Vous êtes sur la page 1sur 3

SMF Build

Criao
ltima reviso feita em 22 de Dezembro de 2008.

Objetivo
Este artigo introduz a terceira SMF da fase Entregar, ns veremos as atividades que fazem parte da funo Build e os procedimentos que devem ser executados para alcanarmos os objetivos definidos aqui. Tenha uma tima leitura. Obs.: As informaes deste artigo so bsicas e destinadas ao prvio entendimento do MOF 4, para maiores detalhes acompanhe a srie de vdeos no site do Projeto MOF Brasil.

Introduo
A SMF Build aborda as atividades necessrias para criar a soluo e documentar o que for criado, ajudando a TI construir com sucesso todos os componentes que foram planejados nos processos anteriores do ciclo de vida.

Figura 1 A SMF Build no MOF 4.0.

Objetivos
O principal objetivo aqui criar os entregveis de acordo com o que os clientes pediram e que as necessidades do negcio exigem, desde a documentao da soluo at o ambiente de testes, preparando a soluo para a fase piloto, com a menor quantidade possvel de defeitos e seguindo o cronograma planejado.

Processos
Para que cada um dos processos desta SMF seja realizado existe um fluxo, este fluxo pode acontecer de forma seqencial ou paralela, dependendo de como cada processo funciona dentro da organizao. claro que quando existem dependncias entre um processo e outro estes devero ser executados de forma seqencial ou ainda se a pessoa ou equipe responsvel por um processo for a mesma pelo outro tambm. O que eu quero dizer que, dependendo da forma com que o processo foi implementado na organizao, suas dependncias ou ainda o
Pgina 1 de 3

tamanho da equipe responsvel por ele, sua execuo ser ligeiramente alterada, mas isso no afetar suas atividades ou produto final. Acompanhe a seguir os 4 processos e suas atividades para a SMF Build. 1. Preparar para o desenvolvimento. A preparao do ambiente uma atividade onde a equipe ou algum membro dela ter que criar um ambiente de testes (laboratrio) para que a soluo seja implementada e testada de acordo com suas especificaes. As principais atividades deste processo so: Preparar o laboratrio de desenvolvimento. Criar procedimentos de registro. Preparar para testar a soluo.

2. Desenvolver a soluo. Esta atividade comea com o desenvolvimento dos entregveis, seguindo da documentao referente a cada entregvel, que servir como controle e registro das aes realizadas e ainda os testes devero ser feitos para garantir as funcionalidades de cada parte da soluo. As principais atividades deste processo so: Desenvolver os entregveis da soluo. Desenvolver a documentao da soluo. Testar a soluo.

3. Preparar para entregar. Esta a atividade onde sero criados o contedo e os procedimentos necessrios para implementar a soluo no ambiente de produo. O Plano do Projeto e o plano de Implementao devero ser atualizados e o treinamento dos usurios que utilizaro a soluo dever ser realizado. As principais atividades deste processo so: Preparar a implementao. Preparar o contedo de treinamento.

4. Revisar o Escopo completo. Nesta Management Review (milestone) a equipe do projeto, os clientes e os Stakeholders devero discutir a aprovao do Escopo Completo do projeto, se o que foi desenvolvido at aqui com relao a soluo e sua documentao atender aos requisitos dos interessados e as necessidades da organizao um acordo ser formalizado, permitindo a passagem para a prxima etapa. A principal atividade deste processo : Aprovar o relatrio de revises da milestone Scope Complete

Pgina 2 de 3

Concluso
E assim terminamos mais um artigo sobre MOF 4.0, desta vez conhecemos os processos da SMF Build, no prximo artigo ns aprenderemos um pouco sobre as atividades da SMF Stabilize, at l e muito obrigado pela leitura.

Bibliografia
Referncias utilizadas na elaborao deste artigo: 1. Microsoft. www.microsoft.com 2. Microsoft Brasil. www.microsoft.com.br 3. Documentao oficial do MOF. www.microsoft.com/mof Escreveu, Cleber Marques contato@clebermarques.com Sexta -feira, 25 de Abril de 2008.

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi