Vous êtes sur la page 1sur 2

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Penal 09

EMENTA DA AULA 1. Crimes contra a administrao

GUIA DE ESTUDO 1. Crimes contra a administrao Conceito de Funcionrio Pblico (artigo 327 do CP): Funcionrio Pblico Prprio: quem, mesmo que transitoriamente ou sem remunerao exerce cargo, emprego ou funo junto a administrao pblica. Ex.: jurado; Funcionrio pblico por equiparao: quem exerce cargo, emprego ou funo junto a paraestatal (autarquia, fundao, empresa pblica, sociedade de economia mista e 3 setor) ou quem trabalha em empresa contratada ou conveniada para a prestao tpica da administrao pblica (contratadas ou permissionrias).

Crimes em espcie: CONCUSSO EXCESSO DE EXAO CORRUPO PASSIVA PREVARICAO

Exigir vantagem Exigir tributo ou indevida em razo do contribuio social que sabe ou deveria cargo. saber ser indevido ou, mesmo que devidos, usar na cobrana meio que a lei no autoriza. * admite forma qualificada: se o agente apropria-se daquilo que recebeu

Solicitar, receber ou Deixar de praticar, aceitar promessa da retardar, praticar contra a lei ato de vantagem indevida. ofcio em detrimento * Causa de aumento a sentimento ou de pena - a pena ser interesse pessoal. aumentada em 1/3 se: em virtude da vantagem o agente retardar, deixar de praticar ou praticar contra a lei ato de ofcio.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

indevidamente.

* Privilegiada: deixar de praticar, retardar ou praticar contra a lei ato de ofcio, cedendo a pedido ou influncia de outrem.

Peculato: pode ser: Doloso: a) Peculato prprio: I) peculato apropriao: apropriar-se de bem pblico ou particular de que tenha posse em razo do cargo; e II) peculato desvio: desviar em proveito prprio ou alheio bem pblico ou particular de que tenha posse em razo do cargo; b) Peculato imprprio: I) peculato furto: subtrair ou facilitar a subtrao de bem pblico ou particular do qual no tem a posse, mas valendo-se da facilidade proporcionada pelo cargo. Pode ser praticado em concurso com outras pessoas e se houver um particular, este tambm responder por peculato furto, desde que tenha conhecimento da condio de funcionrio pblico do outro concorrente; c) Peculato mediante erro de outrem: I) peculato estelionato: apropriar-se do que recebeu em razo do cargo mediante erro de outrem; e d) Peculato eletrnico: I) insero de dados falsos em sistema informatizado: inserir ou facilitar a insero de dados falsos ou excluir ou alterar dados verdadeiros, o funcionrio pblico autorizado, em sistema informatizado da administrao com fim de obter vantagem ou causar prejuzo; e II) modificao de sistema: modificar ou adulterar sistema informatizado da administrao sem autorizao da autoridade competente. Se houver prejuzo para a administrao ou pro administrado, a pena ser aumentada. Culposo: concorrer culposamente para o crime de outrem. Apenas no peculato culposo a reparao do dano, antes da sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade. Se posterior ao transito em julgado, reduz a pena pela metade. Obs.: s vale para o peculato culposo.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Vous aimerez peut-être aussi