Vous êtes sur la page 1sur 8

Escolha 12 questes para entregar sendo que dever ser pelo menos trs de cada prova.

Entrega no dia da primeira avaliao da disciplina. PROVA 2011-2 QUESTO 01


Um arquivo que ocupa 100 KB em disco rgido deve ser transferido em rede. Para realizar esta transferncia utilizado um nico protocolo que divide os dados a serem transmitidos em pacotes de 10 KB e acrescenta um cabealho de 1 KB (em potncia de 2) para cada pacote. Considerando uma latncia de rede de 102 ms e uma taxa de transferncia constante de 80 KB/s, qual seria o tempo gasto para todos os dados chegarem ao destino caso nenhum outro fator influenciasse a transmisso?

QUESTO 02
Relacione as siglas da esquerda com os exemplos correspondentes da direita: 1. B2B 2. B2C 3. C2C 4. P2P 5. G2C (___) Governo disponibilizando formulrio de imposto de renda on-line. (___) Leiles on-line de produtos usados. (___) Pedidos de cosmticos on-line. (___) Polcia federal diponibilizando agendamento de emisso de passaporte on-line. (___) Compartilhamento de msicas entre aficcionados por rock. (___) Fabricante de brinquedos solicitando peas de plstico de um fornecedor.

QUESTO 03
Para transportar 8 bits seriam necessrios quantos nveis de sinal? Quantos bits podem ser transportados usando 8 nveis?

QUESTO 04
Utilizando um canal de 12 MHz com SNR de 40 dB e 4 nveis de sinal, qual seria a taxa mxima de transferncia sem rudo? Considere as equaes: MCN = 2 *B* log2V (1) MCS = B*log2(1+S/N) (2) onde: _ MCN: taxa de transferncia definida por Nyquist; _ MCS: taxa de transferncia definida por Shannon; _ B: largura de banda do canal; _ V: nmero de nveis discretos utilizados; _ S/N: relao sinal rudo que pode ser definida com base no SNR (SNR = 10 *log10S/N).

QUESTO 05
Considerando uma multiplexao TDM de 3 canais, em que a diviso do tempo suficiente para transmitir 4 bits, qual seria a sequncia de bits transmitida para as mensagens abaixo: _ 1110101011000111; _ 0001010111101101; _ 1110011110011101.

QUESTO 06
Represente graficamente a sequncia de bits 1110101011000111 utilizando a modulao digital NRZI, com bit de inverso de sinal sendo o bit 0).

Neste caso, poder ocorrer problema de sincronizao para sequncias longas de qual bit?

Prova de 2012-1 QUESTO 01


Independente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo bsico de uma rede de computadores garantir que todos os recursos de informao sejam compartilhados rapidamente, com segurana e de forma confivel. Em poucas palavras, o que necessrio para atingir tal objetivo?

QUESTO 02
Qual a relao entre rede sem fio e mobilidade? Preencha o quadro abaixo. Sem fio No Sim Mvel No Sim Exemplo

QUESTO 03
Em uma topologia de rede denominada malha existe uma situao em especial qual dado o nome de malha total. Represente graficamente uma malha total contendo quatro dispositivos e descreva caractersticas deste tipo de interligao

QUESTO 04
Um arquivo de imagem com resoluo de 800 x 600 pixels, utilizando 8 bits para representar cada pixel deve ser transmitido pela rede. Nesta rede, a carga til de cada pacote ocupa no mximo 104 bytes e o cabealho de cada pacote de 100 bytes. Cada pacote ser dividido em quadros de no mximo 103 bytes de carga til, a cada quadro so acrescentados 10 bytes de informao adicional. Considerando uma latncia de rede de 102 ms e uma taxa de transferncia constante de 80 KB/s, qual seria o tempo gasto para todos os dados chegarem ao destino caso nenhum outro fator influenciasse a transmisso?

QUESTO 05
Quando utilizamos mais de um sinal em um mesmo canal de transmisso necessrio fazer uso da banda passante. Descreva o que vem a ser banda base, banda passante e filtro passa-faixa.

QUESTO 06
Utilizando um canal de 12 MHz, 4 nveis de sinal e uma relao sinal rudo S/N de 1.023, qual seria a taxa mxima de transferncia com rudo? Equaes para as taxas mximas de transferncia: MCN = 2 *B* log2V (1) MCS = B* log2(1+S/N) (2) onde: _ MCN: taxa de transferncia definida por Nyquist; _ MCS: taxa de transferncia definida por Shannon; _ B: largura de banda do canal; _ V: nmero de nveis discretos utilizados; _ S/N: relao sinal rudo que pode ser definida com base no SNR (SNR = 10 * log10S/N).

QUESTO 07
Represente graficamente a sequncia de bits 1110101011000111 utilizando as seguintes modulaes digitais: (a) NRZ, com tenso positiva para representar 1 e tenso negativa para representar 0; (b) NRZI, com bit de inverso de sinal sendo o bit 0. (c) Manchester, com transio positiva para representar 1 e transio negativa para representar 0.

(a) NRZ:

(b) NRZI

(c) Manchester

Para cada caso, poder ocorrer problema de sincronizao para sequncias longas de quais bits? (a) NRZ: (b) NRZI: (c) Manchester:

PROVA 2012-2 QUESTO 01


Em um canal que possua Largura de Banda de 100 Hz, determine faixas de frequncias para a Banda Base e 3 (trs) Bandas Passantes que possuem as mesmas dimenses de faixas de frequncia.

QUESTO 02
Em uma rede de difuso existe um meio compartilhado por todos os elementos conectados. Ou seja, um envia e todos recebem. Entretanto, um recurso denominado endereamento permite direcionar as mensagens para que somente destinatrios especficos processem as mensagens transmitidas. Quais so os trs tipos de endereamento e qual a cardinalidade de remetentes e destinatrios que podem estar envolvidos em cada um deles.

QUESTO 03
Uma importante forma de classificao de redes atravs de sua escala. Por este tipo de classificao, a menor rede possvel a PAN. Apresente dois exemplos deste tipo de rede.

QUESTO 04
O Teorema de Nyquist se aplica ao par tranado CAT7? E o Teorema de Shanon? Lembre-se, ambos so utilizados para o clculo da taxa mxima de dados.

QUESTO 05
Um arquivo de imagem com resoluo de 1024 x 768 pixels, utilizando 8 bits para representar cada pixel deve ser transmitido pela rede. Nesta rede, a carga til (dados) de cada pacote ocupa no mximo 256 bytes e o cabealho de cada pacote de 64 bytes. Cada pacote ser dividido em quadros de no mximo 128 bytes de carga til (dados), a cada quadro so acrescentados 16 bytes de cabealho. Considerando uma latncia de rede de 250 ms, uma taxa de transferncia constante de 100 KB/s, um tempo de processamento de 10 ms para cada pacote e um tempo de processamento de 5 ms para cada quadro, qual seria o tempo gasto para todos os dados chegarem ao destino caso nenhum outro fator influenciasse na transmisso?

QUESTO 06
Utilizando um canal com uma largura de banda de 26 MHz e 8 nveis de sinal, qual seria a taxa mxima de transferncia sem rudo?

QUESTO 07
Represente graficamente a sequncia de bits 1111100101000101 utilizando NRZI.

Qual foi o bit de inverso de sinal utilizado por voc?

PROVA 2013-1

QUESTO 01 A multiplexao usada para transmisso de vrios sinais em um nico meio fsico (canal). Descreva as trs formas como se pode fazer multiplexao. ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ QUESTO 02 (0,1 ponto) (Adp ENADE 2008) A transmisso em fibra ptica realizada pelo envio de feixes de luz atravs de um cabo ptico que consiste em um filamento de slica ou plstico. A fibra ptica funciona com base nos princpios de refrao e reflexo dos feixes de luz no interior do filamento condutor. Para controlar a direo da propagao dos feixes de luz, o ncleo e a casca do filamento condutor so produzidos com diferentes ndices de refrao. Variando-se os ndices de refrao do ncleo e da casca, diferentes categorias de fibras pticas so produzidas. Qual opo apresenta as categorias de fibras pticas? a) bimodo e multimodo b) monomodo refratrio, monomodo reflexivo e multmodo c) monomodo, multmodo d) monomodo, multimodo slico e multimodo plstico e) monomodo digital, monomodo analgico e multmodo digital, multmodo analgico

QUESTO 03 (0,6 ponto) (ENADE 2008) Para transmisses de sinais em banda base, a largura de banda do canal limita a taxa de transmisso mxima. Como resultado do teorema de Nyquist, na ausncia de rudo, a taxa de transmisso mxima C de um canal que possui largura de banda W, em hertz, dada pela equao a seguir.

No entanto, em qualquer transmisso, o rudo trmico est presente nos dispositivos eletrnicos e meios de transmisso. Esse rudo, causado pela agitao dos eltrons nos condutores, caracterizado pela potncia de rudo N. De acordo com a lei de Shannon, na presena de rudo trmico, a taxa de transmisso mxima de um canal que possui largura de banda W, em hertz, e apresenta uma relao sinal-rudo S/N, expressa em decibel (dB), definida pela equao abaixo.

Considere que:

Tendo como referncia inicial as informaes acima, considere que seja necessrio determinar a taxa de transmisso mxima de um canal de comunicao que possui largura de banda de 3 kHz, relao sinal-rudo de 30,1 dB e adota 16 diferentes nveis de sinalizao. Nessa situao, responda aos seguintes questionamentos. a) Na ausncia de rudo, de acordo com o teorema de Nyquist, qual a taxa de transmisso mxima do referido canal, em bits por segundo. Apresente os clculos necessrios

b) Na presena de rudo trmico, de acordo com a lei de Shannon, qual a taxa de transmisso mxima do canal, em bits por segundo? Apresente os clculos necessrio e considere que log10 (1.023) = 3,01.

Questo 4- (0,3) Para transmisso de dados em redes de computadores existem trs formas de endereamento. Multicast, broadcast e unicast. Descreva como ocorrem essas trs formas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Questo 5- (0,4) Complete as colunas da tabela abaixo de forma que seja realizada uma comparao dos meios de transmisso guiados indicados. Voc dever indicar a caracterstica a ser comparada. No exemplo foi utilizada a caracterstica Custo para comparao . Meio de Transmisso Par Tranado Fibra tica Cabo Coaxial Energia Eltrica Custo Baixo Alto Baixo Baixo

Questo 6- (0,4) Sobre os modelos de referncia OSI e TCP/IP marque verdadeiro ou falso. Justifique as alternativas que marcar como falsa. As respostas falsas sero consideradas somente se a justificativa estiver correta. ( ) O modelo OSI foi muito utilizado ainda quando as redes eram conhecidas como ARPANET, mas devido seus defeitos de implementao, foi substitudo pelo TCP/IP que o mais usado atualmente. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ( ) O TCP/IP teve seus protocolos definidos antes mesmo do modelo, e sua implementao simples e leve foi fundamental para seu sucesso. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ( ) Ambos modelos possuem caractersticas semelhantes, por exemplo a pilha de protocolos a mesma com 7 camadas. A diferena est na organizao das camadas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ( ) Um dos benefcios do TCP/IP que ele no distingue com clareza os conceitos de interface, servio e protocolo, por isso pode facilmente ser referenciado para construo de novas arquiteturas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi