Vous êtes sur la page 1sur 14

3 Factor de Potncia Distoro Harmnica

3.1 - INTRODUO

vs

Conforme foi referido no captulo anterior, as harmnicas de tenso e corrente originadas por cargas no lineares, do origem a perdas de potncia adicionais. Deste modo, existe um impacto negativo no sistema de produo, transporte e distribuio de energia elctrica, assim como, nas prprias cargas que se encontram ligadas a este sistema. No entanto, a relao exacta entre as harmnicas e as perdas de potncia muito complexa e difcil de generalizar. Contudo, o conceito de factor de potncia permite obter uma medida dessa relao. Assim, este conceito torna-se muito til quando se pretende estudar o impacto relativo das cargas no lineares (considerando que as harmnicas esto incorporadas na definio de factor de potncia).

3.2 - TENSO E CORRENTE SINUSOIDAIS


A potncia activa entregue por uma fonte monofsica ideal a uma carga qualquer (Fig. 3.1) define-se como:

1 P = T

v s ( t ) is ( t ) d t
0

(3.1)

31

Captulo 3

is

vs

vs

Carga

Figura 3.1: Fonte monofsica ideal ligada a uma carga qualquer.

Considerando o caso particular em que a fonte ideal est ligada a uma carga linear, obtm-se uma tenso e corrente aos terminais da carga puramente sinusoidais, ou seja:
vs ( t ) = 2 V s ef sen( t + )

(3.2) (3.3)

is ( t ) =

2 I s ef sen ( t + )

onde Vs ef e I s ef so os valores eficazes da tenso e corrente, e e so os ngulos relativos de fase.

Relativamente potncia aparente, esta definida como:

= Vs ef I s ef

(3.4)

Ou seja, para sistemas puramente sinusoidais tem-se:

P2 + Q2

(3.5)

onde Q representa a potncia reactiva definida por:

= Vs ef I s ef sen( )

(3.6)

32

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

Quanto ao factor de potncia, este definido como sendo a relao entre a potncia activa e a potncia aparente consumidas pela carga, ou seja:

FP =

P S

P Vs ef I s ef

(3.7)

Neste caso em que a tenso e corrente so puramente sinusoidais, tambm se obtm para o factor de potncia as seguintes relaes:
Vs ef I s ef cos ( ) Vs ef I s ef

FP = FD =

P P +Q
2 2

= cos ( )

(3.8)

onde FD designado de factor de desfasamento, e onde ( ) designado de ngulo do factor de potncia.

Conforme possvel verificar atravs das equaes 3.7 e 3.8, para situaes em que as tenso e corrente so ambas sinusoidais, um factor de potncia igual unidade corresponde uma potncia reactiva de zero, enquanto que, a um factor de potncia de valor muito reduzido corresponde uma potncia reactiva de valor muito elevado. Assim, dado que a maioria das cargas consome potncia reactiva, um baixo factor de potncia em sistemas sinusoidais pode ser corrigido pela simples adio de condensadores colocados em paralelo com a carga.

3.3 - TENSO SINUSOIDAL E CORRENTE DISTORCIDA


Neste ponto ser analisada a situao em que a tenso de alimentao sinusoidal e em que a corrente absorvida por uma determinada carga distorcida (ou seja, contm harmnicas). Note-se que tal como foi referido no captulo anterior, enquanto que algumas harmnicas so originadas por no linearidades do sistema (tal como a saturao dos transformadores), a maioria das harmnicas so originadas pelas cargas que tm conversores electrnicos de potncia (Fig. 3.2).

33

Captulo 3

is

vs

vs

Figura 3.2: Exemplo de uma fonte ideal alimentando uma carga no linear.

Tal como foi referido no ponto anterior, a potncia activa entregue pela fonte monofsica carga definida pela expresso (3.1). Assim, considerando neste caso a tenso puramente sinusoidal e a corrente aos terminais da carga com harmnicas de frequncia mltipla da tenso, ou seja:

vs ( t ) =

2 V s ef sen( t + )

(3.9)

is ( t ) = I s 0 +

k =1

2 I s ef k sen(k t + k )

(3.10)

onde Vs ef o valor eficaz da tenso, o seu correspondente ngulo relativo de fase, I s 0 o valor mdio da corrente, I s ef k os valores eficazes das harmnicas da corrente, e k so os correspondentes ngulos relativos de fase das harmnicas de corrente. De salientar que o valor eficaz da corrente poder ser expresso por:

I s ef

2 Is 0 +

k =1

I s2ef k

2 2 2 2 Is 0 + I s ef 1 + I s ef 2 + I s ef 3 +

(3.11)

34

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

A potncia activa ser ento expressa por:

1 P = T = 1 T

0 T

2 Vs ef sen( t + ) I s 0 + 2 I s ef k sen(k t + k ) d t k =1

2 Vs ef I s 0 sen( t + ) d +

1 + T + 1 T 1 T

2 Vs ef
0 T 0 T 0

I s ef 1 sen( t + ) sen(k t + 1 ) d + (3.12) I s ef 1 sen( t + ) sen(k t + 1 ) d + I s ef 1 sen( t + ) sen(k t + 1 ) d +

2 Vs ef 2 Vs ef

Conforme possvel verificar por esta ltima expresso, a primeira parcela nula. Quanto s outras parcelas, verifica-se que atendendo expresso (3.13), que apenas a segunda parcela (respeitante 1 harmnica da corrente) diferente de zero.

sen ( x) cos ( y ) =

1 2

[ cos ( x y)

cos ( x + y )

(3.13)

Deste modo, conclui-se que para a potncia activa apenas contribui a 1 harmnica de corrente, ou seja:

P = Vs ef I s ef 1 cos( 1 )
Considerando 1 = 1 , obtm-se:

(3.14)

P = Vs ef I s ef 1 cos 1

(3.15)

De salientar que as restantes harmnicas de corrente apenas provocam balanceamentos de energia entre a fonte e a carga que em mdia se anulam, sendo deste modo indesejveis

35

Captulo 3

visto que tm os inconvenientes j indicados (associados s harmnicas de corrente nas redes de energia elctrica) e nem sequer contriburem para transmitir energia para a carga. Quanto potncia reactiva associada tenso v s (t ) e primeira harmnica da corrente i s (t ) , esta definida por:

Q = Vs ef I s ef 1 sen 1

(3.16)

De salientar que grandeza pode ser positiva dizendo-se que a carga indutiva (a primeira harmnica da corrente i s1 em atraso em relao tenso v s (t ) conforme possvel verificar pelo exemplo da Figura 3.3), ou negativa dizendo-se que a carga capacitiva (a primeira harmnica da corrente est em avano em relao tenso).

Figura 3.3: Exemplo de uma tenso sinusoidal e uma corrente distorcida pela carga.

Quanto potncia aparente, esta continua a ser expressa pelo produto da tenso eficaz

Vs ef pela corrente eficaz I s ef

(equao 3.4). Contudo, dado que neste caso o valor da

corrente eficaz obtido a partir da equao (3.11) e considerando que o valor mdio da corrente i s (t ) nulo, a potncia aparente ser expressa por:

S =

(Vs ef

I s ef 1 2 + Vs ef I s ef 2 2 + Vs ef I s ef 3 2 +

) (

(3.17)

Dado que para a potncia activa e reactiva apenas contribui a 1 harmnica da corrente (equao 3.18), a potncia aparente j no poder ser expressa pela equao ( 3.5).

36

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

(Vs ef

I s ef 1 2 = P 2 + Q 2

(3.18)

Assim, a potncia aparente ser ento expressa por:

S =

P2 + Q2 + D2

(3.19)

em que D designa-se de potncia deformante. De salientar, que conforme foi possvel verificar a 1 harmnica da corrente a nica que contribui para a potncia activa transmitida para a carga. Por outro lado, esta 1 harmnica de corrente tambm a nica que permite caracterizar a carga como indutiva ou capacitiva. Todas as outras harmnicas contribuem para a potncia aparente total, mas no para a potncia activa. Como a tenso e as harmnicas da corrente de ordem superior 1 no tm a mesma frequncia, no possvel falar de desfasamento (avano ou atraso) entre essas grandezas nem da natureza indutiva ou capacitiva da carga. Deste modo, o seu contributo para a potncia activa total designado por potncia deformante (equao 3.19). Esta potncia poder ser calculada por:

S 2 P2 Q2

(Vs ef

I s ef 2 2 + Vs ef I s ef 3 2 +

(3.20)

O factor de potncia (definido como sendo a relao entre a potncia activa e a potncia aparente consumidas pela carga tal como j tinha sido referido), nesta a situao em que a tenso de alimentao sinusoidal e em que a corrente absorvida por uma determinada carga distorcida, poder tambm ser expressa por: Vs ef I s ef 1 cos 1 Vs ef I s ef

FP =

P S

I s ef 1 cos 1 I s ef

(3.21)

Conforme possvel verificar por esta ltima expresso, o factor de potncia (FP) s igual a cos 1 quando a tenso e a corrente forem ambas alternadas sinusoidais.

37

Captulo 3

De salientar que fisicamente o factor de potncia representa a percentagem da potncia que realmente utilizada para gerar trabalho. Assim, um FP = 0,2 significa que apenas 20% da potncia total entregue ao sistema utilizado para gerar trabalho. Deste modo, o valor ideal do factor de potncia a unidade (FP = 1). Partindo da equao 3.21, tambm possvel relacionar o factor de potncia com a taxa de distoro harmnica da corrente. Assim, tal como se verificou no captulo anterior onde se definia o conceito de taxa de distoro harmnica, a partir da equao 2.1, obtm-se a seguinte expresso para taxa de distoro harmnica da corrente:

THD I

2 Is ef

2 Is ef 1 . 100% 2 I s ef 1

k =2

I s2ef k
I s ef 1
. 100%

(3.22)

Conforme possvel verificar pela equao anterior, se no existir distoro na forma de onda da corrente, ou seja, no existirem harmnicas de ordem superior fundamental ento a taxa de distoro harmnica ser de zero (situao desejvel). Quanto ao factor de potncia, partindo da equao 3.21 e de acordo com 3.11 possvel obter a seguinte expresso:

FP =

I s ef 1

k =1

I s2 ef k

cos 1

cos 1
k =1 2 Is ef 1

I s2 ef k

cos 1 1 + k =2 2 Is ef 1

I s2 ef k
(3.23)

cos 1 THD I 1+ 100


2

Desta ltima equao, possvel concluir que o factor de potncia no s depende de

cos 1 (tambm designado de factor de desfasamento da 1 harmnica que tal como foi
referenciado permite caracterizar a carga como indutiva ou capacitiva) mas tambm da distoro da forma de onda da corrente.

38

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

Na figura 3.4 apresentam-se trs exemplos distintos. Assim, no primeiro caso a tenso e a corrente so ambas alternadas sinusoidais e esto em fase. No segundo caso a tenso e a corrente tambm so ambas alternadas sinusoidais mas esto desfazadas (note-se que o factor de potncia e o cos 1 so iguais). No terceiro caso, a tenso alternanda sinusoidal, mas a corrente aparece distorcida, ou seja, tem uma forma de onda quadrada. Neste ltimo exemplo, apesar do cos 1 ser igual unidade o factor de potncia no o , conforme o previsto.

v(t) i(t)

(1) = 0 cos (1) = 1 TDH = 0 FP = 1

v (t)
i(t)

(1) = 30 o cos (1) = 0,86

30o

TDH = 0 FP = 0,86

v(t) i(t)
0

(1) = 0 cos (1) = 1 TDH 0,4141 FP 0,92

Figura 3.4: Exemplos tpicos para o clculo do factor de potncia.

39

Captulo 3

3.4 - TENSO E CORRENTE DISTORCIDA


De seguida ir ser analisada a situao em que tanto a tenso de alimentao como a corrente absorvida por uma determinada carga so distorcidas (ou seja, ambas contm harmnicas). Conforme se verificou no captulo anterior, a presena de harmnicas de corrente (para alm da fundamental) nas redes de energia elctrica originam perturbaes das tenses alternadas devidas ao facto da impedncia de curto circuito a montante das cargas no ser nula (Fig. 3.3).

is

vsi

vs

Figura 3.3: Exemplo de uma carga no linear alimentada por uma tenso distorcida.

Independentemente da tenso e corrente serem ou no distorcidas, a potncia activa entregue pela fonte monofsica carga continua a ser definida pela expresso (3.1). Nesta situao em que a tenso e a corrente so distorcidas, estas grandezas podero ser representadas por:

v s ( t ) = Vs 0 +

k =1

2 Vs ef k sen(k t + k )

(3.24)

is ( t ) = I s 0 +

k =1

2 I s ef k sen(k t + k )

(3.25)

onde Vs 0 o valor mdio da tenso , Vs ef k so os valor eficazes das harmnicas da tenso,

os correspondentes ngulos relativos de fase das harmnicas, I s 0 o valor mdio da

40

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

corrente, I s ef k os valores eficazes das harmnicas da corrente, e k so os correspondentes ngulos relativos de fase das harmnicas de corrente.

De acordo com (3.24) e (3.25), o valor eficaz da tenso e corrente poder ser expresso por:

Vs ef I s ef

Vs20 +

k =1

Vs2ef k

Vs20 + Vs2ef 1 + Vs2ef 2 + Vs2ef 3 +


(3.26)

2 Is 0 +

k =1

I s2 ef k

2 2 2 2 Is 0 + I s ef 1 + I s ef 2 + I s ef 3 +

Quanto potncia activa, partindo da sua definio (3.1) e de acordo (3.24) e (3.25), esta ser expressa por:

1 P = T

Vs 0 + 2 Vs ef k sen(k t + k ) k =1 0 I s 0 + 2 I s ef k sen(k t + k ) d t = k =1

1 = T

Vs 0 I s 0 + Vs 0 2 I s ef k sen(k t + k ) + k =1 0

Is 0

k =1

(3.27)

2 Vs ef k sen(k t + k ) +

k =1

Vs ef k I s ef k sen(k t + k ) sen(k t + k ) +

2 Vs ef k I s ef k sen(k t + k ) sen(k t + k ) m =1, n =1, m n

41

Captulo 3

Desenvolvendo a expresso anterior de acordo com (3.26) e (3.13), a potncia activa ser expressa por:

P = Vs 0 I s 0 +

k =1

Vs ef k I s ef k cos( k k ) =

= Vs 0 I s 0 + Vs ef 1 I s ef 1 cos( 1 1 ) + + Vs ef 2 I s ef 2 cos( 2 2 ) + Vs ef 3 I s ef 3 cos( 3 3 ) +

(3.28)

Conforme foi possvel verificar no ponto anterior, no caso em que a tenso sinusoidal e a corrente distorcida, s a 1 harmnica de corrente que contribui para a potncia activa transmitida para a carga. Neste caso em que tanto a tenso como a corrente so distorcidas, para alm da componente contnua, todas as harmnicas de ordem idntica da tenso e corrente contribuem para a potncia activa transmitida para a carga (3.28),. Relativamente potncia aparente, esta continua a ser expressa pelo produto da tenso eficaz Vs ef pela corrente eficaz I s ef (equao 3.4). Assim, nesta situao (tenso e corrente distorcida) o factor de potncia ser expresso por:

FP =

P Vs 0 I s 0 + Vs ef 1 I s ef 1 cos( 1 1 ) + Vs ef 2 I s ef 2 cos( 2 2 ) + = S Vs ef I s ef

(3.29)

Da equao 2.1 obtm-se a seguinte expresso para a taxa de distoro harmnica da tenso:

THDV

Vs2ef

Vs2ef 1

Vs2ef 1

. 100% =

k =2

Vs2ef k
Vs ef 1
. 100%

(3.30)

42

Factor de Potncia vs Distoro Harmnica

Assim, partindo da equao 3.29 e de acordo com 3.23 e 3.30 possvel obter a relao entre o factor de potncia e taxa de distoro harmnica:

FP =

Vs 0 I s 0 + Vs ef 1 I s ef 1 cos ( 1 1 ) + Vs ef 2 I s ef 2 cos ( 2 2 ) + Vs ef 1 THDV 1+ 100


2

I s ef 1

THD I 1+ 100

(3.31)

Conforme possvel verificar por esta ltima equao, o factor de potncia depende da taxa de distoro harmnica da tenso e da corrente.

43

Captulo 3

44

Vous aimerez peut-être aussi