Vous êtes sur la page 1sur 22

Aplicaes da Tabela de Recursos e Usos TRU com o foco no Desenvolvimento Sustentvel Andr Frazo Teixeira1, Salomo Franco Neves2

2 Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar conceitualmente o caminho proposto para a adequao da contabilidade social, mais especificamente da TRU, para o foco proposto no arcabouo do desenvolvimento sustentvel. Para tal. Foi realizada uma pesquisa bibliogrfica relacionada temtica proposta, onde foi discutido a utilizao de indicadores para o desenvolvimento sustentvel, a anlise de fluxo de materiais e a tabela de recursos e usos, cuja aplicao ao desenvolvimento sustentvel se deu por meio das tabelas de entradas e sadas agregada, que contm em seus fluxos de sada variveis como o descarte e as emisses de gases de efeito estufa. Palavras chave: Desenvolvimento sustentvel, Anlise de Fluxo de Materiais, Tabelas de Recursos e Usos Introduo Com a necessidade de se visualizar, analisar e planejar de uma forma cada vez mais completa o crescimento de um pas, buscou-se, ao longo do sculo XX, desenvolver e aprimorar indicadores em nveis macros para uma economia nacional. pilar, neste campo, o estudo proposto por J. M. Keynes, visto como essencial para a viabilizao e maturao da contabilidade nacional em nvel mundial, estudo este corroborado e aperfeioado nas dcadas seguintes. Soma-se a este o trabalho de Leontief, resultando no desenvolvimento da matriz de inter-relaes setoriais de uma economia, conhecida como Matriz Insumo-Produto MIP.

Doutor em Planejamento Energtico pela Unicamp e Professor do Departamento de Economia da UFAM. Email: econ.andreteixeira@hotmai.com 2 Doutor em Desenvolvimento Sustentvel pela UnB e Professor do Departamento de Economia da UFAM. Email: salomao@ufam.edu.br

Montou-se assim um arcabouo terico e prtico consistente, sustentado pelas identidades das contas nacionais [produto, renda e dispndio] e pelo sistema de contas nacionais, demonstrado atualmente nas visualizaes e relaes propostas pela Tabela de Recursos e Usos TRU e pela MIP. Em que pese as mudanas polticas, econmicas e ideolgicas presentes desde a revoluo keynesiana tais anlises se provaram imprescindveis no cenrio econmico, assim como avaliaes para o curto, mdio e longo prazo, visualizadas principalmente no indicador mais conhecido proveniente de tais estudos, que seja o Produto Interno Bruto PIB. Aliado a este contexto, apresenta-se uma necessidade crescente de estudos vislumbrando somar e adequar o clculo das contas nacionais ao cenrio socioambiental em voga principalmente a partir da dcada de 1970 do sculo XX, quando da emergncia do conceito terico de sustentabilidade e todas as ramificaes resultantes do mesmo. Assim, o presente artigo visa apresentar conceitualmente o caminho proposto para a adequao da contabilidade social, mais especificamente da TRU, para o foco proposto no arcabouo do desenvolvimento sustentvel. Tendo em vista a complexidade terica e prtica da prpria definio de sustentabilidade, este trabalho ser iniciado com um tpico acerca deste tema, delimitando o mesmo para o escopo aqui necessrio. Em seguida apresenta-se uma anlise sucinta acerca da necessidade de indicadores para a mensurao do processo buscado no desenvolvimento sustentvel. Posteriormente, apresenta-se a TRU como ferramenta essencial para o estudo acerca das inter-relaes entre setores econmicos dentro de uma sociedade, sublinhando a importncia desta para definio dos coeficientes tcnicos no setor industrial. Finalmente debate-se acerca da anlise de fluxo de materiais a partir da TRU, colocando esta ferramenta como forma de avaliar o progresso em direo a objetivos sustentveis propostos dentro de uma sociedade.

Conclui-se com consideraes finais e as referencias bibliogrficas utilizadas no decorrer do artigo. Sobre Sustentabilidade Os avanos iniciais acerca da definio e conceituao do tema sustentabilidade datam da dcada de setenta do sculo XX, quando desenhou-se o primeiro quadro de anlise acerca do tema meio ambiente e crescimento econmico de mbito mundial. Nota-se que a viso ortodoxa do pensamento econmico delimitava crescimento e desenvolvimento econmico como sinnimos. A separao conceitual e prtica estre os dois conceitos, sob a tica socioeconmica, acontece apenas em fins da dcada seguinte, impulsionada pela crescente desigualdade social observada em pases no desenvolvidos e pela evoluo do pensamento ambiental. Assim, enquanto crescimento econmico apresenta um quadro quantitativo acerca do aumento da riqueza, o desenvolvimento busca mostrar a tica qualitativa do mesmo processo, indicado melhorias em qualidade de vida e bem estar, e principalmente, neste primeiro momento, em redues das disparidades entre nveis rendas (SOUZA, 2012). A mensurao do crescimento e desenvolvimento econmico realizava-se basicamente a partir de ndices de produto e renda agregados, como o Produto Interno Bruto PIB de um pas. Em termos de possveis melhorias em qualidade de vida, a nica varivel chave era a renda per capita. Imaginava-se que incrementos, coletivos ou individuais no produto agregado, ou na renda individual, resultariam em melhorias para a coletividade (JONES, 1997)3. Este era o pensamento econmico vigente, e significa que necessita-se de constantes aumentos na produo e na renda para que se resulte em crescimento e desenvolvimento econmico.
3

De acordo com a identidade fundamental da macroeconomia o Produto gerado ser obrigatoriamente igual a Receita gerada para o perodo analisado

Em ltima instncia, tal pensamento vincula-se a uma contradio, j que vislumbra um aumento constante em produo e renda a partir de recursos naturais escassos, como reitera a prpria definio geral da cincia econmica: recursos escassez versus necessidades ilimitadas (ROSSETI, 2003). Entretanto, o paradoxo acerca da utilizao de recursos naturais seria resolvido a partir de um prisma econmico, j que o progresso tecnolgico e as leis de mercado solucionariam o problema. Aliado a esta preocupao, outra questo tornou-se importante a partir de ento, que seja os outputs do sistema econmico produtivo e suas influncias no meio ambiente, como poluio de rios, mares, e problemas em nveis mundiais, como a crescente emisso de CO2 e suas influncias sobre o clima global. (MEADOWS, 1972) Defende-se, ento, que o prprio sistema econmico est includo em um sistema ambiental mais abrangente, e a sustentabilidade parte da premissa que este deve estar balanceado possvel vislumbrar que a prpria definio de sustentabilidade deriva das problemticas citadas acima, que sejam: escassez de recursos naturais versus necessidades crescentes, e inputs e outputs em um sistema que precisa estar em constante equilbrio. Assim, sustentabilidade pode ser entendida como a necessidade de se promover um equilbrio com uma utilizao parcimoniosa dos recursos disponveis na atualidade, nos mdios e longos prazos. Definio esta respaldada na, Comisso Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1991),. Lembra-se que, como parte integrante de um sistema maior, o sistema econmico (e social), tambm deve estar em equilbrio, j que sustentabilidade designa-se a todo o amplo sistema. Desta forma, deve-se buscar o equilbrio em todas as dimenses relacionadas sustentabilidade, como a social, econmica, ambiental, ecolgica e poltica, atingindo todo o sistema meio ambiente. Sachs (2007), por exemplo, defendem esta ideia.

Tambm frisa-se que, conforme aceita-se a ideia colocada anteriormente, aceita-se que, sendo um sistema dinmico, e possuindo diversas dimenses, o prprio sistema mostra-se em constante evoluo, apresentando, por exemplo, nveis de equilbrio diferentes para cada realidade distinta4 AGENDA 21 (1992). Procura-se constantemente avanar e atualizar o conceito de sustentabilidade e todas as implicaes prticas inerentes a este, como o desenvolvimento sustentvel e todas as suas vertentes. Todavia, a prpria definio ainda no se provou, pelo menos em consenso, operacional, o que torna divergentes as interpretaes de sustentabilidade, criando vertentes e caminhos antagnicos relacionados a um mesmo conceito, que ainda hoje apresenta ambiguidades intransponveis. Pauta principal o fato de aceitar-se conceitualmente as definies propostas, no significa, em nenhuma hiptese, que deve-se evitar o debate e a aplicabilidade prtica do conceito. Por contraditrio que se suponha, as definies de sustentabilidade devem ser desenhadas para cada realidade, vislumbrando as dimenses sociais, econmicas, ambientais, polticas e de forma local, regional e assim por diante SACHS (2007). Cria-se, neste contexto, a necessidade da utilizao de indicadores, j vislumbrada na Agenda 21, resultado das discusses da ECO 92, reunio para debate da temtica meio ambiente e desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (AGENDA 21). De modo a buscar a operacionalidade proposta em teoria, e tendo em vista a ambiguidade explicitada, um caminho a seguir deve ser a utilizao de indicadores que explicitem contradies, metas, aplicaes, problemticas implcitas e explcitas em um contexto de sustentabilidade5.


4 5

Por exemplo entre pases ou mesmo em regies destes. O que incorpora a polmica do desenvolvimento sustentvel, que embora contemple todo o debate acerca da praticidade e aplicabilidade do prprio conceito, permite em seu bojo o entendimento que as dimenses aplicadas sustentabilidade conceitual sejam estendidas a este, de forma a incorporar dimenses econmicas, sociais, ambientais e polticas, ou seja, ligando o crescimento econmico ao atual desenvolvimento sustentvel (Sachs e meadows)

A utilizao de indicadores para mensurao do desenvolvimento sustentvel. A utilizao de indicadores e ndices para avaliao, em estrutura organizacional, poltica, econmica ou social conhecida e disseminada. ndices a servio da mensurao do fluxo de riqueza gerado em determinado pas so bastante conhecidos, como o Produto Interno Bruto PIB (MANKIW, 2009). conhecida a analogia de Meadows (1972) acerca da utilizao de indicadores como termmetro para os processos analisados e destacam a importncia dos mesmo para a formulao e avaliao de polticas pblicas voltadas a prticas sustentveis. De fato, desde a dcada de 1960 estudos apresentam avanos quanto caracterizao da qualidade do crescimento em pases ditos subdesenvolvidos. Torna-se premente a incluso de variveis que avaliem a efetividade do crescimento econmico, buscando analisar, de forma qualitativa, melhorias em qualidade de vida e bem-estar aliadas a sustentabilidade do sistema como um todo. Nesse contexto, definir metas ou indicadores representativos torna-se tarefa rdua. A problemtica devida ao diferencial proposto para o estudo e sua natureza qualitativa, contrria avaliao econmica ortodoxa, realizada a partir de indicadores essencialmente quantitativos. A dificuldade de formulao e aceitao de indicadores de sustentabilidade se deve, em grande parte, cultura de indicadores desenvolvidos para a dimenso econmica, como o PIB. O calculo deste ndice, totalmente quantitativo, embora aceito de forma universal, possui a incongruncia de associar um aumento da riqueza ao mesmo tempo em que premia a depleo dos recursos naturais e aumento de externalidades relacionadas aos outputs no sistema meio-ambiente. Sobre o tpico, Meadows (1972), corroborando a necessidade de indicadores de sustentabilidade, afirma:

Pessoas no reagem a uma informao que no tm. No reagem eficientemente a uma informao inadequada. No podem atingir objetivos ou metas que no esto conscientes. No trabalham para o desenvolvimento sustentvel se no possuem, claramente, oportunamente, de forma precisa, indicadores de desenvolvimento sustentvel MEADOWS (1972. p. 5). Entretanto, atualmente, ainda no existe um consenso entre os atores envolvidos acerca da definio de qualidade de vida em todas as dimenses da sustentabilidade. Ao incluir outras dimenses na anlise tem-se problemtica idntica encontrada quando da definio conceitual e prtica da sustentabilidade, qual seja, o vis qualitativo do processo. Desta forma, imagina-se que, ao propor uma avaliao em melhorias da qualidade de vida e bem estar, estar se propondo a prpria definio de qualidade de vida. Sobre o tema, a viso de Sen (2000), apresenta avanos em termos de qualidade de vida como a melhoria nos fatores necessrios a obter o que se deseja e o que se tem atualmente, ou seja, pelo conjunto de oportunidades reais que o indivduo tem em seu favor. A qualidade de vida pode ser entendida como um direito a cidadania, inevitavelmente integrado melhorias de bem-estar e renda, alm de observar a sustentabilidade ambiental do processo. Em suma, a maior preocupao por parte da comunidade envolvida nos estudos que contm o desenvolvimento sustentvel como cerne de discusso pode ser resumida na busca por mtricas e indicadores que atuem de forma a equalizar os fluxos econmicos e sociais, quantificados em termos monetrios, com os ambientais, que por sua vez so descritos em termos de massa e de energia. Diante desta situao, novos campos de pesquisa na rea da economia ecolgica tem surgido no intuito de caracterizar os fluxos econmicos sob uma tica ambiental, com a justificativa de que estes, assim como a natureza, tambm possuem o seu modus

operandi baseado em sistemas e, consequentemente, nas interaes entre os agentes que o compem. No que concerne s empresas e sobretudo das atividades industriais, seus processos de produo compreendem diversas etapas que podem ser resumidas pelas entradas de matria-prima e demais insumos e na sada de produtos e resduos. Na perspectiva de Georgescu-Roegen (1986), este processo econmico pode ser explicado a partir das leis da termodinmica, posto que tais processos envolvem a utilizao da matria-prima das mais diversas formas ao longo de suas etapas (o que uma caracterstica da primeira lei conservao da energia), bem como a sua disponibilizao e descarte no final de sua vida til aumenta o nvel de poluio tanto do ponto de vista das emisses de gases atmosfricos quanto dos resduos que so gerados por conta de sua utilizao (o que caracteriza a segunda lei entropia) Por conta dos impactos que as atividades produtivas proporcionam ao meio ambiente, termos como ecologia industrial e ecoeficncia tem sido cada vez mais discutidos, sendo esta uma etapa importante na busca por indicadores mais precisos para a mensurao e planejamento do desenvolvimento sustentvel

Da quantidade para a qualidade: a Anlise de Fluxo de Materiais Considerando-se o princpio do balano de materiais aquele que estuda como os fluxos de materiais e de energia se comportam nas relaes entre a economia e o meio ambiente, tanto nos pases quanto entre eles, a anlise de fluxo de materiais consiste em um conjunto de ferramentas cujo objetivo o de realizar aproximaes analticas e de mensurao em diferentes nveis de detalhes e competncias (OECD, 2008). Esta tcnica toma como ponto de partida a primeira lei da termodinmica, que se refere lei da conservao da matria6. Dado as suas caractersticas, pode-se verificar que a anlise de fluxo de materiais tem em seu bojo o princpio de entradas e sadas (inputs-outputs) que, por sua vez, torna-se foco de discusses acadmicas na segunda metade da dcada de 60, com o trabalho de Wassily Leontief intitulado Input-Output Economics (1966), cuja
6

A matria no criada nem destruda em qualquer processo fsico (OECD, 2008; ODUM, 2008)

contribuio para a cincia econmica lhe rendeu o prmio Nobel desta rea do conhecimento em 1973. Por sua vez, a obra de Leontief proporcionou vrios desdobramentos para as demais reas do conhecimento, sobretudo a ambiental, com destaque para os artigos de Robert Ayres e Allen Kneese, intitulado Production, consumption and externalities, de 1969 e o outro do prprio Leontief, de 1970, Eivironmental reppercutions and the economic structure: an input-output approach. (FISCHER-KOWASLKI, 2002; BOUMAN et al, 2000) O artigo de Robert Ayres, fsico, em conjunto com Allen Kneese, economista, foi derivado de um estudo feito a pedido do congresso americano e publicado em um dos volumes de programas federais em 1968 (FISCHER-KOWASLKI, 2002). Nesta pesquisa, o principal argumento dos autores o de que a maioria dos erros praticados pelos economistas na anlise do sistema econmico pode ser devido a uma observao enviesada da lei da conservao da matria, o que por sua vez pode ocorrer devido ao falso entendimento que recursos naturais como gua e ar podem ser encarados como bens livres. Nesse sentido, os recursos naturais so propriedades naturais de grande e crescente valor (AYRES; KNEESE 1969). Alm disso, tecnologias de processo e/ou purificao no destroem os resduos, mas apenas alteram a sua forma (logo, a lei da conservao da matria). Em virtude de tais fatos, os autores propem ver a poluio ambiental e seu controle como um problema de balano (fluxo) de materiais para a economia como um todo (AYRES; KNEESE 1969). Observa-se que, nessa proposio, ficam explcitos praticamente todos os principais pontos em torno da contabilizao dos fluxos mssicos e de energia e seus respectivos impactos (FISCHER-KOWASLKI, 2002). Para demonstrar os efeitos das externalidades nos modelos econmicos convencionais de entradas e sadas, ou seja, insumo-produto, Leontief parte dos instrumentos que o mesmo demonstrou na sua obra de 19667 (LEONTIEF, 1970). Nesse sentido, o autor, considerando uma economia fechada e sem governo, ou seja, apenas famlias e empresas com dois setores, Agricultura e Indstria (Manufacture). A partir das relaes intra e intersetoriais, o autor ressalta as implicaes sobre os recursos naturais decorrente da entrada de insumos nos processos produtivos por meio
7

LEONTIEF. Wassily. Input-output economics.Oxford University Press, N.Y, 1966.Ver captulo 7

de sistemas de equaes e anlise matricial. Com tais ferramentas, poder-se-ia ento verificar os impactos da gerao/ eliminao de vrios tipos de poluentes nos processos econmicos, assim tornando mais complexas as anlises regionais, projees multi-setoriais, o crescimento econmico e previso de mudanas tecnolgicas (LEONTIEF, 1970) Posteriormente, as modelagens em torno da anlise de fluxo de materiais/ anlise de fluxo de substncia so descritos por Ayres (1989) no conceito de metabolismo industrial, (BOUMAN et al, 2000), o que, por sua vez, proporciona vrios estudos em torno deste objeto (FISCHER-KOWASLKI, 2002). A partir dos anos 1990, digno de nota as contribuies de Adriaanse et al (1997), Bringezu, Behrensmeier e Schtz (1998), Machado e Fenzl (2000), Matthews et al (2000) e Tanimoto (2010). Adriaanse et al (1997) contabilizou os fluxos de materiais para a Alemanha, Japo, Holanda e Estados Unidos em uma publicao do World Resources Institute, de Washington D.C. em conjunto com Instituto Wuppertal (Alemanha), Ministrio de planejamento espacial e meio ambiente da Holanda Netherlands Ministry of Housing, Spatial Planning and Environment e o Instituto Nacional de Estudos Ambientais (Tsukuba, Japo) National Institute for Environmental Studies. Tal pesquisa foi intitulada de Resource Flows: The Basis of Industrial Economies e foi feita em conjunto com alguns dos principais pesquisadores no que tange a elaborao de metodologias de contabilizao de fluxos de materiais, como Stefan Bringezu e Yuichi Moriguchi. A pesquisa do Instituto Wuppertal Material Flow Accounts trabalhou com a contabilizao dos fluxos de materiais e foi organizada por Bringezu, Behrensmeier e Schtz (1998) sob a encomenda do EUROSTAT, como relatrio final da pesquisa Material Flow Accounts of Selected Products and Substances Harmful to the Environment. Foi organizada em dois volumes, onde o primeiro trata dos fluxos gerais com especial ateno para o alumnio, enquanto que o segundo versa acerca dos fluxos de materiais de construo, embalagens e demais indicadores. No que concerne aos procedimentos metodolgicos, a contabilizao dos fluxos mssicos foi feita em conjunto com as tabelas de entradas e sadas (insumo-produto), no intuito de se verificar as relaes inter e intra-setoriais entre os fluxos.

O interesse da Unio Europeia acerca da contabilizao dos fluxos mssicos nas economias em decorrncia do projeto do EUROSTAT resultou, em conjunto com o Ncleo de Altos Estudos Amaznicos da Universidade Federal do Par NAEA/UFPA, o projeto intitulado Amaznia 21, que por sua vez deu origem ao artigo The sustainability of development and the material flows of economy: a comparative study of Brazil and industrialized countries, de Machado e Fenzl (2000) que consistia em examinar tal metodologia e testar as suas possibilidades de aplicao e determinao do metabolismo econmico-ambiental brasileiro e compar-lo com o sistema econmico dos Estados Unidos, Japo, Alemanha e Holanda, o que pode auxiliar como base para a elaborao de polticas pblicas com preservao ambiental agregada de desenvolvimento econmico. Em 2000, a pesquisa do World Resources Institute The Weight of Nations: Material Outflows From Industrial Economies, coordenada por Emily Matthews com o auxlio de Stefan Bringezu e Yuichi Moriguchi, dentre outros (MATTHEWS et al, 2000), tornou-se uma das principais referncias no que tange s metodologias para a Anlise de Fluxo de Materiais (TANIMOTO, 2010). Tal pesquisa analisou o ciclo de materiais e indicadores relacionados para ustria, Alemanha, Japo, Estados Unidos e Holanda, explicitando as referencias utilizadas e indicadores usados para o clculo dos fluxos ocultos. Ainda quanto a evidncias empricas no Brasil, pode-se citar a pesquisa de Armando Tanimoto intitulada A economia medida pela anlise de fluxo de massa (AFM): A desmaterializao da economia nos pases desenvolvidos, sustentada pelos recursos naturais dos pases emergentes a exemplo do Brasil, tese de doutorado do Centro de Desenvolvimento Sustentvel da Universidade de Braslia CDS/UnB. Nesta pesquisa, o autor procura avaliar se o processo de desmaterializao da economia nos pases desenvolvidos acontece com a transferncia de impactos ambientais aos pases emergentes, principalmente os exportadores de bens primrios como o Brasil (TANIMOTO, 2010, p. 6). Para tal, o autor procedeu da Anlise de Fluxo de Massa (Economy-wide MFA) para os anos de 1997, 2001 e 2005. Em termos de resultados, foi verificado que o Brasil ainda necessita de mais quilos de material bruto para transformar em um US$ de PIB do que os pases desenvolvidos, o que

pode ser consequncia da alta transferncia dos impactos ambientais dos pases desenvolvidos para os pases em desenvolvimento. Em termos metodolgicos, de acordo com Bringezu et al (2002), esta ferramenta tem dois tipos bsicos de problemas: 1. Problemas ambientais especficos relacionados com certos impactos por unidade de: a. Substancias: Cd, Cl, Pb, Zn, Hg, N, P, C, CO2, CFC, b. Materiais: produtos de madeira, transportadores de energia, escavaes, biomassa, plsticos. c. Produtos: fraldas, baterias, carros 2. Problemas de interesse ambiental relacionados com as transferncias de: a. Firmas: micro e pequenas, mdias e grandes companhias b. Setores: setores produtivos, indstria qumica, construo civil c. Regies: total de transferncias, balano de fluxo de massa, demanda total por materiais. Isto posto, a MFA dividida em dois tipos principais: anlise de fluxo de materiais (utilizada para analisar os tipos 2a., 1.b., 2.b. e 2.c.) e anlise de fluxo de substncia (utilizada para atingir os objetivos 1.a.). Quanto aos problemas do tipo 1.c., costuma-se utilizar a Avaliao de Ciclo de Vida ACV (Life Cycle Analisys LCA). Tal configurao pode ser melhor observada no quadro 1.1. A MFA pode ser aplicada tanto em anlises econmicas quanto administrativas e naturais, estudando os fluxos de materiais nos seguintes nveis (OECD, 2008): Nvel macro: fornecer instrumentos para formulao de iniciativas/ decises em polticas de integrao econmica, poltica e comercial, assim como tambm estratgias de desenvolvimento sustentvel e

planos de ao. Nesse caso, o instrumento de mensurao mais utilizado a Economy Wide Material Flow Account (EW-MFAcc). Nvel meso: tem maior nvel de detalhamento, distinguindo no apenas categorias de materiais, mas tambm de indstrias e/ou ramos da produo. Em nvel industrial, a principal tcnica de mensurao de fluxos so as Tabelas de Entradas e Sadas Fsicas TESF (do ingls Physical Input-Output Table PIOT) e as tabelas NAMEA (NAMEAtype tables8) Em nvel micro: providencia informaes detalhadas para decises especficas, como, por exemplo, nos negcios (companhias, firmas, etc.) ou em nvel local (cidades, municpios, ecossistemas, habitats, bacias, etc.) ou relativas a substncias especficas ou produtos individuais. Nesse nvel, as tcnicas mais utilizadas so a Anlise de Fluxo de Substncia (SFA) e o Inventrio de Ciclo de Vida LCI, que um dos passos para a elaborao da Anlise do Ciclo de Vida ACV.
Preocupaes especficas relacionadas ao meio ambiente impactos, garantia de fornecimento, desenvolvimento de tecnologia Dentro de certos negcios, atividades econmicas, pases, regies Asssociados com
Substncias (elementos qumicos ou compostos) Anlis de Fluxo de Substncia (Substance Flow Analysis) Contas de Fluxo de Substncia (Substance Flow Accounts) Materiais (matria-prima, bens semiacabados) Anlise de Sistema de Materiais (Material System Analysis) Contas de Fluxo de Materiais Individuais (Individual Material Flow Accounts) Produtos (bens manufaturados) Baterias, carros, computadores, txteis

Motivo de preocupao

Preocupaes ambientais e econmicas gerais relacionados com a transferncia De substncias, materiais, bens manufaturados Em nvel de
Atividades econmicas (minerao, construo, indstria qumica, indstria siderrgica) Anlise de Entradas e Sadas (Input-Output Analysis) Pases, regies (materiais totais, grupos de materiais, materiais particulares)

Objeto de interesse

Negcios (estabelecimentos, empresas)

Tipo de Anlise

Anlise de Ciclo de Vida (Life Cicle Assessment)

AFM em nvel de negcios

Economy-wide MF Analysis

Tipo de ferramenta de mensurao

Inventrios de Ciclo de Vida (Life Cycle Invetories)

Contas de Fluxo de Materiais nos Negcios (Business Material Flow Accounts)

Physical InputOutput Tables, NAMEA-type approaches

Economy-wide Material Flow Accounts

Quadro 1: Tipos de Anlises de Fluxo de Materiais e questes associadas de preocupao. Fonte: OECD (2008). Traduo do autor.

National Accounting Matrices including Environmental Accounts NAMEA

A Anlise de Fluxo de Materiais em nvel meso: as tabelas de entradas e sadas Como ressaltado no tpico anterior, a anlise de fluxo de materiais utiliza mtodos diferentes de acordo com a amplitude de seu objeto de estudo. Por conta disto, ao se levar em considerao estudos de ordem setorial, ou seja, aqueles voltados compreenso das relaes entre os setores econmicos produtivos tanto entre si quanto com o meio ambiente, o alcance mais adequado da MFA em nvel meso, cujo metodologia adequada a elaborao das tabelas de entradas e sadas por conta de sua capacidade de descrever de forma sistmica a contribuio dos produtos para a produo. A fim de que este processo seja melhor compreendido, necessrio fazer uma distino entre os termos produo e produto. Ao passo em que o termo produo implica um processo contnuo de entradas e sadas, o produto, tambm chamado de bem final, deve ser visto como o resultado da produo (ROSSETTI, 1995; PAULANI e BRAGA, 2007). Em meio as entradas e sadas que caracterizam a produo, existem interaes tanto com as matrias-primas disponibilizadas pelo meio ambiente quanto com os produtos que vo compor o valor do produto em questo. Por exemplo: um pneu, apesar de ser um bem final fabricado por uma fbrica de pneus, um item fundamental na composio de outras mercadorias, como automveis e motocicletas. Logo, dependendo do foco, determinados produtos podem ser bens finais ou bens intermedirios, ou seja, produtos que so utilizados na composio de outros. Neste sentido, um cuidado necessrio na mensurao da atividade econmica o de evitar a mltipla contagem pois, caso contrrio, no seria possvel contabilizar a real contribuio de um produto para a atividade econmica, ou seja, o pneu do exemplo discutido no paragrafo anterior seria contabilizado duas vezes: a primeira vez como bem final e segunda vez como insumo na fabricao do automvel, o que dificultaria a preciso e consequentemente a capacidade de explicao dos indicadores relacionados a tal temtica. Por conta disso, a mensurao do valor do automvel definido pela contribuio que o pneu e os demais insumos utilizados proporcionaram para a sua

fabricao, ou seja, pelo valor que foi adicionado pelas etapas de produo ao produto final. Logo, o consumo intermedirio, que corresponde aos insumos que so utilizados nos processos produtivos na composio dos bens finais (que so disponibilizados no mercado de bens e servios), contribui para o valor da produo (tambm chamado de valor bruto da produo), que por sua vez corresponde ao total da produo de um determinado setor levando-se em considerao todos os bens intermedirios que foram utilizados para a fabricao de seus produtos. Ao se subtrair o consumo intermedirio do valor da produo, tem-se o valor adicionado, ou seja, o total do valor que foi agregado pelo consumo intermedirio nas etapas do processo de produo seja de uma mercadoria, seja de um setor em especifico. Consequentemente, a soma dos valores adicionados de todos os setores produtivos (agricultura, indstrias e servios) um dos principais itens para o clculo do Produto Interno Bruto PIB de uma determinada regio ou pas. Posto que o PIB de uma economia reflete o total dos bens e servios que so produzidos ao longo de um determinado perodo de tempo, a composio deste indicador depende do processo de entradas e sadas, pois estas determinam a relevncia que o consumo intermedirio, caracterizado pela utilizao de insumos estaduais, interestaduais e internacionais tem para o valor da produo e consequentemente para o valor adicionado. Por conta disto, esta relao sistematizada por meio das tabelas de entradas e sadas, uma etapa importante na construo da Matriz de Insumo-produto idealizada por Leontief. De acordo com Wixted, Yamano e Webb (2006), uma tabela de entradas e sadas pode ser dividida em cinco sees e ilustrada conforma a figura a seguir: 1. Uma matriz de bens (ou transaes) intermedirios que contenha informaes relativas a interao entre os ofertantes e os consumidores de matria-prima, componentes industriais e servios domsticos. Os valores das transaes contidos nessa matriz podem ser a preos bsicos ou a preos do consumidor; 2. Linhas abaixo da matriz de transaes intermedirias que mostrem os ajustes necessrios para derivar o total das entradas de bens intermedirios

usados na produo a preos do consumidor. Aqui esto includos as importaes de bens e servios; 3. O Valor Adicionado das Atividades a preos bsicos; 4. A contabilizao da oferta de bens que no so consumidos pela indstria domstica, localizadas direita da matriz de transaes intermedirias e organizadas em colunas. Esta parte contem agregados macroeconmicos como o consumo final (tanto das unidades familiares quanto do governo), a Formao Bruta de Capital Fixo FBKF e as exportaes; 5. Por fim, as importaes de bens para o uso final e suas respectivas taxas menos subsdios associados a transao destes. No Brasil, a anlise de entradas e sadas realizada por meio da Matriz de insumo-produto, que faz parte das Contas Nacionais publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Isto posto, o clculo da matriz de coeficientes tcnicos baseada nas tabelas de produo e consumo intermedirio das Tabelas de Recursos e Usos TRU, que considera no consumo intermedirio e na demanda final o valor total dos bens e servios sem a distino entre nacional e importado (IBGE, 2008; SUFRAMA e UFAM, 2012) . Apesar do potencial para uma melhor compreenso das relaes produtivas entre os setores que compem a economia brasileira, o trabalho para realizar esse tipo de anlise em nvel de unidades da federao impe uma complexidade significativa que por sua vez justificada pelas particularidades de cada Estado. Por conta disso, o IBGE realizou um esforo com os rgos estaduais de estatsticas para mensurar os agregados macroeconmicos e demais indicadores em nvel de unidades da federao. Alm destas idiossincrasias regionais, um outro desafio para o estabelecimento de um banco de informaes estatsticas que reflitam a realidade so os aspectos relacionados aos fluxos ambientais. Dado que os recursos naturais afetam os fluxos produtivos tanto no que se refere ao seu papel enquanto componente importante da matria-prima quanto do ponto de vista de seu mau aproveitamento e consequente descarte sob a forma de resduos, fatores como emisses de gases de efeito estufa e os resduos gerados pelas atividades antrpicas devem ser inseridos anlise de entradas e sadas em nvel meso. no mbito da

No intuito de fornecer o elo entre o aspecto micro (das substncias) e macro (de atividades econmicas), a anlise dos fluxos de materiais em nvel setorial feita por meio da tabela de entradas e sadas agregada. Esta tabela organizada em trs quadrantes: O quadrante das entradas localizado na parte inferior esquerda; O quadrante do processo localizado na parte superior esquerda; e O quadrante das sadas localizado na parte superior direita
Consumo domstico privado Sada Bruta a preos bsicos Formao Bruta de Capital Fixo (FBCK)

Consumo do governo

Variao de estoques

Matriz intermediria

Uso total dos produtos domsticos a preos bsicos importao de bens intermedirios Taxas menos subsdios nos bens intermedirios Total do consumo intermedirio Valor adicionado a preos bsicos (a+b+c) a. compensao dos empregados b. Excedente operacional bruto c. Taxas menos subsdios na produo Sada Bruta a preos bsicos (i.e. total das sadas)

Figura 1: Estrutura bsica de uma tabela de entradas e sadas Fonte: Wixted, Yamano e Webb (2006). Traduo dos autores.

Do ponto de vista das entradas, a tabela de entradas e sadas agregada a divide em quatro categorias relacionadas a utilizao dos recursos naturais, onde a extrao domstica corresponde a utilizao de matria-prima e as importaes so as entradas

Exportaes

de outras economias. Por sua vez, a soma destas categorias a entrada direta de materiais (direct material output DMI). Em paralelo, as sadas compreendem as variveis alm da disponibilizao de bens e servios como as emisses atmosfricas, os resduos descartados no meio ambiente e as exportaes destas variveis para outras regies.
Setor Primrio Setor Primrio Variao de estoques Bens domsticos
12 + x13 + x14

Indstria

Servios

Exportaes Emisses

Descartes Sadas
11

X11

X12

X13

X14

( x ( x ( x (

) ) ) )

O11

O12

O13

( o ( o ( o ( o )

at o13

) ) ) )

Indstria

X21

X22

X23

X24

Bens domsticos
21

+ x23 + x24

O21

O22

O23

Sadas
21

at o23

Servios

X31

X32

X33

X34

Bens domsticos
31

+ x32 + x34

O31

O32

O33

Sadas
31

at o33

Variao de estoques

X41 Entrada secundria


21

X42 Entrada secundria


12

X43 Entrada secundria


13

X44 Entrada de estoques


14

x11 + x42 + x43

Sadas de estoque

O41

O42

O43

Sadas
41

at o43

( x
Extrao domstica

+ x31 + x41

) ( x

+ x32 + x42

) ( x

+ x23 + x43

) ( x

+ x24 + x34

) ( x

Total da Matriz de Exportaes Emisses processamento ( o at o ) ( o at o )


11

Descartes

+ x12 + ... + x44

11

41

12

42

( o

13

at o43

Sada direta

I11

I12

I13

I14

Extrao domstica ( i at i )
11 14

gua

I21

I22

I23

I24

( i ( i

gua
21

at i24

) )

Ar

I31

I32

I33

I34

Ar
at i34

31

Importaes

I41 Entrada primria ( i at i )


11 41

I42 Entrada primria ( i at i )


12 42

I43 Entrada primria ( i at i )


13 43

I44 Entrada primria ( i at i )


14 44

Importaes ( i at i )
41 44

Entrada direta

Figura: Estrutura geral de uma tabela de entradas e sadas agregada Fonte: Schandl e Weisz (2000)

A TRU atua como um item importante para este tipo de anlise, pois so os seus dados que compem a parte relativa ao quadrante do processo, que compreende os fluxos econmicos entre os setores produtivos, onde a linha diagonal destacada reflete os fluxos intrasetoriais destas atividades. Um dos principais desafios ao se utilizar este mtodo consiste em organizar os fluxos de forma com que os de entrada sejam iguais ao de sada. Assim, para que uma

tabela de entradas e sadas agregada seja consistente, esta relao, de acordo com Schandl e Weisz (2000), deve satisfazer a seguinte equao: Entrada direta = sada direta + entradas de estoque sadas de estoque Assim, a necessidade de consistncia destes tipos de informaes torna a anlise agregada dos fluxos input-output em uma perspectiva setorial bastante complexa. Por conta disso, o procedimento recomendado para se realizar tal tipo de anlise o de realizar o seu clculo de forma passo-a-passo via a elaborao de subtabelas com seus respectivos balanos de forma a permitir a agregao destas no final. Concluso A utilizao de indicadores nos permite sistematizar de forma dinmica os insumos para a elaborao de anlises apuradas. No mbito das relaes entre a economia e o meio ambiente, torna-se de suma importncia de se homogeneizar a mensurao de seus fluxos por meio de tratamentos estatsticos e metodolgicos. Dado o carter holstico que respalda as abordagens ambientais, ferramentas como a anlise de fluxo de materiais contribuem para a compreenso do peso dos materiais tanto nas relaes econmicas quanto nas ambientais. Por conta disso, a consonncia entre os indicadores pertinentes s atividades produtivas e relacionadas ao uso dos recursos naturais condio principal para que o potencial de anlise desta ferramenta seja alcanado As tabelas de entradas e sadas agregada, que ressalta as relaes entre as variveis descritas no paragrafo anterior, depende das relaes entre os setores produtivos, cujos dados so disponibilizados pelas tabelas de recursos e usos TRU. Dessa forma, percebido que a relevncia da TRU significativa no apenas para a compreenso da dinmica econmica mas tambm da ambiental. Referncias ADRIAANSE, Albert; BRINGEZU, Stefan; HAMMOND, Allen; MORIGUCHI, Yuichi; RODENBURG, ERIC; ROGICH, Donald; SCHTZ, Helmut. Resource Flows: The Material Basis of Industrial Economies. World Resources Institute, Wuppertal Institute, Netherlands Ministry of Housing, Spatial Planning, and

Environment, National Institute for Environmental Studies: Washington, Germany, Netherlands and Tsukuba, 1997. AYRES, Robert U.; KNEESE, Allen V. Production, consumption and externalities. American Economic Review, 59(3), 28297, 1969. BOUMAN, Mathijs; HEIJUNGS, Reinout; VOET, Ester van der; BERGH, Jeroen C.J.M. van den; HUPPES, Gjalt. Material flows and economic models: an analytical comparison of SFA, LCA and partial equilibrium models. Ecological Economics 32 (2000) 195216. Disponvel em: www.elsevier.com:locate:ecolecon. BRINGEZU, S.; BEHRENSMEIER, R.; SCHTZ, H. Material Flow Accounts Part I - General Aspects, Aluminium, National Overall Accounts. Wuppertal Institute. Department for Material Flows and Structural Change. Luxemburg: EUROSTAT, 1998. FISCHER-KOWASLKI, Marina. Exploring the history of industrial metabolism. In: AYRES, Robert U.; AYRES, Leslie W. A Handbook of Industrial Ecology. Cheltenham/Northampton: Edward Elgar, 2002. GEORGESCU-ROEGEN, Nicholas. The Entropy Law and the Economic Process in Retrospect. Eastern Economic Journal, Volume XII, No. 1, JanuaryMarch 1986. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Matriz de Insumo-Produto Brasil 2000/2005. Contas Nacionais nmero 23. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. Rio de Janeiro: Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Contas Nacionais IBGE, 2008. JONES, Charles. Introduo teoria do crescimento econmico. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2000. LEONTIEF, Wassily. Environmental reppercutions and the economic structure: an input-output approach. The Review of Economics and Statistics, Vol. 52, No. 3 (aug. 1970), pp. 262-271. Disponvel em http://www.jstor.org/stable/1926294. MACHADO, Jose A.; FENZL, Norbert. The sustainability of development and the material flows of economy: a comparative study of Brazil and

industrialized countries. Paper presented for The Amazonia 21 Project, Paraguay: Federal University of Paraguay, 2000. MANKIW, Gregory. Introduo economia. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. MATTHEWS, Emily (Org). The weight of nations: Material outflows from industrial economies. Washington: World Resources Institute, 2000. MEADOWS, Dennis. Limits to Growth. The Club of Rome. Disponvel em www.clubofrome.org/?p=1161. ODUM, Eugene P.; BARRET, Gary W. Fundamentos de Ecologia. Traduo da 5 edio norte-americana. So Paulo: Cengage Learning, 2008. OECD. Measuring material flows and resource productivity. Synthesis report. OECD/OCDE, 2008. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Agenda 21. Disponvel em www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf. PAULANI, Leda Maria; BRAGA, Mrcio Bobik. A nova contabilidade social: uma introduo macroeconomia. 3. Ed. So Paulo: Saraiva, 2007. ROSSETTI, Jos Paschoal. Contabilidade Social. 7. Ed. So Paulo: Atlas, 1995. ROSSETTI, Jos Paschoal. Introduo economia. 18.ed. So Paulo: Atlas, 1999. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentvel, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. SCHANDL, Heinz; WEISZ, Helga. Links between macro and micro flows: the sectoral approach: Presentation by Austria, IFF. Special Session on Material Flow Accounting. OECD Working Group on Environmental Information and Outlooks (WGEIO). Paris, 24 october 2000. SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento econmico. 4.ed. So Paulo: Atlas, 1999.

SUPERINTENDNCIA

DA

ZONA

FRANCA

DE

MANAUS;

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Tabela de Recursos e Usos do Amazonas: TRU-AM (ano base 2006). Coordenao Geral de Estudos Econmicos e Empresariais COGEC/Suframa e Faculdade de Estudos Sociais FES/UFAM. Manaus: Superintendncia da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA, 2012) TANIMOTO. Armando Hirohumi. A economia medida pela Anlise de Fluxo de Massa (AFM): A desmaterializao da economia nos pases desenvolvidos, sustentada pelos recursos naturais dos pases emergentes, a exemplo do Brasil. Tese de Doutorado. Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Universidade de Braslia. Braslia: CDS/UnB, 2010. WIXTED, Brian; YAMANO, Norihiko, WEBB, Colin. Input-output analysis in an increasingly globalized world: applications of OECDS harmonized international tables. STI/Working Paper 2006/7. Statistical Analysis of Science, Technology and Industry. 2006, OECD.

Vous aimerez peut-être aussi