Vous êtes sur la page 1sur 4

Guio de leitura

A Estrela Um dia, meia-noite, ele viu-a. Verglio Ferreira, A Estrela in Contos., Ed. Bertrand, 1979.

1. Acabaste de ler a primeira frase de um conto, a qual sempre fundamental. 1.1. Que informaes nos d esta frase? 2. Responde s seguintes questes. 2.1. Quando acontece a ao? 2.2. A frase d-nos uma informao temporal vaga, que concretizada pela indicao das horas. Refere-as. 2.3. Que ambiente cria este momento do dia? 2.4. S depois o narrador se centra numa personagem. De quem se poder tratar? 2.5. O que causa a utilizao do pronome pessoal na primeira frase de um texto? 2.6. Tambm a ao da personagem est marcada pela indefinio. Porqu? 2.7. Justifica a opo do narrador por esta indefinio inicial. 3. A Pedro, ningum perguntou se ele gostaria de ficar com a estrela. O seu pai, que no dera importncia nenhuma ao roubo, decidiu simplesmente que o filho teria de colocar a estrela no stio. 3.1. Como explicas esta atitude do pai? 3.2. Este desejo de controlar o filho vai ao ponto de procurar impor-lhe o caminho a seguir para devolver a estrela. 3.2.1. Explica a afirmao. 3.3. Para exprimir a sua ordem, o pai utiliza uma forma verbal. Em que modo se encontra? 3.4. Indica as pessoas verbais em que se conjugam os verbos neste modo. 4. Imagina agora que o pai de Pedro dava uma ordem aos habitantes da aldeia.

4.1. Apresenta um exemplo. 4.2. Indica o tempo e o modo do verbo da frase que criaste. 4.2.1. O que concluis? 5. O modo imperativo poder servir outras intenes do falante. Faz corresponder as frases a valores que possivelmente lhes esto associados. 1) Passa-me a escada, por favor! 2) Sobe pelas escadas, por a perigoso! 3) Toca na estrela, v! Se queres ver! a) Conselho b) Aviso c) Pedido 6. Completa com as informaes em falta, de forma a sistematizar as caractersticas do modo imperativo. 7. Se os habitantes da aldeia parecem no compreender Pedro, h uma entidade que se coloca do lado da criana: o narrador. 7.1. Classifica-o quanto sua presena na narrativa. 8. Nota que, embora no faa parte da histria, o narrador no deixa de emitir as suas opinies, nem de mostrar os seus pontos de vista. Isto verifica-se, por exemplo, no momento antes da queda de Pedro, em que se relata a reao da populao. 8.1. Apresenta todos os elementos do texto que permitem concluir que o narrador tem uma viso negativa dos habitantes. 8.2. Como se designa um narrador que no se limita a apresentar objetivamente a histria que narra? 9. A viso que o narrador nos transmite de Pedro positiva, o que confirmado pelas seguintes expresses: "E, devagar, tirou a estrela do cinto." "E ento, com jeito, p-la outra vez no seu lugar." 9.1. Explica de que forma estas expresses revelam essa viso do narrador.

10. Esta oposio entre Pedro e os habitantes da aldeia tambm muito visvel quando a criana sobe torre da igreja. De um lado, encontramos toda a populao e, de outro, isolado, Pedro. 10.1. Comprova, com elementos textuais, que este afastamento se verifica a: a) nvel espacial; b) nvel dos movimentos das personagens; c) nvel das atitudes face dificuldade. 11. As razes que explicam a oposio entre as personagens tm a ver sobretudo com as suas formas de ser. Nos esquemas 1 e 2, indicam-se as caractersticas de cada personagem /grupo de personagens. 11.1. Risca os intrusos.

12. Estes elementos permitem tambm encontrar uma explicao para o facto de apenas Pedro conseguir tocar na estrela, como se observa nos excertos abaixo apresentados. "a me (...) foi-se a ele numa fria e deitou-lhe a mo estrela. Mas aqui deu um grito to alto que o pai acordou (...) ficou com a mo toda queimada." "o filho do Governo (...) deitou a mo estrela. Mas logo largou um urro (...) porque aquilo queimava que nem um fogo do inferno." 12.1. Explica esta capacidade da criana. 13. Podemos agora apresentar concluses. Completa a frase: Pedro representa o mundo das ..., que possuem a capacidade de ver o mundo e de o mudar atravs do ....

14. Todavia, Pedro conseguiu um feito notvel: levou as pessoas a olharem de novo as estrelas, a) Completa a evoluo da atitude das personagens ao longo do conto.

15. Porque morreu ento Pedro? O narrador avana duas explicaes. 15.1. Apresenta-as. 15.2. Por que conjuno esto separadas estas explicaes? 15.2.1. Classifica-a. 15.3. Classifica a frase introduzida pela conjuno. 15.4. O narrador utilizou este tipo de coordenao para apresentar... (escolhe a opo correta.) O duas ideias contrrias. O duas hipteses coordenadas. 16. A morte de Pedro pode tambm ser encarada de forma simblica como... (escolhe a opo correta.)
um pesadelo de Pedro. uma morte da capacidade infantil de sonhar que se ope ao mundo dos adultos. um acidente.

Vous aimerez peut-être aussi