Vous êtes sur la page 1sur 10

O SILNCIO SOBRE A RUSGA NOS LIVROS DIDTICOS DE HISTRIA

THE SILENCE ABOUT THE RUSGA IN HISTORY TEXTBOOKS

Maria de Lourdes Fanaia


Universidade de Cuiab
Correspondncia: Av. Manoel Jos de Arruda, 3100 - Porto, Cuiab-MT, CEP: 78015-000 E-mail: mary_lourdes1996@hotmail

Resumo Este artigo focaliza a Rusga, movimento social ocorrido em 1834 na provncia de Mato Grosso, durante o perodo regencial, diante da instabilidade poltica, da formao e das faces dos partidos polticos. O fato histrico bastante semelhante aos que ocorreram nas outras regies do pas como: Cabanagem (1835), Farroupilha (1835), Sabinada (1837) e a Balaiada (1838). Para tanto, o objetivo do artigo destacar o ensino de histria, a produo de livros didticos, evidenciando o referido conflito social enquanto contedo da Histria de Mato Grosso ausente nos livros didticos. relevante ressaltar que so muito limitadas as pesquisas sobre o tema. Desse modo, a Histria do Brasil, no articulada com a Histria de Mato Grosso, ou seja, a Histria regional fica dspar da Histria nacional, longe de abranger os objetivos propostos pelos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Palavras-chave: Livros Didticos; Histria de Mato Grosso; Rusga

Abstract This article focuses on the Rusga, social movement occurred in the year 1834 in the province of Mato Grosso during the period of regency in the face of political instability, and the formation of factions of political parties; historical fact very similar to what occurred in other regions of the country as Cabanagem (1835), Farringdon (1835), Sabinada (1837) and Balaiada (1838). Therefore, the objective of this article is to highlight the teaching of history, the production of textbooks showing that social conflict as the content of the History of Mato Grosso absent in textbooks. It is relevant to note that very limited research on the topic. Thus, the history of Brazil, is not linked with the history of Mato Grosso, i. e. disparate local history is national history, far from covering the objectives proposed by the National Curriculum Parameters (PCNS). Key Words: Textbooks - History of Mato Grosso Raid.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 61
A histria do Brasil se constitui, assim, por uma dimenso nacional, local e regional. Circe Bittencourt

De acordo com Leandro Karnal, as propostas curriculares e a produo didtica nos instigam s reflexes sobre o ensino da Histria, pois alguns fatores interferem na historiografia e na construo dos currculos escolares e do mesmo modo na formao de profissionais de Histria. Desse modo, a ausncia do tema Rusga1 nos livros didticos, est associado com o ensino de Histria em nvel regional e nacional e com a produo dos materiais didticos, e da ser necessrio primeiramente comentar sobre essas questes. A disciplina de histria surgiu no Brasil no sculo XIX, enquanto cincia, e os objetivos de seus contedos era enfatizar as tradies de um passado homogneo, com feitos gloriosos de clebres personagens histricos. O propsito era justificar a colonizao portuguesa.2 Esta abordagem priorizava a historia poltica factual, e os personagens como os escravos, mulheres, trabalhadores pobres ficaram excludas das pginas da historiografia. No sculo XX o ensino de histria foi substitudo em detrimento da disciplina de Estudos Sociais, e ainda, na historiografia brasileira, prevaleceu a abordagem marxista, com observaes determinantes sobre a estrutura econmica do pas. Durante o perodo militar, as disciplinas de: Organizao Social e Poltica Brasileira (OSPB) e Educao Moral e Cvica misturaram-se com os estudos da Histria e com isso os contedos de Histria e Geografia ficaram descaracterizados. Somente na dcada de 1980, com a Histria Nova, de modo geral, houve ento uma revoluo no ensino. Ou seja, a partir desses anos, houve um repensar historiogrfico, e no campo da pesquisa surgiu o aumento de produes historiogrficas especialmente sobre a regio mato-grossense, pois o parmetro do ensino da histria do Brasil at essa dcada primava pelas regies sudeste e sul do pas (So Paulo, Rio Jneiro e Minas Gerais). A Histria Nova permitiu tambm que a histria regional/local e as experincias humanas mato-grossenses ausentes das pginas dos livros didticos fossem valorizadas. No entanto, mesmo com essas mudanas ocorridas no ensino, pode-se dizer que nos dias atuais a problemtica em foco ainda tem continuidade, pois a histria de Mato Grosso e a produo de materiais didticos voltados para a histria local e regional continuam sendo desafios para os professores das escolas pblicas, privadas e das instituies de ensino superior.

CAVALCANTE, Else Dias de Arajo; COSTA, Maurim Rodrigues. Mato Grosso e sua histria. Cuiab: Ed. dos autores. 1999. De acordo com o dicionrio, o termo Rusga significa barulho, desordem, confuso. SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Histria de Mato Grosso. Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiab: Entrelinhas, 2002, p. 93. A Rusga, em Mato Grosso foi um dos movimentos sociais regenciais, deflagrado em 1834 resultante de luta armada travada no interior das elites; ela engrossou uma movimentao mais ampla, tendo sido plural em suas reivindicaes e expresses.
2

Parmetros Curriculares Nacionais.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 62

Entre as deficincias do ensino dessa disciplina, destaca-se a carga horria reduzida no ensino mdio no territrio de Cuiab, onde consta na matriz curricular de algumas escolas pblicas e privadas apenas uma aula por semana. Vale lembrar que uma das escolas privadas da mesma localidade citada, especializada no Ensino Mdio, consta na matriz curricular quatro aulas por semana. J no ensino fundamental de algumas escolas pblicas consultadas no consta a disciplina na matriz curricular. Pode-se dizer, que a problemtica no se resume somente na carga horria minimizada ou na falta de material didtico especifico, pois uma reflexo aqui levantada : de que modo o contedo construdo ou repassado para o aluno? Ainda que o objetivo deste artigo no seja apontar uma receita para melhorar a qualidade de ensino dessa disciplina observamos nos parmetros curriculares nacionais elaborados pelo Ministrio da Educao, indicaes impreterveis para que os contedos de histria do ensino fundamental e mdio sejam articulados e levem em conta a relao do passado com o presente. Assim, tambm relevante para o profissional enfatizar nas aulas de histria o tempo e espao de qualquer grupo social. Como profissional atuante na rea de histria, percebemos que muitos alunos do ensino fundamental e mdio, e mesmo acadmicos, de universidades pblicas ou privadas, apresentam deficincias inigualveis, desinformaes e noes extremamente vagas, por vezes desconhecimentos sobre determinados contedos como o caso da Rusga que parece ser algo exgeno no vocabulrio do estudante e do cotidiano escolar.

Livros didticos e Rusga


Os Parmetros Curriculares (PCNs) explicitam a necessidade do estudo sobre a histria do cotidiano e a identidade do aluno. Conforme consta nos Parmetros Curriculares: os estudos da histria local conduzem aos estudos dos diferentes modos de viver no presente e em outros tempos, que existem ou que existiram no mesmo espao.3 No entanto, o estudo sobre a histria local no territrio mato-grossense um paradoxo, longe de abranger os objetivos dos Parmetros curriculares. Segundo Circe Bittencourt, so enormes as deficincias apresentadas nas produzes dos livros didticos do ensino de Histria4 e a Histria de Mato Grosso sendo ainda silenciada nos livros didticos s refora o problema da historicidade dessa regio mais central da Amrica do Sul como algo externo realidade brasileira. Nas produes didticas de Histria h temas da Histria do Brasil, como os movimentos sociais ocorridos em variadas regies do pas na dcada de 1830. Entre os movimentos constam: a Cabanagem (1832, Par), a Farroupilha (1835, Rio Grande
3 4

Idem, Op. Cit., p. 40.

BITTENCOURT, Circe Maria. O saber histrico na sala de aula. Repensando o ensino. So Paulo: Contexto, 2004. A autora afirma que os livros didticos podem ser considerados como portadores de contedos ideolgicos, contendo valores e conceitos genricos, alm de contedos extensos e imagens percebidas como meras ilustraes.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 63

do Sul), Sabinada (1837, Bahia), a Balaiada (1838, Maranho) com exceo da Rusga (1834, Mato Grosso). Esses movimentos sociais, inclusive a Rusga, eclodiram nas provncias tambm durante o perodo regencial, devido instabilidade poltica e formao dos partidos polticos que at ento no havia ainda no Brasil. Para Ernesto Cerveira de Sena, os movimentos provinciais e foras locais j ocorriam em diversas provncias do pas, a fronteira oeste do imprio tambm demonstrava seu potencial que poderia ameaar a integridade do pas que se formava5. A necessidade da ordem previa restringir uma maior participao das camadas que, desde os tempos coloniais estavam alijadas de uma maior participao, efetivamente institucionalizada na poltica e nas esferas administrativas, desde os tempos da colnia. Era a direo da ordem que se apresentava fundamental num momento em que cresceram no Imprio em nmero as insurreies negras, as disputas pelas terras, os levantes urbanos, a insubordinao da tropa e as diversas rebelies.6 De modo geral, mediante insatisfao social a reao provocou os conflitos com participao de vrias camadas sociais, e no somente envolvia a elite cuiabana, mas homens livres pobres, escravos, pequenos proprietrios de terras. Vale lembrar que enquanto a Rusga fica como um fato inexistente na historiografia brasileira, o contedo sobre a Farroupilha, alm de estar nas pginas dos livros didticos um episdio que ganhou visibilidades na mdia h alguns anos atrs por meio de uma minissrie, tambm um fato comemorado na regio Sul do Brasil, uma forma de manter a identidade e a memria. Observa-se que o problema no reduz apenas a ausncia do tema enquanto contedo do ensino de histria do Brasil, porm a invisibilidade da histria de Mato Grosso, de modo geral, na produo de materiais didticos para o ensino mdio e fundamental, ou seja, faltam materiais didticos ou paradidticos. Na regio de Mato Grosso so poucos os autores que focalizam o tema e mesmo sobre as produes de materiais didticos. Elizabeth Siqueira Madureira e Else Cavalcante, alm de produzirem outros estudos historiogrficos nas dcadas de 1970 e 1980, produziram livros que renem diversos aspectos da historicidade de Mato Grosso em diversos tempos histricos. As autoras abarcam fatos histricos do sculo XVIII ao sculo XX servindo de suporte para profissionais, que atuam nos Ensinos Mdio e Fundamental. No entanto, muitos profissionais desconhecem suas publicaes. Ressalte-se que uma das produes acadmicas especficas e mais recente sobre o tema de autoria de Ernesto Cerveira de Sena, que trata dos aspectos polticos antes, durante e aps a Rusga. Para esse autor, o tema Rusga permite mostrar a dinmica poltica na fronteira oeste do Brasil, com destaque para os partidos polticos e as faces, bem como a atuao dos personagens polticos. Ao desenvolver a pesquisa juntamente com os alunos durante os estgios sobre a prtica de alguns profissionais que atuam em escolas pblicas e privadas no ensino
5

SENA, Ernesto Cerveira de. Entre anarquizadores e pessoas de costumes; A dinmica poltica nas fronteiras do imprio. Mato Grosso 1834-1870. Cuiab: Carlini & Caniato, 2009, p. 38.
6

Idem, p. 41.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 64

da Histria, observamos que alguns profissionais possuem uma viso mais crtica sobre o problema em questo, elaboram o material, ou seja, renem e organizam os textos, j que no existe um material especfico. Outros profissionais no possuem material devido falta de conhecimentos sobre onde encontrar as ferramentas necessrias, dessa forma obtm algumas informaes pelos sites da internet sem, contudo, contextualiz-las, tornando ainda mais visvel a falha do sistema educacional. Isso significa que os contedos de Histria de Mato Grosso, por vezes, so ainda repassados como fatos isolados e, portanto, simplificados. O que se observa na prtica pedaggica talvez a necessidade de revisar, repensar, sobre o conjunto de saberes que norteiam a comunidade escolar, a comear pela matriz curricular. Segundo Marcos Silva7, a construo de currculos culturalmente inclusivos incorporam tradies culturais e sociais de grupos especficos, caractersticas econmicas e culturais das realidades locais e regionais.

Breves comentrios soabre o fato: 30 de maio de 1834 em Cuiab


Uma das vertentes historiogrficas mato-grossenses caracteriza a Rusga como um movimento nativista ou um simples movimento da provncia de Ma to Grosso. Em outras vertentes historiogrficas, a Rusga, em linhas gerais, tinha por finalidade eliminar a presena portuguesa do territrio mato-grossense, devido ao monoplio econmico que detinham sobre a populao no perodo regencial. Desse modo, temos a concepo naturalizada de que, o movimento s eclodiu em decorrncia do monoplio dos portugueses. Sobre essa questo cabe uma maior ateno. A Rusga, enquanto um fenmeno poltico brasileiro ocorrido em 1834, no Centro-Oeste do Brasil, no perodo das regncias, situava entre o discurso da centralizao e descentralizao do poder.8 Esse conflito esteve ligado aos partidos polticos que at ento estavam emergindo no pas e tais partidos polticos estavam associados aos liberais e/ou Sociedades dos Zelosos da Independncia e os conservadores e/ou caramurus. Os dois grupos pretendiam obter o controle politico da provncia. Os liberais ou sociedade dos Zelosos da Independncia almejavam a expulso dos portugueses e de alguns estrangeiros tambm chamados de adotivos. Segundo Ernesto Cerveira de Sena, a Sociedade dos Zelosos intencionava derrubar o governo da provncia, nesse caso, o alvo no era os portugueses, pois brasileiros tambm ocupavam cargos polticos desde o perodo colonial e compunham a elite cuiabana.9 O referido autor cita o presidente de provncia Augusto Leverger ao afirmar que o nmero de portugueses existentes na provncia, no passava de centena e meia em toda
7

SILVA, Marcos. Ensinar histria no sculo XXI: Em busca do tempo entendido. Marcos Silva; Selva Guimares Fonseca. Campinas: Papirus, 2007.
8

SENA, Ernesto Cerveira de. Entre anarquizadores e pessoas de costumes; A dinmica poltica nas fronteiras do imprio. Mato Grosso 1834-1870. Cuiab-MT: Carlini & Caniato, 2009, p. 36.
9

Idem, p. 36.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 65

provncia estando muitos deles ligados atividade mercantil e cargos burocrticos. Quanto aos caramurus ou conservadores queriam o retorno de D. Pedro I. Elizabeth Siqueira Madureira, tambm defende que a partir dos dois grupos polticos eclodiu o conflito. Por sua vez, Else Cavalcante, comenta que a Rusga no pode ser considerada uma revoluo e sim um movimento social de reivindicao, isso porque a provncia de Mato Grosso passava por crise econmica com pagamentos de salrios atrasados, gerando ainda mais a misria social. Na poca em que ocorreu o episdio em 1834, o presidente de provncia de Mato Grosso era Poupino Caldas, membro da Sociedade dos Zelosos da Independncia, administrou a provncia entre maio e setembro de 1834. No entanto, Ernesto Cerveira de Sena, afirma que no foi esse o idealizador da Sociedade dos Zelosos, e sim Patrcio da Silva Manso que havia assumido cargo de presidente da provncia dias antes do movimento em razo do presidente da provncia, Antonio Correa da Costa, encontrar-se ausente do cargo. Para Rubens de Mendona, a Rusga, movimento armado de 30 de maio de 1834 foi denominada de a noite de So Bartolomeu mato-grossense, em que a massa popular se agitava, o povo reclamava a retirada dos portugueses do solo ptrio:
[...] o Coronel Joo Poupino Caldas assumindo o governo no dia 26 de maio de 1834, quatro dias depois a 30 de maio, por volta das 11 horas da noite se ouviu tocar rebate de cornetas e caixas de guerras, tiros de arcabuzes, e gritos de morram os bicudos. Na escurido da noite apenas se ouviam barulhos de machados e alavancas arrombando as portas dos negociantes adotivos ali residentes. O nome de bicudo era alcunha pejorativa que os cuiabanos davam aos portugueses.10

Conforme Else Cavalcante, esse momento representou mais uma ocasio emcontrada para os pobres usufrurem de benefcios passageiros e extravasarem anseios e mudanas.11 Para Elizabeth Madureira Siqueira, o movimento foi impulsionado no somente pelas elites, mas pelos mulatos e crioulos. Esses ltimos grupos sociais foram motivados por uma questo racista, pois para Elizabeth Madureira Siqueira eles se sentiam inferiorizados diante da cor branca, a quem chamavam os brancos de caiados.12 Os participantes do movimento, tambm chamados de rusguentos pela historiografia, eram membros da Guarda Nacional, escravos, e segundo Siqueira, entre eles encontravam-se os membros da elite cuiabana. O Caderno de Memria do Legis10

MENDONA, Rubens de. Histria de Mato Grosso. Cuiab: Fundao Cultural de Mato Grosso, 1982.
11

CAVALCANTE, Else Dias de Arajo; Costa, Maurim Rodrigues. Mato Grosso e sua histria. Cuiab: Ed. dos autores, 1999
12

SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. Histria de Mato Grosso. Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiab: Entrelinhas, 2002, p. 90.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 66

lativo Cuiabano, publicado em 200213, enfatiza que na noite de 30 de maio uma multido revoltada e enraivecida que sob o toque de tambores e cornetas, comandadas pela prpria Guarda Nacional, percorreu as ruas de Cuiab, passando a atacar mortalmente os portugueses. Esse fato se passou em Cuiab no campo DOurique, atual mente praa Pascoal Moreira Cabral, onde situa a Cmara Municipal dos Vereadores. Tal movimento teve durabilidade de aproximadamente quatro meses. Nessa noite, os participantes do movimento arrombaram as casas comerciais, saqueando e matando os portugueses chamados de bicudos. Sobre isso, Virgilio Correia comenta:
Pelas ruas at ento silenciosas de Cuiab, propaga-se a anarquia desenfreada, em berreiro macabramente capadoal, em que se misturam o sinal de alarma, o estrondo de portas e janelas, o hino da desordem, tiros e depredaes das vtimas.14

Else Cavalcante enfatiza que os saques, roubos e mortes so explicados mediante um contexto catico em meio s crises, social, econmica e poltica pela qual passava Cuiab e localidades prximas. Os registros documentais tambm contam que o bispo D. Jos, com o crucifixo nas mos, implorava o trmino da carnificina, pois esse movimento se deu em torno da opresso que os portugueses exerciam nas camadas mais pobres das comunidades.15 Desse modo, para conter tal movimento, Poupino promoveu a dissoluo da Guarda Municipal e reorganizao da Guarda Nacional. E tambm expediu guarnies a vrias localidades da provncia como, Serra Acima, Rio Abaixo e Diamantino onde vrios portugueses foram mortos, esposas e filhas violentadas e os corpos proibidos de ser enterrados, com orelhas cortadas e levadas para Cuiab.16 De acordo com Sena, Poupino Caldas at ento expressava liderana contra os portugueses; porm, no momento da manifestao da Rusga ficou contra os participantes do movimento, aderiu poltica central, inclusive prendendo alguns na vila de Diamantino. Poupino e Pedro Alencastro fizeram uma parceria para oprimir o movimento e desse modo acabou desagradando os companheiros que at ento estavam apoiando, acusado pelos rusguentos de traidor.17 De acordo com os estudos de Siqueira, os cabeas do movimento eram: Pascoal Domingues, Juiz de Direito em Cuiab, Brs P. Mendes, Prof. de Filosofia, Jos
13

SECRETARIA ESPECIAL DE APOIO CULTURA E RESGATE HISTORICO: Cadernos da Memria do Legislativo Cuiabano. V. I. Cmara Municipal de Cuiab, 2002.
14

CORREA FILHO, Virgilio. Histria de Mato Grosso. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1969, p. 487.
15 16

Cadernos da Memria do Legislativo Cuiabano. Vol. I, Cmara Municipal de Cuiab, 2002, p. 29.

SENA, Ernesto Cerveira de. Entre anarquizadores e pessoas de costumes; A dinmica poltica nas fronteiras do imprio. Mato grosso 1834-1870. Cuiab-MT: Carlini & Caniato, 2009, p. 39.
17

SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. Histria de Mato Grosso. Da ancestralidade aos dias atuais. Entrelinhas, Cuiab, 2002, p. 46.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 67

J. Carvalho, Promotor Pblico, Bento Franco de Camargo, Vereador da Cmara de Cuiab, Caetano Xavier da S. Pereira, bacharel em Direito, Vereador da Cmara de Cuiab e major da Guarda Nacional. Diante do fato o governo mato-grossense estendia um ms de prazo para os fugitivos sarem da provncia, mas os lderes exigiam que os bicudos escapos pelo primeiro assalto deixassem a provncia em vinte e quatro horas.18 De acordo com Virgilio Correa Filho:
Requisitavam a remoo de todos os adotivos menores de 60 anos para fora da provncia, por no convir que continuem no exerccio de seus empregos civis ou militares, visto que pelas provas que tem dado de inimigos declarados das nossas instituies se achavam armados em suas casas, esperando a noticia da restaurao do Duque de Bragana neste imprio.19

No relatrio do presidente da provncia Antonio Pedro Alencastro, que havia tomado posse em setembro de 1834, consta que foram presos os cidados de posio social responsveis pela desordem social enviados Corte pela navegao fluvial de So Paulo.20 Assim dizia o presidente:
[...] depois do 30 de maio os cabeas de to horrorosos crimes tentaram pela segunda vez levar avante seus nefandos desgnios tramando acabar com nosso sistema de governo monrquico constitucional [. ..].so estigmatizados, surpreendidos e presos pelos cautos e pacficos cidados que indignados esto e reclamam o seu destino para fora da provncia [...].21

Como consequncia do acontecimento da noite de 30 de maio, Poupino foi criticado pelos Zelosos, pela conivncia com o governo central. Alguns dos que haviam sido presos no Rio de Janeiro, conseguiram habeas corpus e acabaram retornando a Cuiab. Como o presidente de provncia Antonio Pedro Alencastro havia sido deposto, Poupino ficou sem a fora poltica resolvendo partir da regio, mas antes de partir foi assassinado no ano de 1836. Segundo Taunay, a vtima ainda pde sacar do bolso uma pistola, mas caiu logo de bruos morto na calada.22 Como postula Elizabeth Madureira Siqueira:

18

CORREA FILHO, Virglio. Histria de Mato Grosso. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1969, p. 489. Na ata da sesso extraordinria do Conselho, realizada a 30 de maio l-se a resposta atribuda aos revoltosos, p 514.
19 20 21 22

Idem. Op. Cit., p. 489 Relatrio do Presidente de Provncia de 1835. Idem. Op. Cit., p. 4.

SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. Histria de Mato Grosso. Da ancestralidade aos dias atuais. Entrelinhas, Cuiab, 2002, p. 91.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 68

Vinha Poupino, nas visitas que estava fazendo, de chapu de chile e botas, alis armado, como sempre andava. Sendo o dia de festividade religiosa, segundo uns do Esprito Santo, o estrondear dos foguetes e o repique de sino impediram que se ouvisse o tino homicida, dando ensanchas ao assassino de se retirar inclume, depois de negra faanha. Ainda pode a vitima sacar do bolso uma pistola, mas caiu logo de bruos morto na calada.23

Nos relatos de Jos Joaquim Ferreira Moutinho, cronista de descendncia portuguesa, percebemos outra viso sobre esse fato, pois segundo ele, na poca os cuiabanos pouco se afeioavam aos estrangeiros, aos portugueses do nome de bicudos e aos filhos de outras naes de carcamanos:
A carnificina de 1834 o ponto negro no Cu daquele torro, e o pesadelo ainda de muitos indivduos, de cujas memrias o espao de sete lustros no tem podido afugentar as imagens de suas vtimas. A pgina em que se escrever a histria desse extermnio de portugueses ser uma ndoa de sangue nos anais da provncia, e jamais o tempo poder apaga-la. No tentaremos descrev-la; apesar de sermos portugueses, queimamos muitos documentos que diziam respeito aos negcios de 1834.24

Ainda de acordo com a historiografia mato-grossense, vrias foram as crticas sobre o episdio, culminando em anedotas:
Embarca bicudo, embarca canalha vil que os brasileiros no querem Bicudos no seu Brasil.25

Em suma, o foco central deste estudo foi analisar o silncio a respeito do episdio que ficou conhecido como Rusga na historiografia mato-grossensse; e que ainda se encontra excludo dos contedos dos estudos sobre a histria brasileira, longe dos temas contidos nos livros didticos e, consequentemente, dos ensinos Fundamental e Mdio. Essa data histrica aqui apresentada, 1834, no tambm enfatizada como algo clebre na historiografia mato-grossensse, e tampouco como parte de um acontecimento nacional, de uma concepo de histria. De certa forma, a crtica aqui explicitada, talvez uma forma de o contedo adquirir visibilidade j que est silenciado
23 24

Idem. Op. Cit. , p. 91.

MOUTINHO, Jos Joaquim Ferreira. Notcias sobre a provncia de Mato Grosso. So Paulo: Typ. Henrique Schroeder, 1869, p. 10.
25

CORREA FILHO, Virgilio. Histria de Mato Grosso. Rio de janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1969, p. 514.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

MARIA DE LOURDES FANAIA

Pgina | 69

como tema da Histria do Brasil. De acordo com Circe Bittencourt, cada data traz um acontecimento muitas vezes invisveis, pois nas datas podem surgir outros acontecimentos relacionados a ela, mesmo que algumas no sejam exclusivamente nacionais.26 Desse modo, porque no falar do tema em estudo quando so apresentadas as rebelies (Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Farroupilha) j que so movimentos sociais ocorridas no Brasil numa mesma temporalidade? Alguns historiadores argumentam que os fatos histricos so como as pontas do iceberg, pois em cada tempo histrico pode conter outros acontecimentos invisveis e como a Rusga no e no deve ser um fato acabado no discurso historiogrfico, novos questionamentos podem emergir diante do tema. Do exposto sobre as breves consideraes feitas sobre a Rusga fica a nossa reflexo de que as prticas do processo ensino-aprendizagem precisam ser revisadas diante das mudanas historiogrficas trazidas pelas novas indagaes, inquietaes e polmicas contribuindo para o rompimento da naturalizao como o silncio sobre o conflito. Que elas possam comear a ser intermediadas pelas nossas prticas historiogrficas, pois delas podem emergir diversas problematizaes. Mediante mltiplas produes didticas que apontam contedos do ensino de Histria cujos parmetros da Histria do Brasil encontram-se voltados apenas para as regies litorneas, portanto, excluindo aspectos sobre a regio mato-grossense, cabe a ns, historiadores, o ofcio de quebrar os paradigmas pr-estabelecidos e repensarmos mais na nossa arte do fazer o ensino da Histria. Para Selva Guimares a disciplina tem como papel central a formao da conscincia histrica dos seres humanos, possibilitando a construo de identidades, a elucidao do vivido, a interveno social e a praxes individual coletiva.27

Autora convidada, artigo recebido em 29 de novembro de 2012.

26 27

BITTENCOURT, Circe. Dicionrio de datas da histria do Brasil. Contexto. So Paulo, 2010, p. 12-13.

FONSECA, Selva Guimares. Didtica e prtica de ensino de histria : experincias, reflexes e aprendizados. Campinas, So Paulo. Papirus, 2003, p. 89.

Revista Territrios & Fronteiras, Cuiab, vol. 5, n. 2, jul.-dez., 2012

Vous aimerez peut-être aussi