Vous êtes sur la page 1sur 23

SEMINRIO DE ABERTURA DA 2 EDIO DO PROGRAMA INOV-Art (2010/2011)

LISBOA. MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA 27 DE ABRIL DE 2010 09H00 s 17H00

SEMINRIO DE ABERTURA O Ministrio da Cultura, atravs da Direco-Geral das Artes, lanou no dia 9 de Janeiro de 2009 o Programa INOV-Art. Este programa foi criado para proporcionar uma oportunidade de insero profissional a jovens com qualificaes ou aptides reconhecidas nas reas das artes e da cultura, em instituies internacionais de referncia ligadas ao sector. Este seminrio tem como objectivo a apresentao do Programa, a sensibilizao para a valorizao profissional na rea da cultura, a importncia de programas da internacionalizao, de circulao internacional, da formao profissional e do empreendedorismo.

Seminrio de Abertura
27 de Abril Museu Nacional Arte Antiga

2 Edio do Programa INOV-Art 2010

09h00 - 10h00 - Recepo dos Bolseiros 10h00 - 10h30 - Abertura do Seminrio pelo Director-Geral das Artes - Dr. Jorge Barreto Xavier 10h30 - 11h00 - Mobilidade internacional de artistas notas de um estudo - Dra. Vanda Loureno 11h00 - 11h30 - A Unio Europeia e a valorizao da Cultura: empreendedorismo, competncias e modelos de negcio - Prof. Doutor Fernando Freire de Sousa 11h30 - Apresentao da Equipa INOV-Art 11h45 - 12h10 - Coffee-Break 11h50 - Chegada de Sua Excelncia a Ministra da Cultura 12h10 - Chegada de Sua Excelncia o Primeiro-Ministro 12h20 - Apresentao de projecto musical de Eduardo Raon 12h30 - Interveno de Sua Excelncia a Ministra da Cultura 12h40 - Apresentao da experincia INOV-Art por 4 Bolseiros da 1. Edio (3 minutos cada) 13h00 - Interveno do Sua Excelncia o Primeiro-Ministro 13h15 - Foto 13h25 - 14h30 - Almoo 14h30 15h15 - Apresentao do Plano de Seguros e da Plataforma Digital do Programa INOV-Art

15h15 16h30 - Apresentao do Sistema de Avaliao e Classificao Final do Estgio 16h30 17h00 - Sesso de encerramento

NOTA DE IMPRENSA
A segunda edio do Programa INOV-Art contou com uma adeso extraordinria, com mais de trs mil candidaturas. Nesta edio, o INOV-Art atribui 220 bolsas de estgios profissionais em 26 pases dos 5 continentes.
O nmero de vagas atribudas a cada rea disciplinar foi calculado na proporo do nmero de candidaturas elegveis recebidas por rea, distribuindo-se da seguinte forma: Arquitectura e Urbanismo (39), Artes Performativas (14), Artes Visuais (23), Cinema e Audiovisual (36), Cruzamentos Artsticos (10), Design (64), Escrita e Edio (5), Gesto de Indstrias Criativas e Marketing Cultural (15), Patrimnio (7) e Servios Educativos (7). As candidaturas foram ordenadas em funo da pontuao apurada na pr-seleco dos candidatos e, de acordo com a avaliao das entidades, adequou-se o perfil dos candidatos mais pontuados s caractersticas das vagas disponibilizadas. Inscreveramse 705 entidades na 2. edio do INOV-Art, das quais, depois de avaliadas por peritos das respectivas reas disciplinares, 379 foram consideradas adequadas aos objectivos do Programa. Do total das 3169 candidaturas individuais, concludo o processo de pr-seleco foram apuradas 500 com reconhecida qualidade. Estas, ordenadas pela pontuao aferida nas trs etapas de provas prestadas (testes de lnguas, provas de competncias pessoais e sociais e entrevista na rea disciplinar) formaram ento um ranking que permitiu o processo de atribuio de bolsas.

De acordo com os resultados, entre Maio de 2010 e Janeiro de 2011, os bolseiros de idades compreendidas entre os 18 e 35 anos cumprem esta experincia de estgio profissional em entidades de 26 pases, espalhadas pelos cinco continentes.

PROGRAMA INOV-Art APRESENTAO


O INOV-Art uma medida especfica do Programa INOV gerida e coordenada pela Direco-Geral das Artes, instituio responsvel pela implementao das polticas de apoio s artes do Ministrio da Cultura. Surgiu como resposta necessidade de existir um instrumento especfico para apoiar estgios internacionais para jovens na rea da Cultura. OBJECTIVOS ESPECFICOS Desenvolver competncias profissionais e qualificaes dos jovens atravs da sua integrao, por um perodo limitado de tempo, em entidades culturais e artsticas internacionais; Fomentar a circulao e a cooperao cultural e artstica internacional; Estimular a insero no mercado de trabalho de jovens com conhecimento e experincia nas reas da cultura e das artes.

DESTINATRIOS

Jovens entre os 18 e os 35 anos, que renam cumulativamente os seguintes requisitos:

Permaneam legalmente em territrio nacional; Estejam desempregados, procura de primeiro ou novo emprego; Possuam qualificao especfica nos domnios cultural e/ou artstico a que concorrem;

Sejam fluentes em portugus e noutra lngua oficial da Unio Europeia; Tenham conhecimentos informticos na ptica do utilizador; Tenham disponibilidade para viver no estrangeiro.

Processo de recrutamento INOV-Art

Processo de recrutamento INOV-Art

Candidatura

Seleco

Matching

REAS PRIORITRIAS DA 2 EDIO Arquitectura e Urbanismo

Artes Performativas; Artes Visuais; Cruzamentos Artsticos Cinema e Audiovisual; Design; Escrita e Edio; Gesto, Indstrias Criativas e Marketing; Patrimnio; Servios Educativos.

ESTRUTURA E DURAO DO ESTGIO

O Estgio constitudo por 3 fases sequenciais de frequncia obrigatria:


Seminrio de Abertura Estgio no Estrangeiro Seminrio de Encerramento

O Estgio no Estrangeiro tem uma durao mnima de 3 meses e mxima de 9 meses.

AVALIAO E CLASSIFICAO FINAL DO ESTGIO

A classificao final do estgio decidida pela Direco do Programa INOV-Art. Decorrido o processo de avaliao e classificao do estgio a DGArtes emite um certificado de participao e aproveitamento.

BALANO DA 1 EDIO INOV-Art (2009/2010)

O Programa INOV-Art possibilitou, na sua primeira edio, a atribuio de 242 bolsas, das quais se efectivaram 229, para a realizao de estgios internacionais com durao entre os trs e os nove meses. No que diz respeito s reas disciplinares abrangidas, o nmero de bolseiros distribuiu-se da seguinte forma: Arquitectura, Conservao e Restauro (44), Artes Performativas (28), Artes Visuais (35), Cruzamentos Artsticos (13), Cinema e Audiovisual (39), Escrita e Edio (3), Gesto, Indstrias Criativas e Marketing Cultural (25), Servios Educativos (11) e Design (31). Este Programa de estgios decorreu entre Maio de 2009 e Janeiro de 2010 e integrou 209 Entidades de Acolhimento (existindo Entidades que disponibilizam mais do que uma vaga), sendo significativa a diversidade de pases e cidades

de

destino,

respectivamente

28

84,

envolvidas

nesta

cooperao

internacional que se espalhou por 4 continentes: frica, Amrica, sia e Europa. Em termos comparativos, ganham expressividade as Entidades de Acolhimento sediadas em pases como Espanha (que recebeu 49 bolseiros), a Alemanha (28), o Brasil (24), bem como os Estados Unidos da Amrica, Holanda, Reino Unido, Frana e Itlia, que receberam cerca de duas dezenas de bolseiros nesta edio. Entre as organizaes internacionais, destacaram-se a ttulo exemplificativo os protocolos estabelecidos entre a DGArtes e o NCCA-National Centre for Contemporary Arts (Moscovo, Rssia); Tate Modern (Londres, Reino Unido); CONTINENTE-Centro de Investigacin en Artes Audiovisuales (Buenos Aires, Argentina); Capacete (Rio de Janeiro, Brasil); Reality Research Center (Helsnquia, Finlndia); Sou Fujimoto Architects (Tquio, Japo); Swedish Travelling Exhibitions (Visbi, Sucia); UCLA (Los Angeles, Estados Unidos da Amrica) e Biblioteca Nacional (Madrid, Espanha).

Dados complementares Arquitectura, Conservao e Restauro ; Cinema e Audiovisual e Artes Visuais foram as reas disciplinares mais procuradas nesta edio, respectivamente com 44, 39 e 36 estgios. Isto significa que as trs reas mais procuradas na primeira edio do INOV-Art somam um total de 119 estgios, mais de metade do nmero total de bolsas atribudas. A rea menos procurada foi Escrita e Edio, com a atribuio de trs bolsas.

Do universo de bolseiros da primeira edio do Programa, 132 pertenciam ao sexo feminino e 97 ao masculino. Nas duas reas mais concorridas, Arquitectura, Conservao e Restauro com 44 bolsas e Cinema e Audiovisual, com 39 verificou-se que na primeira h maior incidncia do sexo feminino (25 para 19), invertendo-se a tendncia na segunda (29 homens para 10 mulheres).

Alm de Cinema e Audiovisual, s existe predominncia masculina em Artes Performativas (14 para 13) e em Escrita e Edio (2 para 1).

Em termos de reas disciplinares, as mulheres privilegiaram Arquitectura, Conservao e Restauro, com 18% e Design com 17% e os homens Cinema e Audiovisual, com 31% e Arquitectura, Conservao e Restauro , com 20%. No sexo feminino, a distribuio pelas reas mais equitativa.

Quadro distribuio de estagirios por pas

Distribuio de estagirios por pas


0 Argentina ustria Blgica Brasil Cabe Verde China Rep. Checa
Dinamarca Finlandia

10 1 1 7

20

30

40

50

60

24 2 1 1 1 2 17 28 1 1 13 5 1 1 1 8 20 1 1 1 1 48 4 18 18 1

Frana Alemanha ndia Irlanda Itlia Japo


Luxembourgo

Macau Mxico Moambique Holanda Rssia


Eslovquia

Eslovnia frica do Sul


Espanha

Sucia Reino Unido Estados Unidos Amrica Venezuela

O balano geral da concretizao dos estgios muito positivo, tanto do ponto de vista dos bolseiros como do ponto de vista das entidades de acolhimento

Na perspectiva das entidades de acolhimento, a maioria dos bolseiros cumpriu o respectivo plano de estgio com sucesso, existindo mesmo casos em que bolseiros desta edio foram convidados a ficar a trabalhar nas entidades, e inclusive a coordenar futuros estgios

PERFIS DE BOLSEIROS

Bolseiro da 1 Edio responsvel pela interveno musical no Seminrio de Abertura


Eduardo Raon (momento musical)
rea de estgio: Artes Performativas Msica (APM) Experincia profissional: Msico Formao acadmica: Artes Performativas Msica; Artes-Plsticas - Escultura Local onde realizou o estgio: Alemanha Entidade de acolhimento: Hochschule fr Musik Kln

Composio: Exoesqueletos Urbanos de Eduardo Raon p/ Harpa e processamento em tempo real 6 min. 2009

Nota Biogrfica: Tem actuado desde 1992 com vrios grupos e ensembles, destacando-se pela frequncia os espectculos com POWERTRIO, Bypass, Hipntica, Ela No Francesa Ele No Espanhol e em nome prprio. Seja como intrprete, improvisador, compositor, produtor ou co-autor, tem estado envolvido em inmeros concertos em Portugal e no estrangeiro, assim como em: encenaes teatrais, coreografias, sonorizaes para instalaes, bandas-sonoras originais para cinema, cinema de animao, documentrio, televiso e publicidade. Tem editado regularmente com vrios projectos. No campo da msica erudita contempornea, gravou para a Antena 2 e estreou obras para ensemble e solo de Eurico Carrapatoso, Ivan Moody, Joo Lucas, Joana S, Daniel Schvetz, Clotilde Rosa, Eli Camargo e Fernando Lobo. Mais recentemente, estagiou, ao abrigo do programa Inov-Art na Hochschulle fr Musik Kln, estando de momento a ultimar a edio do lbum a solo "The Drive For Impulsive Actions".

Links: www.myspace.com/eduardoraon

www.myspace.com/eduardoraonkoln www.myspace.com/driveforimpulsiveactions www.deceivinglight.com www.youtube.com/eduardoraon

Bolseiros convidados a relatar experincia da 1 Edio

Legenda: exposio Dialogue Among Civilisations

Cndida Pestana
rea de estgio: Artes Visuais (AV) Experincia profissional: Curadoria Formao acadmica: FBAUP- Artes Plasticas/PIntura Local onde realizou o estgio: Durban - frica Sul Entidade de acolhimento: Art for Humanity

Nota Biogrfica:

Cndida Pestana nasceu no Porto em 1983. Formou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto. J estudou em Barcelona, Londres, Nova Iorque e Budapeste. Desde ai, paralelamente ao seu trabalho artstico comeou a trabalhar em curadoria tendo iniciado um estgio na galeria Esther Montoriol em Barcelona como assistente de curadoria. Aps o seu estgio foi convidada para fazer parte de um novo projecto na galeria Parbola no Porto e fundou um espao alternativo de exposies, Jos Falco 124. Em 2009 foi seleccionada para a bolsa INOV-Art tendo trabalhado numa organizao de arte ligada Universidade de Durban, frica do Sul. Em paralelo comissariou exposies em Cape Town e em Durban. Fez parte da organizao de um concurso de arte contempornea, Spier Contemporary e deu aulas na galeria African Art Centre.

Srgio Brs de Almeida


rea de estgio: Cinema e Audiovisual (CAV) Experincia profissional: Director de fotografia / Realizador Formao acadmica: ESAP, FAMU, USC School of cinematic arts Local onde realizou o estgio: Los Angeles - EUA Entidade de acolhimento: Wendy Apple

Nota biogrfica: Formado em cinema e vdeo pela ESAP (Porto) estudou tambm na FAMU (Rep. Checa) como bolseiro da FCFE; Estudou Documentary film Na USC School of cinematic arts. Frequentou o curso de encenao GULBENKIAN e o curso de pintura na AR.Co. Como realizador conta com duas curtas-metragens: Coraes Plsticos e Satlites, realizou vdeos de palco para a banda Humanos. Tem vindo maioritariamente a exercer a actividade de director de fotografia para cinema e televiso.
Lusa Homem

rea de estgio: Cinema e Audiovisual (CAV) Experincia profissional: Realizadora, Montadora, Produtora, Formadora Formao acadmica: Licenciada em Cincias da Comunicao - Especialidade Cinema | Ateliers Varan - Curso Documentrio Local onde realizou o estgio: Maputo - Moambique Entidade de acolhimento: Dockanema

Nota biogrfica: Licenciou-se em Cincias da Comunicao, na Universidade Nova de Lisboa, e especializou-se na variante de cinema. Durante esse perodo colaborou com o Laboratrio de Criao cinematogrfica, onde realizou a instalao Obsesses Avulso e dois documentrios para o Departamento de Belas Artes da Fundao Calouste Gulbenkian, Pintura S/Ttulo sobre o pintor Antnio Sena e Short Story sobre o fotgrafo Daniel Blaufuks. Em 2004, frequentou o Curso de Realizao de Documentrios promovido pela Fundao Calouste Gulbenkian em colaborao com os Ateliers Varan, no mbito do qual realizou o documentrio Cartas de Cabo Ruivo. Em 2006 realiza Percursos Visuais, making of do Curso de Fotografia da FCG. No mesmo ano cria a produtora PAT Filmes com Pedro Pinho e Maria Mire, na qual trabalha em diversos filmes institucionais e publicitrios. Em 2007 realiza Retratos filme encomendado pela Fundao Calouste Gulbenkian, no mbito do Frum Gulbenkian Imigrao. Em 2007-08 colabora no filme Bab Sebta de Frederico Lobo e Pedro Pinho (produo, imagem, montagem). Colaborou igualmente na montagem de Estado de Excepo, de Ricardo Seia, Retrato de Inverno de uma Paisagem Ardida de Ins Sapeta, O presente que vem de longe e Visita Guiada de Tiago Hespanha, MHM (sobre Manuel Hermnio Monteiro) de Andr Godinho e A casa que eu quero de Joana Frazo e Raquel Marques. Em 2008 cria a produtora TERRATREME, em colaborao com Pedro Pinho, Tiago Hepanha, Leonor Noivo, Joo Matos e Susana Nobre (fuso entre a PAT Filmes e a RAIVA). Em 2009, recebeu a bolsa do INOV-ART e coordenou com Pedro Pinho o Laboratrio de Cinema Documental NOMADLAB realizado em Maputo (entre junho de 2009 e

janeiro de 2010) em colaborao com o Festival Dockanema. Actualmente est a trabalhar com a realizadora Maria Joo Guardo para uma srie da RTP2, Eu sou frica, onde responsvel pela fotografia.

Susana Gaudncio

rea de estgio: Artes Visuais (AV) Experincia profissional: Visual Artist, Art teacher at ESAD.CR and Hunter College, Museum Educator Formao acadmica: Painting degree at FBAUL, Master In Fine Arts at Hunter College - City University of New York Local onde realizou o estgio: Nova Iorque - EUA Entidade de acolhimento: Tony Oursler Studio

Nota biogrfica: Susana Gaudncio licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa e Nova Iorque. Terminou, em Junho de 2008, o Mestrado em Belas Artes no Hunter College (City University of New York) enquanto bolseira da Fundao Calouste Gulbenkian e da Fundao Luso-Americana (Bolsa de Estudo de Especializao e Valorizao Profissional nos Estados Unidos.) Exps individualmente no Project Room do CAV (Centro de Artes Visuais), Coimbra, no Espao A/C e Galeria Pedro Cera em Lisboa, participou em mostras colectivas na Holanda, Barcelona, Nova Iorque e Liverpool. Participou na exposio colectiva Artistas Portugueses - L fora (Organizada pelo Museu da Presidncia da Repblica com comissariado de Joo Pinharanda), no Museu da Electricidade. Inaugurou, em Janeiro de 2009, uma exposio individual na Galeria Carlos Carvalho e no Project Room da ISE Foundation em Nova Iorque.

Perfis de bolseiros convidados a apresentar mini-reportagens/vdeos


Andr Matos
rea de estgio: Cinema e Audiovisual (CAV) Experincia profissional: Assistente de Edio, Montagem e Ps-Produo Vdeo Formao acadmica: Cinema, Vdeo e Comunicao Multimdia Local onde realizou o estgio: Bologna Entidade de acolhimento: Associao Homemovies

Helena Carvalho
rea de estgio: Design (D) Experincia profissional: bke, Graphic Design Studio, Londres, UK Formao acadmica: Licenciatura em Design, Universidade de Aveiro, 2002-2006 Local onde realizou o estgio: So Paulo - Brasil Entidade de acolhimento: Zupi design e editora, ltda

Joana Silva
rea de estgio: Cruzamentos Artsticos (CA) Experincia profissional: Colaborao em gabinetes de arquitectura (Jorge Jauregui - Rio de Janeiro; Camilo Corteso Porto). Formao acadmica: Licenciatura em Arquitectura - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto Local onde realizou o estgio: Ouro Preto - Brasil Entidade de acolhimento: Universidade Federal de Ouro Preto

Lia Jorge
rea de estgio: Arquitectura, Conservao e Restauro (ACR) Experincia profissional: Investigadora e tcnica superior de Conservao e Restauro Formao acadmica: Conservao e Restauro Local onde realizou o estgio: Bahia - Brasil Entidade de acolhimento: : Museu Afro-Brasileiro - Universidade Federal da Bahia

Rui Lana
rea de estgio: Design (D) Experincia profissional: 3 anos como designer de comunicao (paginao, web-design, criao de logotipos) Formao acadmica: Licenciatura pr-bolonha na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em Design de Cominao Local onde realizou o estgio: Barcelona - Espanha

Entidade de acolhimento: Estudi Grafic

Srgio Cruz
rea de estgio: Cinema e Audiovisual (CAV) Experincia profissional: Artista/realizador Formao acadmica: Mestrado em Artes Plsticas na Central Saint Martins e mestrado em Dance for the Screen na LCDS Local onde realizou o estgio: Londres - Reino Unido Entidade de acolhimento: Anjali Dance Company

Testemunhos escritos de Bolseiros


Anabela Martins

rea de estgio: Arquitectura, Conservao e Restauro (ACR) Experincia profissional: O presente estgio desenvolvido traduz-se na minha primeira experincia profissional. Formao acadmica: ... a terminar o mestrado de arquitectura no mbito da responsabilidade social do arquitecto Local onde realizou o estgio: Tokyo - Japo Entidade de acolhimento: Arai Architects

A experincia desenvolvida ao abrigo do INOV-Art traduz-se num enriquecimento pessoal e profissional (tanto no campo da investigao - meu grande interesse - como no domnio da prtica, uma vez que fui parte integrante de uma equipa de trabalho num atelier japons). Perspectivo num futuro prximo desenvolver o doutoramento no Japo, j que estabeleci contactos cujos interesses so comuns e possibilitam a

evoluo no trabalho de pesquisa, que considero urgente no panorama da arquitectura contempornea.

Hugo Antunes

rea de estgio: Artes Performativas (AP) Experincia profissional: Musica: Improvisao livre ("Clean Feed"). Dana e musica Improvisada ("VOUS") Formao acadmica: Frequncia Conservatrio Real Amesterdo; Frequncia Conservatrio Real Bruxelas onde termino estudo Local onde realizou o estgio: Bruxelas - Blgica Entidade de acolhimento: RAT records asbl

Enquanto bolseiro INOV-Art na Blgica desenvolvi um trabalho de pesquisa na rea da msica improvisada tendo da resultado uma gravao com um novo quinteto, "Roll Call". Reunidos por mim, com o intuito de explorar novas formas de "comunicao" e de composio em tempo real, este projecto composto por uma inslita formao, pouco convencional, alinhando duas baterias, dois saxofones e um contrabaixo, percorre as inmeras possibilidades multi-funcionais possveis dentro do quinteto (que em si logo partida rene dois trios numa s formao!). Composto por cinco msicos oriundos de diferentes realidades socioculturais, sulcam-se caminhos que oscilam entre a bipolaridade dos dois trios esquizofrenia enquanto capacidade de abstraco do que nos rodeia, o momento musical. Aqui cada um dos intervenientes activamente participativo, empreendedor num debate musical aberto, numa partilha de ideias, de emoes, duma forma sempre criativa, explorando texturas, subdivises rtmicas, contraponto, melodias, chegando mesmo a percorrer um"guio", um esquisso escrito por mim para melhor servir e conduzir o grupo bem como potenciar a formao em si. Desta forma, em cada concerto assiste-se a um acto nico, um momento nico, de total liberdade artstica. Cinco discursos a uma s voz, a musical. Do Jazz como linguagem

(no como corrente musical), do minimalismo ao contemporneo, surge ento uma forma de livre improvisao, de composio em tempo real, sem preconceitos, livre de contexto, de esttica, tornando assim cada um dos intervenientes eles mesmos compositores e intrpretes. Os msicos tocam o que so, tocando-se. Usam o som como uma forma invisvel de emoo.

Joo Dias

rea de estgio: Artes Performativas (AP) Experincia profissional: Performance. Instalao. Desenho. Fotografia. Video. Formao acadmica: Licenciatura Artes-Plsticas Pintura Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa Local onde realizou o estgio: Berlin - Alemanha Entidade de acolhimento: Galerie Tristesse deluxe- Bridge on a Wall

Tenho vindo a desenvolver trabalho em muitas direces, mas tendo sempre como base uma abordagem plstica dos conceitos ou materiais. Neste momento procuro trazer para Portugal um projecto que tem por base uma linguagem entre o Desenho e a Performance. Procuro tambm novas propostas onde possa explorar a ligao entre as artes cnicas e as artes plsticas.

Jos Pais

Legenda: Cenas de Calavernario (Variaciones sobre Teatro Cabaret de Karl Valentin), Teatro de la Puerta estrecha, 2010.

rea de estgio: Artes Performativas (AP) Experincia profissional: Actor em espectculos de companhias como Teatro da Cornucpia, Teatro Praga, Teatro do Vestido. Formao acadmica: Licenciatura em Design de Comunicao (1999-2005) - Faculdade de Belas-Artes da Univ. de Lisboa Local onde realizou o estgio: Madrid - Espanha Entidade de acolhimento: Teatro de la Puerta Estrecha y La Pajarita de Papel

O estgio que tive o privilgio de poder frequentar no Teatro de La Puerta Estrecha, em Madrid, constitui uma experincia inequivocamente enriquecedora, a todos os nveis. Num perodo de nove meses, o conjunto de aprendizagens, vivncias e partilhas de conhecimentos consubstancia-se naquilo que reconheo como um crescimento pessoal extraordinrio. Sendo a minha formao e experincia anteriores relativamente antagnicas aos resultados formais dos objectos criados nesta Companhia, nem por isso deixaram de ir ao encontro das propostas. Antagnicas porque, no que se refere ao meu trabalho como actor/criador, tenho um percurso assimtrico e caracterizado essencialmente por uma concepo de teatro mais contempornea (se quisermos chamar-lhe assim como o Teatro Praga ou o Teatro do Vestido), em oposio a uma mais acadmica (como o Teatro da Cornucpia). A adequao que encontro no ficou comprometida pela divergncia conceptual e esttica que se pode adivinhar; antes pelo contrrio, deu-se num entendimento mais maduro do que so os objectivos, contedos e interesses a expor. A companhia, becketiana e kantoresca por excelncia, no vive parte do mundo e do que se vai fazendo, mas tem bem presente a sua ideia de Teatro, na sua acepo mais profunda. E partilha-a generosamente, sem carimbar partida outras origens.

Margarida Botelho

rea de estgio: Servios Educativos (SE) Experincia profissional: escritora, ilustradora, mediadora de educao pela arte Formao acadmica: arquitectura Local onde realizou o estgio: Maputo - Moambique Entidade de acolhimento: UNESCO

O projecto ENCONTROS percorreu Moambique com o apoio do Programa INOV-Art, DGArtes e da Unesco. Durante 8 meses viajei por Moambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando vida. Desenhei um projecto de literacia comunitria com base na ideia de que a experincia de construir um livro (literalmente) com a nossa histria de vida nos fornece ferramentas para entendermos quem somos e o mundo que nos rodeia. Em algumas situaes limite ajuda-nos a sobreviver: treinando competncias cognitivas que podem ser determinantes no desenvolvimento social e econmico de comunidades muito pobres. A partir da ideia de planificao e de story board, todos os participantes trabalharam comigo num ritmo dirio, recebendo um livro em branco, lpis, pincis e tintas. A partir da com uma grande liberdade de expresso, escreviam em portugus ou em lnguas locais e ilustravam a sua histria. No final, os livros eram apresentados comunidade numa exposio/festa e passavam a pertencer a uma biblioteca comunitria. Um dos lugares por onde passei e que mais marcou a minha histria foi o campo de refugiados da UNHCR - Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados, em Nampula, com refugiados provenientes maioritariamente da Repblica Democrtica do Congo, Ruanda e Burundi.

MAIS INFORMAES

Site: www.dgartes.pt/inov-art/index.htm

CONTACTOS Direco-Geral das Artes E-mail: inov-art@dgartes.pt Tel.: +351 211 507 010

Vous aimerez peut-être aussi