Vous êtes sur la page 1sur 3

CPC 04 INTANGVEIS - Questionrio

1) Apesar de no serem fsicos, porque os ativos intangveis devem ser contabilizados? Os ativos intangveis devem ser contabilizados porque so responsveis pela gerao de benefcios econmicos futuros para as empresas. O valor de uma empresa o resultado da soma dos seus ativos tangveis e intangveis.

2) O que caracteriza e permite a contabilizao de um bem intangvel? Um ativo intangvel reconhecido quando for provvel que os benefcios econmicos futuros esperados atribuveis ao ativo sejam gerados em favor da organizao e quando o custo do ativo posso ser mensurado com confiabilidade.

3) Qual a diferena entre intangvel e goodwill? No caso de um intangvel adquirido em uma combinao de negcios, o seu custo deve refletir as probabilidades de gerao de benefcios econmicos financeiros futuros em favor da empresa adquirente, sendo assim, quando ocorrer combinao de negcios, a empresa adquirente s poder classificar um ativo da entidade adquirida como intangvel se ela puder identific-lo, control-lo e possuir razovel segurana sobre a gerao de benefcios futuros. Caso contrrio, o ativo ser classificado como intangvel e contabilizado com goodwill.

4) Quais tcnicas podem ser utilizadas para a avaliao (mensurao) de um ativo intangvel? As tcnicas de avaliao do intangvel incluem descontos de fluxos de caixa futuros lquidos do ativo e estimativa dos custos que a empresa evita por possuir o ativo intangvel e por no necessitar de licena de outra parte em transao em base usual de mercado sem favorecimento ou recri-las ou substitu-las.

5) Contabilmente, o que diferencia a Pesquisa do Desenvolvimento? Qual dos dois considerado intangvel? Qual a razo dessa diferenciao? Para pesquisa, os gastos incorridos para sua atividade so contabilizados como despesas, uma vez que a empresa pode pesquisar vrios produtos para possvel desenvolvimento ao mesmo tempo; e para desenvolvimento seus gastos so considerados intangveis a partir do

momento que se designa o projeto a ser desenvolvido j pesquisado anteriormente.

6) Qual a relao entre Plano de Negcios e Desenvolvimento, para fins de contabilizao como intangvel? Para que um gasto com desenvolvimento seja considerado um ativo intangvel, necessrio que a empresa demonstre como ela pretende desenvolver esse intangvel. Esta demonstrao pode ser realizada atravs de um plano de negcios, em que se destaquem os recursos financeiros e tcnicos necessrios para o desenvolvimento do intangvel.

7) Em que momento cessam os gastos considerados como de desenvolvimento interno de um ativo intangvel? Os gastos considerados como o desenvolvimento interno de um ativo intangvel terminam quando este encontra-se nas condies operacionais pretendidas pela administrao.

8) Um intangvel tambm est sujeito Reduo ao Valor Recupervel de Ativos? Por qu? Aps o seu reconhecimento inicial, um ativo intangvel deve ser apresentado ao custo, menos eventual amortizao acumulada e a perda acumulada. O Valor Recupervel definido como o maior valor entre o preo liquido de venda do ativo e o seu valor em uso, porm, nem sempre necessrio determinar o valor liquido de venda de um ativo e tambm o seu valor em uso. Se qualquer desses valores exceder o valor contbil do ativo, este no tem desvalorizao e, por tanto, no p necessrio estimar outro valor

9) Quando se deve Amortizar um ativo intangvel e quando se deve avali-lo periodicamente? A vida til de um ativo intangvel pode ser definida ou indefinida, pois vai interferir na maneira como esses ativos so avaliados. Os ativos intangveis com vida indefinida so avaliados periodicamente e os com vida til definida sero amortizados conforme sua vida til estimada.

10) A amortizao de um ativo intangvel deve sempre compor a DRE, ou pode integrar o custo de outro ativo? Explique. A despesa de amortizao deve ser reconhecida na DRE, mas, por vezes essa amortizao pode fazer parte do custo de outro ativo, devendo ser includa no seu valor contbil. Por exemplo, a amortizao de ativos

intangveis utilizados em processo de produo faz parte do valor contbil de estoques.

Vous aimerez peut-être aussi