Vous êtes sur la page 1sur 4

Historia da CEE e da Unio Europeia

Uma Europa pacfica Incio da cooperao (1945-1959) A Unio Europeia foi criada com o objectivo de pr termo s frequentes guerras sangrentas entre pases vizinhos, que culminaram na Segunda Guerra Mundial. A partir de 1950, a Comunidade Europeia do Carvo e do Ao comea a unir econmica e politicamente os pases europeus, tendo em vista assegurar uma paz duradoura. Os seis pases fundadores so a Alemanha, a Blgica, a Frana, a Itlia, o Luxemburgo e os Pases Baixos. Os anos 50 so dominados pela guerra-fria. Em 1956, o movimento de protesto contra o regime comunista na Hungria reprimido pelos tanques soviticos. No ano seguinte, em 1957, a Unio Sovitica lana o primeiro satlite artificial liderando a "corrida espacial".

Os anos 60 Um perodo de crescimento econmico (19601969) A dcada de 60 caracterizada pela emergncia de uma cultura jovem, com grupos como The Beatles, que atraem multides de jovens por onde quer que passem, contribuindo para lanar uma verdadeira revoluo cultural e acentuando o fosso entre as geraes. Trata-se de um bom perodo para a economia, favorecida pelo facto de os pases da Unio Europeia terem deixado de cobrar direitos aduaneiros sobre as trocas comerciais realizadas entre si. Alm disso, decidem controlar a produo alimentar, para assegurar alimentos suficientes para todos. O ms de Maio de 68 tornou-se famoso pelas manifestaes de estudantes em Paris, tendo muitas mudanas na sociedade, ficando conhecidos como a gerao de 68.

Uma Comunidade em expanso O primeiro alargamento (1970-1979) A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem Unio Europeia em 1 de Janeiro de 1973, elevando assim o nmero dos Estados-Membros para nove. Na sequncia do conflito israelo-rabe em Outubro de 1973, a Europa debate-se com uma crise energtica e problemas econmicos. A queda do regime de Salazar em Portugal, em 1974, e a morte do General Franco em Espanha, em 1975, pem fim s ltimas ditaduras de direita na Europa. No mbito da poltica regional da Unio Europeia, comeam a ser atribudas vrios fundos

para a criao de empregos e de infra-estruturas nas regies mais pobres. O Parlamento Europeu aumenta a sua influncia na UE e, em 1979, os cidados passam, pela primeira vez, a poder eleger directamente os seus deputados.

A fisionomia da Europa em mutao A queda do Muro de Berlim (1980-1989) O sindicato polaco Solidarno torna muito conhecido no mundo inteiro na sequncia do movimento grevista dos trabalhadores do estaleiro de Gdansk durante o Vero de 1980. Em 1981, a Grcia torna-se o dcimo Estado-Membro da UE, seguindo-se-lhe a Espanha e Portugal cinco anos mais tarde. Em 1986, assinado o Acto nico Europeu, um Tratado que prev um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opem ao livre fluxo de comrcio na UE, criando assim o Mercado nico. Com a queda do Muro de Berlim em 9 de Novembro de 1989, d-se uma grande convulso poltica: a fronteira entre a Alemanha de Leste e a Alemanha Ocidental aberta pela primeira vez em 28 anos e as duas Alemanhas em breve se reunificaro, formando um nico pas.

Uma Europa sem fronteiras (1990-1999) Com o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, assiste-se a um estreitamento das relaes entre os europeus. Em 1993, concludo o Mercado nico com as quatro liberdades: livre circulao de mercadorias, de servios, de pessoas e de capitais. A dcada de 90 tambm marcada por mais dois Tratados, o Tratado da Unio Europeia, de 1993, e o Tratado de Amesterdo, de 1999. A opinio pblica mostra-se preocupada com a proteco do ambiente e com a forma como os europeus podero colaborar entre si em matria de defesa e segurana. Em 1995, a Unio Europeia passa a incluir trs novos Estados-Membros, a ustria, a Finlndia e a Sucia. Uma pequena localidade luxemburguesa d o seu nome aos acordos de Schengen, que gradualmente permitiro s pessoas viajar sem que os seus passaportes. A comunicao facilitada medida que cada vez mais pessoas comeam a utilizar o telemvel e a Internet.

Uma dcada de expanso (a partir de 2000) O euro a nova moeda de muitos europeus. O 11 de Setembro de 2001 torna-se sinnimo de Guerra contra o terrorismo depois de

terem sido desviados avies para embaterem em edifcios de Nova Iorque e Washington. Os Estados-Membros da Unio Europeia comeam a trabalhar cada vez mais em conjunto para lutar contra a criminalidade. As divises polticas entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental finalmente acabam quando dez novos pases aderem Unio Europeia em 2004. Muitos consideram que altura de a Europa ter uma constituio.

Cidadania Europeia
Os cidados europeus gozam de uma liberdade sem paralelo para viajar, trabalhar e viver em qualquer parte da UE. Para beneficiar plenamente dessas possibilidades, necessrio viver no dia-a-dia em condies de segurana. As pessoas devem ser protegidas da criminalidade e do terrorismo, dispor de um acesso equitativo justia e ver respeitados os seus direitos fundamentais em toda Unio. Direito livre circulao e residncia dos cidados da Unio Europeia A unio europeia sempre se baseou pelo respeito do directos humanos, em Maro de 2007, a EU criou a Agncia dos Directos Fundamentais para a ajudar, assim como os Estados Membros, a desenvolver uma legislao adequada e para sensibilizar a opinio pblica para a questo dos direitos fundamentais. A primeira libertao que beneficiam os cidados da EU o direito de viajar livremente de um pas para outro que entrou em vigor em 1996. Justia Como pessoas de outros pases podem andar livremente dentro da UE, teve a necessidade de se criar um sistema judicial europeu, onde qualquer pas tem acesso aos processos civis e criminais das pessoas dentro da EU. Asilo e Imigrao Cada vez mais pessoas tentam entrar na UE para fugirem guerra, perseguies e catstrofes naturais, quer para procurar um futuro melhor, os Governos da UE esto a desenvolver solues comuns para desafios partilhados. A UE est determinada em lutar contra a imigrao ilegal e em evitar abusos de um sistema institudo para

acolher imigrantes. A UE criou a Agncia FRONTEX, um organismo responsvel pela cooperao operacional entre os Estados-Membros no mbito da segurana nas fronteiras externas. S possvel a liberdade de circulao no interior da UE, se existirem controlos eficazes e eficientes em todos os pontos de entrada da EU. http://europa.eu/pol/justice/overview_pt.htm

Vous aimerez peut-être aussi