Vous êtes sur la page 1sur 9

<NOME DO PROJETO>

Documento de Viso
Verso <NRO>

Histrico de Reviso
Data <D/M/A> Verso <NRO> Descrio <detalhes> Autor <nome>

ndice
1. OBJETIVO DO DOCUMENTO............................................................................................................2 1.1. OBJETIVOS..........................................................................................................................................2 1.2. ABRANGNCIA DO PROJETO...............................................................................................................2 1.3. DEFINIES, ACRNIMOS E ABREVIAES........................................................................................2 1.4. REFERNCIAS......................................................................................................................................3 2. DESCRIO DO PROBLEMA............................................................................................................3 3. PARTES ENVOLVIDAS........................................................................................................................3 3.1. RESUMO DOS ENVOLVIDOS................................................................................................................4 3.2. RESUMO DOS USURIOS.....................................................................................................................4 4. DESCRIO DA SOLUO PROPOSTA.........................................................................................5 5. FUNCIONALIDADES............................................................................................................................5 6. RESTRIES DO PROJETO...............................................................................................................5 7. OUTROS REQUISITOS.........................................................................................................................5 7.1. PADRES APLICVEIS.........................................................................................................................6 7.2. REQUISITOS DO SISTEMA....................................................................................................................6 7.3. REQUISITOS DE DESEMPENHO............................................................................................................6 7.4. REQUISITOS AMBIENTAIS...................................................................................................................6 8. PROTTIPOS.........................................................................................................................................6

Documento de Viso
1. Objetivo do Documento
Este documento apresenta uma soluo de software para o projeto <informar nome projeto>, solicitado pelo cliente <informar nome cliente>, apresentando os problemas a serem solucionados, as necessidades dos principais envolvidos, o alcance do projeto e as funcionalidades esperadas do sistema. Para Para o um modelo exemplo RUP deste desse documento, documento, visite visite a a pgina pgina http://www.wthreex.com/rup/portugues/webtmpl/templates/req/rup_vision.htm http://www.wthreex.com/rup/portugues/examples/csports/ex_vision.htm

1.1. Objetivos
Nesse tpico, deve-se especificar o objetivo principal do projeto. Nele tambm aparecem as especificaes dos principais processos de negcio que sero automatizados. Resumidamente, os objetivos do projeto podem ser definidos como os benefcios que o projeto ir fornecer quando concludo.

1.2. Abrangncia do Projeto


Nesse tpico deve-se apresentar uma breve descrio do mbito do projeto. Ressaltar tambm se o projeto contemplar integrao com outros sistemas. Deve-se tambm apresentar sucintamente os produtos finais do projeto. Nessa fase, no se pode pensar em como ser implementada a soluo.

1.3. Definies, Acrnimos e Abreviaes

Esta subseo fornece as definies de todos os termos, acrnimos e abreviaes necessrias adequada interpretao do documento Viso. Essas informaes podem ser fornecidas fazendo referncias ao Glossrio do projeto.

1.4. Referncias
Esta subseo fornece uma lista completa de todos os documentos mencionados em qualquer outra parte do documento Viso. Identifique cada documento por ttulo, nmero do relatrio (se aplicvel), data e organizao de publicao. Especifique as fontes a partir das quais as referncias podem ser obtidas. Essas informaes podem ser fornecidas por um anexo ou outro documento.

2. Descrio do Problema
Fornea uma descrio resumindo o problema que est sendo resolvido pelo projeto, usando o formato abaixo: O problema Afeta O impacto deste problema Uma soluo ideal permitiria Descreva a causa do problema Descreva os envolvidos afetados pelo problema Descreva o impacto no negcio Liste alguns dos principais benefcios de uma boa soluo

3. Partes Envolvidas
Para fornecer, de maneira eficiente, produtos e servios que atendam s reais necessidades dos usurios e envolvidos, necessrio identificar e considerar todos os envolvidos como parte do processo de Modelagem de Requisitos. necessrio tambm identificar os usurios do sistema e assegurar que a comunidade de envolvidos os represente adequadamente. Esta seo fornece um perfil dos envolvidos e dos usurios que integram o projeto, e dos principais problemas que, de acordo com o ponto de vista deles, podero ser abordados pela soluo proposta. Ela no descreve as solicitaes ou os requisitos especficos dos usurios e dos envolvidos, j que eles so capturados em 3

um artefato individual de solicitaes dos evolvidos. Em vez disso, ela fornece a base e a justificativa que explicam por que os requisitos so necessrios.

3.1. Resumo dos Envolvidos


H uma srie de envolvidos que se interessam pelo desenvolvimento e nem todos eles so usurios finais. Apresente uma lista resumida desses envolvidos que no so usurios. Nome Descrio Especifique o nome do tipo Descreva brevemente de envolvido envolvido Responsabilidade o Resuma as principais responsabilidades do envolvido no que diz respeito ao sistema que est sendo desenvolvido; ou seja, seu interesse como envolvido. Por exemplo, este envolvido: - assegura que o sistema poder ser mantido - assegura que haver uma demanda de mercado pelos recursos do produto - monitora o andamento do projeto - aprova financiamentos - e assim por diante

3.2. Resumo dos Usurios


Apresente uma lista resumida de todos os usurios identificados. Nome Descrio Informe o tipo de Descreva usurio brevemente o que ele representa no que diz respeito ao sistema Responsabilidade Liste as principais responsabilidades do usurio em relao ao sistema que est sendo desenvolvido; por exemplo: percebe os detalhes - elabora relatrios coordena o trabalho Envolvido Se o usurio no for representado diretamente, identifique o envolvido responsvel por representar os interesses dele

- e assim por diante

4. Descrio da Soluo Proposta


Nesse item, deve-se descrever a situao proposta para solucionar o problema. Ressalte as vantagens desta soluo sobre a existente atualmente. Caso seja identificado que no h soluo vivel para o problema apresentado pelo cliente, deve ser evidenciado neste item.

5. Funcionalidades
Nesse item deve-se realizar uma breve descrio das funcionalidades do produto. Como o documento de viso revisado por uma ampla variedade de pessoas, o nvel de detalhamento ter que ser genrico o bastante para que todos possam entender facilmente. Funcionalidade <nome> Descrio <descrio>

6. Restries do Projeto
Nesse item deve-se descrever na forma de tpicos as restries ou premissas do projeto Pode envolver oramento, prazo, hardware, sistema operacional, requisitos no funcionais, etc.

7. Outros Requisitos
Em um nvel superior, liste padres aplicveis, requisitos de hardware ou de plataforma, requisitos de desempenho e requisitos ambientais.

7.1. Padres Aplicveis


Liste todos os padres com os quais o produto dever estar em conformidade. Entre eles, podero estar includos padres legais e reguladores (FDA, UCC), padres de comunicaes (TCP/IP, ISDN), padres de conformidade com plataformas (Windows, UNIX etc) e padres de qualidade e de segurana (UL, ISO, CMM).

7.2. Requisitos do Sistema


Defina todos os requisitos do sistema necessrios para suportar o aplicativo. Entre eles, podero estar includos os sistemas operacionais de host e as plataformas de rede suportados, configuraes, memria, perifricos e software fornecido.

7.3. Requisitos de Desempenho


Use esta seo para descrever os requisitos de desempenho. Os problemas de desempenho podem abranger itens como fatores de carga do usurio, largura de banda ou capacidade de comunicao, taxa de transferncia, preciso e confiabilidade ou tempos de resposta em uma srie de condies de carregamento.

7.4. Requisitos Ambientais


Descreva os requisitos ambientais quando necessrio. Para sistemas baseados em hardware, as questes ambientais podero incluir temperatura, choques, umidade, radiao etc. Para aplicativos de software, os fatores ambientais podem incluir condies de uso, ambiente do usurio, disponibilidade de recursos, problemas de manuteno, e recuperao e tratamento de erros.

8. Prottipos

Para cada funcionalidade apresentada na seo 5, apresentar uma seqncia de interfaces/telas (prottipos). Esses prottipos devem deixar claro como a soluo em software ser utilizada para resolver o problema mencionado neste documento de Viso. Se for necessrio, apresentar tambm prottipos para os outros requisitos descritos na seo 7.

Vous aimerez peut-être aussi