Vous êtes sur la page 1sur 15

[Digite texto]

BORI DEFINIO DA PALAVRA E DO RITUAL

Em primeiro lugar, vamos fazer algumas consideraes da traduo da palavra bori,que de acordo com a acentuao pode ter vrias tradues,porm quase todas elas com o mesmo sentido, que por s s quase explicam a finalidade do ato. Escolhi alguns artigos que explicam o sentido real e pragmtico desse primeiro Ritual, em vrias correntes do Culto Candombl/Umbanda, para depois entrarmos no Real sentido do nosso Ritual. Vamos l!

Afro Brasil: Roberto Mozart As tradues mais comuns a esta palavra so: cobrir a cabea, indicando a proteo recebida pela mesma atravs do ritual; alimentar a cabea, fazendo uma aluso ao alimento recebido simbolicamente pelo ori atravs do ritual; e retornara cabea, trazendo- a a realidade, ao equilibrio. O mais importante saber que o rirual engloba esses 3 sentidos,pois, atravs dele a cabea trazida realidade, alimentada, e finalmente coberta ou seja protegida. Neste ritual, o principal elemento a ser venerado o Ori inu, ou seja a cabeainterna, onde est contida a individualidade, e consequentemente a ancestralidadeque tambm reverenciada atravs deste ritual. ao Ori inu que so destinadas as oferendas e tudo mais que compe o ritual, pois ele deve ser reverenciado pois o nico que acompanha o ser humano at o dia de sua volta. Considera-se bori todo e qualquer elemento etreo ritualisticamente levado acabea, seja ele sangue, frutas, ervas, comida seca,etc...cada um com uma finalidade especfica. Tal ritual no tem contra indicaes,podendo e devendo ser realizado sempre que necessrio, logicamente que seguindo as orientaes de If ( Bzios).

WIKIPEDIA O BORI o ritual que harmoniza o ORI, dando assim a possibilidade de transformar um " ORI BURUKU" (cabea ruim) em "ORI RERE"(cabea feita, boa) o BORI que diminui a ansiedade, o medo, a dor e a tristeza trazendo a esperana, alegria e a harmonia. Desta forma, o BORI uma das oferendas mais importantes que visa o bem estar individual no Candombl. O Ritual de Bori muito srio, complexo e profundo. Por isso, o sacerdote deve ter grande conhecimento e respeito em relao questo do Ori e da evoluo humana.

[Digite texto]

Na frica, Or considerado um Deus, Ori o Orix mais importante na vida de um homem, uma vez que, sem ele, o homem simplesmente no existiria. Ori significa, literalmente, cabea e , misticamente, o primeiro Orix a ser cultuado. ele o portador do destino humano. O Ritual de Bori independe de qualquer processo inicitico e independe do culto aos outros Orixs. Seu objetivo o de alimentar o Ori, seja qual for o sexo, raa, profisso, idade, nvel social da pessoa. Com este ritual busca-se o equilbrio atravs da ao do Ori, condutor do destino pessoal. Muitas vezes se realiza um Ritual de Bori com o objetivo de afastar o mal do caminho da pessoa, o que no significa que, retirada esta ameaa nenhum outro mal possa ocorrer. Assim sendo, o Ritual de Bori no tem "prazo de validade", no tem freqncia determinada (anual, semestral, mensal, etc.), devendo ser repetido sempre que se mostre necessrio.O Odu manifestado atravs do jogo advinhatrio que determina a necessidade de realizao do Bori e indica quais materiais devem ser usados. H dois tipos de Bori: 1) Aquele que considerado pr-requisito para uma iniciao, ou seja, primeiramente se alimenta o Ori, divindade pessoal, para a seguir alimentar outros Orixs. 2) Aquele realizado a fim de buscar a soluo de um problema que aflige a pessoa atravs do alimento oferecido ao seu Ori, sem que haja necessidade de iniciao. Deve-se saber que durante este Ritual a pessoa somente poder entrar em transe no momento que seu Orix for louvado. Deve conhecer a finalidade e o significado de cada material que usa. Omi e Obi, por exemplo, so elementos indispensveis neste Ritual. Omi, a gua, representa paz, abundncia e fertilidade enquanto o Obi usado para aplacar a fria das adversidades, alimentar e agradar as divindades. Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princpio individual, a sua cabea. Ele revela que cada ser humano nico, tendo escolhido as suas prprias potencialidades. Od o caminho pelo qual se chega plena realizao de Or, portanto no se pode cobiar as conquistas dos outros. Cada um, como ensina Orunmil If, deve ser grande no seu prprio caminho, pois, embora se escolha o Or antes de nascer na Terra, os caminhos vo sendo traados ao longo da vida. Desta mesma forma, a Terra tambm dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir.

A cabea uma sntese do mundo, com todas as possibilidades e contradies.


O Bori prepara a cabea para que o Orix se possa manifestar plenamente. O peixe representa as potencialidades, pois a imensido do oceano a sua casa e a liberdade o seu prprio caminho. As comidas brancas, principalmente os gros, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinao, e frutas, osprodutos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza. O pombo branco o maior smbolo do poder criador, portanto no pode faltar. A noz cola, isto , o obi sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; a boa semente que se planta e se espera que d bons frutos.
2

[Digite texto]

Todos os elementos que constituem a oferenda cabea exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, sade, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Or de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.

Nunca se esquea: Orix comea com Or.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bori vem da juno BO + ORI, onde bo podemos traduzir como encontrar ou alimentar.
Falando de Ori: O ser humano, espiritualmente falando, no corpo, mas s cabea. Exemplo: Jos ou Maria no cabea, tronco e membros, mas apenas cabea. Tudo que vem abaixo da cabea (Ori) so partes prestadoras de servio (funcionrias) da cabea. Acredito que a cabea base de tudo, tanto no Orun (mundo espiritual) como no Aiye (mundo material). No Aiye, a cabea responsvel pelos projetos, pela ira, amor e a f. No Orun, a cabea (Ori) a responsvel pela continuidade no plano terrestre. como se tivesse duas dimenses chamadas de Orun e a outra Aiye, onde teramos uma cpia fiel de cada um de ns e, quando fazemos o ritual do Bori (alimento a cabea), unimos o corpo fsico com o corpo astral, ligando assim as duas metades: Ori-Aiye e Ori-Orun (cabea material e espiritual), e assim centralizamos nosso eixo, sintonizando os seres dos dois universos. Desta forma, mantemos nossa estadia neste mundo por mais tempo. Porm, quando chegado o momento dos dois seres Ori-Aiye e Ori-Orun se unirem, nada capaz de evitar este encontro. neste momento que o Orix Ik (morte) vem fazer sua parte e deixando grande dor para os que ficam no Aiye.

A cabea tem a mesma forma de uma cabaa, umas mais ovais e outras arredondadas, mais ainda em forma de uma cabaa.

Somos ns que escolhemos o que queremos viver no Aiye.


Muitas vezes usamos o termo este o meu destino. Em alguns casos, este bordo se aplica; em outros usado erroneamente. Quando chegado o momento de virmos para o Aiye, tem um determinado momento em que nos perguntado o que vamos fazer neste mundo. Neste momento no existe Ori-Aiye, s duas pessoas denominadas de Ori-Orun. Ambos escolhem quais suas misso no mundo dos homens, esta escolha chamada de odu-labori.
3

[Digite texto]

Odu-Labori o destino que escolhemos para ns, isso muito fcil de compreender e darei um exemplo muito simples. Algum que nasce em bero de ouro e tem todas as oportunidades para ser uma pessoa grande e fica em absoluta misria. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Matria da Revista Orixs:

BORI
( Uma iniciao religio, sem a qual nenhum novio pode passar pelos rituais e passagem, ou seja, pela iniciao ao sacerdcio ) Da fuso da palavra b, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabea, surge o termo bori, que literalmente traduzido significa Oferenda Cabea. Do ponto de vista da interpretao do ritual, pode se afirmar que o bori uma iniciao religio, na realidade, a grande iniciao, sem a qual nenhum novio pode passar pelos rituais, ou seja, pela iniciao ao sacerdcio. Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu ori, o seu princpio individual, a sua cabea. Ele revela que cada ser humano nico, tendo escolhido suas prprias potencialidades. Odu o caminho pelo qual se chega plena realizao de or, portanto no se pode cobiar as conquistas do outro. Cada um, como ensina Orunmil If, deve ser grande em seu prprio caminho, pois, embora se escolha o ori antes de nascer na Terra, os caminhos vo sendo traados ao longo da vida. Exu, por exemplo, nos mostra a encruzilhada, ou seja, revela que temos vrios caminhos a escolher. Ponderar e escolher a trajetria mais adequada tarefa que cabe a cada ori, por isso o equilbrio e a clareza so fundamentais na hora da deciso e por meio do bori que tudo adquirido.

A prpria cabea sntese de caminhos entrecruzados. A individualidade e a iniciao (que so nicas e acabem, muitas vezes, se configurando como sinnimos) comeam no ori, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direes. OJUORI A TESTA ICOCO ORI A NUCA OPA OTUM O LADO DIREITO OPA OSSI O LADO ESQUERDO Contam os Yorubs que Ajal um Orix muito antigo. Olorum deu a Ajal a tarefa de modelar o ori ( a cabea) das pessoas. Todos os dias, Ajal faz muitas cabeas que depois de prontas, so colocadas ao sol. Quando uma pessoas esta para nascer, ela antes vai at Ajal para escolher uma cabea. O material usado para modelar cada cabea d, pessoa que a escolher, seu destino e seus ews ( proibies). O odu semelhante ao signo astrolgico e rege a vida da pessoadurante sua permanncia no aiy.
4

[Digite texto]

S Ajal e Orumil conhecem o odu de cada um. Por isso, o odu s pode ser desvendado atravs do jogo. A cabea nasce antes do corpo, sendo mais velha que a pessoa e at mesmo que o orix que a tomou no momento em que ela nasceu. Por isso, antes de mais nada as pessoas devem adorar seu ori, cuidar dele. Cada pessoa tem o seu ori, no existindo dois iguais. Mas mesmo sendo nico, o ori trs com ele a marca da ancestralidade. O local de onde Ajal tira a massa para modelar Ori chamado Ipori e a se encontra a herana de cada um, especialmente do pai da me. Assim, tendo Ori em si um componente de ancestralidade, as pessoas devem, antes de tudo, venerar seus antepassados. O alimento preferido da cabea o obi ( noz de cola ). O obi pode ser oferecido cabea sozinho ou acompanhado de outros alimentos. A obrigao na qual se d comida cabea o Bori. Outro aspecto importante que o Orix no pode atuar de forma positiva sobre a cabea de um filho se essa pessoa estiver com a cabea fraca. Como o agricultor prepara a terra onde a semente dever germinar, tambm a Yalorix ou Babalorix prepara Ori para receber os axs que sero dados pelos seus filhos.

Bem, depois dessas leituras, que mostram que h vrias interpretaes para um mesmo sentido, um mesmo Ritual, um mesmo Fundamento e que tambm colocam todos em contato com o Yorub, a lngua e as lendas, podemos passar a parte da Interpretao e Realizao do RITUAL DO BURI NO IL DE ME CRIADEIRA LABIAX OMINAXAUROY, que na verdade traz o mesmo fundamento, porm num ritual simples e uma interpretao mais definida, ou seja, detalhando ao mximo, inclusive no que diz respeito a tudo que usaremos para essa realizao, para que nenhum dos Ias ou curumins, saiam da Camarinha sem saber ao certo porque nela estiveram.

Apenas um Esclarecimento Durante 20 anos, fui Criadeira de Santo e, sendo assim, assimilei muito dos Rituais e suas realizaes na Casa onde exerci essa funo. Hoje, consegui, depois de tanta bagagem e um pouco de coragem, assumir meus prprios Rituais e minha proposta mais direcionada a explanao completa de absolutamente tudo que cada Ritual traz espiritualmente a quem o abraa e o porque do uso de cada aparato nesse Ritual, pois absolutamente TUDO usado em um Ritual tem seu significado espirtual. As fundamentaes de meus Rituais, como j disse, tem como base minha vivncia e em todos os ensinamentos que captei particularmente atravs de cada uma delas. Prelees de Entidades abenoadas e maravilhosas que me deram essa oportunidade de hoje poder juntar os preceitos mais importantes e realizar de forma simples, porm ampla em sentido, em inteno e em fundamento.

[Digite texto]

A evoluo se faz necessria, pois nosso planeta gira e temos que girar com ele e adaptar nossa Vivncia Religiosa nossa Vivncia Material, para que uma no interfira na outra. Abraar a Religiosidade exatamente como abraar um Ideal de Vida, que nos faz sentir bem enquanto desempenhamos nossas funes, sejam elas quais forem. Abraar a Religiosidade Ritualstica que a Umbanda/Candombl trazem, no deve ser um SACRIFCIO OU UMA OBRIGAO... NUNCA! Me foi ensinado por uma amiga recente, porm presente na realidade do nossa opo de Vivencia de F Ritualstica, que nossos recolhimentos em Camarinha so ABRIGAES , ou seja, so Rituais que nos Abrigam junto aos nossos Orixs, nos aproximam e esse termo que quero usar, pois Obrigaes podem trazer uma conotao extremamente negativa, como ser obrigado a alguma coisa. Pela minha experincia, sei o quanto essa interpretao faz muitas vezes um Ritual ser completamente infrutfero. Espero esclarecer tudo a que me propus, porm peo com humildade a cada um que esteja realizando seu BURI : NO SAIAM DAQUI COM DVIDAS, POR FAVOR!!! Caso alguma questo fique obscura, estou aqui exatamente para isso, esclarec-los. Essa a minha principal funo nesse Il, ESCLARECER, CLAREAR! Sem isso, meu trabalho ficaria sem fundamento. Ax Odara todos e vamos comear!!! BURILAR MEXER, MOVIMENTAR, ALIMENTAR, AGREGAR!!! O PRINCPIO, A COROAO, O ATO DE DOAR-SE AO SEU SAGRADO, INDIVIDUAL, NICO!!!

Usamos a palavra BURI pela nao Angola, a qual derivamos em nossa essncia africana, porm a nvel de traduo o significado o mesmo, s muda, na realidade a fontica, pois os de Keto tem uma pronncia diferente dos de Angola como tambm os de Jej, Bant, etc. O que importa realmente como conceituamos o BURI em nosso Ritual afro-brasileiro, nesse nosso Il. BURI O RITUAL DE INICIAO VIDA RELIGIOSA, ONDE SE D A OPORTUNIDADE DE SE TER MAIOR INTIMIDADE COM A ESCOLHA DO EXERCCIO DA F DE CADA CRIATURA. COM O BURI FICAMOS MAIS FIRMES DE AURA, NOSSA INTUIO, O QUE NOS D O DIREITO DE EXERCER COM MAIS PRECISO O NOSSO LIVRE ARBTRIO, QUE O QUE VAI REALMENTE TRAAR O CAMINHO DE NOSSA VIDA . O BURI UMA RENOVAO DE VIDA!

[Digite texto]

Com o BURI damos aceitao e reconhecimento ao nosso PERISPRITO, que caminha conosco como nosso Anjo da Guarda, nossa sombra espiritual, nosso reflexo ao nosso Esprito que fica em outro plano unido a ele e assim recebe nossas energias e nos enviam as que nos faltam e retiram as que esto em excesso, mantendo nossa matria a equilibrar-se. Esse o papel do PERISPRITO, ser um condutor de energia, tanto positivas como negativas, por isso preciso ter ateno a qualquer tipo de pensamento, palavra ou ato negativo, pois se aderir nossa matria ir tambm aderir ao nosso PERISPRITO e ento ser encaminhado ao nosso Esprito que pode desequilibrar-se e ento ficarmos mais abertos a toda gleba de vibraes por onde passarmos, mesmo que elas no sejam dirigidas a ns. Podemos simplesmente ir agregando vibraes desconhecidas, que no inerentes a nossa essncia do ser e tais vibraes no serem reconhecidas pelo nosso PERISPRITO pois esse j est sem suporte energtico do Esprito que est em desequilbrio com a matria e ento passarmos a viver de uma forma completamente inferior nossa capacidade de escolha. Perdemos o poder de exercer o nosso livre-arbtrio e nos entregamos a momentos de vida marginalizada, completamente sem explicao, seguimos por caminhos que abominamos sem nos darmos conta, ou coisa do gnero. O BURI DADO, NESSES CASOS, PARA REEQUILIBRAR O ESPRITO, FAZENDO COM QUE NOSSO PERISPRITO NOS RECONHEA NOVAMENTE E NOS ACEITE E POSSA VOLTAR A EXERCER SUA FUNO PRINCIPAL COMO CONDUTOR DE ENERGIA E PROTEO. Por isso no podemos colocar o BURI smente como Iniciao s Obrigaes Religiosas...No, seria limitar esse Ritual to maravilhosamente abrangente. Uma criatura pode ser encaminhada ao BURI por motivos diversos, todos que tenham a ver com EQUILBRIO, FORTIFICAO, RECONHECIMENTO e no freqentar o Il, no continuar com as abrigaes de continuidade para seus Orixs. O BURI uma ATO DE CONSAGRAO que pode ser dirigido apenas a uma determinada situao de necessidade.Podemos coloclo como uma COMUNHO do Divino com a Criatura e a sua necessidade. Porm, aos que realmente optam em abraar sua religiosidade, o BURI seria como a PRIMEIRA COMUNHO, o primeiro contato do Curumim com seu Orix, aquele que intercede por cada um de ns perante o DIVINO! Uma outra interpretao que gosto muito que o BURI UM BATISMO CONSCIENTE, onde a criatura, por livre arbtrio, se coloca de frente a seu Orix e a si mesmo, reconhecendo-o(a) e, num ato de coragem, abraando-o(a). Os Orixs, por definio, so guardies dos elementos da natureza e representam todos os seus domnios no aye (a realidade fsica em que os humanos esto inseridos).Uma definio muito incompleta, convenhamos... O Orix um ser em forma espiritual, que habita em um plano superior ao nosso, que escolhemos antes de encarnarmos para que nos auxilie a traar nosso caminho, a conhecermos mais a ns mesmos para que possamos aprimorar nossas escolhas atravs de nosso livre arbtrio e nos aproximarmos o mximo possvel do DIVINO, do SAGRADO, da ENERGIA MAIOR! So LUZES que iluminam nossas escolhas e amenizam nossos caminhos traados por ns mesmos ou trazidos como Karma, de caminhos anteriores. Karma misso e pode ser positivo ou negativo. Seja qual for e como for, nossos Orixs estaro sempre nos acompanhando e se aprendermos a vibrar de maneira positiva e verdadeira, humildes e completamente entregues a nossa F, poderemos sem dvida sermos carregados por Eles em perodos frgeis, sendo acalentados, por mais difcil que sejam os caminhos ou as situaes, mas preciso sim ter por Eles, o mesmo amor e o mesmo respeito que Eles tem conosco. Para isso, realizamos nossas ABRIGAES, sempre acompanhados a oferendas a Eles.

[Digite texto]

O QUE USAMOS PARA O NOSSO RITUAL E O QUE SIGNIFICAM O IGB:


Pode ser qualquer pea de loua ou de barro com tampa. No nosso caso, optei por uma soupeira pequena de loua branca, simplesmente por ser mais fcil a visualizao dos elementos nela contidos e tambm o manuseio, alm de poderem ser usadas posteriormente para o resto das Abrigaes, sem necessidade de gastos posteriores. Poderia ser uma quartinha de loua tambm, porm o manuseio e a visualizao j se tornam mais difceis e na feitura precisaria ser substituda. No optei por nenhuma pea de barro pela porosidade e umidade, pois mesmo envernizadas elas ainda continuam porosas e tem tendncia a criar mofo o que pode assustar e levar-se a interpretaes errneas e precipitadas. Representa o tero, o Clice, onde abrigar a consagrao ao Novo, a uma nova forma de Vida. A representao Sagrada do Orix.

O OBI ou Noz de Cola:


Optei pelo uso do Obi africano de 4 gomos, por representar essencialmente nossas razes africanas. Representa nosso ORI, o centro de nossa cabea por onde convergem e emergem toda a nossa energia ao Orix. uma fruta, uma noz, do reino vegetal, que colocada na boca dos curumins durante o ritual. Da mesma forma, representa quando colocado no Igb, a nossa fuso com o nosso Orix, depois de nos colocarmos frente a ele, passando ser a cabea do Orix. uma simbologia maravilhosa,pois mostra literalmente o quanto a troca de energia justa. O que a princpio carrega a nossa energia, quando assentado passa a ser a energia de nosso Orix.

O Bzio
O Ouvido... Ele nos prepara para a percepo do som interior, o nosso som natural, levando-nos a percepo da verdade, da nossa verdade! o smbolo dos mistrios que precisamos revelar sobre nosso Tempo aqui, nessa Vida. uma Concha, que serve paranunciar e ouvir e que vem das profundezas do Mar, das grandes guas, da fonte de tantas misteriosas vidas, da purificao limpeza e descarrego, smbolo de TRANSFORMAO, de REGENERAO, de MOVIMENTO das mars. colocado durante o ritual fechando nossa Aura, nossa terceira viso, para captar essa energia e ao fim da obrigao colocado dentro do Igb para assim captar atravs dessa energia, o mistrio de nosso Orix que j se fundiu, com a deitada do Obi , com a nossa. Representa, tambm, nossos DECS, anos de Santo, pois quanto mais Abrigaes fazemos, mais conhecimentos adquirimos e acrescentamos aos novos Orixs que o complementaro na Feitura de Santo e nas Deitadas a Oxal. Na Feitura de Santo so colocados dois Bzios que representam os dois Ouvidos, para que todos os outros Orixs que nos acompanhem ouam e tomem conhecimento de nossos mistrios e ento compartilhem os seus conosco em forma de proteo e ajuda.
8

[Digite texto]

A gua
A fonte maior da purificao, que mata nossa sede, que repele as impurezas. Nossa purificao frente ao Orix e a purificao de nosso Orix nossa frente.

A Vela
Realmente o que nos importa a CHAMA que a vela emana, por isso optei em usar velas brancas para o BURI, pois a cor importante a que emana da chama da vela e no da cera que a colore. Se observarmos cada chama de cada vela acesa, poderemos notar o quanto elas so diferentes. Elas mudam de cor, forma mosaicos nicos, mveis e prprios, so as foras da natureza ativas e individuais de cada um. E a essa fora individual que o Orix vai reconhecer como sua e identificar a vibrao de Sua chama isolada das outras. A chama no BURI representa a individualizao reconhecida pelo o Orix de seu filho que a ele se apresenta.

Comida de Oxal com Ovo e Iemanj


Oxal considerado o Pai de todos os Orixs e Iemanj a Me. Por isso optei em arrear comida a ambos, em respeito a nossa ancestralidade primordial,que Pai e Me. A comida de Oxal, no entanto, vem com um ovo cozido em cima, que representa a Comunho do Curumim com o seu Orix, caso esteja burlando por uma causa especifica. Aos que esto Burilando para tornar-se um Ia, um filho do Santo, representa a Primeira aceitao, a Primeira Comunho, o embrio, o princpio a partir do qual se desenvolver e a primeira manifestao diante da Fora de sua prpria essncia religiosa, perante a sua prpria Alma, a grande ligao com o Ser Divino.

Delekuns - As Guias
Delecuns, as populares Guias, so aparatos usados nas ABRIGAES, para concentrar a energia dos Orixs junto a nossa prpria energia e assim desempenha o papel de escudo protetor, contra energias negativas. So compostas de certo nmero de elementos (contas de cristal ou loua, bzios, Lgrimas de Nossa Senhora, dentes, palha da costa, etc.), distribudos em um fio (de Ao, Nilon ou fibra vegetal), obedecendo a uma numerologia e uma cromologia adequada; ou ainda, de acordo com as determinaes de uma entidade em particular, quando usadas para participao nas Giras e em outros rituais. Optei usar em nossas Abrigaes, duas espcies distintas de Guias:

[Digite texto]

As de missangas ou contas de porcelana pois simbolizam, por sua composio, a mistura de gua e barro, material usado para criar o mundo e os homens. No BURI especificamente, usaremos a de Cor Branca ou Transparente para Oxal, j que, como expliquei anteriormente, nossa primeira vibrao de apresentao ao Orix regida pela nossa ancestralidade e, sendo o Ageun (comida) de Oxal o que carrega o Embrio da Nova Vida, da Renovao, ser ento dedicada a ele o primeiro Delekum de Contas. Sero feitas pelos prprios Ias seus Delekuns de Palha da Costa, fibra extrada de uma rvore, portanto, do reino vegetal que representar a energia individual de cada um transportada ao seu Orix, mais uma forma de reconhecimento, integrao e compartilhamento entre ambos. Essa Guia dever ser composta por duas tranas finas que se juntam nas extremidades formando dois pequenos MOKNS (vassourinhas). Uma trana representa o Ia e a outra seu Orix que unem-se de ponta a ponta. Quem faz a unio desse Delekun a Me Criadeira, efetivando essa Consagrao e dando o Fundamento da sua participao efetiva no Ritual. Esse o Delekum em que se concentra todo nosso ectoplasma vibrante e, por ser feita de uma fibra vegetal criada pela natureza, absorve energia e est sempre nos reabastecendo e sendo reabastecida pela energia do nosso Orix. H uma troca de energia VIVA entre elas e os plos de descarrego so os mokns, tanto da positiva como da negativa, pois nenhuma dessas vibraes devem estar em demasia, alm do limite que comporta o equilbrio da Criatura. Uma pessoa pode estar sim sobrecarregada de positividade e ento perder seu prumo, tanto quanto pode estar carregada de energia negativa. A proporo deve ser avaliada na porcentagem de 70% de positividade para 30% de negatividade. A sim haver um equilbrio. A cada Abrigao realizada, ser feito o mesmo ritual dos Delekuns de Contas e de Palha da Costa e acrescentando-se assim os DEKS (o tempo, a graduao) de cada Ia. Na Feitura de Santo, sero feitas 2 guias de Contas, com as cores dos dois primeiros Orixs e dois Delekuns de palha da costa respectivamente.

Para que servem os Delekuns fora das ABRIGAES


Tm poder de elevao mental. Se utilizadas durante um trabalho espiritual, tem funo de servir como ponto de atrao e identificao da vibrao principal e/ou falange em particular, atuante naquele trabalho, servindo assim como elemento facilitador da sintonia para o mdium incorporado. Elas nos auxiliam em nossas incorporaes, pois estas atraem a "energia" particular de cada entidade, captando e emitindo bons fluidos, formando assim, um crculo de vibraes benficas ao redor do mdium que as usa. Servem como pra-raios. Se h uma carga grande, ao invs desta carga chegar diretamente no mdium, ela descarregada nas guias, e se estas no agentarem, rebentam. Podem ser utilizadas pelo mdium, para "puxar" uma determinada vibrao, de forma a lhe proporcionar alivio em seus momentos de aflio.

Os Contra Eguns

10

[Digite texto]

Eguns so espritos que ainda no adquiriram um grau de conscincia e s vezes nem mesmo sabem que esto desencarnados. Ele pode se tornar um obsessor quando se liga a algum encarnado para, por exemplo, vivenciar seus vcios materiais (lcool, droga, sexo, etc..) ou por no admitir se afastar de algum encarnado (esposa, filhos, amigos) ou ainda para se vingar de seus inimigos. Os Eguns ficam vagando em nosso meio e s vezes so aprisionados por "Kiumbas" (seres que j sabem que so desencarnados e fogem do auxlio), servindo-lhes como escravos e muitas vezes usados para sugarem energia de seus desafetos, atuando atravs dos sete estados tidos como capitais (vaidade, inveja, ira, preguia, avareza, gula, luxria). O Contra- Egum como o prprio nome diz, usado nas Abrigaes, para que no se corra o risco da aproximao desses espritos e nem aderncia, encosto dos mesmos e assim venham a trazer um peso ao Iao, um carrego e portanto um desequilbrio energtico. Vai ser usado no BURI em ambos os braos, somente um fio de palha da costa, para maior comodidade do Ia, mas esse fio dever ser levado e aps levantarem da Camarinha, devero juntar a ele mais alguns fios de palha e tran-lo. No brao direito para segurar a vibrao do Orix e no esquerdo do prprio Ia e de seu Guardio (o Ex) que, embora no esteja inserido no Fundamento do BURI, uma vez que nos colocamos frente ao nosso Orix, o Guardio j se coloca ao nosso lado, sendo colocado a frente e apresentado formalmente ao Ia na Feitura de Santo. Tambm feito de palha da costa para maior troca de vibrao. O Contra-Egum pode ser usado pelo Ia, a partir da, sempre que sentir real NECESSIDADE, ou seja, expostos a interferncias negativas e em locais e ocasies especficas, como velrios, missas em igrejas, hospitais, cemitrios, onde a inscidncia desses espritos no doutrinados e sem luz. No perodo da Quaresma, em viagens, tambm deve-se usar o Contra-Egun, que no precisa ser o mesmo tecido com o fio usado no BURI. Esses devem ser guardado somente para uso dentro do Barraco, do Il. Caso sinta-se mais confortvel, pode-se us-lo no tornozelo ou na cintura, na altura do umbigo.

A Roupa Branca
So muito curiosas as explicaes que encontramos em vrios textos sobre o Usar Branco numa Corrente, numa Abrigao ou em outros Rituais e no us-lo. Ao contrrio do que muitos pensam, a juno de todas as cores primrias no o preto e sim o BRANCO e, vem da o real Fundamento de Oxal, o patrono dos Orixs ser representado pela cor branca. a cor que melhor simboliza o DIVINO, por ser a miscigenao de todas as outras cores. O Branco no tem matizes, ou seja, no h o branco claro e o branco escuro, deixando de lado a marca do Sabo usado para lavar roupas.... O Branco simplesmente Branco. Ah, mas o preto tambm....sim, porm o cinza, seria o derivado da cor Branca ou da cor preta??? Existem vrias tonalidades de cinza....

11

[Digite texto]

Realmente a cor Preta tambm pode ser a mistura de cores derivadas e por isso muito usado nos Rituais dos Guardies, como escudo a esses Orixs que trabalham e convivem conosco em nosso plano, um estgio derivado do Plano Primrio, o Plano Celestial, digamos assim. O Branco uma cor que engloba todas as outras cores e no causa impacto, no contrasta com ele mesmo e no causa iluso de tica. Os fotgrafos usam muito o FUNDO INFINITO para montagem de fotos...Ele nada mais que um grande fundo branco que no ir interferir em nada no que realmente deve ser o objetivo da foto. Quando lidamos com enrgia, o processo o mesmo: nos precavemos em todos os sentidos para que nada possa interferir na troca de energia que se estabelece entre o Ser e o Orix nas Abrigaes, as Entidades e seu Consulente numa Gira e at numa Vibrao de Sade, sem nem um tipo de ritual previsto, somente uma energizao.

O PA
PA em Yorub significa O ATO DE BATER PALMAS, mas no sentido de chamamento, de saudao. Jamais vou esquecer a minha primeira aula Espiritual, quando meu Pai de Santo explicou exatamente o que era o PA. Ele nos deu o significado, virou de costas e comeou a bater palmas e a gritar: OH de casa!!! Rimos muito, mas exatamente esse o significado. O Pa (pronuncia = pa) um gesto que serve como sinal de que se preciso comunicar alguma coisa, mas no se pode falar. Isso ocorre muito no candombl quando as iniciandas esto no ronc e no podem falar, da batem com as palmas das mos tentando dizer algo, se comunicar por algum motivo. usado tambm como saudao para orix, e, diferente de orix para orix. uma palavra em yorub que significa: "pa" = juntar uma coisa com outra; "o" = para cumprimentar... Essa palavra uma contrao de patew que significa aplauso. um preceito do candombl e normalmente no se usa na Umbanda. O pa bate-se 3 vezes assim... 3 + 7 vezes Intervalo 3 + 7 vezes Intervalo 3 + 7 vezes E depois a saudao, por exemplo: palmas pa
fonte: aucar.com.br

12

[Digite texto]

Em todas as Abrigaes, o Pa usado vrias vezes, inclusive quando servido os Ageuns (refeies), quando fazemos os Angorossis (Oraes) e quando Ogns entram na Camarinha pela primeira vez e a Me Criadeira tambm. No dado o Pa a pessoa, mesmo pelo cargo que ocupa,no. O PA DADO SEMPRE AOS ORIXS DA ME CRIADEIRA E DOS OGNS que vem dar seu Ax a quem est recolhido em Camarinha.

PORQUE OS IAS SO RECOLHIDOS EM CAMARINHA APS SUAS ABRIGAES?


Camarinha, nos rituais de Candombl e at em algumas Casas de Umbanda, um cmodo secreto do Barraco. Secreto no sentido de s ter acesso a Criadeira ou Criador do Santo, o Babalorix ou Yalorix e seu Ogn na hora da realizao das Feituras. Hoje em dia, a maioria dos Ils j se adequaram a modernidade e realizam Camarinhas conjuntas, no prprio Barraco, onde limita-se a entrada a Ogns e Ekdes, no aberto a pblico e aps o Ritual, so recolhidos em Camarinha no prprio Barraco depois de limpo, higienizado e defumado. O Recolhimento necessrio sim, para que o Ia passe um tempo em repouso, proporcionando assim uma melhor interatividade vibratria. Abrigaes, deve deixar sua histria, sua vivncia, suas preocupaes, tenses e mgoas do lado de fora. E nesse sentido que o Recolhimento ps Ritual primordial. Os percursores da Doutrina, costumavam recolher 21 dias, 3 mses, dependendo da Nao e, at hoje, muitas Casas usam esse tempo de recolhimento. Como filha de Santo de Pai Bikun (nasceu feito por herana da Me que no desenvolveu e era filha de Yalorix que sagrou-se grvida), recebi de herana a regncia do tempo, ou seja, as Ab rigaes sero feitas em tempo bem mais reduzidos, mais integrados a nossa realidade.

PRECEITO O QUE ?
Por definio: Preceitos so proibies que tem por finalidade principal o respeito de condies que no interfiram no propsito maior da Abrigao. Realmente essa uma definio bem correta e aplicvel ao nosso Ritual de Abrigao. O Preceito feito antes e depois para que no se abra a Condio Energtica, direcionada a cada um em particular. O que proibido? Carne Vermelha, pimenta, sexo, lcool e ambientes onde haja promiscuidades. PRECEITO RESPEITO AO ORIX E A SI MESMO!!! O Tempo de durao do Preceito, depende da Orientao da Me Criadeira.

13

[Digite texto]

O OJ PANO DO SANTO
um aparato usado nos rituais, que serve como mais uma ferramenta de proteo e cumplicidade vibratria junto ao nosso Orix, por isso usa-se na cor do Santo. Para Orix Masculinos, usa-se amarrado no ombro e para Orixs Femininos, usa-se nas Ias mulheres usa-se amarrada sobre os seios. No caso do Ia masculino com Orix Feminino, usa-se tambm amarrado no ombro.

PANO DE CABEA
Usa-se Pano de Cabea para cobrir o Ori, ( Centro na Cabea), por onde a energia do Orix entra e concentra-se. a parte mais importante a ser protegida e resguardada. aps realizar-se as ABRIGAES e comparecer a uma Gira ou a qualquer trabalho vibratrio. Tem tambm um Conceito de Respeito maior ao Orix. Cobrir o Ori um conceito usado em muitas religies, porm assumido de forma diferente como no judasmo o kip, o vu das mulheres usado pelas freiras da Igreja Catlica e o Ori raspado pelos Monges Franciscanos, pelos Bispos, Cardeais, e at o vu da noiva quando se casa, que representa a proteo da pureza, da virgindade. Na Camarinha, porm, os Ias so liberados do pano de cabea justamente pela ligao plena, a entrega e a troca vibratria de energia entre ele e seu Orix. S se cobre a cabea quando feita a Sada de Santo, que representa o fim do recolhimento e a exposio ao tempo, pois, mesmo o Ia sendo liberado do Resguardo, o Igb de seu Orix, continua em vibrao pelo Ia que permanecer de contra-egun 7 dias dentro de nosso ritual, mesmo sendo liberado do recolhimento pois necessita prosseguir no ritmo da vida que se estabelece, hoje em dia. S depois haver a liberao total ao Ia e do Orix ao Tempo.

14

[Digite texto]

15

Vous aimerez peut-être aussi