Vous êtes sur la page 1sur 52

Centro Universitrio Filadlfia GRADUAO EM ENGENHARIA CIVIL

AULA TCNICAS DE EXECUO DE IMPERMEABILIZAES Disciplina: GERENCIAMENTO E EXECUO DE OBRAS I - 40 ano. Prof. KREMER

BIBLIOGRAFIA

A principal funo dos sistemas de impermeabilizao o de proteger as edificaes dos malefcios das infiltraes, eflorescncias e vazamentos.

NBR 9575/2003, impermeabilizao o produto resultante de um conjunto de componentes e servios que objetivam proteger as construes contra a ao deletria de fluidos, de vapores e da umidade.

IMPERMEABILIZAO : 1 a 3% REIMPERMEABILIZAO : 25%

CAUSAS DA UMIDADE
As causas da presena de umidade nas edificaes, segundo Lersch (2003). Umidade de infiltrao:
umidade passa das reas externas s internas por pequenas trincas, pela alta capacidade dos materiais absorverem a umidade do ar ou mesmo por falhas na interface entre elementos construtivos, como planos de parede e portas ou janelas.

Umidade ascensional:
Caracteriza-se pela presena de gua originada do solo, tanto por fenmenos sazonais de aumento de umidade quanto por presena permanente de umidade de lenis freticos superficiais.

Umidade por condensao:


A umidade condensada conseqncia da presena de grande umidade no ar e da existncia de superfcies que estejam com temperatura abaixo da correspondente ao ponto de orvalho. O fenmeno ocorre pela reduo de capacidade de absoro de umidade pelo ar quando resfriado, na interface da parede, precipitando-se.

CAUSAS DA UMIDADE
As causas da presena de umidade nas edificaes, segundo Lersch (2003). Umidade de obra:
Queruz (2007) caracteriza como a umidade que ficou interna aos materiais por ocasio de sua execuo e que acaba por se exteriorizar em decorrncia do equilbrio que se estabelece entre material e ambiente.

Umidade acidental:
a umidade causada por falhas nos sistemas de tubulaes, guas pluviais, esgoto e gua potvel, e que geram infiltraes. como

Projeto de Impermeabilizao
A impermeabilizao tambm deve ter um projeto especfico, assim como os projetos arquitetnicos, de concreto armado, das instalaes hidrulicas e eltricas, entre outros. Esse projeto deve detalhar os produtos e a forma de execuo dos sistemas ideais de impermeabilizao para cada caso numa obra. Segundo Ischakewitsch (1996) a participao do projetista de impermeabilizao no projeto da obra deve ser na mesma poca em que o arquiteto inicia o primeiro estudo, sendo que alguns conceitos bsicos no projeto podem e devem ser adotados logo no inicio dos estudos, tais como: Posicionamento da camada de impermeabilizao na configurao do sistema; Previso de acabamentos e terminaes que possibilitem a manuteno futura; Vantagens que outros projetos complementares, tais como, os de condicionamento de ar, isolamento trmico, paisagismo e outros, podem aferir do correto dimensionamento e posicionamento da impermeabilizao; Vantagem que o projeto de instalaes hidro-sanitrias pode aferir devido distribuio mais racional e compatibilizada de pontos de escoamento e/ou calhas.

Projeto de Impermeabilizao
Segundo Souza e Melhado (1998) o projeto de impermeabilizao deve conter as seguintes informaes: Os sistemas a serem adotados em cada uma das reas; A espessura total do sistema de impermeabilizao (incluindo-se a regularizao); As alturas e espessuras necessrias dos eventuais rebaixos necessrios na alvenaria para a execuo dos rodaps; Desnveis necessrios para a laje; Corte tpico de cada sistema a ser empregado, identificando as camadas e suas respectivas espessuras mnimas e declividades; Lista com os pontos crticos dos demais projetos que possam comprometer o sistema de impermeabilizao, juntamente com as justificativas e as alteraes propostas;

Projeto de Impermeabilizao

A NBR 9575/2003 diz que o Projeto executivo de impermeabilizao deve conter: a) desenhos: Plantas de localizao e identificao das impermeabilizaes, bem como dos locais de detalhamento construtivo; Detalhes genricos e especficos que descrevam graficamente todas as solues de impermeabilizao. b) textos: Memorial descritivo de materiais e camadas de impermeabilizao; Memorial descritivo de procedimentos de execuo; Planilha de quantitativos de materiais e servios; Metodologia para controle e inspeo dos servios; Cuidados sobre a manuteno da impermeabilizao.

Roteiro do Projeto de Impermeabilizao

Etapas do Processo de Impermeabilizao


A principal funo dos sistemas de impermeabilizao o de proteger as edificaes dos malefcios das infiltraes, eflorescncias e vazamentos.

Existem trs etapas que envolvem o processo de impermeabilizar uma edificao. So eles: Aes anteriores a impermeabilizao, tais como a preparao da regularizao e dos caimentos, bem como dos detalhes construtivos; Processo de impermeabilizao propriamente dito; Isolamento terminado, quando especificado e a proteo mecnica, quando necessria.

Escolha da Impermeabilizao

Comportamento da Estrutura para ser Impermeabilizada

Atuao da gua na Impermeabilizao

Sistemas de Impermeabilizao Tipos de Sistemas Impermeabilizantes NBR-9575/2003 Rgidos e Flexveis Quanto aderncia ao substrato:

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Rgida

Argamassa impermevel com aditivo hidrfugo

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Rgida Cristalizantes

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Rgida Cristalizantes

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Rgida Cimento impermeabilizante de pega ultra-rpida
O produto uma soluo aquosa de silicato modificado, quando misturado com a gua e o cimento, que um produto de alta alcalinidade, transformase em hidrosilicato, que tem como principais caractersticas ser um cristal insolvel em gua, que preenche os poros da argamassa (SIKA, 2008). O produto usado como aditivo liquido de pega ultra-rpida em pastas de cimento. Essa pasta apresenta inicio de pega entre 10 e 15 segundos e fim entre 20 e 30 segundos, e possui alta aderncia e grande poder de tamponamento (SIKA, 2008).

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Semi-Flexvel Argamassa polimrica
Silveira (2001) descreve as argamassas polimricas como materiais compostos por cimentos especiais e ltex de polmeros aplicados sob a forma de pintura sobre o substrato, formando uma pelcula impermevel, de excelente aderncia e que garante a impermeabilizao para presses dgua positivas e/ou negativas. Entre as suas principais caractersticas, destacam-se a resistncia a presses hidrostticas positivas, fcil aplicao, no altera a potabilidade da gua, uma barreira contra sulfatos e cloretos, uniformiza e sela o substrato, reduzindo o consumo de tinta de pinturas externas (VIAPOL, 2008)

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel

Impermeabilizao flexvel compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicveis nas partes construtivas sujeitas fissurao e podem ser de dois tipos, moldadas no local e chamadas de membranas ou pr-fabricadas e chamadas de mantas. As membranas podem ou no ser estruturadas. Como principais estruturantes podem-se incluir a tela de polister termo estabilizada, o vu de fibra de vidro e o no tecido de polister. O tipo de estruturante definido conforme as solicitaes de cada rea e dimensionamento de projeto. Devem-se aplicar sobre o estruturante outras camadas do produto, at atingir a espessura ou consumo previsto no projeto. A principal vantagem das membranas em relao s mantas que as membranas no apresentam emendas. Segundo Cichinelli (2004) as membranas exigem um rgido controle da espessura e, conseqentemente, da quantidade de produto aplicado por metro quadrado, sendo essa uma falha que fica difcil de visualizar.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Membrana de polmero modificado com cimento
Trata-se de um produto flexvel indicado para impermeabilizao de torres de gua e reservatrios de gua potveis elevados ou apoiados em estrutura de concreto armado. Pode tambm ter adies de fibras de polipropileno que aumentam sua flexibilidade. O sistema formado base de resinas termoplsticas e cimento aditivado, resultando numa membrana de polmero que modificada com cimento (VIAPOL, 2008). Entre as suas caractersticas destacam-se a resistncia a presses hidrostticas positivas. de fcil aplicao, no altera a otabilidade da gua, sendo atxico e inodoro e acompanha as movimentaes estruturais e fissuras previstas nas normas brasileiras (DENVER, 2008)

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Membrana asflticas
So membranas que usam como materiais impermeabilizantes produtos derivados do CAP (Cimento Asfltico de Petrleo). Podem ser aplicados a frio, como se fosse uma pintura, com trincha, rolo ou escova. Na primeira demo, aplicar o produto sobre o substrato seco e, na segunda demo em sentido cruzado em relao primeira e, a seguir, aplicar as demos subseqentes, aguardando os intervalos de secagem entre demos at atingir o consumo recomendado. Para serem aplicadas as membranas asflticas requerem mo de obra especializada, pois necessrio o uso de caldeira.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Membrana asflticas
Sabbatini (2006) cita que as membranas asflticas podem ser divididas em relao ao tipo de asfalto utilizado e apresentam-se trs tipos mais utilizados: Emulso asfltica: um produto resultante da disperso de asfalto em gua, atravs de agentes emulsificantes. So produtos baratos e de fcil aplicao para reas e superfcies onde no haver empoamento ou reteno de gua. aplicado a frio e geralmente sem a adio de estruturantes. Asfalto oxidado: um produto obtido pela modificao do cimento asfltico de petrleo, que se funde gradualmente pelo calor, de modo a se obter determinadas caractersticas fsico-qumicas. executado devidamente estruturado, aplicado a quente. Asfalto modificado com adio de polmero elastomrico: um produto obtido pela adio de polmeros elastomricos, no cimento asfltico de petrleo em temperatura adequada. executado devidamente estruturado, pode ser aplicado tanto a quente quanto frio.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Membrana acrlica

um impermeabilizante formulado base de resinas acrlicas dispersas, sendo indicados para impermeabilizao exposta de lajes de cobertura, marquises, telhados, prfabricados e outros. (DENVER, 2008). A principal vantagem desse sistema que no necessita de uma camada de proteo mecnica sobre a membrana, somente ser necessrio se o uso da laje for de trfego muito intenso de pessoas ou existir trfego de automveis. A desvantagem que, por no ter camada de proteo mecnica, necessita de reaplicao do produto periodicamente.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Mantas asflticas
Consideradas membranas asflticas pr-fabricadas, as mantas asflticas so feitas base de asfaltos modificados com polmeros e armados com estruturantes especiais, sendo que seu desempenho depende da composio desses dois componentes. O asfalto modificado presente na composio da manta o responsvel pela impermeabilizao. Existem mantas asflticas dos mais variados tipos, que dependem da sua composio, do estruturante interno, do acabamento externo e da sua espessura. Segundo a NBR 9952/2007, os tipos de asfalto a serem utilizados nas mantas so os seguintes: Elastomricas: So mantas que apresentam a adio de elastmeros em sua massa. Usualmente usado SBS (Estireno-Butadieno-Estireno). Plastomricas: So mantas que apresentam a adio de plastmeros em sua massa. Usualmente usado APP (Polipropileno Attico) Oxidado: So mantas de asfalto oxidado, policondensado, ou com a adio de uma mistura genrica de polmeros.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Mantas asflticas
A mesma norma classifica as mantas asflticas, em relao ao estruturante interno, nos seguintes tipos: Filme de polietileno. Vu de fibra de vidro. No tecido de polister. Tela de polister. Em relao espessura, as mantas podem ser de 3 mm at 5 mm, sendo que, quanto maior a espessura, melhor ser seu desempenho. J quanto ao acabamento aplicado na superfcie, as mantas podem ser classificadas em: Granular. Metlico. Antiaderente.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Mantas asflticas
Alm destas classificaes ligadas ao processo produtivo e finalidade do produto, as mantas so ainda classificadas conforme a NBR 9952/2007, tipos I, II, III e IV. As principais vantagens das mantas asflticas, segundo Mello (2005), so: Espessura constante Fcil controle e fiscalizao Aplicao do sistema de uma nica vez Menor tempo de aplicao No necessrio aguardar a secagem O mtodo de aplicao deste produto inicia-se com uma demo de primer sobre a superfcie regularizada e seca, aguardando sua secagem. A figura 12 mostra um terrao com aplicao de primer para posterior aplicao da manta. Pode-se notar que tambm, neste caso, foi executado o rodap com mantas asflticas.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Mantas asflticas
Deve-se certificar-se da boa aderncia entre a manta e o substrato, evitando, assim, bolhas ou outros problemas que possam comprometer o desempenho do sistema. As emendas so os principais pontos crtico da impermeabilizao com mantas asflticas. Por isso, deve-se fazer uma sobreposio de 10 cm entre as mantas. As emendas podem ser executadas com a chama de maarico a gs, asfalto aplicado a quente ou elastmero especial de poliuretano. Aps a colocao da manta deve ser feito um teste de estanqueidade com uma lmina dgua, por 72 horas, a fim de detectar qualquer falha na impermeabilizao (NBR 9574/2008).

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Manta de PVC
As mantas de PVC so compostas, segundo Cimino (2002), por duas lminas de PVC, com espessura final que varia de 1,2 mm a 1,5 mm, e uma tela tranada de polister. A manta de PVC similar a um carpete de borracha, sendo utilizada, principalmente, em toda e qualquer piscina, reservatrios de gua, cisternas, caixas d'gua, independentemente de formato ou tipo, bem como em coberturas, tanto planas como curvas. As emendas so feitas por termofuso com equipamentos apropriados, que tem controle de temperatura e de velocidade de deslocamento, de forma a garantir uniformidade e perfeita qualidade da solda. Como as soldas so duplas, paralelas e com um vazio entre elas, possvel realizar um teste de presso ou vcuo e verificar durante a instalao a estanqueidade.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Manta de PVC
As mantas de PVC so indicadas para obras enterradas e coberturas. Apresentam a vantagem de no aderir ao substrato, o que elimina o risco de rompimentos frente movimentaes da estrutura, no entanto a aplicao mais trabalhosa. Outras vantagens desse sistema, segundo o mesmo autor, o amplo conhecimento que se tem sobre o comportamento do PVC; a execuo em camada nica, no necessitando de proteo mecnica devido dureza superficial; possibilidade de aplicao sobre pisos existentes; apresenta resistncia a raios ultravioletas; no propaga chamas; alm da rapidez de aplicao e limpeza na execuo. As desvantagens do sistema so as dificuldades de deteco de eventuais infiltraes, que podero ocorrer por ser um sistema no aderido, alm da necessidade de mo-de-obra especializada para sua colocao (ARANTES, 2007). Um ponto frgil deste sistema so os flanges a ser executados nas tubulaes em reservatrios, devendo-se executar com cuidado essa etapa.

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Manta de PVC

Sistemas de Impermeabilizao
Impermeabilizao Flexvel Manta de PEAD e EPDM
As mantas pr-fabricadas base de diferentes tipos de materiais sintticos (PEAD, PVC, TPO, EPDM, etc.) tambm podem ser utilizados nos sistemas impermeabilizantes. Feitas de ligas elsticas e flexveis, adaptam-se com facilidade a locais sujeitos a movimentaes e vibraes. Tambm so resistentes aos raios ultravioleta e a ataques qumicos, dependendo de sua formulao.

Geomembrana PEAD

Manta de EPDM

Detalhes Construtivos
Antes da execuo do processo de impermeabilizao alguns cuidados devem ser tomados para que no ocorram vazamentos posteriores. Esses detalhes so de suma importncia no processo, pois a maior parte dos problemas com impermeabilizao ocorre em encontros com ralos, juntas, mudanas de planos, passagem de dutos e chumbamentos. Por isso importante detalhar estes pontos crticos em projeto. Picchi (1986) afirma que o sucesso da impermeabilizao depende de uma srie de detalhes, que garantam a estanqueidade dos pontos crticos e singularidades especficas para cada construo.

Regularizao e caimentos
Deve-se executar a regularizao das superfcies com argamassa desempenada de cimento e areia, com caimento mnimo de 1% em direo aos ralos. Arredondar ou chanfrar cantos vivos e arestas, de forma a permitir um ajustamento contnuo do sistema impermeabilizante, sem dobragem em ngulo, tubulaes emergentes e ralos que devero estar rigidamente fixados, a fim de garantir a perfeita execuo dos arremates (Figura 20) (NBR 9575/2003).

Detalhes Construtivos
Ralo
A NBR 9575/2003 refere que os coletores devem ter dimetro que garanta a manuteno da seo nominal dos tubos prevista no projeto hidrulico aps a execuo da impermeabilizao, sendo o dimetro nominal mnimo de 75 mm. Os coletores devem ser rigidamente fixados estrutura. Mas, segundo Abatte (2003), na prtica alguns sistemas requerem ralos com dimetro de 100 mm e que o ralo esteja suficientemente afastado de paredes e paramentos verticais para permitir o manuseio dos produtos durante a execuo do arremate.

Detalhes Construtivos
Rodap
A NBR 9575/2003 prev que nos planos verticais, deve-se executar um encaixe para embutir a impermeabilizao, a uma altura mnima de 20 cm acima do nvel do piso acabado ou 10 cm do nvel mximo que a gua pode atingir. Na figura 22 apresenta-se o modo de execuo do rodap, em que deve-se executar um rebaixo de pelo menos 3 cm na parede com uma altura de pelo menos 20 cm de altura, para o encaixe da impermeabilizao. Recomenda-se utilizar uma tela galvanizada para evitar a fissurao do revestimento executado acima da impermeabilizao e evitar o descolamento da manta.

Detalhes Construtivos
Chumbamento
.

Soleira

Detalhes Construtivos
Pingadeira
.

Junta de Dilatao

Etapas posteriores ao processo de impermeabilizao


Aps a aplicao dos produtos impermeabilizantes, executam-se os servios para a proteo da impermeabilizao, tais como o isolamento trmico e a proteo mecnica. importante fazer as seguintes verificaes: Verificar se a superfcie est uniforme e com bom aspecto; Verificar o embutimento nos pluviais e canaletas; Conferir o caimento final; Aps a aprovao, fazer a proteo mecnica de transio; Fazer testes finais, detalhados.

Isolamento Trmico

Etapas posteriores ao processo de impermeabilizao


Proteo Mecnica

Pode ser divididas em quatro tipos, segundo Cruz (2003): Sistemas de impermeabilizao que dispensam a proteo mecnica: so os

que possuem acabamento superficial incorporado na fabricao (mantas asflticas com acabamentos granulares ou aluminizados). Em qualquer uma das situaes, deve possuir caractersticas tcnicas para retardar o envelhecimento da impermeabilizao pela ao das intempries, agentes poluentes e deve ser resistente a raios ultravioletas. E serem utilizados somente em locais com eventual trnsito de pessoas (manuteno); Proteo mecnica intermediria: devem servir de camada de distribuio de

esforos e amortecimento das cargas na impermeabilizao, provenientes das protees finais ou pisos. A execuo deve ter, no mnimo, 1,0 cm de espessura.

Etapas posteriores ao processo de impermeabilizao


Proteo Mecnica

Proteo mecnica final para solicitaes leves e normais: so utilizadas para

distribuir sobre a impermeabilizao dos carregamentos normais. Estas protees mecnicas devem ser dimensionadas de acordo com as solicitaes e possuir resistncia mecnica compatvel com os carregamentos previstos. A proteo mecnica final deve ter espessura mnima de 3,0 cm. Proteo em superfcie vertical: protege a impermeabilizao do impacto,

intemperismo e abraso, atuando como camada intermediria quando forem previstos, sobre elas, revestimentos de acabamento. Nas impermeabilizaes flexveis, as camadas de proteo devem sempre ser armadas com telas metlicas fixadas, no mnimo, 5 cm acima da cota da impermeabilizao. A armadura deve ser fixada mecanicamente parede, sem comprometimento da estanqueidade do sistema.

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Execuo da Impermeabilizao

Vous aimerez peut-être aussi