

decomposta segundo direo da normal superfcie e a da tangente, dando origem a uma componente normal e outra da tangencial.

Define-se a tenso de Cisalhamento mdia como sendo o quociente entre o mdulo da componente tangencial da fora e a rea sobre a qual est aplicada.

Newton descobriu que em muitos fluidos a Tenso de Cisalhamento proporcional ao gradiente de velocidade, isto , a variao da velocidade com y. Assim, tira-se a Lei da viscosidade por Newton:

Propriedades extensivas e intensivas Intensiva: independente do tamanho do sistema (quantidade de matria). Ex: temperatura, presso, etc. Extensiva: depende da quantidade da matria. Ex: volume, energia cintica. Sistema e Volume de Controle Sistema: a quantidade fixa e definida de massa. Limites do sistema: so fixos ou mveis, mas no se verifica transporte de massa. Fronteiras do sistema: superfcie que delimita o sistema. Vizinhana do sistema: tudo que pertence ao exterior e interage com o sistema.

Teorema do Transporte de Reynolds Reynolds verificou que o fato do movimento ser laminar ou turbulento depende do valor do numero adimensional dado por:

Essa expresso se chama nmero de Reynolds e mostra que o tipo de escoamento depende do conjunto de grandezas v,D e v, e no somente de uma delas. No caso de tubos seriam observados os seguintes valores:

Regimes Variado e Permanente Regime Permanente aquele em que as propriedades do fluido so invariveis em cada ponto com o passar do tempo. Note-se que as propriedades do fluido podem variar de ponto para ponto, desde que no haja variaes com o tempo. Apesar de um certo fluido estar em movimento a configurao de suas propriedades permanece a mesma, um exemplo o escoamento da tubulao do tanque desde que seu nvel seja constante.

Regime variado aquele em que as condies do fluido em alguns pontos ou regies de pontos variam com o passar do tempo, se no exemplo acima no houver fornecimento de gua por (1), o regime ser variado em todos os pontos. Escoamento uniforme e no uniforme na seo de escoamento Escoamento uniforme: velocidade tem a mesma magnitude e direo em todo ponto do fluido. No uniforme: Se em um dado instante, a velocidade no a mesma em todo ponto (numa determinada seo reta) o escoamento no uniforme.

Escoamento Laminar e Turbulento Escoamento Laminar aquele em que as partculas se deslocam em lminas individualizadas, sem trocas de massa entre elas. Se RE < 2.000. Escoamento Turbulento aquele em que as partculas apresentam um movimento aleatrio macroscpico, a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjunto do fluido. Se RE > 2.400. Trajetria, Linha de Corrente Trajetria o lugar geomtrico dos pontos ocupados por uma partcula em instantes sucessivos.

Linha de Corrente a linha tangente aos vetores de velocidade de diferentes partculas no mesmo instante. Por Exemplo, lanando serragem em diversos pontos do escoamento, em seguida tirando fotografias instantneas, em um pequeno intervalo de tempo apresentar um curto espao percorrido, representado pelo vetor velocidade.

Equao da Conservao da Massa Seja o escoamento de um fluido por um tubo de corrente, num tubo de corrente no pode haver fluxo lateral de massa. Seja a vazo de massa na seo de entrada com o tempo. e na sada , para que o regime seja permanente necessrio que no haja variao de propriedades, em nenhum ponto do fluidos,

Dessa forma, a massa especifica nesse ponto variaria com o tempo, o que contraria a hiptese de regime permanente, logo:

Vous aimerez peut-être aussi