Vous êtes sur la page 1sur 4

Salmo 1 - Bem-aventurana

Os mpios perecero, mas no em conseqncia de terem se assentado em rodas de beberres para contar anedotas. No porque freqentam lugares reprovveis pela moral humana que os mpios esto perdidos. Eles perecero porque Deus no conhece o caminho deles! Perecero porque Deus no est neles, e viceversa (...) O apstolo Joo evidencia esta verdade: Quem tem o Filho tem a vida, mas quem no tem o Filho de Deus no tem vida ( 1Jo 4:12 ). Para ser salvo preciso ter a Cristo, pois boas aes no salva o homem. Quem tem bom comportamento e uma boa moral precisa de Cristo, visto que ainda no tem vida em s mesmo.

1- Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 - Pois ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto no seu tempo; as suas folhas no cairo, e tudo quanto fizer prosperar. 4 - No so assim os mpios; mas so como a moinha que o vento espalha. 5 - Por isso os mpios no subsistiro no juzo, nem os pecadores na congregao dos justos. 6 - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porm o caminho dos mpios perecer.
Salmo Primeiro Para entender plenamente os conceitos que este Salmo apresenta necessrio analisar outros captulos que compe o Livro dos Salmos, complementando a anlise com o conhecimento do evangelho de Cristo. O evangelho demonstra que homem algum ser salvo por intermdio de suas realizaes e condutas pessoais, ou seja, a salvao de Deus alcanada somente atravs da f em Cristo. Este conhecimento prvio da verdade do evangelho combinado com a idia que outros salmos apresentam faz com que a leitura do Salmo Primeiro seja cautelosa. Observe:

Bem-aventurado aquele cuja transgresso perdoada, e cujo pecado coberto ( Sl 32:1 ). Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR no imputa maldade, e em cujo esprito no h engano ( Sl 32:2 ). ...bem-aventurado o homem que nele confia ( Sl 34:8 ). Bem-aventurado o homem que pe no SENHOR a sua confiana, e que no respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira ( Sl 40:4 ). Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus trios ( Sl 65:4 ). Bem-aventurado o homem cuja fora est em ti, em cujo corao esto os caminhos aplanados ( Sl 84:5 ).
H um padro de idia presente nos versculos acima que torna o Salmo Primeiro diferente dos outros salmos. Enquanto o Salmo Primeiro demonstra que bem-aventurado aquele que no anda segundo o conselho dos mpios, os outros salmos demonstram que s bem-aventurado aqueles que confia e acolhido por Deus. Porm, a aparente 'diferena' que existe entre o Salmo Primeiro e os outros salmos produto de uma leitura superficial, pois ele diz exatamente aquilo que os outros salmos dizem. Os outros salmos demonstram que a bem-aventurana do homem proveniente de Deus que trabalha em prol de todas as suas criaturas.

Com base nos versculos citados um contra senso entender que o Salmo Primeiro destaca que a bemaventurana decorre simplesmente de questes comportamentais como:

a) no andar com um mpio; b) no se assentar em uma roda com escarnecedores, e; c) no parar em uma estrada com pecadores.
Sobre o no ter contato com homens mpios, o apstolo Paulo assevera: Isto no quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idlatras; porque ento vos seria necessrio sair do mundo ( 1Co 5:10 ). Conforme Paulo demonstra, se a bem-aventurana alcanada atravs de questes comportamentais, necessariamente o bem-aventurado no mais estaria no mundo. Porm, Jesus mesmo disse: No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal ( Jo 17:15 ). Porm, sabemos que a bem-aventurana no proveniente de questes comportamentais tais como no entrar na casa de pecadores, no andar com eles em um mesmo caminho ou assentar-se com eles para comer. Conclumos que o Salmo Primeiro trata exclusivamente de questes espirituais, sem qualquer referncia a questes morais e comportamentais! Quem bem-aventurado? A resposta sobre quem bem-aventurado encontra-se no ltimo versculo do Salmo Primeiro, a saber: somente bem-aventurado aquele que tem o seu caminho conhecido pelo Senhor! (v. 6a). "Pois o Senhor conhece o caminho dos justos" ( Sl 1:6 ). O que realmente torna o caminho do homem conhecido de Deus? Quando o homem bem-aventurado? Quando:

A transgresso perdoada por Deus. O pecado encoberto por Deus. No imputada a maldade. Confia-se em Deus, etc. Para que o homem tenha o seu caminho 'conhecido por Deus', ele no pode estar firmado em argumentos pobres e fracos tais como: No toques, no proves, no manuseies? ( Cl 2:21 -23). Isto porque os princpios ou argumentos que decorrem de questes comportamentais so fracos e pobres diante de Deus "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? ( Gl 4:9 ). Ou seja, aquele que o Senhor conhece o caminho, este justo diante d'Ele. Somente justo perante Deus quem tem o seu caminho aplainado por Deus. Para alcanar tal bno preciso confiar em Deus. justo quem obteve o perdo das transgresses. Somente aqueles que preenchem os quesitos anteriores so verdadeiramente conhecidos do Senhor. Por ser um texto potico, o Salmo Primeiro permite a construo de texto que estamos analisando. As poesias hebraicas trabalham em primeiro plano as ideias, substituindo aquilo que as nossas poesias valorizam muito: o ritmo e a rima. por causa da construo do texto potico em paralelismo que a ltima frase da poesia complementa a idia da introduo do salmo.

Ou seja, a idia que o salmo primeiro procura destacar : o homem somente bem-aventurado quando o Senhor conhece o seu caminho. Somente o justo bem-aventurado! Aleluia! J o caminho dos mpios perecer como conseqncia de Deus no conhecer o caminho deles. A idia presente na palavra 'conhecer' diz de uma unio plena. Transmite a idia de Deus unido ao homem e o homem em unio com Deus I Jo 4: 15- 16. Somente aqueles que de Deus foram gerados por intermdio da f trilham o caminho conhecido pelo Senhor. Os mpios perecero, mas no em conseqncia de terem se assentado em rodas de beberres para contar anedotas. No porque freqentam lugares reprovveis pela moral humana que os mpios esto perdidos. Eles perecero porque Deus no conhece o caminho deles! Perecero porque Deus no est neles, e viceversa. Observe que o salmo faz referncia a um caminho, e no a vrios caminhos: "Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porm o caminho dos mpios perecer" (v 6). Ora, sabemos que s h dois caminhos, o largo e o estreito. Os mpios no subsistiro no juzo em decorrncia do caminho que esto, e no por questes comportamentais e morais. Isto porque, antes mesmo de comparem perante o Tribunal do Grande Trono Branco, todos eles j esto condenados e as suas obras no lhes aproveitaro. O que levou a humanidade condenao foi a queda de Ado. L no den os homens tomaram um caminho 'desconhecido' de Deus. Haver um dia em que os mpios no permanecero na congregao dos justos, visto que, os justos tero um lugar em separado dos mpios. Este trecho no se refere aos nossos dias! Acaso, hoje, no existem mpios em nossas reunies solenes? H duas comparaes interessantes neste salmo:

1 ) Pois ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto no seu tempo; as suas folhas no cairo, e tudo quanto fizer prosperar! (v. 3) - O homem bem-aventurado, ou seja, aquele que conhecido do Senhor, ser COMO uma rvore plantada junto a ribeiros de guas. Observe que os frutos so produzidos no tempo certo, e que as folhas no cairo, e tudo quanto realizar prosperar. Por que os frutos so produzidos na esto certa? Porque todo aquele que est ligado a videira verdadeira d muitos frutos. A unio entre o homem e Cristo faz com que produzamos bons frutos a seu tempo, pois tudo o que produzirmos ser segundo a natureza de Cristo. No h como uma rvore boa produzir frutos maus. impossvel uma rvore m produzir bons frutos. 2 ) No so assim os mpios; mas so como a moinha que o vento espalha (v. 4). - Enquanto o justo est edificado sobre a pedra de esquina, os mpios so comparados moinha levada pelo vento. No tem um local fixo.
Aps estas observaes inicias, podemos analisar a idia que o salmo expe em profundidade: Compare:

Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite ( Sl 1:1 -2).

"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos mpios perecer" (v. 6).
Observe os dois versculos acima e perceba que existem vrios mpios, mas s um 'conselho'. Existem vrios pecadores, mas s um 'caminho'. Existem inmeros escarnecedores, mas uma s 'roda'. Por fim, existem vrios justos, mas s um caminho conhecido pelo Senhor. Muitos mpios perecero, mas o caminho deles nico, o caminho que leva a perdio. A diferena entre justos e mpios est no caminho em que esto trilhando, e no em questes comportamentais. por isso que Jesus disse que h dois caminhos: o caminho estreito e o caminho largo"Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela" ( Mt 7:13 ). Algum pode questionar: Por que no o comportamento que faz diferna entre quem justo ou mpio? Analise: h pessoas no crentes (pessoas que no conhecem a Cristo) que so sinceras, regradas e fiis no trato, mas que no alcanaram salvao. O comportamento destas pessoas interessa a elas e a sociedade em que convivem, mas para a salvao, no de valor algum. O apstolo Joo evidencia esta verdade: Quem tem o Filho tem a vida, mas quem no tem o Filho de Deus no tem vida ( 1Jo 4:12 ). Para ser salvo preciso ter a Cristo, pois boas aes no salva o homem. Quem tem bom comportamento e uma boa moral precisa de Cristo, visto que ainda no tem vida em s mesmo. Se o homem tem Cristo conhecido de Deus, uma vez que um dos filhos de Deus. No o comportamento do homem que concede a filiao divina, mas sim o nascer da gua e do Esprito.

"No aquilo que o homem faz, ou que deixa de fazer (ao ou omisso) que lhe dar direito a vida eterna, mas sim, ter o caminho conhecido pelo Senhor. Este verdadeiramente bem-aventurado"
Os bem-aventurados so aqueles que tm o seu caminho conhecido pelo Senhor, e, portanto, devem comportam-se de maneira adequada, ou seja, de modo diferenciado dos homens devassos deste mundo. Porm, vale destacar que no o comportamento diferenciado daqueles que alcanaram a bem-aventurana que os premiou com a condio de alegria verdadeira e permanente em Deus.

Vous aimerez peut-être aussi