Vous êtes sur la page 1sur 2

A importncia da Homiltica e seus desafios na sociedade presente

Grande desafio atual conceituar a Homiltica Contempornea. Entende-se que em cada poca o discurso bblico se adequou s necessidades impostas pelo contexto histrico. Se o passado for analisado, notar-se- que os detentores da arte do discurso usaram de diversos instrumentos disponveis aos seus tempos para melhor representao bblica. O desafio est na definio da homiltica bblica restrita ao uso de inmeros grupos pertencentes ao Cristianismo, a maior religio do mundo. Uns usam da Homiltica Medieval, outros da Reformadora, Moderna, entretanto, a Contempornea pode possuir uma juno aperfeioada de todas essas ou pode assumir sua forma exclusiva em seu prprio cenrio contextual, isto obviamente depender das idiossincrasias do corpo eclesistico a se estudar. A prxis homiltica essencialmente dependente de seu contexto histricotemporal. O que inegvel, desde a segunda metade do sculo XX transio ao XXI, a evidncia do fenmeno miditico secular e religioso. Por esta forma de comunicao explicita intensamente a cultura e o cotidiano das pessoas; tais elementos esto

diretamente ligados ao pregador e aos ouvintes, atravs da pregao. Para o pregador tornase ainda mais necessrio realizar uma compreenso crtica do estudo da sociedade, uma vez que tudo est exposto e lanado ao comum da conscientizao social, todos possuem acesso a praticamente todas as coisas, a secularizao banalizou muitos princpios que outrora eram facilmente usados na construo moral. Como fica ento o expositor da Bblia diante de tamanha banalizao? Poderia dizer que h escassez de instrumentos de ligao social. No. H um fluxo maior na atualidade, devido ao avano tecnolgico, porm estudos psicolgicos apontam que com tal avano, acentuada tambm foi a proporo do aumento das necessidades humanas. luz da Bblia, essas sempre foram o maior instrumento de persuaso bblica. Hoje, ao se pregar em qualquer lugar, o pregador encontrar uma massa influenciada pelos meios miditicos. A exposio miditica concentra-se principalmente no alcance emocional, no levando, predominantemente, seu expectador a se conscientizar.

Grave problema, para a homiltica, pois seu uso deve ser de forma consciente, atravs da explicao, interpretao e aplicao da mensagem bblica para a comunidade de f. Logo, no de se alarmar que haja na atualidade o predomnio emocional na exposio bblica. H uma designao atual para este tipo de Homiltica, a chamada homiltica espetacular que possui seu interesse no na pretenso de comunicar, mas na forma da mensagem anunciada, com a finalidade de seduzir. O papel da exposio bblica sempre foi o mesmo: a continuao da homiltica crist, na compreenso dos discursos feitos por Jesus, pelos apstolos e primeiros lderes cristos. O maior desafio para a homiltica atual seria a manuteno dessa base, com seus princpios e doutrinas aplicados vontade de Deus no seu plano salvfico para a humanidade.O rompimento da exposio bblica com essa base, anular o divino e adotar o terreno. S h um elo entre o pregador dotado de sua homiltica e o povo: a persuasiva da sua pregao crist com seu modo de vida, o que se pode exaurir, alm disso, puramente falcia.

Referncia: Vd. KIRST, Nelson. Rudimentos de homiltica. 3 ed. So Leopoldo: Iepg; Sinodal, 1996. . BURT, G. Manual de homiltica. Trad. De Luiz de Lacerda. 3 ed. So Paulo: Imprensa Metodista, 1954. Cf. ROSE, Michael in SCHNEIDER-HARPPRECHT, Cristoph. Teologia prtica no contexto da Amrica Latina. So Leopoldo: Sinodal, ASTE, 1998. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venncio Majer. So Paulo: Paz e Terra, 1999. Cf. BARTH, Karl. A proclamao do Evangelho: homiltica. Trad. Daniel Sotelo e Daniel Costa. 2 ed. So Paulo: Novo Sculo, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi