Vous êtes sur la page 1sur 6

Resumo de Direito Comercial

Assunto:

EFEITOS JURDICOS DA FALNCIA

Autor:

FREDERICO BASTOS LINHARES

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Efeitos Jurdicos da Falncia por Frederico Bastos Linhares

DIREITO COMERCIAL
EFEITOS JURDICOS DA SENTENA DECLARATRIA DA FALNCIA 1. Quanto aos Credores O processo inicia-se com a sentena, que ter suas conseqncias desencadeadas a partir da declarao.

Conseqncias: Formao da Massa de Credores (art. 23) formada a massa falida subjetiva, que proporciona tratamento igualitrio aos credores, que so divididos em categorias. Esta reunio de credores congrega tanto os credores comerciantes como os civis. A massa de credores, embora no seja pessoa jurdica, adquire o direito de voltar-se contra o falido, podendo contratar, alienar, agravar os bens, no caso de fraude ou m f do devedor, em relao ao seu patrimnio. Suspenso das Aes Individuais dos Credores (art. 24) o processo de execuo falimentar coletivo. Por conseqncia, todos os credores devem ser atrados pela vis attractiva do processo falimentar. O juzo da falncia indivisvel, no permitindo que credores ajam de maneira individual em outros processos de execuo. o que se chama de falncia universal. Os credores que possuam ttulos ainda no vencidos, tambm devero ser assimilados pelo processo falimentar, tendo em vista a insolvncia do devedor. S assim se pode constituir unitariamente a massa subjetiva.

Excees: * No caso de um processo de execuo estiver em fase de arrematao dos bens do executado, com dia definitivo para a praa, fixado por editais, o leilo ocorrera normalmente, porm, o produto ser revertido para a massa e o exeqente dever habilitar-se perante o juzo falimentar, impedindo assim que tenha tratamento preferencial. (art. 24, 1, 1 parte) * No caso de os bens j tiverem sido arrematados no momento da sentena declaratria, o exeqente receber seu crdito e somente a sobra ser revertida para a massa falida. (art. 24, 1, in fine) * No caso em que a deciso da ao executiva dependa de recurso (no tendo havido arrematao) a ao suspensa, devendo ser baixada para o juzo da falncia.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Efeitos Jurdicos da Falncia por Frederico Bastos Linhares

OBS: Algumas aes no devem nem necessitam ser suspensas, pois seu processamento no acarreta nenhum prejuzo para a massa falida. o caso dos credores de ttulos no sujeitos a rateio e os que demandarem quantia ilquida, coisa certa, prestao ou absteno de ato. Os ttulos no sujeitos a rateio so, por exemplo, os credores hipotecrios ou pignoratcios, ou seja, gozam de preferncia. Neste caso, o sndico da massa falida substituir o falido nestas aes. Os demais credores (quantia ilquida, etc.) podem pedir reserva da sua parte do rateio para assegurar o seu pagamento quando o sndico comear a pagar os demais crditos. Se o crdito se tornar lquido, ser includo na falncia. (art. 24, 2) Vencimento Antecipado dos Crditos (art. 25) Pelos mesmos motivos da formao da massa de credores e da suspenso das aes executivas, h o vencimento antecipado de todas as dvidas do falido. Esta conseqncia visa resguardar o direito destes credores, evitando que o processo falimentar se extinga sem que seu crdito seja pago. Todavia, tal vencimento antecipado no acarreta benefcios ao credor a respeito dos juros (art. 25). No caso do vencimento antecipado, ser determinada a data da sentena declaratria de falncia, com abatimento dos juros legais. Suspenso da Fluncia dos Juros (art 26) Contra a massa falida, no correm juros, mesmo que estejam estipulados no crdito, no caso de o ativo apurado for suficiente para o pagamento apenas do principal. Se o produto dos bens vendidos atender o pagamento do principal, passa-se em seguida a pagar o juros. Se ainda assim houver saldo, este vai para a massa falida. Excetua-se dessa regra os juros das debntures e os crditos com garantia real (hipoteca, penhor, anticrese), pois os juros destes so atendidos pelo produto dos bens dados em garantia. OBS: Se os juros no forem descritos, o STF j decidiu que sero aplicados juros de 12 % a.a.

2. Quanto Pessoa do Falido Restries Capacidade Processual do Falido O estado de falncia no afeta a capacidade civil do falido, mas fere sua capacidade processual, ou seja, sua condio de ser parte legtima para postular na justia. Essa restrio se refere apenas s aes que envolverem seu patrimnio, embora o falido no perda o direito de propriedade sobre seus bens, at serem alienados. Quanto aos direitos civis e polticos, o falido pode atuar normalmente em juzo (ex: direito de famlia). Porm, o falido pode ainda figurar como assistente nas aes patrimoniais, podendo recorrer, opor-se declarao de falncia, embargar a sentena declaratria, impetrar concordata, etc. Obrigaes Legais do Falido (art 34) Auto-Explicativo.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Efeitos Jurdicos da Falncia por Frederico Bastos Linhares

Restries ao Livre Trnsito do Falido (art 34, III) Declarada a falncia, obrigatrio o comparecimento imediato do falido em cartrio, para assinar o termo de comparecimento (art 34, I). A partir desse momento, o falido fica com seu direito de livre locomoo restrito ao lugar da falncia, ou seja, a rea de jurisdio do juiz que declarou a falncia. Ser permitido o afastamento temporrio do falido, somente em caso de extrema necessidade, e em caso de tratamento de sade, o juiz designar mdico para avaliar e decidir se h necessidade de tal fato. As despesas desse exame correm por conta da massa. Esta restrio no uma punio, apenas advm da obrigao do falido em comparecer a todos os atos da falncia, tendo como sano violao dessa, a priso, decretada ex officio pelo juiz. Prestao de Informaes e Assistncia ao Sndico (art 34, VI) O falido, por ser dirigente da empresa, o mais capacitado para prestar informaes ao sndico, para que ele possa desvendar todos os segredos da empresa falida, desde as sociedades a que o devedor faz parte, at os bens de sua propriedade que encontram-se em poder de terceiros. Proibio ao Exerccio do Comrcio A partir da declarao da falncia, fica proibido ao falido comerciar, pois, os bens que adquirisse seriam incorporados massa falida, pois a falncia compreende tanto os bens existentes poca da sentena, como os adquiridos posteriormente. Aps a extino das obrigaes, haver a sentena declaratria de extino de suas obrigaes, ficando autorizado o falido a comerciar. No caso do falido ser condenado por crime falimentar, as restries so maiores, ficando proibido at de ser titular, diretor ou gerente de sociedade comercial, dentre outras restries. Quebra do Sigilo das Correspondncias do Falido (art 63, II) Aps a remessa dos autos de falncia, com a sentena, ao escrivo, deve este comunicar as estaes postais, o nome do sndico a quem dever ser entregue a correspondncia. Este, s poder abri-la na presena do falido ou de pessoa por ele designada, devolvendo ao devedor a correspondncia sem relao com o processo. Apesar da garantia constitucional de inviolabilidade do sigilo de correspondncia, este ato no constitui ofensa ao princpio, pois necessrio ao andamento dos negcios administrados pelo sndico, tendo este, poderes legais para abrir a correspondncia. Priso do Falido (art 35) Havendo evidentes indcios de crime falimentar, o juiz poder na prpria sentena declaratria, decretar a priso do falido. Tratase de uma priso administrativa, sem natureza criminal e no pode exceder 60 dias. Pode o falido agravar de instrumento e/ou impetrar hbeas corpus para que a priso seja revogada. Neste mrito, muito se discute a legalidade dessa priso em face dos Direitos Humanos.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Efeitos Jurdicos da Falncia por Frederico Bastos Linhares

DIREITOS DO FALIDO (art 36) Pelo fato do falido no perder sua capacidade civil, este continua plenamente capaz, podendo fiscalizar a administrao da massa, requerer providncias conservatrias de seus bens, e pleitear tudo que for necessrio para a defesa de seus direitos e interesses, afinal h apenas a extino da posse dos bens, mas no da propriedade. Pode tambm intervir como assistente nos processos em que a massa seja parte, podendo interpor qualquer recurso. DIREITOS DA SOCIEDADE FALIDA (art 37) Os mesmos direitos supra citados, cabem sociedade, mas elas sero representadas por seus diretores, administradores ou liquidantes, podem inclusive sofrer a pena de priso administrativa. REMUNERAO DO FALIDO (art 38) O falido pode exercer qualquer profisso, que no a de comerciante, pois o seu salrio impenhorvel. A lei falimentar permite que o falido possa requerer ao juiz mdica remunerao desde que a massa comporte. Esta remunerao refere-se aos servios do falido prestados em favor da massa. Terminados esses servios (informaes), cessa-se o direito remunerao. O juiz deve, com o pedido do falido, ouvir o sndico e o promotor, concedendo, ou no, a remunerao. A extino da remunerao pode ocorrer ex officio. CONTINUAO DO NEGOCIO DO FALIDO (art 74) O falido pode requerer a continuao do seu negcio, uma vez que a paralisao das atividades pode causar graves prejuzos. Aps ouvir o sndico e o promotor, o juiz pode admitir a continuao atravs de despacho. O gerente do estabelecimento ser contratado pelo sndico.

3. Quanto aos Bens do Falido Desapossamento dos Bens do Falido (art 39) A partir da sentena declaratria, que indica inclusive a hora da declarao da falncia, o devedor falido desapossado de seus bens, perdendo o direito de administra-los e deles dispor. Neste momento, comea a ser realizada a garantia de seus bens ao crdito. Os bens so arrecadados pelo sindico, que os conserva e administra. A formada a massa falida. Este desapossamento, que ocorre por fora de lei, e que constitui um patrimnio comercial separado, embora no extinga a propriedade por parte do falido, constitui a garantia que suprir seus credores. Natureza Jurdica da Massa Falida (art 40) A massa falida objetiva a totalidade de seus bens penhorveis que foram desapossados do devedor passando para a administrao e disposio do sndico, com a finalidade especfica determinada em lei ao pagamento dos credores. Sua natureza jurdica no consenso entre a doutrina, mas a teoria mais aceita de que a 5

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Efeitos Jurdicos da Falncia por Frederico Bastos Linhares

massa falida um patrimnio separado. No pode vingar a teoria de que a massa falida uma pessoa jurdica. Bens Excludos da Arrecadao (art 41) Nem todos os bens do falido sero desapossados, uma vez que existem bens impenhorveis (art 649, CPC). Alm dos bens enumerados no citado artigo, impenhorvel o imvel residencial da famlia do devedor, somente sendo permitida a arrecadao desse bem no caso de ser produto de crime (ex: crime falimentar). Na falta de outros bens, podem ser penhorados os frutos e rendimentos dos bens inalienveis, exceto se forem destinados a alimentos. Pode haver ainda bens do falido que foram tornados inalienveis atravs de clusulas (temporria ou vitalcia) de testamentos ou doaes. No caso de scio solidrio morto antes da declarao de falncia, os bens dos herdeiros no podero ser alienados. A falncia no atinge tambm os bens dotais, da mulher e dos filhos do devedor. O Problema da Arrecadao dos Bens da Meao da Mulher Casada (art 42) O art 42 afirma que a falncia no atinge os bens dotais da mulher e filhos da falido. O art 3 do Estatuto da Mulher Casada diz que somente respondero os bens particulares do devedor e os bens comuns at o limite da sua meao. A jurisprudncia no pacfica neste sentido, havendo decises que no permitem a arrecadao dos bens da meao e outras que a autorizam.

4. Quanto aos Contratos do Falido Contratos Bilaterais (art 43) So bilaterais os contratos que exigem obrigaes recprocas de ambas as partes, ou seja, duas obrigaes principais e correlatas, as partes trocam obrigaes. Os contratos bilaterais no se extinguem com a falncia, podendo, ainda, serem adimplidos pelo sndico, se este achar conveniente para a massa. Caso contrrio, o sndico poder denunciar o contrato. Cabe ao sndico portanto, decidir se ir ou no, manter os contratos bilaterais. O contratante poder exigir uma resposta sobre o cumprimento, e o sndico ter um prazo de cinco dias para declarar. Se disser no ou calar-se, o contratante ganha o direito indenizao, cujo crdito ser quirografrio. Se o sndico optar pelo adimplemento do contrato, o contratante dever prestar a obrigao. Contratos Unilaterais (art 25 3) Nos contratos unilaterais existem obrigaes apenas em um lado, ou seja, apesar de ambas as partes se obrigarem, apenas uma delas ter os efeitos do adimplemento. Os contratos unilaterais no alteram seus efeitos quando o falido credor, pois a falncia no modifica obrigaes dos devedores da massa falida. Quando o falido devedor, os contratos unilaterais tm seus vencimentos antecipados com a falncia, todavia, as clusulas penais no sero atendidas se as obrigaes tiveram vencimento antecipado em virtude da falncia. 6

Vous aimerez peut-être aussi