Vous êtes sur la page 1sur 6

NOVO ARCABOUO BASE DE OSSO MINERAL E VIDRO BIOATIVO*

Adriana Hannickela; Cilene Labre Alves da Silvaa; Luiz Eduardo Serra Carneiro Pintoa; Luiz Henrique Leme Louroa; Eduardo de Sousa Limaa; Marcelo Henrique Prado da Silvaa,+ Seo de Engenharia Mecnica e de Materiais Instituto Militar de Engenharia; Praa General Tibrcio, 80, 22290-270, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. + marceloprado@ime.eb.br
a

ABSTRACT A potentially resorbable material was developed by bioactive glass addition to bovine mineral. Blocks of femur bovine bone were cut, immersed in sodium hydroxide at 60 C for 24 hours in order to eliminate part of the organic constituents of bone. The pieces were then washed. The mineral bone was obtained by heat treating the samples at 900 C. A niobo-phosphate glass was milled and the powder was used to impregnate the mineral bone blocks. The samples were then sintered at 1350 C and a hybrid synthetic-bovine scaffold was obtained. Light and scanning electron microscopy (SEM) was used to characterize samples morphology. X-ray diffraction analyses (XRD) showed the presence of hydroxyapatite (HA) and tricalcium phosphate (TCP). Fourier transform infra-red spectroscopy (FTIR) revealed the presence of the characteristic functional groups. FTIR was an important and complementary tool to XRD analysis. Keywords: hybrid synthetic-bovine scaffold, mineral bone, bioactive glass, hydroxyapatite, tricalcium phosphate.

RESUMO Um material potencialmente reabsorvvel foi desenvolvido pela adio de vidro bioativo a osso mineral bovino. Blocos de osso de fmur bovino foram cortados, imersos em hidrxido de sdio a 60 C por 24 horas para retirada de parte do material orgnico, e lavados. O osso mineral foi obtido por tratamento trmico das amostras a 900 C. Um vidro niobo-fosfato foi triturado e o p utilizado para impregnar os blocos de osso mineral. As amostras foram sinterizadas a 1350 C e um arcabouo hbrido sinttico-bovino foi obtido. Microscopia tica e Microscopia eletrnica de varredura (MEV) foram utilizadas para caracterizar a morfologia. A anlise por difrao de raios X (DRX) mostrou a presena de hidroxiapatita (HA) e fosfato triclcio (TCP). Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) revelou a presena de grupos funcionais caractersticos da presena
* Traduo do artigo Novel Hybrid Scaffolds Based on Bone Mineral and Bioactive Glass; Proceedings of the 22nd International Symposium on Ceramics in Medicine, Daegu, 2009, p. 181-184.

2o Trimestre de 2011

67

das fases identificadas por DRX. A tcnica de FTIR foi uma ferramenta importante para confirmar e complementar os resultados de DRX. Palavras-chave: Arcabouo hbrido sinttico-bovino, osso mineral, vidro bioativo, hidroxiapatita, fosfato triclcio.

INTRODUO Arcabouos de fosfato de clcio tm sido desenvolvidos como enxertos aloplsticos (Yamagushi, 1995; LeGeros, 1993) e, mais recentemente, como suporte em engenharia de tecidos (Hench, 2005). O osso mineral uma alternativa, visto que este material mantm a arquitetura ssea. Porm, h restries na utilizao de um produto de origem animal. Tratamentos qumicos e trmicos so geralmente necessrios para que seja garantida a eliminao de qualquer risco biolgico (Prado da Silva, 2002). As cermicas de fosfato de clcio e os vidros bioativos tm sido amplamente utilizados em enxertos sseos. Isto se d principalmente devido a sua bioatividade, baseada na habilidade destes materiais se ligarem quimicamente ao tecido sseo, alm de sua capacidade de dissoluo e reabsoro in vivo. Dentre os fosfatos de clcio, a hidroxiapatita (HA) o que apresenta maior similaridade estrutural e qumica com a fase mineral do osso e seu uso como substituto aloplstico tem crescido significativamente (Shors, 1993). A adio de pequenas fraes de vidro bioativo hidroxiapatita como aditivo de sinterizao tem mostrado uma otimizao das suas propriedades mecnicas e aumento da solubilidade do produto final em relao HA pura (Knowles, 1996; Queiroz, 2003). Este resultado pode estar relacionado decomposio da HA nas fases e TCP, sabidamente mais solveis, bem como inibio do crescimento de gro pelo vidro. Foi demonstrado recentemente que o vidro bioativo niobo-fosfato induziu degradao da HA estequiomtrica com a formao de fases e TCP aps a sinterizao. Estes vidros no demonstraram citotoxicidade. (Prado da Silva, 2008). O objetivo deste trabalho obter um arcabouo com taxa de absoro in vivo compatvel com a taxa de neoformao ssea, prevenindo assim espaos preenchidos com tecido fibroso.

MATERIAIS E MTODOS PREPARAO DAS AMOSTRAS Blocos de osso de fmur bovino (10x10x10 mm3) foram cortados e lavados em hidrxido de sdio a 60C por 24 horas. O osso mineral foi obtido por calcinao dos blocos de osso a 900C por uma hora para que os componentes orgnicos fossem volatilizados. Um biovidro niobo-fosfato patenteado (Prado da Silva, 2008) foi triturado e utilizado para impregnar os blocos de osso mineral. Foram preparadas suspenses do biovidro bioativo em etanol nas propores 10wt% (amostra B) e 12wt% (amostra C). Os blocos de osso foram imersos nessa suspenso e deixados sob agitao por 24 horas. Os blocos foram secos e novamente pesados com o objetivo de determinar a porcentagem de vidro impregnado. As amostras foram ento sinteriza68 2o Trimestre de 2011

das com taxa de aquecimento de 5C por minuto at 1350C, onde permaneceram por uma hora (patamar). Os arcabouos foram resfriados no prprio forno. Para controle, a amostra A foi preparada sem adio de biovidro e foram utilizados os mesmos parmetros de sinterizao (taxa de aquecimento de 5C por minuto at 1350C por uma hora e resfriamento no forno). As anlises DRX e FTIR foram feitas em amostras produzidas por prensagem uniaxial de ps de HA bovina com diferentes fraes de vidro bioativo.

CARACTERIZAO DAS AMOSTRAS Para caracterizao da morfologia, foram utilizadas microscopia ptica (Stereo miscroscope ZEISS model Stemi 2000) e microscopia eletrnica de varredura (MEV) - Edax-EVO. Para anlise elementar qualitativa, utilizou-se espectroscopia de raios X por disperso de energia (EDS). A anlise por difrao de raios X (DRX) foi utilizada para determinar a presena das diferentes fases cristalinas (PANalytical modelo XPert PRO). A anlise quantitativa destas foi realizada utilizando-se o mtodo de Rietveld (programa TOPAS verso acadmica). Como ferramenta de comprovao e complementao do DRX, a espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) revelou a presena de grupos funcionais caractersticos das diferentes fases presentes (Shimadzu model IRPrestige-21).

RESULTADOS E DISCUSSO A Figura 1 apresenta imagens em microscopia ptica da amostra controle A (sem adio de vidro) e amostra C (12% de vidro) sinterizadas a 1350 C. Foi possvel observar a morfologia do arcabouo sem alteraes significativas entre a amostra impregnada e a amostra controle.

Figura 1. Microscopia ptica da amostra controle A (a) e amostra C (b): osso mineral adicionado de 12 % de vidro bioativo.

2o Trimestre de 2011

69

A Figura 2 uma micrografia em microscopia eletrnica de varredura da amostra controle A, mostrando sua morfologia. O espectro de EDS apresentou os elementos qumicos normalmente encontrados na composio do osso.

Figura 2. Micrografia de MEV da amostra controle A (a) e o espectro de EDS (b).

Na Figura 3, foi identificada a presena de regies ricas em nibio com morfologia distinta da matriz, nas amostras com adio de vidro bioativo. O resultado foi confirmado pela anlise em EDS. Os outros elementos qumicos encontrados e nao encontrados fazem parte da composio qumica da fase mineral do osso.

Figura 3. Imagem de MEV da amostra C (a) e espectro de EDS (b).

O padro de difrao da amostra controle A indica HA como principal fase aps a sinterizao a 1350 C. A anlise pelo mtodo de Rietveld tambm revelou a presena de pequenas quantidades de fases TCP e CaO. Anlises de DRX das amostras de p produzidas com diferentes fraes de vidro indicaram a presena de HA, TCP, TMCP. A anlise por Rietveld indicou uma diminuio na porcentagem de HA com o aumento da porcentagem de vidro.

70

2o Trimestre de 2011

Figura 4. Anlise pelo mtodo de Rietveld da amostra controle e da amostra em p (osso mineral e 4% de vidro bioativo).

Com o espectro de FTIR, foi possvel identificar bandas de absoro de hidroxila caractersticas da HA. Esse resultado mostra uma diminuio na intensidade das bandas de hidroxila com a adio do vidro devido diminuio da frao da fase HA e aumento da frao da fase TCP.

Figura 5. Espectro FTIR das amostras de p (osso mineral 4%, 6% e 8%).

CONCLUSO Estes resultados sugeriram que as amostras com adio de vidro niobo-fosfato apresentaram aumento da frao de TCP em relao s amostras controle. Esta observao mostra que o biovidro niobo-fosfato induz a decomposio da HA em TCP. Este fato foi comprovado por DRX e FTIR. Atravs da incorporao de vidro niobo-fosfato hidroxiapatita bovina, um arcabouo potencialmente reabsorvvel foi desenvolvido, devido presena da fase solvel TCP.

2o Trimestre de 2011

71

AGRADECIMENTOS Os autores agradecem UFF- Volta Redonda pela Microscopia eletrnica de varredura, ao CBPF Rio de Janeiro, pelas anlises DRX e FTIR, CBMM, pelo fornecimento de xido de nibio, CAPES, CNPq e FAPERJ pelo apoios aos projetos em andamento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
- Hench, L.L.; Jones, J.R.; Biomaterials, Artificial Organs and Tissue Engineering; CRC Press: Cambridge, 2005. - Knowles, J.C; Tadal, S.; Santos, J.D.; Sintering effects in a Glass Reinforced Hydroxyapatite; Biomaterials, 1996, 17, 1437. - LeGeros, R.Z.; LeGeros J.P.; Em An introduction to Bioceramics; Hench, L.L; Wilson, J. eds.; World Scientific: Singapore, 1993, cap. 9. - Prado da Silva M.H.; Lemos, A.F.; Ferreira J.M.F.; Lopes M.A.; Santos J.D.; Production of Porous Biomaterials Based on Glass-Reinforced Hydroxyapatite Composites, Advanced Materials Forum I, 2002, 230, 483. - Prado da Silva, M.H.; Moura Ramirez, C.; Granjeiro, J.M.; Rossi, A.M.; In Vitro Assessment of New Niobium Phosphate Glasses and Glass Ceramics, Key Engineering Materials, 2008, 361, 229. - Queiroz, A.C.; Santos, J.D.; Monteiro, F.J.; Prado da Silva, M.H.;. Dissolution Studies of Hydroxyapatite and Glass-Reinforced Hydroxyapatite Ceramics, Materials Characterization, 2003, 50, 197. - Shors, E.C.; Holmes, R.E. Em An introduction to Bioceramics; Hench, L.L; Wilson, J. eds.; World Scientific: Singapore, 1993, cap. 10. - Yamaguchi, K.; Hirano, T.; Yoshida, G.; Iwasaki K.; Degradation-Resistant Character of Synthetic Hydroxyapatite Blocks Filled in Bone Defects; Biomaterials, 1995, 16, 983.

72

2o Trimestre de 2011

Vous aimerez peut-être aussi