Vous êtes sur la page 1sur 5

1

Mdulo 2 -Clssicos da Filosofia Grega Antiga Exerccios - Plato (Aulas 3 e 4)


1. (UEG-GO) O mundo grego no sculo IV a. C. era marcado por uma estrutura de cidades-Estado dispersas pelo territrio helnico. Essa fragmentao poltica levou os filsofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar: a) a democracia racional, defendida por Demcrito. b) a oligarquia comercial, defendida por Scrates. c) o governo de filsofos, defendido por Plato. d) a aristocracia rural, defendida por Herclito.

2. (UEA-AM) [...] a arte de imitar est bem longe da verdade e, se executa tudo, ao que parece, pelo fato de atingir apenas uma poro de cada coisa, que no passa de uma apario. Por exemplo, dizemos que o pintor nos pintar um sapateiro, um carpinteiro [...] sem nada conhecer dos respectivos ofcios.
Plato. A Repblica, sculo IV a.C.

Plato apresenta, nesse texto, uma das primeiras definies de "arte" da histria do Ocidente, considerando-a como a) um meio capaz de levar ao conhecimento filosfico da natureza e da vida na cidade. b) uma atividade til para a formao de polticos e guerreiros na Grcia antiga. c) uma profisso semelhante ao trabalho artesanal de ferreiros e carpinteiros. d) uma forma intermediria entre o conhecimento e a atividade produtiva. e) um espelho, afastado do saber filosfico, que refletiria as aparncias do mundo.

3. (UFF/RJ) Em seu dilogo A Repblica, Plato descreve na clebre "Alegoria da Caverna" a situao de homens aprisionados desde a infncia no fundo de uma caverna e de tal forma que s podem olhar para uma parede em frente sobre a qual se projetam as sombras de bonecos colocados atrs destes homens. Um destes homens se liberta, sai da caverna e aos poucos se acostuma com a luminosidade externa, comea a distinguir as coisas e por fim descobre o Sol como a fonte da luz. Ele se d conta, ento, da iluso representada pelas sombras que ele e os outros tomavam como realidade. Exultante com sua descoberta, ele retorna caverna para relatar sua experincia, que assim narrada por Scrates: Suponha que esse homem volte caverna e retome o seu antigo lugar. Desta vez, no seria pelas trevas que ele teria os olhos ofuscados, ao vir diretamente do Sol? E se ele tivesse que emitir de novo um juzo sobre as sombras e entrar em competio com os prisioneiros que continuaram acorrentados, enquanto sua vista ainda est confusa, seus olhos ainda no se recompuseram, enquanto lhe deram um tempo curto demais para acostumar-se com a escurido, ele no ficaria ridculo? Os prisioneiros no diriam que, depois de ter ido at o alto, voltou com a vista perdida, que no vale mesmo a pena subir at l? E se algum tentasse retirar os seus laos, faz-los subir, voc acredita que, se pudessem agarr-lo e execut-lo, no o matariam?

Mdulo 2 -Clssicos da Filosofia Grega Antiga Exerccios - Plato (Aulas 3 e 4)


Plato parece estar descrevendo a situao do "filsofo" quando este pretende esclarecer os demais seres humanos sobre o que ele pensa ser a verdade. A partir desta narrativa de Plato, discorra sobre qual o papel do "filsofo" no mundo contemporneo.

4. (UEL/PR) Leia o texto de Plato a seguir: Logo, desde o nascimento, tanto os homens como os animais tm o poder de captar as impresses que atingem a alma por intermdio do corpo. Porm relacion-las com a essncia e considerar a sua utilidade, o que s com tempo, trabalho e estudo conseguem os raros a quem dada semelhante faculdade. Naquelas impresses, por conseguinte, no que reside o conhecimento, mas no raciocnio a seu respeito; o nico caminho, ao que parece, para atingir a essncia e a verdade; de outra forma impossvel.
PLATO. Teeteto. Traduo de Carlos Alberto Nunes. Belm: UFPA, 1973. p. 80.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria do conhecimento de Plato, considere as afirmativas a seguir: I. Homens e animais podem confiar nas impresses que recebem do mundo sensvel, e assim atingem a verdade. II. As impresses so comuns a homens e animais, mas apenas os homens tm a capacidade de formar, a partir delas, o conhecimento. III. As impresses no constituem o conhecimento sensvel, mas so consideradas como ncleo do conhecimento inteligvel. IV. O raciocnio a respeito das impresses constitui a base para se chegar ao conhecimento verdadeiro. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas II e IV so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, III e IV so corretas.

5. (UFLA/MG) No Fdon, Plato coloca na boca de Scrates as seguintes palavras: "admitamos pois o que me servir de ponto de partida e de base que existe um Belo em si e por si, um Bom, um Grande, e assim por diante. Se admitires a existncia dessas coisas, se concordares comigo, esperarei que elas me permitiro tornar-te clara a causa, que assim descobrirs, que faz com que a alma seja imortal". No trecho, exposta, inicialmente, a doutrina platnica das ideias. As alternativas abaixo apresentam algumas caractersticas (elementos) dessa doutrina, exceto: a) Superando o pensamento anterior, o mundo das ideias refere-se ao devir de Herclito, e o mundo dos fenmenos, ao ser de Parmnides. b) O mundo sensvel o da multiplicidade, do movimento, ilusrio, pura sombra do verdadeiro mundo.

Mdulo 2 -Clssicos da Filosofia Grega Antiga Exerccios - Plato (Aulas 3 e 4)


c) O mundo das ideias, acima do ilusrio mundo sensvel, o que se atinge pela contemplao e pela purificao dos enganos dos sentidos. d) As ideias so a nica verdade e o mundo dos fenmenos s existe na medida em que participa do mundo das ideias isso a teoria da participao.

6. (UEL/PR) Observe a tira e leia o texto a seguir:

Nquel Nusea. Folha de S. Paulo. Ilustrada E 9, quinta-feira, 27 de agosto de 2009.

Assentemos, portanto, que, a principiar em Homero, todos os poetas so imitadores da imagem da virtude e dos restantes assuntos sobre os quais compem, mas no atingem a verdade [...] parece-me, que o poeta, por meio de palavras e frases, sabe colorir devidamente cada uma das artes, sem entender delas mais do que saber imitlas.
PLATO, A Repblica. Livro X. 8. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1996. p. 463.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mimeses (imitao) em Plato, correto afirmar: a) Dispe o poeta da perfeio para colorir to bem quanto o pintor, por isso descreve verdadeiramente os ofcios humanos. b) A mimeses apresenta uma imagem da realidade e assim representa a verdade ltima das atividades humanas. c) Por sua capacidade de imitar, o poeta sabe acerca dos ofcios de todos os homens e, por esse motivo, pode descrev-los verdadeiramente. d) Por saber sobre todas as artes, atividades e atos humanos, o poeta consegue executar o seu ofcio descrevendo-os bem. e) Por meio da imitao, descreve-se com beleza os atos e ofcios humanos, sem, no entanto, conhec-los verdadeiramente.

7. (UEG/GO) Para Plato, a polis o modelo de vida em grupo. na Repblica que o autor apresenta os vrios grupos que compem a sociedade. De acordo com suas ideias, o grupo que deve governar a polis o dos: a) comerciantes que, sabendo da importncia das riquezas para as cidades-Estado da Grcia, levariam riquezas para a polis.

Mdulo 2 -Clssicos da Filosofia Grega Antiga Exerccios - Plato (Aulas 3 e 4)


b) filsofos que, por conhecer a verdade e o bem atravs da contemplao do mundo das ideias, proporcionariam o maior bem comum a todos. c) guerreiros, pois se caracterizavam por sua fora, integridade e seu grande amor aos sentimentos mais nobres, como fidelidade e bravura. d) trabalhadores que, por meio das mais diversas profisses e movidos pela ambio do lucro, garantiriam o sustento de toda a polis.

8. (UNESP/SP) Leia o texto, extrado do livro VII da obra magna de Plato (A Repblica), que se refere ao clebre mito da caverna e seu significado no pensamento platnico. Agora, meu caro Glauco continuei cumpre aplicar ponto por ponto esta imagem ao que dissemos, comparar o mundo que a viso nos revela morada da priso e a luz do fogo que a ilumina ao poder do sol. No que se refere subida regio superior e contemplao de seus objetos, se a considerares como a ascenso da alma ao lugar inteligvel, no te enganars sobre o meu pensamento, posto que tambm desejas conhec-lo. Quanto a mim, tal minha opinio: no mundo inteligvel, a ideia do bem percebida por ltimo e a custo, mas no se pode perceb-la sem concluir que a causa de tudo quanto h de direto e belo em todas as coisas; e que preciso v-la para conduzir-se com sabedoria na vida particular e na vida pblica. Plato. A Repblica. Texto escrito em V a.C. Adaptado. Explique o significado filosfico da oposio entre as sombras no ambiente da caverna e a luz do sol.

9. (UEL/PR) No pensamento tico-poltico de Plato, a organizao no Estado Ideal reflete a justia concebida como a disposio das faculdades da alma que faz com que cada uma delas cumpra a funo que lhe prpria. No Livro V de A Repblica, Plato apresentou o Estado Ideal como governo dos melhores selecionados. Para garantir que a raa dos guardies se mantivesse pura, o filsofo escreveu: preciso que os homens superiores se encontrem com as mulheres superiores o maior nmero de vezes possvel, e inversamente, os inferiores com as inferiores, e que se crie a descendncia daqueles, e a destes no, se queremos que o rebanho se eleve s alturas.
Adaptado de PLATO. A Repblica. 7. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p.227-228.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento tico-poltico de Plato correto afirmar: a) No Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma exigncia que est de acordo com a natureza. b) O Estado Ideal prospera melhor com uma massa humana difusamente misturada, em que os homens e mulheres livremente se escolhem. c) O reconhecimento da honra como fundamento da organizao do Estado Ideal torna legtima a supremacia dos melhores sobre as classes inferiores. d) A condio necessria para que se realize o Estado Ideal que as ocupaes prprias de homens e mulheres sejam atribudas por suas qualidades distintas.

Mdulo 2 -Clssicos da Filosofia Grega Antiga Exerccios - Plato (Aulas 3 e 4)


e) O Estado Ideal apresenta-se como a tentativa de organizar a sociedade dos melhores fundada na riqueza como valor supremo. 10. (UEG/GO) Para Plato, o ser humano composto de corpo e alma. Em sua teoria do conhecimento, a alma a parte mais importante e mais real do indivduo. Ela imortal e eterna, existindo desde sempre no plano do mundo das ideias. O processo de conhecimento para Plato chamado de a) ironia. b) catarse. c) imitao. d) reminiscncia.

GABARITO 1. C 2. E

3. Na alegoria da caverna, as ideias principais esto nas oposies: "mundo sensvel" ""mundo inteligvel", "opinio" "filosofia", "aparncia" essncia e outras anlogas. O "filsofo"

representado por algum que se liberta das "aparncias" e tenta explicar a "realidade" para os outros, mas hostilizado e ameaado, o que, de certa forma, permanece como postura para muitas pessoas na contemporaneidade, que veem o filsofo com receio, muitas vezes convertido em preconceito. 4. B 5. A 6. E 7. B

8. A caverna escura o nosso mundo onde nos esquecemos de tudo supe Plato enquanto todos ns j tivssemos vivido como puro esprito contemplando o mundo das ideias. Pela teoria da reminiscncia, Plato explica como os sentidos correspondem apenas a uma ocasio para despertar nas almas as lembranas adormecidas. Desse modo, a sombra significa o amor pela doxa, isto , pelas "opinies" que existem no mundo das sombras, de onde os acorrentados ainda no tiveram capacidade de se libertarem. Quanto luz do Sol, exatamente o oposto, uma vez que j liberto das correntes, ao contemplar fora da caverna a verdadeira realidade passa da "opinio" ao amor pela filosofia. Ao que v a luz do Sol cabe, segundo Plato, ensinar e governar. Trata-se da ao poltica, da transformao dos homens na sociedade, desde que as mesmas estejam voltadas pelo modelo do mundo das ideias. 9. A 10. D

Vous aimerez peut-être aussi