Vous êtes sur la page 1sur 32

PUC MINAS VIRTUAL

ADMINISTRAO FINANCEIRA

Administrao do Capital de Giro

PROF. ANTNIO CARLOS BERTUCCI

2009

SUMRIO

1. FUNES DA REA FINANCEIRA

02

2. DEMONSTRAES FINANCEIRAS 3. CAPITAL DE GIRO

08 04

1. FUNES DA REA FINANCEIRA

Para melhor entendimento da rea financeira de clientes corporate, primeiro se faz necessrio analisar o processo de produo da empresa. O ciclo de produo compreende, resumidamente, as seguintes etapas:

Aquisio de matria-prima; Processamento da matria-prima; Disponibilizao do produto para comercializao.

Para esse ciclo funcionar, h necessidade do envolvimento de outras reas da empresa. A rea financeira tem especial destaque, uma vez que, como responsvel pela obteno e disponibilidade de recursos financeiros, ela prov as demais reas com esses recursos para que o ciclo seja processado. As principais fontes de recursos so:

Recursos do acionista; Contas a pagar; Emisso de papis; Emprstimos bancrios.

Esses so geralmente destinados aquisio de estoques, ativos fixos como mquinas e instalaes e reforo de caixa. Os itens a seguir apresentam as principais funes da rea financeira.

Avaliao Econmica dos Ativos


Ativos Voltados ao Ciclo de Produo Tecnologia Aplicada

Produtividade

Gesto da Atividade Financeira Gesto de Capital

Capital de Terceiros

Avaliao RiscoRetorno

Capital Prprio

Tesouraria

Compreende a gesto do caixa, contas a pagar, aplicaes financeiras, crditos, contas a receber, investimentos e projetos e indicao do custo do dinheiro para as vrias reas da empresa. A atividade financeira compreende a gesto do recurso financeiro entre a compra das mercadorias, o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. A gesto da atividade financeira procura abranger:

A previso dos valores a desembolsar e a receber; A movimentao financeira, o que compreende a execuo das atividades suporte rea 4 operacional, de forma a disponibilizar os recursos necessrios atividade-fim; A gesto do disponvel e a captao de recursos no mercado financeiro, compreendendo: A gesto de contas a receber, fatores como tipo de correo e juros cobrados no faturamento e sua comparao com o custo de oportunidade; A antecipao de recebimentos mediante concesso de descontos inferiores ao custo de oportunidade e disciplina no processo de acompanhamento e cobrana das duplicatas vencidas;

A gesto de estoques, o que compreende adequada anlise do volume timo de estoque e o custo de permanncia; A gesto do departamentos de contas a pagar orientada elasticidade dos prazos de recebimento em funo de juros, custos de oportunidade e nvel de inadimplncia e tamanho, variedade e concentrao dos fornecedores;

A gesto dinmica do caixa, focada no ciclo de produo e no relacionamento com instituies financeiras, por meio de adequado modelo de caixa previsto e realizado, dimensionando adequadamente necessidade de capital de giro e impactos no resultado;

O foco na maximizao do retorno do investimento para o acionista, considerando liquidez, riscos de mercado e crdito e dinmica avaliao das perspectivas de longo prazo, no que se refere liquidez da companhia, contribui para excelncia da administrao financeira.

Controladoria

So atividades relacionadas contabilidade, ao controle oramentrio, a custos, ao controle do imobilizado e a tributos. Tem como principais objetivos assegurar o adequado registro dos eventos econmico-financeiros e prover a alta administrao com informaes financeiras adequadas e confiveis para o acompanhamento e gerenciamento da companhia.

Relacionamento com Instituies Financeiras

O relacionamento da empresa com a instituio financeira procura satisfazer pelo menos duas necessidades da empresa: O primeiro refere-se remunerao dos valores disponveis na empresa. O segundo resultante de decises de investimento no negcio da empresa, quer na expanso do negcio, quer por necessidade 5 de manuteno das mquinas, troca de mquinas, alteraes/adequaes no parque fabril, entre outros.

Satisfatrio retorno aplicao financeira efetuada; Obteno de capital, geralmente para atividade-fim da empresa.

A deciso de investir considera pelo menos a anlise de projetos, riscos e retornos, o prazo e o nvel de alavancagem que a companhia possa ter. O financiamento, quando procurado, pode ser obtido com os acionistas ou com o mercado financeiro. Ao procurar uma instituio financeira para obteno do recurso, por meio de emprstimos e de emisso de papel, diversas anlises referentes viabilidade financeira do projeto j devem ter sido desenvolvidas.

A emisso de papis pode proporcionar endividamento de prazo maior. A instituio financeira, nesse tipo de servio, desenvolve uma srie de atividades:

Anlise e preparao de informaes sobre a empresa; Avaliao do valor de emisso, fatos e riscos para o investidor final; Oferta do ttulo no mercado secundrio, por meio de formao de pool com outras instituies financeiras e oferta a seus clientes; Efetiva distribuio do ttulo e repasse empresa do valor recebido; Servio de liquidao financeira dos ttulos, transferindo nas datas de vencimento de juros e principal os valores para os investidores.

OS NDICES ECONMICO-FINANCEIROS

Os ndices Econmico-Financeiros so resultado das relaes estabelecidas entre os grupos e/ou contas do balano e da demonstrao do resultado do Exerccio. Eles permitem, pela computao de mais de um exerccio, que seja efetuada uma avaliao do comportamento econmico-financeiro da organizao no perodo analisado, bem como o levantamento de tendncias sobre seu comportamento futuro.

Pode-se subdividir a anlise das demonstraes financeiras em:


anlise da situao financeira e; anlise da situao econmica.

Inicialmente, analisa-se a situao financeira separadamente da situao econmica; no momento seguinte, juntam-se as concluses dessas duas anlises.

Os ndices da situao financeira so divididos em ndices de estrutura de capital e de liquidez, enquanto que na situao econmica evidencia-se a rentabilidade ou resultado.

importante:

Analisar todo o conjunto de ndices e nunca um ndice isoladamente; Ponderar tambm sobre os aspectos subjetivos; No considerar o comportamento dos ndices de forma rgida, em funo das caractersticas da organizao.

A SITUAO FINANCEIRA

Estrutura de Liquidez
Os ndices desse grupo demonstram a base da situao financeira da empresa. No se deve confundir os ndices de liquidez com os da capacidade de pagamento. O primeiro ndice extrado a partir do confronto dos ativos circulantes com as dvidas, procurando medir quo slida a base financeira da empresa, enquanto o segundo obtido do fluxo de caixa.

Liquidez Geral = Ativo Circulante + Ralzvel a Longo Prazo Passivo Circulante + Exigvel a Longo Prazo O resultado mostra a relao dos recursos alocados no ativo circulante e no realizvel a longo prazo, diante dos compromissos assumidos com terceiros. Quanto maior o ndice de Liquidez Geral, maior a segurana sobre a possibilidade de retorno dos crditos concedidos empresa, cuja dinmica tambm dever ter sido analisada.

Liquidez Corrente = Ativo Circulante Passivo Circulante

Esse ndice mostra o quanto a empresa possui de ativo circulante, em relao aos recursos captados de terceiros, alocados no passivo circulante. A princpio, o resultado dessa relao d uma idia de quanto dos recursos realizveis a curto prazo esto comprometidos com terceiros.

Liquidez Seca = Ativo Circulante Estoques Passivo Circulante

7
Esse ndice um teste de fora aplicado empresa; visa medir o grau de excelncia de sua situao financeira. A relao entre os ndices nos d uma noo do nvel de liquidez imediato, em relao aos recursos de terceiros vencveis a curto prazo, reconsiderando-se seus estoques, no caso de perdas ou danos. Liquidez Imediata = Disponibilidades Passivo Circulante

Indicar o quanto a empresa tem disponvel em caixa, confrontando-se com as exigibilidades.

Estrutura de Capitais Os ndices permitem avaliar, comparativamente, como a organizao tem decidido manter os nveis de sua estrutura de capitais em termos de obteno e aplicao de recursos.

Grau de Endividamento Geral = Capital de Terceiros Patrimnio Lquido

Esse ndice mostra qual o nvel de participao do capital dos scios em relao aos capitais de terceiros, que foram captados pela organizao. Pode-se, por esse ndice, avaliar as decises sobre captao de recursos que a empresa adotou, e, a princpio, quanto menor for o ndice, menor ser o grau de vulnerabilidade da empresa.

Grau de Endividamento Oneroso = Recursos Onerosos (C + LP) Patrimnio Lquido

Esse ndice define, dentro das exigibilidades, os recursos que so onerosos para a empresa. Estabelece tambm o grau de dependncia financeira da empresa junto s instituies financeiras e aos

credores onerosos. Assim como o ndice o anterior, a princpio, quanto menor for a relao, menor ser a sua dependncia.

Grau de Imobilizao do PL = Ativo Permanente Patrimnio Lquido

Esse ndice mostra quanto dos recursos prprios foi investido no ativo permanente da empresa. O seu resultado mostra a forma de contabilizao da empresa em termos da origem do capital e sua aplicao. Em virtude do fato do ativo permanente ser uma aplicao de retorno lento e, deve ter, por 8 princpio, como fonte um recurso de pouca exigibilidade. Esse recurso deve ser dos scios/acionistas. Assim sendo, a pode-se, concluir que, quanto menor for esse ndice, melhor ser a situao financeira da empresa.

2.

DEMONSTRAES FINANCEIRAS

1. O CONCEITO DE DEMONSTRAES FINANCEIRAS A Lei das Sociedades por Aes (Lei n 6.404) deter mina a estrutura bsica das quatro demonstraes financeiras. A legislao fiscal tornou essas determinaes obrigatrias tambm para os demais tipos de sociedades. Por essa razo, todas as empresas, no Brasil, divulgam suas demonstraes financeiras sob a forma prevista na Lei das S.A. Essa lei trouxe considerveis aperfeioamentos contbeis em relao s prticas anteriormente vigentes e tornou-se um marco na histria da Contabilidade no Brasil, apesar de ainda no ter incorporado todos os aperfeioamentos possveis. Para efeito de Anlise de Balanos, a Lei das S.A. representou notvel avano. O contedo e a forma de apresentao das demonstraes financeiras atendem perfeitamente s necessidades da Anlise de Balanos. 2. BALANO PATRIMONIAL a demonstrao que apresenta todos os bens e direitos da empresa - Ativo -, assim como as obrigaes - Passivo Exigvel - em determinada data. A diferena chamada Patrimnio Lquido e representa o capital investido pelos proprietrios da empresa, quer por meio de recursos trazidos de fora da empresa, quer gerados por essa em suas operaes e retidos internamente. Robert N. Anthony conceituado autor americano, afirma que o balano mostra: 1. As fontes de origem dos recursos utilizados para a operao da empresa (Passivo e Patrimnio Lquido) e; 2. Os bens e direitos nos quais esses recursos se acham investidos.

Essa definio pe em evidncia os termos fontes e investimentos de recursos, o que altamente desejvel do ngulo da Anlise de Balanos, visto que analisar balanos , em grande parte, avaliar a adequao entre as diversas fontes e os investimentos efetuados. interessante notar que o Ativo mostra o que existe concretamente na empresa. Todos os bens e direitos podem ser comprovados por documentos, tocados ou vistos. As nicas excees so as despesas antecipadas e as diferidas, as quais representam investimentos que beneficiaro exerccios seguintes e, por isso, se acham no balano ( algo que aumenta o valor da empresa sem ter um valor objetivo ou de mercado). O Passivo Exigvel e o Patrimnio Lquido mostram a origem dos recursos que se encontram investidos no Ativo. Especificamente, o Patrimnio Lquido no representa nada de concreto. Quando a empresa constituda, os scios entregam-lhe determinado Capital representado por dinheiro ou bens. Assim, a empresa possui apenas esses bens e o numerrio que recebeu dos scios. O Capital mostra apenas a origem desses bens e dinheiro. apenas um elemento informativo. Em conformidade com a Lei n 6.404/76, o Balano Patrimonial deve conter os seguintes grupos de contas:

ATIVO Ativo circulante


Disponibilidades Direitos realizveis no curso no exerccio social seguinte Aplicaes de recursos em despesas no exerccio seguinte

Ativo realizvel a longo prazo


Direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte Direitos derivados de adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia

10

Ativo permanente

Investimentos Participaes permanentes em outras sociedades e direitos de qualquer natureza, no classificveis no Ativo Circulante, ou Realizvel a Longo Prazo que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou empresa.

Imobilizado Direitos que tenham por objeto bens destinados manuteno das atividades da companhia ou empresa, ou exercidos com esta finalidade, inclusive os de propriedade comercial ou industrial.

Diferido Aplicaes de recursos em despesas que contribuiro para a formao do resultado de mais um exerccio social, inclusive juros pagos ou creditados aos acionistas durante o perodo que anteceder o incio das operaes sociais.

PASSIVO Passivo circulante

Obrigaes da companhia, inclusive financiamentos para a aquisio de direitos do Ativo Permanente quando vencerem no exerccio seguinte.

Passivo exigvel a longo prazo

Obrigaes vencveis em prazo maior do que o exerccio seguinte.

Resultado de exerccios futuros

Receitas de exerccios futuros diminudas dos custos e despesas correspondentes.

Patrimnio lquido

Capital Social Montante do capital subscrito e, por deduo, parcela no realizada.

Reservas de Capital - gio na emisso de aes ou converso de debntures e partes beneficirias; - Produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio; - Prmios recebidos na emisso de debntures, doaes e subvenes para investimentos; - Correo monetria do capital realizado, enquanto no capitalizada.

11

Reservas de Reavaliaes Contrapartida do aumento de elementos do Ativo em virtude de novas avaliaes, documentadas por laudo tcnico.

Reservas de Lucros Contas constitudas a partir de lucros gerados pela companhia.

Lucros ou Prejuzos Acumulados Lucros gerados pela companhia, que ainda no receberam destinao especfica.

3. DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

Trata-se de uma demonstrao dos aumentos e redues causados no Patrimnio Lquido pelas operaes da empresa. As receitas representam normalmente aumento do Ativo, atravs do ingresso de novos elementos, como duplicatas a receber ou dinheiro proveniente das transaes. Aumentando o Ativo, aumenta o Patrimnio Lquido. As despesas representam reduo do Patrimnio Lquido, atravs da reduo do Ativo ou aumento do Passivo Exigvel. Enfim, todas as receitas e despesas se acham compreendidas na Demonstrao do Resultado, segundo uma forma de apresentao que as ordena de acordo com a sua natureza; fornecendo informaes significativas sobre a empresa. A Demonstrao do Resultado , pois, o resumo do movimento de certas entradas e sadas no balano, entre duas datas. A Demonstrao do Resultado retrata apenas o fluxo econmico e no o fluxo de dinheiro. Para a Demonstrao do Resultado no importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimnio Lquido. Segundo a Lei n. 6.404/76, a Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar os seguintes elementos:

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO Receita Bruta de Vendas e Servios () Devolues () Abatimentos () Impostos (=) Receita Lquida das Vendas e Servios () Custo das Mercadorias e Servios Vendidos (=) Lucro Bruto () Despesas com Vendas () Despesas Financeiras (deduzidas das Receitas Financeiras) () Despesas Gerais e Administrativas () Outras Despesas Operacionais (+) Outras Receitas Operacionais (=) Lucro ou Prejuzo Operacional (+) Receitas no Operacionais () Despesas no Operacionais (+) Saldo da Correo Monetria (=) Resultado do Exerccio antes do Imposto de Renda () Proviso para o Imposto de Renda () Participaes de Debntures () Participao dos Empregados () Participao dos Administradores e Partes Beneficirias () Contribuies p/ Instituies, Fundo de Assist. ou Previdncia de Empregados (=) Lucro ou Prejuzo Lquido do Exerccio (=) Lucro ou Prejuzo por Ao

12

4. DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO LQUIDO A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido apresenta as variaes de todas as contas do Patrimnio Lquido ocorridas entre dois balanos, independentemente da origem da variao, seja ela proveniente da correo monetria, de aumento de capital, de reavaliao de elementos do ativo, de lucro ou de simples transferncia entre contas, dentro do prprio Patrimnio Lquido. Enquanto a Demonstrao do Resultado evidencia como se chegou ao total do aumento ou diminuio do Patrimnio Lquido em decorrncia de transaes efetuadas pela empresa, expurgando o inchao causado pela inflao, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido mostra toda e qualquer variao em qualquer conta. A Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido no costuma ser analisada no sentido tradicional em que o so o Balano e a Demonstrao do Resultado do Exerccio. O contedo bsico da Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido representado a seguir.

13

5. DEMONSTRAO DAS ORIGENS E APLICAES DE RECURSOS DOAR A Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos mostra as novas origens e aplicaes verificadas durante o exerccio, ocorridas nos itens no Circulantes do Balano, ou seja, no Exigvel a Longo Prazo, Patrimnio Lquido, Ativo Permanente e Realizvel a Longo Prazo. A diferena entre as novas origens no circulantes e as novas aplicaes no circulantes ser igual ao Capital Circulante Lquido. Dessa maneira, a DOAR uma demonstrao que evidencia a variao do Capital Circulante Lquido. Atravs da DOAR possvel conhecer como fluram os recursos ao longo de um exerccio: quais foram os recursos obtidos, qual a participao das transaes comerciais no total de recursos gerados, como foram aplicados os novos recursos etc. Enfim, a DOAR visa permitir a anlise do aspecto financeiro da empresa, tanto no que diz respeito ao movimento de investimentos e financiamentos quanto relativamente administrao da empresa sob o ngulo de obter e aplicar compativelmente os recursos. Apresenta-se a seguir o modelo bsico da DOAR.

ANLISE ATRAVS DE NDICES

1. O PAPEL DOS NDICES DE BALANO Os ndices constituem a tcnica de anlise mais empregada, sua caracterstica fundamental fornecer uma viso ampla da situao econmica ou financeira da empresa. Um ndice como uma vela acesa num quadro escuro.

1.1. Quantos ndices so necessrios para uma boa anlise?

O importante no o clculo de grande nmero, mas de um conjunto de ndices que permita conhecer a situao da empresa. A quantidade de ndices ir depender exclusivamente da profundidade da anlise dos dados que se deseja.

1.2. Aspectos da empresa revelados pelo ndice Principais aspectos revelados pelos ndices financeiros:

14
ESTRUTURA Situao Financeira

LIQUIDEZ Situao Econmica

RENTABILIDADE

2. DESCRIO DETALHADA DOS NDICES

2.1. Estrutura de capitais Os ndices desse grupo mostram as grandes linhas de decises financeiras, em termos de obteno e aplicao de recursos.

2.1.1. Participao de Capitais de Terceiros: Frmula: CT/PL Indica: quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada R$ 100 de capital prprio investido. Interpretao: quanto menor, melhor.

Obs.: o ndice de Participao de Capitais de Terceiros relaciona, portanto, as duas grandes fontes de recursos da empresa, ou seja, Capitais Prprios e Capitais de Terceiros. Tambm pode ser chamado de ndice de Grau de Endividamento.

2.1.2. Composio do Endividamento: Frmula: PC/CT Indica: qual o percentual de obrigaes de curto prazo em relao s obrigaes totais.

15
Interpretao: quanto menor, melhor. Obs.: este ndice indica qual a composio da dvida, j que, uma coisa ter dvidas de curto prazo que precisam ser pagas com recursos gerados a curto prazo, e outra, ter dvidas de longo prazo, onde se dispe de tempo para se gerar recursos.

2.1.3. Imobilizao do Patrimnio Lquido:

Frmula: AP / PL Indica: quantos reais a empresa aplicou no Ativo Permanente para cada R$100 de Patrimnio Lquido. Interpretao: quanto menor, melhor. Obs.: as aplicaes dos recursos do Patrimnio Liquido so mutuamente exclusivas do Ativo Permanente e do Ativo Circulante. Quanto mais a empresa investir no Ativo Permanente, menos recursos prprios sobraro para o Ativo Circulante e, em conseqncia, maior ser a dependncia a capitais de terceiros para o financiamento do Ativo Circulante.

2.1.4. Imobilizao dos Recursos no Correntes: Frmula: AP / (PL + ELP) Indica: que percentual de recursos no correntes a empresa aplicou no Ativo Permanente. Interpretao: quanto menor, melhor. Obs.: esse ndice no deve em regra ser superior a 100%.

2.2. Liquidez Os ndices desse grupo mostram a base da situao financeira da empresa. So ndices que, a partir do confronto dos Ativos Circulantes com as Dvidas, procuram medir quo slida a base financeira da empresa.

2.2.1. Liquidez Geral: Frmula: (AC + RLP) / (PC + ELP)

16
Indica: quanto a empresa possui no Ativo Circulante e Realizvel a Longo Prazo para cada R$ 1,00 de dvida total. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: o ndice de Liquidez Geral indica se a empresa tem condies de pagar suas dvidas totais, mesmo aquelas de longo prazo, com os recursos que possui no seu Ativo Circulante.

2.2.2. Liquidez Corrente:

Frmula: AC / PC Indica: quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: o ndice de Liquidez Corrente indica se o Ativo Circulante suficiente para cobrir as dvidas de curto prazo.

2.2.3. Liquidez Seca: Frmula: (D + DR + ODRCD) / PC Indica: quanto a empresa possui de Ativo Lquido para cada R$ 1,00 de passivo Circulante (dvidas a curto prazo). Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: esse ndice um teste de fora aplicado empresa; visa medir o grau de excelncia da sua situao financeira.

Disponvel + Duplicatas a Receber + Outros Direitos de Rpida Conversibilidade em Dinheiro / Passivo Circulante

2.3 Rentabilidade

Os ndices deste grupo mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos, isto , quanto rendem os investimentos e, portanto, qual o grau de xito econmico da empresa.

17

2.3.1. Giro do Ativo:

Frmula: V / AT Indica: quanto a empresa vendeu para cada R$ 1,00 de investimento total. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: esse ndice mede o volume de vendas da empresa em relao ao capital total investido. No se pode dizer que uma empresa est vendendo pouco ou muito olhando apenas para o valor absoluto de suas vendas.

2.3.2. Margem Lquida:

Frmula: LL / V Indica: quanto a empresa obtm de lucro para cada R$ 100 vendidos.. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: esse ndice mostra qual a margem de lucro que a empresa alcana em relao ao valor de suas vendas lquidas.

2.3.3. Rentabilidade do Ativo:

Frmula: LL / AT

Indica: quanto a empresa obtm de lucro para cada R$ 100 de investimento total mdio. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: esse ndice mostra quanto a empresa obteve de lucro lquido em relao ao Ativo, a medida da capacidade de gerar lucro lquido e pode ser usado como medida de desempenho comparativo ano a ano.

2.3.4. Rentabilidade do Patrimnio Lquido:

18

Frmula: LL / PL Indica: quanto a empresa obteve de lucro para cada R$ 100 de Capital Prprio investido. Interpretao: quanto maior, melhor. Obs.: o papel do ndice de rentabilidade do Patrimnio Lquido demonstrar qual a taxa de rendimento do Capital Prprio. Essa taxa pode ser comparada com outros rendimentos alternativos do mercado, como: CDB, aes, letras de cambio e com outras empresas; com isso possvel avaliar se a empresa oferece uma boa rentabilidade.

3. CAPITAL DE GIRO

Segundo Assaf Neto (2002), o capital de giro tem participao relevante no desempenho operacional das empresas, cobrindo geralmente mais da metade de seus ativos totais investidos. Em geral compreendem os saldos mantidos por uma empresa nas contas Disponibilidades, Investimentos temporrios (aplicaes vinculadas ao mercado aberto), Contas a receber ou duplicatas a receber e estoques de matrias primas, mercadorias para revendas, produo em andamento e produtos acabados. Os ativos correntes constituem o capital da empresa que circula at transformar-se em dinheiro dentro de um ciclo operacional.

Representa a parcela do investimento que circula de uma forma a outra, durante a conduo normal dos negcios. Essa idia compreende a transio peridica de caixa para estoques, destes para duplicatas a receber e de volta para o caixa, que compe o ciclo operacional da empresa. Uma administrao inadequada do capital de giro resulta normalmente em srios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formao de uma situao de insolvncia. (Assaf Neto, 2002).

De acordo com TORNELLI (2003 p.2), importante ter em conta que a administrao do capital de giro trata dos ativos e passivos correntes como decises interdependentes. Por exemplo, a perda da liquidez pela maior participao de estoques no ativo circulante deve ser compensada por um maior volume de caixa; a presena de passivos de prazos mais curtos exige, por seu lado, ativos correntes lquidos, e assim por diante.

O termo giro refere-se aos recursos correntes (curto prazo) da empresa, geralmente identificados como aqueles capazes de serem convertidos em moeda no prazo mximo de um ano ou ciclo

operacional, que costuma ser seguido por empresas, cujo ciclo de operao ultrapasse este prazo. A definio do montante de capital de giro uma tarefa com sensveis repercusses sobre o sucesso dos 19 negcios, exercendo evidentes influncias sobre a liquidez e rentabilidade das empresas. Sobre determinado enfoque, uma empresa deve investir em capital de giro enquanto o retorno marginal dos ativos correntes se mantiver acima do custo dos recursos alocados para seu financiamento.

Sazonalidades de negcios que determina variaes nas necessidades de recursos ao longo do tempo, fatores cclicos da economia, como recesso, comportamento do mercado, etc; tecnologia, principalmente aplicada aos custos e tempo de produo, polticas de negcios, centradas em alteraes nas condies de venda, de venda, de crdito, produo, etc. Segundo Assaf Neto (2002, p.13) a importncia e o volume de capital de giro para uma empresa so determinados principalmente pelo volume de vendas, o qual lastreado pelos estoques, valores a receber e caixa.

O capital de giro, por sua vez, pode ser segmentado em fixo ou permanente e varivel, que sazonal. O capital de giro permanente refere-se ao volume mnimo de ativo circulante necessrio para manter a empresa em condies normais de funcionamento. J o capital de giro varivel, definido pelas necessidades adicionais e temporais de recursos verificados em determinados perodos e motivadas, principalmente, por compras antecipadas de estoques, maior demora no recebimento de clientes, recursos do disponvel em trnsito, maiores vendas em certos meses do ano. Estas operaes promovem variaes temporais no circulante, e por isto, so determinadas de sazonais ou variveis.

A administrao de capital de giro inclui a administrao das contas circulantes da empresa, abrangendo ativos e passivos. A administrao do capital de giro um dos aspectos mais importantes da Administrao Financeira. A empresa necessita manter um nvel satisfatrio de capital de giro. Os ativos circulantes devem ser suficientemente ajustados de forma a cobrir seus passivos circulantes, garantindo uma boa margem de segurana para a empresa/acionistas. O objetivo da administrao de capital de giro gerenciar cada um dos ativos circulantes de forma que um nvel aceitvel de capital lquido que circula seja mantido. O Administrador Financeiro preocupa-se em manter a solvncia da empresa e tem toda flexibilidade para trabalhar as informaes da forma que melhor lhe convier, sem se preocupar com normas contbeis. Assim, interessa-lhe receita e despesa quando estas representam entradas e sadas de

caixa. O regime de caixa, , pois, a base para tomada de deciso do Administrador Financeiro. Esse comportamento gerencial malevel muito importante, pois sabemos que uma empresa pode apresentar uma boa situao econmica (balano) e uma situao financeira difcil, com indisponibilidade de recursos para saldar suas dvidas, por exemplo.

CAPITAL DE GIRO PRPRIO

Segundo Di Augustini (1996, p. 24) capital de giro prprio a relao em que o ativo circulante maior do que o passivo circulante, ou seja, os haveres, bens e direitos conversveis no prazo de at um ano so maiores do que as dvidas ou obrigaes exigveis no mesmo prazo.

20

CAPITAL DE GIRO NULO

a relao em que o ativo circulante igual ao passivo circulante, ou seja, os haveres, os bens e direitos conversveis no prazo de at um ano so iguais s dvidas ou obrigaes exigveis no mesmo prazo.

CAPITAL DE GIRO DE TERCEIROS

De acordo com Di Augustini (1996,p. 24), capital de giro de terceiros, a relao em que o ativo circulante menor do que o passivo circulante, ou seja, os bens e direitos conversveis no prazo de at um ano so menores do que as obrigaes exigveis no mesmo prazo.

GERENCIANDO OS COMPONENTES DO CAPITAL DE GIRO

O capital de giro consiste em quatro componentes principais: caixa, ttulos financeiros, estoques e contas a receber. Para cada tipo de ativo, as empresas enfrentam uma troca (trade-off) fundamental. Os ativos circulantes (ou seja, o capital de giro) so necessrios para conduzir um negcio, e quanto maior a manuteno de ativos circulantes, menor o risco de sua falta; portanto, menor ser o risco operacional da empresa. Entretanto, manter capital de giro tem um alto custo se os estoques forem grandes demais, a empresa ter ativos com zero de retorno, ou at um retorno negativo caso os custos com armazenamento e estragos forem altos. E certamente, as empresas devem utilizar o capital para a compra de ativos como estoques, porm esse capital tem um custo, e isso aumenta a desvantagem de manter estoques

excessivos (ou contas a receber). Portanto, existe uma presso para se manter ao mnimo a quantidade de capital de giro consiste com a administrao do negcio sem interrupes.

As empresas geralmente seguem um ciclo no qual elas compram estoques, vendem os produtos a prazo, e ento acumulam contas a receber. Uma poltica correta de capital de giro destina-se a minimizar o tempo entre os desembolsos de caixa para matrias-primas e o recebimento em dinheiro das vendas.

CAPITAL CIRCULANTE LQUIDO (CCL)

21
usualmente definido como a diferena entre os ativos circulantes e os passivos circulantes da empresa. Quando os ativos circulantes superam os passivos circulantes, a empresa tem capital circulante lquido positivo. O capital circulante lquido a parcela dos ativos circulantes da empresa financiada com recursos a longo prazo. Quando os ativos circulantes so menores que os passivos circulantes, a empresa tem capital circulante lquido negativo. Nessa situao menos usual, o capital circulante lquido a parcela dos ativos permanentes da empresa que esta sem do financiada com passivos circulantes.

De forma geral, quanto maior a margem pela qual os ativos circulantes de uma empresa cobrem as suas obrigaes a curto prazo (passivos circulantes), tanto mais apta ela estar para pagar suas contas no vencimento. Quanto mais previsveis forem as entradas de caixa, menores as necessidades de CCL por parte das empresas. Como a maioria das empresas no consegue conciliar com preciso as entradas e sadas de caixa, os ativos circulantes precisam exceder os passivos circulantes. Dito de outra forma, uma parcela dos ativos circulantes freqentemente financiada com fundos a longo prazo.

Os dados contbeis no descrevem inteiramente a situao financeira de uma empresa, embora sejam indispensveis. O Administrador Financeiro precisa olhar alm das demonstraes financeiras para perceber a real situao de caixa. Para isto, ele deve utilizar um FLUXO DE CAIXA, que poder lhe oferecer estas informaes tanto a curto prazo, quanto a projeo para mdio e longo prazo, a fim de evitar a insolvncia da empresa. A definio mais comum de CCL (CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO) a diferena encontrada entre os ativos circulantes e os passivos circulantes. Se os ativos circulantes excedem os passivos circulantes, a empresa tem CCL. A maioria das empresas precisa manter um certo volume de CCL, essa quantidade ir depender de uma srie de fatores: tamanho, setor, disponibilidade de recursos de terceiros para financiar necessidades, previsibilidade das entradas, etc.

Embora nem todos os Circulantes possam ser convertidos em caixa no momento desejado, supe-se que quanto maior for este volume, maior a facilidade de se converter esses circulantes em fontes lquidas de recursos. No se pode esquecer, contudo, que quanto maior a participao dos estoques no Circulante,

menor a liquidez real (seca) da empresa, devido ao tempo necessrio entre a venda desses estoques, gerao de duplicatas a receber e seu recebimento. O capital de giro , pois, o volume de recursos necessrios para manter a empresa em funcionamento at que se complete um ciclo de caixa. O diagrama a seguir ilustra o ciclo de caixa de uma empresa industrial: Ciclo de Caixa

22

necessrio certo volume de CCL, j que nem todas as entradas e sadas de caixa so perfeitamente sincronizadas. As sadas de caixa resultantes do pagamento de obrigaes correntes so relativamente previsveis, em geral, quando se incorre em uma obrigao, feita a previso do vencimento, do ttulo e/ou duplicata Essa mesma previsibilidade encontrada nos ttulos a pagar e nas despesas provisionadas, que possuem datas estabelecidas de pagamento. O que difcil prever so as entradas de caixa, pois no se sabe quando os ativos circulantes, exceto caixa, se tornaro lquidos. Quanto mais previsveis forem estas entradas de caixa, menos CCL se requer. As empresas com entradas de caixa mais incertas precisam manter nveis de ativos circulantes maiores para cobrir as obrigaes correntes. A anlise do CCL atravs das informaes seguintes somente vlida se verificados alguns pressupostos bsicos. A no observncia dos mesmos pode levar a muitos equvocos. O tipo de empresa a qual a teoria se aplica a INDUSTRIAL. Para anlise de empresas comerciais ou de servios, so necessrias adaptaes.

Espera-se que uma empresa industrial possa ganhar mais com seus ativos permanentes do que com os circulantes. Embora no Brasil, por problemas estruturais, este pressuposto no se verifica no momento econmico atual. Se as empresas industriais estiverem gerando maiores retornos com investimentos decorrentes de aplicaes do Circulante do que com os seus Permanentes, isto um sinal evidente de que graves problemas podem ocorrer a mdio e longo prazo, tais como a obsolescncia de seu parque industrial, a perda de competitividade de seus produtos frente a empresas estrangeiras, o desincentivo para desenvolvimento de novos produtos, etc.

CICLO OPERACIONAL

23

definido como o perodo de tempo que vai do ponto em que a empresa adquire matrias primas e se utiliza de mo de obra no seu processo produtivo, at o ponto em que recebe o dinheiro pela venda do produto resultante. A principal preocupao, nas finanas a curto prazo, est ligada s atividades operacionais e financeiras da empresa a curto prazo.

Uma boa administrao do capital de giro envolve imprimir alta rotao (giro) ao circulante, tornando mais dinmico seu fluxo de operaes. Este incremento de atividade no capital de giro proporciona, de forma favorvel empresa, menor necessidade de imobilizao de capital no ativo circulante e conseqente incentivo ao aumento da rentabilidade. Na consecuo de seus negcios, a empresa busca sistematicamente a produo e a venda de bens e servios de maneira a produzir determinados resultados para satisfazer s expectativas de retorno de suas vrias fontes de financiamento.

O ciclo operacional descreve o modo pelo qual um produto passa pelas contas do ativo circulante. Comea como estoque, se transforma em contas a receber ao ser vendido e se converte em moeda no momento em que se recebe o valor da venda. Cada uma das fases operacionais retratadas apresenta determinada durao. Assim, a compra de matrias-primas denota um prazo de estocagem; a fabricao, o que se despende para transformar a s matrias em produtos acabados; os produtos acabados, o prazo necessrio para a venda; e o recebimento, o perodo de cobrana das vendas realizadas a prazo.

A soma destes prazos operacionais indica o tempo mdio decorrido desde a compra de matriaprima at o momento do recebimento do valor da venda. Quanto mais longo se apresentar este perodo, maior ser, evidentemente, a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa. O ciclo operacional representa o tempo em que no ocorrem ingressos de recursos financeiros na empresa, demandando capital para financi-lo. Cada fase do ciclo operacional demanda, de forma crescente, certo montante de recursos para financiar suas atividades, elevando-se estas necessidades em consonncia com a amplitude do ciclo operacional.

CICLO FINANCEIRO

Mede exclusivamente as movimentaes de caixa, abrangendo o perodo compreendido entre o desembolso inicial de caixa e o recebimento da venda do produto. Representa o intervalo de tempo que a empresa ir necessitar efetivamente de financiamento para suas atividades. O Ciclo Financeiro realiza-se no momento em que se inicia e finaliza o ciclo operacional e tambm atravs das vendas vista, recebimentos dos devedores, pagamentos dos credores, entradas de emprstimos, bem como o seu pagamento. Portanto, o ciclo financeiro refere-se, exclusivamente, s movimentaes de caixa e equivalentes-caixa, compreendendo os desembolsos iniciais, no mbito das compras de matrias- 24 primas/mercadorias at os recebimentos finais, ou seja, perodo de realizao efetiva das vendas. A confrontao entre os dois ciclos foi bem colocada por Martins (1990, p.20) quando pe a Demonstrao do Resultado e a Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) frente a frente e diz que:

o registro no momento de sua ocorrncia representa muito melhor a verdadeira capacidade de gerao de lucro e de caixa do que o recebimento do dinheiro dos clientes. a contraposio do custo das mercadorias vendidas a essas vendas mostra muito melhor o diferencial produzido pela operao do que o registro, num perodo, do pagamento das mercadorias, e no outro, o do recebimento das transaes realizadas. (...), o regime de caixa puro e simples, produziria distores enormes na mensurao do quanto se est ganhando ou perdendo nas operaes.

Com isso o autor visa evidenciar que o regime de caixa representado pelo fluxo de caixa se analisado isoladamente, no tem a condio plena de informar a real posio financeira da empresa, j que as realizaes acontecem em momentos diferentes e os saldos das contas do circulante operacional no so contemplados pelo fluxo de caixa, somente no momento da sua realizao. CICLO DE CAIXA

o nmero de dias transcorridos at o recebimento do valor da venda, medido desde o momento do pagamento dos estoques adquiridos. Portanto, o ciclo de caixa a diferena entre o ciclo operacional e o perodo de contas a pagar. O ciclo de caixa depende dos perodos de estoque, contas a receber e contas a pagar. Considerando-se cada um desses componentes, o ciclo de caixa aumenta com a ampliao dos perodos de estoque e contas a receber, e diminui quando a empresa capaz de adiar pagamentos e, portanto, aumentar o perodo de contas a pagar. Quanto mais longo o ciclo de caixa, mais financiamentos sero necessrios. A ampliao do ciclo de caixa pode indicar que a empresa est tendo dificuldades para desovar seus estoques ou cobrar suas contas a receber.

GESTO DE CAIXA

Como parte de sua gesto de caixa, uma empresa deve montar mecanismos para cobrar de seus clientes, pagar fornecedores e aplicar qualquer excedente. As demoras no recebimento so prejudiciais empresa. Ignorando-se outros fatores, portanto, uma empresa procurar adotar procedimentos visando acelerar os recebimentos e reduzir essas demoras. Alm disso, aps o recebimento ser efetuado, as empresas deve ter procedimentos para canalizar ou concentrar o dinheiro recebido em suas melhores aplicaes. A empresa pode obter os recursos de que necessita atravs de seus passivos circulantes recursos a curto prazo - ou recursos a longo prazo - exigvel a longo prazo e patrimnio liquido. Estamos supondo que a obteno de recursos a curto prazo tenha um custo menor para a empresa do que os recursos a longo prazo. Mais uma vez, pudemos verificar que esta afirmativa precisa ser analisada com cautela: no Brasil, no tem sido comum a oferta de recursos a longo prazo, por parte dos bancos comerciais, em face do risco e da instabilidade econmica. Os recursos a longo prazo, quando existentes, so oferecidos por bancos de fomento (BDMG, BNDES) e devido ao seu carter de incentivar projetos de expanso, possuem custos menores do que os recursos a curto prazo, oferecidos pelos bancos comerciais. Portanto no podemos dizer que, no Brasil, os emprstimos a curto prazo so mais onerosos que os de longo prazo; se houvesse disponibilidade de recursos a longo prazo nos bancos comerciais, seu custo certamente seria maior que os de curto prazo. Assim, no podemos comparar custos de longo prazo (oferecidos por bancos de fomento) com os custos dos emprstimos a curto prazo (oferecidos pelos bancos comerciais).

25

COMPONENTES DO PRAZO DE RECEBIMENTO

Podem-se representar os componentes bsicos do processo de recebimento da seguinte maneira: a durao total desse processo formada pelo prazo de remessa posta, pelo prazo de processamento de cheques e pelo prazo necessrio para que o dinheiro se torne disponvel no banco.

O tempo gasto pelo dinheiro em cada etapa do processo de recebimento depende da localizao dos clientes e dos bancos utilizados pela empresa, bem como de sua eficincia em termos de cobrana.

COBRANA

A maneira pela qual uma empresa cobra de seus clientes depende em grande parte, da natureza dos negcios. Quando os pagamentos recebidos por uma empresa so, em parte, representados por

cheques recebidos pelo correio, os trs componentes do prazo de recebimento tornam-se relevantes. A empresa pode optar por fazer com que todos os cheques sejam remetidos para um nico local, ou para diversos pontos de coleta, visando reduzir os prazos de remessa postal. Alm disso, a empresa pode operar sua prpria funo de cobrana ou contratar uma firma externa especializada em cobrana.

H outras formas no processo de cobrana. Um enfoque que est se tornando cada vez mais comum o pagamento pr-autorizado. De acordo com este enfoque, os valores e as datas de pagamento so fixados com antecedncia. Quando chega a data predeterminada, o montante automaticamente transferido da conta bancria da empresa, reduzindo ou at eliminando os prazos de recebimento. O mesmo enfoque adotado por empresas com terminais on line, o que significa que, quando uma venda 26 registrada, o dinheiro transfere-se imediatamente para as contas da empresa.

CONCENTRAO DE CAIXA

Uma empresa possuir certo nmero de pontos de cobrana e em conseqncia disso, os recebimentos podero acabar em muitos bancos e contas bancrias diferentes. A partir da, a empresa necessita de procedimentos para transferir o dinheiro para suas contas principais. Isto se, chama concentrao de caixa. A gesto de caixa grandemente simplificada com a cumulao rotineira desses fundos porque apenas umas poucas contas precisaro ser controladas. Alm disso, com uma disponibilidade maior de fundos, uma empresa talvez seja capaz de negociar ou obter taxas melhores em qualquer aplicao financeira a curto prazo.

GESTO DE DESEMBOLSO

Os cheques emitidos pela empresa geram o float de desembolso - que a diferena entre o saldo disponvel e o saldo contbil sem alterar o saldo disponvel. Do ponto de vista da empresa, o float de desembolso desejvel, de modo que a meta, na gesto desse float, reduzir, tanto quanto possvel, a velocidade dos pagamentos. Para fazer isso, a empresa pode formular estratgias para aumentar os prazos de remessa postal, processamento e disponibilidades em relao aos cheques por ela emitidos. Alm disso, as empresas tm montado procedimentos para minimizar o saldo de caixa mantido para fins de pagamento.

APLICAO DE FUNDOS EXCEDENTES

Se uma empresa possuir um supervit temporrios, poder aplic-lo em ttulos a curto prazo. Em sua maioria, as empresas gerem seus prprios ativos financeiros a curto prazo por meio de bancos, corretoras e distribuidoras de valores. Algumas empresas de grande porte e muitas empresas pequenas

utilizam fundos mtuos de mercado monetrio. Tais fundos aplicam em ativos financeiros a curto prazo em troca de taxas de administrao. A taxa de administrao representa uma remunerao pela especializao profissional e pela diversificao proporcionadas pelo administrador de fundos.

Entre os muitos fundos mtuos de mercado monetrio, alguns se especializam em atender a empresas. Alm disso, os bancos oferecem mecanismos pelos quais recolhem todos os fundos excedentes ao final do dia e os aplicam para a empresa.

SUPERVITS TEMPORRIOS

27

As empresas possuem supervits temporrios por vrios motivos. Dois dos principais motivos so o financiamento de atividades sazonal ou cclico da empresa e o financiamento de gastos planejados ou possveis.

ATIVIDADES SAZONAIS OU CCLICAS

Para algumas empresas, o comportamento do fluxo de caixa previsvel. H fluxos

lquidos

positivos durante parte do ano, e fluxos lquidos negativos no restante do ano. Uma empresa poderia adquirir ttulos negociveis quando h supervit de caixa e vende-los quando h dficit. Evidentemente, os emprstimos bancrios representam outra modalidade de financiamento a curto prazo. O uso de emprstimos bancrios e ttulos negociveis so utilizados para satisfazer as necessidades temporrias de financiamento.

GASTOS PLANEJADOS OU POSSVEIS

As empresas freqentemente acumulam investimentos temporrios em ttulos negociveis como fonte de caixa para um programa de construo de novas unidades fabris, pagamentos de dividendos, ou outros gastos elevados. Assim sendo, emitem obrigaes e aes antes de chegar o momento em que os fundos sero necessrios, aplicam os recursos captados em ttulos negociveis a curto prazo, e finalmente os vendem para financiar os gastos. Alm disso, as empresas podem vir a defrontar-se com a necessidade de fazer um desembolso substancial, como por exemplo, a derrota numa ao judicial.

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E SALDO DO DISPONVEL

Os ativos circulantes operacionais representam, em essncia, os investimentos que a empresa deve efetuar em itens operacionais de giro, ou seja, em valores a receber, estoques e despesas operacionais incorridas, de competncia do prximo exerccio. Subtraindo-se desse total os respectivos

financiamentos operacionais, como fornecedores, salrios e encargos sociais, impostos indiretos, taxas, obrigaes que compem o passivo circulante operacional, chega-se ao valor do ativo circulante operacional lquido, que representa a efetiva necessidade de investimento em capital de giro NCG da empresa. Em outras palavras, quando a atividade operacional da empresa criar um fluxo de sadas de caixa mais rpido que o da entrada, identifica-se claramente uma necessidade permanente de investimento em seu giro, que apurada pela diferena entre os ativos e passivos cclicos, ou seja:

(NCG) = Ativo Circulante Operacional Passivo Circulante Operacional

28

Por outro lado, a necessidade de investimento em capital de giro pode tambm ser negativa, evidenciando-se neste caso um excesso de funcionamento fontes operacionais de fundos em relao aos investimentos operacionais em circulante. Esta situao denota, de maneira inversa, que os passivos de funcionamento se encontram financiado no somente os ativos circulantes operacionais, mas tambm outros elementos do ativo.

Deve ser observado que o nvel necessrio de investimento em capital de giro influenciado pelo ciclo financeiro da empresa, ocorrendo maior demanda de recursos quanto mais longos seus prazos se apresentarem. Alongamento nos prazos de cobrana, por exemplo, elevam naturalmente a necessidade e investimento operacional em giro. Empresas com ciclo financeiro mais curto exigem, em contrapartida, menores investimentos em ativos circulantes operacionais, demandando, pela maior rotao de seus elementos, menor necessidade de investimento em capital de giro.

Alm da influncia do ciclo financeiro e operacional, o investimento em giro depende tambm do volume de negcios da empresa, ou seja, de suas vendas. Em verdade, quanto maior o crescimento das vendas, mais elevadas se apresentam as necessidades de recursos aplicados em ativos circulantes operacionais (duplicatas a receber, estoques etc.). Esta situao torna-se mais evidente se, para aumentar as vendas, a empresa decide conceder maiores prazos de pagamento a seus clientes. Por outro lado, razovel esperar tambm que o crescimento das vendas possa vir acompanhado de incrementos nos passivos circulantes de funcionamento, como fornecedores, salrios a pagar, impostos sobre vendas, financiando parte da variao da atividade.

Em suma, a necessidade de investimento em capital de giro depende fundamentalmente do volume de atividade (produo e vendas) da empresa e de seu ciclo financeiro, definido pelas caractersticas da natureza de seus negcios e sazonalidades, que determinam,os giros das fases operacionais e os valores das contas cclicas. uma necessidade operacional permanente de recursos, devendo, em condies de equilbrio, ser financiada com fundos tambm de longo prazo.

Em situao de elevao do investimento necessrio em giro, importante que a empresa gere recursos de caixa provenientes de suas operaes de modo a poder financiar esta maior demanda por recursos operacionais permanentes. Se os recursos gerados internamente no forem suficientes para cobrir estas necessidades adicionais, deve a empresa recorrer a emprstimos de longo prazo ou a novos aportes de capital acionrio de forma a preserva seu equilbrio financeiro. Pode-se medir a necessidade total de financiamento permanente NFTP de uma empresa pela soma da necessidade de investimento em capital de giro com o investimento permanente, ou seja: NTFP = NCG + Investimento Permanente

29
Esta necessidade total de financiamento permanente, para que se estabelea o equilbrio financeiro da empresa, deve ser coberta basicamente por passivos permanentes, constitudos das exigibilidades a longo prazo e patrimnio lquido. Ocorrendo de o total dos passivos permanentes superar a NFTP, concluise que a empresa mantm um saldo de disponvel SD positivo, ou seja, h sobras de recursos financeiros disponveis para aplicaes diversas. Ocorrendo o contrrio, quando a NTFP for maior que os passivos permanentes, o saldo disponvel ser negativo, indicando que a empresa est financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanentes) com fundos vencveis a curto prazo, denotando maior dependncia financeira pela renovao destas dvidas.

O saldo do disponvel pode tambm ser apurado pela simples diferena entre o ativo circulante financeiro e o passivo circulante financeiro. O saldo de disponvel funciona como uma reserva financeira da empresa para fazer frente a eventuais expanses da necessidade de investimento operacional em giro, principalmente quelas sazonais. Assim, as necessidades transitrias de investimento em giro podem ser cobertas at o limite do saldo disponvel existente. Esta situao, no entanto, deve ser interpretada como de carter temporrio, prevendo-se o restabelecimento rpido do saldo de disponvel.

Assumindo carter de longo prazo, o investimento adicional em giro deve ser financiado com passivos de maturidade compatvel, ou seja, de longo prazo, de maneira a no reduzir a margem de segurana da empresa pela eliminao de seu saldo disponvel.

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO E CAPITAL DE GIRO LQUIDO (CAPITAL CIRCULANTE LQUIDO)

A necessidade de investimento em capital de giro no se apresenta de todo diferente do conceito de capital circulante lquido (CCL). Na verdade, o CCL constitui em importante fonte de financiamento de longo prazo do investimento necessrio em giro de uma empresa. Enquanto o CCL engloba os elementos ativos e passivos circulantes, na conceituao apresentada da necessidade de somente os itens circulantes operacionais que so considerados. Dessa forma, pode-se compreender o CCL como a soma do investimento necessrio em giro (NCG) e o saldo disponvel (SD) mantido por uma empresa:

Capital de giro (circulante) lquido = NCG + SD

VOLATILIDADE E FINANCIAMENTO DO INVESTIMENTO NECESSRIO EM CAPITAL DE GIRO

Os itens do ativo circulante costumam girar de forma bastante rpida, ou seja, transformam-se em outros elementos vrias vezes num mesmo perodo. Em conseqncia disso, o giro dos ativos circulantes constitui-se em importante indicador de desempenho e eficincia da administrao de uma empresa.

30

o que relata Assaf Neto (2002, p. 70), quanto maior for ao giro do capital circulante, maior o retorno proporcionado pelo investimento. Para o estudo do investimento necessrio em giro, preciso avaliar como se comportam seus elementos, assim como as repercusses da estrutura de financiamento sobre o equilbrio financeiro da empresa. Uma situao caracterstica do comportamento e equilbrio no financiamento dos ativos de uma empresa, partindo-se da estrutura do modelo de necessidade de investimento em giro apresentado, conforme demonstrado na figura abaixo:

A figura revela ainda comportamentos diferenciados do volume necessrio de investimentos em capital de giro determinados pelo grau de volatilidade de seus elementos operacionais. Uma parte do capital de giro necessrio (NCG) cresce no tempo a uma taxa relativamente constante, assumindo uma postura bastante similar evoluo dos investimentos permanentes. Como ilustrao, pode-se dizer que a necessidade de giro de se manter um volume de duplicatas a receber nunca inferior a determinada quantia assim como um montante mnimo de itens estocados visando atender demanda de mercado atribui a estes elementos operacionais uma ntida caracterstica de investimentos permanentes. As decises de financiamento devem levar em considerao estes aspectos, de forma a estabelecer equilbrio financeiro da empresa. a posio de

Estes investimentos operacionais, quando adicionados aos ativos permanentes, indicam a necessidade total de financiamento permanente (NTFP) da empresa conforme demonstrado

anteriormente. Para estas necessidades sazonais de recursos de giro, a empresa pode optar por fontes de financiamento classificadas como passivos financeiros de curto prazo, que podem ser, emprstimos bancrios e descontos de duplicatas.

A estrutura de financiamentos dos investimentos em ativos definida pela empresa em funo, basicamente do volume e maturidade dos recursos disponveis no mercado e, tambm, do grau de averso ao risco admitido pelos administradores. Neste aspecto, a figura demonstra ainda, a partir de uma posio terica de equilbrio financeiro, que o ativo permanente e a NCG de natureza fixa sejam financiados por passivos tambm de longo prazo, e a NCG sazonal seja financiada por dvidas correntes, ou seja:

ATIVO Necessidade sazonal de Investimento em Capital de Giro

PASSIVO Passivo Financeiro

Necessidade Total de Financiamento Passivo Permanente: Patrimnio Permanente: NCG + Ativo Permanente Assaf Neto (2002,p. 71) Lquido+ Exigvel a Longo Prazo

Nesta situao de equilbrio, no se verificam recursos passivos onerosos ociosos na hiptese de 31 no ocorrer flutuaes nos ativos operacionais sazonais, ou falta de financiamentos em momentos de maior demanda por fundos. Ou seja, a estrutura de equilbrio apresentada permite melhor compatibilidade financeira entre os prazos de captao e aplicao de recursos.

OPO ENTRE LUCRATIVIDADE E RISCO

Existe um tradeoff entre a lucratividade da empresa e seu risco. A lucratividade, nesse contexto, a relao entre as receitas e custos gerados aos se usar os ativos da empresa tanto circulantes quanto permanentes em atividades produtivas. Os lucros de uma empresa podem ser aumentados por meio de um aumento das receitas ou na diminuio dos custos. O risco, nesse contexto de gerenciamento de financiamento a curto prazo, a probabilidade de a empresa no ser capaz de pagar suas contas quando elas vencerem. Uma empresa que no consegue pagar suas contas quando elas vencem, pode se tornar tecnicamente insolvente. geralmente presumido que quanto maior for o capital de giro lquido da empresa, menor o seu risco. Em outras palavras, quanto maior o capital de giro lquido, mas a liquidez tem a empresa e, portanto, menor o risco de se tornar tecnicamente insolvente. Usando essas definies de lucratividade e risco, podemos demonstrar o tradeoff existente entre elas, ao se considerar separadamente as mudanas nos ativos e passivos circulantes.

MUDANAS NOS ATIVOS CIRCULANTES

Os efeitos de se mudar o nvel dos ativos circulantes da empresa no seu tradeoff lucratividade-risco podem ser demonstrados ao se usar o quociente de ativos circulantes com relao ao total de ativos. Essa taxa indica a porcentagem do total de ativos que circulante. Quando a taxa aumenta, ou seja, quanto os ativos circulantes aumentam, a lucratividade diminui. Isso se d, devido ao fato de que os ativos circulantes so menos lucrativos do que ativos permanentes. Ativos permanentes so mais lucrativos, pois eles adicionam mais valor ao produto do que o fazem os ativos circulantes. Sem os ativos permanentes, a empresa no poderia produzir o produto. O efeito de risco, no entanto, diminui medida que a taxa de ativos circulantes em relao ao total de ativos aumenta. O aumento em ativos circulantes aumenta o

capital de giro lquido reduzindo o risco de uma insolvncia tcnica. Os efeitos opostos no lucro e no risco resultam de uma diminuio na taxa de ativos circulantes em relao ao total de ativos.

MUDANAS NOS PASSIVOS CIRCULANTES

Os efeitos na mudana no nvel dos passivos circulantes da empresa no tradeoff lucratividade-risco podem ser demonstrados ao se usar a taxa de passivos circulantes em relao ao total de ativos. Essa taxa indica a porcentagem do total de ativos que foram financiados com passivos circulantes. Quando a taxa aumenta, a lucratividade aumenta. Devido ao fato de que a empresa usa mais dos financiamento 32 mais barato atravs de passivos circulantes e menos do financiamento de longo prazo. Passivos circulantes so menos caros, por exemplo, promissrias, que representam em torno de 20% dos passivos circulantes de uma empresa tm custo. Outros passivos circulantes so basicamente dvidas sobre as quais a empresa no paga juros. No entanto, quando a taxa aumenta, o risco da insolvncia tcnica tambm aumenta, pois o aumento em passivos circulantes, por sua vez, diminui o capital de giro lquido. Os efeitos opostos sobre o lucro e o risco resultam de uma diminuio na taxa de passivos circulantes em relao ao total de passivos.

Vous aimerez peut-être aussi