Vous êtes sur la page 1sur 21

INTRODUO AO ANTIGO TESTAMENTO PANORAMA.

Aula: IV 26/08/2013

VERSO DIGITAL DOS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

Dr. Eney Lima - FATBI

LIVRO DE ISAAS
Para compreender a mensagem deste livro, necessrio estar familiarizado com a situao histrica do profeta e do povo ao que se entregou esta mensagem. Muitas das aluses, referncias e advertncias podem ser interpretadas incorretamente a menos que os acontecimentos polticos em Jud sejam cuidadosamente considerados, em relao com as naes circundantes.
Dr. Eney Lima - FATBI

COM O PROFETA EM JERUSALM


Muito pouco se conhece a respeito da linhagem de Isaias, seu nascimento, juventude ou educao, alm do fato de que foi filho de Ams. Aparentemente nasceu e se educou em Jerusalm. J que seu chamamento ao ministrio proftico est definitivamente datado no ano que morreu Uzias (740 a.C.), razovel datar seu nascimento entre o 765 e o 760 a.C.
Dr. Eney Lima - FATBI

Dr. Eney Lima - FATBI

787-81 768 760 753 750 745 743 740 736-35 733 732 727 722 716-15 711 709-8 705 702 702-1 697-6 688 687-6 680.

Amasias provavelmente deixado em liberdade de sua priso, quando Jeroboo II assume sozinho o governo de Israel aps a morte de Jos. Uzias assume sozinho o governo em Jud. Morte de Amasias. Data aproximada do nascimento de Isaias. Fim do reinado de Jeroboo em Israel. Uzias doente da lepra. Tiglate-Pileser III comea seu governo na Assria. Os assrios derrotam a Sarduris III, rei de Urartu. Uzias e seus aliados derrotados pelos assrios na batalha de Arpade. Joto assume sozinho o governo. Morte de Uzias. Os exrcitos assrios invadem os filisteus. Guerra srio-efraimtica aps a retirada dos assrios. Invaso assria da Sria. Damasco conquistado pelos assrios, terminando assim o governo srio. Peca substitudo por Osias em Samaria. Salmaneser V comea a governador a Assria. Queda de Samaria. Acesso de Sargo II ao trono da Assria. Ezequias comea a reinar em Jud. Reforma religiosa. Purificao do Templo. Tropas assrias em Asdode. Nascimento de Manasss. Senaqueribe comea a governador a Assria. Bel-Ibni substitui a Merodaque-Balad no trono da Babilnia. A doena de Ezequias. Ameaa de Senaqueribe. Isaas afirma a seguridade. A embaixada babilnica de Merodaque-Balad no exlio visita Jerusalm. Manasss feito co-regente. A segunda ameaa de Senaqueribe a Ezequias. Ezequias morre. Manasss governa sozinho. Isaias pde ter sido martirizado por Manasss.
Dr. Eney Lima - FATBI

OS ESCRITOS DE ISAIAS
Escreveu Isaias o livro que leva seu nome? Nenhum erudito competente duvida da historicidade de Isaias nem do fato de que parte do livro tenha sido escrita por ele. Alguns limitam a construo de Isaias a pores escolhidas desde o 1 ao 32, enquanto que outros lhe do o crdito dos 66 captulos completos. A anlise mais popular deste livro sua diviso tripartite. Embora exista falta de unanimidade entre os expertos em detalhes, a seguinte anlise representa um acordo geral entre aqueles que no apiam a unidade de Isaias .
Dr. Eney Lima - FATBI

O Primeiro Isaias consiste do 1 ao 39. dentro desta diviso, somente selees limitadas desde o 1 ao 11, 13 ao 23 e 28 ao 32, so realmente adjudicadas autoria do profeta do sculo VIII. A maior parte desta seo tem sua origem em perodos subsequentes. O Segundo Isaias, ou Deutero-Isaias, 40-55, atribudo a um autor annimo que viveu depois do 580 a.C. Este escritor viveu entre os cativos da Babilnia e reflete as condies do exlio em seus escritos .
Dr. Eney Lima - FATBI

O Terceiro Isaias, ou Trito-Isaias, 56-66, atribudo a um escritor que descreve as condies existentes em Jud durante o sculo V; os eruditos datam seu autor com anterioridade ao retorno de Neemias no 444 a.C. A maior parte daqueles que apoiam esta analise no limitam o livro de Isaias a trs autores. Numerosos escritores, muitos dos quais viveram depois do exlio, j tarde, no sculo II a.C., fizeram contribuies fragmentrias. A opinio de que Isaias escreveu a totalidade do livro de seu nome data com anterioridade, pelo menos, do sculo II a.C. Embora escritores modernos possam afirmar que h "um acordo universal entre os eruditos por uma diversidade de autores", a unidade de Isaias tem sido defendida com capacidade. A popularidade da moderna teoria tende a eclipsar os argumentos daqueles que tm estado convencidos de que Isaias, o profeta do sculo VIII, foi o responsvel da totalidade do livro
Dr. Eney Lima - FATBI

UMA PEQUENA OBSERVAO: ISAAS TIDO COMO A PEQUENA BBLIA DIVIDIDO EM 66 VERSCULOS, OU O QUINTO EVANGELHO.

Dr. Eney Lima - FATBI

Dr. Eney Lima - FATBI

JEREMIAS, UM HOMEM DE FORTALEZA


Viver com Jeremias compreender a seu povo, sua mensagem e seus problemas. Ele tem muito a dizer a sua prpria gerao conforme os adverte da condenao que pende sobre ela. Mas comparado com Isaias, dedica relativamente pouco espao s futuras esperanas de restaurao. O juzo iminente neste tempo, especialmente aps a morte de Josias. Concentra-se nos problemas correntes num esforo para fazer voltar sua gerao a Deus. Um homem com uma mensagem vital durante os ltimos quarenta anos da existncia nacional de Jud como reinado, Jeremias relata mais de suas experincias pessoais que o que faz qualquer outro profeta em tempos do Antigo Testamento.
Dr. Eney Lima - FATBI

650 648 641 640 632 628 627 626 622 612 610 609 605

601 598 597 588 586

Nascimento de Jeremias (data aproximada). Nascimento de Josias. Acesso de Amom ao trono de Davi. Acesso de Josias. Josias comea sua busca de Deus (2 Cr 34.3). Josias comea as reformas. O chamamento de Jeremias ao ministrio proftico. O acesso de Nabopolassar ao trono da Babilnia. O livro da lei achado no templo. A observncia da lei. Pscoa. Queda de Nnive. Har capturada pelos babilnicos. Josias assassinado. Joacaz reina por trs meses. O exrcito assrioegpcio abandona o cerco de Har e se retira Carquemis. Jeoiaquim substitui a Joacaz em Jud. Os egpcios de Carquemis derrotam os babilnicos em Quramati. Os babilnicos derrotam decisivamente os egpcios de Carquemis. primeiro cativeiro de Jud. Jeoiaquim busca alianas com a Babilnia. Nabucodonosor acede ao trono da Babilnia. Batalha inconclusa entre babilnicos e egpcios. Morre Jeoiaquim. Cerco de Jerusalm. Joaquim, feito cativo aps os trs meses de seu reinado. Segundo cativeiro. Zedequias chega a ser rei. O assdio a Jerusalm comea o 15 de janeiro. Acesso de Hofra ao trono egpcio. 19 de julho: os babilnicos entram em Jerusalm. 15 de agosto: queima do templo. Morte Emigrao ao Egito. Dr. de Eney Gedalias. Lima - FATBI

O livro das Lamentaes pode ser subdividido na seguinte forma: I. Passado e presente de Jerusalm Condies desoladoras Memrias do passado O sofrimento enviado por Deus A justia de Deus reconhecida II. As relaes de Deus com Sio A ira de Deus ao descoberto A busca da tranqilidade III. Se analisa o sofrimento A realidade do sofrimento A f de Deus para o contrito Deus o autor do bem e do mal A nica esperana est em Deus IV. O pecado a base do sofrimento A parte do sofrimento que se deve suportar O cargo do derramamento de sangue inocente V. A orao do que sofre Confisso do pecado A apelao final
Dr. Eney Lima - FATBI

Jr 1.1-22 Jr 1.1-6 Jr 1.7-11 Jr 1.12-17 Jr 1.18-22 Jr 2.1-22 Jr 2.1-10 Jr 2.11-22 Jr 3.1-66 Jr 3.1-18 Jr 3.19-30 Jr 3.31-39 Jr 3.40-66 Jr 4.1-22 Jr 4.1-12 Jr 4.13-22 Jr 5.1-22 Jr 5.1-18 Jr 5.19-22

UM MINISTRIO DE QUARENTA ANOS


Pelo tempo em que Manasss anunciou o nascimento do prncipe herdeiro da coroa, Josias, o nascimento de Jeremias em Anatote seguramente recebeu pouca ateno Tendo crescido neste povoado a somente 5 km ao nordeste da capital, Jeremias foi muito versado nas pessoas correntes que circulavam por toda Jerusalm. Sugerem que Jeremias tinha uns 20 anos quando aconteceu seu chamamento. Isto poderia datar seu nascimento depois do 648 a.C.
Dr. Eney Lima - FATBI

Uma crise aps a outra levaram Jud a uma mais prxima destruio, ao tempo que as advertncias de Jeremias continuavam ignoradas. O ano 605 a.C. marcou o comeo do cativeiro da Babilnia para alguns dos cidados de Jerusalm, enquanto Jeoiaquim solicitava uma aliana com os invasores babilnicos . Na luta do Egito e a Babilnia durante o resto de seu reinado, Jeoiaquim cometeu o fatal erro de rebelar-se contra Nabucodonosor, precipitando a crise do 598-7. no somente a morte acabou bruscamente com o reinado de Jeoiaquim, seno que seu filho Joaquim e aproximadamente 10.000 cidados destacados de Jerusalm foram levados ao exlio. Isto deixou a cidade com uma fraca aparncia de existncia nacional, ao tempo que as classes restantes mais pobres controlavam o governo sob o mando do rei marionete Zedequias.
Dr. Eney Lima - FATBI

LAMENTAES
O tema do livro das Lamentaes a destruio e a desolao que caem sobre Jerusalm no 586 a.C. reconhecido que justo Deus castigar sua nao escolhida pela sua desobedincia. J que Deus fiel, existe a esperana na confisso do pecado e uma implcita f nEle. Descritivas do contedo deste livro so as palavras hebraicas "qinoth" ou "dirges", no Talmude, a palavra grega "threnoi" ou "eltgies" na Septuaginta, e "threni" ou "lamentaes" nas verses latinas. Os judeus lem este livro no dia nono de Ab, em comemorao da destruio de Jerusalm. Os ancios rabinos atribuem este livro a Jeremias, agrupando-o com o Ketubim, ou cinco rolos, que eram lidos em vrias cerimnias pblicas.
Dr. Eney Lima - FATBI

EZEQUIEL, A ATALAIA DE ISRAEL


Na poca do nascimento de Ezequiel (622-21 a.C.) , Jerusalm estava em movimento com a maior celebrao da Pscoa em sculos, conforme o reinado de Josias respondia temporalmente a suas reformas de mbito nacional.

Dr. Eney Lima - FATBI

621 612 609 605 601 598 597 594 593 592 591 588 587 586

585 573 571 561

Nascimento de Ezequiel. Reformas de Josias Ministrio de Jeremias Queda de Nnive. Morte de Josias. Joacaz governa trs meses Jeoiaquim rei Batalha de Carquemis. Refns tomados de Jerusalm vo Babilnia. Batalha egpcio-babilnica nas fronteiras do Egito. Jeoiaquim se rebela contra a Babilnia. Joaquim e umas 10.000 pessoas, includo Ezequiel, feitos cativos. Embaixada enviada por Zedequias Babilnia (Jr 29.3) Zedequias aparece em Babilnia (Jr 51.59) Chamamento de Ezequiel 1.1 y 3.16. Tabuinha designando raes para Joaquim. Os ancios conferenciam com Ezequiel - Ez 8.1-11.25. Os ancio conferenciam com Ezequiel - Ez 20.1 O cerco a Jerusalm comea em janeiro - Ez 24.1. Profecias de Ezequiel - Ez 29.1, 30.20; 31.1. Os babilnicos entram em Jerusalm Zedequias foge 19 de julho O templo incendiado 15 de agosto Profecia contra Tiro - Ez 26.1 Chegam os fugitivos 8 de janeiro - Ez 33.21 Lamentao sobre Egito - Ez 32.1 y 17 Viso de Ezequiel - Ez 40.1. A ltima profecia datada de Ezequiel - Ez 29.17. Joaquim liberado da priso 26 de maro do 561 a.C. 2 Rs 25.27 (de acordo com Thiele, um clculo de Nis a Nis utilizado em Ezequiel, enquanto Reis utiliza Tishri a Tishri; o primeiro comea em abril e o segundo, em outubro).
Dr. Eney Lima - FATBI

DANIEL, HOMEM DE ESTADO E PROFETA


Daniel nasceu no reino de Jud, durante o reinado de Josias e foi, provavelmente, em seus primeiros anos quando foi levado cativo, no 605 a.C. Nos comeos do captulo que abre o livro, reflete as convices religiosas de Josias e Jeremias que, certamente, devem t-lo influenciado a ele e a outro jovem judeu de seu tempo. Embora as esperanas de Jud para que continuasse sua independncia puderam ter ressurgido com a queda de Nnive, elas foram bruscamente desfeitas quando Josias foi morto em Megido (609). Jud se converteu num sbdito do Egito pouco depois, e o Fara Neco colocou a Jeoiaquim no trono. As tentativas de Jeoiaquim de submisso a Nabucodonosor devem ter sido uma surpresa para Daniel e seus companheiros, que foram tomados como refns e levadas capital da Babilnia . A familiaridade de Daniel com as lnguas hebraica e aramaica fica aparente em seus escritos . Peculiar deste livro o ter a mais extensa passagem em Dr. Eney Lima - FATBI lngua aramaica de todo o cnon do Antigo Testamento.

At a prxima MATRIA; Que ser INTRODUO AO NOVO TESTAMENTO.


DR. ENEY LIMA

Dr. Eney Lima - FATBI

Vous aimerez peut-être aussi