Vous êtes sur la page 1sur 12

Introduo

Para determinamos o que so operaes triangulares e para sabermos como se processam as mesmas essencial sabermos primeiro o que so aquisies intracomunitrias. Ao contrrio da importao de bens cujo seu conceito est expresso no cdigo do IVA, as aquisies intracomunitrias regem-se por um regime prprio designado por Riti -Regime do Iva nas transaces intracomunitrias. Segundo o art 8 n3 do RITI, podemos dizer que aquisies intracomunitrias a obteno do poder de dispor, por forma correspondente ao exerccio de direito de propriedade, de um bem mvel, corpreo cuja expedio ou transporte para territrio nacional, pelo vendedor, pelo adquirente ou por conta destes, com destino ao adquirente tenha tido inicio noutro estado Membro ou seja so aquisies (compras) realizadas dentro da Unio Europeia. Esta designao de aquisio relevante no sentido em que as operaes triangulares surgem como um caso particular das aquisies intracomunitarias. As operaes triangulares, como prprio nome indica, uma operao triangular que implica a existncia de trs sujeitos passivos de Iva em trs estados membros diferentes a saber, um fornecedor de bens, um intermedirio e um adquirente, sendo que o movimento fsico das mercadorias no acompanha o movimento do papel e da respectiva facturao. Trata-se de operaes muito frequentes no comercio internacional, relativamente ao qual o legislador tem que prever ou a aplicao da supra referida regra geral de localizao das aquisies intracomunitrias de bens ou a aplicao de regras simplificadas resultantes da primeira transposio da chamada primeira directiva de simplificao da directiva 91/680 aplicando-se, ainda, a clausula de segurana no n 2 do art 8. No entanto existem situaes em que nos podem induzir em erro, que so designadas como as Falsas triangulares, que so as situaes que no respeitam todos os requisitos das triangulares e que vamos abordar mais para frente.

Regra Geral
De acordo com a regra geral art. 8 n1 RITI, so tributveis no local onde os bens se encontram no momento em que termina o transporte ou a expedio para o adquirente. Tomemos agora como exemplo, uma aquisio intracomunitria de bens que termina em Frana logo segundo a regra, ir localizar-se no lugar de destino que a Franca. O B ter que ser sujeito passivo de IVA na Frana pelo que ter de se inscrever enquanto tal e proceder a nomeao de um representante fiscal Em franca faria, assim uma aquisio intracomunitria de bens ao grego, seguida de uma simples transmisso de bens no territrio Francs. Caso no fosse conveniente este procedimento, ainda restava outra alternativa que seria, registar se como sujeito passivo na Grcia. Se optasse por esta alternativa passaria ento a fazer uma simples aquisio na Grcia a A e posteriormente faria uma transmisso intracomunitria de bens a C, que faria a correspondente intracomunitria de bens em Frana. Assim como podemos verificar, em qualquer das situaes, por aplicao geral, este intermedirio portugus v-se obrigado a cumprir formalidades administrativas onerosas: como a inscrio e nomeao de um representante fiscal num estado que no o seu.

A Factura B Grcia Portugal

Bens Factura Frana C

Mecanismo de segurana

FR

Porem as vezes o lugar de destino final no logo conhecido quando a transaco ocorre principalmente quando so sucessivamente vendidos por vrias partes, para evitar fraudee garantir que o sujeito passivo seja tributado determinou se este mecanismo chamado Mecanismo de segurana. Esta regra assim diz nos que o lugar de tributao vai se situar no territrio do estado membro que emitiu o n de identificao para efeitos de imposto ao abrigo do qual os bens foram adquiridos independentemente do local de chegada da expedio ou transporte se situe noutro estado membro. (art. 8 n 2 RITI).

A Factura B Grcia Portugal

Bens Factura Frana C

3 FR

Regras de Simplificao
Tendo em vista a simplificao das obrigaes dos sujeitos passivos, nomeadamente no que diz respeito obrigao de se registarem e de nomearem um representante fiscal num Estado-membro distinto do seu, foram criadas regras de simplificao das operaes triangulares. Tendo por base as regras de simplificao (artigo 8 n3 do RITI), podemos considerar que uma aquisio intracomunitria de bens est sujeita a imposto noutro Estado-membro se, simultaneamente: - O sujeito passivo tiver adquirido os bens para proceder sua transmisso subsequente e inclua a operao na declarao recapitulativa; - O adquirente dos bens transmitidos seja nesse Estado-membro sujeito passivo de IVA; - O adquirente seja expressamente designado na factura emitida pelo sujeito passivo como devedor do imposto pela transmisso dos bens efectuada nesse Estado-membro. Quer isto dizer que, o intermedirio pode ficar dispensado do registo e do cumprimento de quais quer obrigaes fiscais em qualquer dos Estadosmembros, se: - Incluir essa operao na sua declarao recapitulativa; - Na factura, designar o adquirente final como devedor do imposto pela transmisso que efectua no Estado-membro de entrega dos bens. E por fim, o adquirente final dever: - Indicar, na sua declarao peridica o valor da aquisio que fez ao intermedirio (para efeitos de controlo) e proceder ao respectivo registo contabilstico. Conforme o n2 do artigo 15 do RITI, esto isentas de imposto as aquisies intracomunitrias de bens cujo lugar de chegada da expedio ou transporte se situe em Portugal, desde que: - Sejam efectuadas por um sujeito passivo no residente, sem estabelecimento estvel em territrio nacional, que no seja portanto aqui um sujeito passivo; - Os bens tenham sido directamente expedidos ou transportados a partir de um Estado-membro diferente daquele que emitiu o nmero de contribuinte ao abrigo do qual o sujeito passivo efectuou a aquisio intracomunitria de bens; - Os bens tenham sido adquiridos para serem objecto de transmisso subsequente a efectuar c por esse sujeito passivo; - O sujeito passivo seja expressamente designado na factura emitida pelo vendedor, como devedor do imposto pela transmisso de bens efectuada em territrio nacional;

Assim tendo em conta estas regras de simplificao, o exemplo que a pouco foi citado, teria a seguinte configurao:

A B Grcia Portugal

Factura

Bens

Factura

- B faria assim uma aquisio intracomunitria de bens a A localizada em Frana Frana que estaria isenta (provando que a mercadoria foi para Frana (artigo 8 n3 do ERITI)), este deveria tambm incluir esta operao na sua declarao recapitulativa e designar na factura o francs como devedor do imposto pela transaco efectuada em Frana. O francs deveria indicar na sua declarao peridica o valor da aquisio interna que faria (todavia qualificada como aquisio intracomunitria de bens, para efeitos de controlo), bem como proceder ao seu registo contabilstico. - De B para C haveria uma operao localizada em Frana a ttulo de aquisio intracomunitria de bens, para que B no tivesse que se registar na Grcia ou na Frana. FR Nota: Em termos prticos as regras de simplificao s facilitam a vida aos intermedirios.

Falsas Triangulares
Nesta temtica existem ainda outras operaes designadas falsas triangulares, quando os requisitos das operaes triangulares no so respeitados. Se temos trs operadores em trs estados-membros diferentes e existe correspondncia entre o movimento fsico dos bens e a facturao, temos duas transmisses intracomunitrias de bens. Se temos dois operadores em trs estados-membros, em que uma das transaces ocorre dentro do estado-membro, temos uma transmisso de bens localizada dentro do estado-membro e de seguida uma transmisso intracomunitria de bens para outro estado-membro. So falsas triangulares aquelas em que intervm um operador situado num pas terceiro e que no est registado para efeitos de IVA em nenhum estado-membro da Unio Europeia. Nestes casos no h medidas de simplificao. Quando a operao feita em mais de trs estados-membros, aplica-se as regras gerais de tributao. Designamos por pas terceiro, art. 1., n. 2 alnea c) para efeitos das disposies relativas ao IVA, entende-se por pas terceiro, um pas no pertencente comunidade incluindo ().

Situaes em ocorrem falsas operaes triangulares

a)

X, factura a Y mercadoria, por ordem deste entrega-as a Z. Uma vez que os bens no saem da Unio Europeia a operao no est isenta de IVA. X no efectua uma transmisso intracomunitria a Y, se este no estiver devidamente registado para efeitos de IVA num Estado membro, assim X dever incluir na factura emitida a Y o valor de IVA correspondente aos bens transmitidos excepto que Y (estabelecido num pas terceiro), se registe ou nomeie representante em Portugal. Neste caso Y far uma aquisio sujeita a Y a Portugal, cujo imposto ser liquidado por X, seguido de uma transmisso intracomunitria isenta para Z. Caso Y opte registar-se ou nomear representante em Z, X far uma transmisso intracomunitria isenta de IVA. Se Y se registar em qualquer outro estado-membro. Nesta situao temos uma operao triangular em que X declara como uma transmisso intracomunitria isenta inscrevendo o valor da factura na declarao peridica e no anexo recapitulativo.

b)

A estabelecido num pas terceiro e envia os bens ao C, mas debita-os a B, tambm estabelecido em outro Estado-membro, que de seguida as factura a C. Nesta transaco C faz uma importao de bens, pagando IVA, que ser apurado nos termos do art.17 do CIVA, com base na factura de B para C. A factura de B para C est fora dos campos de aplicao do imposto. C, poder, nos termos dos arts.19 a 25 do CIVA, deduzir o IVA que vier a pagar pela importao dos bens adquiridos a B.

c)

X estabelecido num estado-membro, exporta para um pas terceiro, Z. Debita-o a Y estabelecido noutro estado-membro. O dbito de X para Y isento de IVA nos termos do art. 14, n. 1, alnea a), pois estamos perante uma exportao para Z. Esta exportao deve ser feita por nome e conta de Y, indicando o respectivo valor de venda e X fornea o comprovativo da exportao, a factura ser isenta. A iseno deve se comprovada nos termos do art.28 do CIVA. Portugal no efectua qualquer transmisso intracomunitria de bens.

d)

A factura de Portugal para Alemanha uma aquisio intracomunitria tributada (art. 8, n. 2), no conferindo o direito a deduo do imposto liquidado (art. 19, n. 3).

e)

A transaco de bens no tributada em Portugal. No uma importao ou exportao, logo constitui uma operao no sujeita (art. 6, n.1).

f)

A facturao de Lisboa para Espanha no beneficia de iseno aplicvel s transmisses intracomunitrias de bens, dado que estes no saem de Portugal com destino a outro estado-membro, logo nela dever constar IVA taxa em vigor (Espanha poderia solicitar o reembolso com base no DL 400/87). Na facturao de Espanha para a Terceira est sujeita a IVA em Portugal, uma vez que a transaco ocorreu dentro do territrio nacional (se Espanha no nomear representante ser a Terceira a liquidar o 10

imposto, art. 2, n. 1, alnea g), do CIVA e deduzir, art. 19, n. 1, alnea d) do CIVA).

Concluso
O princpio de tributao no pas de destino, foi legislado com a finalidade de as entregas intracomunitrias de bens, entre sujeitos passivos, sejam isentas de imposto no estado membro de origem dos bens e que a tributao tenha lugar no estado-membro do destino. Operando assim, permitiu-se que um elevado volume de mercadorias circule livremente pelo territrio da Unio Europeia, pois a sua tributao s se efectuaria no estado-membro que as adquirir. Mas a administrao fiscal de cada pas que estas transaces trazem problemas na localizao das transmisses, aumentadas com o problema das operaes triangulares, mais difceis de controlar, criando assim condies prprias, ao aparecimento de graves casos de fraudes no IVA, principalmente ao nvel da iseno no comrcio intracomunitrio.

11

Bibliografia Palma, Clotilde Celorico;Introduo ao Imposto sobre Valor Acrescentado; Almedina (2005) Carlos, Amrico Brs; Abreu, Irene Antunes;Guia dos Impostos em Portugal; Quid Juris (2009)

12

Vous aimerez peut-être aussi