Vous êtes sur la page 1sur 14

A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de Ellen M.

Wood*
DARLAN MONTENEGRO **
Em busca da centralidade da poltica A obra de Ellen Meiksins Wood atravessada por uma preocupao fundamental, que se repete em diversos de seus trabalhos. Trata-se do tema da relevncia da poltica como instrumento de dominao social e do lugar dos conflitos especificamente polticos nos processos de transio entre os diferentes modos de produo e de dominao de classe e, eventualmente, na superao dessa dominao. A questo est presente em trabalhos dedicados a temas to distintos como a histria social do pensamento poltico como nos casos de Citizens to Lords (Wood, 2008) e do livro escrito em parceria com Neal Wood, A Trumpet of Sediction (Wood; Wood, 1997) ou ao processo de formao do capitalismo, no caso de As origens do capitalismo (Wood, 2001). Alm disso, aparece de forma ntida na coletnea de artigos Democracia contra capitalismo: a renovao do materialismo histrico (Wood, 2003), trabalho em que a autora costura diversos aspectos de sua reflexo, demonstrando grande coerncia quanto aos temas abordados e aos pontos de vista defendidos, a despeito de sua variedade temtica. Assim, seja no estudo das instituies polticas da Atenas clssica (e da filosofia poltica que a elas se ope, em Democracia contra capitalismo e Citizens to
* Este artigo uma verso modificada e ampliada de trabalho apresentado no Grupo de Trabalho Marxismo e Cincias Sociais do 35o Encontro Anual da Anpocs, em outubro de 2011. Agradeo as sugestes do parecerista annimo que o avaliou. A responsabilidade pelas ideias aqui defendidas e pelos eventuais erros e imprecises que persistam inteiramente minha. ** Professor adjunto de Teoria Poltica da UFRRJ.

A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 111

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 111

29/03/2012 14:49:02

Lords), seja na discusso sobre os novos movimentos sociais, marcados por sua orientao identitria (tambm em Democracia contra capitalismo), a autora lida, fundamentalmente, com os mesmos problemas: qual o lugar da poltica (ou, mais precisamente, do poder poltico) na constituio dos mecanismos de dominao de classe? Qual deve ser o seu papel na superao de tais mecanismos? Em ambos os casos, a resposta , por um lado, que a poltica ocupa um lugar central e, por outro, que esse papel encontra-se eclipsado, pela fora da hegemonia ideolgica burguesa na sociedade como um todo ou pelo prolongamento dessa mesma hegemonia no que tange orientao poltica de grandes parcelas dos movimentos e organizaes vinculados esquerda contempornea. Ao lidar com esses temas, a autora trava um combate em trs frentes. As duas primeiras correspondem ao esforo de Wood no sentido de contribuir para o enfrentamento da hegemonia ideolgica liberal que se reforou nas ltimas dcadas do sculo XX. Trata-se, em primeiro lugar, de contrarrestar, do ponto de vista terico e ideolgico, a aparente/real separao das esferas econmica e poltica que se encontra no ncleo da dominao burguesa e da ideologia liberal que lhe d sustentao. Em segundo lugar, preciso enfrentar a lgica particularista que se instalou entre os movimentos sociais e o pensamento de esquerda contemporneos que, ao se recusarem a enfrentar o capitalismo em seu conjunto, aceitam a iluso de fragmentao que caracteriza a dominao burguesa. A terceira frente corresponde aos aspectos da prpria tradio marxista que a autora qualifica como vinculados mais viso de mundo burguesa do que ao radical esforo crtico tpico das anlises marxianas acerca da economia poltica. Enfrentar a batalha nessas trs frentes significa, ao mesmo tempo, retomar o esprito crtico do marxismo e superar todas as heranas deterministas, compreender o carter central da luta poltica para a superao do capitalismo e deixar para trs os elementos particularistas da luta social e poltica contempornea. Esse seria o caminho necessrio para enfrentar um sistema de dominao que, por um lado, tem o carter mais abrangente (ou melhor, totalizante) que j se conheceu, e que, por outro, no o resultado do encontro da humanidade com seu destino histrico, mas sim fruto de longas lutas sociais e polticas. Em A origem do capitalismo, Wood afirma existirem duas narrativas na abordagem de Marx sobre a transio para o capitalismo, que podem ser entendidas como duas concepes distintas do devir histrico. A primeira, que estaria presente em A ideologia alem e no Manifesto do Partido Comunista, reproduziria, em termos gerais, a interpretao burguesa, assentada na ideia de que o capitalismo constitui uma realizao inevitvel do processo de desenvolvimento das foras produtivas (ou, na verso burguesa predominante, da racionalidade econmica). Uma segunda viso (ou, como afirma a autora, os fundamentos de uma segunda viso) poderia ser encontrada nos Grundrisse e em O capital.
112 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 112

29/03/2012 14:49:02

Reproduzimos as duas narrativas marxianas, conforme as palavras da autora:


Uma delas muito semelhante ao modelo convencional, no qual a histria uma sucesso de etapas na diviso do trabalho, com um processo transistrico de avano tecnolgico e com o papel principal atribudo s classes burguesas, que teriam dado origem ao capitalismo pelo simples fato de serem libertas do jugo feudal. Na verdade, o capitalismo j existiria no feudalismo, de certo modo nos interstcios do feudalismo, para usar as palavras de Marx e entraria na corrente principal da histria ao romper os grilhes desse sistema. essa, basicamente, a narrativa de alguns de seus primeiros textos, como A ideologia alem e o Manifesto do Partido Comunista. E ela a narrativa que est ao menos implcita nas ideias marxistas tradicionais da revoluo burguesa. Mas h uma outra verso, ou pelo menos seus fundamentos, nos Elementos de crtica economia poltica e nO capital, que tem mais a ver com a mudana das relaes de propriedade, especialmente na zona rural inglesa: a expropriao dos produtores diretos que deu origem a uma nova forma de explorao e a novas leis de movimento sistmicas. Os mais importantes textos histricos marxistas desde ento tm-se apoiado nesses alicerces. (Wood, 2001, p.36-37)

Ao defender esse mesmo ponto de vista em The Separation of the Economic and the Political in Capitalism (Wood, 1981),1 a autora afirma que, na estrutura do livro um de O capital, o captulo sobre a acumulao primitiva ocupa um lugar estratgico em termos interpretativos, na medida em que, aps ser levada a cabo a descrio dos aspectos fundamentais da mercadoria, Marx teria se ocupado de explicar o processo atravs do qual as relaes mercantis se tornaram predominantes na Inglaterra. Para Wood, a nfase na descrio histrico-concreta das lutas de classe entre senhores e camponeses em torno dos cercamentos, decidida no momento especificamente poltico da Revoluo Burguesa, evidenciaria a preocupao do Marx maduro com o carter aberto do devir histrico, submetido s injunes das lutas sociais e polticas entre as classes. Assim, a separao entre o econmico e o poltico teria sido, ela mesma, o resultado de um longo conflito travado ao mesmo tempo nas duas esferas e decidido na segunda:
No volume 1 dO capital, Marx percorre um caminho que parte da forma-mercadoria, passando pela mais-valia e chegando ao segredo da acumulao primitiva, revelando, enfim, que o momento inicial da produo capitalista [...] nada mais do que o processo histrico de separao do produtor dos meios-de-produo, um processo de luta de classes e de interveno sanguinria do Estado em defesa da classe expropriadora. A estrutura mesma do argumento sugere que, para Marx, o segredo ltimo da produo capitalista um segredo poltico. (Wood, 1981, p.68; grifo no original)
1 Publicado originalmente na New Left Review, o artigo, mais tarde, seria incorporado Democracia contra capitalismo.

A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 113

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 113

29/03/2012 14:49:03

O argumento de Wood, por sua vez, no de todo inovador. Ao combater uma leitura interna tradio marxista, por ela reputada como de inspirao burguesa (que tambm poderamos chamar de teleolgica ou determinista), e defender a adoo de uma leitura dos processos histricos que enfatize a importncia da poltica e o carter aberto do devir histrico, Wood recupera, em novas bases e num novo perodo histrico, uma questo que havia sido central aos embates polticos travados no interior da Segunda Internacional. Em especial, sua leitura ecoa (ainda que com inmeras diferenas) os esforos de Lenin para romper o imobilismo que comeava a se instalar no interior das organizaes operrias de ento e que encontrava ancoragem ideolgica precisamente na convico de que a marcha inexorvel da histria conduziria os povos ao socialismo. Lenin, ainda que fazendo sempre profisso de f nessa mesma convico, dedicou-se, de fato, a combat-la: a questo da revoluo, sabemos desde Que fazer?, no ser decidida a no ser na esfera da luta propriamente poltica. No outra, tambm, a preocupao de Antonio Gramsci, em suas Notas sobre Maquiavel. Esse tema ser retomado mais adiante. Separao do econmico e do poltico e democracia tambm em The Separation... que Wood assenta as bases para uma reflexo acerca da poltica e da democracia contemporneas, referenciada nas leituras de Marx sobre o tema da separao entre as esferas poltica e econmica, a partir, principalmente, de passagens de O capital e dos Grundrisse. O objetivo manifesto da autora contribuir para uma retomada do carter poltico da anlise marxista da realidade num sentido muito especfico: o de que tal anlise tem por objetivo informar uma ao poltica concreta de transformao social.
O propsito do marxismo fornecer uma fundamentao terica interpretao do mundo, com o objetivo de transform-lo. Este no um slogan vazio. Ele tem ou deveria ter um significado muito preciso. Ele significa que o marxismo busca um tipo particular de conhecimento, que capaz, de forma nica, de iluminar os princpios do movimento histrico e, ao menos implicitamente, os pontos em que a ao poltica pode intervir de forma mais eficaz. Isso no o mesmo que dizer que o objetivo da teoria marxista descobrir um programa ou tcnicas de ao poltica cientficos. Na verdade, o objetivo fornecer um modo de anlise especialmente bem equipado para explorar o terreno no qual a ao poltica dever ter lugar. Pode-se argumentar, no entanto, que o marxismo frequentemente, desde Marx, perdeu de vista esse projeto terico e seu carter quintessencialmente poltico. Isso particularmente verdade na medida em que os marxistas tm, de diversas formas, perpetuado a rgida separao conceitual entre o econmico e o poltico que to bem tem servido ideologia burguesa desde que os economistas clssicos descobriram a economia em abstrato e comearam a esvaziar o capitalismo de seu contedo social e poltico. (Wood, 1981, p.66)

114 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 114

29/03/2012 14:49:03

Em termos gerais, o argumento proposto pela autora, nesse trabalho, o que se segue: a separao das esferas poltica e econmica configuraria, ao mesmo tempo, uma realidade e uma dissimulao. Uma realidade, uma vez que ela se materializa nas instituies concretas do capitalismo liberal: a esfera econmica encontra-se essencialmente apartada da esfera poltica, no que diz respeito instituio mais importante dessa ltima o Estado. Uma dissimulao, porque ela camufla a origem poltica das instituies liberais, que somente teriam ganhado vida com a tomada do poder de Estado por parte da burguesia e pela ampla aplicao do poder coercitivo do Estado sobre a sociedade, bem como o fato de que a fora repressiva do Estado atua de forma permanente como a guardi ltima da ordem burguesa. Essa separao, em seu duplo aspecto real e ilusrio, configuraria um mecanismo de defesa essencial manuteno da ordem social capitalista, na medida em que impede que se perceba o contedo especificamente poltico da dominao burguesa. A ideia de liberdade, estabelecida ao nvel jurdico, sem qualquer correspondncia com a estrutura social e econmica, dificulta a compreenso de que, despojados dos meios necessrios sua sobrevivncia, homens e mulheres no possuem, no que diz respeito necessidade de reproduo de sua prpria existncia, liberdade alguma. Esto forados a buscar, no mercado, quem compre a nica mercadoria de que dispem: sua fora de trabalho. Na passagem imediatamente anterior a sua j mencionada referncia ao captulo sobre a acumulao primitiva, ela nos diz:
O segredo fundamental da produo capitalista revelado por Marx o segredo que a economia poltica sistematicamente ocultou, tornando-a por fim incapaz de dar conta da acumulao capitalista diz respeito relao social e disposio de poder que se estabelecem entre o trabalhador e o capitalista para quem ele vende sua fora-de-trabalho. Esse segredo possui um corolrio: a disposio de poder entre o capitalista e o trabalhador, como indivduos, tem como condio a configurao poltica da sociedade como um todo o balano de foras das classes e o poder do Estado que permitem a expropriao do produtor direto, a manuteno da propriedade privada absoluta por parte do capitalista e o controle deste sobre a produo e a acumulao. (Wood, 1981, p.68)

A separao entre as duas esferas (tanto em seu carter ilusrio quanto no efetivo) resulta da separao dos produtores diretos dos meios de produo, que torna desnecessria a coero, extraeconmica e concentrada, nas mos dos proprietrios dos meios de produo; os instrumentos necessrios ao controle sobre o trabalho dispensa o Estado (ou a esfera do poltico) da necessidade de uma interveno constante no processo de trabalho com o objetivo de forar os trabalhadores produo de excedente. De fato, o processo produtivo capitalista configura, por si s, uma dominao tirnica dos proprietrios sobre os produtores diretos, sem a necessidade de permanente coero poltica.
A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 115

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 115

29/03/2012 14:49:03

A separao entre as esferas da poltica e da economia permitiu, por exemplo, que a ideologia dominante na sociedade capitalista tenha sido capaz de produzir uma teoria da democracia que, pela primeira vez na histria, distingue o tema do poder poltico popular do tema da distribuio da riqueza e da propriedade. Desde o perodo subsequente s primeiras tiranias gregas, a questo da democracia emergiu como indissociavelmente vinculada a temas sociais e econmicos, como questes da propriedade e do usufruto da terra e da condio jurdica dos mais pobres (no caso ateniense, por exemplo, estiveram em jogo, no processo de formao da democracia, entre outros, os temas das cobranas de tributos sobre o uso da terra e da escravido por dvida).2 O tema da democracia desenvolvido por Wood com base em uma reflexo acerca das diferenas entre as democracias antiga e moderna que devedora das anlises acerca desse tema empreendidas por um autor no marxista, Moses Finley, e que denunciam o carter classista das restries participao popular tpicas das democracias modernas. Para demonstr-lo, Finley afirma, com base no Aristteles de A poltica, o carter tambm classista, embora no sentido inverso, das democracias antigas: democracia, na Atenas clssica, o governo dos pobres, em favor dos interesses dos pobres. O argumento de Finley o de que seria equivocado entender a sociedade ateniense como fundamentalmente dividida entre senhores e escravos. Havia uma parcela significativa de trabalhadores urbanos e rurais livres, responsveis por parcelas substantivas da produo (se no, mesmo, a maior parte dela). Esses teriam sido, segundo esse argumento, os principais personagens da democracia ateniense. E contra esses que se levantam as vozes de Scrates, Plato e Aristteles (Finley, 1988, 1997). Wood aprofunda a anlise e o argumento de Finley (Wood, 2003, 2008) ao afirmar que o pensamento poltico dominante na Atenas clssica radicalmente antidemocrtico correspondia fielmente aos interesses da camada dos grandes proprietrios rurais (que eram tambm os grandes senhores de escravos) que perdiam poder poltico em favor dos segmentos de homens livres e pobres (Wood, 2003, p.157-175). Remonta tambm a Finley a origem do argumento que transplanta para o presente as reflexes acerca do significado da democracia. De acordo com essa perspectiva, restringir o acesso das camadas populares ao poder poltico efetivo esvaziar a democracia de seu contedo efetivamente democrtico (Finley, 1988). Esse esvaziamento permitiria que, nas socieades ocidentais contemporneas, todos se considerassem igualmente democratas, ainda que com pouqussimo acordo acerca do que constitui a democracia. O prprio ttulo da coletnea de artigos em que o autor desenvolve o argumento sugere uma crtica teoria poltica liberal: Democracia antiga e moderna parafraseia o clssico panfleto liberal-oligrquico
2 Sobre as origens da democracia grega, ver, entre outros, Finley (1988; 1997), Anderson (1989) e Cartledge (2009).

116 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 116

29/03/2012 14:49:03

de Benjamin Constant. Segundo Finley, a condio da adeso das elites sociais e econmicas contemporneas ao regime democrtico , precisamente, o esvaziamento do conceito de democracia do contedo de participao popular nos processos decisrios que historicamente caracterizou esse regime e que foi o alvo dos crticos elitistas da democracia desde Scrates e Plato. Finley refere-se aos defensores acadmicos de uma democracia sem participao popular (dentre os quais ele destaca o cientista poltico Seymour Martin Lipset) como adeptos de uma teoria elitista da democracia.
Na Antiguidade, os intelectuais, em esmagadora maioria, desaprovavam o governo popular e apresentaram um grande nmero de explicaes para sua atitude, e uma variedade de propostas alternativas. Hoje seus congneres, em especial os do Ocidente, mas no apenas estes, concordam, provavelmente na mesma esmagadora proporo, que a democracia a melhor forma de governo, a mais conhecida e a melhor que se possa imaginar. Contudo, muitos tambm concordam que os princpios que tradicionalmente a justificaram, na prtica, no esto funcionando. Ademais, no se pode permitir que funcionem, caso se queira que a democracia sobreviva. Ironicamente, a teoria elitista est sendo reforada, com especial intensidade na Gr-Bretanha e nos Estados Unidos empiricamente as duas democracias mais bem-sucedidas dos tempos modernos. (Finley, 1988, p.22)

Podemos estabelecer um nexo entre a viso de Finley acerca do esvaziamento da participao popular nas democracias modernas e as afirmaes de Ellen Wood a respeito da transferncia dos poderes de deciso acerca dos temas econmicos da esfera pblica para a privada como uma caracterstica essencial da sociedade capitalista. A cidadania antiga contrastaria, segundo a autora, com a cidadania moderna justamente por seu contedo de classe. Assim, o liberalismo moderno e a concepo de cidadania que o acompanham estariam enraizados no na cidadania antiga, de carter popular, que opunha os camponeses ao jugo dos grandes proprietrios, mas na oposio dos lordes terratenentes da Europa medieval ao processo de concentrao do poder poltico nas mos dos monarcas, tpico do perodo final da Idade Mdia e da Idade Moderna como um todo. O liberalismo, portanto, seria uma doutrina de razes histricas aristocrticas e, consequentemente, oligrquicas. Sua conformao mais acabada, no perodo final da transio do feudalismo para o capitalismo e sua constituio, a partir da fuso entre a defesa da limitao do papel do Estado e o individualismo anglo-saxo, em ideologia burguesa por excelncia, criaram as condies para sua converso em elemento legitimador do processo de separao entre as esferas econmica e poltica em favor da tirania privada dos proprietrios (Wood, 2008). Nas palavras de Wood, mais uma vez em The Separation of the Economic and the Political in Capitalism:
A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 117

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 117

29/03/2012 14:49:03

A diferenciao da esfera econmica no capitalismo, portanto, pode ser resumida da seguinte forma: as funes sociais de produo e distribuio, extrao e apropriao de excedente e alocao de trabalho social so, por assim dizer, privatizadas e so atingidas por meios no autoritrios, no polticos. Em outras palavras, a alocao social de recursos e trabalho no ocorre, em seu conjunto, atravs de direo poltica, deliberao comum, dever hereditrio, costume ou obrigao religiosa; mas sim atravs de mecanismos de troca de mercadorias. Os poderes de apropriao de excedente e de explorao no se baseiam em relaes jurdicas ou dependncia poltica mas em relaes contratuais entre produtores livres juridicamente livres e livres dos meios-de-produo e um apropriador livre que tem a propriedade privada absoluta dos meios-de-produo. (Wood, 1981, p.81)

Transferidas as funes relacionadas extrao do excedente para o mbito privado, torna-se possvel que, ao nvel do Estado, construa-se um arcabouo jurdico assentado na ideia da absoluta igualdade, ao mesmo tempo em que esse mesmo Estado se reveste da condio de guardio da ordem inqua estabelecida no plano econmico. No casual que, ao longo do sculo XX, os esforos da esquerda de massas dos pases ocidentais tenham se concentrado progressivamente em presses por reformas do Estado que ampliassem a capacidade de interferncia do poder pblico na esfera das relaes econmicas privadas. Tampouco mera coincidncia que parte da reao burguesa a essa presso tenha se dado, do ponto de vista terico-ideolgico, atravs de uma reafirmao agressiva da separao absoluta entre as esferas da economia e da poltica como precondio ao pleno exerccio da liberdade individual.3 A contestao dessa separao demanda que se traga luz a importncia do aspecto especificamente poltico das relaes de dominao presentes na sociedade capitalista. A expulso dos camponeses ingleses das terras que cultivavam, como vimos, constitui um dos momentos decisivos da conformao da ordem burguesa, na medida em que significava, ao mesmo tempo, a afirmao de um novo tipo de relao de propriedade, em que vinham abaixo os condicionamentos tpicos da ordem feudal, e a constituio de um amplo contingente de proletrios, forados pela necessidade a vender sua fora de trabalho. O reinado absoluto da mercadoria dependia da afirmao do carter abstrato e impessoal da relao entre os indivduos. E a expulso dos camponeses da terra, realizada com a ativa contribuio do Estado, bem como a criminalizao da vadiagem (destinada a forar a composio de um proletariado estvel e disciplinado) so momentos-chave dessa transformao. Compreender o aspecto poltico desse processo implica, para usar as palavras do prprio Marx, deixar de lado as foras propulsoras puramente econmicas da revoluo agrcola (que so, obviamente, determinantes) e se

3 Ver, por exemplo, Hayek (1946) e Nozick (1991).

118 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 118

29/03/2012 14:49:03

ocupar da compreenso dos meios coercitivos utilizados para promov-la que so, de todo modo, indispensveis (Marx, 1988, p.837). A expropriao dos produtores diretos de seus meios-de-produo constituiu, ela mesma, um passo fundamental para a separao das esferas poltica e econmica, na medida em que tornou desnecessria a coero extraeconmica, expediente indispensvel extrao de excedente em sociedades baseadas em formas compulsrias de trabalho. Esse processo de expropriao, que ocorreu no mbito das relaes de propriedade, foi acompanhado por longas e violentas intervenes do poder estatal (vacilantes at 1688 e brutalmente aceleradas aps a Revoluo Gloriosa), destinadas a destruir a ordem social e jurdica anterior, que garantia aos camponeses o usufruto da terra. A expropriao generalizada dos produtores diretos forava-os a buscar o sustento no mercado, atravs da venda de sua fora de trabalho, contribuindo decisivamente para a construo da ordem social e jurdica burguesa e para a ideologia que a justifica, assentadas nas ideias de liberdade, de indivduo e de contrato. Indivduos livres estabelecem entre si, por sua prpria vontade, determinados contratos de compra e venda de mercadorias (a includa a fora de trabalho). O que permanece oculto, nessa concepo, o papel da coero poltica que foi historicamente necessria para gestar esse conjunto de relaes sociais e jurdicas e que segue sendo indispensvel para o funcionamento de uma sociedade assentada no mercado, ente abstrato cuja existncia a ideologia dominante afirma ser resultado da ordem natural das coisas. Analisando as origens do capitalismo na Inglaterra, Marx desconstri a ideia de que as instituies da sociedade burguesa so o resultado da evoluo histrica ou a afirmao da ordem natural. Ao identificar, no processo de acumulao primitiva, o papel central desempenhado pelo Estado na construo de uma ordem social e jurdica fundada na elevao da mercadoria ao elemento em torno do qual se definem as relaes entre os homens, Marx evidenciava o carter histrico do capitalismo e a importncia da luta poltica para a afirmao da dominao burguesa. essa a reflexo que Ellen Wood busca revigorar em suas anlises da sociedade capitalista e das foras polticas e sociais que, em seu interior, encontram-se em luta. E precisamente a tirania vigente na esfera econmica que neutraliza, em grande parte, a democracia e mesmo a extenso da cidadania na esfera poltica. No que diz respeito ao tema da democracia, a evoluo histrica das instituies e da teoria liberais parece corroborar o argumento da autora. A afirmao do carter oligrquico das instituies polticas contemporneas configurou-se precisamente na criao e na busca da preservao da separao entre as duas esferas. Tratou-se, do ponto de vista das elites burguesas, desde os embates travados pela hegemonia da Revoluo Francesa, de impedir que o poltico alcanasse o econmico. Os confrontos dos jacobinos com os segmentos mais moderados do movimento revolucionrio foram marcados, por um lado, pelo alcance da poltica (ou seja, do Estado) na sua relao com a propriedade (as questes do salrio mnimo e do preo do trigo so exemplares, nesse sentido) e, por outro,
A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 119

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 119

29/03/2012 14:49:03

pelo alcance da cidadania na sua relao com o Estado (aqui, o tema do sufrgio universal o exemplo evidente). Tratava-se, do ponto de vista de Robespierre, de reforar, ao mesmo tempo, o Estado e a cidadania e de reduzir a autonomia da esfera privada diante da poltica. E, do ponto de vista dos revolucionrios moderados e de seus herdeiros liberais, era o caso de deter tanto o avano da cidadania sobre a poltica quanto o avano da poltica sobre a economia. A luta dos liberais parece ter assumido duas configuraes distintas, ambas operando com base nas mesmas preocupaes, mas com diferentes nfases. De Locke (e da Revoluo Gloriosa) a Benjamin Constant (e ao perodo que se segue Revoluo Francesa), a nfase recaiu sobre a restrio dos direitos de cidadania. Tratava-se, ento, de manter a cidadania restrita ao segmento dos proprietrios, preservando aspectos importantes do ethos senhorial dos tempos medievais (ethos esse que, ao fim e ao cabo, estivera na origem das prprias instituies liberal-representativas, desde a Magna Carta). A partir de Tocqueville (e do processo de formao das modernas instituies liberal-democrticas, na segunda metade do sculo XIX), a nfase oligrquica foi transferida para a restrio dos direitos da cidadania. Ou seja, tratava-se, agora, uma vez que a ampliao dos direitos de cidadania se configurava como inevitvel, de reduzir o alcance dessa cidadania sobre os aspectos centrais do ordenamento social e econmico capitalista. No outro o alvo das preocupaes de A democracia na Amrica: preservar a liberdade contra os avanos da igualdade. Ou, posto de outro modo, preservar a separao entre as esferas econmica e poltica. Econmico e poltico encontram necessidade e liberdade: as possveis afinidades de Ellen Wood e Antonio Gramsci A leitura de Ellen Wood da crtica marxiana da dissociao entre economia e poltica na sociedade capitalista pode ser articulada forma como os temas da liberdade e da necessidade (vale dizer, do poltico e do econmico) so mobilizados por Antonio Gramsci. A presente seo tem por objetivo sugerir a existncia dessas afinidades, com base em uma anlise de certos aspectos especficos da obra do marxista italiano. Nesse sentido, distanciamo-nos provisoriamente da obra da autora que o tema desse trabalho, sem que isso, no entanto, signifique uma ruptura com aquela que a questo de fundo aqui discutida: a centralidade da ao poltica como instrumento de transformao social. Mais adiante retornaremos a Ellen Wood, esperando ter demonstrado a possibilidade de ler sua reflexo em termos gramscianos. Segundo Gramsci, para obter xito na disputa por hegemonia, indispensvel que uma determinada classe consiga demonstrar sua capacidade de adquirir um carter nacional, ou seja, que ela tome como seus e como objeto de ateno de seu programa os problemas relativos quela totalidade social em seu conjunto. A classe operria, na luta por hegemonia, no mbito da sociedade civil das moder120 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 120

29/03/2012 14:49:03

nas formaes histricas ocidentais, deveria ser capaz de dotar seu projeto de um carter universalizante. O sujeito poltico no qual Gramsci identifica a possibilidade de conferir esse carter universal ao projeto da classe operria o partido. O ponto de partida, aqui, o Lenin de Que fazer? (Lenin, 1977). O partido cumpre a funo de conferir carter universal a um projeto que, a princpio, est restrito esfera dos interesses particulares. O lxico gramsciano descreve esta passagem do particular para o universal como passagem do momento econmico-corporativo (ou egostico-passional) para o momento tico-poltico, resumida no conceito de catarse, que Gramsci descreve em caderno de carter filosfico:
Pode-se empregar a expresso catarse para indicar a passagem do momento meramente econmico (ou egostico-passional), isto , a elaborao superior da estrutura em superestrutura na conscincia dos homens. Isto significa, tambm, a passagem do objetivo ao subjetivo e da necessidade liberdade. A estrutura, de fora exterior, que esmaga o homem, assimilando-o e tornando-o passivo, transforma-se em meio de liberdade, em instrumento para criar uma nova forma tico-poltica, em origem de novas iniciativas [...]. (Gramsci, 1999-2002, v.1, p.314-315)

O partido, enquanto sujeito, age no campo da liberdade em oposio ao da necessidade, ou seja, no campo da poltica, em oposio ao da economia. Age, deveramos dizer, a partir do campo da liberdade/poltica, para transformar o campo da necessidade/economia. Sempre, claro est, dentro das possibilidades determinadas pelo campo da necessidade (um aspecto que no deve, de forma alguma, ser negligenciado). A seguinte passagem carrega em si toda a tenso da concepo do partido em Gramsci (que tambm a sua concepo das possibilidades da poltica):
O moderno Prncipe deve ter uma parte dedicada ao jacobinismo (no significado integral que esta noo teve historicamente e deve ter conceitualmente), como exemplificao do modo pelo qual se formou concretamente atuou uma vontade coletiva que, pelo menos em alguns aspectos, foi criao ex-novo, original. E preciso tambm definir a vontade coletiva e a vontade poltica em geral no sentido moderno, a vontade como conscincia operosa da necessidade histrica, como protagonista de um drama histrico real e efetivo. (Gramsci, 1999-2002, v.3, p.16-17; grifos no original)

A referncia ao jacobinismo aproxima inequivocamente a concepo de Gramsci de Lenin, frequentemente identificado como jacobino pelos crticos da sua leitura da relao de direo que deveria ser estabelecida entre o partido e a classe. Em Gramsci, o partido-Prncipe tambm dirigente e tambm o portador do projeto universal que s pode ser constitudo fora da esfera da necessidade, que a esfera da luta sindical. Ele cumpre um papel determinante na conduo da luta
A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 121

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 121

29/03/2012 14:49:03

contra-hegemnica e age para dar uma nova direo moral sociedade em seu conjunto. O partido determinante, portanto, para a configurao de um projeto universal, destinado fundao de novas estruturas sociais. Sem o partido, o que temos um conjunto fragmentrio de vontades particulares, presas esfera econmico-corporativa e, portanto, incapazes de agir no sentido da construo de uma contra-hegemonia. O projeto gramsciano parece implicar, portanto, na superao da separao entre as duas esferas com base na subordinao do econmico ao poltico. Trata-se, precisamente, da operao que Ellen Wood, como vimos, anuncia como necessria superao da ordem social e poltica capitalista. O ncleo poltico da dominao burguesa, mantido oculto pela aparente/real separao entre as duas esferas, s pode ser contestado atravs de instrumentos e de uma ao propriamente polticos. Nas palavras de Wood:
A diferenciao entre o econmico e o poltico no , est claro, simplesmente um problema terico, mas prtico. No h talvez maior obstculo para a atividade socialista do que a separao entre a luta econmica e a poltica que caracterizou os movimentos operrios modernos. Se esse obstculo fosse, como muitos socialistas revolucionrios sugeriram de forma desdenhosa, o produto de uma conscincia mal orientada, subdesenvolvida ou falsa por parte da classe trabalhadora, ele seria mais fcil de superar. A tenacidade do economicismo da classe operria, no entanto, resulta precisamente de sua correspondncia com as realidades do capitalismo e com a forma atravs da qual a apropriao e a explorao capitalistas efetivamente dividem as arenas da ao econmica e da poltica, e efetivamente transformam certas questes polticas essenciais lutas por dominao e explorao que historicamente estiveram indissoluvelmente vinculadas ao poder poltico em questes distintivamente econmicas. Essa separao estrutural pode, de fato, ser o mais efetivo mecanismo de defesa disposio do capital. (Wood, 1981, p.67)

O economicismo, encontrado amide no movimento operrio (e duramente criticado por Lenin e Gramsci, entre outros) no corresponderia, na verdade, a um desvio ou a uma demonstrao de falsa conscincia, mas expresso do aspecto real da separao entre as duas esferas, que termina por resultar numa efetiva fragmentao da ao operria. O diagnstico que permite explicar a origem do economicismo j pode ser encontrado no Lnin de Que fazer? malgrado a predominncia de uma leitura reducionista a respeito dessa obra e as reservas expressas pela prpria autora ; da mesma forma, como mencionado, est presente no Gramsci do partido-Prncipe. O caminho da superao burguesa passa, hoje como ontem, pelo seu enfrentamento de conjunto na esfera poltica. Em nosso tempo, no entanto, a esquerda encontra-se ainda mais radicalmente fragmentada, em torno de bandeiras que a cada dia se tornam mais especficas e o pensamento liberal se constitui, atravs
122 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 122

29/03/2012 14:49:03

de suas variantes ps-modernas, no discurso poltico-ideolgico predominante dentro dos prprios segmentos populares. Concluso Nas democracias antigas, o poltico interferia diretamente no econmico. Nas democracias modernas, o econmico est protegido do poltico. A construo das instituies do Estado de bem-estar implicou num avano, de fato, da poltica, submetida a uma crescente presso popular, sobre a economia, independentemente de outras consideraes que se possam fazer a respeito dessas instituies. Nas ltimas dcadas do sculo passado, a avassaladora reao burguesa a esse avano se deu, seja do ponto de vista terico-ideolgico, seja no que concerne s aes efetivas, atravs de uma reafirmao agressiva da separao absoluta entre as esferas da economia e da poltica como pr-condio ao pleno exerccio da liberdade individual. Ellen Wood torna evidente que uma teoria democrtica crtica das instituies liberais deve ter como ponto de partida o tema aparentemente paradoxal da centralidade da poltica no processo de construo do poder do demos. No longo prazo, trata-se (e aqui h uma grande convergncia entre as ideias da autora e as de Antonio Gramsci), independentemente das necessrias consideraes de ordem estratgica, de submeter o ordenamento econmico ao poder poltico. E, no menos importante, de submeter esse ltimo vontade popular. Referncias bibliogrficas
ANDERSON, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. So Paulo: Brasiliense, 1989. CARTLEDGE, P. Ancient Greek Political Thought in Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. FINLEY, M. I. Poltica no mundo antigo. Lisboa: Edies 70, 1997. . Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988. GRAMSCI, A. Cadernos do crcere. In: COUTINHO, C. N.; Nogueira, M. A.; Henriques, L. S. (eds.). 6v. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999-2002. HAYEK, F. O caminho da servido. Rio de Janeiro: Globo, 1946. LENIN, V. I. Qu Hacer? In: STRADA, Vittorio (org.). Qu Hacer? Teora y prctica del bolchevismo. Mxico: Ediciones Era, 1977. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. 2v. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1998. ; ENGELS, F. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ; . Manifesto do Partido Comunista. In: Obras escolhidas. v.1. Lisboa/Moscou: Avante/Progresso, 1982. NOZICK, R. Anarquia, Estado e utopia: Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. STRADA, V. (org.). Qu hacer? Teora y prctica del bolchevismo. Mxico: Ediciones Era, 1977. WOOD, E. M. As origens do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

A separao entre o econmico e o poltico e a questo da democracia no pensamento de... 123

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 123

29/03/2012 14:49:03

WOOD, E. M. Citizens to Lords: a Social History of Western Political Thought from Antiquity to the Middle Ages. Londres: Verso, 2008. . Democracia contra capitalismo: a renovao do materialismo histrico. So Paulo: Boitempo, 2003. . The Separation of the Economic and the Political in Capitalism. New Left Review, v.I, n.127, May-June 1981. ; FOSTER, J. B. (orgs.). Em defesa da Histria: marxismo e ps-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. ; WOOD, N. A Trumpet of Sediction: Political Theory and the Rise of Capitalism (1509-1688). New York: New York University Press, 1997.

124 Crtica Marxista, n.34, p.111-124, 2012.

Miolo_Rev_Critica_Marxista-34_(GRAFICA).indd 124

29/03/2012 14:49:03

Vous aimerez peut-être aussi