Vous êtes sur la page 1sur 8

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Ana Beatriz Carvalhinho Eliana Pombo Joana Margarida Rocha Tnia Silva Turma 8

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Este gel tem como tratamento da acne vulgaris, ligeiro a moderado, especialmente leses inflamadas. (http://www.clinicalaserdebelem.com.pt/informacao_acne.html)

A acne uma dermatose inflamatria que atinge uma estrutura formada pelo plo e a glndula sebcea e que tem a designao de folculo pilo-sebceo. O sebo acumulado colonizado por uma bactria denominada por Propionibacterium Acnes que vai dar origem libertao de substncias inflamatrias que lhe do aquele aspecto clnico de borbulhas com pus. (http://www.clinicalaserdebelem.com.pt/informacao_acne.html)

Este gel que associa o perxido de benzolo eritromicina mais eficaz na reduo do nmero de leses inflamatrias, porque esta terapia combinada (perxido de benzolo 5% e eritromicina 2%) aumenta a eficincia e reduz a resistncia bacteriana da eritromicina.

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Matrias-primas

Farmacopeia

Quantidade necessria para a preparao de 100 g de gel

Eritromicina
Gel de Hidroxietilcelulose (FGP B.15.) Soluo Aquosa de cido Ctrico a 25% (m/V) (FGP B.16.) Etanol 96% (V/V) Gel de Perxido de Benzolo 5% (Peroxiben)

FPVII
-

2,0 g*
77,3 g 0,7 g

FPVII -

20,0 g 50,0 g

* Deve-se corrigir a quantidade a pesar tendo em ateno a quantidade de gua existente nesta substncia activa.

(Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005))

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Eritromicina (Zineryt, Clinac, etc.) um antibitico tpico. Para alm da reduo da populao bacteriana (P. acnes) tem tambm aco anti-inflamatria. Tal como os antibiticos orais, pode originar resistncia bacteriana. (Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005))

O gel de hidroxietilcelulose, uma vez que contem lcool, permite uma fcil incorporao da eritromicina que deve ser previamente dissolvida neste solvente. (Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005))

A soluo aquosa de cido ctrico a 25% permite a obteno dos valores de pH desejados assegurando a estabilidade do gel por um perodo de 2 meses. (Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005))

O perxido de benzolo (Peroxiben) um anti-inflamatrio reduzindo a populao bacteriana do P. Acnes. Tem grande poder bactericida. Diminui tambm o nmero e tamanho de leses activas da acne. No actua, contudo, na reduo da produo de sebo. (http://www.clinicalaserdebelem.com.pt/informacao_acne.html) (http://www.ordemfarmaceuticos.pt/ordemfarmaFiles/files/ofFileS1_800.pdf)

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Num matraz rolhado:


Dissolver a eritromicina no lcool; Adicionar a soluo aquosa de cido ctrico a 25 % (m/V) (FGP B.16.). Agitar manualmente.

Num almofariz de porcelana:


Incorporar, a soluo anteriormente preparada no gel de hidroxietilcelulose (FGP B.15.) Agitar o gel at que este apresente aspecto homogneo.

Adicionar o gel de eritromicina a 2% preparado Acondicionar e rotular devidamente. ao gel de perxido de benzolo a 5%. Agitar constatemente at ficar homogneo.

(Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005))

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Contra Indicaes Reaces adversas ao frmaco


Dermatite de contacto alrgica ou irritativa e secura cutnea; Pode provocar colite membranosa, ainda que raramente; Por vezes desencadeia resistncias.
(http://www.ordemfarmaceuticos.pt/ordemfarmaFiles/files/ ofFileS1_800.pdf) (http://www.correofarmaceutico.com/documentos/prospe c140703.pdf)

No deve ser utilizado por crianas, pradolescentes, durante a gravidez e por pessoas que apresentem hipersensibilidade a qualquer dos seus componentes; (http://www.ordemfarmaceuticos.pt/ordemfar

maFiles/files/ofFileS1_800.pdf)

Evitar o contacto com a roupa at 30-40


minutos depois da aplicao, dado o risco de descolorao. (http://www.correofarmaceutico.com/docum entos/prospec140703.pdf)

Evitar o contacto com a boca, olhos,


mucosas e pele ferida ou eczematosa. (http://www.correofarmaceutico.com/docum entos/prospec140703.pdf)

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Modo e via de administrao


Uso externo. Deve utilizar-se uma vez por dia, aps lavagem da pele. Uma vez espalhado uniformemente aplicar um pouco mais sobre as leses mais frequentes. A durao do tratamento dever seguir as indicaes do mdico, porm recomenda-se a sua utilizao num perodo de 4 a 6 semanas.
(http://www.correofarmaceutico.com/documentos/pr ospec140703.pdf)

Conservao do gel
Deve manter-se num local seco e

fresco.
(http://www.correofarmaceutico.com/documentos/pr ospec140703.pdf)

Tempo de utilizao do gel


Dois meses.

Faculdade de Farmcia

Universidade de Coimbra

Formulrio Galnico Portugus, CETMED. Associao Nacional das Farmcias 2001, 1 Adenda (2005); MARTINDALE; The Extra Pharmacopoeia. 32nd. London; The Pharmaceutical Press, 1999; http://www.clinicalaserdebelem.com.pt/informacao_acne.html http://www.ordemfarmaceuticos.pt/ordemfarmaFiles/files/ofFileS1_800.pdf http://www.correofarmaceutico.com/documentos/prospec140703.pdf http://www.infarmed.pt/prontuario/framepesactivos.php?palavra=peroxido+benzoilo+5%25+e ritromicina2%25

http://www.infarmed.pt/prontuario/framepesactivos.php?palavra=eritromicina+2+%25

Vous aimerez peut-être aussi