Vous êtes sur la page 1sur 5

Nome: ____________________________________________ Turma: _______ N.

_____
1. Assinala com uma cruz no correspondente, a opo correcta.

A- Utiliza-se a decantao simples para: Separar um slido depositado num lquido. Separar um slido em suspenso num lquido. Separar um slido dissolvido num lquido. B- Na separao por decantao e por filtrao usa-se uma vareta de vidro para: Agitar bem a mistura antes da separao. Facilitar a evaporao do lquido. Auxiliar a transferir o lquido evitando que este se perca.

C- Utiliza-se a decantao em funil para: Separar dois lquidos no miscveis. Separar um slido em suspenso num lquido. Separar dois slidos miscveis.

2. Refere tcnica(s) para separar os componentes de cada uma das seguintes misturas: a) Vinagre + azeite

b) gua + lcool

c) Iodo + areia

d) gua + terra

e) Pigmentos de um marcador preto

3. No mundo que nos rodeia ocorrem constantemente transformaes. O que distingue uma transformao fsica de uma transformao qumica?

4. Classifica as transformaes a seguir referidas em fsicas (F) ou qumicas (Q). a) Combusto do gs. b) Azedar do vinho. c) Formao de gelo. d) Torrar po. e) Cozer um ovo. f) Rasgar papel. g) Digesto dos alimentos. h) Dissolver sal em gua. i) Sublimao da naftalina. j) lcool a evaporar-se

5. A termlise do bicarbonato de sdio (slido) consiste na sua decomposio, por aco do calor, em carbonato de sdio (slido), gua lquida e dixido de carbono (gasoso). 5.1. Completa o seguinte esquema que traduz a reaco anterior.

5.2. Identifica os reagentes e os produtos da reaco.

6. Observa atentamente a figura. 6.1. Indica o nome da transformao que ocorre no interior da tina.

6.2. Escreve um esquema de palavras (equao de palavras) que traduz a transformao ocorrida e indica o nome dos reagentes e dos produtos.

7. Completa correctamente as igualdades que se seguem: A- 0,5 KJ = _______ J B- 0,26 MJ = _________ J C- 50 MJ = ________ KJ

D- 200 J = _______ KJ

E- 1cal = _________ J

F- 500 Kcal = ________ J

8. Faz a correspondncia correcta entre as colunas. A Energia elctrica B Energia geotrmica C Energia elica D Energia hidrulica E Energia solar 1 Energia associada radiao solar 2 Energia associada gua 3 Energia associada s cargas elctricas em movimento 4 Energia proveniente do interior da Terra 5 Energia associada ao vento

A - ___

B - ___

C - ____

D - ___

E - ___

9. Em cada uma das situaes indica a fonte e o receptor de energia. a) gua a ferver num fogo a lenha c) Televiso em funcionamento

b) Lanterna de bolso acesa

d) Menino a beber leite

10. Considera as seguintes fontes de energia. Assinala (com um x) a que tipo corresponde cada uma das fontes de energia. Fonte de energia Petrleo Vento Carvo Sol Gs natural gua Renovvel No renovvel

11. Indica as formas fundamentais de energia presentes em cada uma das seguintes situaes: a) Um barco a descer o rio. b) Um arco completamente comprimido. c) Um litro de gasolina.

d) Um livro em cima de uma estante.

12. Um relgio de corda possui uma mola que fica completamente enrolada depois de se lhe dar corda. 12.1. Indica o nome da energia acumulada na mola enrolada.

12.2. Refere o nome da energia dos ponteiros em movimento.

12.3. Diz o que acontece energia potencial da mola enquanto faz movimentar os ponteiros do relgio.

13. As sensaes de quente e de frio que temos ao tocar os objectos relacionam-se com transferncias de energia devidas a diferenas de temperatura. Classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmaes:
A- Quando tomamos um ch, sentimos que est quente devido ao calor que transferido do nosso corpo para o ch. B- Quando sentimos que um objecto est frio porque a temperatura do nosso corpo inferior do objecto. C- Quando comemos um gelado, sentimos que est frio devido ao calor que transferido do gelado para o nosso corpo. D- Quando tocamos num objecto e no temos a sensao de quente ou de frio porque no h transferncias de calor. E- Quando sentimos que um objecto est quente porque a sua temperatura superior do nosso corpo.

Bom Trabalho

Vous aimerez peut-être aussi