Vous êtes sur la page 1sur 9

Departamento de Cincias Exatas Projeto Integrador de Engenharia 2013/2 Construo de Pista para Atingir Metas (Hquei)

1s semestres
1. Definio de projeto

O projeto um trabalho gerenciado que visa a encontrar solues para um determinado problema ou a execuo de determinada proposta. Para que os objetivos sejam alcanados, necessria a utilizao coordenada de recursos humanos, financeiros e materiais bem como a determinao de metas e de um perodo limitado para a execuo das tarefas. Dessa forma, o projeto envolve: Objetivos; Cumprimento de cronograma(s); Elaborao de planilha(s); Anlises relacionadas aplicabilidade; Qualidade e viabilidade oramentria; Atingir metas de sustentabilidade. 2. O que o projeto integrador dos cursos de engenharia? O projeto integrador fundamenta-se na integrao de docentes e graduandos de primeiro semestre para desenvolvimento e construo de produtos. Estaro envolvidos os cursos de Engenharia (Civil, Eltrica, Mecnica e Produo Mecnica), Arquitetura e Urbanismo e Desenho Industrial. 3. Objetivos - Propiciar aos alunos dos cursos envolvidos a oportunidade de desenvolver, projetar e conceber a construo de produto, a partir da aquisio e/ou ampliao de conhecimentos, competncias e habilidades referentes s disciplinas estudadas no primeiro semestre. - Reconhecer a inter-relao das disciplinas que compem a grade curricular do curso. - Promover a integrao entre alunos, professores e coordenadores. - Inserir os alunos em atividades comuns prtica acadmica: planejamento, pesquisa e execuo de projetos.

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

4. Apresentao do Projeto A proposta do projeto a concepo de um sistema para atingir um lugar especfico com a finalidade de participao da atividade a ser realizada entre equipes formadas por alunos de primeiro semestre do curso de engenharia de todos os campi da UNINOVE. O objetivo lanar discos para atingir um objetivo em forma de traves. Para isso, dever ser projetado e construdo um equipamento de propulso que lanar os discos horizontalmente sobre um trajeto linear, cujas dimenses e formato do trajeto e alvo esto ilustrados na figura. 5. Orientao e Controle / Acompanhamento dos projetos A orientao e o controle do desenvolvimento dos projetos em sala de aula sero feitos pelos professores da disciplina de Introduo Engenharia. Ao longo do semestre, o acompanhamento do projeto, no que diz respeito ao cumprimento das etapas e cronograma, ser feito pelos professores-coordenadores dos cursos envolvidos por meio de reunies e check-list. 6. Caractersticas do prottipo e normas da atividade O prottipo dever ter as seguintes caractersticas: - Logotipo da UNINOVE em tamanho maior de que os outros adesivos que o grupo queira colar no prottipo; - Prever itens de segurana durante testes e execuo, explcitos nos relatrios; - O trabalho (relatrio + produto) deve ser entregue ao final da atividade e doado UNINOVE; - Propulso a energia qualquer, exceto combusto, pneumtica e corrente alternada. O propulsor deve ser posicionado antes do incio da pista (faixa quadriculada na ilustrao); - O propulsor deve ser confeccionado com qualquer material, prioritariamente sustentvel; - O propulsor poder ser um prtico (trave) com dimenses MXIMAS de 1,00 m de largura x 1,00 m de altura; - A finalidade conquistar a maior quantidade de pontos do outro lado da pista em 3 (trs) tentativas, conforme ilustrao; O local que servir como pista dever ter as seguintes caractersticas: UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2 2

- TODA A TURMA dever confeccionar e utilizar UMA S pista; - A pista deve ser executada com forro de carpete; - A pista ser colocada sobre o piso horizontalmente, dever obedecer, minimamente, s dimenses da ilustrao. - Dimenses e forma da pista:
Mnimo 0,50 m

3,0 m

0,50 m 0,20 m Sentido de movimento de esfera 0,20 m 0,10 m 0,10 m 1,0 m 0,10 m

- Os discos devero ter as medidas de 0,07 m ( de dimetro e 0,02 m( de altura, feitos de qualquer material e fornecidos pelas equipes; - A pista dever ter, minimamente 0,02 m de espessura; - As metas devem ser prticos e medir 0,10 m de largura e 0,10 m de altura (com uma rede no lado posterior); - A meta mais prxima ao fim da pista valer 50 pontos; A meta central valer 20 pontos; A meta mais distante do fim da pista valer 10 pontos; - Os discos e a pista no podero sofrer interferncia humana durante a sua movimentao, nem serem impulsionadas ou largadas diretamente com as mos ou ps, ou mesmo qualquer outra parte do corpo. - O lanamento que, por ventura, ultrapassar a ltima meta no poder, em hiptese alguma, voltar pista; - O prottipo no dever, sob qualquer pretexto, lanar ou permitir que os discos sejam atirados de forma oblqua (para cima) ou vertical em relao ao solo; - Cada aluno ser inscrito em apenas uma equipe quando da entrega do relatrio; - Para o aluno que for inscrito em duas ou mais equipes prevalecer a MENOR nota.

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

7. Organizao da atividade - Ser realizado um torneio em cada fase, com as seguintes caractersticas: - Cada classe ter grupos ser formado por at 10 integrantes; - Os discos devem ter prvia aprovao de todas as outras equipes participantes (anterior data de apresentao); - O objetivo fazer maior pontuao; - Sero realizadas 3 (trs) jogadas dos discos sucessivamente (o grupo pode escolher em utilizar um s disco em 3 tentativas ou 3 discos em uma tentativa cada); - A equipe que iniciar as jogadas ser conhecida momentos antes do torneio atravs de sorteio, definido pelo professor (por exemplo, par ou mpar); - Ao final de cada jogada, verifica-se o nmero de pontos conquistados e somam-se, consecutivamente, tais pontos; - A pontuao ser feita conforme segue: 1o lanamento: valor da meta x 3; 2o lanamento: valor da meta x 2; 3o lanamento: valor da meta x 1; - A soma dos subtotais ser o nmero de pontos que a equipe receber neste quesito; - Aps a uma equipe concluir suas trs jogadas, a outra equipe far suas trs tentativas; - Todas as dimenses devem ser consideradas em repouso em relao ao solo; Ao final do projeto, as equipes participaro das seguintes atividades: 1) Torneio: atingir maior nmero de pontuao em trs tentativas para cada grupo (300 pontos no mximo); 2) Cronograma: As equipes devero fornecer cronograma nas datas solicitadas pelo professor, aps definidos os componentes e com atividades a serem entregues por escrito periodicamente. Caso cumprido integralmente, a equipe ter 200 pontos no mximo; 3) Relatrio: As equipes devero entregar relatrio final, conforme padres da ABNT em data combinada com o professor de Introduo Engenharia, valendo 200 pontos no mximo; na semana posterior, as equipes devero entregar cpias dos relatrios a todos os professores de sua turma;

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

4) Apresentao: As equipes devero apresentar verbalmente no dia da competio seus relatrios e na semana final do semestre para toda a turma e professoras, ou conforme combinado com o professor (100 pontos no mximo). PONTUAO TOTAL DA PROVA: AT 800 pontos. CRITRIO DE DESEMPATE: maior pontuao na mesma ordem da organizao da atividade. Para determinar a NICA equipe classificada para a fase seguinte, no caso de persistncia da igualdade, ser promovido sorteio no local da prova em data a ser fixada.

8. Etapas da atividade As competies apresentadas no item anterior ocorrero em trs etapas: 1 etapa: atividade entre grupos da mesma classe; 2 etapa: atividade entre grupos vencedores das classes de um mesmo campus; 3 etapa: atividade entre os grupos vencedores dos diferentes campi.

9. Inscries e tempo de atividade A durao das competies no dever ultrapassar o limite de 4 (quatro) horas. 10. Cronograma 1. etapa: de 04/11 a 08/11 (cada professor estabelece a data neste intervalo); 2. etapa: 23/11 (sbado) em cada campus; 3. etapa: 30/11 (sbado) no campus Memorial. Obs.: 1. O professor dever anunciar sua turma qual ser a equipe classificada para a 2 etapa at dia 15/11, dirimidas TODAS as possveis dvidas. 2. No dia da 2 etapa, os 3 grupos classificados para a 3 etapa sero anunciados aps o trmino da competio; 3. Sero considerados, para efeito de classificao nas 2 e 3 etapas, os quesitos torneio e apresentao.

11. Resultado e premiao As equipes vencedoras tero seus alunos selecionados para a participao em concursos posteriores e em projetos de iniciao cientfica e de extenso, alm de horas em atividades complementares para os que comparecerem nas etapas subsequentes. 12. Disciplinas envolvidas no projeto: contribuies UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2 5

Fsica No desenvolvimento do projeto h que se considerar a massa e dimenses como caractersticas do produto e fatores limitantes do projeto. Massa uma grandeza fsica que expressa a inrcia ou a resistncia dos corpos ao ter seu movimento acelerado, portanto quanto maior a massa, maior a resistncia do objeto ao movimento e, consequentemente, maior quantidade de energia dever ser entregue ao Prottipo para realizar o movimento. As dimenses limitadas conduzem o aluno a pesquisar formas que levem o Prottipo a alcanar maior proximidade do solo possvel e, consequentemente, mais estabilidade. O objetivo do desenvolvimento de pista para encontro de mveis traduzse pela escolha eficaz dos materiais de construo mecnica. Materiais com baixa densidade e boas propriedades estruturais so os mais indicados. Densidade a relao entre a massa e o volume, logo materiais com baixa densidade so aqueles que tm massa menor em um mesmo volume. Boa propriedade estrutural fundamentalmente a elevada resistncia apresentada pelos materiais aos esforos aos quais estes so submetidos. A seleo de materiais deve levar em conta alm dos fatores estruturais de projeto a maximizao da utilizao de fontes no naturais (muitas vezes renovveis) e a quantidade de resduos que necessitam de tratamento final, portanto a seleo de materiais deve tambm estar alinhada com os conceitos de reciclagem e sustentabilidade. A Fsica tem como princpio o desenvolvimento da curiosidade, a descoberta de novos materiais e de novas metodologias de ao, respeitando tanto os limites da natureza quanto as leis naturais. So elementos que compe a vida tcnica de um engenheiro e sua criatividade acontece, exatamente, no momento em que ele pensa em melhorar o desempenho econmico e prtico do objetivo de seu estudo, estabelecendo naturais consequncias dessas aes. A diferena entre um engenheiro e outros profissionais a capacidade de colocar o bom senso em prtica a partir das dificuldades com que as foras da natureza se interpem em sua trajetria. Este projeto visa a desafiar estes limites e colocar em prtica a habilidade de se trabalhar em grupo, ainda aumentar a quantidade de solues para um mesmo problema. Sejam bem vindos ao mundo de pesquisa, descobertas, estudo, aes e consequncias que a Fsica vai proporcionar. Algoritmos Aplicados Engenharia I A automao o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por mquinas, sejam estes dispositivos mecnicos, eletrnicos (como os computadores) ou de natureza mista. Para que a automao de uma tarefa seja bem sucedida necessrio que a mquina, que passar a realiz-Ia, seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processo a ser automatizado com eficincia, de modo a garantir a repetibilidade do mesmo.

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

Assim, necessrio que seja especificado com clareza e exatido o que deve ser realizado em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a sequncia em que estas fases devem ser realizadas. especificao da sequncia ordenada de passos que deve ser seguida para a realizao de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, d-se o nome de algoritmo. Ao contrrio do que se pode pensar, o conceito de algoritmo no foi criado para satisfazer s necessidades da computao. Pelo contrrio, a programao de computadores apenas um dos campos de aplicao dos algoritmos. Na verdade, h inmeros casos que podem exemplificar o uso (involuntrio ou no) de algoritmos para a padronizao do exerccio de tarefas rotineiras. Para que um computador possa desempenhar uma tarefa necessrio que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensvel pela mquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador nada mais que um algoritmo escrito numa forma compreensvel pelo computador. Existem diversas formas de representao de algoritmos, mas no h um consenso com relao melhor delas. O critrio usado para classificar hierarquicamente estas formas est diretamente ligado ao nvel de detalhe ou, inversamente, ao grau de abstrao oferecido. Algumas formas de representao de algoritmos tratam os problemas apenas em nvel lgico, abstraindo-se de detalhes de implementao muitas vezes relacionados com alguma linguagem de programao especfica. Por outro lado, existem formas de representao de algoritmos que possuem uma maior riqueza de detalhes e muitas vezes acabam por obscurecer a idia principal, o algoritmo, dificultando seu entendimento. Dentre as formas de representao de algoritmos mais conhecidas sobressaltam: - a Descrio Narrativa; - o Fluxograma Convencional; - o Pseudocdigo, tambm conhecido como Linguagem Estruturada. Matemtica A Matemtica expressa uma linguagem que descreve o real, desempenhando um papel de modelador da situao, ao fornecer tcnicas e procedimentos algbricos e numricos (as 'ferramentas') de apoio s demais reas do conhecimento envolvidas neste projeto, permitindo descrever e estabelecer relaes entre as variveis envolvidas distncia, tempo, velocidade, energia, fora de atrito o que viabiliza testar possibilidades e antecipar resultados. Expresso Grfica Na disciplina Expresso Grfica, utilizamos as projees ortogonais, que tm por finalidade estudar a representao grfica dos corpos slidos, bem como suas sees, de tal forma que possam ser observados em sua verdadeira grandeza. Atravs do desenho, podemos observar as medidas do UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2 7

objeto projetado, permitindo assim a leitura e interpretao do objeto para a sua fabricao.

Iniciando um projeto Para comear um projeto, temos que definir sua finalidade para depois determinar as tarefas que precisam ser realizadas, para assim alcanar seus objetivos. Logo aps determinar tais tarefas, ter tambm que definir prazos, pessoas envolvidas para cada tarefa, o prazo final e, por ltimo, o custo de cada prazo. O projeto, alm de envolver pessoas, envolve equipamentos e materiais que tm tarefas independentes. Mas no pode haver atrasos, pois isto afeta todo o objetivo do seu projeto. Todo processo tem que estar no mesmo ritmo para atingir suas metas dentro do prazo estipulado para a realizao do projeto. Conhecer tcnicas e ferramentas de Algoritmos que iro ajudar a gerenciar melhor os projetos o objetivo principal desta matria.
O que um projeto? O projeto pode ser definido como um trabalho gerenciado com o objetivo de alcanar solues para um problema. Ele envolve finalidade, prazos, custobenefcio e qualidade. Esses quatro elementos so a chave de um projeto. O seu projeto ser exclusivo; mesmo tendo algumas semelhanas com outro qualquer, ter caractersticas diferentes e especficas. Possuir tempo determinado, pessoas para sua realizao, ser inovador e, por meio de todo esse conjunto, atingir os seus objetivos e a qualidade esperada. Os quatro elementos de um projeto: Finalidade: nesta fase inicial so definidas quais so as ferramentas que compem o projeto para atingir o seu objetivo, quais sero as tarefas a serem executadas e o mais importante: a necessidade do seu projeto; Prazo: este elemento diz respeito ao prazo necessrio para a realizao do seu projeto. Por meio de cronogramas, planilhas e clculos, possvel obter um gerenciamento eficiente; Custo: este nada mais que o oramento do seu projeto; a soma de todos os gastos necessrios para a sua realizao, que englobe materiais, custo de colaboradores, equipamentos, aluguis e tudo o que envolve valores do seu projeto; Qualidade: a juno dos elementos finalidade, prazo e custo que ter como resultado a qualidade. Conhecendo os perodos de vida de um projeto:

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

Perodo de iniciao: esta a primeira fase do projeto e aqui que verificamos sua finalidade e sua necessidade. Por meio de um objetivo a ser atingido iremos realizar nosso projeto; Perodo de planejamento: depois de verificarmos os objetivos e a finalidade do projeto, iremos comear o planejamento do nosso projeto. nesse perodo que iremos traar as estratgias, tendo em mos informaes obtidas de cronogramas, mapas de riscos e mudanas, e assim planejamos o corpo do projeto o qual nos levar a atingir o resultado de qualidade; Perodo de execuo e gesto: neste perodo voc pode gerenciar o seu projeto monitorando os quatro elementos importantes, que so: finalidade, prazo, custo e qualidade. por meio deles que voc poder descobrir rapidamente se h variveis que no esto de acordo com o seu projeto, ou seja, encontrar riscos, porm j com habilidade para lidar com os problemas encontrados; Perodo de fechamento: esta a parte final do seu projeto. o perodo em que voc ir identificar seus erros, seus acertos e, por meio de relatrios, voc poder corrigi-los, aprender com tais erros ou mesmo aprimorar os acertos. Portanto, com as Tcnicas e Ferramentas de Algoritmos, podemos criar modelos de acompanhamento, anlise e simulao dos parmetros envolvidos no projeto. Materiais Na fabricao de um produto existe uma grande variedade de materiais, por exemplo, um automvel, em que podemos citar a utilizao de alguns materiais, tais como ao, plstico, vidro e borracha. Assim, fundamental o conhecimento das propriedades caractersticas e do comportamento dos materiais utilizados no projeto, alm do comportamento durante processamento e uso. Deve-se considerar tambm o impacto ambiental durante a seleo dos materiais a serem utilizados no produto. Corpo docente:

Prof. Alexandre Rigotti Prof. Joo Bosco Santos Souza Coordenadoria de engenharias bsicas Prof. Marcos Antonio Naldi Prof. Jan Recicar Novaes Diretoria de cincias exatas A distribuio e/ou acesso limitado aos alunos do Departamento de Cincias Exatas da Universidade Nove de Julho - Uninove, gratuitamente. vedada a reproduo total ou parcial deste documento, por quaisquer meios.

UNINOVE Projeto Integrador 1 semestre 2013/2

Vous aimerez peut-être aussi