Vous êtes sur la page 1sur 15

ESTUDO RADIOGRFICO DO ABDOME PEDITRICO

PROCEDIMENTOS RADIOGRFICOS PARA O ABDOME PEDITRICO Diferenas entre Crianas e Adultos (importante) A diferena entre as crianas e os adultos no est somente no tamanho, mas tambm nas vrias alteraes dos diversos sistemas internos. O trax e o abdome tm quase a mesma circunferncia no neonato. A pelve menor e com mais tecido cartilaginoso que sseo. O abdome mais proeminente e os rgos abdominais esto mais altos no lactente que em crianas mais velhas. A centralizao precisa pode ser difcil para os tecnlogos acostumados com adultos, que utilizam a crista ilaca e a espinha ilaca superior como marcos de posicionamento, que na prtica no existem em crianas pequenas. difcil distinguir em radiografias o intestino delgado e o intestino grosso de lactentes e crianas pequenas, pois as haustraes no esto evidentes como nas crianas mais velhas e adultas.
Haustraes: Cada uma das depresses existentes no formato do intestino grosso.

Tambm observada pouca gordura visceral, e assim a silhueta dos rins, por exemplo, no to bem vista como nos adultos. Mesmo assim, a visualizao de tecidos moles importante em crianas. Uma radiografia simples de abdome pode oferecer informaes valiosas. Radiologistas habitualmente dizem que o gs do trato gastrointestinal pode ser o melhor meio de contraste para avaliar o abdome peditrico. O diafragma, a snfise pubiana e as margens externas do abdome devem estar includos em uns raios-X simples de abdome. Radiografias em crianas tendem a parecer mais "gasosas" e menos contrastadas que no adulto. Isso esperado, pois os ossos so menos densos, existe menos gordura, os msculos esto pouco desenvolvidos e as camadas de tecido mole so mais "macias" e menos definidas. O tempo de exposio deve ser trocado para permitir a avaliao de alteraes sutis nos tecidos moles, e no "queima-los" com alta quilovoltagem.

RX SIMPLES DE ABDOME

Incidncias Gerais AP em decbito dorsal AP em posio ortosttica Decbito dorsal e lateral

AP em decbito dorsal Indicaes Clnicas (importante) Patologias abdominais que envolvem padres de distribuio gasosa, Anlise dos tecidos moles, Possveis calcificaes e/ou Outras anomalias ou doenas do abdome.

Fatores Tcnicos: Tamanho do filme determinado pelo tamanho do paciente. Sentido longitudinal do filme. Menor tempo de exposio possvel.

Posio do Paciente e da Parte Neonatos e lactentes: Paciente deitado alinhado com a linha mdia da mesa ou do chassi. Imobilizar segurando o trax e acima dos joelhos. Lactentes que esto aquecidos e alimentados so geralmente calmos o suficiente, a no ser que sintam dor. Se um lactente estiver chorando, uma chupeta pode ser utilizada, e no interferir com o exame.

Se for utilizada a ajuda dos pais: Fornea aos pais avental e luvas de chumbo. Posicione tubo, chassi e os fatores tcnicos antes de posicionar o paciente. Posicionar o paciente de modo a no obstruir a viso do tcnico. Raio Central Em lactentes e crianas pequenas, centrar o RC e o chassi 2,5 cm acima do umbigo. Em crianas maiores e adolescentes, centrar o RC ao nvel da crista ilaca. Respirao Em lactentes e crianas, deve-se observar o padro respiratrio. Quando o abdome estiver plano, realizar a exposio. Se o paciente estiver chorando, realizar a exposio quando o lactente inspirar profundamente para chorar. Crianas com mais de 5 anos de idade conseguem segurar a respirao aps serem ensinadas.

Critrios de controle da imagem (importante) 1. Visualizar bordas de tecidos moles e estruturas preenchidas de gs, como estmago e intestinos, calcificaes (se presentes) e silhueta de estruturas sseas. 2. A coluna vertebral deve estar alinhada com o centro do filme. 3. Nenhuma rotao deve existir: pelve, quadril e caixa torcica inferior devem estar simtricos. 4. Bordas de colimao da snfise pubiana at o diafragma e nas bordas laterais do abdome. 5. Nenhum movimento deve ser evidenciado, o diafragma e o padro gasoso devem parecer evidentes. 6. tima exposio e contraste visualizaro estruturas sseas e suas margens, como costelas e vrtebras atravs do contedo abdominal sem exposio excessiva de estruturas preenchidas por gs.

AP em posio ortosttica

Indicaes Clnicas (importante) 1. Patologias abdominais que envolvem padres de distribuio gasosa, 2. Patologias abdominais incluindo obstruo 3. Necessidade de visualizar os nveis hidroareos e/ou 4. Confirmar suspeita de ar livre na cavidade abdominal; 5. Avaliao associada a realizada na incidncia em decbito dorsal.

Fatores Tcnicos: Tamanho do filme determinado pelo tamanho do paciente, Sentido longitudinal do filme Menor tempo de exposio possvel

Posio do Paciente e da Parte

Paciente sentado ou em posio ortosttica com as costas encostadas no filme. Pedir aos pais que segurem os braos afastados ou sobre a cabea do paciente. Em lactentes, segurar a cabea entre os braos. Crianas de 4 anos de idade ou mais (exceto quando muito doentes) podem ficar em posio ortosttica. Com a ajuda dos pais (se no houver gravidez): Fornea aos pais avental e luvas de chumbo. Posicione tubo, chassi e os fatores tcnicos antes de posicionar o paciente. Posicionar o paciente de modo a no obstruir a viso do tcnico.

Raio Central Em lactentes e crianas pequenas, centrar o RC e o chassi 2,5 cm acima do umbigo. Em crianas maiores e adolescentes, centrar o RC ao nvel da crista ilaca. O que deve fazer com que o topo da colimao e o topo do filme fiquem ao nvel da axila para incluir o diafragma no filme.

Respirao Em lactentes e crianas, deve-se observar o padro respiratrio. Quando o abdome estiver plano, realizar a exposio. Se o paciente estiver chorando, realizar a exposio quando o lactente inspirar profundamente para chorar. Crianas com mais de cinco anos de idade conseguem segurar a respirao aps serem ensinadas.

Critrios de controle da imagem (importante)

1. Visualizar todo o contedo do abdome, incluindo padres de distribuio de gases, nveis hidroareos e tecidos moles se no estiverem obscurecidos por excessivo acmulo de lquido em abdome distendido. 2. A coluna vertebral deve estar alinhada com o centro do filme. 3. Nenhuma rotao deve existir: pelve e quadril devem estar simtricos. 4. Bordas de colimao da snfise pubiana at o diafragma. 5. Nenhum movimento deve ser evidenciado, e o diafragma e padro gasoso devem parecer evidentes. 6. tima exposio e contraste visualizaro estruturas sseas e suas margens, como costelas e vrtebras atravs do contedo abdominal sem exposio excessiva de estruturas preenchidas por gs.

Decbito dorsal e lateral com raios horizontais Indicaes Clnicas

Demonstrar nveis hidroareos e ar livre; O decbito dorsal demonstra a regio pr-vertebral do abdome para avaliar possveis calcificaes, massas ou outras anomalias.

Fatores Tcnicos: Tamanho do filme determinado pelo tamanho do paciente. Sentido longitudinal do filme. Menor tempo de exposio possvel.

Decbito lateral: Colocar o paciente sobre um bloco radiotransparente em decbito lateral com o dorso contra o filme. RC horizontal centrado acima do umbigo.

Decbito dorsal: Paciente deitado radiotransparente. em decbito dorsal sobre um bloco de esponja

Pernas imobilizadas como na posio em AP. Colocar os braos sobre a cabea e pedir aos pais para segur-los; Se forem neonatos e lactentes, segurar a cabea junto. Colocar o filme longitudinalmente, paralelo ao plano sagital mdio contra a lateral do paciente (segurar o chassi com fixadores ou sacos de areia).

Raio Central RC horizontal, centrado ao plano coronal mdio para o decbito dorsal: Em lactentes e crianas pequenas, centrar o filme e o RC 1 polegada (2,5 cm) acima do umbigo Em crianas maiores e adolescentes, o RC centrado 1 polegada (2,5 cm) acima da crista ilaca Respirao Em lactentes e crianas, deve-se observar o padro respiratrio. Quando o abdome estiver plano, realizar a exposio. Se o paciente estiver chorando, realizar a exposio quando o lactente inspirar profundamente para chorar. Crianas com mais de 5 anos de idade conseguem segurar a respirao aps serem ensinadas.

Critrios de controle da imagem 1. Visualizar as estruturas abdominais na regio pr-vertebral, assim como nveis hidroareos dentro do abdome; diafragma includo superiormente e quadris e pelve inferiormente. 2. Nenhuma rotao deve existir: costelas posteriores devem estar superpostas. 3. Mnimas bordas de colimao devem estar visveis, com o RC no plano mdio coronal, a meio caminho entre o diafragma e a snfise pubiana. 4. Nenhum movimento deve ser evidenciado, e o diafragma e padro gasoso devem parecer evidentes. 5. Detalhes de tecidos moles da parede abdominal devem estar evidentes, sem a exposio excessiva de estruturas preenchidas por gs. 6. A silhueta das costelas deve estar visvel atravs do contedo abdominal.

Radiografia de trax em ortostatismo e radiografia de abdome em decbito lateral. Pneumoperitnio (setas).

Obstruo intestinal. RX de abdome em decbito dorsal e em ortostatismo. a) Radiografia em decbito evidenciando distenso difusa de alas intestinais,. b) radiografia em ortostatismo: presena de nveis hidroareos.

Intussuscepo uma das mais comuns causas de abdome agudo na infncia. Depois da apendicite, a segunda mais comum emergncia abdominal na criana e consiste em uma invaginao do intestino proximal para dentro da luz intestinal distal. A poro invaginada denominada intussuscepto e o intestino que o recebe denominado intussuscepiente.

"fetus in fetus". Trata-se de um defeito gentico pelo qual um embrio absorve o outro durante as primeiras semanas da gravidez. Kang Mengru uma menina chinesa que tem no interior de seu corpo o feto de seu irmo ou irm no desenvolvido. http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=7634#ixzz2iaonce3b

Xiao Hao tem trs anos e 63 Kg.

Enviado Para a Turma 24/10/13

Vous aimerez peut-être aussi