Vous êtes sur la page 1sur 8

2

Retorno a Marcel Mauss1


Jean-Pierre Warnier
Segundo Halbwachs, citado por Marcel Mauss, o homem um animal que pensa com seus dedos. Embora retirada do artigo Concepes que precederam a noo de matria texto publicado em 1939 esta citao inscreve-se na continuidade do breve artigo sobre As tcnicas do corpo (1936), onde aparece que o homem no se contenta em nadar, correr ou brincar, mais, ao faz-lo, pensa com seus dedos, suas mos, seus braos, suas pernas. este breve texto de vinte e uma pginas que vai reter minha ateno. Em comparao com o celebrssimo Ensaio sobre a ddiva, que foi objeto de inmeros comentrios, As tcnicas do corpo (ou TDC, para abreviar) foram negligenciadas pelos comentadores. Elas aparecem como hpax numa obra essencialmente dedicada ao estudo da magia, da religio e das representaes coisas que se costuma considerar como dependendo do que acontece no pensamento, na cabea e no nos dedos. Entretanto, esse texto parece-me to central no pensamento de Mauss quanto o Ensaio sobre a ddiva, e fundamental por dois motivos: 1) permite fundar uma teoria antropolgica da cultura material, e 2) fornece teoria mausseana da magia e da religio um mecanismo essencial que at ento lhe faltou.

As tcnicas do corpo e a teoria da cultura material


Mauss teve a intuio daquilo que poderia ser uma antropologia do corpo e da cultura material articulada a uma teoria da magia e das representaes. Esta intuio era clara. Era apoiada por observaes de primeira mo. Era nova, e, como tal, difcil de por em palavras e de delimitar. Mauss era ciente disso, e proponha plantar, sobre a massa dos fatos que visava, o marco da ignorncia sobre o qual escreve-se diversos. O texto compe-se de quatro captulos: o primeiro elabora a noo de tcnicas do corpo em torno de

alguns exemplos. O segundo prope uma classificao em funo de quatro critrios (sexo, idade, rendimento, modalidade de transmisso). O terceiro enumera as tcnicas do corpo ao longo do ciclo de vida, e o quarto fecha o ensaio sublinhando a natureza bio-psco-social complexa dessas tcnicas. Este plano valoriza a preocupao de Mauss em centrar suas anlises no corpo e no nos objetos ou ferramentas materiais. por ai que desejo abordar o comentrio desse texto. Mauss define as tcnicas do corpo como as maneiras pelas quais os homens, de sociedade a sociedade, de uma forma tradicional, sabem servir-se de seu corpo (401)2. Exemplo escolhido por Mauss: o nado. Os movimentos do nado variam de uma sociedade para outra. Sua prtica e seu ensino mudaram na Frana durante a vida de Mauss. O nado uma maneira de usar o corpo que passa por uma aprendizagem, transmitida por tradio, varivel no espao e no tempo conforme as sociedades. O nado ilustra o que uma tcnica do corpo. Fiel a sua maneira de abordar o dado etnogrfico, Mauss faz um inventrio dessas tcnicas em funo do ciclo de vida: as do parto e da primeira infncia, da criao do jovem, das prticas motoras dos adultos: dana, corrida, repouso, sono, cuidados corporais, sexualidade. Dessa definio, dessa enumerao, Mauss exclui deliberadamente todas as tcnicas que, apesar de envolver o corpo, a aprendizagem e a tradio no lhe pareciam admissveis por apoiar-se sobre objetos materiais. Todas aquelas que envolvam um objeto, por mais integrado que seja s condutas motoras, so consideradas como tcnicas instrumentais e, como tais, fora do propsito. Seria o caso, por exemplo, do nado com ps de pato, embora esses apenas prolongassem o p e necessitassem de uma aprendizagem ao trmino da qual sua dinmica incorporada graas elaborao de esteretipos motores. Mauss considerava, portanto, que a maioria dos esportes no eram tcnicas do corpo. Porm, o exemplo que, nas TDC, segue aquele do nado enfatiza a dificuldade em separar claramente tcnicas do corpo e incorporao da dinmica dos objetos, aquilo que poderamos designar como extenso em objetos (mise en objets). aquele das ps durante a Primeira Guerra Mundial: as tropas inglesas com as quais estava no sabiam servir-se de ps francesas, o que obrigava a substituir 8 mil ps por diviso quando
2 As referncias ao texto de Mauss remetem edio brasileira: As tcnicas do corpo in: Sociologia e antropologia, So Paulo: Cosac Naify, 2003 (n.d.t).

1 Captulo 1 do livro de Jean-Pierre Warnier, Construire la culture matrielle, Paris : Presses Universitaires de France, 1999, pp. 21-35. Traduo Christian Pierre Kasper.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

www.aforcadascoisas.wordpress.com

rendamos uma diviso francesa e vice-versa escreve Mauss (403). Os outros casos mencionados em seguida so mais ou menos ambguos neste respeito: msica militar (que envolve instrumentos musicais), caminhada, corrida (que envolvem sapatos e roupas). Porque a rejeio das tcnicas instrumentais? Porque, escreve ele (407) todos cometemos, e cometi durante muitos anos, o erro fundamental de s considerar que h tcnica quando h instrumento Ora, continua, antes das tcnicas de instrumentos, h o conjunto das tcnicas do corpo. (ibid). Sem dvida, Mauss, em bom pedagogo, e para melhor transmitir a mensagem, tinha razo de restringir seu discurso s tcnicas do corpo que se encontram na raiz de todas as outras tcnicas. Mas, ao fazer isso, probe-se levar em conta a incorporao da dinmica dos objetos nas condutas motoras. Essa restrio voluntria tem duas consequncias. Em primeiro lugar, no entende alguns fenmenos que observa e, com a probidade que o caracteriza, ele di-lo:
nada mais vertiginoso do que ver num declive um Kabyla com seus chinelos. Como ele consegue firmar-se, e sem perder os chinelos? Tentei fazer o mesmo, no compreendo. Alis, tambm no compreendo como as senhoras conseguem andar com seus saltos altos. (417)

Em segundo lugar, Mauss no consegue manter a distino entre tcnicas do corpo e tcnicas instrumentais. Em seu ensaio, trata-se, a cada pgina, de ps, instrumentos musicais, apoios para a cabea, camas, redes, cobertores, sabonetes, chinelos, sapatos de salto. Tendo expulsado a cultura material pela porta, ele v-la voltar pela janela. As TDC excluem a cultura material, e, no entanto, neste texto que pretendo fundar uma teoria antropolgica dessa dimenso fundamental da vida em sociedade. Com efeito, porque certos fatos escapam da compreenso de Mauss? Porque no consegue manter a distino entre tcnicas do corpo e tcnicas instrumentais? que a noo mausseana de corpo insuficientemente elaborada. De fato, ele no disps de nenhuma mediao terica entre o objeto material e o corpo, que ele pensa em exterioridade um com relao ao outro. Entre as tcnicas dos objetos e as tcnicas do corpo, ele se sente obrigado em escolher, e escolhe o que h de mais radical: o corpo na ao. A cultura material como mediao das tcnicas do corpo est presente em todas as pginas de seu texto, mas permanece impensada. A fortiori, Mauss no dispe de nenhuma reflexo aprofundada sobre o corpo libidinal, imaginrio, simblico. Em contrapartida, ele distingue trs pontos de vista sobre o corpo: a realidade anatomo-fisiolgica, o corpo inscrito numa sociedade que o molda e educa e, a ttulo de intermedirio entre esses dois aspectos do corpo, as capacidades psicolgicas do indivduo. No entanto, desde 1920, Mauss era engajado numa pesquisa cujo desenvolvimento Bruno Karsenti3 retraou passo a passo. No final do sculo XIX, os psiclogos se depararam com a dificuldade de articular a afetividade, considerada irracional e a inteligncia racional. No mesmo momento, Durkheim e seus colaboradores sofrem as maiores dificuldades para articular a ao e as representaes individuais, que remetem, segundo eles, psicologia, com o social, identificado com a dimenso coletiva da vida em sociedade. Essas dificuldades internas s duas disciplinas em curso de definio acompanham-se de escaramuas nas fronteiras: a sociologia tenta construir-se em objeto cientfico contra os psiclogos, que tratam as representaes ditas coletivas de quimeras.

Na profisso etnolgica, uma opinio comum considera que Mauss nunca fez pesquisa de campo. As TDC desmentem isso. verdade que Mauss nunca reivindicou como sua uma unidade local e temporal de observao da qual ele possa dizer, como os etnlogos: isto meu campo. Mas no h dvida que ele considerou as prticas do corpo como um campo de observao de primeira mo, com constncia, de 1898 a 1936 pelo menos. Ele praticou diversos esportes, entre os quais o nado e a corrida a p, observou os Kabylas, experimentou suas prticas. Alm do mais, a Primeira Guerra Mundial lhe forneceu um campo involuntrio de quatro anos e que campo! ao longo do qual a prtica comparada do andar, do repouso, do sono, da terraplanagem foram objeto de observao participante que testemunham as TDC. a partir dessa experincia central que ele pode ler e tirar proveito dos livros de seus colegas. preciso rejeitar a idia de que Mauss seria apenas um etnlogo de gabinete. Essa idia participa da cegueira antropolgica diante das condutas motoras e de seu lugar na vida e na obra de Mauss. Portanto, ele viu, ele experimentou, mas no entende.

Lhomme total. Sociologie, anthropologie et philosophie chez Marcel Mauss. Paris : P.U.F, 1997.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

www.aforcadascoisas.wordpress.com

De 1900 a 1920, psiclogos e socilogos percorrem muito caminho de um lado e de outro. Desde antes de 1920, Mauss l com avidez Rivers, Janet, Head, Freud, Dumas. Ele frequenta a Sociedade de psicologia. dele o mrito de sugerir aos psiclogos que a sociedade fornece ao indivduo esquemas mediadores entre o intelecto e a afetividade. No sentido inverso, ele sugere aos socilogos que a psicologia individual que prov as rodas de engrenagem entre o sujeito corporal e a sociedade. Tais so as intuies que recobrem a expresso, sem dvida desajeitada, de homem total em suas dimenses bio-psico-sociais. O homem total possui um corpo, ao mesmo tempo lugar dos desejos irracionais, espao e objeto de socializao. Foi o psiclogo G. Dumas que, em dois artigos datados de 1920, desencadeou a inveno mausseana de homem total. Dumas tratava, neles, do riso e das lgrimas. Mauss viu imediatamente nisso manifestaes neurofisiolgicas, portanto corporais; emocionais, portanto remetendo psicologia; e, em terceiro lugar, condutas socialmente prescritas e codificadas. No riso e nas lgrimas, fenmenos ao mesmo tempo corporais, espontneos, socialmente prescritos e afetivamente investidos, Mauss encontrava o paradigma de seus escritos do entre guerras, em particular do famoso Ensaio sobre a ddiva. O corpo e o sujeito esto no cerne desse novo dispositivo terico que escapava da fora de atrao de Durkheim e se colocava numa rbita nova, inclusive e sobretudo em sua teoria da religio e do sagrado. O autor das TDC tinha feito, portanto, aliana com os psiclogos. Inscrevia-se na tradio de Cabanis, Condorcet, Gurando e Cuvier, preocupada em integrar a antropologia fsica na antropologia geral. Mas, em 1936, a leitura dos trabalhos de Head, Freud e Janet no o tinha ainda tirado de uma concepo demasiadamente anatmica do corpo. Teria ele lido Paul Schilder sobre o esquema corporal (o primeiro em alemo, de 1923, o segundo, em ingls, de 1935), Mauss teria imediatamente entendido como e porque o Kabyla pode descer uma ladeira ou uma escada sem perder seus chinelos. Com efeito, l-se em Schilder:
A imagem do corpo ultrapassa as fronteiras da anatomia: um basto, um chapu, uma roupa qualquer fazem parte dela tambm. Sua integrao mais fcil quanto mais estreita sua ligao com o corpo. Por outro lado, os objetos que, em sua histria, mantiveram uma relao qualquer com o www.aforcadascoisas.wordpress.com

corpo, guardam sempre neles algo da qualidade de imagem do corpo (...) A imagem do corpo capaz de abarcar os objetos e de se espalhar no 4 espao.

a idia, emitida por Head e Schilder que retomei para mim na introduo: um bom motorista algum que, ao trmino de uma aprendizagem mais ou menos longa incorporou a dinmica do carro, de sua massa, de seu motor, de sua capacidade de acelerao e de freagem. algum que dilatou sua sntese corporal para o conjunto do carro, ou, ainda, que incorporou a dinmica do carro a suas prprias condutas motoras. Se Mauss tivesse sabido disso, teria entendido porque o Kabyla pode descer correndo uma escada sem perder seus chinelos. Ao mesmo tempo, teria podido dispensar a distino artificial entre tcnicas do corpo e tcnicas instrumentais. Teria desenvolvido, num s movimento, uma antropologia do homem total (digamos do sujeito) e uma teoria da cultura material que procurava e da qual sentia a falta. Portanto, o que constitui a cultura material so todos os objetos materiais, quaisquer que sejam, manufaturados ou no, vivos ou no, cuja esttica e dinmica so mais ou menos incorporadas nas condutas motoras. A isso acrescenta-se o meio ambiente que enquadra essas aes. Ainda h numerosas questes no resolvidas que se colocam, em particular de vocabulrio. Pode-se falar em incorporao dos objetos? No, pois os objetos permanecem exteriores ao sujeito, salvo alguns raros casos como aquele das prteses no sentido mdico do termo (por exemplo uma ponte dentria) ou aquele da alimentao. Em contrapartida, se pode incorporar a dinmica dos objetos s condutas motoras. Falei em prteses do esquema corporal, em memria do corpo, em extenso em objetos. O prprio Mauss fala em habitus. Esse vocabulrio dever, em seu tempo, ser objeto de um lxico comentado em antropologia da cultura material, anlogo quele que Parlebas (1981) dedicou ao motora. Demoremos ns nessa noo central de esquema ou sntese corporal que faltava a Mauss. Foi sobretudo desenvolvida por Head e Schilder e enriquecida pelos psiclogos da Gestalt, e depois os do desenvolvimento, como Piaget e Wallon, assim como pelos ergnomos e os especialistas do esporte como P. Parlebas. Visa dar conta do fato de que as
4

Paul Schilder, Limage du corps. Paris: Gallimard, 1968, p. 229.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

percepes e os movimentos do sujeito so coordenados, e que essa coordenao fruto de uma aprendizagem sensorial e motora. Esta noo fundamental modulada pelos diferentes autores conforme o uso que fazem dela. Os fenomenlogos como Maurice Merleau-Ponty a casam com a noo de intencionalidade para fazer dela uma mediao do estar no mundo. Por sua vez, numa teoria antropolgica e mausseana da cultura material, o grupo de pesquisa Matire Penser puxa a noo no sentido da interface entre as condutas motoras e a cultura material, com a seguinte definio: A sntese corporal (ou esquema corporal) a percepo sinttica e dinmica que um sujeito tem de si mesmo, de suas condutas motoras e de sua posio no espao-tempo. Ela mobiliza o conjunto dos sentidos em sua relao com o corpo prprio e a cultura material. Essa sntese resultado de aprendizagens que continuam e se mantm no curso da existncia inteira. Ela demonstra uma grande variabilidade individual, cultural e social, ao mesmo tempo em que garante a continuidade do sujeito em sua relao com o meio ambiente. Ela se dilata e se retrata alternativamente, para integrar objetos mltiplos (automvel, utenslios domsticos, roupas, equipamentos esportivos etc.) nas condutas motoras do sujeito. A noo de corpo merece ainda ser desenvolvida alm da noo de sntese corporal ou de conduta motora. De fato, tudo que pode ser dito das tcnicas do corpo pode ser dito do corpo estendido nos objetos pelas condutas motoras. Vale para o corpo libidinal, stio e objeto do desejo, para o corpo simblico, na medida em que comunica e para o corpo imaginrio na medida em que preso no fantasma (...). Parece-me agora demonstrado que as TDC no so um hpax ou uma mania de cientista. Mauss lhes d a maior importncia. Foi, escreve (402), uma preocupao constante desde 1898. Ele tinha ento 26 anos! Porque to importante, j que o texto to curto (21 pginas no total)? que, escreve (407), ato tcnico, ato fsico, ato mgico-religioso confundemse para o agente. Em outras palavras: a relao mgica ou religiosa com os arriremondes envolve sempre, aos olhos de Mauss, tcnicas do corpo. Ou ainda: a teoria das TDC uma pea essencial da teoria geral da magia e da religio. Uma s citao bastar para ilustrar este ponto. tirada do ltimo pargrafo das TDC:
No sei se prestastes ateno ao que nosso amigo Granet j indicou a partir de suas pesquisas sobre as tcnicas do taosmo, tcnicas do www.aforcadascoisas.wordpress.com

corpo, da respirao, em particular. Fiz suficientes estudos nos textos snscritos da Ioga para saber que os mesmos fatos se verificam na ndia. No meu entender, no fundo de todos os nossos estados msticos h tcnicas do corpo que no foram estudadas, e que foram perfeitamente estudadas pela China e pela ndia desde pocas muito remotas. Esse estudo sciopsico-biolgico da mstica deve ser feito. Penso que h necessariamente meios biolgicos de entrar em comunicao com o Deus. E, embora a tcnica da respirao, etc. seja o ponto de vista fundamental apenas na ndia e na China, creio, enfim, que ela bem mais difundida de um modo geral. Em todo caso, temos sobre esse ponto meios de compreender um grande nmero de fatos at agora no compreendidos. (422)

Esta citao me convide a voltar sobre a dificuldade maior de uma teoria da cultura material: ou se considera o objeto como signo, ou se consider-lo como o mediador das condutas motoras. No primeiro caso, o que conta, no a materialidade do objeto, mas, como diria Baudrillard, seu valor-signo com relao a representaes e a um sistema de comunicao. O quadro do cachimbo significa cachimbo, porm Magritte escreve, com razo: isto no um cachimbo. Coloca-se ento a questo de saber qual a relao entre a representao do cachimbo e o cachimbo efetivamente manipulado. Se consideramos o objeto em sua materialidade, enquanto mediatiza as condutas motoras, coloca-se a questo da relao entre o cachimbo efetivamente manipulado e seu valor-signo. A resposta a esta questo to difcil em ambos os casos. Uma teoria da cultura material somente ser admissvel se articula o vnculo evidente, mas contingente e no unvoco, entre a cultura material na sua relao com as condutas motoras de um lado, e com as representaes de outro lado. Esta articulao, para Mauss, o homem total, ou seja, o sujeito, que a efetua, pelas tcnicas do corpo que subjazem as tcnicas instrumentais.

Da cultura material s representaes, e retorno


Ao reler o conjunto da obra de Mauss na luz das TDC, d-se conta de quanto o fundador da etnologia francesa falava a verdade ao datar seu interesse pelas condutas motoras do incio de sua carreira. O primeiro Mauss, de antes de 1920, aparece assim como aquele das TDC avant la lettre. O segundo aquele do homem total e de uma reformulao da relao com o sagrado.
www.aforcadascoisas.wordpress.com

10

De 1899 a 1920: as tcnicas do corpo avant la lettre


Quase todos os grandes textos dessa poca tratam do sacrifcio (1899 com Hubert), da magia (1902, 1904), da religio (1906, novamente com Hubert), da orao (1909, no publicado enquanto Mauss foi vivo), da moeda (1914). O texto publicado em 1903 em colaborao com Durkheim trata das formas primitivas de classificao e adota uma posio durkheimeana ortodoxa: a instncia social prevalece e impe sua forma a todas as espcies de classificaes. Em compensao, nos outros textos percebemos que Mauss mais livre de seguir suas inclinaes. Desde 1899, Hubert e ele dedicam 50 pginas5 s tcnicas instrumentais do sacrifcio e ao tratamento do corpo do sacrificador, do sacrificante e da vtima: unes, ablues, purgaes, jejum. So tcnicas do corpo avant la lettre, submetidas a uma etnografia fina, nutrida de arqueologia por Hubert, arquelogo de formao. Em 1902, o mgico comparado com o arteso. No corao das tcnicas, encontram-se gestos tradicionais, aprendidos, eficazes os trs traos que sero retomados em 1936 para caracterizar as tcnicas do corpo. Mauss dedica muita ateno aos movimentos do mgico: seus gestos so ligeiros, de uma extraordinria destreza. Ele manipula objetos e materiais. O autor distingue entre duas categorias de ritos: os ritos manuais diramos gestuais, pois o corpo inteiro que est engajado -, e os ritos orais, que envolvem a fala. So inseparveis uns dos outros. Trata-se, escreve Mauss, de idias prticas, de uma arte de acomodar as coisas. O poder mgico solidrio de substncias incorporadas pelo mgico. A iniciao opera-se por um trabalho sobre o corpo, na durao (viglia, caminhada, jejum, incises, ingestes, escarificaes). Tudo isso, Mauss j tinha escrito em suas publicaes anteriores. Ele acrescenta dois comentrios complementares. Em primeiro lugar, a conservao dos poderes mgicos implica a prtica constante de tcnicas corporais, e um trabalho sobre o corpo pelo mgico, em suma, uma ascese: alimentao, audies, danas, inalaes, contatos fsicos a cultivar ou a evitar. O autor se detm longamente sobre o xtase, em relao com a dana, a intoxicao, a sugesto e a hipnose. O segundo comentrio diz respeito s relaes entre a medicina e a magia por intermdio da ao motora.
5

Aos olhos de numerosos etnlogos, Mauss teria compartilhado as teorias de Durkheim sobre o sagrado e as classificaes, que seriam apenas projees ilusrias das relaes sociais. verdade que, ao assinar o artigo de 1903 com seu tio, Mauss pareceu adotar as teses dele. Mas, desde 1906, ele assina um novo artigo com Hubert, relativo religio, em que esta aparece primeiro como uma prtica individual do sujeito, caracterizada por um engajamento do corpo em gestualidades de orao e de sacrifcio acompanhadas por prticas discursivas. uma prtica socialmente prescrita e totalizante a qual o sujeito adera com prosternaes, recitaes, sacrifcios, com a manipulao dos objetos do culto e que engaja seu corpo, sua afetividade, seu conhecimento. Os autores passam to perto da psicologia individual que se alarmam e sentem a necessidade de fornecer garantias aos seus colegas socilogos: ao inverso dos psiclogos, escrevem, eles nunca fazem abstrao dos povos e da morfologia social. No estamos longe da noo de homem total, bio-psico-social, que ainda no est nomeado.

1920-1940, o homem total e a teoria geral das relaes com os arrire-mondes


O homem total o sujeito individual em sua dimenso trplice, corporal, psicolgica (inteligncia e afetividade) e social, integrada por aprendizagem em uma dada sociedade. A expresso, sem dvida, desajeitada, mas apresenta a vantagem de colocar palavras sobre o ponto de chegada de uma longa caminhada, e de fornecer um ponto de partida epistemolgico articulao entre a psicologia e a antropologia. Bruno Karsenti (1997) retratou o contexto desta ecloso, que esbocei acima. A partir de 1921, Mauss se debrua preferencialmente sobre a articulao entre o corpo, o psiquismo e a socializao. Frequenta assiduamente os psiclogos. Em 1924, o Ensaio sobre a ddiva ilustra o tipo de argumentao evidenciado nos artigos de 1921 sobre o riso e as lgrimas: engajamento do corpo, emoo espontnea, objeto de normas sociais interiorizadas em habitus por aprendizagem. A expresso tcnicas do corpo aparece pela primeira vez por escrito em 1934 e, em 1936, assunto do artigo examinado aqui. publicado pelo Journal de Psychologie. Relaciona-se explicitamente com a teoria do homem total:
no se podia ter uma viso clara de todos esses fatos, da corrida, do nado, etc. seno fazendo intervir uma trplice considerao em vez de uma nica, www.aforcadascoisas.wordpress.com

Marcel Mauss Oeuvres, I, pp. 213-266.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

11

12

fosse ela mecnica e fsica, como uma teoria anatmica e fisiolgica da marcha, ou, ao contrrio, psicolgica ou sociolgica. o trplice ponto de vista, o do homem total, que necessrio. (405)

Neste curto artigo de 21 pginas, encontram-se 28 ocorrncias do radical psi: Mauss se dirija aos psiclogos para que lhe indicam a natureza das rodas de engrenagem entre o corporal e o social. De fato, apenas o intermedirio psicolgico permite explicar um certo nmero de caractersticas das tcnicas do corpo: que sejam objeto de transmisso e de aprendizagem e supem, portanto, a mobilizao de capacidades psquicas de memria, de comunicao e de incorporao; que desembocam na simblica e na mgia; que sejam ligada a estados msticos que se pode observar no taoismo e na ioga estudados por Granet (onde eu reencontro o zen de Herrigel6 e a dilatao do esquema corporal em suas prteses). O intermedirio torna-se montagem e roda de engrenagem nas duas citaes seguintes tiradas das consideraes gerais que concluem o artigo: em toda parte nos encontramos diante de montagens fsio-psicosociolgicos de sries de atos e,
j que se trata de movimentos do corpo, tudo supe um enorme aparelho biolgico, fisiolgico. Qual a espessura da roda de engrenagem psicolgica? Digo propositalmente roda de engrenagem. Um seguidor de Comte diria que no h intervalo entre o social e o biolgico. O que posso vos dizer que vejo aqui os fatos psicolgicos como engrenagens e que no os vejo como causas, exceto nos momentos de criao ou de reforma. Os casos de inveno, de posio de princpios, so raros. Os casos de adaptao so de natureza psicolgica individual. Mas geralmente so comandados pela educao, e no mnimo pelas circunstncias da vida em comum, do convvio. (420-421)

Rodas de engrenagem e no causas, pois no o psquico s que comanda os movimentos do nado, da marcha ou da corrida. A rejeio do intelectualismo clara. As tcnicas do corpo como hbitos incorporados, e tenazes de tanto s-lo, no se explicariam se os gestos fossem comandados pela vontade informada pela inteligncia. Essas faculdades mentais no so, portanto, a causa da montagem complexa que constitui as tcnicas do corpo. Em contrapartida, a inovao tcnica e o ato criador so por ele
6

Le zen dans lart chevaleresque du tir larc. Paris : Dervy, 1995.

atribudos s faculdades mentais, mas como a contragosto, enfatizando imediatamente que tais atos so raros, e que a adaptao das tcnicas do corpo assunto de psicologia individual. Essas duas afirmaes so contestveis sob vrios aspectos. Na verdade, no se pode opor de forma ntida a inovao social e a adaptao individual. A aprendizagem uma reinveno, uma apropriao e uma adaptao operadas pelo sujeito. Alm de que a inovao no to rara quanto Mauss o afirma. As microinovaes cifram-se em bilhes, justamente porque o ator no um ser sob influncia, e que ele inventa, ao mesmo tempo que se apropria das tcnicas. Tenho aqui uma divergncia, que diz respeito tambm clivagem introduzida por Mauss entre as tcnicas do corpo e a extenso em objetoprtese do esquema corporal. De fato, a extenso em objetos um espao de subjetivao, isto , de produo de identidade e de diferena individual. Mauss estabelece uma equivalncia entre as tcnicas do corpo, sua padronizao, sua dimenso social, sua transmisso pela educao e sua fixidez. Ele no integra umas s outras a variabilidade individual e social das tcnicas do corpo, sua transmisso e a inovao. Ora o que precisaria fazer. Tomemos um exemplo: andar de bicicleta , a meu ver, uma tcnica do corpo, embora Mauss a teria rejeitado pelo motivo, para mim falacioso, que mobiliza um instrumento. A sociedade transmite-me essa tcnica, pela educao. Mas, uma vez que integrei a dinmica da bicicleta s minhas condutas motoras, eu singularizo a tcnica pela diversidade das escolhas que posso efetuar: escolha de uma bicicleta de corrida, hbrida, turismo ou mountain bike, escolha do percurso, participao a um clube, etc. At aconteceu-me de inovar, substituindo meu guido de bicicleta de corrida por um guido de bicicleta urbana que se adequava melhor a minha morfologia e ao uso que fazia da minha bicicleta. E o mesmo vale para todas os bricolagens. Se tivesse integrado a cultura material ao corpo, provvel que Mauss no teria conseguido manter por muito tempo a oposio que estabelece entre a fixidez da transmisso das tcnicas e a inovao individual. Mauss, porm, gosta de pensar que o sujeito sob influncia social, por um motivo que enuncia no rastro daquilo que diz sobre a engrenagem psicolgica: que as tcnicas do corpo so comandadas pela educao, e, ao menos pelas circunstncias da vida em comum, [pelo] convvio (421). Como tais, elas impem-se ao indivduo e mostram-se extraordinariamente tenazes. Ele enfatiza, por exemplo, (405) a maneira pela qual as mes maoris adestravam suas filhas a praticar um tipo de andar estereotipado
www.aforcadascoisas.wordpress.com

www.aforcadascoisas.wordpress.com

13

14

chamado onioi. Ao inverso, ignora tudo aquilo que os hbitos corporais pode ter de singularizante na inveno de um eu pessoal, que se reconhece por um estilo, dentro dos limites admitidos pela cultura, enquanto que, por outro lado, ele d muita importncia s noes de sujeito, de eu, de pessoa. Mas os vincula conscincia e aos estados de conscincia, sem pensar em nenhum momento em sua realidade corporal. Assim, em seu artigo sobre Uma categoria do esprito humano: a noo de pessoa7, escreve a pessoa = o eu; o eu = a conscincia. Estamos ainda no campo magntico do cogito. Apesar de tudo, uma teoria geral da magia e da religio que se encontra condensada nas TDC, teoria qual faltava uma roda de engrenagem, aquela que permite entender como todas as gestualidades percebidas e descritas por Mauss e Hubert no incio de sua carreira articulam-se com representaes socializadas, e que devem ser interiorizadas pelo sujeito total para provocar sua adeso. Recitar 100.000 mantras, cumprir prosternaes, praticar a arte zen do tiro com arco e flecha ao qual iniciou-se o filsofo alemo E. Herrigel (1995), cantar numa igreja, fazer o sinal da cruz, visitar santurios em romaria, tudo isso supe outra coisa alm de crenas ou de posturas mentais, aos quais o senso comum reduz, s vezes, a religiosidade. Percebe-se aqui porque as TDC suscitem em Mauss um interesse de outra ordem que a curiosidade gratuita, e porque so to centrais na teoria mausseana do sagrado quanto o Ensaio sobre a ddiva, j que elas expem seus princpios com relao ao engajamento do corpo. Se ampliamos a teoria da relao entre o sujeito e as representaes, incluindo nela a relao com a cultura material implicada pela noo de conduta motora ou de sntese corporal, podemos ento entender que o sujeito, vulgo homem total, possa operar mediaes entre a incorporao da dinmica automvel de um lado, e o DS 198 ou o caminho como signo de outro lado9; que a ao domstica analisada por J. C. Kaufmann10 possa subjetivar mulheres que a inscreveram na memria de seu corpo, por transmisso de me para filha, de competncias sobre tecidos,
7 8

cheiros, toque, percepo do limpo e do sujo. Podemos entender que o acadmico, com seus livros, suas bibliotecas, sua relao constante com a escrita, seus rituais e sua passagem repetida pela sala de aula, possa se subjetivar de outra forma que o militar de mesmo escalo. Esses sujeitos no so feitos do mesmo barro. As coisas, como disse na introduo, no so to simples, j que o automobilista pode ser uma mulher que se dedica ao trabalho acadmico e, alm disso, ao domstica. Por isso, a perspectiva mausseana sobre as condutas motoras e a cultura material leva a recusar a etnologia generalizante (os Bambara fazem assim, os Bororo fazem assado) em favor de uma antropologia do singular, que considera cada sujeito na singularidade de suas condutas motoras mediatizadas pelos objetos. O corpo, com efeito, nos subjetiva tanto quanto nossos pensamentos. Se eu tenho uma idia, que voc tenha uma e que as trocamos, teremos cada um duas idias. Se, ao contrrio, tenho uma caneta, e voc tambm, e que nos as trocamos, cada um, afinal das contas, ficar com uma s caneta. A matria singularizante. A fortiori o corpo, que os singulariza e no trocvel. Colocar a questo antropolgica: quem so os X ou os Y? e levar em conta apenas seus discursos, suas representaes, seus valores, considerar apenas sua sombra. Os X ou os Y so o que so enquanto sujeitos singulares em sua cultura material integrada s condutas motoras e articuladas a representaes. Assim confirma-se o que Halbwachs escrevia (como tambm Head, Schilder e Janet): o homem um animal que pensa com seus dedos, antes que o durkheimismo e a sociologia americana do ps-guerra venham negar a tradio que vai de Cabanis e Condorcet at Mauss.

Das tcnicas do corpo s tcnicas de si


Sabemos agora que as tcnicas do corpo e o engajamento dinmico na cultura material articulam-se com as representaes. Sabemos que essa articulao no unvoca, nem necessria, nem de mo nica. preciso evitar considerar as representaes como um reflexo das prticas corporais, maneira como o marxismo vulgar analisava a ideologia como uma superestrutura apoiada sobre o suporte infraestrutural da organizao social da produo. De fato, sabemos que h uma articulao, mas no sabemos como funciona.

Retomado em Sociologia e antropologia. O DS 19 um modelo de carro de 1960, da marca Citron (n.d.t.). 9 Ver R. Barthes, Mythologies, Paris: Seuil, 1957 para a DS 19 e J. B Pouy et alii, Les routiers. Paris : Syros, 1993, para o caminho. 10 La trame conjugale, Paris: Nathan, 1992 e Le coeur louvrage, Paris, Nathan, 1997.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

www.aforcadascoisas.wordpress.com

15

16

possvel que esta questo no possa receber uma resposta satisfatria. Nas cincias do homem e da sociedade, no entanto, encontramse questionamentos anlogos, e elaboraes tericas convincentes. Como, por exemplo, a teoria do embasamento do desejo nas necessidades corporais elaborada por Freud e seus sucessores. Pode sugerir como as condutas e as representaes apoiam-se mutuamente. Mas no vou me deter aqui sobre esse debate. Parece-me mais fecundo, por enquanto, deixar de lado os mecanismos (condutas motoras, apoio, produo das representaes) para voltar o olhar para o sujeito, vulgo o homem total, que opera a sntese. Ao operar essa inverso de perspectiva, encontra-se na companhia de Michel Foucault e de suas tcnicas de si. Lembram tanto as tcnicas do corpo que Foucault parece ter se inspirado em Mauss. Porm, nada indica que leu as obras do fundador da etnologia francesa. Sob o ttulo subjetividade e verdade, seu curso no Collge de France de 1980 -1981 colocava-se por objetivo investigar os modos institudos de conhecimento de si e sua histria:
o fio condutor que parece o mais til para essa investigao constitudo por aquilo que se poderia chamar de tcnicas de si, isto , os procedimentos, tais como existem, sem dvida, em toda civilizao, que so propostos ou prescritos aos indivduos para fixar sua identidade, mant-la ou transform-la em funo de um certo nmero de fins, isto graas a relaes de domnio de si sobre si ou de conhecimento de si por si. Em suma, trata-se de recolocar o imperativo de se conhecer a si mesmo, que nos parece caracterstico de nossa civilizao, dentro da interrogao mais ampla que lhe serve de contexto mais ou menos explcito: o que fazer consigo mesmo? Qual trabalho praticar sobre si? Como governar-se exercendo aes que tm por objetivo si mesmo, o campo onde essas aes se aplicam, o instrumento ao qual recorrem e o sujeito que age?11

Ocidente? Foucault no era muito chegado comparao antropolgica. Nunca esboou o que poderiam ser as modalidades no ocidentais da subjetivao. Ora, no se pode negar a qualidade de sujeito aos membros das sociedades tradicionais, pelo menos no sentido em que Foucault o entendia, de um indivduo do qual certas condutas so finalizadas por ele mesmo, que age sobre si e se governa. Que essas aes sejam culturalmente codificadas, Foucault no o nega, muito pelo contrrio. A mediao social est presente em sua anlise, assim como a mediao corporal, de modo que as tcnicas do corpo so tcnicas de si. Disso resulta que as condutas motoras mediatizadas pela cultura material podem ser consideradas como tcnicas de si e como modalidades da subjetivao.

Foucault colocou-se a questo das tcnicas de si no contexto de seu interesse pela histria da sexualidade no Ocidente. Como o cuidado de si que manifestam os notveis da Antiguidade combinou-se com a preocupao cristo com a avaliao moral de suas prpria aes pelo sujeito, para produzir modalidades particulares de produo do sujeito no
11

Michel Foucault, Rsum des cours 1970-1982. Paris: Gallimard, 1989.

www.aforcadascoisas.wordpress.com

www.aforcadascoisas.wordpress.com

Vous aimerez peut-être aussi