Vous êtes sur la page 1sur 14

TROCADORES DE CALOR

Gabriel Rosa dos Santos Engenheiro Qumico, M.Sc.

PLANTA DE PROCESSO

Para sistema de compresso

aquecedor de teste Separador de teste

Separador atmosfrico

Condensados do sistema de compresso gua do flotador

Exportao ou armazenamento

do tanque de slop

Header de produo A e B Aquecedor de produo

Tratador elestrottico

gua para descarte Separador de produo

gua para hidrociclone gua para hidrociclone

TROCADORES DE CALOR
Frequentemente estamos interessados em transferir energia trmica de um sistema para a vizinhana ou entre partes de um sistema. Isto feito atravs de um equipamento, chamado de Trocador de Calor, muito comum de ser encontrada em indstrias. No Processamento Primrio a transferncia de calor est presente, em especial, no aquecimento da produo bruta (leo + gua) para atender a temperatura necessria para a separao das fases gs, leo e gua.

INFLUNCIA DA TEMPERATURA
A temperatura de separao normalmente definida em funo da viscosidade da fase leo necessria para uma velocidade adequada de decantao das gotas de gua dispersas no leo. Portanto, diz respeito a um aspecto fluidodinmico da separao. Por outro lado, afeta sensivelmente a quantidade e composio do gs separado nos separadores gravitacionais, influenciando portanto os aspectos termodinmicos da separao. Equipamentos de separao que operem com baixos tempos de residncia (separadores gravitacionais e tratadores eletrostticos) exigem que a viscosidade do fluido seja baixa. Como regra geral, costuma-se dimensionar o sistema de aquecimento de tal forma que a viscosidade cinemtica no interior destes equipamentos esteja na faixa de 10 a 20 cSt. Para leos extra-pesados as temperaturas para se atingir estas viscosidades podem se tornar proibitivas.

TROCADORES DE PLACAS
Este tipo de trocador normalmente construdo com placas planas lisas ou com alguma forma de ondulaes. Geralmente, este trocador no pode suportar presses muito altas, comparado ao trocador tubular equivalente. O pr-aquecimento pode ser realizado com este tipo de trocador.
Produo bruta leo ou gua do processo

leo ou gua do processo Produo bruta

PR-AQUECIMENTO E INTEGRAO ENERGTICA


A integrao energtica promove a troca trmica entre as prprias correntes de processo, visando maximizar a utilizao ou recuperao do calor disponvel nas correntes quentes, para o aquecimento das correntes frias, minimizando assim a utilizao e o consumo das utilidades necessrias para completar o aquecimento e/ou o resfriamento das correntes de processo.

TROCADORES TUBULARES
So geralmente construdos com tubos circulares, existindo uma variao de acordo com o fabricante.

TROCADORES CASCO E TUBO


Este trocador construdo com tubos e uma carcaa ou casco. Um dos fluidos passa por dentro dos tubos, e o outro pelo espao entre a carcaa e os tubos. Trocadores de casco e tubo so os mais usados para quaisquer capacidades e condies operacionais, tais como presses e temperaturas altas, atmosferas altamente corrosivas, fluidos muito viscosos, misturas de multicomponentes, etc. Estes so trocadores muito versteis, feitos de uma variedade de materiais e tamanhos e so extensivamente usados em processos industriais. Em geral, os aquecedores de produo utilizam esta tecnologia.

TROCADORES DE CALOR

TROCADORES DE CALOR
Produo bruta

gua QUENTE

gua QUENTE

Produo bruta

TROCADORES DE CALOR

TROCADORES DE CALOR
Capacidade trmica mssica (c) A capacidade trmica mssica (c) de uma substncia a quantidade de energia necessria para que 1 kg dessa substncia eleve a sua temperatura 1 K. uma medida da capacidade que cada substncia tem de armazenar energia.

Capacidades trmicas mssicas (c) Substncia gua (lquida) gua (vapor de gua) Alumnio Ar Azoto Benzeno Berlio Bronze Cobre Estanho Etanol (J kg-1 K-1) 4185 2100 900 1000 1040 1700 1830 385 386 217 2400 450 222 800 14 000 140 126 920 2100 236 134 840 387

A quantidade de energia transferida para uma substncia, sem que ocorra mudana de estado fsico, igual a: Q = m.cp.T em que Q a quantidade de energia transferida (J), m a massa de substncia (kg), c a capacidade trmica mssica (J.kg-1.K-1) e T a variao de temperatura ocorrida na substncia (K).

Ferro Gelo (-10 C) Granito Hidrognio Mercrio Ouro Oxignio Petrleo Prata Tungstnio Vidro Zinco

TROCADORES DE CALOR

TROCADORES DE CALOR

FIM

Vous aimerez peut-être aussi