Vous êtes sur la page 1sur 3

- Quanto a fisioterapia os objetivos de tratamento so: - Incentivar e orientar o contato dos pais com a criana ; - Promover a deambulao ; - Tratar

e prevenir contraturas posicionais e deformidades ; - Diminuir quadro lgico; - Fortalecimento muscular; - Promover e manter as atividades de vida diria; - Constante avaliao do paciente; - Obter maior independncia, confiana e estabilidade nos movimentos; - Precauo e reconhecimento das fraturas. O ideal que haja participao do fisioterapeuta desde os primeiros dias de vida, ele poder orientar os pais com respeito ao manuseio e posicionamento da criana e a melhor maneira de aumentar ao mximo seus movimentos ativos.

A equipe de fisioterapia tem como objetivo no tratamento dos pacientes portadores de OI identificar dficits no desenvolvimento e estimular o mesmo, desenvolver o cognitivo, promover a movimentao ativa reduzindo o grau de inatividade e melhorar as condies msculos esquelticas, incentivar o fortalecimento muscular, promover e manter as AVD's, incentivar e orientar o contato dos pais com as crianas, promover deambulao, tratar e prevenir contraturas posicionais e deformidades.

Os alongamentos realizados no tratamento dos portadores de OI visam uma obteno de coordenao motora, de qualidade dos movimentos e interveno de retraes.

Os exerccios de alongamento devem ser feitos de forma suave e ativa, nunca passivamente. Tais exerccios que requerem alcance com os ps e mos, rotao, inclinao do tronco promovem um alongamento e uma noo espacial. Alongamentos suaves dos msculos da cintura escapular e os exerccios para facilitao dos msculos abdominais e diafragmticos devem ser aplicados com o objetivo de melhorar a biomecnica respiratria.

FORTALECIMENTO MUSCULAR

realizado atravs de exerccios excntricos, e de baixa resistncia sem a presena de carga, so realizadas atividades na posio sentada que auxiliam no fortalecimento das musculaturas abdominais e dos extensores do tronco. No caso do tipo leve e moderado a resistncia aplicada sobre o paciente pode ser oferecida pelo peso dos brinquedos, aumentando de acordo com a evoluo da criana.

EXERCCIOS FSICOS

Os exerccios fsicos atuam na oxigenao, no condicionamento, melhora a ADM, estas finalidades tambm servem para crianas com OI, e com elas ainda tem o benefcio d segurana, estabilidade e qualidade dos movimentos. O programa de exerccios deve ser individualizado para cada paciente, sendo assim no existe um protocolo.

Deixar a criana imvel no reduz o risco de fraturas, pode ate aument-las devido osteoporose e a fraqueza muscular que se ganha. A melhor forma de exerccio usar os movimentos ativos livres dentro da amplitude mxima do paciente. Exerccios aerbicos tambm so indicados, pois melhoram a capacidade muscular e cardiorrespiratria, o menor esforo fsico que realizado fadiga rapidamente. Mesmo no caso mais grave indicado o exerccio em menor intensidade e nos casos mais leves pode ser mais intensa.

Classificao de Hanscom (1992)3:

Tipo A : forma leve de OI, mantm contornos vertebrais.

Tipo B : encurvamento dos ossos longos com cortical larga. A plvis mantm os contornos.

Tipo C : encurvamento dos ossos longos com cortical fina e protruso acetabular desenvolvida entre cinco e dez anos de idade.

Tipo D : as mesmas caractersticas do C associadas a cistos nas regies metafisrias dos ossos longos em torno de 5 anos de idade. As epfises fecham precocemente em torno dos 15 anos de idade.

Tipo E : as deformidades resultam em incapacidade extrema, e a cifoescoliose precoce e muito grave. Nos ossos longos quase no se visualizam as corticais.

Tipo F : desabamento completo das costelas, incompatvel com a sobrevida.

2 Esclertica azul: presente por toda a vida. O azulado das escleras causado pela espessura fina de sua camada de colgeno total, mas uma estabilidade normal polimerizao. A fina espessura ou a transparncia da esclera permite a visibilidade do pigmento intraocular, o qual pode variar de azul claro a azul escuro. Pode ocorrer deslocamento da retina. Hiperotropia est constantemente freqente, mas a viso no est alterada

Vous aimerez peut-être aussi