Vous êtes sur la page 1sur 10

Histria da Msica Ocidental e dos Instrumentos

CAPTULO I INTRODUO HISTRIA DA MSICA

1 Definio
A palavra MSICA de origem grega e significa "A FORA DAS MUSAS". Estas eram as ninfas que ensinavam aos seres humanos as verdades dos deuses, semideuses e heris, atravs da poesia, da dana, do canto lrico, do canto coral, do teatro etc. Todas estas manifestaes eram acompanhadas por sons. Ento MSICA, numa definio mais precisa, seria a "ARTE DE ENSINAR". At o sculo 15 ou 16, a atividade musical era exclusivamente utilitria: tinha funo ritual (em todas as religies de todos os povos de todo o mundo), tinha funo de comunicao (os trovadores, os rapsodos que levavam notcias etc.), funo de trabalho (marinheiros, soldados etc.), cotidiana (ninar, lavar roupa etc.), lazer (canes e dana, msica ambiente nas cortes, acompanhando poemas e peas teatrais) e outras atividades scio-artsticas (educao, medicina, militar, moda etc., propaganda - comerciais, polticas, etc., hinos de todos os tipos etc.). A noo de ARTE DA MSICA, voltada exclusivamente para a criao ABSTRATA de obras que explorassem os parmetros musicais, s surgiu no Renascimento europeu e em pases como a Frana, a Itlia, a Inglaterra e a Alemanha. claro que encontramos nos padres medievais esta pesquisa ou mesmo na China, na ndia, na Grcia Antiga e entre os rabes, mas o alcance racionalista ocidental foi mais profundo, pois alm dos tratados tericos, desenvolveu-se toda uma grafia uniforme e precisa para registrar os sons (2 objetivos: fixao para execuo, documentao e estudo e o desenvolvimento da imprensa musical). Esta MSICA, denominada muitas vezes de ERUDITA (ou CLSSICA ou de CONCERTO) um tipo de experimentao que no tem uma utilidade prtica e que serve somente para apreciao esttica e destinada a um ambiente designado pelo compositor. Assim, MSICA a ARTE DA INTELIGNCIA HUMANA TRABALHAR COM SONS e tem por objetivo a universalidade, a abstrao e a explorao tcnica.

2 - O som
A matria-prima da msica o som, que uma forma de energia que se propaga pelo ar, pela gua e por outros meios, perturbando-os de alguma maneira, e captada pelos ouvidos. A cincia que estuda o som a Acstica. O som, em Msica, definido por 6 parmetros que se relacionam entre si: ALTURA (acstica: freqncia): a nota ou o tom. Com ela definimos se o som grave ou agudo. Da relao entre os sons formamos a Melodia (a sucesso temporal de sons), a Harmonia (a simultaneidade de sons), a Textura (tecido da msica ou quantidade de eventos em determinado momento de uma composio). Em contraposio temos o SILNCIO (em msica: pausa). de fundamental importncia na estruturao musical. A Altura s foi fixada teoricamente a partir do sculo 9 d.C. DURAO (acstica: tempo cronolgico): a durao de emisso do som. Definimos com a durao se o som curto ou longo. A relao entre as duraes forma os ritmos. Muitos destes ritmos foram extrados da natureza ou do corpo humano ou so criaes abstratas. A durao s foi fixada a partir do sculo 13 d.C. DINMICA/INTENSIDADE (acstica: amplitude): a fora ou a suavidade imprimida ao tocar um som. A dinmica s comeou a ser trabalhada a partir do sculo 18.

TIMBRE (acstica: material do objeto sonoro): so as vozes, os instrumentos ou aqueles aparelhos que os compositores elegem para intermediar suas idias musicais. Mesmo existindo por milhares de anos, os instrumentos musicais passaram a ser explorados em todos os seus recursos sistematicamente a partir do sculo 19. ARTICULAO (acstica: ataque): so os modos de produzir o som. So os tipos de toques, golpes e efeitos aplicados pelo executante na voz ou instrumento, modificando a sua qualidade. Apesar de sempre existir por milhares de anos, s no sculo 17 que foi tratada teoricamente. ANDAMENTO (acstica: velocidade): a velocidade de execuo de um som. At o sculo 17 era intuitivo, mas depois passou a ser estudado com objetividade. No sculo 19, foi fixado matematicamente com o metrnomo e, no sculo 20, voltou a ser intuitivo. Dependendo do contexto histrico (cultura, poltica, cincia, religio, artes etc.) do compositor, a relao dele com estes elementos fsicos/musicais que engendram as formas, os gneros e os estilos

3 Histria da Msica
A noo de Histria da Msica praticamente recente. Tem uns 150 a 200 anos no mximo. Os primeiros historiadores da msica (e da Histria Geral - poltica, econmica, social etc.) comearam a organizar tudo com o nacionalismo romntico no incio do sculo 19. Tudo era narrado atravs de fatos bastante vagos e lendrios e dataes imprecisas e arbitrrias. Na msica isto se agravava porque muitos registros e at partituras desapareciam rapidamente. O repertrio praticamente se constitua de estrias, porque a imensa maioria das peas era feita para uma nica ocasio ou era tocada logo depois de composta e, sem ser grosseiro, a msica era considerada um artigo suprfluo e descartvel, apesar da sua estreita colaborao nos rituais religiosos e em festas polticas. E esta histria comeava em Bach (recm descoberto) e terminava em Wagner - no mximo. No sculo 20, ampliou-se com a incluso da msica medieval (cantos gregorianos, danas e o repertrio dos menestris, trovadores etc.), os coralistas renascentistas e a peras do sculo 17, desde Monteverdi, Lully e outros e os compositores do Modernismo (Debussy, Stravinsky, Bartk, etc.). Assim, a Histria da Msica que estudamos a Histria da Msica da Europa Ocidental. Esta msica no a nica, no a mais importante e no melhor do que a de outros povos e civilizaes. aquela na qual estamos inseridos culturalmente e que aprendemos e trabalhamos todo o seu arcabouo terico, tocamos os instrumentos inventados ou desenvolvidos por ela e elegemos os compositores daquele continente como nossos modelos. Alm disto ns delimitamos seu estudo a partir da Idade Mdia, mais precisamente aquelas msicas registradas depois do sculo 7. As msicas dos perodos Primitivo e Antigidade (civilizaes egpcias, mesopotmicas, gregas, romanas e de outros povos) e do incio da Idade Mdia esto perdidas, apesar do trabalho arqueomusicolgico. O que nos resta so pinturas ou esculturas de msicos, referncias literrias ou religiosas, instrumentos, algumas teorias musicais e supostas "partituras", tudo muito fragmentado, disperso e precrio. De qualquer forma, o que influenciou a msica europia foram as teorias gregas (modificadas pelos interesses dos tericos medievais) e a contnua utilizao de diversos instrumentos daquelas civilizaes antigas. A prtica musical dos judeus influenciou os cnticos dos cristos. As atividades musicais dos povos germnicos e dos rabes influenciaram toda a msica profana medieval com seus instrumentos, formas, ritmos e estruturaes harmnicas. As msicas chinesas, indianas e de outros povos asiticos, possuem uma estrutura diferente e uma histria independente, que pouco se relacionou com a da Europa, a no ser em pocas mais prximas. As msicas dos africanos, dos amerndios e dos ocenicos s agora esto merecendo pesquisas cientficas etnomusicolgicas mais profundas.

As divises histricas em perodos estilsticos so recentes e esto sujeitas ainda a revises. No caso da msica, muitos perodos no tm sincronismo com os das outras artes e nem se referem a algum detalhe especfico musical. Muitos historiadores, para inserir a msica num contexto scio-cultural, batizam-na com tal ou qual nome, mas h muita polmica. Mantive as denominaes para uma orientao bsica, mas pode ser que tudo isto mude algum dia.

Caractersticas sonoras
A cincia pode hoje apontar certas caractersticas fsicas de um som musical que o distingue de sons que so apenas rudos. Utilizando instrumentos que transcrevem as ondas sonoras em imagens visuais (tais como o osciloscpio), os cientistas aprenderam que a maioria dos sons musicais formam estruturas definidas por ondas e descritas por funes matemticas (chamadas de funo seno ou senide), e que cada instrumento produz uma modalidade matemtica diferente. O som medido fisicamente por trs grandezas; a intensidade, a freqncia e o timbre. Intensidade refere-se amplitude das oscilaes da presso do ar. Freqncia o nmero de vezes que a oscilao ocorre por unidade de tempo. E timbre relativo presena de harmnicos no som.

Atravs de um ociloscpio, podemos "ler" a matemtica que h por trs da msica. Cada tipo de instrumento musical tem uma espcie de "assinatura": um conjunto de caractersticas sonoras associadas que tm uma descrio matemtica extremamente precisa, embora possam parecer subjetivas. O som pode ser representado pela soma de diversas ondas individuais, o que chamamos de componentes de Fourier. O que diferencia um instrumento de outro so as amplitudes e a durao de cada um dos harmnicos presentes no som resultante. A esse conjunto de caractersticas chamamos de timbre. A mesma nota emitida por uma trompa soa diferente quando produzida por um violino. Isto acontece porque, embora a freqncia fundamental dos sons seja a mesma em ambos os instrumentos, a excitao das freqncias harmnicas diferente. No violino, uma extensa gama de harmnicos comparece junto fundamental, e do conjunto desses sons resulta o timbre do instrumento.

Mesmo uma nica corda pode vibrar em vrios harmnicos simultaneamen te. O timbre do instrumento a soma destes harmnicos emconjunto com as caractersticas da caixa acstica do violo. Outras caracterizaes da msica envolvem harmonia e ritmo. A harmonia a relao que se estabelece entre notas musicais, de maneira a criar uma sensao agradvel. Pode ser dada por regras matemticas de proporo, mas como podemos ter uma infinidade de regras, a harmonia torna-se subjetiva, variando de acordo com o estilo almejado. Os modelos clssicos tomavam partido do pensamento pitagrico-platnico, buscando na msica a proporo urea. Por outro lado, o rock, como proposta moderna de msica, subverteu as regras e fez msica com acordes que, de acordo com os clssicos, seriam desagradveis audio humana. Ritmo relaciona sucesses de tempos musicais tnicos e tonos, isto , fortes e fracos. Pode se definir o ritmo como algo que se aproxima das batidas cardacas, ou seja, varia de acordo com a emoo que se deseja expor: mais acelerado e frentico ou calmo e suave. Se para a harmonia, mesmo com regras matemticas, temos uma subjetividade muito forte e presente, com relao ao ritmo tudo se torna subjetivo, isto , a nica maneira de se avaliar um ritmo baseado em sentimentos e emoes.

Fontes sonoras
Fonte sonora qualquer corpo capaz de fazer o ar oscilar com ondas de freqncia e amplitude detectveis pelos nossos ouvidos. No entanto, as fontes mais variadas e ricas em qualidade sonora so os instrumentos musicais, que, de forma geral, podem ser classificados em trs grandes grupos: os instrumentos de percusso (como tambor, atabaque, bong, bateria e xilofone), os instrumentos de corda (como violino, viola, contrabaixo, harpa, piano e violoncelo) e os instrumentos de sopro (como clarineta, flauta, flautim, obo, fagote, rgo de sopro e saxofone). Lembro tambm de um instrumento muitas vezes esquecido: nossa voz um complexo de mecanismos presentes tanto nos instrumentos de sopro, cordas ou percurso. Cada instrumento musical tem a caracterstica de emitir uma mesma nota com timbre diferente dos demais instrumentos. Isso d ao instrumento uma qualidade particular, que o torna nico.

Instrumentos de percusso

Nos instrumentos de percurso, o que vale para a msica o ritmo, e no a harmonia. Acima temos a conga, o bong, a bateria e o pandeiro.
Os sons dos instrumentos de percusso dependem da vibrao da pelcula flexvel em que se bate, com baquetas ou com as mos. A pele do tambor, por exemplo, extremamente esticada nas bases de uma superfcie cilndrica de madeira ou de metal. As vibraes da pele e do corpo do tambor produzem o som. Em alguns tipos de tambor pode-se alterar a freqncia do som variando-se previamente a tenso da pele. No timbale, o msico consegue alterar a tenso que a pele presa ao tambor durante a execuo sinfnica. Como instrumentos de ritmo, os tambores produzem sons que diferem radicalmente dos produzidos por instrumentos mais melodiosos. Um bumbo (ou zabumba) e uma tuba, por exemplo, produzem sons de muito baixa intensidade. Mas a tuba toca uma nota musical definida matematicamente, ao passo que o som do

bumbo mais explosivo do que meldico. A razo disto que a nota da tuba composta de um certo nmero de ondas sonoras, cada qual com um comprimento de onda especfico, ao passo que a pele em vibrao do bumbo e o seu interior cavernoso produzem um enxame desorganizado de ondas. Em vista do tamanho do bumbo, suas ondas so quase todas de baixa intensidade, mas incoerentes demais para compor uma nota reconhecvel. Os tambores compreendem a subdiviso mais importante dos instrumentos de percusso. Tais instrumentos podem abranger quase tudo o que produz som quando percutido.

Instrumentos de corda

Os instrumentos de corda tm uma caixa acstica que amplifica o som produzido pela vibrao das cordas, como o caso do violino, da viola, do violoncelo, do contra-baixo e do violo.
Na maioria desses instrumentos, o comprimento das cordas so geralmente variados pelos dedos da mo esquerda. Obtm-se os diferentes tons variando tal comprimento. A harpa e o piano so excees. Por no ser possvel variar o comprimento das cordas da harpa, seus pedais variam a tenso aplicada em tais cordas. J o piano possui cordas com tenses definidas. Utiliza-se de alavancas associadas teclas para que se acione a corda.

Assim como o piano, o berimbau um instrumento de corda percurtida.


A maioria dos instrumentos, no entanto, possui cordas presas a um brao e sobre uma caixa acstica de madeira (utilizada para amplificar o som). A madeira e os espaos de ar no corpo de um violino, por exemplo, so essenciais na produo de um som com qualidade. Um bom violino tem a virtude especial de vibrar fielmente com cada corda e nas diversas alturas, mesmo nas mais agudas. Um violino deficiente altera as vibraes, aumentando algumas e omitindo outras. O estudo dos instrumentos de corda est baseado na teoria das ondas estacionrias, ou seja, na freqncia das ondas sonoras que as cordas emitem. Essas freqncias naturais dependem de trs fatores: a densidade linear

das cordas (a massa da corda dividida pelo volume que a mesma ocupa), o mdulo da trao a que elas esto submetidas (se a corda est mais apertada ou frouxa no brao do instrumento) e o comprimento linear da corda.

Instrumentos de sopro

Exemplos de instrumentos de sopro: clarineta, clarone, fagote, obo, sax alto, sax soprano, sax tenor e sax bartono.
Nos instrumentos de corda, os msicos vibram tais cordas e esta vibrao se transmite ao instrumento, que vibra o ar, produzindo o som que chega a nossos ouvidos. Por outro lado, nos instrumentos de sopro, o msico vibra o ar diretamente, utilizando-se dos prprios lbios, da fora do diafrgma e do controle das aberturas do instrumento (com seus dedos).

Atravs do movimento do ar dentro da coluna de ar, temos o som dos instrumentos de sopro e seus harmnicos.
Se soprarmos vrias garrafas (que contenham quantidades distintas de gua) por seu gargalo, perceberemos diferentes sons. As que contiverem mais ar (consequentemente menos gua) produziro um tom mais baixo do que as outras. A coluna de ar mais longa, tal como a corda mais longa, produz um som mais grave. Na maioria dos instrumentos de sopro, da flauta ao rgo, muda-se a freqncia do som alterando-se o comprimento da coluna de ar. Em instrumentos onde o ar movimentado pela boca do instrumentista, o msico aumenta a coluna de ar cobrindo os orifcios do instrumento e a diminui os descobrindo. Isso feito com as pontas dos dedos diretamente ou com auxlio de teclas ou chaves. No entanto, o rgo de sopro (comumente utilizado em igrejas gticas) movimenta o ar atravs de um mecanismo prprio, e o controle da coluna de ar se d por meio das teclas que acionam tubos de diferentes comprimentos e dimetros. O bocal de uma clarineta, por exemplo, tem uma lmina fina de bambu, conhecida como "palheta". Soprando no bocal, a palheta vibra, produzindo, deste modo, uma onda sonora que se propaga para a extremidade aberta do instrumento, onde parcialmente refletida. A onda refletida volta para o bocal, reflete-se de novo, e assim por diante. As ondas, viajando de uma extremidade para outra do tubo, fazem a palheta vibrar com uma certa freqncia. Se encurtassemos o tubo, as ondas viajariam uma distncia menor, voltando ao ponto de partida em menos tempo; a freqncia seria assim aumentada e o som se tornaria mais agudo. Em vez de cortar o tubo, pressionamos teclas de modo a abrir os orifcios existentes nos lados. Isto tem o mesmo efeito que encurtar o tubo, formando uma escala. No trombone de vara, faz-se o aumento e a reduo da coluna de ar movimentando para dentro e para fora um tubo em forma de U (isto , encurtando ou aumentando o comprimento do tubo). Em outros instrumentos, como a corneta, a tuba, o clarim, a trompa e o trombone, o que produz a vibrao do ar a vibrao dos lbios do msico.

No trompete de vara a coluna de ar variada movendo a extenso em forma de U.


Hoje em dia, com o avano da eletrnica em todas as modalidades do conhecimento humano, os instrumentos acabaram se subdividindo em duas categorias: os acsticos (corda, sopro e percurso) e os eletrnicos.

Instrumentos Eletrnicos
Datam da dcada de 1960 e so compostos por sintetizadores. So exemplos a guitarra, o teclado, o contrabaixo, etc. Hoje em dia, quase todo instrumento tem sua verso eletrnica. H aproximadamente 40 anos foi criado o que veio a ser chamado sintetizador, que nada mais do que um aparelho capaz de criar uma infinidade de timbres sonoros. Quando o instrumentista aperta uma das teclas do sintetizador, este acaba produzindo eletronicamente a freqncia correspondente, junto com um grande nmero de harmnicos. Em seguida estes harmnicos so amplificados e ajustados a fim de dar uma maior ou menor intensidade nesta freqncia especfica. A somatria de todas as freqncias de sada denominamse "som sintetizado".

Vous aimerez peut-être aussi