Vous êtes sur la page 1sur 47

Submetido em 07/04/2009. Aprovado em 07/04/2009.

Nunca cruzaremos este rio A estranha associao entre o poder do atraso, a histria lenta e a sociologia militante, e o ocaso da reforma agrria no Brasil.1
Zander Navarro2
Como falta tempo para pensar e tranqilidade no pensar, as pessoas no mais ponderam as opinies divergentes: contentam-se em odi-las. Com o enorme aceleramento da vida, o esprito e o olhar se acostumam a ver e julgar parcial ou erradamente, e cada qual semelha o viajante que conhece terras e povos pela janela do trem (Nieztsche, 1878) "Nossa poca propriamente a poca da crtica, qual tudo deve submeter-se. A religio, atravs da sua santidade, e a legislao, atravs da sua majestade, querem em comum subtrair-se a ela. Mas ento suscitam uma justa suspeio contra si, e no podem aspirar ao respeito sincero que a razo s concede quilo que consegue suportar a sua investigao livre e pblica". (Kant, 1781)

RESUMO O artigo dedicado a quatro objetivos principais. Primeiramente, problematiza criticamente a viso dominante do marxismo sobre a questo agrria, insistindo na inexistncia, de fato, de tal discusso na obra de Marx. Como segundo objetivo, o texto acentua a presena de uma Sociologia militante que influencia parcela expressiva das Cincias Sociais dedicadas aos processos sociais rurais e esta interferncia criticada pelo autor. Para demonstrar esta distoro, o autor, como terceiro objetivo, discute os aspectos mais relevantes em torno do tema da reforma agrria e do ator social mais visvel a ela ligado, o MST. Finalmente, o ltimo e quarto objetivo fundamentar a discusso dos trs primeiros objetivos se valendo da extensa obra de Jos de Souza Martins, apontado como um dos principais cientistas sociais no Brasil. PalavrasPalavras-chave: chave sociologia militante; reforma agrria; marxismo no Brasil.

Artigo apresentado no XXXII Encontro Anual da ANPOCS 2008 (GT 35: Ruralidade, territrio e meio ambiente). Professor associado do Programa de Ps-graduao em Sociologia da UFRGS e pesquisador visitante no Institute of Development Studies (IDS), na Inglaterra.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

6 INTRODUO3 Este artigo talvez exija a explicitao de seus prolegmenos mais recnditos, para alm de seu foco principal, os quais esclaream a sua razo maior. Foi escrito, sobretudo, como um comentrio-testemunho e, menos, sob o formato dos artigos acadmicos convencionais. Trata-se de um comentrio porque se distancia, ainda que apenas sob certo escopo, do padro encontradio nos ambientes universitrios, embora se conformando aos principais procedimentos cannicos. , primordialmente, um texto de combate, revelando assumida impacincia com o estado da arte inspirado pelas Cincias Sociais dedicadas interpretao dos processos sociais rurais no Brasil. igualmente um testemunho, porque o autor tem sido protagonista e observador h tempo longo o suficiente para poder verificar retrospectivamente o moroso (e tortuoso) caminhar desta Sociologia que chamvamos no passado de tpica, quando ainda se imaginava que aquelas segmentaes disciplinares eram ontologicamente possveis.4 O passamento dos anos, a convivncia com os autores, a aspereza dos debates, a experincia com o mundo real dos agentes sociais, os fatos no escritos (mas sabidos), todas essas disposies do campo acadmico talvez permitam, ao fim e ao cabo, gradual e melhor aferio comparativa.5 Sob tal olhar que perscruta o horizonte do acervo consolidado das Cincias Sociais sobre o rural, parece inescapvel uma avaliao custica sobre os resultados at aqui alcanados. Assim posta, a afirmao pretensiosa e, especialmente, injusta. H contribuies exemplares e inovadoras, que permitiram melhor entender os processos sociais rurais. Algumas sero citadas neste texto. enorme, no entanto, o risco de um comentrio mais longo, indicando particularidades, mas no posso deixar de citar que algumas contribuies foram marcantes em nossa histria acadmica recente sob diferentes circunstncias. Desde autores que vem exercendo influncia mais abrangente h longo tempo (como Maria Nazareth Baudel Wanderley), formando novos pesquisadores e instigando sempre a excelncia analtica, queles que seguem trajetrias semelhantes, mas so tambm lembrados por um destacado livro-referncia, como O Sul: caminho do roado, de Afrnio Garcia (Marco Zero, 1990), ou Histria dos movimentos sociais no campo, de Leonilde Medeiros (FASE,
3

Sou grato aos professores Ana Lcia Valente (UnB) e Arilson Favareto (USP) pelo convite para apresentar este texto na presente reunio da ANPOCS, aps a seleo inicial das propostas submetidas. Representa elogivel predisposio para o debate aberto e sem peias, o que tem sido relativamente raro nos anos mais recentes. Agradeo tambm os relevantes comentrios de trs colegas que analisaram a verso inicial do trabalho. Em respeito estima e admirao que mantenho por esses colegas, deveria citar seus nomes, mas no o farei, por razes que se tornaro auto-evidentes para aqueles que lerem o documento at o seu final. Todas as opinies aqui contidas, como recomenda a praxe, so de inteira responsabilidade do autor. Sou igualmente grato ao Professor Mrio Riedl (UFRGS e UNISC) pelo estmulo e apoio recebidos, visando publicao do texto.

Para uma discusso crtica sobre as antinomias entre a Sociologia Rural de tradio norte-americana e representativa de uma viso tpica dos processos sociais rurais, quando confrontada com outros paradigmas, ver Martins (1981a). Este artigo recorre com freqncia s notas de rodap, algumas longas, tornando-o, pelo aspecto de sua forma, um tanto cansativo. Espero que no o seja pelo seu contedo, mas alerto que meus argumentos, especialmente nas sees iniciais, supem algum conhecimento da histria do pensamento social marxista.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

7 1989) ou Paradigmas do capitalismo agrrio em questo, de Ricardo Abramovay (Hucitec, 1992). Outros, ainda, por manterem amplo, consistente e influente conjunto de publicaes, como Jos de Souza Martins e Jos Eli da Veiga. H, tambm, autores que seguem perspectivas tericas que discordo em parte (por sua ortodoxia), mas so notveis sob outros aspectos de suas histrias acadmicas, como as cuidadosas pesquisas de Maria Aparecida Moraes sobre os trabalhadores da cana, demonstrativas de uma Sociologia capaz de ser rigorosamente analtica, mas igualmente marcada por profundo senso de compaixo e humanidade, assim como a intensa atividade acadmica de Jos Graziano da Silva na Unicamp, durante anos formando uma gerao de economistas que esmiuaram o mundo rural brasileiro.6 Mas o saldo geral, sem dvida, negativo, se comparados os recursos humanos envolvidos, o custo do aperfeioamento traduzido em cursos de ps-graduao, os gastos com pesquisa, e os resultados obtidos. Como no tenho dvidas sobre esta deficitria relao, no h arrogncia na frase, mas a verificao de uma realidade. preciso maiores esforos e, especialmente, postura mais aberta pluralidade da teoria social. No Brasil, o adensamento da pobreza analtica de uma Sociologia dedicada aos processos sociais rurais, estranhamente, correlaciona-se com o aumento de especialistas doutorados no mesmo perodo, um inesperado fenmeno que exige uma Sociologia da Sociologia para ser interpretado corretamente. Adicionalmente, em face da forte predominncia neste campo disciplinar de uma tradio terica que nos remete a Marx, o presente texto, esclarea-se, se limitar a comentar exclusivamente por dentro das fronteiras deste paradigma. Mas o artigo no se apresenta, sequer remotamente, como um acerto de contas, pois os fatos no requerem esta tarefa, e o autor no tem motivaes prprias para tal encaminhamento. Menos ainda, no se prope como a expresso de uma anlise exaustiva sobre o legado da Sociologia que analisou os processos agrrios no Brasil. Este balano ainda est por ser feito e sua inexistncia, de fato, sintoma revelador dos efeitos deletrios de nossas prticas acadmicas: (praticamente) no debatemos e nem analisamos, como comunidade cientfica, o que produzimos e, sem um olhar crtico necessrio sobre o que fizemos, seguimos adiante, como se o passado nada nos revelasse. Nossos eventos acadmicos caracterizam-se, quase sempre, pela reiterao monocrdia do jargo tornado obrigatrio em dada conjuntura e repetido acriticamente: de agricultores de baixa renda a desenvolvimento sustentvel; de agricultura familiar a desenvolvimento territorial; do capital social ao empoderamento; da agroecologia multifuncionalidade; de assentamentos rurais segurana alimentar, entre tantos outros termos e expresses introduzidos a cada ciclo novo que o modismo de ocasio impe, invariavelmente reverenciados por muitos, magicamente, para explicar a realidade social. um pensamento mgico exatamente porque so noes quase
6

H uma renovao em curso entre os quadros de pesquisadores e, igualmente correndo o risco de alguma omisso importante, cito o trabalho de Arilson Favareto (USP), e o seu importante livro sobre desenvolvimento rural (Favareto, 2007) e os rduos esforos acadmicos de Srgio Schneider (UFRGS), que vai conseguindo desenvolver uma atividade slida de publicaes, estmulo a pesquisas inovadoras e a formao aperfeioada de novos pesquisadores.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

8 sempre usadas no como conceitos, pois esses supem uma teoria, mas como mera descrio de aparncias. Este artigo seleciona e discute alguns dos ingredientes relacionados assim chamada questo agrria no Brasil, alm de problematizar diversos de seus ngulos, inclusive algumas propostas interpretativas. Associado a este objetivo central so discutidos, em especial na parte final, os temas da reforma agrria e uma das organizaes polticas a ela relacionada, o MST, pois ambos adentram o campo de combate analtico deste documento.7 O MST, como se sabe, no a maior organizao dos pobres do campo, mas vem conseguindo, especialmente nos ltimos dez anos, apresentar-se como a mais visvel politicamente, fruto de engenhosas iniciativas e, em particular, porque conseguiu, como nenhuma outra organizao do chamado campo popular, articular alianas com outros setores sociais de classe mdia, os quais servem de caixa de ressonncia para as aes do Movimento, alm de instituir mecanismos de financiamento de suas atividades que so igualmente, digamos, criativos (embora eticamente controversos). Para realizar esta leitura crtica, usarei8 um artifcio de suporte indireto, qual seja, me reportarei continuamente extensa obra do socilogo Jos de Souza Martins, certamente o mais brilhante interpretador dos processos rurais em nosso pas, desde sempre.9 Arrolando os argumentos de Souza Martins, extrados de partes
7

Minhas relaes com o MST nasceram antes do nascimento formal da organizao, ainda em 1981, quando vivenciei a extraordinria experincia do acampamento de Encruzilhada Natalino. Vejo-me como tendo sido um apoiador (mas no militante) incondicional do Movimento durante os anos oitenta e boa parte da dcada seguinte, experincia que muito me honra e da qual no me arrependo. Convivendo com os trabalhadores rurais sem-terra e os pequenos produtores e suas famlias pude, sobretudo, aprender a ver com humildade os limites da cincia, pois estamos, cientistas sociais que somos, imensamente distantes de um conhecimento capaz de interpretar os comportamentos sociais. Pude perceber mais claramente, da mesma forma, a grandeza humana das pessoas mais humildes e sofridas, no apenas em sua generosidade (em todos os sentidos), mas em sua sagaz percepo sobre a sociedade brasileira, assim quebrando, em minha mente, com o mito preconceituoso e urbano sobre os pobres do campo. Esta convivncia, que reputo como a mais marcante de minha trajetria profissional, em pesquisas realizadas na maior parte dos Estados brasileiros, me obrigou a repensar sobre a arrogncia da cincia e suas supostas verdades. Em relao ao MST, a substncia central de minha crtica, contudo, foi explicitada em reunio interna, em abril de 1986, centrando-se na escolha, imposta por Joo Pedro Stdile, de um formato leninista que desfigurou inteiramente, a partir daquele momento, as possibilidades de constituio de uma organizao democrtica que representasse os setores sociais mais pobres do campo. Tornei pblicas minhas crticas, no entanto, apenas em julho de 1997, durante a XXIX reunio da SBPC realizada na PUC, em So Paulo (ver Folha de So Paulo, 13 de julho de 1997). Naquela conjuntura, logo depois da grande marcha de abril, no mesmo ano, o nico momento em que o Governo de Fernando Henrique Cardoso, de fato, foi encurralado por uma organizao de base popular, julguei que o MST era suficientemente forte para aceitar uma crtica pblica. Desde ento, como deveria ser o caso em relao a algum que tenha arregimentado tanto tempo e dedicao poltica leal ao Movimento, tenho aguardado a chance de um debate aberto e fraterno, o que o autoritarismo da organizao jamais permitiu. Como se trata de um comentrio-testemunho, ao contrrio do padro acadmico, utilizo com freqncia a primeira pessoa em diversas partes deste artigo. Considero Jos de Souza Martins um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros de todos os tempos, o que a histria consagrar, no tenho dvidas sobre este reconhecimento. No desconhecimento, s vezes manifesto, de parte das Cincias Sociais brasileiras, Martins tem sido considerado como um socilogo rural, e a amplitude e profundidade de sua vasta obra tem sido minimizada. No podendo proceder neste espao exegese da contribuio do autor, deixo apenas esta referncia, ciente de estar realando um fato apoiado em obra cientfica elaborada em quarenta anos de labor sociolgico ininterrupto, de excelncia analtica sem paralelo em nosso pas. autor dotado, contudo, de mltiplas capacidades interpretativas, entre outras habilidades que lamento no ter espao para introduzir neste artigo. Alm da acuidade sociolgica, existe

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

9 variadas de sua extensa obra, tambm uma forma de homenagear este autor, cuja contribuio para a Sociologia brasileira ainda aguarda reconhecimento altura de sua produo, uma das mais amplas, criativas e significativas j desenvolvidas. Isto no significar, contudo, a exaltao e o aplauso fceis e gratuitos, pois igualmente citarei partes da obra do autor que julgo insuficientes para a compreenso do desenvolvimento agrrio brasileiro e seus processos sociais. O foco precpuo do artigo centra-se na identificao, que acentuo e julgo verdadeira, de um imenso cipoal dogmtico que ainda enreda, confunde e captura fortemente os esforos de pesquisa e de interpretao dos cientistas sociais em nosso pas que se dedicam a analisar os ambientes agrrios. Fruto de militantismo poltico e da ideologizao que pr-determinam at as concluses de esforos em pesquisa, este enraizamento dogmtico qua entranhados procedimentos proto-religiosos (equivocadamente apresentados como arcabouos tericos), muitas vezes de ingenuidade espantosa, certamente nos remete a uma pobre linhagem de pesquisas, cuja ancoragem prende-se verso hegemnica do marxismo que foi consagrada como doutrina no perodo ps-Marx, o que selou a tradio desta corrente de pensamento na maior parte do sculo passado. o que a literatura usualmente denomina de marxismo economicista (ou ortodoxo, convencional, ou reducionista, ou simplesmente vulgar). Trata-se, em analogia com iluminador argumento de Martins (1994), de persistente poder do atraso, mas no, desta vez, referindo-se ao peso cultural e poltico da grande propriedade na produo da histria e na determinao dos comportamentos sociais no Brasil, como apontou aquele autor, e sim como um fardo terico, isto , refere-se ao peso inercial de uma verso, primria e infantilizada, tornada doutrina oficial do campo poltico do marxismo aps a III Internacional (Moscou, 1919), pois este evento delimitou fortemente o pensamento marxista, inclusive as interpretaes sobre os processos sociais agrrios no pas.10 Infelizmente, trata-se de um enfoque ainda dominante e que inspira diversos setores da academia brasileira, perpetuando uma carcomida tradio que prossegue, inclume e impvida, a lanar as sementes da incompreenso analtica e dos equvocos que se repetem ad nauseam. 11

10

11

igualmente uma outra face que precisa ser, ainda que brevemente, apontada, referindo-se a um autor que tambm capaz de usar o melhor vernculo para escrever textos de grande beleza literria (ver Martins, 2001a, 2001b, 1989). Para no citar, por fim, o humanista, evidenciado em sua arte fotogrfica e, igualmente, em comentrios pouco usuais, como quando nos apresenta um Marx humano e mortal, na introduo de seu livro sobre Lefebvre (Martins, 1996), se distanciando da literatura apologtica do marxismo oficial. Um importante cientista social brasileiro, Raimundo Santos, desenvolve atualmente pesquisa sobre autores referenciais, entre os quais a obra de Jos de Souza Martins. Algumas de suas reflexes podem ser encontradas em Santos (1999). O poder do atraso (1994) um dos livros mais inspirados de Jos de Souza Martins, infelizmente ainda pouco discutido. Autor de livros referenciais, publicados desde a dcada de 1970, destaco a recente reedio de um de seus livros mais notveis, A sociabilidade do homem simples (Martins, 2008a), um extraordinrio exerccio sociolgico que discute o peso da cultura e das prticas sociais na construo da sociabilidade, sendo igualmente emblemtico da viso sociolgica do autor. Para uma vigorosa e erudita crtica geral aos equvocos do marxismo, sob uma perspectiva da esquerda, ver Fausto (2007). Consulte-se tambm Sassoon (1998).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

10 Este documento estrutura-se em cinco sintticas sees, as quais antecedem uma breve concluso. A primeira delas sugere, em vo panormico, que o conhecimento da obra de Marx no Brasil, mesmo em perodo recente, tem sido insuficiente e parcial, no abarcando a diversidade temtica (e analtica) que a obra do mestre alemo poderia (e deveria) permitir. Neste sentido, incorporou-se entre ns como veio principal uma interpretao sobre o desenvolvimento agrrio que, argumenta-se, sequer existe em Marx. Alm disto, e como corolrio desta surpreendente e estreita leitura, alguns conceitos petrificados tm sido repetidos acriticamente. O mais emblemtico deles, certamente, o conceito de renda da terra, que rapidamente comentado nesta seo inicial. A segunda seo do artigo insiste na necessidade de uma releitura de Marx, que possa ser mais distanciada das inclinaes ideolgicas (como, alis, deveria ser com qualquer autor e escola terica), mas desta vez para ressaltar que o pecado original dos camponeses franceses no poderia ter se transformado em lei antropolgica sobre a inao poltica dos agricultores mais pobres, conforme a tradio marxista to enfaticamente disseminou. Ainda mais, luz dos princpios doutrinrios esposados por esta corrente terica, sobretudo no Sculo XX, ressalta-se a surpresa de ser tambm o guio da principal organizao poltica dos pobres do campo no Brasil, o MST, pois tradio que principalmente menosprezou a ao coletiva das classes sociais subalternas em reas rurais, assim criando, em nosso pas, uma associao entre teoria e prtica que, concretamente, apenas reala o desconhecimento existente.12 Novamente, Martins (1981) foi o autor que ousou confrontar tal dogma, alertando para as diversas situaes histricas sob as quais os camponeses brasileiros desenvolveram formas de luta social que prescindiram do partido-guia e, ainda mais, puderam se representar de forma relativamente autnoma, tambm prescindindo da direo poltica do sujeito universal da
12

Cito dois exemplos desta incongruncia to visvel, os quais, contudo, quase nunca tm sido sequer citados entre os pesquisadores, certamente em funo do temor de represlias, acadmicas ou polticas (quando no por crua desinformao). Primeiramente, a imagem, to difundida, nos cursos de formao poltica ou outros eventos organizados pelo MST, de ambientes ornados com grandes desenhos da iconografia marxista, de Marx a Lenin, passado por tantos outros, inclusive Mao. O absurdo desta situao, quando os dirigentes da organizao dos sem-terra brasileira parecem desconhecer completamente as diatribes de Marx em relao aos camponeses, que seriam batatas em sacos de batatas ou, pior ainda, a expresso da idiotia rural, fica ento patente. O segundo exemplo, mais recatado por situar-se no mbito da linguagem melflua da vida acadmica, refere-se s tentativas, infrutferas em face da empiria da realidade agrria, de encontrar a ampliao dos processos de proletarizao rural. O exemplo paradigmtico na literatura brasileira, marcado por extremado rigor estatstico, a densa contribuio de Jos Graziano da Silva, evidenciado na maior parte de sua instigante produo cientfica, especialmente a sua tese de doutoramento (Silva, 1981). Apenas recentemente este autor, to influente e responsvel pela formao de dezenas de cientistas sociais brasileiros, dobrou-se s evidncias dos fatos, passando a aceitar as tendncias do desenvolvimento agrrio em ambientes de expanso capitalista, os quais, como se sabe, com poucas excees, no produziram a polaridade de classe que o reducionismo marxista indicava, mas a formao de uma classe mdia rural (no geral empobrecida) centrada no uso de uma fora de trabalho familiar. Para no citar criticamente apenas Graziano da Silva, um dos nomes mais emblemticos neste campo disciplinar (e cujo esforo analtico admiro sinceramente), devo mencionar a minha prpria tese de doutoramento, onde incorri no mesmo erro de julgar que o desenvolvimento agrrio, necessariamente, repetiria o padro da expanso capitalista nas atividades produtivas urbano-industriais e, assim, concentraria terra (a centralizao do capital) e estimularia a polaridade de classes. Cometi este erro ao analisar o desenvolvimento agrrio da regio cacaueira do sul da Bahia (Navarro, 1981), em trabalho que (felizmente) no foi publicado.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

11 revoluo, uma fico ideolgica que, para pasmo geral, ainda se repete monotonamente.13 A terceira seo do artigo argumenta que o dogmatismo presente nas anlises que discutiram o desenvolvimento agrrio brasileiro inspiradas no marxismo supe ignorar, at mesmo, as profundas transformaes produtivas do perodo recente, inaugurado com a expanso econmica conhecida como modernizao dos anos setenta. Aquelas anlises recusam-se a perceber que a expanso econmica, na maior parte das regies rurais, acentuou a monetarizao das relaes sociais e aprofundou a sociabilidade capitalista, inserindo um nmero crescente de famlias em novos mercados e alterando modos de vida e vises de mundo. Desta forma, idias sobre a questo agrria que insistem em possveis oposies de classe materializadas em noes no conceituais como latifundirios ou, para espanto geral, a insistncia na categoria campesinato, comearam a se tornar aberrantes como armas analticas, e alguns poucos autores j aceitam afastar-se de suas viseiras ideolgicas e reconhecer o esgotamento de tais categorias.14 Para no permanecer
13

14

Os camponeses e a poltica no Brasil, que Martins publicou em 1981 (no livro sob o mesmo ttulo), , na minha opinio, um dos poucos textos realmente demarcadores no pensamento social brasileiro que analisa os processos sociais rurais. Naquele momento histrico, quando se anunciava a primavera democrtica brasileira, a qual se firmaria durante aquela dcada, este artigo representou intimorata leitura contestadora de uma viso marxista ortodoxa ento dominante entre cientistas sociais brasileiros, alm de representar pesquisa emprica sobre diferentes conflitos sociais em reas rurais brasileiras que permanece ainda insuperada. A ideologizao de nossas anlises atinge nveis paroxsticos, muitas vezes. Dois exemplos ilustram esta exacerbao que parece impor uma cegueira em muitos membros da comunidade de pesquisadores. Primeiramente, a falsa polaridade, desenvolvida em anos recentes, entre agronegcio e agricultura familiar, segmentao da vida social rural que tem um componente de diferenciao social que muito mais terico do que propriamente concreto. Na realidade, nada mais do que uma tentativa, canhestra, bisonha e equivocada, de reproduzir sob outros termos a idia da existncia de uma luta de classes no campo brasileiro. No primarismo de boa parte de nossos estudos, contudo, surge como fantasia emprica ou beletrismo ideolgico, pois sequer pesquisamos os ricos do campo, agrupamento social completamente desconhecido na literatura (sendo de se lamentar que os importantssimos esforos de Regina Bruno, que estudou a UDR quando esta organizao ainda tinha alguma relevncia, no encontrou seguidores nos anos seguintes e grupos conservadores e influentes como a bancada ruralista no tm sido pesquisados). Como no sabemos a real dimenso da burguesia agrria, onde est, e quem so seus membros, pois no pesquisada, repetem-se os jarges da ideologia do momento, sem nenhuma evidncia. A polaridade, entretanto, falsa no por este aspecto, mas pela sugesto implcita de serem grupos identificveis social e economicamente e distintos no mundo real, como se existissem ambientes concretos onde tais classes apenas se oporiam, mas no esto engajadas em uma srie de relaes sociais, de trabalho, alm de compartilharem mercados e atividades diversas. Ou quando grandes proprietrios de terras so, como os seus vizinhos pequenos produtores, meros participantes de cadeias de valor, nas quais outros agentes econmicos no rurais que determinam preos e, particularmente, os padres de distribuio da riqueza gerada em tal cadeia. Surpreende que pesquisadores que se apresentam como srios insistam nesta inexistente polaridade social. Comentarei em outra seo sobre tal suposta oposio, mas aqui apenas insisto na perplexidade de perceber em documentos que se pretendem cientficos a manifestao de uma permanente preguia mental, quando no percebem o fato notrio de ter sido esta polaridade criada meramente para efeito da ao poltica do MST, acostumado com o simplrio arsenal que desenvolveu ao longo do tempo, sempre criando oposies binrias, para facilitar a ao de recrutamento dos pobres do campo (assim repetindo o mundo dicotmico dos mediadores religiosos que lhe deu origem). Que operadores governamentais insistam, sem corar, nos malefcios do agronegcio, como o atual presidente do INCRA (Folha de So Paulo, 25 de novembro de 2004) ou, ainda, que autores menores e assumidamente ideolgicos assim argumentem e at consigam publicar suas idias (Teixeira, 2008), debito indigncia de nossos debates. Mas, quando pesquisadores de universidades pblicas repetem o mesmo erro (entre diversos outros autores, Oliveira, 2004), encontramos aqui um desenvolvimento que desnuda a fragilidade de nossa vida acadmica. O segundo exemplo desta persistente ideologizao, embora pattico,

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

12 um falso entendimento, sugere-se aqui a inadequao de conceitos, mas isto no implicando em desconhecimento sobre as condies de trabalho no mundo rural, inclusive por ocorrer ainda no Brasil situaes de trabalho que em tudo se aproximam de um estatuto de escravido (Moraes Silva, 2005). No se ignora, da mesma forma, a fora poltica da chamada bancada ruralista, agrupamento de parlamentares que sistematicamente bloqueia as iniciativas de aperfeioamento e humanizao das relaes de trabalho no campo.15 Aquele ciclo econmico e a monetarizao da vida social identificada a partir desta quadra histrica tem sido, contudo, insuficientemente dimensionada na literatura brasileira. Martins, por exemplo, situa a importncia dos processos econmicos no perodo recente em plano secundrio, aqui indicando uma lacuna em sua produo acadmica.16 Argumentarei que esta secundarizao da esfera produtiva e econmica na perspectiva analtica do autor uspiano no representa uma surpresa, em face de seu mtodo e, igualmente, tambm sua escolha terica em relao obra de Marx, na melhor tradio de um marxismo que corriqueiramente tem sido chamado de humanista. Martins aqui se alinha, sobretudo, na trilha de outro autor que se notabilizou por privilegiar os processos microsociais associados expanso capitalista e sociabilidade do cotidiano. Ao estudar as mudanas sociais por este ngulo, se tornou, sem dvida, no maior especialista brasileiro na obra de Henri Lefebvre, o marxista francs que estudou a vida cotidiana e a sociabilidade do
parece no incomodar ningum, pois nenhuma problematizao tem sido tornada pblica. Refiro-me deciso do MST de unir-se a uma recm-criada holding de organizaes de pequenos produtores rurais, a Via Campesina e, assim procedendo, aceita submeter-se utilizao de um termo (campons) cujo uso em reas rurais praticamente inexistente na linguagem cotidiana, aceitando comprometer seu capital poltico acumulado em anos passados e encerrado na expresso sem-terra. Ainda mais estranhamente, mantendo o espanholismo da palavra, no se preocupando sequer em expandir no Brasil a expresso Via Camponesa. O uso decorrente da expresso e a captura pelo MST de outras pequenas organizaes (como o MAB e o antigo MMTR) trouxe conseqncias similares, exemplificado pela mudana de nome do antigo Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) para Movimento de Mulheres Camponesas, o que apenas refora as evidncias do inacreditvel baixo nvel de conhecimento e despolitizao dos dirigentes de tais organizaes (fatos que no so criticamente analisados por pesquisadores, ou porque temem retaliaes ou, ento, porque compartilham de desconhecimento similar). Como, por exemplo, a rejeio da proposta de decreto legislativo 2351 (2006), que propunha aprovar o texto da Conveno 184 da OIT, estabelecendo a sistemtica fiscalizao dos locais de trabalho agrcola. Como ressalta Martins, Minha linha de trabalho tem sido e ser antieconomicista (...) Se concedermos a

15

16

precedncia economia numa discusso assim, temos de aceitar a lgica da economia qual imputamos a responsabilidade da chamada excluso. E cairemos numa intil discusso sobre economia alternativa, como se ela existisse (...) Minha orientao antieconomicista tem, portanto, outro rumo. Ela se baseia numa perspectiva sociolgico-poltica (e no econmico-social) (...) poltica no sentido de uma reflexo sociolgica sobre a relao poltica entre a sociedade e o Estado. Porque esse o mbito da interveno eficaz da sociedade civil, do povo (...) Em outras palavras, no costumo trabalhar privilegiando a perspectiva do poder, do sistema econmico e sua forca poltica (2003d, p. 12-13, nfase de Martins). Esta proposio ilumina a perspectiva
adotada pelo autor, recuperando o que chama de a dialtica de Marx, enfatizando a importncia do chamado Marx jovem. Contudo, julgo que dimenses econmicas no so devidamente exploradas pelo autor, inclusive os processos de monetarizao da vida social. Creio ser impossvel (como se argumentar adiante) entender os processos sociais rurais sem recorrer a uma compreenso da modernizao econmica e produtiva da dcada de 1970, a meu ver de centralidade decisiva para conformar os desenvolvimentos posteriores. A segunda grande lacuna que julgo existir na obra de Martins diz respeito a pesquisas empricas que fossem realizadas no Sul do Brasil, regio que surge apenas marginalmente na obra do notvel professor uspiano.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

13 homem simples, assim se opondo ao marxismo economicista e estruturalista do Partido Comunista Francs (Martins, 1996). A quarta seo alerta brevemente para alguns debates internacionais que parecem entrar no Brasil apenas marginalmente, quando no erraticamente, mas so rapidamente abafados pelo dogmatismo existente. Apresentam-se nesta parte alguns exemplos, meramente para advertir sobre esta insuficincia. Talvez a postura acrtica seja evidenciada, sobretudo, na recepo da expresso agricultura familiar e as caractersticas de sua rpida aceitao na literatura. Argumentar-se- que, embora consolidada na literatura internacional (a expresso family-based agriculture j era corriqueira nos anos setenta), esta noo acaba despolitizando nossa compreenso analtica sobre o desenvolvimento agrrio. Uma analogia introduzida nesta seo, comparando-a com outra expresso supostamente conceitual que , igualmente, despolitizadora excluso social. Martins (2003d, 2002), novamente, autor pioneiro neste debate e seus argumentos sero instrumentais para problematizar o peso do dogmatismo, quando confrontadas tais inovaes conceituais. A quinta seo do artigo, finalmente, discute aspectos relacionados aos impasses antepostos implementao da reforma agrria no Brasil e, em funo desta poltica e seus desafios atuais, sucintos comentrios so introduzidos sobre o MST e suas caractersticas e ao recentes.17 Sobre o primeiro tema, se ressaltar que a nossa histria apenas observou esforos de redistribuio de terras em perodo muito recente, especificamente a partir do segundo semestre de 1996, quando as circunstncias j sinalizavam o claro esgotamento da necessidade histrica de sua implementao (Navarro, 2001; 2009). Desta forma, no obstante a acelerao verificada no processo de arrecadao de terras para fins de reforma agrria no ltimo decnio, trata-se de poltica claramente encurralada em sua justificao poltica e social. Talvez em funo de sua visvel desnecessidade, pelo menos como poltica nacional, estamos observando o ocaso de um tema que ocupou, muitas vezes centralmente, a agenda poltica brasileira.18 A permanncia de uma histria lenta,
17

18

No desconheo a existncia de outras organizaes atuantes neste campo, especialmente a Contag, atravs de algumas federaes mais ativas em alguns Estados (Favareto, 2006). Parece claro, contudo, que o MST posicionou-se, em anos recentes, como a principal organizao defensora da reforma agrria no Brasil. Alm disto, em face de suas alianas, a nica organizao capaz de manter uma estrutura sustentada especialmente com fundos pblicos, graas ao desenvolvimento de um ciclo virtuoso formado a partir de meados dos anos noventa, o que j discuti em outro artigo (Navarro, 2002). Se analisados com frieza cientfica, praticamente no existem mais argumentos para justificar a implementao de um programa nacional de reforma agrria, mantendo as estruturas operacionais do Estado e sua logstica atuais. Vencido o argumento de sua necessidade para ampliar o mercado interno, como era corriqueiro nos anos sessenta, posteriormente foram sendo vencidos os outros focos apresentados como justificativa para a sua implementao, o que fez Graziano da Silva, j na metade dos anos oitenta, sugerir a sua desnecessidade, embora em termos bastante oblquos, durante o primeiro (e nico) congresso da Associao Brasileira de Reforma Agrria (Silva, 1987). Em anos mais recentes, a defesa de tal poltica, cada vez mais, apia-se em argumentos que so essencialmente retricos. Quando a reforma agrria vai saindo de cena, pesquisadores experimentados escrevem que (...) o tema da reforma agrria tem sido cada vez mais articulado, no debate

poltico, ao das opes em torno de formas de desenvolvimento, tornando-o uma questo relevante no apenas para o vasto contingente dos que demandam terra, mas tambm para o conjunto da sociedade. So esses os componentes que tornam a reforma agrria uma bandeira de luta que ultrapassa fronteiras nacionais e permite a construo de uma linguagem comum entre povos profundamente diferentes em suas histrias e culturas (Medeiros, 2003, p.94). Uma pesquisadora que admiro por sua contribuio relevante para este

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

14 contudo, sempre acomodando os interesses conservadores e permitindo o adiamento de nossas urgncias sociais, foi sangrando mortalmente a demanda por aes em reforma agrria, imobilizando-a, tanto poltica quanto socialmente, em face das mudanas verificadas no pas, sobretudo a partir da expanso econmica da dcada de 1970. A rapidez das transformaes naqueles anos intensificou o processo de urbanizao e, especialmente, foi ampliada notavelmente a capacidade produtiva da agricultura brasileira.19 Assim, gradualmente remanesce a ltima exigncia social que, uma vez ultimada, fincar a p de cal na reforma agrria brasileira, qual seja, a instituio das regras formais do Direito e o funcionamento efetivo da Justia tambm no mundo rural, sepultando definitivamente uma histria agrria de violncia continuada. Ainda que esta mudana, a ltima, ainda no seja realidade da vida social rural em muitas regies, so claros os sinais tendenciais de democratizao em tais ambientes sociais e, desta forma, em tempo discernvel permanecer sem resposta a pergunta que no imaginvamos que algum dia nos surgiria pela frente: o qu, exatamente, ainda justifica a reforma agrria brasileira? Se a resposta for claramente hesitante, como parece ser atualmente, ento estaramos apenas observando o prolongamento de um embuste, do MST e sua agenda fora de lugar s estruturas do Estado que foram formadas para tal finalidade, as quais teriam perdido completamente a sua raison dtre. Estaramos vivenciando, em sntese, uma comdia de erros sustentada com fundos pblicos. Ainda que tal diagnstico possa ser controvertido, o que reconheo, os sinais so mais do que indicativos de tal desenlace e, pelo menos, os pesquisadores deveriam estar debruados sobre essas tendncias, se o peso do dogmatismo e a influncia determinante de uma Sociologia militante ainda no imobilizassem a maioria.20 Diversos desses impasses foram
campo disciplinar, a autora deste excerto, Leonilde Medeiros, certamente explicar melhor o significado de sua frase acima em publicao futura, pois argumenta em direo contrria, tanto ao que nos prope a melhor literatura internacional como, especialmente, os fatos concretos.
19

20

Jos Eli da Veiga, em estudo recente, demonstrou a impropriedade dos dados estatsticos, quando esses circunscrevem a dimenso do que seria o rural no Brasil, que definido atravs de lei que j deveria ter sido revogada. No obstante seus esforos analticos para demonstrar a maior magnitude social do mundo rural brasileiro sob uma nova definio (o que pode estar empiricamente correto), discordo, contudo, de sua crtica aos autores que defendem estar em curso um processo de urbanizao do campo. As mudanas associadas a esses macroprocessos no esto se referindo, de fato, ao lugar de moradia e atividade de trabalho, mas s mudanas na sociabilidade, na cultura dominante e no imaginrio social. Estes, nos ltimos trinta anos, passaram a observar a hegemonia das cidades, assim tambm urbanizando os ambientes rurais. Ver Veiga (2002). No proponho a existncia, sequer como possibilidade terica, da neutralidade cientfica, no obstante a engenhosidade analtica de alguns socilogos, de Weber a Bourdieu. Desta forma, uma Sociologia comprometida (portanto, em alguma medida normativa) pode ser um caminho legtimo na prtica das Cincias Sociais, para alguns at inevitvel. Uma Sociologia que estaria comprometida pela inevitabilidade de vises de mundo que, necessariamente, os membros deste campo disciplinar compartilham. radicalmente diferente, contudo, de uma Sociologia militante, pois esta se orienta, primordialmente, por algum particularismo ideolgico e poltico, o qual antecede e subordina a prtica acadmica, o fazer cientifico e rebaixa, ou at elimina, os cnones fundamentais que organizam a produo do conhecimento. Infelizmente, sua existncia empobrece em larga medida as Cincias Sociais dedicadas interpretao do mundo rural brasileiro, pois introduz viseiras ideolgicas primrias que limitam as chances de anlise criativa e plural. Como enfatiza Martins, A sociologia militante a negao absoluta da sociologia como cincia. Socilogos dessa

orientao geralmente usam sua sociologia para impugnar o conhecimento que contraria as convenincias de seu partido poltico. Ou para dar uma aparncia de legitimidade a um conhecimento que foi produzido sem

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

15 discutidos, em anos mais recentes, por Martins (1998; Martins in Bastos, 2006) e, novamente nesta parte final, suas agudas observaes embasaro parte dos argumentos introduzidos na seo. O peso do dogmatismo (I): as etreas categorias ptreas Como observao geral, mister afirmar que, malgrado as sempre destacadas excees, o uso de Marx para explicar os processos sociais, em ambientes empiricamente definidos como rurais, no Brasil tem sido largamente raso, quase simplrio, indicando conhecimento visivelmente perfunctrio daquele autor e sua obra. Os raros autores que demonstraram conhecimento aprofundado acerca das reflexes do brilhante terico alemo, por seu turno, quase nunca adotaram posturas saudavelmente distanciadas, apontando tambm as insuficincias do corpo interpretativo proposto por Marx. Com poucas excees, tem sido assim no Brasil a recepo ao autor clssico por duas razes. Primeiramente, sendo este o motivo principal, porque Marx foi um autor que teve parte considervel de sua obra no publicada por um tempo considervel longo, e a outra parte que veio a lume ainda no final de Sculo XIX foi rapidamente instrumentalizada pelo movimento socialista, assim erguendo uma verso tornada hegemnica no incio do sculo seguinte. Esta verso foi assentada exclusivamente na metfora da determinao econmica e da inevitvel derrocada da ordem capitalista derivada da (igualmente inevitvel) contradio entre o desenvolvimento das foras produtivas e uma (novamente, inevitvel, insistiu sempre a literatura doutrinria) crescente polarizao de classe. Consequentemente, erigiu-se uma verso pueril centrada no que Gramsci denunciou como um sistema totalitrio de ideologias.21 De fato, apenas na dcada de 1960 que lentamente viria a ser publicada a totalidade de seus textos, como diversos fragmentos no concludos, os rascunhos de suas obras inacabadas, alm de muitas

21

rigor cientifico (in Bastos, 2006, p. 141). O caso da reforma agrria no Brasil e sua suposta necessidade so paradigmticos como ilustrao: seus defensores intransigentes, nas Cincias Sociais, ainda tm os ps e as mentes nos anos cinqenta, e no querem perceber que reforma agrria no mais do que uma poltica governamental e, como tal, reflete a histria do pas. No possvel logicamente manter a defesa de uma poltica como esta quando o Brasil experimentou uma verdadeira revoluo econmica e social a partir dos anos setenta, a qual foi corroendo, inexoravelmente, os argumentos que ento usvamos para defender a implementao da reforma agrria. Se o Brasil deixou de ser rural e agrrio, passando a urbano e industrial, reduzindo imensamente a demanda social pelo acesso terra, no preciso sequer ser socilogo para perceber a desnecessidade de tal poltica em nossos dias ou, pelo menos, como a pensvamos anos atrs. Mas o marxismo de cartilha que embota parte das anlises, que se recusa a deixar o passado j remoto, ainda impede que esses colegas abram os olhos e percebam o cul-de-sac vivido por tal poltica na atualidade. Um exemplo paradigmtico desta leitura sobre a reforma agrria ainda inspirada em pgina j virada da histria o Plano Nacional de Reforma Agrria preparado e aprovado no alvorecer do primeiro mandato do Governo Lula, o qual, como se sabe (sem nenhuma surpresa), permaneceu como letra morta desde o seu lanamento, exatamente por desconhecer a profunda transformao dos ambientes rurais brasileiros e propor uma poltica que ainda refletiria um outro rural, j largamente inexistente. Structures and superstructures form a historical bloc() only a totalitarian system of ideologies gives a rational reflection of the contradiction of the structure and represents the existence of the objective conditions for the revolutionizing of praxis (Gramsci, in Forgacs, 2000, p. 193).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

16 de suas cartas ainda desconhecidas.22 No podendo me estender em demasia sobre a biografia intelectual do marxismo, ressalto, por exemplo, a importncia dos Grundrisse, monumental livro que conecta o Marx jovem, apaixonadamente dialtico, ainda motivado por suas categorias mais filosficas, e o Marx economista, que iria surgir to nitidamente no primeiro volume de O Capital, publicado em 1867. Aqueles apontamentos, que antecederam a publicao do primeiro volume de seu livro mais ambicioso, embora publicados na forma de livro apenas em 1939, o foram somente em alemo, permanecendo praticamente no oblvio. Sua leitura, aps ser difundido mais amplamente nos anos setenta, nos apontaria, por exemplo, um autor bem mais nuanado do que aquele que est presente no esquematismo de sua obra mais conhecida. Os Grundrisse demonstraram tambm um autor que no aceitaria, certamente, a estreita leitura estruturalista e determinista que a tradio marxista, posteriormente, imporia como a nica leitura correta ao longo do sculo passado.23 Uma segunda ilustrao de um Marx desconhecido, que ressurgiu apenas na dcada de 1960, embora mais pontual, mas igualmente sintomtica, foi a correspondncia trocada por Marx com os idelogos do movimento populista russo, troca ocorrida, em especial, na dcada de 1870. So cartas de grande relevncia poltica, uma parte delas publicadas em portugus (Fernandes, 1981), pois iluminam um autor muito mais hesitante sobre a sua teoria, pois esta no seria, segundo suas prprias palavras, dotadas da universalidade que a tradio marxista depois transformaria em ato de f.24 Estas so apenas duas breves indicaes, entre tantas, denunciadoras de um tosco desenvolvimento resultante da clara instrumentalizao de um marxismo que,
22

23

Uma brilhante sntese do legado das idias de Marx e os aspectos principais do marxismo ps-Marx pode ser encontrada em Therborn (2007) Os Grundrisse so, provavelmente, a mais importante obra de Marx, livro que , infelizmente, ainda largamente desconhecido, quem sabe por ser uma leitura rida e porque suas quase mil pginas afastem leitores mais acostumados, em nossos dias, com textos mais ligeiros. Neste livro, quando analisa as tendncias de transformao capitalista e seus impactos no mundo rural, encontramos um Marx dividido. De um lado, seus comentrios so quase sempre de desprezo por tal mundo e suas classes e agrupamentos sociais, indicando uma forma de desenvolvimento que, corretamente, talvez pudssemos mesmo copiar de sua anlise sobre o capitalismo industrial e suas conseqncias sociais nas cidades (especialmente a implcita sugesto de que no campo o desenvolvimento capitalista tambm consagraria uma polarizao de classe). Como, por exemplo, quando Marx escreve que Within a single society, such as the English, the mode of

production of capital develops in one branch of industry, while in another, e.g. agriculture, modes of production predominates which more or less antedate capital. Nevertheless, it is (1) its necessary tendency to conquer the mode of production in all respects, to bring them under the rule of capital. Within a given national society this already necessarily arises from the transformation, by this means, of all labour into wage labour
(Marx, 1973, p. 729). No obstante reflexes como esta, Marx, contudo, por outro lado, em nenhum momento se debrua, de fato, sobre o desenvolvimento produtivo e social em ambientes empricos rurais transformados sob o taco da expanso capitalista. Em sua ltima carta (maro de 1881) dirigida a Vera Zasulich, ento uma das principais idelogas dos narodniks, Marx seria explcito sobre seu modelo de interpretao, sugerindo que sua anlise de O Capital, de fato, se aplicaria apenas Europa Ocidental. Enquanto sugere, citando a si prprio, que o sistema

24

capitalista , portanto, baseado na radical separao do produtor dos meios de produo (...) a base deste desenvolvimento a expropriao do produtor agrcola, adverte, no entanto, para a provvel surpresa de Zasulich, que Conseqentemente, a histrica inevitabilidade deste processo expressamente limitada aos pases da Europa Ocidental (Marx, 1975, p. 319, a nfase de Marx).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

17 na prtica, delimitou decisivamente a formao de uma viso hegemnica nos anos posteriores morte de Marx. Instituiu-se assim, aos poucos, uma perspectiva economicista tornada doutrina e vulgarizada espantosamente, especialmente depois da vitria da revoluo russa.25 O segundo aspecto que provavelmente justifica a insuficiente recepo de Marx nos estudos sobre o mundo rural brasileiro, , talvez, ainda mais surpreendente. Nos informa que, de fato, Marx jamais discutiu, com este deliberado propsito, as implicaes e a natureza do desenvolvimento do capitalismo no campo. Era sua inteno, sabemos, mas no chegou nunca a concluir tal projeto.26 Suas observaes, espalhadas erraticamente em diversas partes de sua copiosa obra, so inteiramente insuficientes para construir uma teorizao adequada para interpretar o mundo rural sob a ao de uma nova sociabilidade que ento se delineava mais claramente na Europa Ocidental. O assim chamado modelo terico sobre o desenvolvimento do capitalismo no campo que fincou suas razes no Sculo XX nasceu, de fato, de uma transposio mecnica da lgica do capital que Marx analisou em relao s transformaes produtivas e sociais da expanso do capitalismo industrial na Inglaterra (especialmente em O Capital) e, posteriormente, das contribuies de Lnin e de Kautsky, associados vulgata produzida por partidos comunistas em diversos pases. Desta forma, acabamos aplicando o que parecia ser uma contribuio de Marx para a interpretao do desenvolvimento do capitalismo na agricultura quando, de fato, aquele autor sequer se dedicou diretamente a este estudo.27 Para parte considervel dos pesquisadores brasileiros, segundo as evidncias de nossa literatura, provavelmente este no seria, de fato, um problema terico, pois aquela sugerida transposio das mudanas urbano-industriais, descritos por Marx, para os mbitos rurais (que Marx no analisou), no seria analiticamente problemtica, pois os processos econmicos e sociais seriam necessariamente similares onde a lgica capitalista se torna determinante, assim sugere a argumentao. Em outras palavras, mais sinteticamente, a agricultura, como
25

26

27

E contestada, ao longo do sculo passado, por poucos autores, os quais conseguiram manter viva a possibilidade de uma leitura diferente de Marx, como o fizeram Gramsci ou os autores da Escola de Frankfurt. Mas no foram suficientemente influentes para mudar um foco doutrinrio que se tornou sagrado, sendo imposto pelas cartilhas dos diversos partidos comunistas situados na rbita do PC Sovitico. Em face de tal fato, Kautsky, algo pretensiosamente, afirmou que seu livro principal, publicado em 1899, A questo agrria, seria o quarto volume de O Capital, aquele que Marx no conseguiu concluir. Evidentemente, no se desconsidera a sugesto explcita de repetir para o mundo rural o padro de transformao social e econmico que Marx analisou em O Capital, sugesto esta que surge to forte no famoso captulo XXIV do primeiro volume de seu livro principal, quando Marx analisa a chamada acumulao primitiva, processo associado expropriao camponesa. O que os autores marxistas seguintes ignoraram foi a especificidade desta mudana social determinada pelas particularidades da histria inglesa, e raramente repetida em outras situaes nacionais. Mesmo autores marxistas de considervel reputao, como Ellen Meiksins Wood, insistem nesta premissa. Segundo a autora, the most salutary corrective to the naturalization

of capitalism and to question-begging assumptions about its origins is the recognition that capitalism, with all its very specific drives of accumulation and profit-maximization, was born not in the city but in the countryside, in a very specific place, and very late in human history. It required () a rupture in age-old patterns of human interaction with nature (Wood, 2002, p.95).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

18 atividade produtiva, no apresentaria nenhuma especificidade e, portanto, obedeceria lgica geral. Seria assim, contudo, se esta similaridade fosse real, mas a literatura internacional contempornea, especialmente a partir dos anos oitenta, acabou demonstrando no ser verdade.28 Uma ilustrao deste deplorvel desencontro entre o conhecimento da obra completa de Marx e o desenvolvimento dos esforos analticos realizados no Brasil, quando investigando os processos sociais rurais, refere-se categoria renda da terra, uma das mais obscuras noes propostas por Marx (na minha opinio, um erro crasso deste autor), que o marxismo posterior sacralizou, sem sequer se dar ao trabalho de examinar detidamente a adequao conceitual de tal conceito. Quase sem exceo, marxistas usaram esta noo de forma reverencial, prestando apologticas homenagens ao conceito na abertura de seus trabalhos (ou introduzindo as devidas citaes no arcabouo terico do estudo), sem conseguir, contudo, jamais, evidenciar a materializao da renda da terra em situaes concretas e, igualmente, sem ter a coragem de se perguntar: para qu, realmente, serve esta categoria proposta por Marx?. Este tema que poderia render uma explicao longa e detalhada sobre a evidente incongruncia de uma categoria que supe, para se tornar (hipoteticamente) verificvel, tanto a consolidao de uma forma de propriedade e desenvolvimento (a grande propriedade capitalista) como a igual objetificao de uma premissa, qual seja, o fechamento privado das terras em dado territrio nacional, quando esses requerimentos quase nunca ocorreram, em qualquer parte do planeta. Se o segundo requerimento pode ser verificado em alguns pases, o primeiro se tornou raridade, pois no capitalismo avanado a forma social de produo predominante acabou sendo a agricultura familiar, j que as atividades produtivas agropecurias, incapazes de gerarem o lucro mdio, tornaram-se desinteressantes para os donos do capital. Esses desenvolvimentos histricos, amplamente conhecidos na literatura internacional (Goodman et al, 1990), deveriam propiciar, em decorrncia, uma leitura crtica sobre a proposta de Marx, abandonando-se, definitivamente, tal categoria, tornada intil em face da concretude do desenvolvimento agrrio em diversos pases. Mas, como se abrir a um enfrentamento
28

Aqui reside outro exemplo de uma impressionante indolncia que parece vicejar nas prticas acadmicas das Cincias Sociais dedicadas ao mundo rural. Como se indicar posteriormente, a partir do final da dcada de 1970 e, especialmente durante a dcada seguinte, a literatura internacional (especialmente aquela de lngua inglesa) elaborou uma verdadeira revoluo terica sobre o significado de processos de expanso econmica capitalista e suas repercusses nas atividades produtivas agropecurias, debates, contudo, quase completamente ignorados no Brasil. Realizei modesto esforo de divulgao dessa renovao terica, quando traduzi um artigo referencial, escrito por Susan Mann e Charles Dickinson, originalmente publicado em 1978 (Navarro, 1987), igualmente ignorado pela comunidade de pesquisadores, quando tal artigo, de fato, a base para a reorganizao do pensamento social sobre o desenvolvimento do capitalismo na agricultura. Mais espantoso, contudo, foi a recepo ao notvel livro de Ricardo Abramovay, publicado em 1992, Paradigmas do capitalismo agrrio em questo, no qual o autor foi capaz, exatamente, de sintetizar, com maestria, a discusso inaugurada nos anos oitenta e props aos leitores brasileiros uma chance de quebrar com o dogmatismo paroquial ento dominante. No geral, este livro (outro que demarcador no pensamento social brasileiro), foi novamente ignorado por quase toda a comunidade de pesquisadores, submetidos ao primrio marxismo que a (quase) todos cegava.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

19 analtico livre e critico, sem fronteiras determinadas ex-ante (e, mais grave ainda, por critrios polticos e ideolgicos), se muitos somos, no cientistas sociais, mas praticantes de uma Sociologia militante? Martins, no melhor do meu conhecimento, talvez tenha sido o nico autor que ousou analisar criativamente a categoria renda da terra em uma situao concreta, a expanso da cafeicultura no Oeste paulista, nas primeiras dcadas do sculo passado (Martins, 1979). Embora ainda aceitando a formulao geral proposta por Marx em relao renda terra (Ibid., p.20), este autor prope, contudo, uma inovao interpretativa extremamente original para explicar as novas relaes de trabalho ento em formao nas regies paulistas onde ocorria a expanso da cafeicultura, na forma de renda capitalizada associada s formas de sujeio ento em desenvolvimento. Ou seja, ainda que no problematizando a idia genrica sugerida por Marx em O Capital, quando props aquela noo, Martins procurou explicar uma forma de renda da terra, em sua concretude associada expanso cafeeira naquele perodo, esta sim perfeitamente compreensvel e lgica sob o colonato paulista. , contudo, uma exceo, pois desconheo marxistas brasileiros que, trabalhando com este tema, no repetissem o padro antes citado: inicialmente, loas renda da terra, como uma categoria fundamental; depois, tal noo desaparece ao longo dos estudos desses autores, pois no empiricamente verificvel. Em sntese, o que esta seo argumenta que o uso de Marx (e de perspectivas tericas posteriores associadas ao marxismo) para analisar os processos sociais rurais tem sido, no Brasil (sempre ressalvando as poucas, mas significativas excees), marcado por dois aspectos que tornam aquele uso bizarro, por ser acomodado e, tambm, desinformado. No consegue inspirar-se em Marx criticamente, e nem reconhece tal autor em sua inteireza (inclusive em seus erros). Assim, o resultado bastante fraco, e quase sempre irrelevante para a compreenso do mundo rural brasileiro.29 Em sntese, apenas fingimos, uma larga maioria dos membros de nossa comunidade acadmica, que somos marxistas ou filo-marxistas, provavelmente como mero mecanismo de consolo mental destinado a evidenciar nossa contrariedade poltica em relao s iniqidades sociais de nosso desenvolvimento histrico. Como cientistas sociais, contudo, ainda no parece que tenhamos compreenso ampla sobre a teoria social que Marx props.30
29

Tome-se, por exemplo, o imenso esforo analtico realizado pelo ambicioso projeto sobre os complexos agroindustriais, coordenado por Jos Graziano da Silva, na segunda metade dos anos oitenta. Qual conhecimento teria sido acumulado para nossa compreenso da vida econmica rural, aps aquele exerccio? (Kageyama, 1990). Na dcada seguinte, por exemplo, com o aprofundamento de uma nova proposta conceitual centrada na idia de governana, que entende a economia apenas como parte de uma coordenao entre o Estado e a sociedade embutida naquela noo, a idia de cadeias de valor iria mostrar-se infinitamente mais promissora (Gereffi et al, 2005). dever de justia, contudo, ressaltar que Graziano da Silva coordenou nos anos noventa aquele que certamente foi o mais frutfero exerccio de anlise dos processos sociais rurais, o chamado Projeto Rurbano (Silva, 1999), o qual envolveu um grande nmero de pesquisadores de diferentes instituies e estados. 30 preciso mais rigor conceitual e informao, e menos ideologia. O que pomposamente chamamos de questo agrria, atribuindo a esta expresso uma dimenso mgica, nada mais do que um resduo discursivo de problemtica poltica que inspirou a formulao dos programas agrrios na Alemanha e na Rssia no incio do

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

20 O peso do dogmatismo (II): a histria passada existe... mas seria importante? No final dos anos sessenta, um socilogo holands influenciado por matriz interpretativa que ento se delineava, a convergncia entre noes marxistas e religiosas (depois sedimentadas na Teologia de Libertao), publicou um livro intitulado O potencial revolucionrio do campesinato latinoamericano.31 Huizer (1969) talvez tenha sido o autor que pioneiramente ousou contestar outro campo de dogmas da tradio marxista, aquele que afirmava acerca da incapacidade poltica do campesinato. Este preceito, por certo, nasceu da interpretao de Marx sobre os eventos na Frana durante o turbulento perodo histrico que se abre na Revoluo Francesa e se estende at o marcante ano de 1848. Sua anlise encontra-se, especialmente, em um dos livros mais famosos de sua lavra, O dezoito brumrio de Luis Bonaparte, originalmente publicado em 1852, obra que teve um papel decisivo na formao da tradio poltica do marxismo. tido por marxlogos, por exemplo, como modelar exemplo de anlise de conjuntura (exemplificando o mtodo em Marx), ou o estudo que props algumas categorias-chave, como bonapartismo. Lido mais serenamente e com a perspectiva do tempo, contudo, O dezoito brumrio foi, especialmente, a base conceitual para o desenvolvimento de uma das maiores aberraes abraadas pela tradio marxista dominante, qual seja, a condenao do campesinato como ator poltico, fundada em alguma imanente incapacidade jamais explicada. As famosas consideraes de Marx no final do livro, embora conjunturais e circunscritas pelos acontecimentos naquele pas, foram transformadas
sculo passado (nicos pases onde existia, na poca, um movimento socialista digno do nome). Mais tarde, inspirou igualmente a brutal expropriao camponesa na nascente Unio Sovitica. Naquele tempo histrico, como urgente tema de resoluo poltica e social, os debates sobre a questo agrria se justificavam. Depois desses eventos iniciais, contudo, o que observamos foi to somente a caricaturizao montada pela cacofonia pueril dos partidos comunistas espalhados pelo mundo ou, ainda, a ocorrncia da dolorosa experincia chinesa, que aos poucos, vai sendo desvendada. Preferimos fingir que no percebemos, por exemplo, que a principal obra de Lnin sobre o assunto (O desenvolvimento do capitalismo na Rssia, publicada em 1899), somada de Kautsky (cit.), so, principalmente, programas partidrios, determinados por circunstncias locais (portanto, datadas), em pases que eram ainda, sobretudo, naes rurais. No escapa observao que A questo agrria de Kautsky, retirada a segunda parte do livro que discutia o programa agrrio do partido, foi obra erigida, estranhamente, condio de livro terico sobre o desenvolvimento do capitalismo no campo. A revelao dessas contradies j nos foi oferecida h longo tempo em estudos seminais oferecidos nossa comunidade, mais de duas dcadas atrs (!) por um extraordinrio especialista: consulte-se, a respeito, os definitivos estudos de Keith Tribe (1976, 1978) e seus livros com Athar Hussain (1981, 1981a). Por qu teramos ignorado este desvelamento da sucesso de erros associados ao debate sobre a questo agrria sob o jugo de um marxismo doutrinrio? Por isto, um respeitado analista, que esteve inclusive frente da implantao da reforma agrria em Portugal, mas igualmente um estudioso do tema, Fernando Oliveira Baptista, categrico: A grande

indstria no fez o socialismo, as promessas aos camponeses no foram mantidas e o movimento comunista manteve-se alheio s transformaes da agricultura e do mundo rural (...) O debate tem, hoje, de mudar de referencial. O socialismo no est inevitavelmente inscrito nas foras produtivas; o marxismo continua a ser um instrumento til para ler o mundo, mas no a chave que necessariamente o transforme (Baptista, 1998, p.
31

17). Huizer orgulhava-se de ter encontrado os comandantes da ento guerrilha nicaragense lendo seu livro (comunicao pessoal). irnico, contudo, que leram, mas no entenderam, em face dos desencontros do governo sandinista, aps a queda de Somoza, em relao aos camponeses e sua organizao poltica, uma das causas da perda de popularidade da revoluo naquele pas e, posteriormente, a derrota eleitoral que se seguiu.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

21 pelo esquematismo doutrinrio dos partidos comunistas, no Sculo XX, em leis sociais e, assim, condenaram a priori as chances de ao poltica dos mais pobres do campo. No livro, um irritado Marx, apontando o que julgava ser a irracionalidade do apoio poltico do campesinato francs ascenso poltica de Luis Bonaparte, pontificou sociologicamente sobre os limites, supostamente estruturais, da ao coletiva daquele grupo social. Para Marx, na famosa passagem,
(...) Da mesma forma que milhes de famlias vivem em condies econmicas de existncia que separam o seu modo de vida, os seus interesses e a sua formao cultural das outras classes e fazem-nas entrar em conflito com estas ltimas, elas formam uma classe. [Contudo], da mesma forma que esses pequenos proprietrios camponeses esto meramente conectados em uma base local e a identidade de seus interesses no desenvolve um sentimento de comunidade, vnculos nacionais, ou uma organizao poltica, eles no formam uma classe. So, portanto, incapazes de afirmar os seus interesses de classe em seu prprio nome, seja atravs de um parlamento, seja atravs de uma conveno. No podem se representar; precisam ser representados (Marx, 1977, p.239, nfase do autor, ZN)

Se foi assim e as palavras do autor transformadas em preceitos quasireligiosos, os desenvolvimentos polticos seguintes e a ao de mobilizao e luta social deveriam sempre, na lgica operacional dos partidos comunistas, tentar manter subordinado um grupo social, o campesinato, subjugado aos interesses da classe universal (o proletariado urbano). Esta ilgica proposta poltica propunha aos camponeses, na prtica, que se rendessem politicamente, inclusive porque seriam, de qualquer forma, liquidados sob a lgica econmica (quando no fisicamente, como aconteceu em diversos pases), seja no desenvolvimento do capitalismo (pela disseminao da vulgar idia de que transformaes econmicas no campo eliminariam o campesinato, o que o leninismo propagou amplamente ao longo do Sculo XX, tendncia refutada pela histria), seja no socialismo, onde a estatizao dos meios de produo, certamente, tambm eliminaria a propriedade privada, mesmo que minscula e sob o domnio de camponeses pauperizados. inconcebvel que esta contraditria proposta, um dogma em si mesmo exprimindo um reductio ad absurdum, possa ter sido mantida por tempo to considervel, a sua (falta de) lgica contestada apenas a partir da dcada de 1960, por autores como o citado Huizer, em um perodo que, gradualmente, outros autores igualmente denunciaram esta suposta lei antropolgica de fato, uma chocante contradio que poucos ousaram denunciar (ver, por exemplo, Shanin, 1985).32 No Brasil, Jos de Souza Martins ousou criticar claramente esta viso economicista e condenatria difundida por um marxismo vulgarizado, que manipulou a obra de Marx e manteve tal doutrina por longo tempo. Seu artigo de 1981 (Os camponeses e a poltica no Brasil), por esta razo, permanecer como um clssico
32

O delineamento geral desta crtica, no entanto, j era conhecido nos anos setenta! (ver Duggett, 1975).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

22 de nossa literatura sobre os processos sociais rurais, estudo ainda no superado por nenhuma publicao posterior. Segundo Martins,
(...) O transplante da concepo de campons de outras realidades histricas, em especial da realidade russa do final do Sculo XIX e do comeo do Sculo XX, um procedimento que encontra dificuldades para enquadrar e explicar a situao das lutas sociais no meio rural brasileiro. O destino do campesinato brasileiro se concebe atravs de um critrio externo (como estranha a prpria palavra que o designa) e que no corresponde sua realidade, s contradies em que vive (...) a excluso do campons do pacto poltico um fato que determina o entendimento sobre a sua ao poltica (...) A ausncia de um conceito, de uma categoria que o localize na sociedade e o defina de modo completo e uniforme, constitui com exatido a clara expresso acerca da forma em que se controlou sua participao em tal processo como algum que participa como se no fora essencial (...) esta excluso ideolgica to profunda, to radical, que os acontecimentos polticos mais importantes da histria contempornea do Brasil se relacionam com os camponeses (Martins, 1981b, passim, nfase do autor, ZN)

O texto de Martins repete analogamente o clamor de Gramsci, quando este pensador e ativista marxista saudou a revoluo russa como um evento poltico contra O Capital, ou seja, contra o mecanicista roteiro que ento conduzia os marxistas daquele perodo, imobilizando-os espera do acirramento inevitvel das contradies do capitalismo e assim menosprezando a importncia das lutas sociais.33 Se lido corretamente, o artigo de Martins igualmente reivindicou a necessidade de leituras crticas e pesquisas empricas acerca das formas de protesto social, os conflitos rurais e os movimentos sociais que mobilizaram camponeses como protagonistas na histria passada brasileira. Mas aqui, mais especificamente, Martins, a la Gramsci, poderia ter saudado tais lutas como manifestaes contra O dezoito brumrio e a mistificao simplificadora do marxismo posterior, qual seja, a opo poltica que tentou retirar os pobres do campo da vida poltica. O que sobressai, luz das sintticas ponderaes desta seo, , novamente, a ambigidade de uma bibliografia brasileira cuja inspirao terica em Marx parece desconhecer essas contradies (e se conhece e desconsidera-as, ento estaramos no campo das

33

O comentrio de Gramsci (dezembro de 1917) to surpreendente em sua dimenso revisionista que vale a pena reproduz-lo: The Bolshevik Revolution consists more of ideologies than of events (...) This is the revolution against Karl Marxs Capital. In Russia, Marxs Capital was more the book of the bourgeoisie than

that of the proletariat. It stood as the critical demonstration of how events should follow a predetermined course: how in Russia a bourgeoisie had to develop, and a capitalist era had to open, with the setting-up of a Western-type civilization, before the proletariat could even think in terms of its own revolt, its own class demands, its own revolution. But events have overcome ideologies. Events have exploded the critical schemas determining how the history of Russia would unfold according to the cannons of historical materialism. The Bolsheviks rejected Karl Marx, and their explicit actions and conquests bear witness that the canons of historical materialism are not so rigid as one might have thought and has been believed (Gramsci, in Forgacs,
2000, p.33).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

23 discusses ticas).34 O resultado mais geral desta incorporao terica acabaria sendo at divertido, pois a maior parte dos autores influenciados pela tradio marxista, no Brasil e em outros pases, tem hesitado atabalhoadamente entre dois extremos igualmente problemticos, seja a aceitao passiva da viso reducionista (que minimiza o papel das lutas sociais dos mais pobres do campo) ou, ento, no caso brasileiro e especialmente nos anos mais recentes, tem adotado a glorificao ingnua (pois sequer fundada em pesquisa emprica digna do nome) daquelas lutas sociais, especialmente as empreendidas sob a direo do MST.35

O peso do dogmatismo (III): o fazfaz-de-conta sobre as realidades sociais rurais Uma das mais surpreendentes facetas da literatura brasileira que vem analisando os processos sociais em reas rurais no perodo contemporneo diz respeito sua incapacidade de relacionar as intensas mudanas produtivas
34

Martins aponta mais claramente este desencontro entre o passado terico do marxismo e as ambigidades do presente em um curto artigo recente, onde revela a oposio entre os tericos marxistas e os sem-terra Revela outra faceta que este artigo procura esclarecer, quando sugere que aquela dicotomia aponta que (...) a

revoluo dos sem-terra tambm uma revoluo dos sem-teoria, pois desprovidos de um referencial terico que lhes diga e nos diga em que os tericos do lugar incuo do campesinato no processo histrico se enganaram, inclusive Marx, e em que a prtica dos sem terra os desmente (...) (Martins, 2008b).
35

Um emblemtico exemplo recente foi a manifestao de docente que tem a credencial de integrar a principal universidade brasileira. Helosa Fernandes, professora da USP, ao apresentar um comentrio assinado em evento realizado em Porto Alegre (29 de julho de 2008), afirmou que (...) nos acampamentos e nos

assentamentos do MST, estudam-se as obras do Florestan Fernandes e do Paulo Freire, mas, tambm, do Caio Prado Junior, do Srgio Buarque de Hollanda, do Milton Santos (sic), todos estes e muitos outros intelectuais brasileiros, de renome internacional, que pesquisaram, publicaram, denunciaram (...) um perigo, um escndalo, uma afronta, que como o MST costuma ser apresentado pelos jornais, revistas e televiso. Ainda mais quando este David resolveu enfrentar o verdadeiro Golias, o grande capital transnacional, um adversrio muito mais forte e poderoso que a oligarquia latifundiria!. Este enredo quimrico sequer situa-se como uma boa
comdia, apenas comprovando a incrvel falta de seriedade de alguns de nossos professores mantidos com fundos pblicos, j que esta sociloga foi apenas capturada, com inacreditvel ingenuidade, pelo MST, o qual, por sua vez, usa o nome de Florestan Fernandes, pai da citada personagem, para denominar a sua escola de formao poltica recentemente instituda em So Paulo. Um democrata radical, Florestan Fernandes provavelmente discordaria do uso de seu nome para coonestar atividades que so meramente doutrinrias, no pior sentido do termo, e nem (ainda mais pattico) nenhum dos dirigentes da organizao, sem qualquer dvida, sequer saberia citar algum exemplo, diminuto que fosse, de contribuio analtica do pai da Sociologia brasileira. Formado na estreiteza autoritria da Igreja Catlica, o MST desenvolveu impressionante prtica interna antiintelectual, coibindo qualquer pluralidade de idias e seguindo a mais limitada viso de um marxismo de cartilha, que torna seus militantes completamente ignorantes sobre a vida poltica e social em nosso pas. Ao apoiar a manuteno de uma formao que infantiliza jovens rurais, mas no os educa, Fernandes, a filha, apenas desmoraliza sua biografia. Infelizmente, manifestaes levianas como esta parecem estar grassando em nossa principal Universidade, onde uma esquerda delirante pontifica sobre o mundo a partir de suas platitudes e tantas certezas. Algo folclrico, o filsofo Paulo Arantes, da mesma Universidade, certamente sem jamais ter visitado algum rinco rural, despudoradamente segue o mesmo diapaso: Da

outra particularidade deste Movimento sem igual: o nico a incorporar metodicamente ao seu sistema de referncias os grandes marcos da reflexo que delimitam a tradio crtica brasileira. De Caio Prado Jnior a Celso Furtado, cuja originalidade at hoje faz pensar, s o MST soube reconhecer. (nfase do autor, ZN). E prossegue desassombrado: A educao como formao - na acepo mais substantiva do termo acompanha em profundidade cada uma das etapas dos lemas estratgicos do Movimento: ocupar, produzir, resistir. Ridculo termo generoso para qualificar tamanha ignorncia sobre a realidade do Movimento e,
especialmente, sobre a realidade agrria brasileira. A entrevista pode ser lida no endereo eletrnico: http://www.adufrgs.org.br/conteudo/sec.asp?id=cont_adverso.asp&InCdMateria=1196)

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

24 desencadeadas no perodo expansionista da economia brasileira, a partir de 1968 e durante a dcada seguinte (o chamado milagre brasileiro), com os desenvolvimentos seguintes, especialmente depois que esta expanso foi interrompida com a grande crise da dvida, nos primeiros anos da dcada de 1980. Sem sugerir aqui maior detalhamento, inclusive porque os aspectos epifenomnicos daqueles anos foram bastante estudados e existe bibliografia conhecida a respeito, discuto, contudo, nesta parte, dois ngulos especficos que lanam luzes, assim espero, sobre nossas incertezas analticas. Primeiramente, o fato da modernizao agrcola da dcada de 1970 ter constitudo uma gerao de produtores (incluindo milhares de familiares), inicialmente em algumas regies agrrias do Centro-Sul, os quais passaram a se orientar por uma racionalidade tcnica completamente diferente do passado, desenvolvendo comportamentos sociais impulsionados por uma busca de ganhos que no mais seriam derivados, necessariamente, da dimenso da propriedade, mas agricultores especialmente motivados pela produo de lucro nascida de ganhos de produtividade decorrentes de uma lgica capitalista que se instalou nos anos da modernizao.36 Seriam os agricultores que gradualmente deixaram de organizar a sua atividade a partir de uma racionalidade do passado, quando produziam seus ganhos em funo, exclusivamente, de aumentos da rea por eles cultivada para, gradualmente, organizar a produo a partir de uma intensa busca de produtividade assentada na contnua intensificao tecnolgica, ampliando os resultados econmicos em funo dos ganhos da decorrentes. Esta gerao de agricultores, visando maximizar lucros, foi tambm aquela que (principalmente) garantiu, na dcada perdida dos anos oitenta, a oferta de alimentos e matriasprimas de origem agrcola no Brasil, consolidando-se, cada vez mais, como a face moderna dos produtores rurais. Foram esses agricultores, agora movidos pelos ditames da agricultura moderna, que asseguraram ainda naquela mesma dcada (e, ressalte-se, em meio persistente crise econmica ento reinante), a consolidao de uma estrutura de produo que, pela primeira vez na histria brasileira, tambm passou a garantir uma oferta de alimentos e matrias-primas que se ajustava demanda existente, padro que apenas foi sendo refinado com o passar dos anos, com a agricultura sendo capaz de convergir, sem maiores dificuldades, na direo de uma estrutura de demanda determinada pelos nveis de renda da populao. Particularmente pressionada pela elevao dos preos das terras no CentroSul decorrente das primeiras fases da modernizao, esta gerao de agricultores buscou a ampliao da fronteira agrcola, ocupando o Centro-Oeste, logo transformando esta regio na principal regio de produo de gros no Brasil, a partir do final dos anos oitenta em diante. Em face de tal movimento da produo e considerando as suas caractersticas e resultados, mormente no que diz respeito
36

Sempre ser importante relembrar que o crescimento da produo agrcola brasileira, at os anos setenta, se deu, quase exclusivamente, por aumento da rea plantada. A modernizao empreendida naquela dcada, contudo, ao formar esta gerao de agricultores crescentemente orientada por uma tica propriamente capitalista, modificou os resultados nos anos oitenta. Ao final desta dcada, pouco menos de 20% do aumento da produo j era derivado exclusivamente dos ganhos de produtividade, tendncia que apenas aumentaria nos anos seguintes, assim instalando, definitivamente, uma nova racionalidade motivadora de nmero crescente de agricultores.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

25 participao da agricultura no desempenho do PIB, ao longo dos anos,37 especialmente em decorrncia desta contnua ocupao da fronteira agrcola organizada por agricultores modernizados, surgem diversas perguntas irrespondidas, especialmente quando discutimos processos scio-polticos, como a reforma agrria. Entre tais indagaes, para exemplificar: seria possvel, com tal transformao produtiva, sequer considerar como razovel analiticamente (e politicamente vivel) alguma proposta de mudana radical da produo agrcola e sua forma de propriedade? Ou, em outras palavras, mais cruamente: possvel emprestar algum nvel de seriedade, mnimo que seja, s idias correntes entre tantos crculos, de reforma agrria radical ou, ainda, de mudana profunda na estrutura de produo, afrontando o que a ideologia marxista vulgar chama de agronegcio, como eufemismo para a grande propriedade comercial? Seria possvel reorganizar a agricultura brasileira sem a contribuio dos setores mais modernizados dedicados produo de gros? Aqui tambm encontramos uma sucesso de formulaes que so fantasiosas, por se curvarem to somente ao que o primarismo ideolgico sugere, sem sequer se perguntarem sobre as conseqncias, caso fossem implementadas, do ataque parte economicamente mais significativa da agricultura brasileira, responsvel por impedir, na prtica, que o PIB brasileiro tenha observado taxas ainda mais medocres, nas dcadas de oitenta e noventa (e, nos anos mais recentes, responsvel principal pela formao de freqentes supervits comerciais). O outro aspecto a ser mencionado nesta seo diz respeito mercantilizao da vida social em reas rurais decorrentes da expanso econmica iniciada na dcada de 1970. Aqui me refiro, em especial, ao que chamamos, na literatura, de uma Sociologia do dinheiro,38 qual seja, um esforo de interpretao dos processos sociais associados crescente tessitura social moldada pela monetarizao das relaes sociais e do mundo da vida, em associao com o fenmeno correspondente de multiplicao de mercados, a partir dos quais se constroem as prticas sociais, a cultura, as vises de mundo, enfim, a prpria sociedade. Inclusive instituindo novos padres de moralidade, esta estrutura conformadora das prticas sociais, o que Durkheim, no alvorecer da Sociologia, insistia como sendo o mnimo indispensvel, o estritamente necessrio, o po dirio sem o qual as sociedades no subsistem, assim indicado ser a moralidade uma estrutura a ser decifrada pela Sociologia.39 Em
37

38

39

O exame do desempenho da agricultura durante o perodo citado, particularmente durante a dcada de 1980, quando as taxas de crescimento do PIB brasileiro desabaram (mdia anual de 2,4%), o fenmeno inflacionrio se alastrou e a crise da dvida sufocou diferentes tentativas de administrao macroeconmica, pode ser encontrado em Rezende (2003). A literatura econmica relativa ao perodo demonstra, cabalmente, como irresponsvel a inscrio do ataque ao agronegcio (leia-se, a grande propriedade comercial) na agenda do MST e a rpida adeso por parte de pesquisadores militantes, quando se lembra que, de fato, a agricultura (o que inclui os agricultores familiares, evidentemente) salvou a economia brasileira de desastre ainda maior, durante as duas dcadas de baixo crescimento (os anos oitenta e noventa). Causa perplexidade esta postura, luz do desempenho da agricultura como setor produtivo e seu papel na economia brasileira. Trata-se de campo temtico crescentemente pesquisado (Dodd, 1994; Ingham, 2004; Maurer, 2006). No caso de processos sociais rurais em regies rurais brasileiras, a tese de doutoramento de Marcelo Conterato pioneira neste campo (Conterato, 2008) A discusso sobre moralidade em Durkheim permeia toda a sua obra, mas a citao extrada de A diviso do trabalho (1893). Martins, em diversos de seus trabalhos, acentua a necessidade de estudos empiricamente mais rigorosos, que procurem perceber as dimenses da cultura, da histria e das prticas sociais de baixo e no a

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

26 sociedades, como a brasileira, onde um vibrante processo de democratizao est em curso desde meados da dcada passada, este processo apenas aparentemente econmico, mas, na realidade, tem profundas implicaes scio-culturais. Potencializa a metamorfose de todos os atos humanos do cotidiano em espaos mercantis, que vo lentamente estruturando seus prprios mercados, supe uma estrutura de governana que articula a sociedade e o Estado na busca de uma regulao, idealmente democrtica, desses mercados e das novas hierarquias decorrentes e, tambm, em relao s redes sociais que vo sendo continuamente reformuladas em seus novos entrelaamentos. Favareto, usando talvez melhor Sociologia, resgata o brilhantismo weberiano para examinar tais mudanas sociais pelo ngulo do debate realizado pelo autor clssico sobre a racionalizao da vida social (Favareto, 2006a). O mundo rural brasileiro, por certo, no tem ficado margem dessas profundas mudanas em desenvolvimento na estruturao societria dos anos mais recentes, fazendo com que uma crescente proporo das famlias rurais igualmente se integre a esses circuitos sociais determinados por uma lgica monetria decorrente da expanso capitalista. Desconhecer esses processos, desta forma, em nome de modelos interpretativos supostamente sociolgicos e fundados em uma tradio marxista parece ser mais uma face curiosa, quando no juvenil, de uma Sociologia do mundo rural que, em nosso pas, parece estar desnorteada e tornada cega pelo peso do militantismo. Os discursos, propostas e supostas anlises sobre assentamentos rurais, por exemplo, os quais sugerem, para a perplexidade dos mais atentos, que famlias rurais mais pobres procurariam a reconstituio de uma vida comunitria no mercantil, uma evocao de um passado remoto sob o qual o modo de vida pode prescindir da passagem monetria pelos mercados, no resiste a nenhuma verificao emprica, em nenhuma parte das regies rurais brasileiras.40
partir de categorias externas definidas previamente por mediadores. No que diz respeito, especificamente aos assentados, o autor prope uma discusso especfica em dois livros de grande relevncia, cuja originalidade e densidade analtica se distanciam fortemente da mesmice que tem caracterizado os estudos sobre assentamentos rurais no Brasil. Esses livros so O sujeito oculto (2003) e Travessias, tambm publicado no mesmo ano, este ltimo como organizador de artigos escritos por uma equipe de pesquisadoras. Como seria esperado em ambiente acadmico dominado por uma Sociologia partidarizada, so livros que ainda no receberam a ateno que merecem como marcos explicativos sobre tais temas. Certamente nenhum outro tema mais prximo do banal e irrelevante, em nossa produo acadmica, nos ltimos vinte anos, do que as dissertaes e teses sobre assentamentos rurais. Pouqussimos desses trabalhos escaparam da superficialidade, sendo principalmente descritivos e, quase sempre, espantosamente desinformados sobre o significado do trabalho e a vida rural (para no citar que a grande maioria foi elaborada sob o comando dos interesses polticos do MST). So os trabalhos que citam profusamente falas, muitas delas sem maior significado, de agricultores pobres, aladas condio de sabedoria popular, em procedimento que, de fato, revela o preconceito implcito de pesquisadores urbanos de classe mdia, incapazes de perceber a dimenso humana dos cidados que habitam os ambientes rurais. So tambm os trabalhos que se organizam sobre um princpio, nem sempre afirmado, de serem os assentamentos reas que esto acima da realidade, em relao aos demais agricultores familiares pr-existentes na regio. Sugerem implicitamente, muitos deles, at mesmo que seriam, quem sabe, pessoas diferentes, pois os estudos pretendem demonstrar que nessas novas reas prevaleceria agora um ciclo virtuoso operado por virtuosas pessoas. Desta forma, a realidade agrria e suas vicissitudes no se constituem no contexto da maioria desses estudos, como se os assentados vivessem em outro planeta. Nesta linha, um dos mais frustrantes estudos talvez tenha sido a ambiciosa pesquisa coordenada por Leite et al (2004), sem dvida um dos mais caros estudos j encomendados pelo Governo Federal, cujos resultados ficaram aqum de suas promessas, exatamente por ser investigao exclusivamente centrada nos assentamentos e sua descrio interna. No sendo os autores capazes de situar a

40

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

27 Concomitantemente, propostas do MST que tambm repetem tais delrios tm sido recebidas no meio acadmico, s vezes at com entusiasmo, o que uma prova do desfocamento ideolgico e de abissal desconhecimento das realidades empricas existentes em ambientes agrrios.41 O peso do dogmatismo (IV): o debate terico recente e a indolncia intelectual Nesta breve seo desejo registrar um outro impedimento que o dogmatismo marxista, em associao com as prticas tpicas de uma Sociologia militante, produziu em nossos estudos sobre o mundo rural. Refiro-me ao limitadssimo esforo realizado no sentido de acompanhar a literatura internacional (particularmente aquela de lngua inglesa) e os autores mais representativos e criativos que inovaram fortemente a produo terica do perodo recente. Entre aqueles colegas da comunidade brasileira que tiveram a fortuna de poder acompanhar a literatura internacional, certamente se encontrar concordncia acerca desta verdadeira revoluo terica, sobretudo na Sociologia dos processos sociais rurais publicada em lngua inglesa (e, particularmente, na Gr-Bretanha, nos Estados Unidos e na Holanda). Nas ltimas trs dcadas, paradigmas antes consolidados sobre o desenvolvimento agrrio e os processos sociais, esquerda e direita, foram sendo radicalmente modificados em sua arquitetura terica, igualmente sob o impacto das profundas mudanas na prpria teoria sociolgica. Desta forma, provvel que os estudiosos deste campo disciplinar concordem, por exemplo, que a Sociologia dos processos sociais rurais foi modernamente inaugurada, de fato, pelo artigo de Mann e Dickinson (1978), antes citado. Este foi o artigo que pioneiramente demoliu com uma premissa ento existente, a qual sustentava, em particular, a verso ortodoxa de um marxismo que se manteve durante quase todo o sculo passado. Aqueles autores alertaram, pela primeira vez, para a forma specifica do desenvolvimento capitalista na agricultura, realando a especificidade do peso da natureza, traduzido em um obstculo que
formao de tais reas no mbito da economia poltica das regies e, menos ainda, no contexto do desenvolvimento agrrio brasileiro, o tom geral do trabalho acaba sendo de idealizao, indicando virtudes dos assentamentos onde, de fato, existe apenas a multiplicao de pequenos produtores em meio aos impasses permanentes do mundo agrrio. Mas existem excees, certamente, e para no deixar dvidas, meramente como ilustrao que tambm geogrfica, cito os importantes estudos de Zimmermann (1989), realizado no Rio Grande do Sul; Brenneisen (2004), no Paran; Neves (1997), no Rio de Janeiro, e Holanda (2008), este ltimo um estudo realizado no Cear. A ilustrao paradigmtica da pobreza da maioria das dissertaes, teses e estudos sobre assentamentos rurais se manifesta na nfase religiosa dos autores (novamente obedientes ao leninismo da direo do MST) sobre os supostos coletivos sociais existentes nestas reas reformadas, quase sempre se sugerindo, pelo menos implicitamente, que esses comportamentos seriam a ante-sala do socialismo. Critiquei esta ingenuidade em estudo (no publicado) sobre o primeiro assentamento brasileiro onde o MST tentou implantar manu militari uma cooperativa que pretendia coletivizar as atividades dos assentados, proposta organizacional que, posteriormente, foi imposta em muitas outras situaes, at que seu fracasso obrigasse o recuo de tais tentativas. (Navarro, 1994). Joo Pedro Stdile, contudo, tentou escamotear tal fato, sugerindo ter sido aquela primeira cooperativa um caso nico, em observao de evidente m-f (ver Stdile e Fernandes, 1999, p. 103).

41

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

28 historicamente anteps impedimentos para a realizao do chamado lucro mdio e, desta forma, no apenas fazendo a atividade agrcola propriamente dita um espao hostil realizao do lucro capitalista, mas igualmente consagrando o mundo rural como o lugar social par excellence da agricultura familiar. Esta foi submetida, crescentemente, com a expanso do chamado capitalismo avanado, a um controle econmico de fora, o mecanismo encontrado pelo capital para extrair sobretrabalho da populao rural. Aquele artigo balizador estimulou uma srie de pesquisas e foi seguido por estudos que sustentaram, na primeira dcada de 1980, de fato, quase o nascimento de um outro campo disciplinar, tentativamente intitulado ento de Sociologia da Agricultura, expresso que prosperou naquela dcada, at ser superada, na dcada seguinte, pelo impacto da globalizao e um novo cenrio que ento se abriu nos anos mais recentes. Ainda assim, surpreendente que os igualmente demarcadores trabalhos de Howard Newby (1980, 1983), Buttel e Newby (1980) e Buttel, Larson e Gillespie (1990), entre outros, tenham permanecido praticamente desconhecidos nas Cincias Sociais brasileiras, que permaneceram margem de um riqussimo debate que estimulou uma renovao profunda de nossa compreenso acerca do mundo rural no perodo contemporneo.42 Inevitavelmente, sem esta perspectiva histrica acerca do desenvolvimento da teoria social que (re)interpretou os ambientes agrrios fora do Brasil, provvel que se torne prejudicada ou at distorcida, se (e quando) empreendermos no Brasil uma histria das idias sobre este campo de estudos iniciado no final da dcada de 1970, quando ainda persistia a hegemonia das grandes narrativas. Sem esta leitura do tempo passado e seu encadeamento terico seguinte, como entender a produo terica inglesa atual e alguns de seus autores mais marcantes, como David Goodman, Terry Marsden, ou, ento, a criativa produo cientfica de alguns holandeses, como Norman Long (de fato, um socilogo ingls que se radicou por muitos anos naquele pas) e Jan Douwe van der Ploeg, para citar apenas alguns nomes? Como aferir corretamente as mltiplas contribuies desses tantos autores e verificar a adequao das propostas tericas para o aperfeioamento de nossa capacidade analtica, se optamos por fechar os olhos para o debate internacional e afirmamos, orgulhosamente, a precedncia do paroquialismo acadmico? Por fora dos bloqueios criados em nossos ambientes acadmicos, ser difcil recuperar a histria intelectual e acadmica das Cincias Sociais dedicadas ao mundo rural.43
42

43

Aqueles autores so referenciais e ativaram os esforos de renovao terica, seguidos por um significativo nmero de autores, sobretudo na Europa Ocidental, em alguns casos, como na Gr-Bretanha, sendo at possvel falar em uma escola inglesa. No citarei outros nomes e publicaes, por falta de espao. Uma das razes mais bvias para este lamentvel desenvolvimento, sem qualquer dvida, reside em nossas ligaes acadmicas com as Cincias Sociais de tradio francesa. Infelizmente, parece ser irrefutvel observar que, no mesmo perodo em que em alguns pases antes citados a produo sociolgica sobre o rural tenha sido fortemente estimulada e renovada, na Frana movimento inverso foi verificado. A Sociologia, como teoria geral da sociedade, sofreu, sobretudo na Frana, os impactos desastrosos do ps-modernismo, que quase destruram a prpria possibilidade da existncia da Sociologia. Simultaneamente, os estudos rurais naquele pas entraram em visvel decadncia, arregimentando menos pesquisadores e, nenhum deles, creio, influente, criativo e inovador para alm do paroquialismo acadmico francs (a maior prova emprica desta afirmao sendo a inexistncia de qualquer autor francs, nos anos mais recentes, que tenha exercido influncia ou inspirado

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

29 Este quadro de interdies ideolgicas, no entanto, ainda tornado mais problemtico, em nosso pas, por outros aspectos. Um deles, ainda no campo das Cincias Sociais, diz respeito ao nosso escasso esforo de refletir at mesmo sobre a prpria produo de colegas brasileiros responsveis por contribuio inovadora. Correndo o risco de ser injusto, ao no citar outros pesquisadores nesta parte, mas tentando apenas manter o elo com a produo internacional antes brevemente referida, menciono, por exemplo, os dois livros lanados no incio da dcada de 1990, por Jos Eli da Veiga (1991) e Ricardo Abramovay (1992), deixando no ar a pergunta sobre a real repercusso desses dois livros to decisivos: por qu no desencadearam um novo debate entre ns, repetindo similarmente a ativao terica animada por Howard Newby e outros de seus colegas na Inglaterra? Diferenas institucionais e de vigor acadmico parte, os livros de Veiga e Abramovay sinalizaram, claramente, com um novo mundo terico que estava sendo oferecido aos pesquisadores, rompendo com dogmas e propondo mais criatividade e reflexo. Permitindo-me aqui um comentrio extremamente simplificador, do livro de Veiga retiramos um aprendizado novo, isto , aquele referente ao lugar social da agricultura familiar no desenvolvimento agrrio (assim contrariando a tese da crescente polarizao de classe em ambientes agrrios), enquanto Ricardo Abramovay nos alertou, em seu livro, exatamente para as especificidades no desenvolvimento da agricultura devido ao peso da natureza. Por qu esses livros ficaram relativamente esquecidos, no exercendo o estmulo intelectual que necessariamente deveriam propiciar? No seria, como sustento neste artigo, exatamente em funo da interdio criada pela presena de uma Sociologia militante e o peso, irrefletido e passivamente seguido por tantos, de uma perspectiva derivada de viso primria do marxismo? Se assim no for, quais seriam ento as razes para este insuficiente desenvolvimento de nossos estudos? Mas no terminamos no campo estritamente acadmico. Pois existe no Brasil, particularmente aps a democratizao ps-Constituinte, o desenvolvimento de outra tendncia extremamente preocupante e que deveria ser objeto de debate urgente na comunidade de agraristas brasileiros. Refiro-me no apenas crescente cooptao de pesquisadores por parte do Estado, atravs de consultorias nitidamente de cartas marcadas, o que acaba antecipando, quase sempre, os resultados de pesquisa em consonncia com a linguagem poltica dominante (quando no com a linguagem partidria), fenmeno que tem se tornado corriqueiro em anos mais recentes, especialmente na presente dcada. Sobre este foco, deixarei de citar exemplos, por razes bvias, assim tentando evitar o acirramento de polmicas que no desejo alimentar neste artigo. Mas outro ngulo precisa ser citado mais explicitamente, qual seja, a surpreendente institucionalizao, na forma de polticas governamentais, portanto implicando em programas, recursos humanos e fundos pblicos, de temas que so
estudos sobre o mundo rural). Dependentes de tais laos intelectuais (para no citar uma postura de reverncia acrtica e infantil), temos sido igualmente prejudicados por esta relao, que impede que novos pesquisadores sintam-se atrados por outros ambientes acadmicos internacionais, concretizando um ambiente de necessria
pluralidade terica.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

30 ainda extremamente controvertidos, quando no so claramente meras fantasias de alguns que, comandando poder poltico, conseguem, sem encontrar resistncias maiores, transformar ideologia em poltica pblica. Neste caso, bastaria citar alguns exemplos. Um deles, a agroecologia, que apresentada inclusive em endereos eletrnicos do Estado brasileiro como uma cincia e, alm disto, recebe o selo da institucionalizao sem que tal tema tenha sequer sido debatido mais amplamente.44 Agroecologia, como qualquer estudioso melhor informado sabe, percorrendo a literatura internacional, no representa mais do que um nome fantasia para englobar as diversas experincias, esforos, iniciativas e situaes em que agricultores desenvolveram sistemas agrcolas onde prevalece manejo aperfeioado dos recursos naturais, sendo tambm menos dependentes de insumos agroindustriais. Seus praticantes modificam as prticas agrcolas movidos por intenes as mais variadas, na maior parte das vezes meramente em funo do objetivo de reduzir custos de produo. No implica, necessariamente, sequer uma conscincia ambiental, embora esta possa, certamente, se desenvolver. Ou seja, sob tal rtulo poderiam ser agregadas situaes empricas de infinitas combinaes, sem que nunca tenham uma problemtica terica que possa sustentar tais experimentos sociais como o produto de uma atividade cientfica. Sendo assim, como o Estado brasileiro institucionaliza algo que representa, muito mais, uma salada social do que outra coisa? E por qu a nossa comunidade de cientistas sociais no capaz de problematizar tais desenvolvimentos?45 Ainda mais pattico, pois nos faz inclusive objeto de ridicularia internacional, tm sido os bizarros fatos associados ao debate sobre os chamados organismos geneticamente modificados (ou transgnicos) no Brasil. Neste caso, no apenas porque diversas conquistas tecnolgicas antes desenvolvidas sob tais processos cientificos j fazem parte do cotidiano dos habitantes do planeta, sem receber contestao social, mas porque o debate assumiu no pas aspectos inacreditveis. De um lado, somos refns de ONGs internacionais, s quais nos submetemos
44

importante separar uma idia agroecolgica, ou seja,, um guarda-chuva que abriga diferentes esforos

cientficos que procuram aperfeioar os sistemas agrcolas sob uma perspectiva ecolgica, de uma doutrina
agroecolgica, uma perspectiva ideolgica que sugere que aqueles esforos organizados pelos agricultores supostamente so tambm anti-capitalistas ou progressistas. Para uma sntese dos fundamentos da primeira orientao, a nica propriamente cientfica, consulte-se o breve, mas lcido e elucidativo texto de Pedroso (2003). No endereo eletrnico indicado na bibliografia, a autora, embora profissional atuante em campo partidrio minado pela ao de agentes sociais que representam a agroecologia doutrinria e os ambientalistas fundamentalistas de diversos matizes, oferece diversos outros textos, especialmente sobre a problemtica dos transgnicos, os quais, surpreendentemente para o senso comum externo ao partido, so sensatos e fundados em boa e slida cincia. Ou seja, h razes para esperar melhores dias em nossos debates. Mais uma pergunta surge imediatamente: por qu no estudamos as ONGs e sua ao? No caso da agroecologia, por exemplo, no conheo pesquisa que tenha analisado criticamente a introduo deste tema no Brasil, inicialmente pelas mos de um entomologista, Miguel Altieri, chileno radicado nos Estados Unidos, onde professor na Universidade da Califrnia. Altieri autor de livros sobre as possibilidades de disseminao da agricultura ecolgica, a partir de sua experincia em sistemas agrcolas andinos (Altieri, 1996) e foi amplamente difundido no Brasil pela rede de ONGs ligada AS-PTA. Contudo, no conheo estudos que tenham discutido realmente a sua proposta, no de cincia, mas sobre a operacionalidade agronmica do que prope, em sistemas agrcolas e ecossistemas, como aqueles existentes no Brasil. Estes so completamente diferentes dos andinos, que foram estruturados muitos sculos atrs e, principalmente, so ocupados por populaes indgenas de marcada identidade cultural, o que inexiste no contexto brasileiro.

45

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

31 passivamente, sem examinar mais criticamente o que professam e propem.46 De outro lado, porque adotando posturas fundamentalistas, quando se observa a recusa sequer ao debate, tm sido desenvolvidas tendncias obscurantistas que so profundamente anticientficas, inclusive com repercusses nocivas em relao ao encaminhamento de programas de pesquisa realizados por empresas pblicas (como a Embrapa) que poderiam representar avanos significativos para a produo agrcola dos agricultores mais pobres em nosso pas, como foi o caso, apenas como ilustrao, de pesquisas com mamo resistentes a determinados tipos de vrus, que ficaram paralisadas em funo de presses realizadas por ONGs neste campo. Causa algum espanto que cientistas sociais, confrontados com tais realidades, prefiram o silncio e a omisso, de um lado, ou ento se assumem claramente como luditas ps-modernos e conformam-se cartilha da cegueira tpica de algumas ONGs e de um pequeno, mas ativo, grupo de profissionais da rea, muitos deles, infelizmente, alados a posies de poder na administrao governamental, posies sobre as quais reinam manipulando fundos pblicos sob uma retrica pretensamente progressista.47 Finalmente, talvez seja ainda relevante mencionar, mesmo que brevemente, a facilidade de aceitar no apenas modismos, mas tambm novas noes que, embora relevantes conceitualmente, no aprofundamos nossas reflexes sobre seu significado mais abrangente e, rapidamente, se forma uma vaga que ir repetir passivamente o que o discurso dominante requer. A expresso agricultura familiar, por exemplo, embora assentada sob uma densa e riqussima literatura internacional, no foi disseminada no Brasil sob tal foco terico (pois no houve ainda um dilogo sociolgico com aquela literatura, salvo rarssimas excees), mas representou, to somente, uma necessidade prtica conjuntural vivida no incio da dcada de 1990 e, posteriormente, decorreu do oportunismo instrumental das organizaes de pequenos produtores, que foraram o Governo Federal a lanar medidas especficas para o assim definido setor social da agricultura.

46

47

A assim intitulada Campanha por um Brasil livre de transgnicos, por exemplo, amplamente financiada pela ONG inglesa Action Aid, uma das mais radicalizadas existentes naquele pas. Sustentada por contribuies de uma classe mdia que desconhece completamente os pases onde os recursos so aplicados, no existem aqui diversos ngulos que demandam investigao cientfica mais aprofundada? Por exemplo, na prpria Gr-Bretanha, aps um perodo inicial de hesitao sobre a utilizao de transgnicos naquele pas, sob a presso de ONGs e alguns grupos de ativistas sociais, o governo ingls, em medida recente, liberou o uso desta tecnologia (The Guardian, Londres, 17 de agosto de 2008). Portanto, qual a justificativa que sustentaria uma ONG de um pas onde a pesquisa com transgnicos livre, apoiar financeiramente uma campanha no Brasil, forando a interrupo de pesquisas neste campo cientifico? No so razes meramente ticas que aqui afloram, mas tambm argumentos de subordinao poltica e conduo pr-determinada de uma agenda externa imposta em funo dos investimentos realizados. Se existem pesquisas sociolgicas, por exemplo, analisando prticas de mdicos financiados pela indstria farmacutica, qual a diferena neste caso, quando temos ativistas profissionais financiados no Brasil por uma ONG internacional? No mereceriam, igualmente, a ateno da pesquisa sociolgica? Que adjetivo usar ento para esta surrealista situao de encontrar uma organizao, o MST, que tambm passa a combater OGMs, enquanto os assentados, em todos os assentamentos dedicados produo de soja, por exemplo, utilizam sementes geneticamente modificadas? Esta absurda contradio no seria suficiente para gerar mais debate crtico entre os cientistas sociais dedicados a tais temas? Por qu se mantm o silncio ou, ainda mais grave, o aplauso, neste caso, manifestao de profundo desconhecimento?

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

32 Neste sentido, no podendo discutir mais detalhadamente as origens, no Brasil, desta expresso, ressalto apenas uma conseqncia analtica que tem passado ao largo de nossos debates.48 Refiro-me ao fato de ser esta uma expresso que produz uma clara despolitizao dos debates sobre o desenvolvimento agrrio brasileiro. A analogia que inspira esta observao se origina dos diversos textos de Martins (2002, 2003d, 2004) sobre outra expresso recente que se tornou quase mgica no Brasil (e internacionalmente), excluso social. Conforme argumenta aquele autor,
(...) a categoria excluso resultado de uma metamorfose nos conceitos que procuravam explicar a ordenao social que resultou do desenvolvimento capitalista (...) Excludo apenas um rtulo abstrato, que no corresponde a nenhum sujeito de destino: no h possibilidade histrica nem destino histrico nas pessoas e nos grupos sociais submetidos a essa rotulao. Excludo e excluso so construes, projees de um modo de ver prprio de quem se sente e se julga participante dos benefcios da sociedade em que vive e que, por isso, julga que os diferentes no esto tendo acesso aos meios e recursos a que ele tem acesso. O discurso sobre a excluso o discurso dos integrados (...) O excludo duplamente capturado, tambm, porque de seu imaginrio includente e cmplice decorrem formas de protesto social, quando h, que se pautam pela demanda de realizao dos valores e possibilidades reprodutivos da sociedade que marginaliza (...) A categoria excluso expressa, ao mesmo tempo, uma verdade e um equivoco. Revela o suprfluo e oculta o essencial (Martins, 2002, passim, nfase do autor, Martins)

O que esta reflexo sugere, por analogia, so duas facetas associadas expresso agricultura familiar e sua institucionalizao no Brasil, a partir de 1996, quando o Pronaf foi formalizado e uma lei estabeleceu critrios para definir este agrupamento social. Primeiramente, ao tornar-se a palavra-chave das organizaes de pequenos produtores no Brasil, o foco de reivindicaes mudou de lugar poltico, deixando de relacionar-se com as outras classes sociais do mundo rural (especialmente os grandes proprietrios) e no mais problematizando os padres de produo e distribuio da riqueza social, mas passando a ter um nico norte: o Estado. Ou seja, para a disputa poltica existente no meio rural e, especialmente, para os interesses mais conservadores, tal expresso representa uma alternativa poltica cmoda, pois retira o campo dos conflitos das classes reais e concretas, e a
48

A expresso agricultura familiar surgiu no Brasil no incio dos anos noventa em funo dos episdios relacionados formao do Mercosul, quando organizaes como a Contag foram inicialmente marginalizadas nas discusses entre os pases participantes. Tal fato gerou estudos sobre situaes similares, como o lugar dos agricultores familiares na estruturao do mercado comum europeu. Esses esforos convergiram para uma literatura de pesquisadores brasileiros que tinham ento estudado o desenvolvimento agrrio sob ngulos distintos. Os livros de Veiga (1991) e Abramovay (1992), antes citados, serviram, assim, como sustentculo acadmico e cientfico para igualmente reforarem a idia de um agrupamento social na agricultura que demandava ento polticas especficas. Contudo, apenas a abertura propiciada durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso e, especialmente, a clarividncia do ex-ministro Raul Jungmann, que permitiram a institucionalizao de polticas especficas para os agricultores familiares, inclusive exigindo a sua delimitao emprica. Assim nasceu o Pronaf e tal expresso tornou-se cada vez mais corriqueira no Brasil.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

33 larga massa de pequenos produtores (proprietrios e no proprietrios, pauperizados ou remediados), passa a ter apenas no Estado o objeto de suas demandas sociais e reivindicaes. Por esta razo, agricultura familiar despolitiza o campo brasileiro, o que explica, em alguma medida, o abrandamento de tenses sociais em reas rurais.49 Enquanto o Estado brasileiro for capaz de ampliar os recursos financeiros e a implementao de polticas mais especficas para este amplo setor social da populao rural, dificilmente se desenvolver, entre os familiares, a percepo sobre sua condio social desigual vis--vis os grandes proprietrios de terra. Ou seja, e novamente em analogia com a expresso excluso social, agricultura familiar produz, de fato, a alienao da maioria em relao lgica excludente da sociedade capitalista. Impossvel melhor arranjo para os grandes proprietrios de terra, potencializando uma pax agraria sem precedentes em nossa histria social. A segunda faceta a ser salientada neste breve comentrio diz respeito a um ngulo ainda mais curioso, e que a comunidade de pesquisadores se recusa a discutir mais criticamente. Qual seja, se agricultura familiar representa a crescente capacidade de um vasto contingente populacional rural demandar, com crescente desenvoltura poltica, recursos do Estado, sua finalidade ltima , de fato, integrar-se a uma lgica propriamente capitalista, internalizando ainda mais uma sociabilidade dominante e, desta forma, se alienando ainda mais sob a naturalizao do mundo da mercadoria. assim curiosssima a associao frequentemente difundida entre os estudiosos deste campo disciplinar sobre os avanos polticos representados tanto pela expanso da agricultura familiar tradicional, como tambm os novos agricultores familiares, qual seja, os assentados nascidos a partir da expanso do programa nacional de reforma agrria. Em ambos os casos, so novos agentes sociais que se integram a uma sociabilidade capitalista. Portanto, como poderiam representar grupos politicamente alinhados em um campo de contestao anticapitalista? Sob os azares errticos de tais contradies, imersos em pntano dogmtico, nossos estudos ainda no ousaram enfrentar tais questes.

Tristes tempos recentes: a persistente comdia de erros, o MST e o ocaso da reforma agrria no Brasil As seqelas da existncia, em dimenso inusual, de uma Sociologia militante que aceita seu confinamento sob os preceitos de um marxismo de cartilha, como se
49

() aceitar a centralidade do "conceito" de excluso social seria o mesmo que recusar toda a tradio do pensamento sociolgico. A concepo de "excluso" antidialtica. Ela nega o princpio da contradio, nega a histria e nega a historicidade das aes humanas. um "conceito" ideologicamente til classe mdia e a seu af conformista de mudar para manter. A minha crtica da concepo de excluso e da ideologia que dela decorre para proclamar que nelas se oculta o verdadeiro problema a ser debatido e a ser resolvido: as formas perversas de incluso social que decorrem de um modelo de reproduo ampliada do capital, que, no limite, produz escravido, desen- raizamentos, pobreza e tambm iluses de insero social (Martins, 2002a). Para
uma viso mais geral sobre a expresso e seus desdobramentos conceituais na literatura internacional, consulte-se o artigo de De Haan (2001).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

34 indicou, tem sido elemento rebaixador expressivo na produo de conhecimento relevante sobre os processos sociais rurais no Brasil. provvel que na discusso sobre a reforma agrria e os atores polticos mais diretamente interessados em sua implementao, o MST frente, este enviesado e empobrecedor desenvolvimento surja mais fortemente do que em qualquer outro tema tpico deste campo do conhecimento. No podendo me estender em demasia e propor uma discusso exaustiva, por razes de espao, mas, igualmente, porque tambm j submeti ao escrutnio pblico o aprendizado que acumulei sobre aqueles temas (Navarro, 2008; 2002; 2001), ofereo abaixo um sinttico conjunto de proposies sobre aquela poltica e sobre o principal agente social a ela relacionada. So cinco curtas declaraes para cada tema, que explico sucintamente, mesmo correndo o risco de um exagero simplificador. O intuito , meramente, sugerir alguns ngulos que demonstrem a escassa preocupao que temos mantido, em boa parte de nossas anlises, de permanecer em territrio de crtica e reflexo permanentes, escapando do crculo de debates menor, militante e ideolgico, sob o qual muitos tm sido aprisionados. Sobre a reforma agrria no Brasil, proponho o que segue abaixo: (i) inicialmente, uma observao mais geral necessria: repetindo a (acaciana) observao, antes referida, de ser a reforma agrria uma mera poltica governamental e, desta forma, uma ao do Estado que marcada pelas diferentes conjunturas do desenvolvimento social vivido por determinado pas, torna-se bvio que reformas agrrias no so polticas imutveis ou supra-histricas, imunes passagem do tempo, ou no afetadas pelas transformaes econmicas e sociais. Desta forma, importante o alerta de Bernstein (2002) sobre a poca histrica das reformas agrrias de cunho redistributivo, embora o texto deste autor referencial oferea meramente uma leitura abrangente da conjuntura do ps-guerra e as necessidades sociais e polticas que, naquele tempo, surgiram como as mais prementes.50 Reformas agrrias sob o peso (usualmente autoritrio) do Estado, frequentemente na esteira de golpes de Estado ou processos revolucionrios, so assim processos tpicos dos anos 50 e 60, quando floresceram tais iniciativas governamentais, apropriadas a contextos de pases agrcolas e com imensa proporo de famlias rurais pobres. Este quadro teria permanecido at a atualidade? No obstante romnticas leituras de alguns autores (ver, em especial, Moyo e Yeros, 2005; Borras Junior, 2007),51 que ainda julgam a reforma agrria uma medida
50

51

Henry Bernstein outro autor que praticamente desconhecemos em nossos debates. Responsvel por obra de reconhecida relevncia, Bernstein (com Terence Byres) foi o fundador, em 1973, do Journal of Peasant Studies e, desde 2003, tem editado o Journal of Agrarian Change, as duas principais revistas acadmicas sobre estudos agrrios no mundo (mas raramente citadas em nosso meio acadmico). Leite e Avila (2007) opem-se, em artigo recente, aos argumentos que problematizam a necessidade da reforma agrria em nossos dias. Esgrimindo dados sobre pobreza rural e os supostos impactos daquela ao governamental e seus efeitos redistributivos, sugerem um esforo para redimensionar o significado desta poltica pblica, embora no expliquem exatamente o que ela representaria, em um mundo crescentemente urbanizado e dominado por um imaginrio social e cultural urbanos. Os autores, desta forma, novamente aqui, parecem desconhecer as realidades agrrias e as incertezas to marcantes que atualmente caracterizam o trabalho rural e a produo agrcola.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

35 necessria, o fato que os processos de expanso econmicos experimentados nas duas ltimas dcadas, associados s transformaes sociais decorrentes, tornaram esta poltica de muito difcil consecuo pelo Estado (que, em meio a processos de democratizao, no tem mais as armas fortes ou semi-autoritrias de ao do passado), para no citar outros fatores sociais que comprometeram mortalmente a necessidade de tal poltica governamental em nossos dias. Insistindo em sua viabilidade no Brasil, mas sem oferecer flexibilidade interpretativa, parte considervel de nossa literatura sobre o tema ainda mantm seu locus analtico nos anos sessenta, sem conseguir perceber mais amplamente as mudanas sociais e econmicas verificadas no Brasil. Em conseqncia, fruto desta acrtica perspectiva que ignora as mudanas do perodo contemporneo, no se percebe que, seno a morte da reforma agrria, pelo menos vigora a sua clara desnecessidade na maior parte do territrio nacional, essencialmente porque no existe mais demanda para a sua implementao, na maior parte das macro-regies brasileiras; 52 (ii) a demanda social para aes em reforma agrria no Brasil caiu dramaticamente nos ltimos quinze a vinte anos e, de fato, no sustenta mais, socialmente, a permanncia de um programa nacional. Aqui existe uma possvel controvrsia, acerca do significado de demanda social. a demanda potencial ou apenas a demanda que se expressa politicamente, algo como uma demanda real? Novamente, Martins pioneiramente opinou que demanda pela reforma agrria seria aquela expressa pela mobilizao social concretizada em acampamentos e outras manifestaes ativas de presso pela formao de novos assentamentos rurais (Martins, 2003c, originalmente publicado em 2000). Este julgamento foi asperamente criticado pelo historiador Marco Antnio Villas (2001), que preferiu definir demanda pelo seu lado meramente potencial, argumento igualmente defendido por Del Grossi e Gasques (2000).53 Como evidente, a diferena numrica entre as duas posies gigantesca: a demanda real, seguindo a proposio de Martins, no passaria atualmente de algumas dezenas de milhares. A demanda potencial, contudo, poderia sugerir um total de interessados englobando milhes de pessoas, supostamente reivindicando acesso a uma parcela de terra. Creio ser a opinio de Martins a correta, porque esta reivindicao precisa materializar-se, para se tornar de fato uma demanda social, em sua forma poltica, pois somente assim que sua expresso se torna real, exerce presso sobre as
52

53

Por esta razo, venho sustentando que toda a ao governamental nesta rea deveria ser dirigida ao chamado polgono das secas, a nica (e ltima) chance que ainda temos de fazer uma massiva ao de reforma na estrutura de propriedade da terra que consiga modificar os ndices de Gini daquela regio. Se persistir a poltica atual, na realidade significa, apenas, uma ao leviana dos gestores governamentais, que continuam brincando com fundos pblicos, sem nenhuma responsabilizao. Defendi esta ao como voz isolada (Navarro, 2001), embora recentemente Jos Graziano da Silva tenha apoiado esta ao focalizada para a reforma agrria (Silva, 2007). Villas prefere seguir um argumento curioso, insistindo que evidente que a demanda por terra no

representada por somente 60 mil famlias que esto acampadas, pois seria a mesma coisa que dizer que a demanda dos operrios s representada por aqueles que esto em greve (Villas, 2001). Lembra o
reducionismo marxista que prevaleceu especialmente nas primeiras dcadas do Sculo XX, quando quase se indicava ao operariado que cruzasse os braos, pois a revoluo socialista seria inevitvel, em face da contradies inerentes ao sistema capitalista, diretiva imobilista que Gramsci criticou asperamente.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

36 autoridades correspondentes e pelo menos pode forar uma discusso sobre a implementao de polticas e alocao dos fundos pblicos. Alm disto, se os potenciais interessados, em regimes democrticos (portanto, com liberdade de organizao), no aderem ao coletiva proposta, outros atores falaro em seu nome, o que introduz uma imediata controvrsia sobre a legitimidade da representao e das decises ultimadas (o que discuto nesta seo, em relao ao MST). Por razes similares s defendidas por Martins, parece ser clara a queda da demanda social no Brasil por aes de reforma agrria, no apenas afetada pelo intenso processo de urbanizao ocorrido nos ltimos trinta anos, mas tambm pela sua reduzida expresso numrica sob a qual a demanda social tem surgido, em diferentes regies brasileiras, a exceo sendo, nos dias atuais, a grande regio Nordeste, onde o MST e outras organizaes, em alguns estados, conseguiu ativar a mobilizao social em proporo significativa, o estado de Pernambuco sendo talvez o mais expressivo naquela regio; 54 (iii) tecnicamente falando, nunca houve reforma agrria no Brasil, ainda que os nmeros relativos arrecadao de terras e o nmero de famlias assentadas, nos ltimos doze anos, sejam bastante significativos. Entre 1996 e o final do atual mandato presidencial, em 2010, provavelmente tero sido assentadas 1,5 milho de famlias, nmero que indiscutivelmente expressivo, se comparado populao total mais pobre ainda residente em reas rurais. Reforma agrria implica em uma transferncia de direitos de propriedade, ao que irrecorrivelmente imposta pelo Estado, em funo de seu monoplio de poder e, sempre, tambm implica em perda, patrimonial ou financeira, ainda que parcial, experimentada pelos antigos proprietrios. Em processos polticos mais traumticos, esta perda pode ser total. No caso brasileiro, desde o Estatuto da Terra e a ambio de realizar uma reforma agrria quimicamente pura (ou seja, sem conflitos ou perdas para os desapropriados),55 o que observamos tem sido diferente. Concretamente, temos tido uma poltica de formao de assentamentos rurais que implica em uma parcial ao de fora (qual seja, o ato desapropriatrio exercido sobre alguns tipos de imveis, aqueles passveis de sofrerem esta ao), mas os desapropriados recebem pagamento, ainda que com ttulos pblicos, pela terra nua transferida e, sobre as
54

55

Em novembro de 2007 surgiu uma pichao em um muro de viaduto da maior avenida da cidade de Porto Alegre (a Avenida Perimetral), no cruzamento com outra importante avenida, a Carlos Gomes. Dizia: 130 mil famlias sem terra. Quem o fez certamente no sabia da suprema ironia contida na frase e, menos ainda, no sabia ser falsa tal estimativa. Esta suposta demanda social por terra no Rio Grande do Sul exprime, de fato, a manifestao concreta do pensamento mgico sobre o tema. Este nmero, na realidade, apenas a repetio de um clculo realizado em 1975 (!) por Joo Pedro Stdile, ento assessor da CPT gacha, simplesmente somando o total de assalariados rurais (e a mdia suposta de suas famlias) ao total de pequenos produtores, proprietrios e no proprietrios (e os respectivos membros da famlia estimados) que utilizavam reas com at dez hectares de terra. O nmero total vem sendo repetido, desde ento, sem que nenhuma outra atualizao tenha sido realizada, parecendo que a realidade agrria no Estado foi congelada. No obstante o crescimento absoluto da populao, tambm neste estado ocorreu um decrscimo relativo brutal da populao rural (a taxa de urbanizao, que era de 31,1% em 1950, atingiu 81,6% em 2000), transformando aquele nmero em uma simples quimera. Certamente que a demanda por terra no Rio Grande do Sul, atualmente, jamais atingiria sequer um dcimo do total indicado na pichao referida. Segundo a boutade de seu formulador, Jos Gomes da Silva, o notvel animador da reforma agrria no Brasil, fundador da Associao Brasileira de Reforma Agrria (ABRA) e ex-presidente do INCRA.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

37 benfeitorias e melhorias realizadas, os proprietrios so indenizados em dinheiro. Ora, no havendo perda econmica neste ato, pois so ttulos sobre os quais incidem correo monetria e juros anuais, tecnicamente no estamos falando, de fato, de um processo de reforma agrria. Sobretudo no perodo mais recente, quando as TDAs recebidas por proprietrios desapropriados tm tido um curso bastante razovel de converso nos mercados financeiros e o desgio tem sido baixo. Sobre este pano de fundo mais geral, no entanto, em anos ainda mais recentes, na presente dcada, cada vez com maior freqncia, o Estado brasileiro tem reduzido suas aes de desapropriao e tem realizado especialmente compras de imveis para formar os novos assentamentos, pois em face da modernizao produtiva esto escasseando aqueles imveis passiveis de serem arrecadados compulsoriamente para o programa de reforma agrria sob os ditames da Lei. Portanto, menos ainda estamos falando de reforma agrria e, mais, de uma poltica estatal de compra de terras para fins de formao de novos assentamentos rurais. Sob tal leitura geral, os propsitos e a natureza de nossas instituies e normas informadas pela ao governamental destinada reforma agrria, de fato, nunca o foram realmente estruturadas com tal finalidade, e assim observamos uma ao do Estado que, ao fim e ao cabo, se destina meramente a formar novos mercados de terras, ampliando o leque de proprietrios. A maior prova desta ambio talvez seja a instituio originria do ITR, o qual se destinaria, assim se propagava, a ser o instrumento para forar a modernizao das atividades produtivas entre os proprietrios que subtilizavam suas terras.56 Sob este vo panormico, surgem diversas perguntas, mas a principal delas ilumina as demais: se a reforma agrria, tal como definida pelos termos legais no Brasil, de fato, no tem o significado tcnico desta poltica, mas apenas, quando muito, aparentada de uma ao de redistribuio de terras e, alm disto, se destina muito mais a afirmar o capitalismo no campo, estimular a modernizao tecnolgica, consagrar o direito de propriedade, ampliar o nmero de proprietrios privados integrados aos circuitos comerciais, enfim, aprofundar uma sociabilidade capitalista, por qu nossos estudos defendem to ardorosamente esta ao, ao mesmo tempo em que sustentam uma tica que, assim se diz, pretende ser progressista e, supostamente, de esquerda e anticapitalista? No seria porque no entendemos, na realidade, o significado de processos de expanso econmica e suas repercusses no mundo rural, conforme sumariamente adiantado nas primeiras sees deste artigo? (iv) o que se chama atualmente no Brasil de reforma agrria apresenta inmeras contradies e dificuldades de toda ordem. Sobressaem, contudo, dois aspectos que imputam ao processo uma dimenso farsesca. Inicialmente, o fato de a ao governamental ter se concentrado, neste perodo de recente acelerao, em desapropriar ou comprar terras especialmente na regio Norte do pas. Deixando de lado implicaes ambientais (embora sejam estas cada vez mais graves e urgentes), esta preferncia geogrfica, de fato a opo que restou, em face dos altos preos das
56

Uma brilhante anlise da lgica do ITR, assim como o destino de sua implantao no caso brasileiro foi oferecida por Oliveira (1999), onde o autor demonstra a natureza contraditria deste tributo.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

38 terras em outras regies, est transformando a reforma agrria, na prtica, em uma ao regionalizada. Se tem sido assim, por qu no discutimos mais abertamente o que est em andamento, talvez ento optando por um processo regionalizado mais apropriado, pois concentrado, grosso modo, no Nordeste (conforme discuto abaixo)? Por qu os pesquisadores, sob a propaganda do MST (que se enfraqueceria, claro, com um programa que fosse meramente regional) no tem a coragem de discutir mais abertamente tais possibilidades?57 O segundo aspecto que torna o atual programa um engodo vendido como reforma agrria de verdade foi desvendado em extraordinrio estudo recentemente concludo, mas que recebeu quase nenhuma discusso na comunidade de agraristas. Refiro-me pesquisa de Marques (2007), que esmiuou os gastos implicados nos dois principais mecanismos governamentais utilizados para arrecadar terras, o tradicional, pela vida da desapropriao, e o de aquisio de terras, inclusive avaliando as diferenas existentes segundo as diferentes regies. Este estudo, provavelmente sem que fosse esta a inteno do autor, na realidade representa um verdadeiro turning point em nossa compreenso sobre a reforma agrria brasileira. Deixando de lado as inmeras concluses deste demarcante estudo, uma se destaca claramente: a via de compra de terras bem mais barata do que a via desapropriatria tradicional e, desta forma, consolida, talvez definitivamente, que no temos mesmo nada que possa ser chamado, tecnicamente, de reforma agrria em andamento no pas, nos termos da definio tcnica anterior. O estudo demonstra que o Estado brasileiro tem recorrido, cada vez mais, ao mecanismo de compra de terras e, igualmente (como seria esperado), que atravs de tal via de aquisio mais vivel proceder arrecadao de terras nas regies Nordeste e Norte. Esta verificao, novamente, refora a inferncia sobre a adequao da ao regional que poderia garantir resultados bem mais amplos, abandonando-se finalmente a meta de um programa que se pretende nacional, mas cada vez mais regional. Mas h outra evidncia emprica que escapa aos objetivos do estudo de Marques, a qual torna ainda mais decisivo este estudo: se for feita a comparao com outros estudos que investigaram o custo de implantao da assim chamada reforma agrria de mercado (ou reforma agrria negociada), que o terceiro mecanismo disposio de agricultores pauperizados interessados em obter acesso terra no Brasil. De acordo com tais estudos (Sparovek e Maule, 2009), este terceiro mecanismo claramente o mais barato de todos, assim antepondo uma pergunta: utilizando fundos pblicos, manteremos a via tradicional da desapropriao, apenas porque o Estado seu condutor e, quem sabe, em algumas regies, grandes proprietrios de terras sero desapropriados e, portanto, recebero sua punio moral? Mantida esta quixotesca orientao, talvez fosse o caso de se consultar outros setores sociais mais pobres, moradores das regies urbanas, sobre a sua opinio acerca deste excntrico exerccio de uso indevido dos fundos da sociedade. Aquelas evidncias de custo, antes citadas, tambm tornam caricatural os esforos
57

Mas ressalto o artigo de Valente (2008), autora que, corajosamente, ponderou, sob diversos ngulos, sobre a necessidade de abrir a discusso sobre a reforma agrria brasileira.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

39 dos adeptos de uma Sociologia militante que vm preferindo ignorar as evidncias da realidade, em suas crticas ideolgicas a esta terceira via de redistribuio de terras (ver, por exemplo, a coleo de artigos para-cientficos organizados por Mnica Dias Martins, 2004). (v) em recente entrevista, o economista Guilherme Delgado, um dos mais experientes analistas do desenvolvimento agrrio brasileiro, afirmou, sob tpica retrica atual, que (...) precisamos de uma poltica comum que tenha capacidade de

impedir o avano do agronegcio, com a liberdade que tem hoje. Ele no tem obrigaes com sua funo social, obrigaes de posse da terra, de meio ambiente e de respeito s relaes de trabalho.58 Embora seja um defensor de uma ampla
reforma agrria, o autor da frase, contudo, indica uma sada possvel, que entendo ser a nica vivel e, tambm, produtora potencial de resultados sociais promissores. No temos demanda social suficiente, de um lado, e nem recursos estatais (operacionais, financeiros), de outro, para realizar um processo de reforma agrria nacional. Parece mais do que definitivo que este rio que nunca cruzaremos, por impossibilidade objetiva de realiz-la nacionalmente. Consequentemente, por qu no realiz-la em imensa regio, conforme antes salientado, emancipando da mais abjeta pobreza a enorme populao pobre que sobrevive em reas rurais do chamado polgono das secas, concentrando nesta regio todos os recursos existentes e, portanto, podendo oferecer um processo de redeno social e econmica para esta populao pobre (mais da metade dos pobres rurais se concentra sob tal rea geogrfica)? O restante do Brasil estaria, a partir de tal deciso, no mais sob a ao do Estado e seu programa de reforma agrria. Qual seria a contrapartida a ser exigida dos grandes proprietrios de terra, os quais passariam a no mais temer aes decorrentes desta poltica? Exatamente o cumprimento de suas obrigaes constitucionais, sobretudo no campo ambiental e trabalhista, sob pena de revogao da deciso anterior. Este o arranjo poltico, social e institucional que o Estado brasileiro pode concretamente implementar, se existir ousadia e vontade poltica para tanto. Novamente, surge outra pergunta: por qu no so discutidos tais caminhos opcionais, na comunidade de pesquisadores, quando se sabe que manter a atual poltica federal no passa de uma farsa que apenas desperdia imensos recursos pblicos, oferecendo aos pobres do campo no mais do que uma sobrevida, pois pulverizamos recursos escassos em imenso territrio de ao governamental? Sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que a principal organizao que defende a implantao de processos de reforma agrria no Brasil, sugiro abaixo um outro conjunto de cinco proposies. So argumentos que, assim espero, tambm podero trazer alguma luz problematizadora sobre sua ao e seu desenvolvimento recente. So as seguintes: (i) ressalto, inicialmente, que entendo como meritria a trajetria do MST no Brasil, luz de alguns ngulos. Cito, em particular, aquela que considero a maior vitria da organizao nos anos recentes: uma reverso da correlao de foras no
58

Conforme o jornal eletrnico Brasil de fato (23 de abril de 2008)

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

40 campo, na maior parte das regies rurais brasileiras. Ou seja, se grandes proprietrios de terra foram os donos do poder em ambientes agrrios no passado, imunes e impunes, desde sempre, ao do Estado e suas polticas e, particularmente, ao da Justia, esta situao modificou-se nitidamente em muitas regies. A democratizao brasileira e o crescimento do MST e suas aes permitiram esta radical e extraordinria mudana nas relaes polticas entre as classes no meio rural brasileiro: atualmente, praticamente em todo o territrio nacional, no existe um proprietrio de terras sequer que esteja protegido da ao de presso do Movimento, caso este decida conquistar uma propriedade especfica. Ainda que produtiva ou de tamanho no to considervel, assim protegida de desapropriao de acordo com o preceituado legalmente, se o MST decidir conquistar uma propriedade determinada, quase certamente atingir este objetivo, com algum tempo.59 Basta ocupar o imvel, quantas vezes forem necessrias, sujeitando-se ao inconveniente, quando muito, da desocupao temporria, em virtude de decises judiciais de reintegrao de posse. Aps certo tempo, contudo, derrotado por tal desgastante presso, o proprietrio do imvel, quase certamente, propor a venda ao Estado, para a formao de um novo assentamento. Este o poder do MST, atualmente, em quase todo o pas, e esta mudana tem significado concreto extraordinrio, pois significa, primordialmente, que um padro de dominao social e poltica, os quais infelicitam o Brasil secularmente, pode estar com seus dias contados e um processo efetivo de democratizao real pode estar sendo construdo em reas rurais. Se percebesse este ganho poltico de magnitude sem precedentes, o MST, provavelmente, organizaria uma estratgia radicalmente diferente daquela que atualmente persegue, descendo das nuvens de seus delrios ideolgicos e, realmente, se aproximando das demandas sociais das classes subalternas rurais, alm de buscar a sua rpida institucionalizao. Houvesse mais abertura para o debate interno e a aceitao da pluralidade de idias, e menos primarismo ideolgico dentre os dirigentes da organizao, o MST poderia ser atualmente a mais significativa expresso organizativa da defesa dos mais pobres no campo brasileiro; (ii) para entender o MST e sua lgica de funcionamento, contudo, preciso que a comunidade de pesquisadores aceite ativar seu prprio desencantamento e adote mais a cautela e prudncia que so tpicas dos procedimentos cientficos. surpreendente que, quase um quarto de sculo aps a sua fundao formal, o MST ainda no tenha nenhum estudo digno do nome, que realmente interprete a organizao e seu desenvolvimento, em diferentes conjunturas e em seus relacionamentos com os atores do sistema poltico, sobretudo o Estado e suas polticas.60 O que temos disposio representa, exclusivamente, o resultado de uma
59

60

luz deste comentrio, causa perplexidade a facilidade com a qual muitos pesquisadores acreditam na desigualdade de foras que a propaganda do MST dissemina, em uma clara estratgia de vitimizao que, certamente, de grande sagacidade poltica, pois ilude a muitos. Impressiona a ingenuidade de tantos cientistas sociais, que pontificam sobre o imenso poder do latifndio (o que uma fico em muitas regies rurais), assim como a fragilidade do MST, o que outra fico. Desconsiderando minha contribuio para interpretar o MST (Navarro, 2002), que julgo modesta, considero que a mais ambiciosa tentativa j realizada foi a pesquisa de Bernardo Manano Fernandes (1999). Este autor, que teve carta branca da organizao para levantar os dados em todo o Brasil, produziu estudo que

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

41 submisso infantil de diversos cientistas sociais ao discurso oficial da organizao e, ainda mais grave, censura e controle impostos pelo MST na realizao das pesquisas propostas. Quantos, por exemplo, j no se submeteram s regras ditadas por um chefete de assentamento, que inclusive determina quem sero os assentados a serem entrevistados? (a maior parte dos pesquisadores esquecendo-se que esto visitando reas pblicas, que no so propriedade, nem do MST e nem dos assentados, que recebem tais parcelas em usufruto to Estado e no foram ainda emancipados). Onde esto os estudos e pesquisas que procuram com mais liberdade, iseno analtica e reflexo crtica interpretar tal organizao e sua natureza e resultados, para alm de uma bibliografia que somente consegue fazer a apologia fcil, inspirada em uma pobre ideologia que retira qualquer chance de produo de conhecimento real?61 (iii) a agenda poltica do MST modificou-se substancialmente nos anos mais recentes, tornando secundria, ao que parece, at mesmo a reforma agrria e sua expanso, sendo prova desta inesperada mudana o manifesto final do congresso realizado pelo MST em abril de 2007, em Braslia. Naquele documento, a exigncia especfica relacionada reforma agrria ocupou quase nenhum dos itens desta carta final, em deciso algo surpreendente, porm reveladora do esgotamento desta poltica no Brasil, bem como da definitiva ideologizao da organizao. Nos anos deste sculo, gradualmente, o MST foi ampliando a agenda de suas demandas, desde as aes contrrias ALCA, quando este projeto ainda existia, depois incorporando o combate aos OGMs, privatizao da Vale do Rio Doce e, mais recentemente, at mesmo uma inacreditvel proposio de reforma tributria assinada por seu dirigente principal.62 O que este alargamento de suas bandeiras de
claramente importante do ponto de vista descritivo, ainda no superado (e nem o ser, estou certo, em vista das interdies frreas do MST). Mas o estudo peca por no se prender a nenhum arcabouo terico digno do nome e, desta forma, no tem contedo interpretativo, alm de ter sido limitado analiticamente, em funo da notria militncia do autor. Embora tentado, no citarei os autores que se pretendem estudiosos da reforma agrria e do MST, comentando seus trabalhos. No Brasil, so raros aqueles que escapam de seu militantismo e as definies (prvias) de seus estudos, a maioria inebriada pelo encantamento produzido pelas lutas sociais dos mais pobres do campo, no conseguindo manter a frieza analtica exigida pela cincia. Mas existem dois claros grupos: aqueles que se tornam publicamente militantes e vociferam contra quem escreve sem seguir sua cartilha doutrinria (e cito aqui o caso de Oliveira, 2004, por ser autor incapaz de manter a convivncia acadmica). E h os colegas melhor intencionados, que produzem estudos tambm em alguma medida encantados, mas por falta de melhor conhecimento sobre o desenvolvimento agrrio brasileiro, neste caso ainda existindo alguma fraternidade acadmica, quando debatendo posies discordantes. Na literatura internacional, contudo, o que j temos publicado desastroso, pois praticamente existe apenas o mais primrio desconhecimento sobre aqueles temas e, diria, sobre o Brasil. No h nada, por exemplo, ainda publicado em ingls, sobre o MST, que realmente merea ser citado como relevante, mas uma exceo a este padro o livro de Branford e Rocha (2002). Em espanhol existe o livro de Marta Harnecker (2002), mas, neste caso, estamos j dentro do mais delirante surrealismo, como tpico de tudo que j foi escrito por esta autora. Para no insistir com excentricidades, como a destruio de experimentos agrcolas (o primeiro desses atos comandado pelo folclrico Bov, em demonstrao de completa perda do senso de ridculo), ou as regulares destruies de postos de pedgio, o que parece ser o divertimento favorito do MST paranaense, entre outros atos de evidente insanidade poltica. Havendo alguma inteligibilidade histrica na comparao com as Ligas Camponesas, o que este artigo sugere, tentador citar aqui a frase que abre O dezoito brumrio de Luis Bonaparte, em face deste processo de regresso poltica experimentada pela organizao nos anos mais recentes.

61

62

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

42 luta representa: um esgotamento da reforma agrria ou, pelo contrrio, o revigoramento de uma organizao que passa a ter maior escopo de ao na vida poltica brasileira? Para observadores mais distrados, a segunda hiptese pode parecer a mais tentadora. Para quem conhece o mundo rural brasileiro, entretanto, este sinal claro de, pelo menos, perda de contato poltico com a base social que deveria engrossar as aes do MST, pois evidente que tal ampliao da agenda do Movimento o torna perifrico e distante dos interesses dos mais pobres do campo. No preciso insistir muito, por serem fatos sobejamente conhecidos em nossa literatura, a ocorrncia de uma bvia similaridade entre a histria recente do MST e a trajetria poltica das Ligas Camponesas no Brasil dos anos anteriores ao golpe militar de 1964. Naqueles anos, as Ligas, turvadas por seu sucesso poltico nos meios urbanos de classe mdia radicalizada, no apenas mudaram sua sede do Nordeste para o Rio de Janeiro, mas ampliaram igualmente suas ambies de interveno no sistema poltico, tornando-as cada vez mais distanciadas das demandas de sua base social. Esses so tambm alguns dos temas de uma agenda de pesquisa que no tm sido analisados em nossos esforos de investigao sociolgica, presos que temos sido a uma orientao que, de fato, quase sempre tem sido pautada pelo prprio MST. Se assim no fosse, a advertncia de Martins poderia iluminar, quando se refere s condies sociais em reas rurais analisadas em seu livro Reforma agrria: o impossvel dilogo (2003c). Segundo o autor,
(...) O que est em discusso no livro a situao e o destino dos trabalhadores rurais e sua contradio mais aguda no contexto da militncia e da ao poltica: o campesinato, especialmente os acampados e os assentados dos programas de reforma agrria, dirigidos ou no pelo MST, age em defesa de valores do conservadorismo clssico: terra, trabalho, famlia, religio e comunidade. o que constitui o cerne de sua utopia e justifica sua luta pela terra de trabalho (Martins, 2001).

(iv) tenho sido voz quase isolada quando aponto os problemticos arranjos internos do MST, embora muitos saibam sobre esses aspectos, mas preferem calarse. So notrios os diversos procedimentos internos e decises que, quando no controversos, so abertamente no-democrticos, exigindo posicionamentos daqueles que conhecem-nos, especialmente os pesquisadores.63 Entre tais facetas internas, a contumaz persistncia de procedimentos autoritrios no funcionamento da organizao, a suspeio de inmeras prticas de corrupo e outras irregularidades no funcionamento das organizaes satlites do MST, notoriamente
63

Quem de ns no conheceu situaes de interferncia espria do MST na seleo de novos assentados, em clara irregularidade? (assim formando assentamentos com os seus, onde exerce controle frreo, e no permitindo uma seleo objetiva fundada em critrios racionais dos candidatos a uma parcela de terra?). Essas prticas, contando com a conivncia de servidores do INCRA, continuaram aos nossos dias, espalhando-se a outros rgos pblicos. O chamado Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), por exemplo, que no nada mais do que o brao sindical do MST, no tendo nenhuma autonomia poltica, vem conseguindo fazer o mesmo em relao a financiamentos do Pronaf, desta vez contando com a conivncia de rgos pblicos de financiamento. Se essas so situaes a serem explicadas pelo TCU, implicam, contudo, em processos sociais, os quais formam o campo da Sociologia. Mas preferimos, tambm aqui, muitos dos pesquisadores, o silncio.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

43 suas cooperativas e, tambm, o que um dos maiores embustes patrocinados pela organizao, qual seja, o seu setor de educao, um esforo, na realidade, no de educar, mas de formar quadros profissionais (em si mesmo, um objetivo esperado e natural, mas sem nenhuma relao, insista-se, com educao). Sobre o primeiro foco, bastaria citar que na histria do Movimento houve apenas um caso conhecido de dissidncia que conseguiu manter-se por mais tempo sob a rbita do MST, embora atualmente marginalizado. Refiro-me a Jos Rainha, ainda ostentando a iconografia da organizao, mas na prtica agindo como se dirigisse um MST privado na regio do Pontal do Paranapanema. Quase 25 anos depois de sua fundao formal, como seria possvel esperar que esta organizao no produzisse vozes internas discordantes? Ora, elas sempre existiram, mas a natureza no-democrtica do MST, sistematicamente, impediu que pudessem se expressar e produzir um debate interno que enriquecesse os rumos a serem seguidos. Pelo contrrio, o autoritarismo de seus dirigentes, moldados na cartilha leninista autoritria que inspira seu dirigente principal (e seus aclitos), sempre impediu a democratizao de seu funcionamento e estrutura. Sobre os desvios de recursos pblicos, so notrios tais fatos, denunciados com regularidade, no merecendo comentrios adicionais, a no ser lamentar que pesquisadores, informados desses esprios desenvolvimentos, prefiram ignor-los, em curiosa contradio com o alarido que produzem, quando a corrupo ocorre em outros espaos sociais.64 Finalmente, sobre as famosas atividades em educao, objeto de delirantes comentrios de acadmicos desinformados, como antes citado neste artigo, caberia (mais uma) pergunta aos colegas pesquisadores da comunidade de agraristas: por qu no estudamos, de fato, os processos educativos conduzidos nas chamadas escolas do Movimento? Por qu, por exemplo, no existem estudos que demonstrem o aberrante processo de doutrinao de jovens rurais em tais escolas? Se forem atividades realmente meritrias, por qu o MST interdita a livre ao dos pesquisadores, quando estes procuram estudar aqueles processos presumidamente educativos? 65 (v) se os processos envolvendo as lutas sociais pela reforma agrria so, essencialmente, scio-polticos, por que no nos debruamos sobre as caractersticas polticas do Movimento, optando pela exaltao superficial sobre as virtudes das lutas dos pobres do campo, em postura populista que no produz conhecimento sobre a realidade social? Por que somos cientistas sociais e, ao estudar o MST, nos

64

Mas a histria condenar (se a Justia no agir antes) os grupos de profissionais universitrios, notadamente agrnomos, que fingem exercer atividades tcnicas, supostamente responsveis por cursos ou prestao de servios em extenso rural, atravs, sobretudo, das famosas cooperativas de tcnicos. Ao emprestarem seus nomes, permitindo o desvio de recursos pblicos para as atividades polticas da organizao, esses profissionais no apenas se desmoralizam, mas trazem sua contribuio para a igual corroso dos espaos pblicos e a permanncia de um histrico de corrupo que nos infelicita desde sempre. 65 O MST, operando dentro deste crculo de ferro doutrinrio e dogmtico, produz novos direitos para os pobres do campo e representa um real processo de democratizao das relaes sociais? No parece ser provvel, pois sob tal controle social, como esperar que se formem cidados que possam ser emancipar? Discuti tais aspectos em diferentes trabalhos (Navarro, 2002, 2005).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

44 recusamos, talvez a maioria, a usar os nossos instrumentos de anlise e nossos arsenais tericos? Cito apenas dois exemplos desta aparente incapacidade: (v.1) mantemos uma tradio analtica que estuda o tema dos movimentos sociais e, portanto, existe conhecimento consolidado para entender que o MST no , nem remotamente, um movimento social e, sim, uma organizao de nosso sistema poltico.66 Desta forma, causa surpresa que muitos ainda se recusem a perceber esta realidade e analisem a organizao como tal, o que introduziria ngulos inteiramente novos, alm de lgicas internas, as quais precisariam ser explicadas por uma comunidade de pesquisadores, se esta fosse menos militante e mais dedicada ao seu ofcio. Organizaes tm estruturas formais, normas de funcionamento, carreiras, plano de salrios, mecanismos decisrios, setores diversos, entre outros aspectos. Nenhum desses aspectos interessa pesquisa sociolgica?; (v.2) causa igualmente um certo pasmo que, ao idealizar a ao poltica dos mais pobres sob o comando do MST, esta organizao parece situar-se, na viso de muitos, alm e acima do sistema poltico onde atua. O MST exige transparncia e comportamento democrtico em relao a todos os demais atores polticos, mas parece eximir-se do mesmo comportamento, construindo assim uma incoerncia visvel e, da mesma forma, desenvolvendo outras contradies polticas to notrias (embora ignoradas pela pesquisa sociolgica). Por exemplo, qual a legitimidade daqueles que se apresentam como lderes do Movimento? Se no se sabe sequer como foram escolhidos, em processos seletivos que precisam ser pblicos (em ambientes democrticos), como aceitar sua legitimidade? Seja pelo ngulo da filosofia poltica, que exige um princpio moral para justific-la e, assim, a organizao, supostamente, poderia reivindicar legitimidade, seja pelo ngulo da cincia poltica, onde o MST, obviamente, no encontra qualquer legitimidade, pois implicaria em sua insero sob um regramento seguido por todos os demais atores. Se a organizao opta por um formato que se orienta pelo infantilismo leninista de aparncia semiclandestina, qual , de fato, a sua legitimidade e, sobretudo, daqueles que falam em seu nome? Mesmo uma alternativa terica habermasiana, ou seja, uma vertente neomarxista que sugere uma (falsa) legitimidade derivada da construo do consenso pela via da democracia e da reforma social, assim camuflando uma ordem desigual, no se sustenta no caso brasileiro, em anos recentes. Ao mover-se, cada vez mais, para dentro do Estado brasileiro, utilizar em escala crescente os fundos pblicos, torna-se inevitvel que o sistema poltico exija do MST maior transparncia e um ajustamento s regras de funcionamento democrtico. Se assim no for, se torna impossvel, politicamente, reivindicar qualquer legitimidade s suas aes e demandas. No so estes temas prprios dos cientistas sociais? E por qu no so estudados?67
66

67

Os diversos trabalhos de Maria da Glria Gohn e Ilse Scherer-Warren, sobre os movimentos sociais (e os rurais, em particular), representam exemplos de Sociologia de imensa excelncia acadmica. Fundados na solidez de tais contribuies, estranho que analisemos sociologicamente outros movimentos sociais, mas as reaes sociais rurais que se organizam com tal parecem escapar s nossas preocupaes propriamente sociolgicas. Neste sentido, o recente imbrglio entre o Ministrio Pblico Estadual, no Rio Grande do Sul, e o MST, revela tal faceta. Ainda que (supostamente) membros do MP possam ter tido a inteno de controlar e, talvez, at

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

45

CONCLUSES
A sociedade, especialmente a moderna, se reproduz enganando-se continuamente. Esse engano essencial para que ela se mantenha coesa e funcional. A Sociologia s tem sentido como produo de conhecimento sobre o engano socialmente necessrio (...) Nesse sentido, a Sociologia no o conhecimento alternativo e substituto, mas o conhecimento revelador (...) o conhecimento que revela tudo que na sociedade tolhe a emancipao do homem em relao trama de relacionamentos que o aprisiona (...) De algum modo, a Sociologia a cincia da esperana, porque em vez de ser conhecimento para o controle social, o mando e a obedincia, s tem sentido como conhecimento para desvendar, ensinar, libertar (Jos de Souza Martins, in Bastos, 2006, p. 155)

Este artigo pretendeu atender a quatro objetivos principais, explcitos ou subentendidos. Em primeiro lugar, problematizar frontalmente a herana marxista dominante que determina to profundamente a produo do conhecimento sociolgico sobre o mundo rural brasileiro. Sem pretender recusar a extraordinria contribuio de Marx, insiste-se, contudo, em reivindicar uma leitura mais refinada e completa daquele autor. O artigo procurou assim desconstruir, em alguma proporo, a viso dominante que se auto-intitula de marxista, quando analisando aqueles processos sociais. Em segundo lugar, o artigo insiste que prospera entre considervel proporo dos membros desta comunidade acadmica uma perspectiva primordialmente militante (insista-se, no cientfica), a qual marca ferreamente a resultante produo bibliogrfica, assim tisnada pela presena de inmeros dogmas e fantasias, situao que precisaria ser mais serenamente confrontada, ampliando-se os espaos de maior debate plural, sem condicionamentos prvios e, sobretudo, sem concluses ex-ante delimitadas por condicionantes ideolgicos. Este desenrolar acadmico, no perodo contemporneo, ilustrado, ao longo do artigo, pela forma e a natureza sob a qual esta Sociologia analisa o tema da reforma agrria e de um ator social, o MST, sendo este o terceiro objetivo do artigo. Sob este ltimo ngulo, insistiu-se, neste artigo, que a anlise de tais temas so eivados de inmeros equvocos de natureza ideolgica, fruto da persistncia nociva e anticientfica de uma Sociologia militante, o que freia a produo de conhecimento mais criativo, inovador e realmente capaz de interpretar os processos sociais nas regies agrrias do pas. Finalmente, o artigo, ao dedicar-se a tais focos, procura fundamentar-se nas interpretaes de um cientista social que se utilizou os ambientes empricos rurais para produzir uma Sociologia que honra as Cincias Sociais brasileiras. Os
mesmo encurralar politicamente o Movimento, a grande pergunta posta pela refrega foi sobre a legitimidade de uma organizao que recusa apresentar-se ao escrutnio pblico, em uma sociedade democrtica, enquanto exige, em total contradio com sua prpria estratgia, que os demais atores do sistema poltico sejam democrticos. E, ainda por cima (!), se pretende um ator com legitimidade social. O teatro do absurdo no faria melhor.

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

46 argumentos, reflexes e interpretaes de Jos de Souza Martins, ao longo deste texto, procuraram no apenas substanciar os argumentos apresentados, mas, ao faz-lo, procurei render uma homenagem a este autor e sua obra. Martins, herdeiro de uma tradio marxista que no se dobra a dogmatismos, tem chamado a ateno sobre as mais promissoras estratgias tericas que Marx nos legou, para que possamos melhor nossa sociedade. Adverte tambm sobre o trabalho acadmico de nossos cientistas sociais, pois, cativos de processos histricos lentos, os quais catapultam formas de atraso enquistadas nas prticas sociais, inclusive as acadmicas e intelectuais, retardam e distorcem nossas chances de desenvolver conhecimento mais amplo e inovador, ou seja, especialmente liberto das peias ideolgicas de uma tradio passada.68 A discusso sobre a reforma agrria e o MST, sinteticamente discorridos em uma breve seo final deste artigo, ilustram exemplarmente esses limites histricos, que repercutem tanto nos processos polticos quanto na produo acadmica, assim nos alertando para a necessidade de maiores esforos analticos, maior abertura terica e, sobretudo, um esforo denodado para o confronto fraterno de idias. Sem esses requerimentos, continuaremos a caminhar lentamente como produtores de conhecimento sobre a vida social rural em nosso pas e a realidade, como tem ocorrido com freqncia, voar muito frente daqueles que, por dever de ofcio, deveriam ser os primeiros a ser capazes de interpret-la. preciso acordar. Ou ento, se resignar irrelevncia.

68

Jos de Souza Martins tem argumentado incisivamente sobre o peso da histria lenta na conformao das prticas sociais e no desenvolvimento de uma sociabilidade to peculiar. Nossa histria lenta, adverte Martins, resultou em (...) uma sociedade civil minguada, patrocinada pelo Estado, em vez de ser uma sociedade civil

que prope e administra o Estado politicamente. Foi o Estado que fez a nossa Independncia e criou no Brasil o simulacro de uma sociedade civil (...) Essa deformao responde pela extensa fragilidade da categoria povo em nosso pas, como responde, tambm, pelo fato de que as minorias governantes governem contra a sociedade e no em nome dela. Esse problema decorre do fato histrico de que a sociedade brasileira foi edificada sobre escravides, em que a maior parte da populao no era povo, mas considerada em termos puramente econmicos como massa de semoventes condenados ao trabalho braal. No perodo colonial, quem caminhava sobre os prprios ps, ou trabalhava com as prprias mos no fazia parte do estamento dos homens bons, os nicos que podiam ocupar funes na res publica, nas cmaras municipais, o verdadeiro poder territorializado em tensa relao com a Coroa extraterritorial. As grandes mudanas sociais que tivemos foram poucas: na abolio da escravatura indgena, no Sculo XVIII, que anulou uma escravido por outra; e na abolio da escravido negra, em 1888, substituda por diferentes modalidades de servido por dvida que, ao suprimir a linha racial do cativeiro, estendeu-o alm da cor da pele e das raas. Essa terceira escravido persiste, residualmente, at hoje (...) (Entrevista ao jornal O Onze de Agosto, maio de 2008, publicao do
Centro Acadmico XI de Agosto, da Universidade de So Paulo). Sobre o peso cultural da escravido, ver tambm o lcido artigo de Comparato (2008).

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

47

We will never cross this river - The strange association between the power of backwardness slow history the militant sociology sociology and the decline of the agrarian reform in Brazil.
ABSTRACT The article devotes itself to four main objectives. Firstly, it critically problematizes the dominant view Marxism holds on the agrarian question. The argument insists that this discussion, in fact, does not exist in the work of Marx. The second objective emphasises the presence of a militant Sociology which influences a significant part of Social Sciences that studies rural social processes. This interference is criticised by the author. In order to demonstrate the distortion, the author, as third objective of the article, discusses the most relevant aspects around land reform and its social actor, the MST. Finally, the last and fourth objective is to support the discussion of the three former objectives using Jos de Souza Martins extensive academic output. He is regarded as one of the leading social scientists in Brazil. Keywords: militant sociology; agrarian reform; Marxism in Brazil.

BIBLIOGRAFIA
Abramovay, Ricardo (1992) Paradigmas do capitalismo agrrio em questo. Sao Paulo: Hucitec Altieri, Miguel (1996) Agroecology: the Science of Sustainable Agriculture. Boulder (Col): Westview Press Baptista, Fernando Oliveira (1998), Marxismo e agricultura: A questo agrria de Karl Kautsky, in Vrtice, 85, julho/agosto, Lisboa Bastos, Elide Rugai et al (2006) Conversas com socilogos brasileiros. So Paulo: Editora 34 (Entrevista com Jos de Souza Martins, p. 135-160) Bernstein, Henry (2002), Land reform: Taking a long(er) view, in Journal of Agrarian Change, 2(4), p. 433-463 Brenneisen, Eliane (2004) Da luta pela terra luta pela vida. Entre os fragmentos do presente e as perspectivas do futuro. So Paulo: AnnaBlume Borras Junior, Saturnino (2007) Pro-poor Land Reform: A Critique. Toronto: University of Toronto Press Branford, Sue e Jan Rocha (2002) Cutting the Wire. The Story of the Landless Movement in Brazil. London: Latin American Bureau Buttel, Frederick H.; Larson, Olaf F, e Gilbert Gillespie (1990) The Sociology of Agriculture: Contributions in Sociology. Greenwood Press Buttel, Frederick H. e Newby, Howard (1980) The Rural Sociology of the Advanced Societies. Critical Perspectives. Londres: Croom Helm Comparato, Fbio Konder (2008), Um dbito colossal, in Folha de So Paulo, 8 de julho, p. 3

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

48
Conterato, Marcelo (2008), Dinmicas regionais do desenvolvimento rural e estilos de agricultura: uma anlise a partir do Rio Grande do Sul. Tese (doutoramento), Programa de Ps-graduao em Desenvolvimento Rural, UFRGS De Haan, Arjan (2001), Social exclusion: enriching the understanding of deprivation. Washington: Banco Mundial (trabalho preparado para o World Development Report 2000) Del Grossi, Mauro, e Gasques, J. (2000), Estimativa das famlias potenciais beneficirias de programas de assentamentos rurais no Brasil. Braslia: IPEA (Textos para discusso, 741) Dodd, N (1994) The Sociology of Money. Economics, Reason and Contemporary Society. Nova York: Continuum Duggett, Michael (1975), Marx on peasants, in The Journal of Peasant Studies, 2(2), p. 159-182 Favareto, Arilson (2007) Paradigmas do desenvolvimento rural em questo. So Paulo: Editora Iglu/FAPESP ________________ (2006), Agricultores, trabalhadores. Os trinta anos do novo sindicalismo rural no Brasil, in Revista Brasileira de Cincias Sociais, 21(62), p. 27-44, outubro ________________ (2006a), The rationalization of rural life, in Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro: CPDA, volume 2 Fausto, Ruy (2007) A esquerda difcil. So Paulo: Perspectiva Fernandes, Bernardo Manano (1999), Contribuio ao estudo do campesinato brasileiro. Formao e territorializao do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (19791999). Tese (doutoramento), Departamento de Geografia, Universidade de So Paulo. Fernandes, Rubem Csar (org., 1981) Dilemas do socialismo. A controvrsia entre Marx, Engels e os populistas russos. Rio de Janeiro: Paz e Terra Forgacs, David (org, 2000) The Antonio Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935. New York: New York University Press Gereffi, Gary; Humphrey, John, and Timothy Sturgeon (2005), The governance of global value chains, in Review of International Political Economy, 12(1), fevereiro, p. 78-104 Goodman, David (1990) Das lavouras s biotecnologias. Agricultura e indstria no sistema internacional. Rio de Janeiro: Campus Harnecker, Marta (2002) Sin Tierra. Construyendo Movimiento Social. Madrid: Siglo Veintiuno Editores Holanda, Francisco Uribam Xavier de (2008), O capital social e a poltica. Aes cvicas tecendo o desenvolvimento. Fortaleza: Programa de Ps-graduao em Sociologia, UFCe (tese de doutoramento) Huizer, Gerrit (1969) O potencial revolucionrio do campesinato latinoamericano. Mxico: Siglo Veintiuno Editores Ingham, Geoffrey (2004) The Nature of Money. Cambridge: Polity Press Kageyama, ngela et al (1990), O novo padro agrcola: do complexo rural aos complexos agro-industriais, in Delgado, Guilherme Costa et al (org) Agricultura e polticas pblicas. Braslia: IPEA (Srie IPEA, 127) Leite, Srgio e vila, Rodrigo V. (2007), Reforma agrria e desenvolvimento na Amrica Latina: rompendo com o reducionismo das abordagens economicistas, in Revista de Economia Rural, 45(3), p. 777-805 Leite, Srgio et al (2004) Impactos dos assentamentos. Um estudo sobre o meio rural brasileiro. So Paulo: Editora da Unesp Mann, Susan e Dickinson, Charles (1978), Obstacles to the development of capitalist agricultura, in The Journal of Peasant Studies, 5, p. 466-481

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

49
Marques, Vicente P.M. de Azevedo (2007), Aspectos oramentrios e financeiros da reforma agrria no Brasil (2000-2005). Braslia: INCRA (no publicado) Martins, Jos de Souza (2008a) A sociabilidade do homem simples. So Paulo: Contexto ____________________ (2008b), A nova face da questo agrria, in O Estado de So Paulo, 18 de maio, Caderno Alis, p. J3 _____________________ (2004), Para compreender e temer a excluso social, in Vida Pastoral, ano XLV, nmero 239, novembro-dezembro, p. 3-9 ____________________ (org., 2003a) Travessias. A vivncia da reforma agrria nos assentamentos. Porto Alegre: Editora da Universidade ____________________ (2003b) O sujeito oculto (Ordem e transgresso na reforma agrria). Porto Alegre: Editora da Universidade ____________________ (2003c) Reforma agrria. O impossvel dilogo. So Paulo: Edusp Editora (originalmente publicado em 2000) ______________________ (2003d) Excluso social e a nova desigualdade. So Paulo: Editora Paulus ____________________ (2002) A sociedade vista do abismo. Novos estudos sobre excluso, pobreza e classes sociais. Petrpolis: Vozes ____________________ (2002a), Excluso fora de foco, in Folha de So Paulo, 15 de setembro (Caderno Mais!) ____________________ (2001), Dilemas de interpretao in Folha de So Paulo, 25 de fevereiro (Caderno Mais!) ______________________ (2001a), Mestre Vitalino, popular art in the conformist imagery, in Tribe, Tania (org) Heroes and Artists. Popular Art in Brazilian Imagination. Cambridge (Inglaterra): Brazil Connects / The Fitzwilliam Museum, p. 50-53 ______________________ (2001b) O massacre dos inocentes. So Paulo: Hucitec ____________________ (1998) Florestan. Sociologia e conscincia social no Brasil. So Paulo: Edusp ____________________ (1996) Henri Lefebvre e o retorno dialtica. So Paulo: Hucitec ____________________ (1994) O poder do atraso. Ensaios de sociologia da histria lenta. So Paulo: Hucitec ____________________ (1989) Caminhada no cho da noite. So Paulo: Hucitec ____________________ (1981a) Introduo crtica Sociologia Rural. So Paulo: Hucitec ____________________ (1981b) Os camponeses e a poltica no Brasil. Petrpolis: Vozes ____________________ (1979) O cativeiro da terra. So Paulo: Cincias Humanas Martins, Mnica Dias (2004) O Banco Mundial e a terra. Ofensiva e resistncia na Amrica Latina, frica e Asia So Paulo: Viramundo Marx, Karl (1977), The Eighteenth Brumaire of Louis Bonaparte, in Surveys from Exile. Harmonsdsworth (Inglaterra): Penguin, p. 143-249 (Organizado por David Fernbach) __________ (1975) Selected Correspondence. Moscou: Editora Progresso __________ (1973) Grundrisse (Foundations of the Critique of Political Economy. Rough Draft). Harmondsworth (Inglaterra): Penguin Maurer, Bill (2006), The Anthropology of money, in Annual Review of Anthropology, 35, p. 15-36 Medeiros, Leonilde S. (1996) Reforma agrria no Brasil. So Paulo: Fundao Perseu Abramo Moraes Silva, Maria Aparecida (2005), Trabalho e trabalhadores no mar de cana e do rio de lcool. So Paulo (manuscrito no publicado), 32p. Moyo, Sam e Yeros, Paris (2005) Reclaiming Land. Londres: Zed Press

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

50
Navarro, Zander (2009), Expropriating land in Brazil: principles and practices, in Doeninger, Hans; Bourguignon, Camille, e Moyo, Sam (orgs) Land Redistribution: principles and practices. Em via de publicao pelo Banco Mundial (Captulo 10) _______________ (2005), Transforming rights into social practices? The Landless Movement and land reform in Brazil, in IDS Bulletin, January, p. 129-137 _______________ (2002), Mobilizao sem emancipao- As lutas sociais dos sem-terra no Brasil, in Santos, Boaventura de Sousa (org.) Produzir para viver. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, p. 189-232 (tambm publicado em Another Production Is Possible. Beyond the Capitalist Canon, organizado pelo mesmo autor. Londres: Verso Editions, p. 146-178) _______________ (2001), Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro, in Estudos Avanados, 15(43): 83-100, Instituto de Estudos Avanados, USP ________________ (1994), Assentamentos rurais, formatos organizacionais e desempenho produtivo o caso do assentamento Nova Ramada (Rio Grande do Sul). Relatrio de pesquisa no publicado, setembro ________________ (1987), Introduo aos artigos de Mann e Dickinson e o comentrio de Mooney, in Literatura Econmica, 9(1), p. 7-26, Rio de Janeiro, IPEA _______________ (1981) Capitalism and agricultural development in Brazil. The case of Southeast Bahia. Universidade de Sussex (Inglaterra), tese de doutoramento no publicada Neves, Delma Pessanha (1997) Assentamento rural: reforma agrria em migalhas. Niteri: Editora da Universidade Federal Fluminense Newby, Howard (1983), The Sociology of Agriculture: Toward a new rural Sociology, in Annual Review of Sociology, p. 67-81 ---------------------- (1980), Trend report: Rural Sociology, in Current Sociology, 28, p. 3109 Oliveira, Ariovaldo Umbelino de (2004), Barbrie e modernidade: o agronegcio e as transformaes no campo. Trabalho apresentado no XII Encontro Nacional do MST. So Miguel do Iguau (Paran), janeiro Oliveira, Mauro Mrcio (1999), Qual o destino histrico do imposto territorial no Brasil? Braslia (manuscrito no publicado) Pedroso, Maria Thereza Macedo (2003), Agroecologia. Braslia, julho (disponvel no endereo: www.assessoriadopt.org/agrario.htm) Rezende, Gervsio Castro de (2003) Estado, macroeconomia e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade (co-edio UFRGS/IPEA) Santos, Raimundo (1999), Camponeses e democratizao no segundo debate agrarista, in Silva, Francisco Carlos Teixeira da; Santos, Raimundo, e Luiz Flavio de Carvalho Costa (orgs) Mundo rural e poltica. Rio de Janeiro: Campus, p. 35--58 Sassoon, Donald (1998), Fin-de-sicle socialism: the united, modest left, in New Left Review (I), 227, Janeiro-fevereiro, p. 88-96 Silva, Jos Graziano da (2007), Uma nova agenda para a reforma agrria, in Valor Econmico, 27 de junho ____________________ (1999) O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp (Instituto de Economia), Srie Pesquisas, 1 ____________________ (1987), Mas, qual reforma agrria?, in Reforma Agrria, Campinas: Associao Brasileira de Reforma Agrria (ABRA), 17(1): 11-60 ____________________ (1981) Progresso tcnico e relaes de trabalho na agricultura brasileira. So Paulo: Hucitec

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

51
Shanin, Theodor (1985) Russia as a Developing Society. Londres: Macmillan Sparovek, Gerd, e Maule, Rodrigo Fernando (2009), Negotiated agrarian reform in Brazil: principles and practices, in Doeninger, Hans; Bourguignon, Camille, e Moyo, Sam (orgs) Land Redistribution: principles and practices. Em via de publicao pelo Banco Mundial Stdile, Joo Pedro e Fernandes, Bernardo Manano (1999) Brava gente. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo Teixeira, Gerson (2008), O colapso do agronegcio e a agricultura do futuro, in Valor Econmico, 21 de janeiro, p. A10 Therborn, Goran (2007), After dialectics, in New Left Review, 43, Janeiro-fevereiro, p. 63114 Tribe, Keith (1978) Land, Labour and Economic Discourse. Londres: Routledge and Kegan Paul ____________ (1976), Ground rent and the formation of classical Political Economy: a theoretical history. Cambridge (Inglaterra), tese de doutoramento no publicada Tribe, Keith e Hussain, Athar (1981) Marxism and the Agrarian Question: German Social Democracy and the Peasantry, 1890-1907. Londres: Macmillan ___________________ (1981a) Marxism and the Agrarian Question: Russian Marxism and the peasantry, 1861-1930. Londres: Macmillan Valente, Ana Lcia Eduardo Farah (2008), Mas qual reforma agrria? Revisitando um inconcluso debate. Trabalho apresentado no XLVI Congresso da SOBER, Rio Branco, julho Veiga, Jos Eli da (2002) Cidades imaginrias. O Brasil menos urbano do que se calcula. So Paulo: Editora Autores Associados ________________ (1991) O desenvolvimento agrcola. Uma viso histrica. So Paulo: Hucitec Villa, Marco Antnio (2001), Reforma agrria reduzida, in Folha de So Paulo, 11 de fevereiro (Caderno Mais!) Wood, Ellen Meiksins (2002) The Origin of Capitalism. A longer view. Londres: Verso Editions Zimmermann, Neusa de Castro (1989), Depois da terra, a conquista da cooperao: um estudo do processo organizativo num assentamento de reforma agrria no Rio Grande do Sul. Braslia: dissertao de mestrado em Sociologia, UnB

REDES, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 2, p. 5 - 51, mai/ago. 2008

Vous aimerez peut-être aussi