Vous êtes sur la page 1sur 18

CONTABILIDADE

AJ-02

PROVA 1 (P1) CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA


Texto I para as questes de 01 a 10. 01 A tradio teolgica e filosfica nunca conseguiu explicar o mistrio da iniquidade, a existncia do mal como potncia do desejo e da ao humanas. Ora, a corrupo o mal do nosso tempo. Curiosamente, ela aparece como uma nova regra de conduta, uma contraditria moral imoral. Da governalidade aos atos cotidianos, o mundo da vida no qual tica e moral se cindiram h muito tempo transformou-se na sempre saquevel terra de ningum. Como toda moral, a corrupo rgida. Da a impossibilidade do seu combate por meios comuns, seja o direito, seja a polcia. Do contrrio, meio mundo estaria na priso. A mesma polcia que combate o narcotrfico nas favelas das grandes cidades poderia ocupar o Congresso e outros espaos do governo onde a corrupo a regra. Mas o problema que a fora da corrupo a do costume, a da moral, aquela mesma do malandro que age na moral, que cheio de moral. Ela muito mais forte do que a delicada reflexo tica que envolveria a autonomia de cada sujeito agente. E que s surgiria pela educao poltica que buscasse um pensamento reflexivo. O sistema da corrupo composto de um jogo de foras do qual uma das mais importantes a fora do sentido. ela que faz perguntar, por exemplo, como possvel que um policial pobre se negue a aceitar dinheiro para agir ilegalmente? O simples fato de que essa pergunta seja colocada implica o pressuposto de que uma verdade tica tal como a honestidade foi transvalorada. Isso significa que foi tambm desvalorizada. Se a conduta de praxe seria no apenas aceitar, mas exigir dinheiro em troca de uma ao qualquer na contramo do dever, porque no sistema da corrupo o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substitudo pela vantagem do dinheiro. Mas no somente. Aquele que age na direo da lei como que age contra a moral caracterizada pelo fazer como a grande maioria, levando em conta que no mbito da corrupo se entende que o que a maioria quer dinheiro. Verdade que a ao em nome de um universal por si s caracteriza qualquer moral. por meio dela que se faz o clculo do sentido no qual, fora da vantagem que define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otrio. Se a moral medida em dinheiro, no entregar-se a ele poder parecer um luxo. Mas um contraditrio luxo de pobre, j que a questo da honestidade no se coloca para os ricos, para quem tal valor parece de antemo assegurado. 60 55

05

65

10

70

15

75

20

Da que jamais se louve nos noticirios a honestidade de algum que no se enquadra no esteretipo do pobre. Honesto sempre o pobre elevado a cidado extico. Na verdade, por meio desse gesto o pobre colocado prova pelo sistema. Afinal ele teria tudo para ser corrupto, ou seja, teria todo o motivo para s-lo. Mas teria tambm todo o perdo? O cidado extico pobre e honesto que deixa de agir na direo de uma vantagem pessoal como que estaria perdoado por antecipao ao agir imoralmente sendo pobre, mas no est. A frase de Brecht seria sua jurisprudncia mais bsica: O que roubar um banco comparado a fundar um? Ora, sabemos que essa moral imoral tem sempre dois pesos e duas medidas, diferentes para ricos e pobres. No vo que as separa vem tona a incompreensibilidade diante do mistrio da honestidade. De categoria tica, ela desce ao posto de irrespondvel problema metafsico. Pois quem ter hoje a coragem de perguntar como algum se torna o que quando a subjetividade, a individualidade e a biografia j no valem nada e sentimos apenas o miasma que exala da vala comum das celebridades da qual o cidado pode se salvar apenas alcanando o posto de um heri extico, mscara do otrio da vez?
(Marcia Tiburi. Cult, dezembro de 2011)

01
Acerca dos sentidos produzidos pelo texto, analise as afirmativas a seguir. I. Ser honesto, sendo pobre, significaria agir na contramo das expectativas. II. Aos pobres, a imoralidade perdoada. III. Fugir moral do fazer como a grande maioria significaria ser otrio. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

25

30

35

02
Aquele que age na direo da lei como que age contra a moral caracterizada pelo fazer como a grande maioria, levando em conta que no mbito da corrupo se entende que o que a maioria quer dinheiro. (L. 38-42) A respeito do perodo anterior, analise as afirmativas a seguir. I. O perodo apresenta oraes coordenadas e subordinadas. II. H ocorrncia de exemplo de orao reduzida. III. H ocorrncia de exemplo de orao subordinada substantiva objetiva direta. Assinale (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

40

45

50

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

03
Assinale o termo que, no texto, desempenhe funo sinttica idntica de incompreensibilidade (L. 69). (A) a regra (L. 16) (B) vo (L. 68) (C) clculo (L. 45) (D) Honesto (L. 55)

08
Assinale a alternativa em que o elemento destacado NO tenha o mesmo sentido que o de trans-, em transvalorada (L. 31) (A) transbordar (B) trasantontem (C) tresnoitar (D) trastejar

04
Assinale a palavra que, no texto, NO exera papel pronominal. (A) onde (L. 15) (B) muito (L. 8) (C) qualquer (L. 34) (D) outros (L. 15)

09
A palavra jurisprudncia (L. 64), no texto, assume o sentido de (A) conjunto das decises e interpretaes das leis. (B) modelo de pensar. (C) desculpa. (D) argumento jurdico.

05
Verdade que (1) a ao em nome de um universal por si s caracteriza qualquer moral. por meio dela que (2) se faz o clculo do sentido no qual, fora da vantagem que (3) define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otrio. (L. 43-47) A respeito das ocorrncias do QUE no perodo anterior, correto afirmar que se trata de conjuno em (A) (1), apenas. (B) (3), apenas. (C) todas. (D) (2), apenas.

10
Se a conduta de praxe seria no apenas aceitar, mas exigir dinheiro em troca de uma ao qualquer na contramo do dever, porque no sistema da corrupo o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substitudo pela vantagem do dinheiro. (L. 33-37) Assinale a alternativa que apresente pontuao para o trecho anterior igualmente correta. (A) Se a conduta de praxe seria no apenas aceitar mas exigir dinheiro em troca de uma ao qualquer na contramo do dever, porque no sistema da corrupo , o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substitudo pela vantagem do dinheiro. (B) Se a conduta de praxe seria no, apenas, aceitar, mas exigir dinheiro, em troca de uma ao qualquer na contramo do dever, porque no sistema da corrupo, o valor da honestidade, que garantiria ao sujeito a sua autonomia, foi substitudo pela vantagem do dinheiro. (C) Se a conduta de praxe seria no apenas aceitar, mas exigir dinheiro em troca de uma ao qualquer na contramo do dever, porque, no sistema da corrupo, o valor da honestidade que garantiria ao sujeito a sua autonomia , foi substitudo pela vantagem do dinheiro. (D) Se a conduta de praxe seria no apenas aceitar mas exigir dinheiro em troca de uma ao qualquer na contramo do dever , porque, no sistema da corrupo, o valor da honestidade que garantiria ao sujeito a sua autonomia foi substitudo pela vantagem do dinheiro.

06
No texto, ocorre aproximao semntica entre termos que, em outro contexto, no guardariam entre si relao de sinonmia. Assinale a alternativa em que, no texto, os termos NO guardem relao semntica de igualdade ou contiguidade. (A) corrupo (L. 4) regra (L. 5) (B) mal (L. 2) potncia (L. 3) (C) honesto (L. 46) otrio (L. 47) (D) moral (L. 18) tica (L. 20)

07
Assinale a alternativa em que a alterao estrutural de um trecho do texto NO tenha provocado inadequao de ordem gramatical ou discursiva nem alterao semntica. (A) Se a moral medida em dinheiro, no entregar-se a ele poder parecer um luxo. (L. 48-49) / Se a moral em dinheiro medida, poder parecer um luxo no se entregar a ele. (B) Mas teria tambm todo o perdo? (L. 59) / Mas teria tambm todo perdo? (C) O simples fato de que essa pergunta seja colocada implica o pressuposto de que uma verdade tica tal como a honestidade foi transvalorada. (L. 29-31) / O simples fato que essa pergunta seja colocada implica no pressuposto que uma verdade tica tal como a honestidade foi transvalorada. (D) por meio dela que se faz o clculo do sentido no qual, fora da vantagem que define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otrio. (L. 44-47) / atravs dela que faz-se o clculo do sentido onde, fora da vantagem que define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otrio.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

NOES DE INFORMTICA 11
Observe a planilha criada no Microsoft Office Excel 2007 (idioma Portugus Brasil).

13
No Microsoft Office Word 2007 (idioma Portugus Brasil), clicar no cone por meio do ponteiro do mouse, tem por objetivo aumentar ou diminuir o (A) tamanho dos caracteres exibidos no texto. (B) espaamento entre as linhas do texto. (C) nvel de recuo de um pargrafo. (D) nvel de zoom do documento.

14
Na clula D4, foi inserida uma frmula que determina a soma dos valores contidos em A4, B4 e C4. Em D5, foi inserida uma expresso que representa 10% do valor contido em D4. Sabe-se que o valor de D6 foi determinado por meio do acionamento de um cone que inseriu a frmula =SOMA(D4:D5). A alternativa que apresenta a frmula inserida em D5 e o cone que gerou a frmula em D6, respectivamente, (A) =10%*D4 e (B) =10%*D4 e (C) =10%$D4 e (D) =10%$D4 e Ao usar o Microsoft Office Outlook 2007 (idioma Portugus Brasil), dispe-se de um recurso no software, denominado cpia oculta, que permite o envio de e-mails para diversos destinatrios, sem que aqueles que no foram includos neste recurso saibam que tambm receberam aquela mensagem de correio. Para isso, deve-se digitar os endereos de e-mail no espao identificado por (A) Cc... (B) Bcc... (C) Para... (D) Cco...

15
Ao acessar o site do TSE http://www.tse.jus.br/ utiliza-se o browser Internet Explorer 8 (idioma Portugus Brasil). Para facilitar futuros acessos, pode-se adicionar o endereo do site desejado Barra de Favoritos. Para isso, necessrio clicar no seguinte cone: (A) (B) (C) (D)

12
A figura a seguir mostrada na rea de trabalho quando se clica no boto Iniciar, existente no canto inferior esquerdo da tela e representado no Windows 7 pelo cone .

NORMAS APLICVEIS AOS SERVIDORES PBLICOS 16


Segundo o art. 5 da Lei n 8.112/90, a nacionalidade brasileira requisito bsico para investidura em cargo pblico. Entretanto, o 3 do mesmo artigo abre exceo aos estrangeiros, na forma da lei, quando vierem a prover cargos de (A) universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica federais. (B) estatais de economia mista vinculados atividade extrativista. (C) universidades corporativas para o ensino a distncia. (D) rgos pblicos vinculados atividade diplomtica.

De forma alternativa, essa ao pode ser executada quando se no teclado ou por aciona a tecla de logotipo do Windows meio da execuo do seguinte atalho de teclado: (A) Alt + Esc. (B) Alt + F5. (C) Ctrl + Esc. (D) Ctrl + F5.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

17
A respeito do estgio probatrio e da estabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, durante o qual a assiduidade, a disciplina, a capacidade de iniciativa, a produtividade e a responsabilidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo. (B) O servidor no aprovado no estgio probatrio ser exonerado ou, se estvel, sofrer reverso ao cargo anteriormente ocupado. (C) O servidor estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa. (D) O servidor em estgio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no rgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro rgo ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comisso do GrupoDireo e Assessoramento Superiores DAS, de nveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

19
Em janeiro do ano de 2000, Carlos ingressou no servio pblico para o exerccio de cargo efetivo em autarquia federal por meio de concurso pblico de provas e ttulos. Decorridos quatro anos, Carlos requer licena do exerccio do cargo efetivo, com o percebimento da respectiva remunerao, para a participao de curso de capacitao profissional, tendo em vista o transcurso do trinio legal necessrio aquisio da estabilidade e concesso do benefcio. Acerca da pretenso de Carlos, de acordo com as diretrizes traadas pela Lei n 8.112/90, assinale a alternativa correta. (A) Ser possvel, desde que haja interesse da Administrao e que a licena no ultrapasse o prazo mximo de trs meses. (B) Ser possvel, sendo vedado, entretanto, o recebimento de remunerao durante o perodo de licena para capacitao profissional. (C) No ser possvel, posto que o perodo de efetivo exerccio desenvolvido por Carlos no suficiente concesso da licena pleiteada. (D) No ser possvel, uma vez que o afastamento para a participao de cursos de capacitao permitido apenas aos servidores pblicos, integrantes da Administrao Direta, que desempenhem atividades nas reas cientficas e tecnolgicas.

18
Com base na Lei n 8.112/90, a respeito da remoo, redistribuio e substituio, analise. I. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, obrigatoriamente com mudana de sede. II. O interesse da administrao e a manuteno da essncia das atribuies do cargo so alguns dos preceitos a serem avaliados no caso de redistribuio. III. Os servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial tero substitutos indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, previamente designados pelo dirigente mximo do rgo ou entidade. Assinale (A) (B) (C) (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

20
Sobre a sindicncia, analise. I. Por ser um procedimento preparatrio, a abertura de sindicncia no tem o condo de obstar o decurso do prazo prescricional das aes disciplinares, havendo a interrupo da prescrio apenas quando instaurado o processo administrativo disciplinar. II. Constitui discricionariedade da autoridade administrativa a abertura de sindicncia ou processo administrativo disciplinar para a apurao imediata de irregularidades no servio pblico de que tiver cincia. III. O prazo para a concluso da sindicncia ser de at 30 dias, prorrogvel por igual perodo, a critrio da autoridade superior. IV. Da sindicncia poder resultar aplicao de penalidade de advertncia ou suspenso de at trinta dias. Esto corretas apenas as afirmativas (A) I, II (B) II, III (C) III, IV (D) I, IV

NOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 21


No que tange s modalidades de licitaes correto afirmar que (A) a concorrncia pode ser substituda por tomada de preos. (B) a tomada de preos pode ser substituda pelo convite. (C) a tomada de preos pode substituir o convite. (D) quando a lei aponta uma modalidade de licitao como a aplicvel no h a possibilidade de substituio.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

22
NO hiptese de contrato sujeito licitao dispensvel: (A) Aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo. (B) Fornecimento de bens e servios, produzidos ou prestados no Pas, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnolgica e defesa nacional, mediante parecer de comisso especialmente designada pela autoridade mxima do rgo. (C) Compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia. (D) Aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade.

NOES DE DIREITO ELEITORAL 26


Com base na Resoluo TSE 21.538 de 2003, analise. I. A transferncia do eleitor s ser admitida aps, pelo menos, um ano do alistamento ou da ltima transferncia. II. A transferncia s ser admitida ao eleitor com residncia mnima de trs meses no novo domiclio, declarada, sob as penas da lei, pelo prprio eleitor. III. O disposto nas afirmativas I e II no se aplica transferncia de ttulo eleitoral de servidor pblico civil, militar, autrquico, ou de membro de sua famlia, por motivo de remoo ou transferncia. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

27
Em relao ao acesso s informaes constantes do cadastro do eleitor, com base na Resoluo TSE 21.538 de 2003, INCORRETO afirmar que (A) as informaes constantes do cadastro eleitoral sero acessveis s instituies pblicas e privadas e s pessoas fsicas. (B) em resguardo da privacidade do cidado, no se fornecero informaes de carter personalizado constantes do cadastro eleitoral. (C) o uso dos dados de natureza estatstica do eleitorado ou de pleito eleitoral obriga a quem os tenha adquirido a citar a fonte e a assumir responsabilidade pela manipulao inadequada ou extrapolada das informaes obtidas. (D) os tribunais e juzes eleitorais podero autorizar o fornecimento a interessados, em qualquer hiptese, dos dados relativos ao eleitorado ou ao resultado de pleito eleitoral.

23
So clusulas exorbitantes inerentes ao regime jurdico dos contratos administrativos a possibilidade de, EXCETO: (A) Modificao unilateral do contrato inclusive as clusulas econmico-financeiras. (B) Aplicao de sanes administrativamente ao contratado. (C) Resciso unilateral do contrato pela administrao. (D) Administrao pblica fiscalizar a execuo do contrato.

24
So motivos para a resciso, EXCETO: (A) A decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil. (B) A dissoluo da sociedade ou o falecimento do contratado. (C) Qualquer alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa. (D) A no liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto.

28
Com base na Resoluo TSE 21.538 de 2003, em relao hiptese de ilcito penal, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) Manifestando-se o Ministrio Pblico pela existncia de indcio de ilcito penal eleitoral a ser apurado, o processo dever ser remetido, pela autoridade judiciria competente, Polcia Federal para instaurao de inqurito policial. (B) Arquivado o inqurito ou julgada a ao penal, o juiz eleitoral comunicar, sendo o caso, a deciso tomada autoridade judiciria que determinou sua instaurao, com a finalidade de tornar possvel a adoo de medidas cabveis na esfera administrativa. (C) No sendo cogitada a ocorrncia de ilcito penal eleitoral a ser apurado, os autos devero ser arquivados na unidade regional do Departamento de Polcia Federal na localidade onde tiver jurisdio o juiz eleitoral a quem couber deciso a respeito. (D) A espcie, no que lhe for aplicvel, ser regida pelas disposies do Cdigo Eleitoral e, subsidiariamente, pelas normas do Cdigo de Processo Penal.

25
No que tange resciso dos contratos administrativos correto afirmar que (A) possvel a resciso sem acesso ao judicirio e sem a concordncia da administrao. (B) no possvel a resciso amigvel do contrato, pois o interesse pblico indisponvel. (C) a resciso sempre ser judicial quando no houver concordncia da administrao. (D) a resciso sempre ser judicial quando no houver concordncia do contratado e da administrao.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

29
Em relao aos rgos da Justia Eleitoral, com base na Lei n 4.737/65 e suas atualizaes, correto afirmar que (A) os juzes dos Tribunais Eleitorais, salvo motivo justificado, serviro obrigatoriamente por dois anos, e nunca por mais de um binio consecutivo. (B) da homologao da respectiva conveno partidria at o registro definitivo da candidatura, no podero servir como juzes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cnjuge, parente consanguneo legtimo ou ilegtimo, ou afim, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio. (C) os substitutos dos membros efetivos dos Tribunais Eleitorais sero escolhidos, na mesma ocasio e pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria. (D) o nmero de juzes dos Tribunais Regionais no ser reduzido, mas poder ser elevado at doze, mediante proposta do Tribunal Superior, e na forma por ele sugerida.

32
As provises correspondem s estimativas de perdas de ativos ou s obrigaes para com terceiros. Assinale a alternativa que NO apresenta condio para o reconhecimento de uma proviso decorrente. (A) A entidade tem uma obrigao presente, decorrente de um evento passado. (B) A responsabilidade da empresa no constitui uma obrigao formalizada. (C) A sada de recursos para liquidar a obrigao provvel. (D) O montante da obrigao pode ser estimado de modo confivel.

33
Ao efetuar determinado lanamento contbil, o contador chefe de uma empresa de servios incorreu em um erro no reconhecimento da despesa de depreciao de um veculo, no tendo considerado o valor residual que normalmente atinge 30% do valor contbil dos bens imobilizados da empresa. Antes que qualquer ajuste de regularizao seja efetuado, esse erro gera no patrimnio da empresa neste ano, o efeito de (A) superavaliao do passivo, do patrimnio lquido e do lucro lquido. (B) superavaliao do ativo, do lucro lquido e do patrimnio lquido. (C) subavaliao do ativo, do lucro lquido e do patrimnio lquido. (D) subavaliao do passivo e superavaliao do lucro lquido e do patrimnio lquido.

30
Com base na Lei n 4.737/65 e suas atualizaes, NO compete ao juiz eleitoral (A) processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvada a competncia originria do Tribunal Superior e dos Tribunais Regionais. (B) fazer as diligncias que julgar necessrias ordem e presteza do servio eleitoral. (C) indicar, para aprovao do Tribunal Regional, a serventia de justia que deve ter o anexo da escrivania eleitoral. (D) representar sobre a necessidade de nomeao dos preparadores para auxiliarem o alistamento eleitoral, indicando os nomes dos cidados que devem ser nomeados.

34
Em 31 de dezembro de 2011, uma empresa apresentou os seguintes produtos em estoque: Produto A B Unidade 50 50 Valor Unitrio R$ 70,00 R$ 90,00

PROVA 2 (P2) CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31


Em maro de 2010, uma empresa adquiriu uma aplice de seguro anual, com vigncia entre 1 de abril de 2010 e 31 de maro de 2011, no valor de R$ 1.800,00. O pagamento da aplice ser feito em trs parcelas de R$ 600,00, em 31 de maro de 2010, 30 de abril de 2010 e 31 de maio de 2010. Considerando o regime de competncia, como deve ser contabilizada a despesa de seguros da empresa em relao aplice vendida? (A) Despesa de R$ 1.800,00 no ms de maro de 2010. (B) Despesa de R$ 1.800,00 no ms de abril de 2010. (C) Despesa de R$ 600,00 nos meses de maro de 2010, abril de 2010 e maio de 2010. (D) Despesa de R$ 150,00 nos meses de abril de 2010 a maro de 2011.

Sabendo-se que nesta data, o valor realizvel lquido de cada produto de R$ 80,00, qual deve ser o procedimento da empresa quanto ao valor do estoque? (A) A empresa deve ajustar apenas o custo do produto A em seu Balano Patrimonial. (B) A empresa deve ajustar apenas o custo do produto B em seu Balano Patrimonial. (C) A empresa no deve efetuar nenhum tipo de modificao nos valores dos produtos. (D) A empresa deve trazer os valores dos produtos A e B ao valor ajustado em seu Balano Patrimonial.

35
Uma empresa recebeu, em dezembro de 2011, o montante de R$ 5.000,00 a ttulo de restituio de imposto sobre a renda. Como classificada esta transao na Demonstrao dos dividendos nos Fluxos de Caixa da empresa? (A) Fluxo de Caixa gerado pela Atividade Operacional. (B) Fluxo de Caixa gerado pela Atividade de Financiamento. (C) Fluxo de Caixa consumido pela Atividade de Financiamento. (D) Fluxo de Caixa consumido pela Atividade de Investimento.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

36
A Cia. X presta servios de percia contbil. Em 31.12.2009, a Cia. X apresentava os seguintes saldos em seu Balano Patrimonial: Caixa: R$ 15.000,00; Clientes: R$ 2.000,00; Imvel: R$ 100.000,00; Depreciao Acumulada: R$ 90.000,00; Salrios a Pagar (curto prazo): R$ 5.000,00; Capital Social: R$ 18.000,00; Reserva de Lucros: R$ 4.000,00. Durante janeiro de 2010, a empresa efetuou as seguintes operaes recebimento do saldo com clientes. prestao de servios a prazo no valor de R$ 20.000,00, sendo constituda proviso para perdas estimadas para crditos de liquidao duvidosa no valor de 5%. reconhecimento da Despesa de Depreciao do imvel, a 12% ao ano, calculada pelo mtodo linear, considerando valor residual de R$ 5.000,00. pagamento da dvida de salrios reconhecimento e pagamento de despesas de salrios no valor de R$ 2.000,00. reconhecimento de despesas gerais no valor de R$6.000,00 para pagamento no ms seguinte. Considerando a elaborao da Demonstrao do Fluxo de Caixa pelo mtodo indireto, qual dever ser o valor total dos ajustes para conciliao entre o Lucro Lquido e o Fluxo de Caixa operacional em 31.01.2010? (A) R$ 9.000,00 negativo. (B) R$ 7.000,00 negativo. (C) R$ 5.950,00 negativo. (D) R$ 5.000,00 negativo.

39
A empresa X teve uma diminuio em seu indicador de liquidez seca durante o ms de dezembro de 2011. Um dos motivos que pode ter causado esta reduo foi a (A) integralizao de capital social pelos scios da empresa em dinheiro. (B) aquisio de estoques para pagamento em fevereiro de 2012. (C) obteno de financiamento para a compra de equipamento. (D) captao de emprstimo bancrio de longo prazo.

40
O capital social pode ser integralizado em moeda corrente ou bens e direitos mensurveis monetariamente. Em relao aos ndices econmicos financeiros, correto afirmar que a integralizao de capital social com produtos e mercadorias de estoques traz um aumento no indicador de (A) Rentabilidade do Ativo. (B) Endividamento Geral. (C) Liquidez Geral. (D) Imobilizao do Patrimnio Lquido.

41
As aes em tesouraria correspondem quelas adquiridas pela prpria companhia que as emitiu e deve ser classificada em conta especfica redutora do Patrimnio Lquido. Sobre as aes em tesouraria correto afirmar que (A) no afetam o resultado da empresa. (B) no podem ser vinculadas ao saldo das reservas existentes. (C) possuem direitos patrimoniais, entre outros. (D) no podem gerar lucros em sua alienao.

37
A Lei n 6.404/76 e suas alteraes posteriores (Lei das Sociedades por Aes) estabelece que as Demonstraes Contbeis devem ser complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analticos ou demonstraes contbeis necessrios para esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio. So informaes exigidas por lei como notas explicativas, EXCETO: (A) Os investimentos em outras sociedades, quando relevantes. (B) Os principais critrios de avaliao dos elementos patrimoniais. (C) A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes a longo prazo. (D) O nmero, as espcies, as classes e o nome dos detentores das aes do capital social.

42
Uma empresa apresentava em 31 de dezembro de 2009 os seguintes saldos em seu Patrimnio Lquido: Capital Social Reserva Legal Total R$ 1.200,00 R$ 200,00 R$ 1.400,00

38
Um banco deseja analisar a capacidade de pagamento de uma empresa que pretende contrair um emprstimo. O grupo mais recomendado para este estudo so os indicadores de (A) liquidez. (B) prazos mdios. (C) lucratividade. (D) rentabilidade.

No ano de 2010, a empresa obteve um lucro lquido de R$ 2.000,00. A empresa determina, em seu estatuto social, distribuio do dividendo mnimo obrigatrio de 25% do lucro lquido ajustado. Qual ser o valor do dividendo distribudo por esta empresa em 2010? (A) R$ 500,00. (B) R$ 490,00. (C) R$ 475,00. (D) R$ 450,00.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

43
Os princpios da contabilidade permitem a fixao de padres de comparao e credibilidade. Considerando o Princpio Contbil da Atualizao Monetria correto afirmar que (A) a moeda por ser aceita universalmente, representa unidade constante em termos do poder aquisitivo. (B) a atualizao monetria consiste em nova avaliao, mediante a aplicao de indexadores. (C) a atualizao monetria utiliza somente indexadores definidos pelo CFC. (D) para que a avaliao do patrimnio possa manter os valores das transaes originais, necessrio atualizar sua expresso formal em moeda nacional.

46
O Balancete de 31.12.2010 de uma empresa apresentava os seguintes saldos para as respectivas contas: Caixa e Equivalentes de Caixa Estoques previstos para serem vendidos em 90 dias Clientes, com vencimento em 100 dias Proviso para Contingncias Proviso para Perdas nos Estoques Aluguel Pago Antecipadamente, apropriado mensalmente de forma linear por trs anos Emprstimo a Empresa controlada que deve ser recebido em 30 dias Contas a receber com vencimento em 540 dias Dividendos a pagar Fornecedores com prazo de 90 dias Contas a pagar com vencimento em 180 dias Aplicao financeira com prazo de resgate de 720 dias Depreciao Acumulada Veculo R$ 10.000,00 R$ 15.000,00 R$ 50.000,00 R$ 10.000,00 R$ 2.000,00 R$ 36.000,00 R$ 8.000,00 R$ 17.000,00 R$ 16.000,00 R$ 13.000,00 R$ 21.000,00 R$ 50.000,00 R$ 12.000,00 R$ 30.000,00

44
O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. Em relao s bases de mensurao utilizadas, correto afirmar que a mensurao pelo (A) custo histrico implica no registro dos ativos pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que so entregues para adquiri-los na data da aquisio. (B) valor realizvel implica no reconhecimento dos ativos pelos valores em caixa ou equivalentes que teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos na data ou no perodo das demonstraes contbeis. (C) valor justo implica no registro dos ativos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. (D) custo corrente implica no reconhecimento dos ativos pelo valor porque ele pode ser trocado entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transao sem favorecimentos.

Qual deve ser o Ativo Circulante total no Balano Patrimonial de 31.12.2010? (A) R$ 93.000,00 (B) R$ 87.000,00 (C) R$ 85.000,00 (D) R$ 75.000,00

47
Em 1 de dezembro de 2010, uma empresa apresentava os seguintes saldos em suas contas: Estoque Inicial de Mercadorias Vendas Brutas Compras de Mercadorias Estoque Final de Mercadorias Descontos Financeiros Obtidos Descontos Financeiros Concedidos Abatimentos Concedidos Despesas Comerciais Devoluo de Vendas Devoluo de Compras R$ 14.000,00 R$ 300.000,00 R$ 200.000,00 R$ 24.000,00 R$ 12.000,00 R$ 16.000,00 R$ 18.000,00 R$ 22.000,00 R$ 10.000,00 R$ 8.000,00

45
Uma empresa apresentou os seguintes saldos referentes ao ano de 2010: Receita de Vendas Custo das Mercadorias Vendidas Despesas Administrativas Dividendos Despesas Financeiras Receitas Financeiras Reserva de Contingncias Reverso da Proviso para Crditos de Liquidao Duvidosa Despesa de depreciao Despesa de salrios Compra de ativo imobilizado R$ 800.000,00 R$ 540.000,00 R$ 40.000,00 R$ 25.000,00 R$ 180.000,00 R$ 160.000,00 R$ 50.000,00 R$ 30.000,00 R$ 55.000,00 R$ 42.000,00 R$ 80.000,00

Considerando os saldos apresentados, qual o lucro lquido antes do imposto de renda e contribuio social apresentado por esta empresa relativo ao ano de 2010? (A) R$ 83.000,00 (B) R$ 103.000,00 (C) R$ 108.000,00 (D) R$ 133.000,00

Considerando apenas as informaes anteriores e desconsiderando a incidncia de impostos, qual o valor do lucro bruto desta empresa em 31 de dezembro de 2010? (A) R$ 108.000,00 (B) R$ 90.000,00 (C) R$ 86.000,00 (D) R$ 68.000,00

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

10

48
Em 1 de janeiro de 2010, uma empresa tinha em seu estoque 12 unidades da mercadoria W. Esta quantidade era avaliada em R$ 360,00. Durante todo o ms de janeiro de 2010, esta empresa realizou as seguintes operaes: 1. Venda de 10 unidades de W pelo total de R$ 400,00. 2. Compra de 8 unidades de W por R$ 256,00. 3. Venda de 5 unidades de W pelo valor unitrio de R$ 45,00. 4. Compra de 10 unidades de W por R$ 45,00 cada. Em 31 de janeiro de 2010, o valor do Custo das Mercadorias Vendidas de acordo com o mtodo PEPS de (A) R$ 456,00. (B) R$ 458,00. (C) R$ 460,00. (D) R$ 625,00.

51
A complexidade e o volume das operaes fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meio de provas seletivas, testes e amostragens. Na aplicao dos testes, o auditor deve considerar como procedimento bsico o(a) (A) observao: conferncia da exatido aritmtica de documentos comprobatrios. (B) reviso analtica: verificao do comportamento de valores significativos. (C) inspeo: acompanhamento de processo quando de sua execuo. (D) clculo: exame de registros, documentos e ativos tangveis.

52
Constitui-se em tcnica de auditoria (A) confirmao externa. (B) emisso de parecer. (C) aplicao de sanes. (D) elaborao de normas.

49
Um veculo foi adquirido no dia 1 de julho de 2010 pelo valor de R$ 65.000,00. O veculo ter vida til estimada em mais 5 anos e valor residual de R$ 14.000,00. No momento da compra, a empresa adquirente incorreu em gastos de R$ 3.200,00 com frete e R$ 1.600,00 para transporte do veculo at o seu estabelecimento. Alm disso, a empresa ir quitar o IPVA atrasado de R$ 6.000,00, que no havia sido pago pelo antigo dono no ano anterior. De acordo com as informaes, o valor de depreciao do veculo no ano de 2010, corresponde a (A) R$ 5.100,00. (B) R$ 5.580,00. (C) R$ 6.180,00. (D) R$ 7.580,00.

53
Segundo a NBC T 12, a Auditoria Interna deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Em relao fraude e erro, assinale a alternativa correta. (A) Fraude e erro correspondem ao ato intencional de omisso de transaes e operaes. (B) Erro refere-se ao ato intencional de omisso de transaes e operaes. (C) O erro caracteriza-se por falta de ateno e desconhecimento de fatos. (D) A fraude caracteriza-se por m interpretao de fatos e omisses no intencionais.

50
A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: a cincia que estuda e pratica as funes de orientao, controle e registro relativo aos atos e fatos da administrao econmica. So objetivos da contabilidade, EXCETO: (A) Fornecer informaes sobre a posio patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanas na posio financeira da entidade. (B) Auxiliar o maior nmero de usurios em suas avaliaes e tomadas de deciso financeira. (C) Apresentar os resultados da atuao da administrao na gesto da entidade quanto aos recursos que lhe foram confiados. (D) Auxiliar os acionistas a avaliar a produtividade de cada funcionrio da empresa e o desempenho dos gerentes.

54
O Planejamento em auditoria consiste na determinao antecipada dos procedimentos a serem aplicados. Em relao ao Planejamento do Trabalho de Auditoria Interna, correto afirmar que (A) compreende os exames preliminares das reas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a poca do trabalho a ser realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administrao da entidade. (B) no considera como os fatores relevantes na execuo dos trabalhos, o conhecimento detalhado da poltica e dos instrumentos de gesto de riscos da entidade, das atividades operacionais e dos sistemas contbil e de controles internos. (C) documenta os programas de trabalho informalmente preparados, detalhando-se o que for necessrio para complicar os procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extenso, equipe tcnica e uso de especialistas. (D) objetiva estabelecer de forma detalhada todas as etapas a serem desenvolvidas no trabalho anual de auditoria, definido pela experincia do auditor em empresas semelhantes empresa auditada.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

11

55
A empresa A controladora da empresa B, e esta auditada por auditores independentes diferentes daqueles da empresa A. Considerando a situao apresentada, o auditor da empresa A dever, segundo as normas de auditoria (A) destacar o fato em seu parecer. (B) apresentar ressalva em seu parecer. (C) emitir parecer sem ressalva, caso os outros fatos estejam corretos. (D) no emitir o parecer sem que a empresa B mude de auditoria.

59
Um auditor planeja entregar seu parecer sem ressalvas em relao auditoria de 2010 de uma empresa, em 20 de janeiro de 2011. No dia 15 de janeiro de 2011, ele recebe a informao de que o principal cliente da empresa auditada, responsvel por 80% de suas vendas, e que j estava em m situao em 2010, pediu concordata. Considerando que no h risco de descontinuidade da empresa, o auditor deve (A) determinar um ajuste na conta perdas estimadas para crditos de liquidao duvidosa no balano patrimonial de 2010. (B) determinar um ajuste na conta perdas estimadas para crditos de liquidao duvidosa no balano patrimonial de 2011. (C) incluir no parecer de 2010, um pargrafo de nfase destacando a nova informao e suas consequncias. (D) incluir no parecer de 2010, uma ressalva sobre a ocorrncia.

56
A auditoria interna constitui-se no controle gerencial que assessora a administrao quanto ao desempenho das atribuies definidas para cada rea. Em relao profisso de auditor interno, assinale a alternativa correta. (A) No precisa manter o seu nvel de competncia profissional atravs do conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade. (B) A amplitude do seu trabalho e sua responsabilidade esto limitadas sua rea de atuao. (C) No deve realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras reas, de modo a manter sua independncia. (D) Est impedido de apresentar seus papis de trabalho ao auditor independente, de modo a mant-los em sigilo.

60
A auditoria independente busca evidncias da integridade das demonstraes contbeis atravs da aplicao dos testes de auditoria. Em relao aos testes de auditoria, correto afirmar que os testes (A) substantivos visam obteno de razovel segurana de que os procedimentos de controle interno esto em efetivo funcionamento. (B) de observncia tm por finalidade obter evidncias quanto suficincia, exatido e validade dos dados gerados pelo sistema de contabilidade da entidade. (C) de observncia podem ser utilizados para verificao de que o encarregado de contas a pagar aprovou as compras das faturas pagas. (D) substantivos no podem ser utilizados para analisar o contedo das notas explicativas sobre Contingncias passivas.

57
A finalidade da auditoria do passivo verificar se todas as obrigaes esto devidamente registradas. Considerando que a auditoria do passivo constate a existncia de valores ocultos, correto afirmar que o erro constatado pode ter como efeito (A) o aparecimento de juros falsos com o aumento das despesas financeiras. (B) a interferncia no clculo do indicador do retorno do patrimnio lquido, para maior. (C) a superavaliao do passivo: melhoria na aparncia da empresa junto a credores. (D) os valores ocultos: interferncia no clculo do indicador de liquidez, para maior.

61
Segundo a Lei n 4.320/64 e suas alteraes posteriores (normas de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos pblicos), a abertura de crditos adicionais extraordinrios, destinados ao atendimento de despesas imprevisveis e urgentes, deve ser feita por decreto do poder executivo e submetidos ao poder legislativo correspondente, possibilitando o registro tempestivo de fatos que afetam o patrimnio pblico. O evento apresentado est relacionado com o Princpio da (A) Competncia. (B) Entidade. (C) Oportunidade. (D) Prudncia.

58
A auditoria das contas de resultado exige maior tempo do auditor, devido ao volume de lanamentos efetuados nas mesmas. So objetivos da auditoria das contas de resultado, EXCETO: (A) Verificar se as receitas, despesas e os custos so pertinentes s atividades da empresa e esto suportadas por documentao. (B) Constatar a existncia, posse e propriedade dos itens que justificam a existncia das receitas, despesas e dos custos. (C) Assegurar que as receitas, despesas e os custos foram contabilizados corretamente de acordo com as normas contbeis e regulamentares. (D) Determinar se os custos e as despesas esto corretamente contrapostos s receitas referentes ao perodo.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

12

62
Patrimnio Pblico o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador e represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. (Resoluo CFC n 1.129/2008). Em relao aos elementos componentes do patrimnio pblico, correto afirmar que os (A) ativos devem ser reconhecidos no patrimnio quando for provvel que os benefcios futuros que deles se esperam fluam e seu custo possa ser determinado de forma confivel. (B) passivos so recursos da entidade decorrentes de eventos passados e do qual se espera que resultem em benefcios econmicos futuros ou potencial de servios. (C) ativos so decorrentes de eventos passados e devem ser reconhecidos no balano patrimonial quando o valor de sua liquidao for determinado em bases confiveis. (D) passivos so obrigaes futuras da entidade, decorrentes de eventos presentes, sendo provvel a exigncia de sada de receitas para seu pagamento ou liquidao.

64
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico PCASP atende s necessidades dos entes da federao e dos demais usurios da informao contbil e est em conformidade com os princpios da administrao pblica, com as leis de finanas e oramento pblico e com as normas e princpios contbeis.
(Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, 2011, parte IV, p. 10)

A utilizao do Plano de Contas Aplicado ao Setor Pblico facultativa para as (A) agncias reguladoras e executivas. (B) autarquias e fundaes pblicas. (C) empresas estatais dependentes. (D) empresas estatais independentes.

65
As Parcerias Pblico Privadas (PPP) so uma forma de contratao por meio da qual o Governo transfere a uma empresa privada a atribuio de realizar um projeto de interesse pblico. Esses projetos se referem concesso de servios em geral ou de obras pblicas, em que o parceiro privado fica responsvel pelos investimentos e pela gesto do negcio, podendo ser remunerado por cobrana de tarifa dos usurios e por contraprestao pblica.
(Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, 2011, parte III, p. 22)

63
Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico NBCASP, o subsistema de informaes oramentrias registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e execuo oramentria. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o lanamento contbil que registra a liquidao de uma despesa referente aquisio de material de consumo. Cdigo da Conta 1.1.3.6.x.xx.xx 6.2.2.1.3.03.xx Cdigo da Conta (B) Dbito Crdito 6.2.2.1.3.03.xx 2.1.3.1.x.xx.xx Cdigo da Conta 1.1.3.6.x.xx.xx 2.1.3.1.x.xx.xx Cdigo da Conta 1.1.3.6.x.xx.xx 6.2.2.1.3.01.xx Ttulo da Conta Almoxarifado Crdito empenhado liquidado a pagar Ttulo da Conta Crdito empenhado liquidado a pagar Fornecedores Ttulo da Conta Almoxarifado Fornecedores Ttulo da Conta Almoxarifado Crdito empenhado a liquidar

O registro dos contratos de Parcerias Pblico Privadas (PPP), no momento de sua assinatura, deve ser registrado em contas de natureza (A) de controle. (B) financeira. (C) oramentria. (D) patrimonial.

(A)

Dbito Crdito

66
Na rea pblica, o controle interno tem o objetivo de ser, simultaneamente, um mecanismo de auxlio ao administrador pblico e um instrumento de proteo e defesa do cidado. O controle contribui para que os objetivos da organizao pblica sejam alcanados e que as aes sejam conduzidas de forma econmica, eficiente e eficaz, resultando na salvaguarda dos recursos pblicos contra o desperdcio, o abuso, os erros, as fraudes e as irregularidades.
(Castro, D. P. Auditoria e Controle Interno na Administrao Pblica. Paulo: Atlas, 2008)

(C)

Dbito Crdito

(D)

Dbito Crdito

Considerando as formas de controle interno, pode-se afirmar que o disposto no Art. 60 da Lei n 4.320/64 e suas alteraes posteriores (normas de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos pblicos): vedada a realizao de despesa sem prvio empenho, constitui-se em um exemplo de controle (A) concomitante. (B) corretivo. (C) posterior. (D) prvio.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

13

67
Uma cadeia pblica de determinado Estado foi construda no ano de 2011 a um custo de R$ 12 milhes, com vida til estimada de 50 anos. No ano de 2011, foi desativada por deciso judicial. Devido natureza da instalao e de sua localizao, o prdio foi convertido em depsito pblico, para o qual o custo de reposio estimado para a capacidade do local de R$ 5,3 milhes. Considerando os critrios de avaliao e mensurao de ativos e passivos integrantes de entidades do setor pblico, correto afirmar que o imvel onde funcionava a cadeia pblica sofreu (A) aumento por fair value. (B) ganho por reavaliao. (C) perda por impairment. (D) reduo por depreciao.

70
Considere os seguintes dados referentes s operaes realizadas por um ente pblico no exerccio de 2011: DISCRIMINAO Receitas Oramentrias Receita Tributria Receita de Servios Transferncias correntes Outras receitas correntes Alienao de bens Operaes de crdito Despesas Oramentrias Pessoal e encargos sociais Juros e encargos da dvida Outras despesas correntes Aquisio de imobilizado Amortizao de dvida VALORES DE REALIZAO R$ 43.000,00 R$ 9.000,00 R$ 20.000,00 R$ 5.000,00 R$ 10.000,00 R$ 7.000,00 R$ 33.000,00 R$ 13.000,00 R$ 10.000,00 R$ 25.000,00 R$ 13.000,00

68
Considere os seguintes dados oramentrios de determinado municpio, referentes ao ano de 2011: Receita corrente prevista Receita de capital prevista Despesa corrente fixada Despesa de capital fixada Receita corrente realizada Receita de capital realizada Despesa corrente realizada Despesa de capital realizada R$ 100.000,00 R$ 50.000,00 R$ 100.000,00 R$ 50.000,00 R$ 120.000,00 R$ 40.000,00 R$ 90.000,00 R$ 50.000,00 um

Com base nos dados, correto afirmar que o resultado oramentrio do ano de 2011 apresentou (A) dficit do oramento corrente de R$ 20.000,00. (B) dficit do oramento de capital de R$ 10.000,00. (C) supervit do oramento corrente de R$ 30.000,00. (D) supervit oramentrio de R$ 40.000,00.

Com base nos dados, a Demonstrao dos Fluxos de Caixa do exerccio de 2011 evidenciar (A) a gerao lquida de caixa e equivalentes negativa, no valor de R$ 42.000,00. (B) o fluxo de caixa das atividades de investimentos positivo no valor de R$ 15.000,00. (C) o fluxo de caixa das atividades de financiamentos negativo no valor de R$ 20.000,00. (D) o fluxo de caixa das atividades de operaes positivo no valor de R$ 21.000,00.

71
Considere o seguinte demonstrativo financeiro hipottico: Receita tributria Receita de contribuies Receita patrimonial Amortizao de emprstimos R$ 200,00 R$ 150,00 R$ 50,00 R$ 100,00

69
Um municpio apresentou as seguintes informaes sobre as operaes realizadas no exerccio de 2011: Cauo recebida Despesas empenhadas no exerccio Doaes efetuadas Receita tributria Receita de alienao de bens Receita de operaes de crdito Receita de servios R$ 4.000,00 R$ 32.000,00 R$ 11.000,00 R$ 30.000,00 R$ 6.000,00 R$ 20.000,00 R$ 3.000,00

Com base nesses dados, o valor total das receitas correntes de (A) R$ 100,00. (B) R$ 300,00. (C) R$ 400,00. (D) R$ 500,00.

72
A Lei Complementar n 101/2000 e suas alteraes posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal), trata em seu Art. 14, da renncia de receitas, estabelecendo inclusive medidas a serem observadas pelos entes pblicos que decidirem pela concesso ou ampliao de incentivo ou benefcio de natureza tributria, da qual decorra renncia de receita. Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma espcie de renncia de receita. (A) Alterao de alquota que implique no aumento de tributos. (B) Concesso de iseno em carter no geral. (C) Recebimentos advindos de operaes intraoramentrias. (D) Restituio de receitas oramentrias.

Considerando que o saldo final em espcie (caixa, equivalentes, depsitos restituveis e valores vinculados) do exerccio de 2010 era de R$ 2.000,00 e que foram inscritas como restos a pagar do exerccio despesas no montante de R$ 10.000,00, qual o valor total dos ingressos a ser apresentado no Balano Financeiro do exerccio de 2011 ser de (A) R$ 63.000,00. (B) R$ 65.000,00. (C) R$ 71.000,00. (D) R$ 75.000,00.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

14

73
Considerando os elementos essenciais do oramento programa, analise as afirmativas a seguir: I. Programas so os instrumentos de integrao de esforos do governo para concretizao de objetivos. II. Custos dos programas so medidos por meio da identificao dos meios ou insumos. III. Medidas de desempenho tm a finalidade de mensurar a execuo de programas. Assinale (A) se apenas I e II estiverem corretas. (B) se apenas I e III estiverem corretas. (C) se apenas II e III estiverem corretas. (D) se todas estiverem corretas.

76
So classificados na categoria econmica de Despesas Correntes, os gastos pblicos oramentrios que no contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. Com base no conceito, assinale a alternativa que apresenta uma despesa oramentria corrente. (A) Aquisio de imveis ou bens j em utilizao. (B) Gastos com planejamento e execuo de obras. (C) Pagamento de encargos sobre operaes de crdito. (D) Pagamento do principal da dvida pblica.

77
O oramento programa um instrumento de planejamento que permite identificar os programas, os projetos e as atividades que o Governo pretende realizar, alm de estabelecer os objetivos, as metas, os custos e os resultados esperados e oferecer maior transparncia dos gastos pblicos. Constitui-se em caracterstica do oramento programa a (A) classificao das despesas por objeto de gasto. (B) criao de conselhos populares. (C) no vinculao ao sistema de planejamento. (D) quantificao dos objetivos e fixao das metas.

74
A Constituio Federal de 1988 estabeleceu como instrumentos do planejamento pblico, trs leis oramentrias, que devem ser integradas entre si: Plano Plurianual PPA, Lei de Diretrizes Oramentrias LDO e Lei Oramentria Anual LOA. Em relao aos instrumentos de planejamento definidos pela Constituio Federal de 1988, correto afirmar que (A) a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO contempla a fixao da despesa e previso da receita, compreendendo Oramento Fiscal, Oramento de Investimentos e Oramento da Seguridade Social. (B) a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO estabelece normas e critrios para a limitao de empenho quando houver frustrao das receitas oramentrias em relao s previses constantes do oramento. (C) o Plano Plurianual PPA dispe sobre normas relativas ao controle de custos na administrao pblica e avaliao dos resultados de programas financiados com recursos dos oramentos. (D) o Plano Plurianual PPA elaborado conforme as disposies da Lei Oramentria Anual LOA e integra-se Lei de Diretrizes Oramentrias LDO atravs da avaliao de programas j implementados.

78
Considerando a classificao dos tributos em espcies, o tributo que tem como fato gerador a utilizao efetiva ou potencial de um servio pblico especfico prestado ao contribuinte ou posto sua disposio o(a) (A) Imposto. (B) Taxa. (C) Contribuio de melhoria. (D) Contribuio especial.

79
Assinale a alternativa que NO corresponde a uma fonte de crdito adicional. (A) Excesso de arrecadao. (B) Emprstimos obtidos pelo estado. (C) Crditos da dvida ativa. (D) Supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio anterior.

75
Considerando os limites de despesas de pessoal dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, analise. I. Os proventos de aposentadoria no so computados como despesa total de pessoal. II. As gratificaes so computadas como despesa total de pessoal. III. As horas-extras so computadas como despesa total de pessoal. IV. Os gastos com mandatos eletivos no so computados como despesa total de pessoal. Assinale (A) se apenas III e IV estiverem corretas. (B) Se apenas I e II estiverem corretas. (C) Se apenas II e III estiverem corretas. (D) Se apenas I e IV estiverem corretas.

80
Segundo o Art. 19 da Lei Complementar n 101/2000 e suas alteraes posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal), a despesa total com pessoal, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, no poder exceder, respectivamente, os seguintes percentuais da receita corrente lquida (A) Municpio: 40% Estado: 50% Unio: 60% (B) Municpio: 40% Estado: 50% Unio: 50% (C) Municpio: 50% Estado: 60% Unio: 70% (D) Municpio: 60% Estado: 60% Unio: 50%

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

15

PROVA DISCURSIVA
ORIENTAES GERAIS
1. A prova discursiva para o cargo de Analista Judicirio: 1.1. vale 10,00 (dez) pontos e consiste na elaborao de texto de, no mnimo, 30 (trinta) e, no mximo, 35 (trinta e cinco) linhas; 1.2. tem o objetivo de avaliar o contedo conhecimento do tema, a capacidade de expresso na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Lngua Portuguesa, para tanto o candidato dever produzir texto dissertativo, primando pela coerncia e pela coeso; 1.3. deve ser manuscrita, em letra legvel, com caneta esferogrfica de tinta azul ou preta indelvel, fabricada em material transparente, no sendo permitida a interferncia ou a participao de outras pessoas, salvo em caso de candidato a quem tenha sido deferido atendimento especial para a realizao das provas. Nesse caso, o candidato ser acompanhado por fiscal da CONSULPLAN devidamente treinado, para o qual dever ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais grficos de pontuao. 2. A folha de texto definitivo da prova discursiva no poder ser assinada, rubricada, nem conter, em outro local que no o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulao da prova discursiva. Assim, a deteco de qualquer marca identificadora no espao destinado transcrio de texto definitivo acarretar a anulao da prova discursiva. 3. A folha de texto definitivo ser o nico documento vlido para avaliao da prova discursiva. A folha para rascunho no caderno de provas de preenchimento facultativo e no valer para avaliao. 4. A folha de texto definitivo no ser substituda por erro de preenchimento do candidato.

Textos de referncia
Texto I Poltica vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espao seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar busca da felicidade. O poltico seria aquele que cuidaria desse espao. A vocao poltica, assim, estaria a servio da felicidade dos moradores da cidade. (...) Vocao diferente de profisso. Na vocao a pessoa encontra a felicidade na prpria ao. Na profisso, o prazer se encontra no na ao. O prazer est no ganho que dela se deriva. (...) Nosso futuro depende dessa luta entre polticos por vocao e polticos por profisso. O triste que muitos que sentem o chamado da poltica no tm coragem de atend-lo, por medo da vergonha de serem confundidos com gigols e de terem de conviver com gigols.
(ALVES, Rubem. In: Folha de S. Paulo, 19/05/2000)

Texto II

(Toda Mafalda da Primeira a ltima Tira Quino)

Texto III A maioria dos governos no Oriente Mdio est falhando ao reconhecer a importncia da Primavera rabe e responde com represso e mudanas meramente superficiais s demandas do povo, afirma o ltimo relatrio da Anistia Internacional sobre a regio. Com raras excees, os governos falharam em reconhecer que tudo mudou, diz no relatrio Philip Luther, diretor interino da Anistia Internacional para Oriente Mdio e o Norte da frica. Eles querem mudanas concretas em relao forma como so governados e querem que os crimes do passado sejam punidos.
(Disponvel em 15/ 02 /2012 http://oglobo.globo.com/)

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

16

Texto IV Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.
(Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988)

Nos nossos dias, temos visto e acompanhado movimentos revolucionrios e derrubada de ditadores cada vez mais frequentes em todo o mundo: Espanha, Grcia, Nova York, Mundo rabe... O Brasil teve, em sua histria, movimentos sociais que o conduziram Democracia que vivemos hoje. Diante de tais fatos, algumas questes exigem reflexes e discusses srias por parte da sociedade. Considerando os textos de referncia, discorra sobre a participao social atravs do voto, instrumento prtico de cidadania, tendo em vista os direitos e deveres do eleitor e do eleito.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

17

REDAO
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA ANALISTA JUDICIRIO CONTABILIDADE

18

Vous aimerez peut-être aussi