Vous êtes sur la page 1sur 49

A COMPLEXA IDENTIFICAO DA NATUREZA JURDICA DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

Jos Tadeu Neves Xavier

SUMRIO:

Consideraes

iniciais

sobre

Empresa

Individual

de

Responsabilidade Limitada - Eireli; 2 O cenrio do direito empresarial brasileiro antes da criao da empresa individual de responsabilidade limitada; 2.1 A problemtica da limitao de responsabilidade: uma questo antiga, mas ainda no integralmente resolvida; 2.2 A tcnica da limitao de responsabilidade e os interesses dos credores: entre a segurana e o incentivo aos investimentos empresariais; 2.3 A limitao de responsabilidade na rea empresarial: a desnecessidade de vinculao s formas societrias plurais; 3 O tratamento da matria no direito comparado: o dilema entre a sociedade unipessoal e o patrimnio de afetao; 4 A predileo brasileira pela da empresa individual de responsabilidade limitada; 4.1 A funo da empresa individual de responsabilidade limitada; 4.2 Conceito de empresa individual de responsabilidade limitada; 5 A busca pela identificao da natureza jurdica da empresa individual de responsabilidade limitada; Consideraes finais; Referncias.

Tenho o costume de andar pelas estradas Olhando para a direita e para a esquerda, E de vez em quando olhando para trs... E o que vejo a cada momento aquilo que nunca antes eu tinha visto... Sinto-me nascido a cada momento Para a eterna novidade do mundo... (O meu olhar, Fernando Pessoa)

CONSIDERAES

INICIAIS

SOBRE

EMPRESA

INDIVIDUAL

DE

RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI O sistema jurdico brasileiro, semelhana do que se verifica nos demais ordenamentos jurdicos dotados de influncia das fontes romanas, adota o modelo da responsabilidade patrimonial do devedor, com a consequente vinculao dos seus bens, em geral, ao cumprimento de suas obrigaes1. Desta matriz decorre naturalmente, como corolrio, a assuno dos riscos da atividade pelo agente que atua no mercado. Entretanto, como observou Sylvio Marcondes Machado, esta lgica nem sempre se concilia com os interesses gerais da produo, chegando, em muitos setores da atividade econmica, a servir como forma de arrefecer as incurses individuais, pois o princpio da responsabilidade individual ilimitada, especialmente no caso de pessoas fsicas, no se coaduna com os caracteres da atividade econmica moderna. A extenso e o complicado entrelaamento dos negcios, a enorme dificuldade de previso nas operaes comerciais e industriais, os riscos e perigos que as circundam na interdependncia, frequentemente mundial, dos fatos econmicos, impem a limitao dos riscos patrimoniais. 2 Quando a atuao econmica se realiza pela conjugao de esforos de duas ou mais pessoas, a questo contornada com a limitao de responsabilidade comumente atribuda s espcies societrias de uso mais difundido, como o caso das sociedades annimas e limitadas. Com a evoluo dos mercados e a necessidade de criar mecanismos mais eficazes de atuao econmica, vrios pases passaram a discutir, e a efetivamente implementar, tcnicas aptas a proporcionar limitao de responsabilidade patrimonial tambm queles que optam por se aventurar individualmente no ambiente do mercado.

Veja-se, neste sentido, a regra contida no art. 391 do CC ("Pelo inadimplemento do devedor respondem todos os bens do devedor"), que acompanhada pela disposio prevista no art. 591 do CPC ("O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei"). 2 Limitao de responsabilidade do comerciante individual. So Paulo: Max Limonad, 1956. p. 11-12.

Certamente influenciado por esta tendncia verificada em nvel mundial, o tema da limitao de responsabilidade patrimonial do empresrio individual vinha, j h algumas dcadas, fazendo-se presente nos debates jurdicos travados no mbito do direito empresarial brasileiro, dividindo a opinio de nossos grandes juristas sobre a adequao de sua adoo. Paralelamente aos debates doutrinrios, a temtica tambm ocupou a ateno de nossos legisladores, sendo, por diversas vezes, colocada em pauta a sugesto de sua normatizao, o que acabou por acirrar ainda mais a discusso sobre o assunto. Finalmente, em junho de 2011, foi aprovada a Lei n 12.441, que inseriu definitivamente em nosso direito positivo a figura da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, criando uma dobra histrica no direito empresarial brasileiro e trazendo a lume diversos debates que aos poucos vo ganhando flego, impulsionados por essa novidade legislativa. Ao dar este passo decisivo, o Brasil junta-se a diversos pases importantes da economia mundial, como a Alemanha, Frana e Itlia, que tambm introjetaram em seus ordenamentos jurdicos esta forma de atuao empresarial diferenciada. Entretanto, a positivao da empresa individual de responsabilidade limitada longe est de representar o ponto final da histria desta importante figura, pois se desdobra um grande leque de discusses sobre o espao que esta ir desempenhar em nosso direito e, em especial, sobre como ser o seu convvio com os demais esquemas de atuao empresarial. Soma-se a isso o fato de o texto legislativo em questo ser bastante econmico, deixando uma srie de aspectos a serem colmatados, ao crivo do ativismo de nossa doutrina e jurisprudncia. Neste contexto, nos propomos a contribuir, de forma singela, para os primeiros debates sobre a busca de identificao da essncia desta novel figura jurdica.

2 O CENRIO DO DIREITO EMPRESARIAL BRASILEIRO ANTES DA CRIAO DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA

Para que se possa reproduzir uma adequada viso sobre o espao que a empresa individual de responsabilidade limitada vem a ocupar em nosso sistema jurdico-negocial, mostra-se oportuna uma breve reviso descritiva sobre o panorama do mercado brasileiro antes da sua criao. Como se sabe, a atividade empresarial, ao mesmo tempo em que representa um instrumento efetivo de produo e circulao de riquezas, assumindo papel mpar na tarefa de impulsionar a economia, tambm acaba por envolver riscos econmicos considerveis queles que a ela se dedicam. Neste sentido, vrios pases passaram a adotar formas de organizaes empresrias, na modalidade de sociedades, atribuindo-lhes limitao de responsabilidade patrimonial. Foi o caso brasileiro, em que as duas modalidades societrias mais relevantes no mbito negocial - a sociedade limitada e a annima ostentam tal caracterstica. Nessas espcies, o risco da atividade do investidor fica, ressalvadas raras excees, limitada ao patrimnio formalmente constitudo para o desempenho de sua atividade. Entretanto, o nosso sistema jurdico inicialmente no estendeu essa prerrogativa de limitao de responsabilidade aos empresrios que optassem por atuar de forma individual, quando ento acabavam por assumir responsabilidade ilimitada pelos riscos do desempenho da sua atividade. Destarte, o empresrio que optasse pela atuao de forma individual assumia um risco expressivo, capaz de atingir no apenas o patrimnio utilizado nos negcios, mas tambm os seus bens pessoais, mesmo que integralmente desvinculados daqueles, com as ressalvadas legais referentes aos bens impenhorveis, entre os quais se destaca o bem de famlia3.
3

Cabe trazer colao aqui a sntese formulada por Thiago Ferreira Cardoso Neves acerca da condio do empresrio individual em nosso direito empresarial: "O empresrio individual, no exerccio de sua atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios, possui responsabilidade ilimitada, ou seja, responde ele diretamente com o seu patrimnio pessoal pelas obrigaes contradas no exerccio da empresa. Assim, quando exercida a atividade empresarial pela pessoa natural, no se aplica a teoria da personalidade jurdica, ou seja, a empresa, por ser uma atividade e no uma pessoa jurdica, no possui personalidade jurdica prpria, distinta da pessoa do empresrio, razo pela qual no existe separao patrimonial. Ento, no h que se

Numa sinttica comparao entre as possibilidades existentes em nosso cenrio jurdico de outrora, aquele que buscasse aventurar-se nas lides empresrias tinha as suas alternativas de atuao polarizadas nos esquemas das sociedades empresrias e da condio de empresrio individual. A escolha por trilhar o primeiro caminho vem acompanhada da viabilidade de conciliar vantagens de unio de capitais e conhecimento para o desempenho da atividade, alm do benefcio da limitao de responsabilidade, que caracteriza as principais espcies societrias. Elegendo a segunda espcie, o empresrio obtm a vantagem de tomar as suas decises e dirigir a atividade sem a necessidade de conciliar entendimento com outros scios. No ocorrem reunies ou assembleias deliberativas, podendo o titular da atividade exercer total soberania sobre os rumos da atividade. No entanto, a condio de empresrio individual traz consigo o inevitvel desconforto da responsabilidade ilimitada4. Esse tratamento destinado ao empresrio individual acaba por desestimular no negociante a adoo desta forma de atuao empresria, buscando alternativas, muitas vezes numa atitude de tica e licitude duvidosas, como a ocultao do seu patrimnio pessoal, como a aquisio de bens em nome de terceiros (ordinariamente, filhos ou parentes prximos) ou trilhando o caminho da criao de sociedades empresrias fictcias, onde passam a atuar como scios majoritrios, contando com a participao irrisria de comparsas, que inclusive, em alguns casos,
fala, na hiptese do empresrio individual, na existncia de dois patrimnios: um geral, da pessoa natural, e um outro separado, afetado ao exerccio da atividade econmica organizada. E isso se deve ao fato de que o empresrio individual exerce a empresa em seu nome prprio" (A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 220, out./dez. 2011). 4 Mostra-se oportuno mencionar que alguns juristas, mesmo antes do advento da Lei n 12.441/2011, que inseriu a empresa individual de responsabilidade limitada no ordenamento jurdico ptrio, j vislumbravam a possibilidade de aceitao da limitao de responsabilidade do empresrio individual. Esta foi a orientao esposada por Paulo Salvador Frontini, escrevendo: "O empresrio individual j pode e deve ser visto como titular de um patrimnio separado, que engloba as ativos da atividade econmica exercida sob firma individual", acrescentando: "No caso do empresrio - firma individual -, urge reconhecer, em suma, que no presente momento da elaborao legislativa brasileira, ele, enquanto pessoa natural, titular de dois patrimnios. Um o patrimnio natural, previsto no art. 91 do CC/2002, que se radica em todo ser humano, verdadeiro direito de personalidade. Outro - patrimnio separado, empresarial, formado pelo ativo e pelo passivo afetados atividade econmica organizada do empresrio, cujo reconhecimento e existncia resultam, afinal, de uma construo jurdica, uma exegese que se faz a partir dos fundamentos e preceitos indicados, seja, arts. 966, 968, III e IV e 978, do CC/2002" (Empresrio. Pessoa natural. Seu patrimnio pessoal e a afetao de bens. Direitos e obrigaes atividade econmica. Separao dessas duas massas patrimoniais por fora das normas do Cdigo Civil vigente. Revista do Instituto dos Advogados de So Paulo, RT, a. 10, n. 20, p. 268, jul./dez. 2007).

realizava mero emprstimo de nome. J em 1943, Trajano de Miranda Valverde apresentava sua preocupao em relao a esta realidade ftica e de difcil controle jurdico, afirmando: Numerosos so, entretanto, os casos em que a pessoa natural, ou jurdica organiza uma sociedade, tendo por objeto a explorao de uma empresa de fim lucrativo ou a realizao de negcios, congregando, para este fim, outras pessoas. Essas ltimas concorrem para a formao da sociedade; na realidade, porm, no entram com nenhuma contribuio para o capital social. Prestam um favor ou servio ao nico dono da sociedade: so os scios aparentes. 5 exatamente neste contexto de mercado que foi concebido o figurino da empresa individual de responsabilidade limitada, com o translcido intuito de incitar a pessoa natural que pretende atuar individualmente na rea empresarial a efetivar o seu escopo sem ficar exposto ao risco patrimonial ilimitado ou precisar se valer de meios alternativos para reduo do espectro do risco empresarial. Arrematando, com a incluso desta novidade legislativa possvel identificar no direito empresarial ptrio trs espcies de empresrios: o empresrio individual, as sociedades empresrias e a empresa individual de responsabilidade limitada6.

2.1 A problemtica da limitao de responsabilidade: uma questo antiga, mas ainda no integralmente resolvida A aceitabilidade e ao grau de legitimao das tcnicas de implementao da limitao de responsabilidade assunto que deita as suas razes na prpria formao histrica do direito mercantil. J. M Othon Sidou lembra que os romanos conheciam e aplicavam uma fico que atenuava a responsabilidade, por meio do instituto da merx peculiares. Os patrcios, impedidos pela Lei Plamnia de negociar, abandonavam parte de seus bens, que, todavia, continuavam a pertencer-lhes, em
5 6

Estabelecimento autnomo. Revista Forense, v. 96, p. 578, out. 1943. Thiago Ferreira Cardoso Neves, ao tratar deste tema, vislumbra que a criao da empresa individual de responsabilidade limitada acarretar uma provvel reduo considervel no nmero de empresrios individuais, explicando: "Se possvel praticar neste caso a futurologia, a morte do empresrio individual. No haver, salvo raras excees em que a pessoa natural pretenda iniciar uma atividade organizada com capital inferior a 100 salrios-mnimos, interesse para a explorao da empresa como empresrio individual, haja vista o comprometimento do patrimnio pessoal familiar" (A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 234, out./dez. 2011).

favor de um escravo ou liberto, visando a que, malogrado o negcio em que esses haveres eram invertidos, s os bens vinculados se deterioravam, ficando eles indenes s conse-quncias executrias, sobre o seu patrimnio e, em certos casos, sobre a sua prpria pessoa. 7 Entretanto, o tema ganha importncia durante o Medievo, na rea dos empreendimentos martimos, que reclamavam maior soma de capital, a fim de tornar possveis transaes mais avultadas e, portanto, mais lucrativas8. Neste perodo foram concebidos os contratos de comanda, em que a responsabilidade pessoal era vinculada apenas ao organizador da expedio9; os contratos de colona, voltados construo de embarcaes; e ainda o nauticum foenus, como forma de emprstimo realizado com vista a financiar a expedio martima, onde a responsabilidade restava circunscrita ao navio. Posteriormente, a trajetria da cadeia evolutiva da aceitao da limitao de responsabilidade se consolidou quando da criao das primeiras sociedades por aes, em especial com o advento das Companhias Ultramarinas das ndias Orientais e Ocidentais, diretamente relacionadas noo de separao de riscos10. Durante um longo perodo, portanto, a justificativa encontrada para servir de manjedoura para a limitao de responsabilidade empresarial era fundada na realidade das companhias por aes, na medida em que serviram para favorecer a inverso de grandes capitais, possibilitando aos acionistas investidores realizarem
Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Forense, a. 60, v. 204, p. 40, out./dez. 1963. 8 MARTINS FILHO, Antnio. Limitao de responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, p. 22. 9 Antnio Martins Filhos, ao explicar esta fase evolutiva, leciona: "As transformaes que se foram operando na ltima fase da Idade Mdia determinaram o aparecimento do contrato de pacotilha, alis, reflete as condies peculiares quela poca. [...] Mas, sendo a mercancia considerada profisso infamante ou menos honrosa e, portanto, incompatvel com a dignidade da nobreza, teria de surgir nova espcie de negcio que satisfizesse quelas necessidades convergentes. Essa modalidade foi encontrada no contrato de pacotilha, pelo qual o capitalista fornecia ao mestre ou capito de navio determinada soma, sob as seguintes condies: a) o nome do prestamista no ficaria ostensivamente ligado transao; b) os lucros seriam repartidos na proporo convencionada; c) na hiptese de malogro ou prejuzo, a responsabilidade do dador se limitaria ao valor da importncia. Nesses elementos constitutivos do contrato de pacotilha tem a sociedade em comandita dos nossos dias os seus traos estruturais: solidariedade e responsabilidade ilimitada para o scio ostensivo ou comanditado; limitao de responsabilidade para o scio oculto ou comanditrio" (Limitao de responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, p. 23). 10 Rachel Sztajn destaca que as companhias de navegao da Idade Mdia, ao mesmo tempo em que propiciaram a vulgarizao da noo de separao de riscos, tambm auxiliaram no reconhecimento, pelo Estado, de serem as sociedades pessoas jurdicas (Ter a personificao das sociedades funo econmica? Revista da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, v. 100, p. 63-77, jan./dez. 2005).
7

suas aplicaes econmicas sem pretenses de participarem da gesto societria, confiando-as a administradores profissionais e contentando-se na possibilidade de manifestarem as suas pretenses por meio do exerccio do direito de voto nas assembleias para que forem convocados a atuar. Em sntese, a lgica da responsabilidade empresarial encontrava o seu sustento histrico na correlao poder-responsabilidade, estando a responsabilidade vinculada faculdade de exerccio do poder de conduo dos negcios societrios, e ausentando-se quando a situao se mostrasse diversa. Com o passar do tempo, a limitao de responsabilidade deixou de atuar como uma prerrogativa apta a estimular a inverso de capital em grandes companhias, passando a se fazer presente tambm nas sociedades de forte presena do carter personalista, como nas sociedades annimas de capital fechado e nas sociedades limitadas (modalidades onde os scios poder ter - e em grande parte das vezes tem - ativa participao nos negcios sociais, inclusive, em muitos casos, atuando como administradores da entidade), servindo como incentivo a toda atuao empresarial no mercado. Desta forma, a sistemtica de responsabilidade empresarial passa a ter por fundamento outra frmula, diversa do nexo poder-responsabilidade, que correlao entre patrimnio investidoresponsabilidade, favorecendo, por consequncia, o esprito empreendedor, mormente de pequenos e mdios empresrios, mobilizando a economia e renovando o mercado, para que este se tornasse mais competitivo. O breve resgate histrico da limitao de responsabilidade na atuao empresarial serve para evidenciar que esta se encontra fundamentada, por essncia, na repartio dos riscos entre os agentes que atuam na atividade econmica, noo construda sem qualquer preocupao com o sentido moral. A limitao de responsabilidade na atuao empresarial no pode ser taxada de imoral ou contrria tica, mas sim como uma soluo de ordem tcnica, atribuda por construes e convenincias jurdicas e econmicas. Debruando-se sobre o tema, na metade do sculo passado, Antnio Martins Filho explicou que a responsabilidade civil e a penal originam-se da noo de responsabilidade moral. Mas, enquanto a penal tem seu fundamento psicolgico na responsabilidade moral que no pode ser limitada -, a civil desta se distingue e passa a expressar uma noo tcnica, isto , de diviso equitativa dos riscos. Desse modo, permitir a limitao da responsabilidade contratual em determinados casos nada mais do
8

que corrigir a repartio dos riscos, o que representa, afinal de contas, um problema de ordem tcnica. 11 O reconhecimento do verdadeiro esprito da limitao de responsabilidade, descomprometida com a dimenso tica ou moral, d ao tema uma vis integralmente objetivo, como instrumento mais eficaz de realizao de incentivos evoluo econmica, ligado de forma umbilical s aspiraes do iderio liberal. Neste mesmo sentido, manifesta-se o jurista argentino Daniel E. Moeremans, resumindo as justificativas da limitao de responsabilidade a duas razes, tidas como de ordem externa e interna, respectivamente, explicando: Primero - razn externa - el riesgo excesivo, riesgo que sin la possibilidade de limitar la responsabilidad na hubiera sido suportado. El empresrio puede quiz influir en la direccin de la empresa, pero ello no significa que el est en la situacin de dominar los riesgos propios que trae aparejada la actividad de aqulla, y segundo - razn interna - la poca posibilidad que tenan los acionistas de influenciar sobre las decisiones sociales. 12 Muda-se, portanto, o eixo de justificao da responsabilidade limitada, que passa a assumir a condio no apenas de caracterstica importante para os grandes investimentos, com apelo ao pblico investidor, mas tambm como mola propulsora para alavancar a criao tambm de pequenas e mdias inverses econmicas. Cabe ainda apontar que a responsabilidade limitada no deve fatalmente ser correlacionada com a noo de pessoa jurdica, o que, no direito brasileiro, pode ser claramente verificado na existncia de sociedades personificadas em que os scios possuem responsabilidade por dvidas da entidade, como o caso da sociedade em nome coletivo, na qual todos os seus membros assumem responsabilidade subsidiria pelas dvidas da atividade societria, e da sociedade em comandita simples, na qual a responsabilidade pelas obrigaes sociais atinge o patrimnio dos scios comanditrios. Entretanto, no h como deixar de reconhecer que os esquemas societrios que no so comprometidos com a sistemtica da
11 12

Limitao da responsabilidade do comerciante individual. Faculdade do Cear, 1950, p. 21. Recepcin de la sociedad unipersonal de responsabilidad limitada en el Proyecto de Unificacin Civil y Comercial en Argentina. Proteccin de los acreedores. Revista de Informao Legislativa, a. 27, n. 107, p. 295, jul./set. 1990.

responsabilidade limitada acabam por receber o desprezo dos investidores, caindo no total ostracismo. O privilgio da responsabilidade limitada possibilita aos investidores calcular os riscos dos seus investimentos, criando um incentivo decisivo para consolidar as formas empresariais dotadas desta caracterstica13. A relevncia dos debates sobre a limitao de responsabilidade daqueles que atuam no mbito negocial tambm se faz sentir na medida em que esta tcnica coloca em risco a segurana dos credores, partindo-se da premissa de que estes teriam limitada a possibilidade de insero sobre o patrimnio dos scios ou titular da empresa individual, sofrendo assim considervel restrio nos meios disponveis para a satisfao de suas pretenses econmicas. Este aspecto prope, portanto, o questionamento no sentido de que este esquema de limitao de responsabilidade poderia acabar por ensejar a perda do crdito da empresa no mercado14. Contudo, a realidade logo se incumbiu de demonstrar que tal situao no ocorre, o que talvez seja fruto da disseminao deste modelo no contexto do mercado, no qual a limitao de responsabilidade passou a representar a regra, e a sua ausncia, a exceo.

13

Apesar da consagrao dos modelos societrios caracterizados pela segregao patrimonial dos scios, a doutrina ainda aponta alguns aspectos merecedores de reflexo. Sobre o tema, Daniel E. Moeremans aponta: "Ahora bien, la desvantaja de la responsabilidad limitada radica en la ya possibilidad de socializacin de los riesgos, riesgos que son suportados por los consumidores, acreedores pequeos y a veces tambin por los acionistas minoritrios. Es por ello que los derechos positivos exigen normalmente, para que determinados sujetos gocen de la limitacin de responsabilidad, los seguintes requisitos: a) reglas severas relacionadas con la integracin del capital (obligacin de integralizacin mnima, valuacin de aportes no dinerarios, etc.); b) reglas destinadas a la conservacin del capital (por ej. prohibicin de distribuir dividendos no devengados); c) prohibicin de subcapitalizacin (la sociedad debe estar dotada con el capital necesrio para cumplir con el objeto social, es decir, debe haber una razonable relacin entre capital social y el fin econmico de la sociedad); d) la obligacin de solicitar la apertura del concurso en caso de insolvncia. Por ltimo cabe acotar que la limitacin de responsabilidad tambin serviria para sanerar empresas que se encuentren en crisis y localizar la empresa insolvente en el contexto de una agrupacin de empresa" (Recepcin de la sociedad unipersonal de responsabilidad limitada en el Proyecto de Unificacin Civil y Comercial en Argentina. Proteccin de los acreedores. Revista de Informao Legislativa, a. 27, n. 107, p. 296, jul./set. 1990). 14 Analisando esta questo, Alberto Aramouni salienta: "La crtica escuchada, que la limitacin patrimonial del empresrio individual producir el efecto no querido de restringir su crdito, o de tener que aceptar la constitucin de avales personales, alcanza tambin a las actuales sociedades de responsabilidad limitada, sin que por ello se haya custionado su creacin y funcionamento" (Empresa individual de responsabilidad limitada. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 23, p. 460, n. 136-138).

10

Na escola norte-americana do law & economics, fala-se que a limitao de responsabilidade criaria um risco moral, ao transferir os riscos da atividade aos credores, evidenciando que, em nenhum momento, se pode compreender que a limitao de responsabilidade representa uma tcnica de eliminao de riscos, mas sim propicia que estes venham a ser externalizados. Analisando o tema sob o prisma da economia, a limitao de

responsabilidade assume a condio de tcnica de reduo dos custos das transaes negociais, o que tem papel de relevncia mpar num sistema de livre concorrncia. Seja como for, na correlao dos custos-benefcios, a limitao da responsabilidade tem sido absorvida como um custo social aceitvel, na medida em que gera, como contrapartida, o incentivo decisivo ao incremento da atividade empresarial15.

2.2 A tcnica da limitao de responsabilidade e os interesses dos credores: entre a segurana e o incentivo aos investimentos empresariais

Conforme destacado anteriormente, o tema da limitao de responsabilidade, de plano, traz tona a delicada questo da proteo dos credores. As transaes negociais so o motivo da existncia das empresas, de forma que a busca da segurana, neste mbito, elevada a aspecto de suma importncia, tanto para aquele que vende como para o comprador, ao prestador de servio e ao

Cabe trazer colao a anlise formulada por J. M. Othon Sidou, no incio da dcada de sessenta, ao analisar a convenincia da adoo da forma da empresa individual em nosso ordenamento jurdico, em que enfrenta o alegado problema tico da limitao de responsabilidade, expondo: "Na limitao de responsabilidade no h um problema tico, seno tcnico. A responsabilidade civil uma noo tcnica, noo de risco, que definida pelo legislador e que no deve ser confundida com a responsabilidade moral, da qual dimane embora", complementado: "Assim, no cabe falar em moralidade em carter de confronto. Porque no incorre em imoralidade alguma o que limita sua responsabilidade, nem lesa virtualmente os seus credores o que se anuncia e se identifica como tendo a sua responsabilidade atenuada. Nesse caso, o credor sabe de antemo que o seu crdito s coberto limitadamente, tanto quando contrata com uma companhia ou com uma sociedade de responsabilidade limitada; tem medida a responsabilidade do seu devedor, e conhece as possibilidades com que vai transigir, com que pode contar para garantir-se" (Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Forense, a. 60, v. 204, p. 43, out./dez. 1963).

15

11

seu tomador. Em sntese, trocas negociais seguras representam o ideal de otimizao no mercado. Neste ambiente, a limitao de responsabilidade empresarial pode abalar a solidez do ideal de proteo dos credores. H quem entenda que, em um mercado de livre negociao e concorrncia, estes riscos restariam minimizados, face ao exerccio do poder de barganha tpico das transaes econmicas negociais16. Na realidade, em muitos casos isso no ocorre. Para um adequado cotejamento entre a limitao de responsabilidade e o poder de barganha dos credores, mister que se faa distino entre os chamados credores voluntrios e involuntrios. Os primeiros so os credores negociantes, que possuem uma razovel simetria de poder econmico-negocial na contratao, o que lhes atribui condies de discutir clusulas, exigir garantias especficas, ponderar sobre situaes que influenciam no custo do negcio, etc. Neste sentido, o risco moral (moral hazard) pode ser contrabalanceado, garantindo o proveito econmico a ambos os contratantes, e proporcionando-lhes condies de alcanar um mnimo de segurana negocial aceitvel, a ponto de tornar o contrato um bom investimento17.

Esta a orientao perfilhada, entre outros, por Benjamn Mois, ao afirmar que "de ningn modo puede considerarse que la limitacin de responsabilidade de la empresa unipersonal implique um 'sacrificio del crdito', pues al permitir el sinceramiento de situaciones jurdicas forzadas existentes en la actualidad lejos de prerjudicarlo, fomentar el crdito, si se tiene en cuenta que quien contrate con la empresa unipersonal sabr perfectamente a que atenerse en el caso concreto" (Empresa unipersonal de responsabilidad limitada. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 37A, p. 82, 2004). 17 Frank H. Easterbrook e Daniel R. Fischel observam que o risco mortal no exclusivo de situaes de responsabilidade limitada, embora nesta hiptese se mostre mais acentuada, explicando: "Externalization of risk imposes social costs and thus is undesir able. The implications of this point, however, are nuclear, both because modifying limited liability has its costs and because moral hazard would exist without limited liability. The social loss from reducing investment in certain types of projects - a consequence of seriously modifying limited liability - might far exceed the gains from reducing moral hazard. Too, even the abolition of limited liability would not eliminate the moral hazard problem. The incentive to engage in overly risky activities exists whenever a person or firm has insufficient assets to cover its expected liabilities. Although the problem of moral hazard may be more severe under limited liability, it exists under any rule. The magnitude of these gains and losses is an empirical matter on which the dominance of limited liability - when it is simple to pass greater risks to equity investors by contract - speaks eloquently" (The economic structure of corporate law. Cambridge: Harvard University Press, 1991. p. 50).

16

12

Por outro lado, existem os credores no voluntrios, representados por aqueles desprovidos de condies de barganha, face ao fraco poder negocial de que dispem, So os pequenos fornecedores, os empregados e os consumidores em geral, ente outros, que, em grande parte dos casos, negociam impulsionados por necessidades. Aos mesmos tambm se pode somar os credores de indenizaes provenientes de responsabilidade civil extracontratual do empresrio. Todos estes, por peculiaridades contratuais ou fticas, so integralmente desprovidos de condies de entabularem convenes sobre a alocao de riscos. Enquanto os primeiros - credores voluntrios - dispem de meios de se resguardar pela cobertura de seus crditos, por intermdio de garantias reais ou pessoais, visando responsabilidade pessoal dos scios, os ltimos so credores fracos e acabam por sofrer com mais nfase o principal efeito da limitao de responsabilidade. No direito empresarial contemporneo, essa situao desconfortvel dos credores no voluntrios tem sido amenizada pelas exigncias de capital mnimo para a instalao da empresa e pelo ativismo jurisprudencial referente aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica (piercing the corporate veil)
18

2.3 A limitao de responsabilidade na rea empresarial: a desnecessidade de vinculao s formas societrias plurais A evoluo do pensamento jurdico sobre a limitao de responsabilidade tem com hbitat natural o mbito do direito empresarial, ou seja, o campo do mercado, e, como referido outrora, inicialmente a justificao desta limitao de responsabilidade passava necessariamente pela atuao coletiva na rea econmica, ou seja, era atributo destinado a qualificar as formas societrias tradicionais, originalmente vinculadas ao figurino das sociedades de capital, que encontra no esquema da sociedade annima o seu exemplo mais emblemtico e, posteriormente, estendido s espcies de natureza mista, como a sociedade limitada.

18

Sobre o tema da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, ver nosso estudo: A teoria da desconsiderao da pessoa jurdica no novo Cdigo Civil. Revista de Direito Privado, So Paulo: RT, n. 10, p. 69-85.

13

Atualmente, arrefecidos os debates sobre o mbito de atuao de limitao de responsabilidade nas societrias tradicionais, a polmica mudou de rumo, e passou a dedicar a sua energia s discusses sobre a adequao da sua extenso queles que atuam na rea empresarial desprovidos da forma coletiva, como ocorre em relao s sociedades com um nico scio e o empresrio individual19. Neste sentido, argumentos favorveis e desfavorveis entraram

constantemente em embate, embora j se possa inequivocamente constatar que mundialmente se desenha um panorama favorvel a maior amplitude da limitao de responsabilidade empresarial, descomprometida, portanto, com as formas coletivas de atuao20. Um olhar, mesmo que superficial, sobre os argumentos doutrinrios partidrios da limitao de responsabilidade empresarial na atuao individual, de plano nos coloca sob o enfoque econmico, na medida em que a limitao de risco do empresrio individual ou da sociedade unipessoal acaba por atuar como fator decisivo para a criao de estmulos na constituio de novas atividades e negcios, permitindo assim o surgimento e proliferao de agentes econmicos, que, de posse

19

J. M. Othon Sidou, de forma precisa, sintetiza esta evoluo, explicando: "Em princpio, a sociedade coletiva em que todo o patrimnio dos scios responsvel ilimitada e solidariamente, com gesto pessoal dos mesmos, o princpio escorreito da societas romana. Depois as sociedades comanditrias, sem gesto pessoal dos componentes, que por esse motivo tm limitada sua responsabilidade. Logo a seguir, a ampliao desta no responsabilidade independente do fator gestivo, por meio das sociedades annimas em que o acionrio administra no nessa qualidade, mas como mandatrio. E, finalmente, as sociedades por cotas de responsabilidade limitada, nas quais o quotista gerencia, j no como mandatrio, mas como scio mesmo, e sobre o qual os credores salvantes os vcios de administrao - no tm ao indefinida para recobro de crdito. Necessariamente, o novo passo a dar, por deduo lgica, ser a admissibilidade de restrio societria ao indivduo, que pode gerir como empresrio, tendo por limite de responsabilidade o negcio erigido, como razo social, em fico jurdico-econmica" (Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Forense, a. 60, v. 204, p. 40, out./dez. 1963). 20 Ana Isabel Piaggi de Vanossi sintetiza os principais argumentos levantados contra a extenso da limitao de responsabilidade s espcies de atuao empresarial divorciadas da forma coletiva: "a) es incompatible con el princpio de 'pluralidad' de personas, base conceptual del contrato social y de la persona jurdica. Se invoca este aspecto, en punto al carcter asociativo de la sociedad y a su organizacin corporativo-colegial ('tres facit colleguim'), presentndolo como base de la responsabilidad patrimonial de la sociedad; b) trasgrede el principio de unidad e individibilidad personal e ilimitada del empresrio con todos sus bienes presentes y futuros; c) el scio nico decide sobre la gestin empresarial sin compartir su poder; consecuentemente, a poder exclusivo corresponde responsabilidad ilimitada; d) disminuye el nvel tico de los negcios; e) desplaza el riesgo hacia los acreedores; f) a pesar de que stos no perciban la totalidad de sua acreencias insolutas, el deudor conservar parte de su patrimonio; g) la inroducin de la S.U. ser intil, porque el empresario que limite su responsabidad no encontrar crdito en el mercado si no compromete su patrimonio libre" (Estudios sobre la sociedad unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 24-25).

14

de modestas cifras de capital, passam a atuar no mercado, desvinculados do risco empresarial. O impacto positivo deste fenmeno na economia dos pases inquestionvel. Antnio Martins Filho, ao defender a insero em nosso direito ptrio da empresa individual de responsabilidade limitada, no incio da dcada de cinquenta do sculo passado, a ela se referiu como a ltima fase do processo evolutivo da limitao dos riscos21. De outra banda, Maria Antonieta Linch observa que tais vantagens no se restringem seara econmica, apontando que estas tambm podem ser perceptveis no campo social, pois a limitao patrimonial outorga ao empresrio uma relativa seguridade pessoal, pois a parte de seu patrimnio que no foi destinada explorao do novo negcio, fica protegida da ao dos credores da empresa. Assim, o patrimnio pessoal/privado do empresrio assegura a subsistncia de certos bens indispensveis a ele e a sua famlia. 22 Alm dos argumentos acima analisados, a limitao de responsabilidade na atuao unipessoal se fundamenta, em especial, no postulado da isonomia, ou seja, da ausncia de motivos justificadores a que se estabelea tratamento distinto aos que atuam coletivamente ou individualmente no mercado23. Neste sentido, oportuno
21

Limitao de responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, 1950, p. 10. O autor apresenta os seguintes questionamentos: "Se duas pessoas associadas podem limitar a responsabilidade, porque isoladamente lhes vedado faz-lo? No verdade que a limitao dos riscos, em matria de direito civil constitue problema de ordem tcnica e, pois, capaz de ser solucionado pelo acolhimento de novo instituto? Noutras palavras: como explicar o estacionamento do processo evolutivo da limitao da responsabilidade na empresa comercial societria, quando evidente que a ltima etapa dessa evoluo est na empresa do comerciante individual?" (p. 25). 22 O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 148, p. 100. 23 Neste sentido, calha trazer baila a situao hipottica formulada por Cinira Gomes Lima de Melo, escrevendo em defesa da extenso da limitao de responsabilidade tambm aqueles que atuam de forma singular na atividade empresria. Vejamos: "Temos dois empresrios: (a) empresrio individual X, pessoa fsica que explora a atividade empresarial de prestao de servios educacionais. Possui dez empregados, enfim, mantm uma estrutura organizada para a explorao de sua empresa, com faturamento mensal de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais); (b) Sociedade Y Ltda, pessoa jurdica composta por A e B, que atividade empresarial de prestao de servios educacionais. Possui dez empregados, enfim mantm uma estrutura organizada para a explorao de sua empresa, com faturamento de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Como podemos verificar, os dois empresrios exploram a mesma atividade, possuem o mesmo nmero de empregados, mesmo faturamento mensal, porm esto sujeitos a regimes jurdicos distintos. O empresrio X, pessoa fsica, por exercer sua atividade individualmente tem responsabilidade ilimitada pelas obrigaes contradas no exerccio de sua empresa. J os scios da pessoa jurdica Y respondem subsidiaria e limitadamente pelas obrigaes sociais. A sociedade Y, por ser pessoa jurdica, ou seja, distinta dos scios que a compem, beneficiada com um tratamento privilegiado que tem como fundamento o incentivo ao empreendimento. Porm, o empresrio individual X, por ser pessoa fsica e explorar individualmente

15

trazer baila a afirmao de Ana Isabel Piaggi de Vanossi, argumentando que oponerse a la introduccin de esta estrutura sobre la base de razones tan volteis como las que se han vertido, no es ms que una discriminacin incompatible con el principio constitucional de igualdad. Porque se niega al empresrio individual lo que se permite al empresrio colectivo sin bases cientificas serias, y tal assimetria no es amparable en ninguna razn dirigida a garantizar los interesses de los terceiros, ni el principio de responsabilidad ilimitada em situaciones de unipersonalidad tiene base racional, sino ideolgica. 24 Ao mesmo tempo em que a simpatia pela ampliao da limitao de responsabilidade se funda no ideal de tratamento isonmico aos agentes que desempenham atuao no cenrio econmico do mercado, ela tambm se refora pela conscientizao de que no deve se manter vinculada a exigncia de certo nmero de scios, e sim se orientar pela ocorrncia da adequada capitalizao para o desempenho da atividade. a adequao patrimonial da atividade, manifestada pelo seu capital, o verdadeiro elemento de ponderao da limitao de responsabilidade na rea empresarial.

3 O TRATAMENTO DA MATRIA NO DIREITO COMPARADO: O DILEMA ENTRE A SOCIEDADE UNIPESSOAL E O PATRIMNIO DE AFETAO A ideia de proporcionar a limitao de responsabilidade queles que exercem de forma unipessoal a atividade empresria j se faz presente nos dilogos jurdicos de diversos pases, contando, inclusive, em muitos ordenamentos, com a sua positivao. A mundializao, que assola os tempos atuais, torna necessrio que qualquer debate sobre tcnicas de atuao econmica seja acompanhado de uma insero na economia global, analisando o modo como os demais pases tem se proposto a enfrentar o assunto e, mormente, permitindo traar um panorama sobre a orientao preponderante no contexto mundial.

sua atividade no goza de tal benefcio legal" (A limitao da responsabilidade do empresrio individual. Revista do Curso de Direito do Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas, UniFMU, a. 20, n. 28, p. 122-123, 2006). 24 Estudios sobre la sociedad unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 21-22.

16

A aldeia global, apregoada por Marshal McLuhan, impe a modificaes de condutas sociais e econmicas, com o intuito de que o sistema interno de cada pas se integre no mercado mundial, numa linha de entrosamento que tem como desfecho um maior trnsito no trfico econmico global, evitando, assim, o ostracismo de suas empresas. No mercado da globalizao25, as transaes negociais entre empresas de pases distintos tornam-se inevitveis e, inclusive, so tidas como referencial positivo que deve ser buscado e estimulado pelas economias nacionais, da a importncia da existncia de um razovel dilogo normativo entre os diversos ordenamentos26. Nas palavras de Ulises Montoya Alberti, o direito no s estabelece princpios e dita normas, resolvendo conflitos em torno do que considera justo, mas tambm atua como instrumento de organizao e tipificao de estruturas sociais, por consequncia, no pode estar margem da globalizao e da interdependncia entre os pases, concluindo: En los ltimos tiempos se observa que las actividades econmicas tales como la presencia de las transnacionales, las transacciones financieras internacionales, la inversin extranjera, los procesos de privatizacin, han alcanzado un relieve especial, aspecto ste que se ha presentado en la mayoria de los pases con una interrrelacin particular entre ellas. 27
Na lio de Ulises Montoya Alberti: "El concepcto de globalizacin tiene diversas acepciones las cuales no son uniformes, una acepcin de carter multidimensional es la mencionada por la Comisin Econmica para la Amrica Latina (Cepal), la que se refiere a globalizacin como la gravitacin de los procesos financieros, econmicos, ambientales, polticos, sociales y culturales de alcance mundial en los procesos de carter regional, nacional y local, pudiendo identificarse, como seala Barbagelatta en sus lneas ms salientes, la progresiva integracin mundial de los mercados financieros y la implantacin de un espacio nico para la produccin y el comercio. Para otros, a globalizacin viene a ser el processo de desnacionalizacin de los mercados, las leys y la poltica en el sentido de interrelacionar pueblos e indivduos por el bien comn", complementando: "Si bien lo que prima en la globalizacin es el aspecto econmico, en la actualidada compreende, entre otros, aspectos de carter jurdico, social, cultural, poltico, aunque la consideracin para cualquier problema parece ser visto desde una perspectiva econmica" (La globalizacin jurdica. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: LexisNexis-Depalma, a. 33, n. 202, p. 279, 2003). 26 Neste sentido vem a calhar a observao de Luiz Olavo Baptista: "O princpio da responsabilidade patrimonial ilimitada, especialmente no caso das pessoas fsicas, no se coaduna com os caracteres da atividade econmica moderna e, aos elementos apontados h algumas dcadas, acrescentandose o da transnacionalizao da economia; associado ao princpio de conflito de leis de que a sociedades regem-se pela lei do local de sua constituio, o fato de que em alguns pases se admite a sociedade unipessoal, temos sociedades unipessoais atuando legitimamente dentro de outros pases" (Sociedades unipessoais e o direito brasileiro. Arquivos do Ministrio da Justia, a. 45, n. 179, p. 149, jan./jun. 1992). 27 La globalizacin jurdica. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: LexisNexis-Depalma, a. 33, n. 202, p. 280, 2003. Este autor oferece excelente sntese sobre as etapas evolutivas da globalizao, em especial no seu aspecto econmico. Vejamos: "La primera,
25

17

Neste sentido, ao nos propormos a analisar a natureza jurdica da empresa individual de responsabilidade limitada, no podemos nos furtar de previamente realizar este breve desenho sobre o cenrio mundial que atualmente norteia o assunto28. Desempenhamos esta tarefa, no entanto, sem descuidar da conscincia de que a confrontao de culturas no pode ser realizada de modo irresponsvel, sem a ateno para as peculiaridades sociais, econmicas e jurdicas que moldam os diversos sistemas. Para tanto, realizamos um breve rascunho sobre as principais formas de enfoque do tema no direito estrangeiro, com maior nfase queles que, por razes de cunho histrico, geogrfico ou econmico, exercem sua influncia na construo do pensamento jurdico nacional. Acreditamos que o direito comparado, se adequadamente utilizado, representa um instrumento mpar de auxlio na construo de solues jurdicas internas, mormente na rea da economia. Em termos gerais, existem duas grandes linhas de orientao no tratamento destinado a esta matria: a adoo da sociedade unipessoal e a separao patrimonial com patrimnio de afetao.

que abarca de 1870 a 1913, se caracteriz por una gran movilidad de los capitales y de la mano de obra, junto con un auge comercial basado en una dramtica reduccin de los costos de transporte, ms que el libre comercio. La segunda, que se inicia despus de la Segunda Guerra Mundial, abarca de 1945 a 1973 y se caracteriz por un gran esfuerzo por desarrollar instituciones internacionales de cooperacin financeira y comercial y por la notable expancin del comercio de manufacturas entre pases desarrollados, pero tambin por la existncia de una gran variedad de modelos de organizacin econmica y una limitada movilidad de capitales y de mano de obra, junto con un auge comercial basado en una dramtica reducin de los costos de transportes ms que por el libre comercio. En el ltimo cuarto del siglo XX se consolid una tercera fase de globalizacin, cuyas principales caractersticas son la gradual generalizacin del libre comercio, la creciente presencia en el escenario mundial de empresas transnacionales que funcionan como sistemas de productin integrados, la expancin y la considerable movibilidad de los capitales, y una notable tendncia a lo homogeneizacin de los modelos de desarrollo, aunque como menciona la Cepal se observa la persistencia de restricciones al movimento de mano de obra, aadiendo que las races de este largo proceso se nutren de las sucesivas revoluciones tecnolgicas y, muy en particular, de las que han logrado reducir costos de transporte, informacin y comunicaciones" (p. 280-281). 28 A mesma linha trilhada por Ana Isabel Piaggi de Vanossi, afirmando: "Tambin es posible que una visin estrictamente nacionalista o regionalista del derecho societrio no tenga mucho sentido hoy en da; la mundializacin de los negcios, el a menudo carter internacional de las sociedades, y la circunstancia que sus acciones se cotice en distintos Estados, hacen que el fenmeno sea fundamentalmente el mismo en los pases con semejante nvel de desarrollo" (Estudios sobre la sociedad unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 21).

18

primeira

tcnica

de

limitao

da

responsabilidade

de

forma

descomprometida com a atuao coletiva na rea empresarial a sociedade unipessoal, contando com a simpatia de grande parte dos sistemas jurdicos e da doutrina especializada29, sem, claro, ficar imune a severas crticas fundadas, em especial, no seu enquadramento dogmtico como tipo societrio, frente ao esquadro tradicional da definio de contrato de sociedade, e a discusso sobre a dificuldade de se estabelecer uma poltica jurdica eficaz para assegurar a sua efetiva separao patrimonial. Num primeiro momento, a concepo de uma sociedade formada pela contribuio de apenas uma pessoa pode fazer frente viso tradicional da sociedade como fruto de um contrato, a exigir, por consequncia, a presena de pelo menos dois scios. Entretanto, a experincia de diversos pases tem demonstrado que esta barreira j se mostra superada, estando vencido o dogma do contrato de sociedade, fruto de uma concepo arcaica e forjada sobre uma realidade pr-industrial. Hodiernamente tem preponderado no pensamento jurdico empresarial a aceitao da noo de sociedade no como representao da organizao de um grupo de pessoas, mas sim como tcnica jurdica de organizao da empresa30. Como afirma Ana Isabel Piaggi de Vanossi, o significado de sociedade deve ser entendido como tcnica de gestar ou estruturar uma empresa e administrar um patrimnio, funes estas que subsistem sem a necessidade de pluralidade de scios31. Na verdade, a discusso sobre a aceitao da sociedade unipessoal coloca-se sobre outro patamar, alheio a sua concepo histrica, e sim voltada anlise da importncia, necessidade e justificao da limitao de responsabilidade para aqueles que atuam na seara empresarial. Por outro lado, a admisso da sociedade unipessoal representa uma reposta madura do ordenamento jurdico prtica reiterada e inequvoca das sociedades de faz-de-conta ou sociedades fictcias, realidade inequvoca nos mais diversos
Ana Isabel Piaggi de Vanossi, ao debruar-se sobre o tema da sociedade unipessoal, enfatiza: "La figura se sita entre las ms efectivas estratgias organizativas, y su origen puede individualizarse tanto en la evolucin del concepto de responsabilidad en matria mercantil como en el processo de separacin gradual entre propriedad, control y gestan de empresa. Se trata de un instrumento tcnico para limitar la responsabilidade del empresrio individual - ya probado - que adems sirve a otros fines especficos, como la articulacin de los grupos de empresas" (Estudios sobre la sociedade unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 5). 30 Neste sentido so as lies de Jean Paillusseau, expressas na obra La socit anonyme. Techinique d'organisation de l'entreprise. Paris: Sirey, 1967. 31 Estudios sobre la sociedade unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 88.
29

19

ordenamentos jurdicos, onde a pluralidade de scios nada mais do que um requisito formal, sem efetividade e facilmente contornvel. Ricardo Costa, ao se debruar sobre o estudo do acolhimento desta modalidade pelo ordenamento jurdico lusitano, observa que a luta pelo reconhecimento da sociedade unipessoal , pois, o combate pelo alargamento do benefcio da autonomia patrimonial, que a personificao do ente societrio legitima, e da irresponsabilidade pelas dvidas sociais ao scio nico. Enfim, a luta pela igualdade no acesso tcnica societria entre scio singular e scio no plural. 32 Nesta linha de raciocnio, no h como deixar de reconhecer que a disseminao das sociedades de capital, de forma paulatina e silenciosa, acabou por apresentar preciosa contribuio aceitao das sociedades unipessoais, na medida em que estas corporaes, por vezes, servem para patrocinar o carter associativo das entidades societrias e, em outras ocasies, encontram-se comprometidas to somente com a finalidade de dar estrutura patrimonial ao desempenho de certa atividade. De um modo geral, possvel identificar a utilizao da frmula da sociedade unipessoal sob dois aspectos, que demonstram a flexibilidade deste esquema empresarial: como tcnica organizativa do empresrio individual ou de estruturao de grupos de empresas. Calixto Salomo Filho, que segue esta orientao na anlise da sociedade unipessoal, afirma que "as sociedades unipessoais cujo scio uma pessoa fsica so, no caso tpico, sociedades destinadas simplesmente a organizar juridicamente a atividade econmica de seu scio, cujos interesses so basicamente os do 'proprietrio' que quer limitar sua responsabilidade", enquanto nas sociedades unipessoais controladas por pessoa jurdica predomina, ao contrrio, o perfil do controle. Elas so, em ltima anlise, forma de organizao administrativa dos grupos. A sua utilidade maior est na criao de um profit center juridicamente autnomo sobre cuja administrao o "scio" tenha controle absoluto, podendo determinar livremente o fluxo de recursos no interior do grupo de sociedades. 33

As sociedades unipessoais. Problemas do Direito das Sociedades, Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho - IDET. 2. reimp. Coimbra: Almedina, 2008. p. 27. 33 Sociedades unipessoais. So Paulo: Malheiros, 1995. p. 13-14. Este jurista, ao traar a clssica correlao entre propriedade e controle, observa que num contexto evolutivo o modelo da sociedade

32

20

Todas as crticas dirigidas ao modelo da sociedade unipessoal certamente podem ser reduzidas a um nico tronco comum, de carter binrio, que , no plano terico, a intensidade da tradio jurdica de ver na sociedade uma forma de expresso contratual, e, no plano funcional, a desconfiana em relao a este esquema empresarial, em face da sua maior facilidade de abusos na utilizao desta espcie 34. No plano das ideias, a doutrina jurdica vem enfrentando esta problemtica com a adoo de entendimentos tericos que buscam enfraquecer o rigor da relao sociedade-contrato, entre os quais tem alcanado destaque a chamada teoria do contrato-organizao. Tal construo doutrinria parte da identificao da necessidade de separao entre contratos associativos e contratos de permuta, dotados de ncleos distintos, em que os primeiros tm por escopo a constituio de uma organizao, enquanto os segundos, a criao de direitos subjetivos entre os contratantes. Neste sentido, conclui Calixto Salomo Filho ser evidente que, "liberado do conceito de direito subjetivo e preso ao de organizao, e identificado no ato de constituio de uma sociedade unipessoal um carter organizativo, resulta

unipessoal pode representar um passo atrs "que paradoxalmente pode levar a uma organizao prcapitalista ou altamente capitalista. Isso porque nela voltam a se confundir as figuras de controlador e proprietrio", concluindo ento que "o direito societrio deve ento determinar qual perfil assume o scio e qual o interesse que predomina, o de controlador ou de proprietrio, para definir a disciplina aplicvel: a disciplina das grandes sociedades modernas, aplicvel ao scio nico controlador ou a disciplina que permita o incentivo de pequenas estruturas destinadas basicamente a promover os interesses dominiais de seu fundador, aplicvel ao scio nico proprietrio" (p. 13). 34 Este quadro tambm aparece no direito argentino, em que, segundo Daniel E. Moeremans, "el tema de las sociedades unipersonales h despertado una amplia controvrsia em la doctrina nacional. Los opositores de esta forma societria se basan en argumentos netamente tericos y otros que hacen al funcionamento y los abusos a que pueden dar lugar este tipo societrio", explicando: "Desde el punto de vista terico, se sostiene que la sociedad unipersonal es una contradiccin en adiecto, ya que al ser la sociedad un contrato, se requieren por lo menos dos personas para su conclusin. Tambin se argument con la teoria del patrimonio, segn la cual toda persona (fsica o jurdica) tiene un patrimonio (pero slo uno) y todo patrimonio tiene slo un titular. En el caso de las sociedades unipersonales la sociedad no es el resultado de un contrato y por hiptesis una nica persona es titular de dos patrimnios. Tambin se sostuvo que la personalidad jurdica slo es reconocida por el ordenamiento jurdico al hombre en su acionar individual o colectivo. La imputacin diferenciada de que gozan las sociedades estaria causada slo por la actuacin colectiva. Es por ello que la sociedad de un solo socio sera un negocio jurdico sin causa, o sea, un negocio jurdico nulo o imposible". O autor acrescenta ainda: "En cuanto a tema de los abusos, las sociedades unipersonales seran un recurso tcnico que puede ser facilmente utilizado para defraudar a los acreedores, incrementando con ello adems los litgios, ya que en caso de desastre econmico los acreedores buscarn perseguir el patrimonio exento, acreditando el fraude del empresrio u otras violaciones del rgimen legal" (Recepcin de la sociedad unipersonal de responsabilidad limitada en el Proyecto de Unificacin Civil y Comercial en Argentina. Proteccin de los acreedores. Revista de Informao Legislativa, a. 27, n. 107, p. 290-293, jul./set. 1990).

21

admissvel

caracteriz-la

como

contrato

associativo

ou

de

sociedade",

acrescentando ainda: "A teoria do contrato-organizao torna o reconhecimento da sociedade unipessoal possvel mesmo em presena de uma concepo contratual de sociedade. Com eles possvel superar todos os problemas relacionados a reconhecimento da sociedade unipessoal" 35. Neste mesmo sentido, podemos encontrar as lies de Horacio P. Fargosi, que h considervel tempo vem defendendo, na doutrina argentina, a percepo de que a natureza de negcio jurdico plurilateral ao contrato de constituio de sociedade, ponderando que: "No puede implicar que se produzca un aferramiento irrestricto y se prescinda de tener en cuenta que las tendencias ms actuales llevan a enfatizar que la subjetivizacin colectiva no se apoya tanto en las personas fsicas miembros, sino en organizacin jurdica o, dicho de outra manera, que lo essencial lo es la previsin y organizacin de una actividad", concluindo que "el contacto de sociedad pertenece en primera lnea a la economia, y no al derecho"36. Para a aceitao plena do modelo de sociedade unipessoal, necessrio que o operador jurdico consiga visualizar a fora da realidade sobre os conceitos jurdicos, limitados pela fora dos dogmas acadmicos. A realidade econmica demonstra que a ausncia desta possibilidade abre espao para paliativos que atuaro a latere do direito posto, como pode ser visto na proliferao descontrolada das sociedades limitadas de fachada em diversos ordenamentos que desconhecem a unipessoalidade societria. Como enfatizou Hctor Alegria, as sociedades unipessoais possuem, nos ordenamentos jurdicos que no a contemplam, uma
35

Sociedades unipessoais. So Paulo: Malheiros, 1995. p. 58. O autor ainda explica: "A especificidade da causa do contrato de sociedade, a diferenci-lo do sinalagma dos contratos de escambo, no est no fim comum (de lucro) a ser buscado, mas sim na criao de uma organizao apta a atribuir individualidade e perpetuidade ao patrimnio a esse fim destinado. Portanto, perde importncia a pluralidade de scios. Tanto a pluralidade como um nico indivduo pode ter interesse na criao de uma tal organizao" (p. 59). Felipe Cassiano dos Santos, ao enfrentar o tema da sociedade unipessoal por quotas no direito portugus, faz questo de afastar a concepo institucional de sociedade, argumentando: "No nos parece exacta a afirmao segundo a qual, com a adoo com carter geral da sociedade de um s scio, o legislador deu impulso concepo institucional de sociedade. No s esta concepo vai muito para l da delimitada questo do acto constitutivo, com o legislador quis apenas aproveitar um mecanismo que histrica e tradicionalmente tem origem contratual para o estender a outros fins e matriz distinta (unilateral) - num fenmeno muito comum de extenso dos mecanismos mercantis para l do seu inicial campo de aplicao e que no desnatura a essncia do mecanismo (a sociedade continua a ser um mecanismo tipicamente comercial e que se estrutura a partir da matriz da sua gnese contratual)" (A sociedade unipessoal por quota: comentrios e anotaes aos arts. 270-A a 270-G do Cdigo das Sociedades Comerciais. Coimbra: Coimbra Editora, 2009. p. 44). 36 Prlogo a obra de VANOSSI, Ana Isabel Piaggi de. Estudios sobre las sociedades unipersonales. Buenos Aires: Depalma, p. XIII.

22

tipicidade social, que no pode ser limitada apenas por caprichos tecnicistas37. Neste mesmo sentido, Srgio Le Pera teve a oportunidade de referir que as sociedades dotadas de um nico scio preocupam mais aos professores que aos negociantes, sendo compreensvel que assim o seja38. Em relao ao temor no sentido de que a figura da sociedade unipessoal venha a representar instrumento jurdico de contribuio para a prtica de abusos no meio empresarial, cabe lembrar que o direito societrio adequadamente provido de mecanismos aptos a enfrentar estas j conhecidas situaes que corriqueiramente ocorrem, diga-se de passagem, em modelos de sociedades de composio plural. Cabe citar-se, aqui, a conhecida teoria da desconsiderao da personalidade jurdica societria, com todas as suas variantes, entre outras tcnicas de controle39. Em sntese, mostra-se oportuno trazer colao a observao apontada por Ana Isabel Piaggi de Vanossi, ao tratar do tema da sociedade unipessoal, referindo que no se trata un nuevo tipo societrio, solo de una estrutura corporativa con rgimen organico peculiar, en cuya virtud se aplican todas las disposiciones del rgimen en las relaciones externas, e internamente algunas de ellas se vern modificadas al no existir pluralidad de scios. 40 A segunda tcnica que se mostra vivel neste escopo de limitar a responsabilidade na atuao empresarial a do patrimnio de afetao, que possibilita a pessoa natural separar parte de seu patrimnio pessoal para destin-lo ao exerccio da atividade empresarial, o qual passa, ento, a responder de forma exclusiva pelos riscos da atividade. Apesar de no representar a forma mais difundida de limitao de responsabilidade na atuao empresarial desvinculada das
La sociedad unipersonal. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 27, v. 157/162, p. 05, 1994. 38 Sociedades unipersonales y subsidiarias totalmente controladas. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 5, n. 25, p. 14-15, fev. 1972. 39 Voltando as lies de Daniel E. Moeremans, "la proibicin de las sociedades unipersonales fundada en el temor de los abusos a que puede dar lugar, peca, segun Le Pera, por excesso y por defecto. Por excesso porque la prohibicin afectaria a situaciones que segn las pautas sociales no merecen reproche alguno. Por ej. la del empresrio individual que organiza su atividade a travs de una SRL aportando a la misma un capital quizs superior al capital aportado por los fundadores de una S.A. o de los grupos de sociedades (Wholly-Owned Subsidiarites) que se organizan de esta manera por diversas razones: ventajas impositivas u organizativas o simplesmente histricas, cuando, por ej. la sociedad dependiente era una sociedad independiente antes de su adquisicin por el grupo. Por otro lado pecaria por defecto, porque el mismo problema funcional se presenta incluso en el caso de las sociedades simplesmente controladas (pero no Wholly-Owned)" (Recepcin de la sociedad unipersonal de responsabilidad limitada en el Proyecto de Unificacin Civil Y Comercial en Argentina. Proteccin de los acreedores. Revista de Informao Legislativa, a. 27, n. 107, p. 294, jul./set. 1990). 40 Estudios sobre la sociedad unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997. p. 11.
37

23

formas coletivas, tem importncia em especial no aspecto histrico, eis que norteou os primeiros debates mundiais sobre o tema41. O patrimnio em geral compreendido pelos doutrinadores como o conjunto de relaes jurdicas economicamente apreciveis de determinado sujeito de direito. Francisco Amaral informa que a doutrina sobre o patrimnio pode ser concebida sob dois enfoques, que se sucederam no tempo. Inicialmente vigorava a teoria clssica ou subjetiva, que o visualizava como um conjunto unitrio de bens, no passvel de fracionamento, pois a pessoa no poderia ter mais de um patrimnio. Destarte, este era tido como uma forma de projeo da personalidade. A esta concepo clssica sobreveio a teoria moderna ou realista, que enxerga no patrimnio a possibilidade de diviso em ncleos separados, ou seja, conjunto de bens destinados a fins especficos, o que ficou conhecido como "patrimnio de afetao"42. O patrimnio de afetao, portanto, representa a separao de um montante dos bens de determinada pessoa, vinculando-o a certa finalidade especfica. Ocorre uma ciso no patrimnio do sujeito de direito, em que a parte separada ou segregada torna-se exclusivamente afetada ao exerccio de certa atividade empresarial. Cria-se um patrimnio separado (patrimnio separati, Zweckvermgern), que, embora desprovido de personalidade jurdica prpria, tornase detentor de um regime especfico de responsabilidade. Note-se que aqui se separa o patrimnio, mas estes continuam sob a mesma titularidade, de forma que esta ciso patrimonial tem por objetivo especfico influenciar na limitao de responsabilidade no desempenho da atividade empresarial. Como enfatiza Caio Mario da Silva Pereira, os bens objeto da afetao acham-se, sem dvida, vinculados ao fim, encontram-se gravados de encargo ou so objeto de restrio. Separados do patrimnio, e afetados a um fim, so tratados como bens independentes do patrimnio geral do indivduo", concluindo: "Porm continuam encravados no patrimnio do sujeito".43

A anlise histrica do tema do patrimnio de afetao na limitao de responsabilidade individual nos leva aos trabalhos precursores do comercialista suo Karl Weiland, datado de 1895, e do austraco Angel Pisko, de 1910, que acabaram por inspirar a adoo na sistemtica no principado de Liechtenstein. 42 Direito civil: introduo. 5. ed. Rio de Janeiro:Renovar, 2003. p. 339-340. 43 Instituies de direito civil. Introduo do direito civil: teoria geral do direito civil. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 1, 2009. p. 342.

41

24

A ideia de patrimnio de afetao, assim como a anterior, referente sociedade unipessoal, tambm no passa imune s severas crticas de seus opositores, em geral fulcradas na total ausncia de simpatia a formulao de um patrimnio segregado, o que vem a fazer frente com a concepo tradicional da unidade patrimonial do sujeito de direito44. Esta resistncia noo de patrimnio separado explicada por Calixto Salomo Filho, lembrando que a teoria da unidade do patrimnio do indivduo (comerciante) reinou na Frana do sculo passado. O subjetivismo antropocentrista do Cdigo Napoleo impedia que se distinguisse personalidade e patrimnio. A cada pessoa podia corresponder um s patrimnio. Aquele que desejasse limitar sua responsabilidade deveria necessariamente submeter-se a forma societria e a seus requisitos (entre eles, a existncia de mais de um scio). Nessa concepo, o patrimnio acabava por pouco distinguir-se da persona-lidade. O autor ainda arremata: " nessa confuso sujeito-objeto que se baseiam as principais crticas tericas"45.

Carlos Roberto Zannoni, da doutrina argentina, sintetiza as crticas em relao utilizao do expediente do patrimnio de afetao como tcnica de limitao da responsabilidade empresarial. Vejamos: "No podemos ignorar la terminante y absoluta posicin contraria expresada rotundamente por el eminente profesor espaol don Augusn Vicente y Goya. Afirma el maestro: pues bien, salvado nuestro respeto a quienes dicha tesis - la factilidad legal del patrimonio de afectacin - propungan, estimamos que la responsabilidad limitada en la empresa individual: 1) no tiene ningn fundamento jurdico; 2) no est justificada por necesidad econmica alguna; 3) sera imposible de organizarla con registro mercantil o sin el; 4) careceria de toda ventaja prctica; 5) es probable que slo sirviera para defraudar a algunos contratantes de buena fe", contrapondo-se: "y en particular afirmamos: 1) el instituto tiene el mismo fundamento jurdico que la limitacin de la responsabilidad limitada, en comandita o annima. Frente a esa figura compete a los terceros adoptar las precauciones que corresponda; 2) la justificacin de su conveniencia, tanto econmica o social, finca en la posibilidad de hacer posibles logros que actualmente se abandonan por el riesgo que su procura pueda suponer; 3) el registro, no slo es posible, sino que slo se trata de reglamentarlo adecuadamente sobre la base de os presupuestos legales que enunciamos; 4) el riesgo de fraude a los contratantes de buena fe no es mayor que el que corre actualmente quien contrata con persona determinada o con sociedad" (Patrimonio de afectacin. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 11, n. 61/66, p. 1507-1508, 1978). 45 Sociedades unipessoais. So Paulo: Malheiros, 1995. p. 28. O prprio autor coloca-se com reservas frente utilizao da categoria do patrimnio separado para o desempenho de atividades empresrias, ponderando: "As categorias civilsticas de patrimnio separado e universalidade at agora utilizadas no se adaptam perfeitamente ao fenmeno empresarial. Isso porque se incluem nelas as oportunidades e probabilidades, como a clientela, a fama, a propaganda, e pois a empresa mais que a soma de direitos", concluindo: "Assim sendo, qualquer utilizao de conceitos civilsticos como patrimnio separado organizao de uma empresa requer as adaptaes necessrias a essa fattispecie especfica" (p. 30).

44

25

Ainda nesta linha histrica, Maria Antonieta Lynch recorda que, durante o sculo XIX, reinava a teoria da unicidade patrimonial, que, fundada em ideias individualistas, obstaculizava a aceitao da afetao patrimonial, explicando que "tinha muitas razes de ser baseadas nas dificuldades creditcias, posto que a precariedade do sistema de crdito da poca e a necessidade de encontrar meios capazes de agregar capital fundamentavam a unidade patrimonial, sem possibilitar situaes jurdicas distintas, vez que poderiam se apresentar como perigosas"46. Entretanto, com o passar do tempo e as consequentes alteraes econmicas verificadas no cenrio econmico mundial no sculo XX, em especial no perodo ps-guerra, a superao da teoria da unicidade patrimonial tornou-se inevitvel. Nesta modalidade, ocorre a flexibilizao do princpio geral da unidade ou da indivisibilidade do patrimnio, segundo o qual cada sujeito de direito pode ser titular de uma nica massa patrimonial. Entretanto, cabe repisar que a figura do patrimnio de afetao no implica a transferncia de titularidade de parte dos bens, na medida em que apenas atrela a certa finalidade. Voltando s lies de Maria Antonieta Lynch, "os patrimnios de afetao so incomunicveis por natureza, o que no significa que ocorra uma ciso do patrimnio do titular", sintetizando: "A afetao tem como finalidade atribuir autonomia funcional aos bens reservados que ficam condicionados a uma funo imposta quando da sua constituio - no caso econmica - que em nada afeta o direito de propriedade de seu titular"47. Uma das caractersticas mais marcantes da concepo de patrimnio de afetao a sua necessria dependncia de autorizao legislativa, pois somente com a existncia de previso legal especfica poder este vir a ser criado e mantido em determinado sistema jurdico48.
46

O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 148, p. 102. A autora explica que "esta indivisibilidade tem como fundamento o princpio segundo o qual a totalidade dos bens do indivduo responde pelas dvidas. Os clssicos defendem que assim no fosse, os indivduos teriam liberdade para formar vrios patrimnios e dessa forma lesar os seus credores que s tem possibilidade executria patrimonial" (p. 103). 47 O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 148, p. 106. 48 Por todos, veja-se a lio de Caio Mario da Silva Pereira, ao afirmar que a afetao patrimonial tem "sua fonte essencial na lei, pois no ela possvel seno quando imposta ou autorizada pelo direito positivo" (Instituies de direito civil. Introduo do direito civil: teoria geral do direito civil. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 1, 2009. 341). Maria Antonieta Lynch lembra que os projetos de Cdigo Civil de 1963 e 1965 contemplavam a previso de patrimnio de afetao (respectivamente: "Art. 348. Patrimnio separado - Do patrimnio de uma pessoa pode ser separado um conjunto de bens ou direitos vinculados a um fim determinado, seja por mandamento legal, seja por destinao do titular";

26

Nesses casos, temos a utilizao, no direito comparado, desta tcnica da afetao patrimonial como instrumento de viabilizao da limitao da responsabilidade na rea empresarial, nas figuras do empresrio individual de responsabilidade limitada ou o estabelecimento empresarial de responsabilidade limitada. Como exemplo de ordenamentos que trilharam este caminho, temos os sistemas jurdicos portugus e paraguaio. Analisando esta questo sob o enfoque dos direitos da personalidade, Juyceane Bezerra de Menezes e Giovani Magalhes afirmam que o patrimnio de afetao seria a melhor dos mtodos para garantir o mnimo existencial e a limitao de responsabilidade do empresrio, argumentando que assim se pode compatibilizar a ordem econmica nacional com a dignidade da pessoa humana, afetar um patrimnio mnimo, resguardando-o de qualquer possibilidade de desapossamento, o que implicaria a impossibilidade, sequer, da subsistncia de seu titular, ou, com o mesmo efeito, afetar o patrimnio da empresa devendo apenas esse patrimnio afetado vir a responder pelos, e ficar sujeito aos, resultados da empresa. 49 No Brasil, em que pese a inexistncia de uma sistematizao normativa, a presena da figura do patrimnio separado pode ser identificada em situaes especficas50, embora no tenha servido para a formulao da concepo da
"Art. 332. Patrimnio separado - Do patrimnio pode ser separado um conjunto de bens ou direitos vinculados a um fim determinado, assim por mandamento legal como por destinao do titular"), o que no restou positivado na codificao civil atual (O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 148, p. 104, out./dez. 2007). 49 A limitao de responsabilidade civil do empresrio individual em face ao patrimnio indispensvel ao desenvolvimento da personalidade. Pensar: Revista do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 231, jul./dez. 2008. 50 A presena do patrimnio de afetao pode ser vislumbrada na rea da incorporao imobiliria, inserido pela Lei n 10.931/2004, que inseriu na Lei n 4.591/1964 o art. 31-A, nos seguintes termos: "A critrio do incorporador, a incorporao poder ser submetida ao regime de afetao, pelo qual o terreno e as acesses objeto da incorporao imobiliria, bem como os demais bens e direitos a ela vinculados, manter-se-o apartados do patrimnio do incorporador e constituiro patrimnio de afetao, destinado consecuo da incorporao correspondente e entrega das unidades imobilirias aos respectivos adquirentes. 1 O patrimnio de afetao no se comunica com os demais bens, direitos e obrigaes do patrimnio geral do incorporador ou de outros patrimnios de afetao por ele constitudos e s responde por dvidas e obrigaes vinculadas incorporao respectiva. 2 O incorporador responde pelos prejuzos que causar ao patrimnio de afetao". Sobre o tema, ver TUTIKAN, Cludia Fonseca. Patrimnio de afetao na incorporao imobiliria. Revista Sntese de Direito Civil e Processual Civil, v. 31, p. 46-55; CHALHUB, Melhim Namen. A incorporao imobiliria como patrimnio de afetao - A teoria da afetao e sua aplicao s incorporaes imobilirias. Comentrios MP 2.221, de 04.09.2001. Revista de Direito Imobilirio, v. 26, p. 72-73.

27

empresa individual de responsabilidade limitada, muito embora haja doutrinadores que defendam esse caminho como o instrumento mais adequado ao nosso direito51. Tambm como ser verificado a seguir, o Brasil parece ter optado por se afastar destas tendncias do direito comparado e criado uma figura distinta, que a criao de uma empresa individual de responsabilidade limitada, com a natureza de uma pessoa jurdica unipessoal.

4 A PREDILEO BRASILEIRA PELA DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA Conforme demonstrado acima, o direito comparado, embora se tenha mantido coeso no sentido de admitir a necessidade de limitao de responsabilidade daquele que atua de forma individual no exerccio da atividade empresarial, no se mostra parelho na feio jurdica a ser dada a este instrumento. Assim, convivem mundialmente as figuras da sociedade unipessoal, do estabelecimento individual de responsabilidade limitada, do empresrio individual de responsabilidade limitada e da empresa individual de responsabilidade limitada, sendo est ltima a representativa da opo brasileira. No restam dvidas de que essas diferentes escolhas representam sntese jurdico-formal de um mesmo fenmeno. Apenas h uma roupagem jurdica diversa, mas que sequer chega a sugerir a existncia de distino substancial entre estas figuras. Todas correspondem mesma resposta jurdica: a necessidade de estender a limitao de responsabilidade aquele que opta por se aventurar isoladamente no mercado.

Maria Antonieta Lynch representante desta linha doutrinria, mas que restou superada com a formatao atribuda empresa individual de responsabilidade limitada em nosso direito, na Lei n 12.441/2011. Na viso desta jurista, "embora em muitos pases tenha sido permitida a utilizao das sociedades unipessoais, adstritas ao direito societrio, temos fortes argumentos que nos levam a escolher e a reconhecer como mais adequada a afetao patrimonial para a EIRL", arrematando: "Deste modo, o empresrio escolheria uma parte dos bens que compem a totalidade de seu patrimnio para constituir a EIRL, de forma que a responsabilidade pelas obrigaes contradas na atividade econmica desenvolvida ficaria vinculada quela parte do patrimnio que fora separada. Inicialmente a opo pode at surpreender, j que longe esta de ser a mais utilizada, alm de no harmonizar com as caractersticas gerais que o instituto do patrimnio possui, mas bom recordar que no caso das cincias sociais, pela prpria natureza, podemos perfeitamente relativizar princpios gerais, admitindo figuras novas como excees, sem a necessidade de preciso inconteste das cincias exatas" (O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 148, p. 103, out./dez. 2007).

51

28

A escolha brasileira, entretanto, no pode passar ilesa a um juzo crtico. No se deve desconhecer que o direito tributrio no apenas de construes normativas. As reflexes doutrinrias tambm constroem o pensamento jurdico, dotando-se de adequada sistematicidade, que ao mesmo tempo propicia a existncia de dilogo jurdico coerente, o que essencial para o trfico nas relaes negociais. A tradio, que passa pela adoo e conservao de linguagem e logicidade interna, tambm desempenha papel fundamental para a realizao do direito. Direito tradio. Neste sentido, merece ser colocada em discusso a escolha legislativa nacional de formatar a limitao de responsabilidade daqueles que exercem individualmente a atividade empresarial na forma de empresa individual de responsabilidade limitada. O vocbulo empresa carrega uma longa e exaustiva celeuma doutrinria na busca de identificao da sua exata significao, levando a diversos caminhos e enfoques diversos, que, antes de servirem para a criao de uma definio difusa e excessivamente abrangente, auxiliam consolidao de sua representao como fenmeno capaz de interagir com vrios setores, criando reflexes no sentido social, econmico e jurdico, entre outros. Tomando-se a expresso na sua conceituao mais representativa, em muito colidente com a dico escolhida pela Codificao Civil, empresa pressupe a existncia de uma atividade organizada dirigida a determinada finalidade de carter econmico, de produo ou circulao de mercadorias ou prestao de servios, envolvendo a combinao de determinados fatores de produo, em especial capital e trabalho52. O enfoque econmico da empresa, ao contrrio do que se verifica no mbito dos debates jurdicos, tem se mostrado mais aplainado. Antnio Martins Filho sintetizou a noo econmica de empresa como uma "organizao de carter autnomo que, sob a direo de determinada pessoa singular ou societria, tem por

52

Concepo similar encontrada na clssica obra do jurista argentino Waldemar Arecha, para o qual "empresa comercial es la unidad en que e manifesta la organizacin del trabajo plurilateral aplicado sobre la riqueza para producir un resultado, intermediando para ello en la circulacin de los bienes, o en al trabajo ajeno, o en el cambio de crdito, o en el cambio de eventos, o empleando valores industriales" (La empresa comercial. Buenos Aires: Editorial Depalma, 1948. p. 383).

29

finalidade conjugar os fatores da produo, com o fito de lucro"53. Essa definio econmica, centrada nos fatores de produo, certamente em muito auxilia no colquio jurdico sobre o tema, mas no capaz de representar investigao suficiente para os questionamentos apresentados pelos cultivadores dos debates acadmicos no mbito do direito. A doutrina brasileira de direito mercantil tem se mostrado seguidora das lies de Alberto Asquini sobre a noo de empresa. Este autor, no ano de 1943, certamente inspirado pelos primeiros debates sobre o Cdigo Civil italiano unificado de 1942, formulou estudo que se tornou clssico entre os juristas que estudam esta matria, sobre as potencialidades do conceito de empresa, ao qual atribuiu a condio de figura polidrica54. Na lio de Alberto Asquini, a empresa pode ser concebida sobre quatro enfoques: (a) primeiro, o conceito subjetivo, que a visualiza como sujeito de direito, e que, portanto se confunde com a prpria noo de empresrio ou de sociedade empresria; (b) segundo, o conceito objetivo, em que a concepo de empresa se mistura com o de estabelecimento, ou seja, conjunto de bens utilizados para o desempenho da atividade empresarial55; (c) terceiro, o conceito corporativo, em que a empresa entendida como a organizao estruturada de pessoas, que se unem com o intuito de desempenho de uma atividade de escopo comum; (d) por fim, a

Limitao da responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, 1950, p. 35. O autor esmia a sua afirmao explicando: "Sucinta anlise dos vrios elementos consubstanciados nesta frmula, no s demonstrar o fundamento econmico da empresa como tambm poder fornecer o critrio a ser adotado para o estabelecimento de sua noo de ordem jurdica: I - A ideia de empresa nos conduz imediatamente de organizao, isto : complexo de bens e pluralidade de pessoas, sistematicamente dispostos e proporcionalmente coordenados, para a obteno de um fim pr-estabelecido. II - A empresa, considerada com organizao, possue um carter autnomo. Esta autonomia resulta da existncia de um patrimnio prprio; de um domiclio, que se confunde com o do respectivo titular; de um objeto ou fim econmico; do uso privado de uma firma ou denominao que se opera, etc. III - a empresa dirigida pelo respectivo empresrio, pessoa individual ou coletiva que nela exerce funes de titularidade e que agir diretamente ou por meio do competente rgo de administrao. IV - Na entrosagem da empresa so conjugados os fatores da produo - natureza, trabalho e capital - de maneira harmnica e racional, a fim de que o processo produtivo possa oferecer um mximo de rendimento com um mnimo de sacrifcio. V - Por fim, ao mesmo tempo em que a empresa se destina a prestar servios aos elementos externos que com ela se relacionam, tambm visa para si vantagem - o lucro - que, alis, lhe constitui a caracterstica econmica" (p. 35-36). 54 Profili dell'impresa. Rivista del Diritto Commerciale e del Diritto Generale dele Obbligazioni, Padova, v. 41, p. 1-20. 55 Sobre a noo de estabelecimento, sugerimos a leitura do nosso estudo especfico "O estabelecimento empresarial no direito brasileiro". Revista Sntese de Direito Empresarial, v. 25, p. 09-37, mar./abr. 2012.

53

30

noo de empresa como um conceito funcional, sendo considerada como a atividade desenvolvida pelo empresrio ou pela sociedade empresria. No direito empresarial brasileiro, as trs primeiras acepes de empresa no ganharam xito, em que passou a preponderar a sua visualizao como uma figura de carter funcional, ou seja, como a atividade econmica organizada desenvolvida pelo sujeito da rea empresarial56. Esta claramente a opo do texto da Codificao Civil atual, ao dispor, no art. 1.142, sobre o conceito de estabelecimento, nos seguintes termos: "Considera-se estabelecimento todo complexo de bens organizado, para o exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria". Portanto, ao optar por adotar a empresa individual de responsabilidade limitada e atribuir-lhe a condio de pessoa jurdica, o legislador acabou por contrariar o entendimento jurdico dominante sobre a teoria da empresa e, ao mesmo tempo, colocou em xeque o ideal de coerncia que se deve ter na linguagem normativa, no caso, no prprio contexto interno do Cdigo Civil. Cabe trazer colao a observao formulada por Thiago Ferreira Cardoso Neves, ao apontar que contrariou, pois, o legislador, ao editar a Lei n 12.441/2011, a prpria teoria da empresa consagrada pelo Cdigo Civil. Pela teoria da empresa, a pessoa considerada, ou no, um empresrio ou sociedade empresria pela forma como exercida a atividade econmica por ela explorada. Se a atividade econmica organizada, por reunir os quatro fatores de produo - capital, trabalho, tecnologia e matria-prima -, ela uma atividade empresarial. Estar a pessoa, nesse caso, exercendo a empresa. V-se que a empresa qualifica a atividade econmica. a empresa uma espcie de atividade econmica: a atividade econmica organizada. Ento, ela sinnimo de atividade econmica organizada, e no de pessoa. 57

Neste sentido, a lio de Thiago Ferreira Cardoso Neves, ao afirmar: "Os trs primeiros conceitos foram afastados de plano. No h que se falar em identidade entre empresa e empresrio, uma vez que a empresa no titular de direitos; no h que se confundir, ainda, empresa com estabelecimento, isso porque a empresa no objeto de direitos; e por fim, impossvel a utilizao do conceito corporativo, especialmente em uma sociedade capitalista, em que o empregador e o empregado, em verdade, perseguem interesses antagnicos" (A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 225, out./dez. 2011). 57 A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 225-226, out./dez. 2011. Mostra-se interessante transcrever observao feita por Jos Engrcia Antunes, ao analisar a situao jurdica lusitana em que convivem os esquemas do estabelecimento individual de responsabilidade limitada e a sociedade unipessoal por quotas, consignando que, "ao lado destes dois modelos regulatrios fundamentais, tambm

56

31

Desta forma, no h como deixar de reconhecer a existncia, no direito empresarial brasileiro atual, de nuances que refletem a presena da tendncia de aceitao da personificao da empresa. Suzy Cavalcante Koury, que se posiciona na doutrina como defensora da personificao da empresa, argumenta que, "atualmente, todavia, vrios fatores impem que se reveja essa teoria clssica, como, por exemplo, a dissociao entre empresa e empresrio, a preocupao com a recuperao das empresas, a qual, inclusive, norteia a nova Lei de Falncias", complementando: Percebe-se assim, que a nova Lei de Falncias adota a personalizao da empresa, a ponto de deixar claro que ela persiste, mesmo em sendo afastado o scio controlador (art. 64, caput e pargrafo nico), bem como ao destacar que a mesma '[...] visa a preservar e otimizar a utilizao produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangveis da empresa'. 58 Ainda no plano doutrinrio, se resgatarmos discusses que ocorreram no passado, encontraremos a defesa da personificao da empresa em diversas passagens. Quando da realizao do Congresso Jurdico Nacional Comemorativo do Cinquentenrio da Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1950, teve-se a oportunidade de serem travadas discusses sobre a limitao de responsabilidade na rea empresarial, de forma desvinculada dos esquemas societrios coletivos, e, nesta ocasio, foi debatida a utilizao da expresso empresa individual de responsabilidade limitada. Mais adiante, no incio da dcada de sessenta, J. M. Othon Sidou defendeu a referncia empresa como sujeito de direito, argumentando que "concordamos com que 'empresa' um conceito econmico no jurdico. Mas poder s-lo se a lei reconhecer-lhe uma personalidade", acrescentando:
usual referenciar-se uma 'terceira via', consistente na personificao jurdica da prpria empresa, criando um novo sujeito de direito (que no uma sociedade comercial) distinto do prprio empresrio titular", mas ponderando: "Esta via alternativa, todavia, no suscitou adeso na lei ou mesmo doutrina comparada, dada a sua intrnseca complexidade tcnica, ao exigir a coordenao dessa nova entidade jurdica com normas gerais de direito das obrigaes, do direito das famlias, do direito das sucesses, do prprio direito comercial" (O estabelecimento individual de responsabilidade limitada: crnica de uma morte anunciada. Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, v. 03, p. 432, 2006). 58 Empresa no novo Cdigo Civil: conceituao e dicotomia entre sociedades simples e empresrias. Revista de Direito Privado, v. 22, p. 277, abr. 2005.

32

Desde que a lei faa da empresa uma pessoa jurdica, como o fez com a fundao, ela integrar, sem malquistar, o elenco das pessoas jurdicas, por que empresa se cria (tal como a fundao) pela unidade que se imprime aos valores que a formam e se reconhece pelo nexo orgnico que os vincula a certo fim. 59 A expresso empresa individual de responsabilidade limitada tambm se fez presente em obras hodiernamente tidas como clssicas sobre o assunto, como os trabalhos de Sylvio Marcondes Machado (Limitao da responsabilidade de comerciante individual) e Romano Cristiano (Personificao da empresa), entre outras. Desta forma, ao personificar a empresa, o legislador deu vida profecia lanada em nossos dilogos jurdicos nacionais por Antnio Martins Filho, ao defender, em sua poca, a admisso da empresa individual de responsabilidade limitada, desde que lhe fosse reconhecida a personalidade jurdica, semelhana do que ocorre em relao maioria das sociedades60.

4.1 A funo da empresa individual de responsabilidade limitada Conforme vem sendo salientado no presente ensaio, a insero da empresa individual de responsabilidade limitada em nosso direito decorreu da combinao de diversos fatores, que, ao se somarem, acarretaram a necessidade de mudana no

59 60

Empresa individual de responsabilidade limitada. RF, a. 60, v. 204, p. 46, out./dez. 1963. Limitao da responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, 1950, p. 41. O autor, para fundamentar o seu pressgio, fez aluso s lies de Francesco Ferrada, afirmando: "A personalidade um produto da ordem jurdica e surge por um reconhecimento do direito positivo. O homem uma pessoa no por natureza, e sim por obra do direito. A qualidade natural do homem, como de um ente racional e capaz de vontade, s a base tica, para que o direito de um certo estdio de cultura reconhea a todos os homens personalidade. Porm, a subjetividade no inata no homem, no uma qualidade inerente ao indivduo, seno uma realizao ideal que sem a ordem jurdica inconcebvel. Em perodo anterior organizao estatal, o homem no pessoa. E mesmo constituda a ordem jurdica, a histria demonstra que, por um longo tempo, houve uma classe de homens aos quais se negava a qualidade de sujeito de direito - os escravos. E no s isso: a personalidade tambm poderia ser perdida, por uma condenao penal (morte civil) ou por uma adoo do estado religioso (vida clausal). E tambm nos indivduos capazes, a personalidade se mantinha como uma quantidade varivel, que pode ser reconhecida em mais ou menos larga medida. Historicamente no foram iguais, sob o ponto de vista jurdico, homens e mulheres, cristos e hebreus, nobres e vassalos, sendo que ainda hoje existe diferena entre nacionais e estrangeiros" (p. 41-42).

33

curso da viso que o nosso ordenamento jurdico vinha agregando quele que se dedica a atuao econmica. Podemos concluir que a criao da figura da empresa individual de responsabilidade limitada deve ser traduzida como uma situao de ganho social, de incentivo a pequena e mdia atividade industrial, como forma de reconhecimento da sua importncia para o mercado. mais um dos traos de efetivao do ideal de funo social da empresa, que, nos ltimos tempos, vem marcando de forma indelvel o pensamento jurdico nacional. Na precisa pena de Wilges Bruscato: O reconhecimento da possibilidade de preservao do patrimnio pessoal do empresrio individual no visa atender a uma causa egostica de torn-lo intocvel ou, meramente, aumentar-lhe os ganhos, limitando as perdas. Mas, sim, busca incrementar a economia, incentivando mais pessoas a empreenderem, visto que empresa se agregam valores sociais que merecem a proteo e a ateno do direito. 61 De outra banda, no podemos olvidar que a empresa individual de responsabilidade limitada tambm funcionar como desestimulo continuao da prtica das sociedades limitadas de fachada, fictcias ou de faz-de-conta, constitudas com o intuito de proporcionar o benefcio da responsabilidade limitada ao titular da sociedade que detm a grande maioria do seu capital.

4.2 Conceito de empresa individual de responsabilidade limitada

Para finalizar este tpico referente predileo brasileira pela forma da empresa individual de responsabilidade limitada, no podemos nos furtar de traar alguns delineamentos no sentido de se obter uma definio sobre este novel esquema empresarial. A Lei n 12.441/2011, ao colocar esta figura em nosso sistema, no se preocupou em oferecer a sua definio, repassando esta tarefa para a doutrina. Contudo, da leitura atenta dessa normatizao, possvel se formular, sem maiores dificuldades, a sua conceituao. Destarte, a empresa individual de responsabilidade limitada pode ser descrita como a pessoa jurdica de direito privado
61

Apontamentos empresa individual de responsabilidade limitada - Eireli: a saga continua. Revista ndex Jur, dez. 2011.

34

instituda por uma nica pessoa natural, com capital em valor equivalente ao de pelo menos cem salrios-mnimos, totalmente integralizado e com responsabilidade limitada a este capital62.

5 A BUSCA PELA IDENTIFICAO DA NATUREZA JURDICA DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA Como si acontecer com as novas figuras que so inseridas em uma estrutura jurdica j formatada, em que a sua acomodao dentro desta engrenagem nem sempre se realiza de forma simplificada e pacfica, a empresa individual foi recepcionada em nosso ordenamento cercada de uma enredada teia de discusses sobre a sua essncia. As experincias do direito comparado, somadas s construes doutrinrias que antecederam o acolhimento da empresa individual em nosso direito, acarretaram uma natural dificuldade de seu tratamento jurdico. A celeuma sobre a natureza desta espcie se concentra na definio de sua feio como patrimnio de afetao ou patrimnio separado, para, num segundo momento, se analisar a viabilidade desta ser compreendida como tipo de sociedade unipessoal. a) Patrimnio de afetao ou patrimnio separado O direito comparado, ao desvincular a limitao de responsabilidade do exerccio coletivo da atuao empresarial, rumou por dois caminhos: a constituio

Conforme indica o art. 980-A do Cdigo Civil: "A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. 1 O nome empresarial dever ser formado pela incluso da expresso 'Eireli' aps a firma ou a denominao social da empresa individual de responsabilidade limitada. 2 A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. 3 A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. 4 (Vetado). 5 Poder ser atribuda empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. 6 Aplicam-se empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas".

62

35

de patrimnio de afetao ou de patrimnio separado. Por oportuno recordemos, sucintamente, estas concepes. O modelo do patrimnio de afetao possibilita que seja destacada certa parcela de bens integrantes do acervo patrimonial de determinado sujeito de direito, submetendo-se a um regime jurdico diferenciado daquele que atribudo ao restante do patrimnio, mas sem alterao de titularidade. Esta espcie utilizada na concepo lusitana de estabelecimento individual de responsabilidade limitada. Na modalidade de patrimnio separado, de forma semelhante, tambm se destaca certa parcela patrimonial, destinando-lhe determinada finalidade, entretanto, com nova titularidade. H, aqui, transferncia patrimonial para pessoa distinta. Essa espcie est presente nos ordenamentos que adotaram a sociedade unipessoal. A forma escolhida por nosso sistema jurdico, ao conceber a figura da empresa individual de responsabilidade limitada, aproxima-se, sensivelmente, mais do modelo do patrimnio separado, mas com caractersticas bastante prprias, que a distanciam da sociedade desprovida de pluralidade de scios. A empresa individual de responsabilidade limitada molda-se por um carter fundacional, na medida em que o patrimnio que segregado para a sua constituio ganha vida e autonomia jurdica prpria. Uma vez registrado seu ato constitutivo, a empresa individual passa a ser pessoa jurdica, conforme determinao expressa do legislador. Entretanto, como bem destacado por Alfredo de Assis Gonalves Neto, o capital da empresa individual de responsabilidade limitada a grandeza que representa o valor destacado do patrimnio pessoal de seu criador para a formao do patrimnio dela. Assim, o patrimnio daquela no se desfalca: em troca do conjunto de bens transferidos para a Eireli, ele recebe a titularidade de seu capital - ou seja, a titularidade dos direitos que seu capital representa. 63

63

A empresa individual de responsabilidade limitada. Revista dos Tribunais, v. 915, jan. 2012, p. 162. Nesta mesma linha aponta Luiz Olavo Baptista, ao afirmar: "O olhar para a fundao tem o mrito de - embora no nos dando a soluo positiva para a empresa unipessoal - nos mostrar sob o ponto de vista terico como possvel criar a pessoa jurdica sem que haja pluralidade de criadores (scios)" (Sociedades unipessoais e o direito brasileiro. Arquivos do Ministrio da Justia, a. 45, v. 179, p. 156, jan./jun. 1992).

36

O ato de constituio da empresa individual de responsabilidade limitada representa uma declarao unilateral de vontade, que muito se assemelha a criao de fundaes, da por que no se pode olvidar do seu carter fundacional, sem, por bvio, confundi-la com as fundaes previstas na Codificao Civil64. A principal distino que pode ser estabelecida em relao natureza jurdica das fundaes e da empresa individual de responsabilidade limitada, alm, evidentemente, das suas finalidades, o fato de que na primeira h uma integral desvinculao patrimonial entre o instituir e a entidade criada pela dotao patrimonial, o que no se verifica na empresa individual. Nesta modalidade, o instituidor continua vinculado empresa, na condio de seu titular (e, na maioria das vezes, tambm administrador). b) Sociedade unipessoal ou pessoa jurdica especfica Conforme indica expressamente a prpria dico da Lei n 12.441/2011, a empresa individual tem a condio de pessoa jurdica, somando-se s demais espcies de pessoas morais de direito privado j existentes em nosso sistema normativo. Neste aspecto, fica bem delimitada a distino desta em relao ao tradicional empresrio individual, que, alm de possuir responsabilidade ilimitada em relao s dvidas e encargos econmicos da atividade, no ostenta o status de ente personificado65.
Este exerccio de aproximao e diferenciao da empresa individual de responsabilidade limitada em relao fundao levado a cabo por Alfredo de Assis Gonalves Neto, lecionando: "Como ato unilateral de vontade assemelhasse quele que constitui uma fundao, com o mesmo efeito de conferir personalidade jurdica a um patrimnio, no que se distancia completamente da sociedade e da associao, que tm como pressuposto para sua constituio uma unio de pessoas. Da fundao ela se aproxima, ainda, no tocante a criao de um novo ente, capaz de direitos e obrigaes, com patrimnio prprios destinado consecuo de seus fins, mas dela se afasta pela diversidade destes fins (econmicos para a empresa e no econmicos para a fundao). Alm disso, a fundao desvincula-se totalmente da pessoa do fundador, ao passo que a empresa individual de responsabilidade limitada permanece sempre vinculada pessoa de quem a criou (ou, se outra for, da pessoa a quem pertence o seu capital). A vontade da fundao prpria; a da Eireli confunde-se com a do criador; o patrimnio da fundao desprende-se totalmente da pessoa do instituidor, sem qualquer contrapartida, ao passo que o daquela, conquanto autnomo, mantm-se vinculado pessoa que for titular de seu capital" (A empresa individual de responsabilidade limitada. Revista dos Tribunais, v. 915, p. 163, jan. 2012). 65 Apesar de o nosso direito tributrio ter determinado a inscrio do empresrio individual no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ), trata-se de fico jurdica que busca to somente atender a formalidades fiscais, um simples cadastro de contribuintes. A inscrio do empresrio nesse cadastro fiscal de pessoas jurdicas no lhe confere o benefcio da separao patrimonial. Frederico Garcia Pinheiro apresenta adequada sntese sobre esta condio jurdica do empresrio individual. Vejamos: "O cadastro nacional de pessoas jurdicas (CNPJ) foi criado e disciplinado por instrues e outros atos normativos da Receita Federal do Brasil (RFB), e substituiu o extinto cadastro geral de contribuintes (CJC). Este ltimo cadastro, por seu turno, foi criado pelo art. 1 da Lei
64

37

O art. 44 do Cdigo Civil, na sua verso originria, concebeu a existncia de apenas trs pessoas jurdicas de direito privado em nosso sistema, quais sejam, as associaes, as fundaes e as sociedades. As primeiras conceituadas como a unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. As fundaes privadas, por sua vez, representam verdadeiro patrimnio personificado, institudo por escritura pblica ou testamento, para a realizao de fins religiosos, morais, culturais e de assistncia. J as sociedades so definidas no art. 981 do Cdigo Civil como o contrato por meio do qual pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Posteriormente, tambm passaram a usufruir a condio de pessoa jurdica de direito privado as organizaes religiosas e os partidos polticos. Agora, a empresa individual de responsabilidade limitada passa a complementar a listagem normativa. Vejamos os exatos termos do art. 44 da Codificao Civil: "So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as fundaes; III - as sociedades; IV - as organizaes religiosas; V - os partidos polticos; VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada"66. Note-se que, ao fazer esta escolha, o legislador tambm inovou em nosso sistema jurdico, onde ainda exercia forte presena a noo de pessoa jurdica como ente coletivo, formado pela combinao de vontade de dois ou mais sujeitos de direito, noo esta mais arraigada s ideias de entidades associativas (associao e sociedades)
67

. Entretanto, o reconhecimento da personificao s fundaes j

n. 4.503/64 e, desde ento, a ele tambm deveriam se submeter as pessoas fsicas/naturais portadores de firma individual. Atualmente, os empresrios individuais (que tm como nome empresarial uma firma individual) continuam tendo que se registrar no CNPJ, em que pese no explorarem empresa mediante uma pessoa jurdica" Empresa individual de responsabilidade limitada, Revista Magister de Direito Empresarial, Concorrencial e do Consumidor, ano VII, n. 41,out-nov/2011, p. 61. 66 O acrscimo do inciso VI ao art. 44 do Cdigo Civil no constava originalmente do Projeto de Lei n 4.605/2009, tendo sido inserido posteriormente, por fora do Projeto de Lei n 4.953/2009, de autoria do Deputado Federal Eduardo Sciarra. 67 Neste sentido a manifestao de Thiago Ferreira Cardoso Neves, ao apontar "o legislador, ento, contrariou toda a teoria acerca das pessoas jurdicas, dando origem a uma pessoa jurdica composta por uma nica pessoa. Entendemos que equivocada esta construo. Todavia, tendo assim disposto expressamente o legislador, sustentamos no ser possvel contrariar aquilo que a lei expressamente previu. Portanto, de acordo com o Cdigo Civil, a natureza jurdica da Eireli um fato inexorvel: a empresa individual de responsabilidade limitada uma pessoa jurdica, nova, peculiar, mas uma pessoa jurdica" (A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 226-227, out./dez. 2011).

38

havia, h considervel tempo, desmistificado esta concepo histrica sobre a pessoa jurdica como necessariamente expresso de entes coletivos. Cabe ressaltar que, seguindo a regra geral contida no art. 45 do Cdigo Civil, aplicvel a todas as pessoas jurdicas de direito privado, a existncia jurdica da empresa individual tem incio com a inscrio de seu ato constitutivo no respectivo registro. Destarte, a personificao passa a lhe atribuir uma srie de consequncias jurdicas tpicas desta condio, em especial conceder-lhe vida jurdica autnoma, integralmente independente, da pessoa de seu instituidor. Entretanto, a dico escolhida pelo legislador ao disciplinar a empresa individual de responsabilidade limitada, por diversas vezes, planta a dvida sobre a possibilidade de esta ser visualizada juridicamente como sociedade, ao referir-se a ela como forma societria. No prprio caput do art. 980-A, o texto normativo vale-se da expresso "capital social" e, na sequncia, no 1, indica que a empresa individual de responsabilidade poder utilizar-se de firma ou denominao "social" na formao do seu nome empresarial, entre outras passagens que nos induzem a enxergar nesta espcie empresarial um tipo societrio. Na doutrina, Srgio Campinho enftico ao enxergar nesta modalidade uma espcie societria, afirmando: "Pela racionalidade que se possa extrair dos preceitos da Lei n 12.441/2011, a Eireli , em verdade, uma sociedade, mas sociedade unipessoal. Essa unipessoalidade permanente que caracteriza a sua constituio o seu marco permanente"68. Neste mesmo sentido, posicionou-se Alexandre Ferreira de Assumpo Alves, ao formular proposta de enunciado na V Jornada de Direito Civil do Centro de Estudos Judicirios do Conselho da Justia Federal nos seguintes termos: "A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) um tipo de sociedade e pode ser constituda para o exerccio de atividade empresarial ou no, tendo em
O direito empresarial luz do Cdigo Civil. 12. ed. Rio de Janeiro: Renovar, p. 284. Este autor, inclusive, considera a empresa individual de responsabilidade limitada como modalidade de sociedade limitada, explicando: " a Eireli, em nosso sentir, uma modalidade de sociedade limitada, com o trao caracterstico, que lhe imprime particularidade, de ser formada por um nico scio. No nos soa estranho afirmar, portanto, que a Eireli, de um certo modo, guardadas as necessrias distines e propores, est para a sociedade limitada, assim como a subsidiria integral est para a sociedade annima (a ela tambm so aplicveis as regras de tipo das sociedades annimas no que for compatvel com a sua estrutura unipessoal). O marco definitivo, pois, que caracteriza a modalidade societria (Eireli e subsidiria integral) a unipessoalidade, que se contrape pluralidade social, necessria constituio da sociedade limitada e da sociedade annima (sociedades pluripessoais)" (p. 285).
68

39

vista a disposio do 5 do art. 980-A do Cdigo Civil". A proposta veio acompanhada da seguinte justificativa: A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), embora disciplinada em Ttulo prprio (I-A), uma sociedade unipessoal. No se trata de um ente personificado distinto como faz crer o acrscimo do inciso VI ao art. 44. A redao do art. 980-A denota claramente a opo do legislador por criar uma sociedade de tipo prprio (unipessoalidade permanente, capital mnimo e totalmente integralizado na constituio, aditivo Eireli ao nome empresarial), especialmente nas seguintes passagens: capital social (caput), denominao social ( 1) e outra modalidade societria num nico scio ( 3). 69 Em que pese a posposta de enunciado no ter obtido xito, serve para demonstrar a ausncia de unanimidade sobre o tema. Entretanto, o posicionamento desta nova figura empresarial no contexto do Cdigo Civil nos leva a entendimento contrrio a sua alocao como forma societria. Conforme j salientado, a Lei n 12.441/2011, ao criar a empresa individual de responsabilidade limitada, inseriu um novo inciso no art. 44 do Cdigo Civil, que arrola as espcies de pessoas jurdicas de direito privado no ordenamento brasileiro. Assim, ao lado das sociedades foi colocada a indicao das empresas individuais de responsabilidade limitada. Desta forma, se o legislador visse nessa espcie societria, no haveria a necessidade de incluso de outro inciso ao art. 44 da Codificao Civil, que j contemplava como ente personificado as sociedades. Neste mesmo sentido o legislador, ao regular esta frmula, criou um tpico especfico dentro do texto codificado, o "Ttulo I - A", em que a matria foi posicionada, a latere, portanto, do "Ttulo II", que cuida do regramento das sociedades, precedendo-o70.

V Jornada de Direito Civil, Conselho da Justia Federal, Centro de Estudos Judicirios, Braslia, p. 213. 70 Wilges Bruscato observa que, "originalmente, o projeto apresentado pelo Deputado Marcos Montes propunha a criao do art. 985-A para acomodar a novidade da Eireli. No entanto, em razo do apensamento do Projeto n 4.953/2009, de autoria do Deputado Eduardo Sciarra, nas posteriores discusses legislativas, entendeu-se que ele estaria melhor ajustado antes de se dar incio ao tratamento das sociedades, sendo deslocada a questo para o art. 980-A" (Apontamentos Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli: a saga continua. Revista ndex Jus, suplemento especial, dez. 2011).

69

40

Em que pesem as infindveis discusses sobre a origem contratualista da noo de sociedade71, a esses aspectos acima arrolados soma-se ainda a manuteno do conceito de sociedade, no art. 981 deste Cdigo, que nitidamente exige a pluralidade de partes, ao dispor que "celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha entre si dos resultados". Igualmente, soma-se tambm o fato de a Lei n 12.441/2011 ter atribudo nova redao ao pargrafo nico do art. 1.033 da Codificao Civil, que dispe sobre os casos que acarretam a dissoluo das sociedades, fixando a possibilidade da falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de sento e oitenta dias autorizar a transformao do registro da sociedade para empresa individual de responsabilidade limitada. Ainda, de se apontar que no podemos confundir os conceitos de pessoa jurdica com o de sociedade, que foram claramente delimitados pelo legislador civilista ao traar as linhas de orientao do direito societrio brasileiro, contemplando formas societrias que no so personificadas, como a sociedade em comum e a sociedade em conta de participao. Tambm no podemos nos esquecer da insero da fundao no rol de pessoas jurdicas, ente sem base pessoal, fundado simplesmente da existncia de um patrimnio de afetao, destinado a determinados fins. Nestes termos, a pluralidade de scios continua a ser caracterstica indispensvel para a identificao de sociedades em nosso direito, sendo a unipessoalidade uma situao precria, restrita ao limite temporal expressamente
71

Eduardo de Souza Carmo, ao tratar do tema da sociedade unipessoal, em 1989, j oferecia sntese sobre a viso crtica referente concepo contratual de sociedade, afirmando: "O contratualismo societrio, tpico, tese amplamente superada. O contrato no explica a sociedade na medida em que o seu vnculo se rompe com a infringncia. No direito vivo brasileiro, o repdio ao contratualismo societrio est presente em muitos casos em que os tribunais - negando a dissoluo total da sociedade por cotas de responsabilidade limitada - preferem a dissoluo parcial da delas e determinam o pagamento dos haveres ao scio divergente. Preserva-se, assim, a sociedade que, antes de atender a compromissos com seus scios, deve satisfazer as exigncias do bem pblico e da funo social da empresa. Como desconsiderar o fundamento institucional da sociedade, sabendo-se que o ato institucional, ao contrrio do contrato, no se dispersa com a violao de suas clusulas, condies e estipulaes? Se o ato institucional regula organizaes estveis, em relao ordem geral das coisas, e que constituem, por si mesmas, um estado de direito? Ora, se o contrato autoriza a resoluo pela inexecuo das obrigaes, as instituies, mais estveis, no so bruscamente resolvidas ou dissolvidas, desde que, alm de possurem poder de durao, constam com poder de evoluo e de adaptao s condies novas da vida" (Sociedade unipessoal por cotas de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, n. 75, p. 42, jul./set. 1989).

41

fixada na legislao, e a casos isolados, como na subsidiria integral e nas empresas pblicas. Em sntese, a empresa individual de responsabilidade limitada constituda por meio de uma declarao unilateral de vontade; no adotando contrato social, mas sim ato constitutivo, afastando-se, portanto, de forma inequvoca, da estrutura societria. Neste sentido, no temos como deixar de render crticas dico utilizada pelo legislador ao ditar a redao do art. 980-A, valendo-se constantemente de expresses tpicas da forma societria, para se referir empresa individual de responsabilidade limitada. Na leitura deste dispositivo, portanto, devemos nos ater a efetiva natureza da empresa individual como tcnica sui generis, especfica, prpria, desprezando as referncias que a vinculam a natureza societria72. Arrematado esta discusso, a V Jornada de Direito Civil, promovida pelo Centro de Estudos Judicirios (CEJ) do Conselho da Justia Federal, publicou os Enunciados ns 469 e 472, dispondo, respectivamente, que "a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) no sociedade, mas novo ente jurdico personificado"
73

e " inadequada a utilizao da expresso 'social' para as

empresas individuais de responsabilidade limitada"74.

Neste sentido, cabe trazer colao o magistrio de Wilges Bruscato: "Todas as referncias feitas ao adjetivo 'social', contidas no art. 980-A, so equivocadas, inadequadas e imprprias: o titular da Eireli no scio; o seu ato constitutivo no um contrato social, o capital destinado formao do patrimnio inicial da Eireli no capital social, o nome empresarial pode ser firma ou denominao, mas no denominao social; no h que se falar em outra modalidade societria para o surgimento da Eireli. No haver rgos societrios, nem fracionamento do capital em quotas, nem deliberaes sociais", acrescentando: "Alm do uso desastrado do adjetivo social no artigo, ainda contribui com a confuso bsica sobre a natureza do novel instituto o fato da lei ter feito remessa aplicao subsidiria das regras previstas s sociedades limitadas Eireli, feita no 6 do art. 980-A" (Apontamentos Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli: a saga continua. Revista ndex Jus, suplemento especial, dez. 2011). 73 A proposta de criao deste enunciado foi acompanhada da seguinte justificativa, da lavra de Maurcio Andere Von Bruck Lacerda: "Seguindo uma tendncia mundial, j verificada em outros ordenamentos jurdicos de tradio romano-germnica, como, por exemplo, nas leis portuguesa e alem, o ordenamento jurdico brasileiro acaba por recepcionar - por meio do advento da Lei n 12.441, que altera dispositivo do Cdigo Civil brasileiro - com a criao de uma nova modalidade de pessoa jurdica, a possibilidade de exerccio da empresa, de forma individual e com responsabilidade limitada. A nova figura possibilita que os riscos inerentes ao exerccio da empresa sejam, em regra, dissociados do patrimnio pessoal do sujeito responsvel pela gesto da atividade - na medida em que prev a necessidade de constituio de um capital mnimo - e afasta a necessidade de constituio de sociedade pro forma - para atender ao requisito da pluralidade de membros - cujo objetivo precpuo o de garantir a limitao de responsabilidade dos scios, sendo que, frequentemente, se verifica que um destes scios mantm-se completamente alheio ao cotidiano da sociedade. No obstante as crticas que possam ser levantadas a respeito do tratamento sui generis

72

42

Em sntese, a empresa individual de responsabilidade limitada colocada em nosso sistema jurdico como modalidade de pessoa jurdica, distinta das espcies at ento existentes. Trata-se de ente com natureza jurdica prpria, que se posiciona entre o empresrio individual e a sociedade empresria, mas sem se confundir com estes.

CONSIDERAES FINAIS Os debates sobre a limitao de responsabilidade daquele que atua individualmente na seara empresarial acompanham a nossa doutrina h pelo menos setenta anos, e somente agora vem a lume de forma positivada em nosso ordenamento jurdico. Durante esse percurso de avanos, paradas e retrocessos, muitos debates foram realizados entre os defensores desta espcie e aqueles que a elas opunham resistncia, propiciando um adequado amadurecimento sobre o tema. A escolha legislativa, expressada na Lei n 12.441, de 11 de julho de 2011, foi pela adoo da personificao da empresa, mas sem ostentar coerncia, confundindo as tcnicas possveis. Vrias so as impropriedades encontradas na dico legislativa do novel art. 980-A do Cdigo Civil, onde se mostra ntida a confuso dos institutos da empresa personificada com referncias compatveis com o modelo de sociedade unipessoal. A falta de clareza do texto positivado, consequentemente, acaba por estimular debates doutrinrios, necessrios e oportunos, para que se possa obter a

conferido referida figura, em especial se observadas as denominadas 'sociedades unipessoais' em realidades jurdicas estrangeiras, o fato que o formato jurdico atribudo Eireli no interfere no tratamento conferido 'sociedade' pela lei brasileira (art. 981 do CC), em especial no que se refere ao carter transitrio da 'sociedade unipessoal', salvo no caso das conhecidas 'sociedades subsidirias integrais', previstas pelo art. 251 da Lei n 6.404/1976" (V Jornada de Direito Civil, Conselho da Justia Federal, Centro de Estudos Judicirios, Braslia, p. 216/217). 74 Este enunciado resultou da proposta formulada por Wilges Bruscato, sobre melhor a forma de interpretao do disposto no art. 980-A da Codificao Civil, originariamente com a seguinte dico: "Todas as aluses sociedade, como adjetivo social, usados nos dispositivos em questo devem ser tidos por no escritos". Na fundamentao, a comercialista explicou: "No foi utilizada a tcnica da sociedade unipessoal para a limitao da responsabilidade do empresrio individual e, sim, a da separao patrimonial. Disso decorre que qualquer meno sociedade se representa a tcnica, gerando discusses estreis e complexidades desnecessrias" (V Jornada de Direito Civil, Conselho da Justia Federal, Centro de Estudos Judicirios, Braslia, 2012, p. 205).

43

modulagem que esta espcie exige75. Vrios juristas, dedicados s lides empresariais, certamente iro, nos prximos anos, se debruar sobre o tema, com a inteno de desvendar os meandros e as possibilidades da empresa individual de responsabilidade limitada, dando-lhe a consistncia que, infelizmente, no lhe foi presenteada pelo legislador. Tal situao legislativa precria, entretanto, bom que se frise, em nada desmerece o trabalho legislativo ou lhe retira a importncia. A vagueza legislativa, na criao da empresa individual de responsabilidade limitada, na verdade, permitir que o ativismo doutrinrio tenha a oportunidade de demonstrar a sua importncia na construo do direito, que no se limita ao expresso e limitado texto da lei. O direito pensamento, enfrentamento de ideias. A lei apenas o princpio, jamais o fim. A construo doutrinria ser acompanhada pela atuao, sempre

construtiva, do direito vivo representado pela sua realizao em sede de decises judiciais. Os tribunais sero parceiros na construo dos limites da empresa individual, dimensionando-o e realizando o seu acolhimento em um sistema jurdico repleto de figuras concedidas em momentos anteriores ao seu advento, e que com ela agora passam a conviver. O dilogo entre o novo e as formas anteriores que lhe recepcionam no simplista, mas precisa ser realizado de maneira construtiva, garantindo assim, ao mesmo tempo, a coerncia do direito e a sua coeso. A integralidade desta nova figura jurdica vai decorrer, portanto, do trabalho conjunto dos doutrinadores e dos tribunais, de forma que sejam aparadas as suas arestas e colmatadas as lacunas normativas, dando plenas condies de ocupar o espao que lhe cabe em nosso ordenamento jurdico. Resta-nos, aqui, parafrasear J. M. Othon Sidou, que, na dcada de sessenta, ao debater sobre a convenincia da insero em nosso sistema da empresa de responsabilidade limitada, professou:

75

A importncia da presena de clareza na regulamentao da empresa individual de responsabilidade limitada j era apregoada por Rachel Sztajan no incio da dcada de noventa, ao tecer comentrios sobre os projetos de lei que estavam em discusso na poca, com o intuito de inserir esta espcie em nosso sistema jurdico (Anotaes aos anteprojetos sobre empresa mercantil e firma individual de responsabilidade limitada. Revista do Advogado, n. 36, p. 93-98, mar. 1992). No mesmo sentido, Fernando Antonio Sacchetim Cervo, em 2006, tambm reclamava projeto de lei que regulamentasse a matria como um todo, "pontuando questes fundamentais como a forma de constituio e dissoluo, o regime falimentar e de recuperao, nome empresarial, capital social e integralizao, que no podem ficar relegados a uma segunda etapa" (Regime jurdico de limitao de responsabilidade do empresrio individual: sociedade unipessoal e estabelecimento individual de responsabilidade limitada. Revista Magister de Direito Empresarial, a. II, n. 9, p. 75, jun./jul. 2006).

44

S a prtica do instituto dir se ele um reclamo das modernas relaes mercantis ou no passa de uma cogitao bizantina. Se xito no advier da sua aplicao, dele no mais de cuidar e ser uma ideia histrica, a adensar as publicaes jurdicas. Se, ao contrrio, merecer acolhida, repetir-se- a experincia a que se submeteu o instituto homnimo, o das sociedades por cotas de responsabilidade limitada, cujo ingresso no quadro das instituies jurdicas no se fez sem a relutncia dos eternos arautos do conservantismo, guardas de honra da tradio, no tempo e no espao. 76

REFERNCIAS ALBERTI, Ulises Montoya. La globalizacin jurdica. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: LexisNexis-Depalma, a. 33, n. 202, p. 278-305, 2003. ALEGRIA, Hctor. La sociedad unipersonal. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 27, v. 157/162, p. 01-12, 1994. AMARAL, Francisco. Direito civil: introduo. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. ANTUNES, Jos Engrcia. O estabelecimento individual de responsabilidade limitada: crnica de uma morte anunciada. Revista da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Coimbra Editora, v. 03, 2006, p. 401-442. ARAMOUNI, Alberto. Empresa individual de responsabilidad limitada. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: Depalma, a. 23, v. 1990-B, n. 136/138, p. 459-472. ARECHA, Waldemar. La empresa comercial. Buenos Aires: Depalma, 1948. ASQUINI, Alberto. Profili dell'impresa. Rivista del Diritto Commerciale e del Diritto Generale dele Obbligazioni, Padova, v. 41, p. 1-20. BAPTISTA, Luiz Olavo. Sociedades unipessoais e o direito brasileiro - Arquivos do Ministrio da Justia, a. 45, v. 179, jan./jun. 1002, p. 135-160.

Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Forense, a. 60, v. 204, p. 48, out./dez. 1963.

76

45

BRUSCATO, Wilges. Apontamentos Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Eireli: a saga continua. Revista ndex Jur - Suplemento especial, dez. 2011. CAMPINHO, Srgio. O direito de empresa luz do Cdigo Civil. 12. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2011. CARDOSO, Paulo Leonardo Vilela. O empresrio de responsabilidade limitada. So Paulo: Saraiva, 2012. REVISTA JURDICA N 421 - Novembro/2012 - Doutrina Civil 55

CARMO, Eduardo de Souza. Sociedade unipessoal por cotas de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, v. 75, p. 41-48, jul./set. 1989. CERVO, Fernando Antonio Sacchetim. Regime jurdico de limitao de

responsabilidade do empresrio individual: sociedade unipessoal e estabelecimento individual de responsabilidade limitada. Revista Magister de Direito Empresarial, a. II, n. 9, p. 75,jun./jul. 2006. CHALHUB, Malhim Namen. A incorporao imobiliria com patrimnio de afetao A teoria da afetao e sua aplicao s incorporaes imobilirias. Comentrios MP 2.221, de 04.09.2001. Revista de Direito Imobilirio, v. 26, p. 72-73, jul./dez. 2003. COSTA, Ricardo. As sociedades unipessoais. Problemas do Direito das Sociedades, Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho - IDET. 2. reimp. Coimbra: Almedina, 2008. CRISTIANO, Romano. Personificao da empresa. So Paulo: RT, 1982. EASTERBROOOK, Frank H.; FISCHEL, Daniel R. The economic structure of corporate law. Cambridge: Harvard University Press, 1991. FARGOSI, Horacio P. Prlogo obra Estudios sobre la soceidad unipersonal. Ana Isabel Piaggi de Vanossi. Buenos Aires: Depalma, 1997.

46

FRONTINI, Paulo Salvador. Empresrio. Pessoa natural. Seu patrimnio pessoal e a afetao de bens. Direitos e obrigaes atividade econmica. Separao dessas duas massas patrimoniais por fora das normas do Cdigo Civil vigente. Revista do Instituto dos Advogados de So Paulo, RT, a. 10, n. 20, p. 263-270, jul./dez. 2007. GONALVES NETO, Alfredo de Assis. A empresa individual de responsabilidade limitada. Revista dos Tribunais, v. 915, p. 153, jan. 2012. KOURY, Suzy Cavalcante. Empresa no novo Cdigo Civil: conceituao e dicotomia entre sociedades simples e empresrias. Revista de Direito Privado, v. 22, p. 277, abr. 2005. LE PERA, Sergio. Sociedades unipersonales y subsidiarias totalmente controladas. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: Depalma, a. 5, n. 25, p. 07-36, fev. 1972. LYNCH, Maria Antonieta. O patrimnio de afetao e as empresas individuais de responsabilidade limitada. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Econmico e Financeiro, So Paulo: Malheiros, p. 100-108, n. 148. MACHADO, Sylvio Marcondes. Limitao da responsabilidade de comerciante individual. So Paulo: Max Limonad, 1956. MARTINS FILHO, Antnio. Limitao de responsabilidade do comerciante individual. Faculdade de Direito do Cear, 1950. MENEZES, Joyceane Bezerra; MAGALHES, Giovani. A limitao da

responsabilidade civil do empresrio individual em face o patrimnio mnimo indispensvel ao desenvolvimento da personalidade. Pensar: Revista do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza, v. 13, n. 2, jul./dez. 2008. MOEREMANS, Daniel E. Recepcin de la sociedad unipersonal de responsabilidad limitada en el Proyecto de Unificacin Civil y Comercial en Argentina. Proteccin de los acreedores. Revista de Informao Legislativa, a. 27, n. 107, p. 287-314, jul./set. 1990. MOIS, Benjamn. Empresa unipersonal de responsabilidad limitada. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, a. 37 A, p. 73-83, 2004.

47

MORAES, Felipe Ferreira Machado. Empresrio individual de responsabilidade limitada. RMDE, a. V, n. 30, p. 34-43, dez./jan. 2010. NEVES, Thiago Ferreira Cardoso. A nova empresa individual de responsabilidade limitada: memrias pstumas do empresrio individual. Revista Emerj, v. 14, n. 56, p. 215-234, out./dez. 2011. PAILLUSSEAU, Jean. La socit anonyme. Techinique d'organisation de l'entreprise. Paris: Sirey, 1967. PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituies de direito civil. Introduo ao direito civil: teoria geral do direito civil. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 1, 2009. PINHEIRO, Frederico Garcia. Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Magister de Direito Empresarial, a. VII, n. 41, p. 59-78, out./nov. 2011. SALOMO FILHO, Calixto. A sociedade unipessoal. So Paulo: Malheiros, 1995 SANTOS, Filipe Cassiano dos. A sociedade unipessoal por quota: comentrios e anotaes aos artigos 270-A a 270-G do Cdigo das Sociedades Comerciais. Coimbra: Coimbra Editora, 2009. SIDOU, J. M. Othon. Empresa individual de responsabilidade limitada. Revista Forense, a. 60, v. 204, p. 39-48, out./dez. 63. SZTAJN, Rachel. Ter a personificao das sociedades funo econmica? Revista da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo, v. 100, p. 63-77, jan./dez. 2005. ______. Anotaes aos anteprojetos sobre empresa mercantil e firma individual de responsabilidade limitada. Revista do Advogado, n. 36, p. 93-98, mar. 1992. TUTIKIAN, Claudia Fonseca. Patrimnio de afetao na incorporao imobiliria. Revista Sntese de Direito Civil e Processual Civil, v. 31, p. 46-55, set./out. 2204. VALVERDE, Trajano de Miranda. Estabelecimento autnomo. Revista Forense, v. 96, p. 577-578, out. 1943. VANOSSI, Ana Isabel Piaggi. Estudios sobre la sociedad unipersonal. Buenos Aires: Depalma, 1997.

48

V Jornada de Direito Civil, Conselho da Justia Federal, Centro de Estudos Judicirios, Braslia, 2012. XAVIER, Jos Tadeu Neves. O estabelecimento empresarial no direito brasileiro. Revista Sntese de Direito Empresarial, v. 25, p. 09-37, mar./abr. 2012. ______. A teoria da desconsiderao da pessoa jurdica no novo Cdigo Civil. Revista de Direito Privado, So Paulo: RT, n. 10, p. 69-85. ZANNONI, Carlos Roberto. Patrimonio de afectacin. Revista de Derecho Comercial y de las Obligaciones, Buenos Aires: Depalma, a. 11, ns. 61/66, 1978, os. 14951512.

49

Vous aimerez peut-être aussi