Vous êtes sur la page 1sur 29

MANA 19(2): 219-247, 2013

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS:
INSERO NA PRTICA BIOMDICA (1941 A 2006) A PARTIR DA DIVULGAO EM UM LIVRO-TEXTO DE FARMACOLOGIA
Silvia Cardoso Bittencourt Sandra Caponi Snia Maluf

Introduo
Os termos psicoativo1 e psicotrpico2 denominam uma ampla categoria de drogas que agem no Sistema Nervoso Central (SNC), introduzidas na prtica biomdica por volta da dcada de 1950, quando comea a Era da Psicofarmacologia3 (Healy 1998; Dagognet & Pignarre 2005; Mazana, Pereira & Cabrera 2002; Lopez-Munoz et alli 2004; Pignarre 2001). Antidepressivo refere-se a uma subcategoria dessas substncias. Embora Henri Laborit, na dcada de 1940, tenha percebido o efeito tranquilizante de substncias com ao anti-histamnica, a utilizao de drogas para tratar pacientes com distrbios mentais comea por volta de 1952, em um hospital psiquitrico francs, com Pierre Denicker e Jean Delay. O conceito de neurolptico,4 desenvolvido por Denicker e Delay (Healy 1998), provocou uma revoluo teraputica, dando fora psiquiatria biolgica (Aguiar 2004; Mazana, Pereira & Cabrera 2002; Dagognet & Pignarre 2005). Quando se ampliou o uso de frmacos industrializados, logo aps a Segunda Guerra, observou-se que algumas drogas em teste para outros problemas de sade melhoravam o humor de pacientes com sintomas depressivos, da o termo antidepressivo. A primeira classe desses medicamentos foi a dos Inibidores da MAO:5 ao utilizar a iproniazida6 para tratar a tuberculose, percebeu-se que o humor dos pacientes melhorava. Porm, por possuir muitos efeitos colaterais, esta substncia deixou de ser utilizada nas dcadas seguintes (Dagognet & Pignarre 2005). Ao mesmo tempo, a investigao de substncias relacionadas s fenotiazinas7 estava sendo explorada pelas maiores indstrias de medicamentos da poca em funo da descoberta de sua relao com a histamina,

220

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

substncia endgena reconhecida h anos, a qual passa a ser relacionada a vrias situaes clnicas (Dagognet & Pignarre 2005; Fangmann et alli 2008; Healy 1997). A primeira fenotiazina foi sintetizada em 1883, no laboratrio BASF (Badische Anilin und Sodafabriken), a partir do corante azul de metileno. Ainda nessa dcada foi sintetizado o composto fenotiaznico iminodibenzil, inicialmente previsto para ser utilizado na indstria de roupas e esquecido nos pores da Geigy.8 Cerca de 50 anos depois, o diretor do setor farmacolgico dessa indstria incentivou a pesquisa com os compostos fenotiaznicos na busca de medicamentos sedativos, e o iminodibenzil foi ressuscitado dos pores, dando origem a 42 derivados. Dentre estes, um deles deu origem imipramina, que se estabeleceu como medicamento para tratar sintomas depressivos. Em 1957, os resultados dos testes com esta droga foram apresentados em um congresso de psiquiatria em Zurique, e ela passou a ser comercializada sob o nome de Tofranil. Nascia aqui a classe dos antidepressivos tricclicos (Healy 1997; Fangmann et alli 2008). No decorrer dos anos, novas classes de drogas, categorizadas a partir dos tipos de receptores com os quais interagem no organismo, foram includas no grupo dos antidepressivos. Na dcada de 1980, o desenvolvimento dos Inibidores Seletivos da Recaptao de Serotonina (ISRS) merece destaque, tanto pela difuso do seu uso por mdicos no psiquiatras quanto pela ampliao do uso para outros diagnsticos alm dos quadros caracterizados por sintomas depressivos (Horwitz & Wakefield 2007; Turnquist 2002; Dagognet & Pignarre 2005; Pignarre 2001). Por fim, nas ltimas dcadas do sculo XX e incio do sculo XXI, outros medicamentos, como os inibidores seletivos da noradrenalina, foram lanados no mercado (Baldessarini 2006). O objetivo deste estudo analisar como esses medicamentos foram apresentados e como seu uso foi justificado para estudantes e profissionais mdicos a partir do olhar da farmacologia, rea do conhecimento que lida com o desenvolvimento e a validao de medicamentos. Se atualmente as informaes tcnico-cientficas sobre essa cincia so encontradas em congressos mdicos, artigos cientficos e visitas de representantes de laboratrio, entre outras fontes, algumas dcadas atrs, a principal referncia baseada no conhecimento cientfico disponvel era o livro-texto. Leite (2004) lembra que o livro didtico um dos recursos utilizados para a atualizao cientfica dos profissionais j formados, alm de participar diretamente da formao dos estudantes. Foram analisadas onze edies (de 1941 a 2006) do livro-texto de farmacologia Goodman and Gilmans: the pharmacological basis of therapeutics, amplamente utilizado em todo o mundo. Esta anlise feita por meio de

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

221

uma abordagem histrico-etnogrfica com auxlio da Anlise de Discurso (AD). Vale lembrar que a perspectiva histrica permite que os acontecimentos sejam reunidos de um modo significativo, explicando, ainda que indiretamente, a realidade atual (Mommsen 1982:236-237). No caso deste estudo, optou-se por uma micro-histria (Burke 2002:61) dos antidepressivos a partir do livro-texto, o que permitiu uma abordagem etnogrfica desse livro, analisando como os antidepressivos foram apresentados em suas sucessivas edies, as categorias e os dispositivos retricos utilizados, e mesmo as mudanas quanto aos sentidos enunciados em relao a estes. Burke (2002) aponta que, apesar do surgimento de crticas a estudos deste tipo, existem justificativas para seu emprego. Uma delas seria que:
A escolha de um exemplo individual a ser estudado em profundidade pode ser motivada pelo fato de representar a miniatura de uma situao que o historiador ou antroplogo j sabe (por outros motivos e com base em outras fontes) que predominante (Burke 2002:64).

A anlise histrica e etnogrfica dessa situao singular permite, no caso deste estudo, olhar de outro modo um problema localizado no presente, que o reducionismo biolgico no uso de medicamentos, problema para o qual nos alertam diversos estudos de sociologia, antropologia e epistemologia. Isto porque o medicamento moderno, esse recurso tecnolgico que utilizado como estratgia teraputica, faz parte da configurao ocidental moderna e ganha caractersticas que s podem ser validadas em funo do contexto sociocultural em que est inserido, a partir de valores simblicos e econmicos que traz consigo. No se pretende negar a existncia de fatores biolgicos na ao do medicamento, mas, concordando com Pignarre, entre a molcula, que possui uma ao biolgica, e o medicamento, que uma mercadoria administrada socialmente, h uma construo social que acaba por fazer deste ltimo uma maneira original de ligar o biolgico ao social. Privilegiar um ou outro [desses aspectos] atribuir-lhe [ao medicamento] um excesso de honra ou indignidade (Pignarre 1999:15). Assim, as obras foram analisadas, em um primeiro momento, como um todo: os prefcios, os ndices, sees ou captulos que tratavam da farmacologia como cincia e sees e captulos que tratavam de substncias psicoativas. Em um segundo momento, os captulos sobre antidepressivos foram analisados de forma minuciosa. Com a AD, pretendeu-se extrair as no transparncias da linguagem (Orlandi 1999; Nogueira 2001, 2008) e aspectos como as estratgias discursivas (Van Dijk 1999:31), que incluem,

222

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

por exemplo, questes relacionadas ao contexto (como a questo subjetiva da credibilidade de quem escreve o texto) e estruturao do texto (por exemplo, a forma como os temas so dispostos ou a importncia que se d a cada um deles), assim como os conceitos e as categorias utilizados nas diferentes edies.

Psicofarmacologia e medicamentos psicoativos no livro-texto


A poca pr-psicofarmacologia (as edies de 1941 e 1955)

Nas duas primeiras edies do livro-texto (1941 e 1955), no h referncia a drogas antidepressivas, nem se utiliza o termo medicamento antidepressivo. Existem as sees Drogas depressoras do SNC e Drogas estimulantes do SNC, indicando o tipo de ao predominante, com destaque para as primeiras. Sobre as segundas, os autores ressaltam que a ao estimulante no seletiva no SNC, ela ocorre em todo o organismo (Goodman & Gilman 1947 [1941]:254). Sobre as primeiras, dizem os autores:
Por convenincia, os depressores do sistema nervoso central podem ser divididos arbitrariamente em vrias categorias. Uma classificao simples e prtica a seguinte: (a) anestsicos gerais [...]; (b) drogas sedativo-hipntico-soporferas [...]; (c) narcticos [...]; e (d) analgsicos e antipirticos9 [...] (Goodman & Gilman 1947 [1941]:27).

Como destacam os autores, a classificao em subtipos didtica e arbitrria e, neste caso, o critrio principal para fazer essa classificao foi clnico, baseado nos usos teraputicos da prtica mdica cotidiana, embora destaquem que as drogas classificadas em uma categoria tambm podem ter outros efeitos. Citam o exemplo: qualquer um dos sedativos pode ser administrado em doses suficientes para causar anestesia. [...] Por outro lado, os anestsicos gerais produzem analgesia (Goodman & Gilman 1947 [1941]:27). medida que os autores discorrem sobre determinada droga, vo sendo elencados seus vrios usos (fora o principal, que gerou a classificao) e possveis formas de atuao farmacolgica. Alm das indicaes clnicas principais (tais como anestsicos, sedativos), h referncia de algumas delas para o tratamento de distrbios psiquitricos. Por exemplo, ao falar sobre os barbitricos, medicamentos bastante utilizados naquela poca, Goodman e Gilman destacam que:

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

223

Em estados agudos de mania e, particularmente, no delirium tremens, os barbitricos so valiosos [...]. O uso prolongado de barbitricos para sedao de pacientes com desordens psiquitricas pode resultar em confuso e acentuao dos sintomas e deve ser evitado (Goodman & Gilman 1947 [1941]:147, grifos nossos).

O termo depresso ou sintoma depressivo, no sentido de condio clnica, quase no aparece nessa edio. Foi identificado em duas ocasies, referindo-se aos usos dos brometos:10
Pacientes que sofrem de depresso, arterioscleroses e febre esto particularmente sujeitos a desenvolver uma psicose por brometos em doses da droga que no parecem excessivas. [...] Obviamente nenhum paciente com um distrbio mental ou nervoso no diagnosticado deve receber o halognio11 at que seja bem estabelecido, sem dvida, que a sua doena no devida a uma ingesto prvia de brometo (Goodman & Gilman 1947 [1941]:160). O brometo no tem um uso racional no manejo de pacientes com depresso. [...] No so analgsicos, e seu uso para apaziguar a dor pode causar delrio (Goodman & Gilman 1947 [1941]:165, grifos nossos).

Os argumentos em relao classificao das drogas como depressoras e estimulantes do SNC continuam os mesmos na 2 edio (1955), com a incluso de novas categorias teraputicas na primeira subclassificao. Alm dos anestsicos gerais, das drogas sedativo-hipntico-soporferas, dos narcticos e dos analgsicos, h a incluso dos relaxantes musculares de ao central e dos antiepilticos. Embora os estudos com drogas para tratamento de pacientes psiquitricos principiem na dcada de 1940, ainda no h referncia sobre elas nessa 2 edio do livro (Goodman & Gilman 1964 [1955]). No entanto, termos relacionados psiquiatria aparecem de forma mais frequente na 2 edio do que na anterior, refletindo que, embora ainda no exista uma categoria de medicamentos psicoativos, este enfoque j est circulando na linguagem tcnica da medicina da poca. Por exemplo, na parte que trata dos barbitricos (drogas s quais so dedicadas vrias pginas nessas duas edies), h um subttulo denominado Usos neuropsiquitricos na edio de 1955, em que os autores explicam o uso de tais substncias nesse mbito:
[Alm do tratamento de outros sintomas,] os barbitricos so utilizados com propsito de investigao em neuropsiquiatria e para o diagnstico e tratamento de vrias desordens mentais. Os termos narcoanlise e narcoterapia foram

224

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

cunhados para designar esses usos especializados. [...] O objetivo estabelecer um estado de relaxamento e sedao profunda, no qual as inibies so removidas e o paciente pode ser induzido a comunicar livremente o material de conflito emocional que est causando seus sintomas (narcocatarse) (Goodman & Gilman 1964 [1955]:141; grifos no original).

Os autores complementam que a narcocatarse serve para fazer o diagnstico diferencial entre quadros neurticos (como a histeria de converso e fadiga de combate12) e quadros psicticos, e para o tratamento dos primeiros. O conhecimento farmacolgico neste caso serve apenas para dizer quais doses provocam o efeito sedativo (Goodman & Gilman 1964 [1955]:141) para que o tratamento clnico seja institudo.

A psicofarmacologia ganha espao: medicamentos para problemas psiquitricos no livro-texto (edies de 1965 a 1990)

A abordagem dos problemas psiquitricos e dos medicamentos antidepressivos como temas de captulos ou sees especficas no livro de farmacologia acontece na 3 edio (Goodman & Gilman 1965). Esta sofre uma reorganizao de temas, com a substituio das sees Drogas depressoras do SNC e Drogas estimulantes do SNC pela seo Drogas que atuam no SNC. Alm dos 17 captulos que faziam parte das duas edies anteriores, a 3 edio ganha um novo, o das Drogas utilizadas na terapia de desordens psiquitricas, que comea considerando o papel desses medicamentos:
Embora o interesse nos efeitos psicolgicos dos agentes farmacolgicos seja to antigo quanto a humanidade, os usos de drogas para o tratamento das desordens psiquitricas tornou-se disseminado somente a partir da metade dos anos de 1950. Medicamentos tm encontrado seu papel nas prticas psiquitricas de orientao mais analtica, e na prtica da medicina eles so usados em grande escala para modificar atitudes e emoes dos pacientes. Nesta ltima direo, eles so frequentemente abusados. Ningum vai negar que o indivduo claramente psictico ou severamente deprimido est em situao urgente de terapia, e as drogas agora desempenham um papel maior no tratamento dessas desordens severas. No entanto, o vasto nmero de indivduos neurticos poderia ser auxiliado mais por mdicos simpticos e compreensivos do que por drogas, se o mdico puder despender mais tempo ouvindo esses pacientes e discutindo seus problemas com eles (Jarvik13 1965:159, grifos nossos).

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

225

Na 4 edio (Goodman & Gilman 1970), que continua de forma geral muito semelhante 3, este trecho se mantm. Os medicamentos utilizados na rea de psiquiatria so trazidos como recurso teraputico, e os profissionais mdicos devem discernir quando h necessidade de aliviar o sofrimento, evitando seu uso desmedido, como aparece no excerto acima, apenas para modificar atitudes e emoes. H o alerta para que no ocorra o uso abusivo dessas drogas, ao mesmo tempo em que se sinaliza que j existe uso indevido. Na 3 edio, so apontados aspectos psicolgicos, sociais e econmicos relacionados aos distrbios psiquitricos e feitas consideraes sobre o papel dos medicamentos. So abordados os limites e as vantagens do tratamento farmacolgico, sempre contextualizando o assunto. O autor escreve nesta edio um trecho que se mantm idntico na seguinte (1970):
importante assinalar que um diagnstico psiquitrico, por si s, no determina a natureza da terapia medicamentosa. [...]. necessrio um julgamento clnico considervel na determinao de quais drogas so necessrias para determinado paciente em uma situao particular. [...]. A nica forma de tratamento que um psiquiatra sozinho pode administrar simultaneamente a uma srie de centenas de pacientes o tratamento medicamentoso. No entanto, a farmacoterapia tem limitaes claras no tratamento dos distrbios psicolgicos. As drogas no podem modificar diretamente influncias hereditrias, relacionadas a estruturas familiares ou situaes socioeconmicas de um indivduo. Elas podem modificar a reao do paciente ao seu meio ambiente e seu funcionamento emocional e intelectual, mas o comportamento em curso vai continuar sendo determinado em grande parte pelas repostas aos estmulos que permanecem (Jarvik 1965:161; 1970:153, grifos nossos).

Esta ltima frase refora o uso dos medicamentos como mais um recurso teraputico para lidar com os sintomas. H clareza de que o paciente o foco, e o contexto no qual est inserido valorizado. possvel perceber que a abordagem semelhante quela descrita nos sculos precedentes, na qual se leva em conta o contexto individual e social daquele que tem determinados sintomas (Horwitz & Wakefield 2007). Mesmo que a argumentao para o uso das drogas psicoativas esteja relacionada a questes prticas, como a possibilidade de atender a muitos pacientes, h destaque para que se leve em conta o contexto maior daquele que vai ser tratado (Jarvik 1965, 1970), caracterizando uma abordagem no reducionista. Na edio seguinte (Goodman & Gilman 1975), o captulo que trata das drogas para doenas psiquitricas mantm o mesmo nome, mas passa a ser

226

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

escrito por outro autor e tem sua introduo modificada. So apresentadas questes como o uso ampliado de medicamentos psicoativos:
Vinte por cento das prescries escritas em uma comunidade mdia nos Estados Unidos so para medicaes que se destinam a afetar os processos mentais, nomeadamente estimular, sedar ou modificar de outra forma o comportamento (Byck14 1975:152).

H ainda referncia s dificuldades em como estabelecer os diagnsticos psiquitricos para o uso das drogas que possuem determinada indicao clnica:
O uso de drogas para o tratamento das desordens psiquitricas complicado por muitas das incertezas e imprecises diagnsticas que tm importunado a psiquiatria. [...] Em psiquiatria, apesar dos melhores esforos, a confuso das entidades diagnsticas antes uma regra do que uma exceo e, consequentemente, o uso de drogas psicotrpicas frequentemente sofre a ausncia da preciso e da elegncia possveis em outras reas da medicina (Byck 1975:152).

O autor complementa que a falta de diagnstico preciso no deve impossibilitar o uso das drogas que sejam benficas ao paciente e lembra que subsdios para estabelecer a terminologia diagnstica podem ser encontrados no Manual de diagnstico e estatstica de sade mental II15 (1968), da Associao Americana de Psiquiatria (Byck 1975:153, grifo no original). Destaca tambm que as drogas psicoativas, ao longo de sua histria, tm sido utilizadas em duas vias diferentes, enumeradas na seguinte ordem: a primeira foi o uso de drogas para modificar comportamentos normais e para produzir modelos de loucura [madness]. A segunda foi para aliviar ou curar doenas mentais (Byck 1975:153). Sobre aspectos histricos, o autor lembra que a pesquisa psicofarmacolgica teve uma rpida expanso na dcada de 1960 e, em consequncia, houve aumento do uso dos medicamentos psicoativos. Ele completa: alm disso, muita ateno tem sido dada responsabilidade no tratamento com drogas psicoteraputicas, e uma viso equilibrada de suas vantagens e desvantagens est comeando a emergir (Byck 1975:153). Esta ltima frase traz novamente a ideia de usos no equilibrados ou abusivos. Mas a questo do mau uso no explicitada nesta 5 edio como havia sido feito nas 3 (1964) e 4 (1970) edies. O captulo que trata das drogas para doenas psiquitricas na 6 edio (Gilman, Goodman & Gilman 1983 [1980]) comea com comentrios sobre

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

227

as drogas prescritas nos Estados Unidos. Segundo o autor do captulo, Baldessarini,16 cerca de 20% seriam aquelas que atuam em processos mentais (1983:346), tal como referido na edio anterior. So consideradas, neste captulo do livro que trata das drogas para uso psiquitrico, trs categorias de drogas: a) os antipsicticos, tambm chamados neurolpticos, utilizados para as psicoses; b) os chamados estabilizantes do humor (o exemplo citado o dos sais de ltio) e antidepressivos, que tambm so denominados pelo autor de agentes elevadores do humor; e c) os agentes ansioltico-sedativos, particularmente os benzodiazepnicos (BZD), que so empregados nos estados de ansiedade (:346). Novamente, como na 5 edio, so citadas as incertezas do diagnstico psiquitrico, e nesta 6 edio sugere-se que os leitores se dirijam ao Manual de diagnstico e estatstica de sade mental (DSM) da Associao Americana de Psiquiatria (:347), demonstrando o vnculo que a farmacologia estabelece com os critrios clnicos vigentes em cada poca. H ainda a referncia s pesquisas com os medicamentos psicotrpicos e suas relaes com possveis bases biolgicas para as doenas psiquitricas, que o autor diz serem auxiliadas por uma disciplina mdica conhecida como psiquiatria biolgica. Ele complementa: Embora s vezes haja desacordo entre psiquiatras a respeito do diagnstico e das indicaes para vrios tratamentos, essas incertezas no invalidam os muitos efeitos salutares de medicamentos sobre os sintomas mentais (:347). Essas afirmaes nos remetem questo do conhecimento cientfico e seus dois mbitos de desenvolvimento: um relacionado busca de explicaes causais e o outro, ao desenvolvimento de produtos tcnicos, como destacam Lacey (1998) e Lewontin (1991). Este ltimo, ao referir-se s duas funes da cincia fornecer meios para a manipulao de recursos da natureza proporcionando mudanas no modo de vida, e buscar explicaes para como as coisas so e como funcionam (Lewontin 1991:4) lembra que muitas vezes elas esto completamente separadas, embora possam tambm estar relacionadas. No caso dos medicamentos psicoativos, se h a busca das explicaes causais, este aspecto est em desenvolvimento e tem oferecido apenas respostas parciais. Embora se afirme que a introduo de hipteses farmacologicamente orientadas referentes s bases biolgicas de doenas mentais graves encorajou a pesquisa racional em psiquiatria (Baldessarini 1983:348), no so estabelecidas relaes causais a respeito das doenas mentais a partir da farmacologia at a 6 edio do livro-texto. O que existe so hipteses, e o uso de medicamentos baseia-se nos sucessos da clnica: mesmo que no se tenha um diagnstico preciso, a utilizao de medicamentos pode aliviar sintomas.

228

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

A 7 (Gilman et alli 1985) e a 8 (Gilman et alli 1990) edies incluem o captulo que trata das drogas para doenas psiquitricas escrito por Baldessarini, o mesmo autor da 6 edio (1980), e o texto se mantm praticamente idntico. Sobre o diagnstico diferencial das doenas psiquitricas para o uso das drogas que so indicadas em diferentes situaes clnicas, no h mais a referncia explcita aos DSM, mas uma referncia indireta, atravs de citaes bibliogrficas no decorrer do texto (Baldessarini 1990:384). Tanto a 7 como a 8 edio do Goodman & Gilman tm na introduo a seguinte considerao: alguns aspectos principais da nosologia psiquitrica so sumarizados brevemente aqui, e informaes adicionais so fornecidas nas discusses das classes de drogas especficas (Baldessarini 1985:388; 1990:384). Sobre essa nosologia so apresentadas classificaes clnicas, como a diferenciao entre: a) psicoses; b) neuroses; e c) desordens afetivas maiores ou desordens manaco-depressivas, primariamente causadas por alteraes das emoes e do humor, e que podem ser classificadas como doena bipolar, doena unipolar ou episdios moderados de depresso. Sobre esta ltima categoria, o autor refere que: em adio [ doena bipolar e unipolar], a depresso pode ocorrer como uma desordem moderada ou como um sintoma de outras doenas psiquitricas ou mdicas (Baldessarini 1990:384). Segundo o autor, os diagnsticos includos nessas trs categorias de classificao tm sintomas que podem se sobrepor (Baldessarini 1990:384), corroborando a colocao dos autores das edies anteriores sobre a dificuldade do diagnstico em psiquiatria. possvel observar, a partir da leitura dessas edies do livro-texto, que tanto a incluso em alguma categoria quanto os tratamentos dependem do diagnstico clnico realizado. Este, por sua vez, sofre a influncia da percepo subjetiva do mdico e do que considerado como doena em determinado momento histrico. Mesmo com a busca de uma relao entre as doenas ligadas ao comportamento e determinadas substncias endgenas, tambm nas 7 e 8 edies do livro-texto no a partir da farmacologia que ocorre a classificao das doenas psiquitricas, mas sim de critrios da clnica. Cabe destacar que na 1 edio do livro os autores afirmam que embora a farmacologia seja, em si mesma, uma cincia mdica bsica, ela recebe contribuies de muitas disciplinas mdicas e contribui livremente com vrios assuntos e tcnicas dessas disciplinas, quer sejam estas clnicas ou pr-clnicas (Goodman & Gilman 1947 [1941]:v).

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

229

Final do sculo XX e incio do sculo XXI: os antidepressivos ganham destaque entre os psicofrmacos (as edies de 1996, 2001 e 2006)

A 9 edio (Hardman et alli 1996) traz reformulaes na organizao do livro como um todo. Por cinco edies (da 3 8), o captulo Drogas no tratamento das desordens psiquitricas incluiu trs categorias de medicamentos: a) drogas para psicoses; b) drogas para ansiedade; c) drogas para depresso (3 edio) ou drogas para transtornos de humor (4, 5, 6, 7, 8 edies). A partir da 9 edio, este captulo desmembrado em dois: Drogas e o tratamento das desordens psiquitricas: psicose e ansiedade (Cap.18) e Drogas e o tratamento das desordens psiquitricas: depresso e mania (Cap.19). Nas 10 (Hardman, Limbird & Gilman 2001) e 11 (Brunton, Lazo & Parker 2006) edies, essas drogas so descritas ainda em dois captulos, mas com seus ttulos reformulados. Na 10 edio, eles tm os ttulos Drogas e o tratamento das desordens psiquitricas depresso e desordens de ansiedade e Drogas e o tratamento das desordens psiquitricas psicose e mania. J na 11 edio so intitulados Terapia medicamentosa da depresso e desordens de ansiedade e Farmacoterapia das psicoses e mania. Essas mudanas nos arranjos das drogas por captulos, relacionando-as com os diagnsticos e os sintomas em combinaes diferentes, demonstram mais uma vez o quanto as classificaes nessa rea so flexveis. Outro aspecto a ser destacado a ausncia de definies de conceitos nas ltimas edies, em particular na 11 (Brunton, Lazo & Parker 2006). Nesta, at mesmo o termo farmacologia no conceituado ou definido, algo que aconteceu em todas as outras edies. Em relao s categorias de drogas, se nas edies precedentes havia a definio do que seriam drogas depressoras ou estimulantes, antipsicticos ou neurolpticos, entre outras conceituaes, na 11 edio os termos so utilizados sem que se explore seu significado. Sobre esta questo, vale lembrar que so as opacidades do discurso, mais do que as transparncias, que interessam em uma anlise crtica sobre o que est sendo dito (Orlandi 1999, 2005). Ao no se colocar o que significam essas denominaes, permite-se, por exemplo, a interpretao (naturalizada, como se s esta fosse possvel) de que as drogas antidepressivas e antipsicticas agem contra as depresses e as psicoses, quando esta no a nica interpretao possvel, pois essas drogas podem estar apenas minimizando sintomas e no provocando a cura, ou ainda, podem estar sendo usadas para tratar sintomas no relacionados a esses diagnsticos.

230

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

Por exemplo, a categoria nosolgica ansiedade, que era abordada em um subttulo (antes da 9 edio), ganha um captulo em que est associada s psicoses (9 edio) e depois depresso (10 e 11 edies). Os ISRS passaram a ser indicados para situaes relacionadas depresso, e tambm para os chamados distrbios de ansiedade, associados ou no aos benzodiazepnicos, como no caso do diagnstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e do Transtorno de Ansiedade Social (TAS). Conrad (2007) aborda o surgimento destas duas entidades nosolgicas a partir do interesse de um laboratrio farmacutico em lanar no mercado um ISRS (paroxetina), quando a fluoxetina j detinha o espao para tratar a depresso e havia a necessidade de encontrar outro nicho para a primeira. A troca dos BZD pelos ISRS (ou pelo menos a associao de ambos) pode ter suas origens na introduo do diagnstico de depresso de forma ampliada, no meio mdico, com a ajuda da prpria indstria farmacutica. Sobre esta questo, Healy (1997) lembra que uma possibilidade de narrativa da descoberta dos medicamentos para tratar a depresso foi a sua descoberta pela indstria farmacutica, no final dos anos 1950 (:74), com o desenvolvimento da amitriptilina, um composto quase idntico j conhecida imipramina. A amitriptilina foi pesquisada ao mesmo tempo (o que no costuma ser comum no mbito da indstria farmacutica) pelas companhias Merck, Roche e Lundbeck. Healy assinala que quando se tornou claro que havia dinheiro a ser feito, com sucesso, com os antidepressivos, as duas companhias romperam com a Merck, mas esta saiu vencedora porque havia patenteado a droga especificamente para a depresso (:75). Podem ser citados dois fatores para que a substituio do amplo uso dos BZD tenha ocorrido apenas com os ISRS no final do sculo XX: o primeiro relacionado ao espao j ocupado pelos BZD nas dcadas de 1960 e 1970, e o segundo relacionado aos efeitos colaterais que ainda so intensos com os tricclicos (embora bem menos do que os dos Inibidores da MAO). Sobre estes fatores, Healy (1997) afirma:
Em essncia, no entanto, a Merck no vendeu apenas amitriptilina, ela vendeu uma ideia. A amitriptilina tornou-se o primeiro dos antidepressivos a ser vendido em volumes substanciais. Os anos de 1960, no entanto, eram um mundo no qual o Librium e o Valium17 eram reis, o que significa que, comparado com as percepes correntes da poca, o tamanho do mercado da depresso no hospitalizada era provavelmente considerado relativamente pequeno. No havia, nessas circunstncias, nenhum espao para uma diversidade de conceitos (para energizantes psquicos, timolpticos18 e antidepresssivos), e tampouco foram reconhecidas clinicamente claras diferenas entre os diversos grupos de

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

231

compostos conhecidos, eles foram colocados sob a ampla noo guarda-chuva de antidepressivos, suficiente para manter as vendas at que o eclipse dos BZD conduzisse a uma expanso do mercado de antidepressivos e ampla descoberta desses medicamentos, que s aconteceu com os ISRS (Healy 1997:76).

Vale lembrar que se os barbitricos foram drogas amplamente utilizadas na primeira metade do sculo XX (inclusive de forma abusiva, como possvel observar em passagens do livro-texto nas trs primeiras edies), os compostos benzodiazepnicos (BZD) foram as drogas psicoativas das dcadas de 1960 e 1970, mantendo seu uso nas dcadas seguintes, apesar dos alertas de uso abusivo e da possibilidade de provocarem dependncia nos usurios (Auchewski et alli 2004; Nastasy, Ribeiro & Marques 2008; WHO 1983; Woods, Katz & Winger 1988). J os ISRS tm sido utilizados amplamente a partir da dcada de 1990, e esse uso tambm pode estar sendo abusivo, como apontam autores como Pignarre (2001) e Turnquist (2002).

As diferentes classes de medicamentos antidepressivos


Inibidores da MAO: os primeiros antidepressivos

Os primeiros medicamentos abordados em Drogas para depresso na 3 edio do livro-texto so os Inibidores da MAO (Goodman & Gilman 1965). Vale destacar que nesta edio no h referncia ao termo antidepressivos, nem no decorrer do texto, nem no ndice alfabtico remissivo. Este termo aparece pela primeira vez em subttulo do item Drogas para depresso da 4 edio (1970), sem constar, no entanto, no ndice remissivo como palavra de busca, refletindo sua introduo na linguagem da poca, mas ainda no de forma disseminada. O ndice alfabtico da 6 edio no pde ser pesquisado, sendo na 7 edio a primeira vez em que o termo antidepressivo foi observado. No h dvidas de que os IMAO foram as primeiras drogas utilizadas em pacientes com sintomas depressivos (Dagognet & Pignarre 2005; Healy 1997). Em todas as edies do livro-texto de Goodman e Gilman, sua introduo nas pesquisas pr-clnicas e clnicas referida a partir do incio da dcada de 1950, enquanto os tricclicos s aparecem a partir da segunda metade dessa mesma dcada. Porm, Healy (1997) aponta que em diferentes momentos da histria considerou-se uma ou outra classe e seus descobridores como pioneiros na utilizao de drogas com o propsito de tratar pacientes depressivos.

232

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

Uma das razes para esse reconhecimento tardio que os IMAO foram pouco valorizados por seus efeitos colaterais facilmente reconhecveis, e os tricclicos foram considerados os medicamentos que abriram esse espao na teraputica. Healy (1997) lembra que a expanso de ambos como recurso teraputico ocorreu na dcada de 1960, com o lanamento dos tricclicos no mercado. Por outro lado, a possvel relao da serotonina com a depresso foi apontada pelos pesquisadores que trabalharam com os IMAO como drogas antidepressivas j na dcada de 1950, tese que ganhou fora nas ltimas dcadas do sculo XX e que refora o papel dos IMAO como os primeiros antidepressivos (Healy 1997). Isto porque os IMAO atuam diminuindo a recaptao da enzima monoamina oxidase, que tem papel importante no metabolismo das chamadas aminas biognicas (incluindo dopamina, noradrenalina, adrenalina e serotonina). Na 3 (1965) e na 4 (1970) edies do livro-texto, a abordagem dos IMAO se inicia da seguinte forma:
At o final da dcada de 1950, no havia tratamento farmacolgico amplamente aceito para depresso. [...] A introduo dos inibidores da MAO e, mais tarde, dos derivados dibenzazepnicos19 gerou algum otimismo em relao s vrias sndromes depressivas, j que estudos clnicos controlados tm indicado que ambos os grupos de agentes so de fato efetivos em certos casos. [...] No entanto, a relao entre a inibio da MAO e as aes teraputicas dessas drogas no est estabelecida (Jarvik 1965:181; 1970:153, grifo nosso sublinhado e do original em itlico).

O otimismo que aparece com o resultado dos usos dessas drogas em pacientes com sintomas depressivos precedido do adjetivo algum, provavelmente em funo dos divergentes resultados nos estudos clnicos. Completando:
A eficcia teraputica dos inibidores da MAO no est bem confirmada. Alguns investigadores afirmam que suas experincias com os inibidores da MAO tm sido desapontadoras [...]; outros relatam, completamente entusiasmados, que essas drogas so efetivas [...] (Jarvik 1965:203; 1970:191). Dependendo do observador, do paciente e da situao, a depresso pode ser vista como um sintoma, uma sndrome ou uma entidade nosolgica, e a perda de uniformidade em classificar os diversos quadros clnicos considerados sob a rubrica de depresso constitui o maior obstculo para a definio de qualquer modalidade de tratamento (Jarvik 1965:202; 1970:191, grifo nosso).

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

233

Na 5 edio (Byck 1975:186) tambm aparece a parte grifada da citao acima. No decorrer das prximas edies, possvel observar a tentativa de objetivao do diagnstico da depresso, sempre a partir de critrios clnicos. Tambm h no texto comentrios sobre as possveis aes dessas drogas no organismo derivados de estudos farmacolgicos, sem que a indicao teraputica parta da farmacologia. Nas 6, 7 e 8 h referncia limitao do uso dos IMAO (Baldessarini 1983:377; 1985:423; 1990:414), apontando seu papel secundrio no tratamento da depresso em relao aos compostos tricclicos. Nas 9, 10 e 11 edies, eles so citados, mas tm menos destaque na obra, sempre em funo de seus efeitos colaterais exacerbados.

Os tricclicos ampliando o mercado de medicamentos para tratar sintomas depressivos

A segunda classe de medicamentos apresentada na 3 edio, os compostos dibenzazepnicos, descrita no segundo subttulo do subitem Drogas para depresso. Assim inicia sua apresentao na 3 edio (1965), que tem a parte grifada repetida na 4 edio (1970):
Os derivados dibenzazepnicos, imipramina e amitriptilina so as drogas mais amplamente utilizadas para o tratamento da depresso. Eles podem ser considerados sucessores dos inibidores da MAO, os quais por muitos anos foram considerados os nicos agentes efetivos disponveis para essa condio. [...] Embora pouco se conhea sobre a etiologia da depresso endgena ou os mecanismos de ao das drogas dibenzazepnicas, sua eficcia em aliviar tal condio tem sido bem estabelecida (Jarvik 1965:198; 1970:186, grifo nosso).

Na 5 edio, o subitem Drogas usadas no tratamento das desordens afetivas traz no seu incio dois pargrafos que falam sobre as desordens mania e depresso, consideradas sintomas primrios. Nesta parte, o autor destaca que esses sintomas, caracterizados por extremos de humor, podem ser acompanhados de psicoses ou, ao contrrio, as psicoses podem apresentar esses sintomas no seu curso. Alm disso, mudanas severas de humor sem psicose podem ser acompanhadas de ansiedade (Byck 1975:174). Aps essas consideraes, afirma que a escolha de um antipsictico ou um antidepressivo fica a critrio do mdico em funo da histria do paciente e do quadro clnico. A seguir, os tricclicos so a primeira classe de medicamentos abordada, com a descrio das caractersticas farmacolgicas dessas drogas. O autor

234

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

afirma que sua eficcia em aliviar a depresso tem sido bem estabelecida, sem referncia ao que seria depresso (Byck 1975:174). No decorrer do texto sobre os tricclicos, h referncia fisiopatologia aminrgica da depresso na tentativa de explicar as aes das drogas antidepressivas (Byck 1975:176). No entanto, nessa mesma edio h consideraes sobre a incerteza quanto ao modo de atuao dessas drogas:
A ao dos antidepressivos tricclicos no metabolismo das catecolaminas e indolaminas no crebro tem contribudo significativamente para a hiptese bioaminrgica da depresso. O campo to complexo que somente um breve esboo apresentado aqui. [...] Todos os antidepressivos tricclicos bloqueiam a recaptao da noradrenalina pelos terminais adrenrgicos dos nervos. [...] alguns so mais potentes em bloquear a recaptao de 5-HT.20 [...] A relao desses efeitos com as aes dos antidepressivos tricclicos na depresso humana no conhecida (Byck 1975:176).

Na 6 edio (1980, 1983 brasileira), tambm no subitem que trata dos medicamentos usados nos distrbios de humor, antes de entrar no tema das drogas especficas, h uma pequena introduo. Nesta so abordados os quadros de distrbios afetivos (que incluem os diagnsticos de mania e depresso), sua relao com os quadros de psicoses e as confuses que podem ocorrer no diagnstico diferencial, influenciando a escolha dos medicamentos. A abordagem muito semelhante da 5 edio (1975). De forma geral, essas quatro edies trazem tanto as dificuldades de diagnstico diferencial entre as categorias de doenas psiquitricas como o fato de mania e depresso poderem ser um sintoma ou uma entidade nosolgica, porm no de forma to explcita quanto nas 3 e 4 edies. Se na 5 edio a hiptese bioaminrgica foi tratada no decorrer do tema tricclicos, nas 6, 7 e 8 edies ela faz parte dessa pequena introduo, antes das classes especficas de drogas, com a seguinte considerao: os IMAO e os ATD tricclicos tm ao sobre as monoaminas biognicas, e essa ao leva especulao (termo usado na 8 edio de Goodman & Gilman pelo autor Baldessarini 1990:405, grifo nosso) de uma base biolgica relacionada com alteraes nessas substncias e os distrbios de humor. Apesar disso, o autor afirma: No entanto, h pouca evidncia direta sobre essa viso, e no est claro o quanto as aes nos sistemas monoaminrgicos so cruciais para os efeitos clnicos da maioria das drogas antidepressivas (Baldessarini 1985:413), ou desta forma, na 8 edio: No entanto, a evidncia dessa viso limitada e inconsistente (Baldessarini 1990:405).

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

235

Na 9 edio (1996), os tricclicos passam a dividir a indicao, como medicamentos de primeira escolha, com os ISRS (Baldessarini 1996:432439), que eram considerados atpicos at a 8 edio. Nas 10 e 11 edies, os tricclicos ainda aparecem, de forma semelhante da 9 edio, mas dividem o espao, como drogas de primeira indicao, com os medicamentos includos na categoria dos ISRS. Vale lembrar que se nas primeiras edies do livro-texto havia referncia ao papel do mdico no diagnstico diferencial dos quadros clnicos e na sua relao com o paciente como fatores importantes na escolha do medicamento, nas ltimas edies (em especial a partir da 10) este aspecto no mais destacado, com citao apenas de referncias sobre as classificaes diagnsticas, como os DSM. O que se quer destacar que esses aspectos, antes citados, deixam de aparecer nas edies mais recentes. No cit-los ou neg-los demonstra a possibilidade de reducionismo explicativo.

Os Inibidores Seletivos da Recaptao da Serotonina (ISRS)

Os ISRS aparecem nas 7 e 8 edies na categoria antidepressivos atpicos, com poucas linhas sobre sua atuao, apenas citando seu surgimento. Na 9 edio, deixam de pertencer a esta categoria. Assim os autores apresentam essas drogas na 9 edio, que tem outros atpicos que no mais os ISRS:
Recentemente, aps dcadas de progresso limitado, uma srie de antidepressivos inovadores tem emergido. A maior parte deles, como a fluoxetina, so caracterizados como inibidores da inativao da recaptao ativa da serotonina [...]; outros [...] tm uma neurofarmacologia menos bem definida e podem ser considerados atpicos. Embora a eficcia dos novos agentes no tenha demonstrado ser superior aos agentes mais antigos, sua segurana relativa e tolerabilidade tm levado sua rpida aceitao como os antidepressivos mais comumente prescritos21 (Baldessarini 1996:432, grifo nosso).

O destaque para a questo da no superioridade de eficcia em relao a compostos mais antigos. Diferentemente dos IMAO e dos tricclicos, que tm a histria de seu desenvolvimento citada nas diferentes edies do livro de Goodman e Gilman, no h referncia ao desenvolvimento dos ISRS, nem aos seus aspectos histricos. Sobre estes compostos, Healy lembra que se a adrenalina, a dopamina e a noradrenalina foram investigadas na Amrica, a Europa se interessou mais

236

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

pela serotonina. Em 1963, aparecem estudos com o triptofano (o aminocido precursor da serotonina) e sua relao com os IMAO na Inglaterra. Nos anos seguintes, isso tambm acontece na Holanda, Sua e Sucia. Foi neste ltimo pas, em Gotemburgo, que trs pesquisadores iniciaram estudos com os antihistamnicos bromofeniramina e clorfeniramina (Healy 1997:165). Provocando uma pequena alterao na molcula da primeira substncia, Hans Corrodi, que trabalhava em uma subsidiria da Astra,22 produziu a zimelidina em 1972, o primeiro inibidor especfico da recaptao de serotonina. Esta droga, patenteada para uso como antidepressivo e liberada na Europa, foi retirada do mercado em 1982 por ter sido relacionada ao aparecimento de casos da Sndrome de Guillain Barr (Healy 1997:165; Lundbeck 2000:17). Nos Estados Unidos, o processo de aprovao pela FDA no foi concludo por causa deste efeito colateral, e a droga no chegou a ser comercializada. Em outros locais, pesquisas com drogas inibindo a recaptao da serotonina foram desenvolvidas. Em 1983 foi lanado o citalopram na Dinamarca pela Lundbeck23 que, embora no tenha feito tanto sucesso na poca quanto a fluoxetina (lanada alguns anos depois), continua no mercado ainda hoje. A fluoxetina, com estudos iniciados tambm na dcada de 1970, foi lanada pela Lilly24 nos Estados Unidos em 198725 e, nos anos seguintes, em vrios pases da Europa. Outros compostos da mesma classe surgiram na dcada de 1990, como a sertralina e a paroxetina (Healy 1997:166-167). A fluoxetina representou os ISRS por anos, como estrela dessa classe de medicamentos, caracterizando uma poca em toda a medicina, e no apenas na psiquiatria. Em 1972, segundo Healy, quando os pesquisadores da Lilly estudavam essa droga,
Eles tinham clareza que haviam produzido um inibidor de recaptao de serotonina, mas tinham menos clareza no incio sobre para que esse composto poderia ser usado. Aps os primeiros estudos de toxicidade em animais terem demonstrado que o composto era provavelmente seguro em humanos, a Lilly convocou uma srie de encontros com investigadores clnicos para testar e determinar qual mercado poderia existir para um inibidor de recaptao de serotonina. [...] Foi apenas no incio da dcada de 1980, [...] com a percepo de que o tamanho do mercado de antidepressivos comeou a mudar, que a Lilly acelerou o desenvolvimento da fluoxetina como um antidepressivo. O estudo clnico que evidenciou suas propriedades antidepressivas tornou-se disponvel apenas em 1985 (Healy 1997:167-168).

No livro de Goodman e Gilman, a partir da 3 edio, h um captulo que trata dos autacoides,26 incluindo substncias atuantes em vrias partes

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

237

do organismo, mas, na ocasio, sem suas funes identificadas. Entre as principais substncias estavam a histamina e a serotonina. Presentes em todo o organismo (nas clulas do trato gastrointestinal, nas plaquetas e nas sinapses neuronais), prometiam um futuro promissor queles que trabalhavam com o desenvolvimento de medicamentos, mesmo que ainda no se soubesse para quais situaes clnicas (Goodman & Gilman 1965:614-615). Em determinado momento, percebeu-se que medicamentos atuantes sobre a serotonina poderiam ser teis nos quadros com sintomas depressivos. Atualmente, os ISRS so as drogas que expandiram os domnios dos antidepressivos para vrias situaes de sade alm do tratamento de situaes relacionadas ao humor. Se os tricclicos j eram utilizados para outras situaes (enurese noturna, dores crnicas, entre outros), os ISRS ganham espao de forma muito mais ampliada, em grande parte por seus menores efeitos colaterais:
Em adio ao seu uso na sndrome de depresso maior no adulto, os vrios agentes antidepressivos tm encontrado ampla utilidade em vrias outras desordens psiquitricas que podem ou no estar psicobiologicamente relacionadas s desordens do humor. O estmulo para encontrar novas indicaes [desses medicamentos] tem aumentado com o advento dos agentes mais novos, que so menos txicos, simples de usar e muitas vezes mais aceitos tanto por mdicos como por pacientes (Baldessarini 1996:445; 2001:468, grifo nosso).27

Eles deixam de ser apenas antidepressivos, embora mantenham este nome, para se tornarem drogas de mltiplos usos, impulsionadas por seus efeitos menos txicos e por sua simplicidade de uso. O destaque vai para a parte grifada, em que se abrem novas possibilidades de uso para essas drogas, que passam a ter outras indicaes alm de aes antidepressivas, tais como transtorno de ansiedade, fibromialgia, anorexia nervosa, bulimia, diabetes e outras sndromes neuropticas, entre outros (Baldessarini 1996:446).

Consideraes finais
Se depresso foi um termo utilizado no sentido de baixo funcionamento ou reduo da funo no incio de sua introduo na biomedicina, por volta de 1860 (Berrios 1996), os medicamentos para tratar situaes clnicas relacionadas aos sintomas depressivos aparecem somente em torno de 1950. Anteriormente, alguns medicamentos eram empregados para tratar esses

238

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

sintomas, mas no como uma classe de drogas especficas. No livro-texto de farmacologia de Goodman e Gilman, essas drogas aparecem de forma explcita a partir da 3 edio (1965), ainda que introduzidas na prtica biomdica anos antes. Esta uma caracterstica citada pelos autores do livro no prefcio de suas diferentes edies, lembrando que o conhecimento cientfico est em constante mudana, e o tempo necessrio para a pesquisa daquilo que vai ser inserido na obra reflete os acontecimentos ocorridos alguns anos antes. A partir da 4 edio (1965), aparece o termo antidepressivo para caracterizar um conjunto de drogas utilizado para tratar sintomas e sndromes relacionadas depresso, situao clnica que passa a ser categorizada como entidade nosolgica na segunda metade do sculo XX. Esse perodo, de mudanas significativas em todo o mundo, se reflete na biomedicina e na produo de medicamentos. Uma das grandes caractersticas dessa poca foi a expanso industrial, e as principais inovaes que comearam a transformar o mundo assim que a guerra acabou talvez tenham sido as do setor qumico e farmacutico (Hobsbawm 1995:265). Vale lembrar que a indstria, alm de oferecer um produto a ser usado no tratamento de problemas de sade, visa ao lucro, e este aspecto no pode ser dissociado do desenvolvimento dos medicamentos: alm de teis, eles devem proporcionar ganhos financeiros. A partir da anlise do livro-texto, possvel perceber que, embora a farmacologia possua certa autonomia (tanto em seus mtodos quanto nas suas regras de desenvolvimento), est em constante dilogo com a prtica clnica de cada momento histrico. Apesar de hipteses tericas e pesquisas com drogas influenciarem o desenvolvimento de novos frmacos, quem determina quais so as situaes de sofrimento que merecem ser tratadas ou no com medicamentos ainda a prtica clnica, e isto aparece nas diferentes edies do livro-texto. Como afirma Canguilhem (2006 [1966]), so os insucessos da vida [o que consideramos doena ou mau funcionamento] que chamam e que sempre chamaram a ateno (:170). So os critrios clnicos que impulsionam o desenvolvimento da farmacologia, e no o contrrio. O quanto a indstria farmacutica influencia a criao ou a expanso dos diagnsticos clnicos para promover a expanso do mercado de medicamentos no foi diretamente observado no livro-texto, mas esta uma questo que tem sido levantada por diversos autores. Situaes de vida em que aparecem sintomas como a tristeza, a ansiedade ou o medo tm sido apontadas como depresso, sndrome do pnico, fobia social, entre outras condies hoje categorizadas como doena (Healy 1997; Pignarre 2001; Conrad 2007; Sismondo 2007). O uso de medicamentos antidepressivos para

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

239

tratar esses sintomas tem sido uma das ferramentas para corroborar essas situaes como problemas mdicos, e a ampliao do espao que essas substncias ocupam no livro de farmacologia reflete a extenso de seu uso na prtica mdica contempornea. Foi possvel observar no decorrer da anlise do livro-texto que no so as teorias farmacolgicas, que tentam explicar funcionamentos fisiopatolgicos, que determinam o uso das drogas. Mesmo quando so utilizados argumentos a partir dos estudos dessa rea do conhecimento, h sempre a ressalva dos autores de que ainda no se comprovou esta ou aquela teoria, que h indcios de que esta ou aquela substncia atua em determinada via fisiopatolgica, mas no est estabelecida uma relao causal a partir do conhecimento farmacolgico. Tambm possvel perceber que seu desenvolvimento acompanhou o interesse dos pesquisadores em descobrir funes para substncias endgenas, tais como a histamina e a serotonina. A partir do momento em que se percebeu que elas estavam amplamente distribudas no organismo e participavam de vrias funes, essas substncias passaram a ser exaustivamente estudadas, como descrevem Goodman e Gilman (1964 [1955]). Ao mesmo tempo em que isso acontecia no mbito da farmacologia, na prtica clnica percebeu-se que os problemas relacionados sade mental ocupavam grande espao na prtica mdica, ao aparecerem cada vez mais indivduos com sofrimento moderado, em nvel ambulatorial, alm daqueles internados. O tratamento medicamentoso surge como estratgia para lidar com um nmero grande de pessoas ento diagnosticadas com esses problemas. Novamente, um estmulo externo farmacologia. Nas ltimas edies do livro-texto, tambm foi possvel perceber a ampliao do uso dos medicamentos que agem sobre a serotonina para alm dos quadros relacionados a sintomas depressivos. Em um futuro prximo, a denominao desses medicamentos poder deixar de ser antidepressivos, pois seu uso em diferentes situaes clnicas j ocorre, como no caso dos distrbios de ansiedade ou de outros sintomas que podem, ou no, ter relao com as desordens do humor (Baldessarini 1996:446). Uma das razes para esse uso ampliado, apontada no prprio texto de farmacologia, que medicamentos da classe dos ISRS tm menos efeitos colaterais do que outros antidepressivos usados para os mesmos problemas. No entanto, sabemos por experincia anterior que muitos medicamentos considerados seguros em determinadas pocas (como os barbitricos e BZD) s tiveram seus efeitos colaterais importantes descobertos no decorrer de vrios anos de uso. A abordagem do contexto histrico do desenvolvimento de medicamentos e do contexto sociocultural de seu uso pode contribuir para compreender

240

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

melhor sua utilizao e, com isso, instrumentalizar os profissionais que lidam com a dor e o sofrimento humanos na sua prtica diria. Mesmo que em alguns momentos a interveno mdica ocorra com o emprego de um medicamento, resulta necessrio reconhecer os limites e as dificuldades desse tipo de interveno, de modo tal que no se reduza a prtica teraputica a uma mera busca de alterao de neurotransmissores ou substncias endgenas. Os autores do livro-texto de farmacologia sugerem, em suas primeiras edies, que o doente o foco do encontro teraputico, que o mdico deve ouvi-lo e considerar o contexto em que o paciente est inserido para auxili-lo a lidar com a situao de sofrimento, algo que no decorrer dos anos vai desaparecendo do discurso. O resgate deste e de outros mbitos (como os aspectos histricos) em um livro de farmacologia, relativizando o papel dessa cincia e contextualizando o desenvolvimento dos frmacos, como acontecia nas publicaes iniciais dessa obra, certamente pode contribuir para uma abordagem mdica no reducionista.

Recebido em 02 de janeiro de 2013 Aprovado em 23 de julho de 2013

Silvia Cardoso Bittencourt Professora do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Unidade Pedra Branca. E-mail: <scbflor@ hotmail.com> Sandra Caponi professora do Departamento de Sociologia e Cincias Polticas da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: <sandracaponi@gmail.com> Snia Maluf professora associada III da Universidade Federal de Santa Catarina, docente do PPGAS/UFSC e do PPGICH/UFSC. E-mail: <maluf@cfh. ufsc.br>

Notas
Substncias psicoativas so aquelas capazes de mudar a conscincia, o humor e os pensamentos por meio da ao em receptores cerebrais especficos (WHO 2004). Medicamento psicoativo uma substncia psicoativa utilizada para tratar problemas de sade.
1

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

241

2 Psicotrpicos: substncias que atuam no SNC sedando, estimulando ou alterando o humor. Podem ser didaticamente divididos em: a) ansiolticos-sedativos, b) antidepressivos, c) estabilizantes do humor, d) neurolpticos ou antipsicticos (Baldessarini 2001:447).

Psicofarmacologia: subespecialidade desenvolvida a partir da dcada de 1950. Lida com o uso dos medicamentos psicoativos utilizados para tratar problemas de sade. Estuda a qumica, as aes e a farmacologia clnica das drogas que atuam no SNC (Baldessarini 2001:447).
3

Neurolpticos: termo para designar as drogas antipsicticas. Owens (1996) afirma que o uso deste termo, mais comum que antipsictico, ocorre porque enfatiza as aes neurolgicas dessas drogas.
4

Inibidores da MAO: Inibidores da Enzima Monoaminoxidase que fazem a recaptao de neurotransmissores, como as catecolaminas e a serotonina na fenda sinptica (Brunton, Lazo & Parker 2006).
5

Iproniazida; descoberta a partir da hidrazina, substncia carburante utilizada em foguetes durante a Segunda Guerra. Quando a guerra terminou, grandes indstrias qumicas recuperaram os estoques desta substncia e testaram seus derivados para diferentes doenas (Dagognet & Pignarre 2005:33).
6 7 Fenotiazinas: substncias com ao anti-histamnica, utilizadas inicialmente para tratar quadros alrgicos e que, entre outros efeitos, atuam no sistema Nervoso Central. A clorpromazina uma fenotiazina e foi a primeira droga a ser utilizada para tratar problemas psiquitricos (Dagognet & Pignarre 2005; Fangmann 2008).

A empresa de Johann Rudolf Geigy-Gemuseus foi fundada na Sua em 1758, comercializando corantes e medicamentos. Em 1914, torna-se uma empresa de capital aberto e passa a se chamar J.R. Geigy Ltda. Em 1970, esta empresa se uniu Ciba, que possua um departamento farmacutico desde 1938, formando a Ciba-Geigy Ltda. Em 1992, a Ciba, nome adotado na fuso de 1970, se une Sandoz (empresa sua fundada em 1886), formando a Novartis. A partir de 1996, so incorporadas Novartis outras empresas de medicamentos e vacinas, tornando-a uma das maiores indstrias deste segmento na atualidade (Novartis 2012; Sandoz 2009).
8

Antipirticos (ou antitrmicos) so aqueles medicamentos capazes de reduzir a temperatura corporal, utilizados para baixar a febre (Schenkel, Menguel & Petrovick 2004:119).
9 10 O elemento brometo foi descoberto em 1826. Nove anos depois, seu sal de potssio foi introduzido na Farmacopeia Inglesa e, em 1850, foi observada sua ao no SNC. Goodman e Gilman referem que, na poca da edio do livro, em 1941, no se sabia qual sua forma de ao, mas j se sabia que o on brometo por si s tinha ao sedativa (Goodman & Gilman 1947 [1941]:155).

242

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

11

Halognio: utilizado como sinnimo de brometo.

Fadiga de combate: desordem relacionada ansiedade (sintomas de estresse relacionados ao ps-guerra). Hoje no mais conhecida com esta denominao. Um equivalente atual seria o quadro de ansiedade ps-traumtica. Disponvel em: <http://www.britannica.com/EBchecked/topic/127295/combat-fatigue>. Acesso em: 15/04/2010.
12 13

Este excerto parte do livro Goodman & Gilman (1965) e foi escrito por Jarvik.

Este excerto faz parte do livro Goodman & Gilman (1975, 5. ed.) e foi escrito por Byck (1975).
14 15 O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders II (DSM II), da Americam Psychiatric Association, foi editado em 1968.

16 Baldessarini autor de captulos do livro-texto de Goodman e Gilman nas 6, 7, 8, 9, 10 e 11 edies.

Librium e Valium so os nomes comerciais de dois compostos benzodiazepnicos amplamente utilizados e reconhecidos pelo nome comercial nas ltimas dcadas do sculo XX.
17 18 Timolpticos: drogas que alteram o humor, como os tricclicos, inibidores da MAO e sais de ltio. Disponvel em: <http://medical-dictionary.thefreedictionary. com/thymoleptic>. Acesso em: 22/04/2010.

Compostos dibenzazepnicos so os compostos tricclicos, como a imipramina e a amitriptilina.


19 20

5-HT: 5-hidrxi-triptamina, sinnimo de serotonina.

21 A parte em itlico idntica que aparece na 10 edio (2001), e a parte inicial desta citao quase idntica (Baldessarini 2001:451).

Desde 1999, a Astra AB, uma empresa sueca, associou-se ao grupo ingls Zeneca, formando a AstraZeneca Internacional. Disponvel em: < http://www.astrazeneca.com/about-us/history/>. Acesso em: 22/04/2010.
22 23 Lundbeck: empresa farmacutica que trabalha com medicamentos psicoativos (Lundbeck 2000).

Eli Lilly: empresa de medicamentos fundada em 1876. Para mais detalhes ver: < http://www.lilly.com/about/>. Acesso em: 25/04/2010.
24 25 1986, segundo o site da prpria Eli Lilly (Disponvel em: <http://www.prozac. com/Pages/index.aspx>. Acesso em: 30/04/2010).

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

243

26 Autacoide: substncia fisiologicamente ativa, como a bradicinina ou angiotensina, produzida e ativa no interior do organismo (Merrian-Webster 2012). Segundo Goodman e Gilman (1965), na 3 edio do livro, estavam includas nesta categoria tambm a serotonina e a histamina, pois no se conhecia na poca o papel dessas substncias. Eles afirmam: Qual o significado [importncia] desse grupo de autacoides? Qual o seu papel no corpo [body]? Qual o seu valor como medicamentos [drugs] e qual o seu lugar na teraputica? Infelizmente, somente poucas respostas imprecisas podem ser dadas para estas questes. O fato certo pelo qual essas substncias foram classificadas sob o ttulo impreciso de autacoides , em certo sentido, uma confisso de que, no presente, a evidncia no permite uma classificao funcional tal como, por exemplo, a de hormnio ou neuro-humor (Goodman & Gilman 1965:615).

Este excerto aparece tambm na 10 edio do livro (Hardman, Limbird & Gilman 2001:468) e na 11 edio (Brunton, Lazo & Parker 2006:449).
27

Referncias bibliogrficas

AGUIAR, Adriano Amaral de. 2004. A psi-

quiatria no div. Entre as cincias da vida e a medicalizao da existncia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar. AUCHEWSKI, Luciana et alli. 2004. Avaliao da orientao mdica sobre os efeitos colaterais de benzodiazepnicos. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26(1):24-31. BALDESSARINI , Ross J. 2006. Drug therapy of depression and anxiety disorders. In: L.L. Brunton; J.S. Lazo & K.L. Parker (edit. assoc.), Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 11. ed. USA: McGraw-Hill Companies. pp. 429-460. ___. 2001. Drugs and the treatment of psychiatric disorders: depression and anxiety disorders. In: J.G. Hardman; L.E. Limbird & A.G. Gilman (edit. assoc.), Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 10. ed. USA: McGraw-Hill Companies. pp. 447-484.

___. 1996. Drugs and the treatment of psychiatric disorders: depression and anxiety disorders. In: J.G. Hardman & L.E. Limbird (edit. assoc.), Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 9. ed. International edition: McGraw-Hill Companies. pp. 431-460. ___. 1990. Drugs and the treatment of psychiatric disorders. In: A.G. Gilman & T.W. Rall (edit. assoc.), Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 8. ed. New York: Pergamon Press. pp. 383-435. ___. 1985. Drugs and the treatment of psychiatric disorders. In: A.G. Gilman & L.S. Goodman (edit. assoc.), Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 7. ed. New York: Pergamon Press. pp. 387-445. ___. 1983. Medicamentos e o tratamento de doenas psiquitricas. In: A.G. Gilman & L.S. Goodman (edit. assoc.), Goodman e Gilman as bases

244

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

farmacolgicas da teraputica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. pp. 347-394. BERRIOS, German E. 1996. Affect and its disorders. In: The history of mental symptoms. Descriptive psychopathology since the nineteenth century. Cambridge, UK: Cambridge University Press. pp. 289-331.
BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S. & PARKER, K. L.

(edit. assoc.). 2006. Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 11. ed. USA: McGrawHill Companies. BURKE, Peter. 2002. Histria e teoria social. So Paulo: Unesp. BYCK, Robert. 1975. Drugs and the treatment of psychiatric disorders. In: L.S. Goodman & A. Gilman (edit. assoc.), The pharmacological basis of therapeutics. New York: Mcmillan. pp. 152-200. CANGUILHEM, Georges. 2006 [1966]. O normal e o patolgico. Rio de Janeiro: Forense Universitria. CONRAD, Peter. 2007. The medicalization of society. On transformation of human conditions into treatable disorders. Baltimore: John Hopkins University Press. DAGOGNET, Franois & PIGNARRE, Philippe. 2005. 100 mots pour comprendre les medicaments. Comment on vous soigne. Paris: Les Empcheurs de Penser en Rond. FANGMANN, Peter et alli. 2008. Half a century of antidepressant drugs: on the clinical introduction of monoamine oxidase inhibitors, tricyclics and tetracyclics. Part II: tricyclics and tetracyclics. Journal of Clinical Psychopharmacology, 28(1):1-4. GILMAN, Alfred Goodman et alli (edit.). 1990. Goodman e Gilman. As bases farmacolgicas da teraputica. 8a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. ___. 1985. Goodman and Gilmans: the pharmacological basis of therapeu-

tics. 7. ed. New York: Macmillan Publishing Company. GILMAN, Alfred Goodman; GOODMAN, Louis S. & GILMAN, Alfred (edits.). 1983 [1980]. As bases farmacolgicas da teraputica. 6a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. GOODMAN, Louis S. & GILMAN, Alfred. 1975. The pharmacological basis of therapeutics. 5. ed. New York: Macmillan Publishing Co. ___. 1970. The pharmacological basis of therapeutics. 4. ed. New York: Macmillan Publishing Co. ___. 1965. The pharmacological basis of therapeutics. A textbook of pharmacology, toxicology, and therapeutics for physicians and medical students. 3. ed. New York: Mc Millan Company. ___. 1964 [1955]. The pharmacological basis of therapeutics. A textbook of pharmacology, toxicology and therapeutics for physicians and medical students. 2. ed. New York: Macmillan Company. ___. 1947 [1941]. The pharmacological basis of therapeutic. A textbook of pharmacology, toxicology and therapeutics for physicians and medical students. 1. ed. New York: Macmillan Co. HARDMAN, Joel G.; LIMBIRD, Lee E. & GILMAN, Alfred Goodman (edits. assocs.). 2001. Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 10. ed. USA: McGraw-Hill Companies. HARDMAN, Joel G. et alli. 1996. Goodman and Gilmans the pharmacological basis of therapeutics. 9. ed. New York: McGraw-Hill. HEALY, David. 1998. Pionners in psychopharmacology. International Journal of Neuropsychopharmacology, 1(2):191-194. ___. 1997. The antidepressant era. Cambridge, MA: Harvard University Press.

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

245

HOBSBAWM, Eric. 1995. A era dos extre-

MAZANA, J.S.; PEREIRA, J. & CABRERA, R.

mos. O breve sculo XX: 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras. HORWITZ, Allan V. & WAKEFIELD, Jerome C. 2007. The loss of sadness. How psychiatry transformed normal sorrow into depressive disorder. New York: Oxford University Press. JARVIK, Murray E. 1970. Drugs used in the treatment of psychiatric disorders. In: A. Goodman & L.S. Gilman (eds.), The pharmacological basis of therapeutics. A textbook of pharmacology, toxicology, and therapeutics for physicians and medical students. 4. ed. New York: Mc Millan Company. pp. 151-203. ___. 1965. Drugs used in the treatment of psychiatric disorders. In: A. Goodman & L.S. Gilman (eds.), The pharmacological basis of therapeutics. A textbook of pharmacology, toxicology, and therapeutics for physicians and medical students. 3. ed. New York: Mc Millan Company. pp. 159-214. LACEY, Hugh. 1998. Valores e atividade cientfica. So Paulo: Discurso Editorial. LEITE , Raquel Crosara Maia. 2004. A produo coletiva do conhecimento cientfico: um exemplo no ensino de gentica. Tese de Doutorado, Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal de Santa Catarina. LEWONTIN, R. 1993 [1991]. Biology as ideology: the doctrine of DNA. Ontario: Harper Perennial. LOPEZ-MUNOZ, Francisco et alli. 2004. Historical approach to reserpine discovery and its introduction in psychiatry. Actas Espanlas de Psiquiatra, 32(6):387-395. LUNDBECK . 2000. Lundbeck Annual Report. Disponvel em: <http://www. materials. lundbeck.com/lundbeck/82/104>. Acesso em: 25/04/2010.

2002. Cincuenta aos de clorpromazina. Revista Espanla de Sanidad Penitenciaria, 4:101-113. MERRIAN-WEBSTER. 2012. Autacoid. Disponvel em: <http://www.merriam-webster.com/medical/autacoid> Acesso em: 28/09/2012. MOMMSEN, Wolfgang J. 1982. La historia. In: L. Apostel et alli (eds.), Interdisciplinariedad y ciencias humanas. Madrid/ Paris: Tecnos/ Unesco. pp. 236-251.
NASTASY, H.; RIBEIRO M.; MARQUES, A.C.P .R. 2008. Abuso e dependncia

dos benzodiazepnicos. In: Projeto Diretrizes. IAMB/CFM. Disponvel em: <http://www. projetodiretrizes.org. br/projeto_diretrizes/004.pdf>. Acesso em: 23/04/2010. NOGUEIRA, Conceio. 2008. Anlise(s) do discurso: diferentes concepes na prtica de pesquisa em psicologia social. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 24(2):235-242. ___. 2001. A anlise do discurso. In: L. Almeida & E. Fernandes (eds.), Mtodos e tcnicas de avaliao: novos contributos para a prtica e investigao. Braga: CEEP. pp. 15-48. NOVARTIS. 2012. Geigy, Ciba e Sandoz (1758-1970). Disponvel em: <http:// www.novartis.com.br/_sobre_novartis/ historia/geigy_ciba_sandoz.shtml>. Acesso em: 20/09/2010. ORLANDI, Eni. 2005. Scientific discourse and interpretation. Multicincia, 4. Disponvel em: <http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_04/a_02. pdfhttp://www. multiciencia.unicamp. br/artigos_04/a_02_.pdf>. Acesso em 12/10/2009. ___. 1999. Anlise do discurso. Princpios e procedimentos. Campinas: Pontes. OWENS, D.G.C. 1996. Advances in psychopharmacology schizophrenia. British Medical Bulletin, 52(2):556-74.

246

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

PIGNARRE, Philippe. 2001. Comment la

depression est devenue une epidemie. Paris: La Dcouverte & Syros. ___. 1999. O que o medicamento? Um objeto estranho entre cincia, mercado e sociedade. So Paulo: 34. SANDOZ. 2009. Histria. Disponvel em: <http://www.sandoz.com.br/site/ br/ sobre_a_sandoz/historia/index. shtml>. Acesso em: 20/02/2010. SCHENKEL, Eloir Paulo; MENGUE, Sotero Serrante & PETROVICK, Pedro Ros (orgs.). 2004. Cuidado com os medicamentos. Florianpolis/Porto Alegre: UFSC/ UFRGS. SISMONDO, Sergio. 2007. Ghost management: how much of the medical literature is shaped behind the scenes by the pharmaceutical industry? Plos Medicine, 4(9):1429-1433. TURNQUIST, Kevin. 2002. Are we becaming a nation of depressives?. The Humanist, 62(5):27-33. VAN DIJK, Teun A. 1999. El anlisis crtico del discurso. Anthropos , 186:23-36. WHO (WORLD HEALTH ORGANIZATION). 2004. Neuroscience of psychoactive substance use and dependence. Disponvel em: <http://www.who. int/substance_ abuse/publications/en/ Neuroscience_E.pdf>. Acesso em: 14/07/2008. ___. 1983. Use and abuse of benzodiazepines. Bulletin of the World Health Organization, 61(4):551-562. WOODS, James H.; KATZ, Jonathan L. & WINGER , Gail. 1988. Use and abuse of benzodiazepines. JAMA, 260(23):3476-3480.

MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS

247

Resumo

Abstract

Este estudo investiga como os antidepressivos foram apresentados a estudantes e profissionais da rea mdica a partir da anlise de um livro-texto de farmacologia com projeo mundial. Atravs de uma perspectiva histrica e etnogrfica, foram analisadas onze edies da obra (1941-2006), com auxlio de recursos da Anlise de Discurso. Esses medicamentos aparecem no livro-texto a partir da 3 edio (1965). Nas edies do sculo XX, h referncia ao uso ampliado de medicamentos psicoativos e o alerta para que no se faa uso inadequado dessas drogas, lembrando a importncia da contextualizao clnica do paciente a ser medicado. Nas edies do sculo XXI, h menos referncias a essa contextualizao e aos aspectos histricos do desenvolvimento dos medicamentos. Este estudo reafirma a importncia da abordagem de aspectos histricos e socioculturais do desenvolvimento da farmacologia e de frmacos, como os antidepressivos, bem como da relao desses aspectos com a prtica clnica e a divulgao cientfica dos medicamentos. Palavras-chave Uso de antidepressivos, Drogas psicoativas, Pesquisa interdisciplinar, Histria da farmacologia, Indstria farmacutica.

Based on the analysis of a pharmacological textbook with a global projection, this study investigates how antidepressants were presented to students and medical professionals. From a historical and ethnographic perspective, eleven editions of the work (1941-2006) were analyzed with aid from the resources of the Analysis Discourse. These drugs make their first appearance in the 3rd edition (1965) of the textbook. In the twentieth century editions, there is reference to the expanded use of psychoactive medications and a warning concerning the inappropriate use of these drugs, which notes the importance of the clinical context of the patient to be medicated. In the editions of the twenty-first century, there is less reference to that contextualization and the historical aspects of the drug development. This study restates the importance of addressing historical and sociocultural aspects of pharmacological development and drugs such as antidepressants, as well as the relationship between these aspects of clinical practice and the scientific dissemination of the drugs. Key words Drug use, Interdisciplinary research, Pharmacological history, Pharmaceutical industry, Psychoactive drugs.

Vous aimerez peut-être aussi