Vous êtes sur la page 1sur 11

Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do incio ao fim [Parte 1] Elementos pr-textuais: Capa (obrigatrio) Folha

ha de rosto (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio) Elementos textuais: Introduo Desenvolvimento Concluso Elementos ps-textuais: Referncias (obrigatrio) Neste artigo explicaremos como formatar todos os elementos obrigatrios e os opcionais mais utilizados. Contudo, os passos para formatar os outros elementos so bem semelhantes e qualquer um que leia atentamente este tutorial conseguir fazer os demais por conta prpria. Agora vamos colocar a mo na massa que, alis, o foco deste texto.

Regras gerais de formatao


Algumas regras de formatao definidas pela norma se aplicam a todo o documento. Trs delas merecem ser configuradas logo no incio, antes de digitar qualquer letra. So elas: tamanho e tipo da fonte, tamanho do papel, margens e pargrafo (recuo e espaamento). J outras so deixadas a cargo do autor. De acordo com a norma ABNT, O projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho. Ou seja, tudo que no estiver explicitamente definido nas normas pode ser escolhido livremente pelo autor. Como formatar o tipo e o tamanho da fonte Estas so duas das configuraes mais elementares de um texto. Para ajust-las, na guia Incio do Microsoft Word 2007 (a que exibida quando se abre o programa), procure o campo Fonte.

A ABNT no especifica o tipo de fonte. Contudo comum usar Times New Roman ou Arial. Portanto, digite ou selecione da lista a fonte Times New Roman ou Arial as duas aceitas pela norma ABNT. O tamanho de fonte recomendado 12 pt. A exceo para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas de ilustraes e tabelas, que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme. Sugiro que seja utilizado tamanho 10 nestes casos, porm o autor pode usar o que melhor lhe convier. Veremos como fazer isto de uma forma bem prtica mais adiante.

Como formatar o tamanho do papel Configurar o tamanho do papel uma das formataes mais fceis de se fazer. Basta selecionar a guia Layout da Pgina e clicar em Tamanho.

A ABNT determina que todo trabalho acadmico seja escrito em papel A4. Portanto, selecione a opo A4 210 x 297 mm no menu pop-up e seu papel est corretamente configurado. Como formatar a margem Na mesma guia Layout da Pgina, clique em Margens e depois em Margens Personalizadas

Na janela que se abre, digite o padro definido pela ABNT nos respectivos campos: margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Clique no boto OK e suas margens estaro configuradas.

Como formatar o pargrafo (recuos e espaamento) As configuraes de pargrafo no so idnticas para toda a monografia, mas, para todo o corpo do texto, mantm a mesma formatao. Por isso, vale a pena configur-lo desde o incio do desenvolvimento do trabalho. Quando configuraes especficas de uma determinada seo for necessria, podemos faz-las sem dificuldade. O primeiro passo abrir a janela Pargrafo. Para isso, ainda na guia Layout da Pgina, procure o campo Espaamento. Clique no pequeno cone no canto inferior direito deste campo.

A janela Pargrafo ser aberta. Nela, trs coisas sero configuradas: alinhamento, recuo e espaamento.

Alinhamento Para o alinhamento, basta selecionar Justificada e manter o campoNvel do tpico com Corpo de texto. Recuo A norma deixa a maior parte das configuraes de recuo a cargo do autor. A nica exigncia feita para citaes diretas ou longas (mais de trs linhas). Nestes casos, ela exige um recuo de 4 cm da margem esquerda veremos mais adiante como fazer isso facilmente. Para a primeira linha, recomendo que seja utilizado 1,25 cm. Isto feito selecionando Primeira linha no campo Especial e digitando 1,25 no campo Por (veja figura acima). Os recuos esquerda e direita devem ser mantidos em zero, com exceo dos casos de citaes descritos acima.

Espaamento Tambm chamado de espacejamento (inclusive pela prpria ABNT), o espaamento tambm muito fcil de ser configurado. Contudo, vale uma rpida observao. Na nomenclatura utilizada no Microsoft Word, Espaamento o espao antes e aps os pargrafos da os dois campos Antes e Depois. J o Espaamento entre linhas a distncia entre cada linha dentro de um mesmo pargrafo. A norma determina apenas o espaamento entre ttulos de sees e os pargrafos que os antecedem e sucedem dois espaos de 1,5, entrelinhas. Como expliquei antes, o espaamento antes e depois desta janela pargrafo entre pargrafos, e no entre pargrafos e ttulos. Portanto, ambos devem ser mantidos em zero. Veremos como formatar o espacejamento entre ttulos mais adiante. Para ficar de acordo com a ABNT, o espaamento entre linhas deve ser configurado em 1,5. Basta selecionar 1,5 linhas no campo Espaamento entre linhas. Deixe o campo Em em branco. Clique no boto OK e seu pargrafo estar formatado.

Formatao dos elementos pr-textuais


Agora que as formataes gerais esto concludas, vamos passar para a formatao do elementos pr-textuais. Aqui, mais uma vez, a norma deixa boa parte das opes a cargo do autor. Porm, com o uso, boa parte delas acabaram se tornando padro e so vistas com mais frequncia nas monografias e demais trabalhos acadmicos. Como formatar a capa A norma exige que as informaes abaixo sejam transcritas na seguinte ordem: nome da instituio (opcional); nome do autor; ttulo; local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega)

Como ela no define a formatao especfica dessas informaes, podemos usar o que quisermos, desde que estejamos de acordo com as regras gerais vistas anteriormente. usual usar o seguinte: Geral Alinhamento do texto centralizado; tipo e tamanho de fonte iguais ao do restante do texto; sem recuo algum, nem mesmo para a primeira linha do pargrafo. Nome da instituio Escrever todo em maisculas, comeando na primeira linha da pgina. Caso seja necessrio escrever nome do departamento ou algo semelhante, escreva um por linha. Nome do autor Deixar entre dois e quatro espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do nome da instituio. Na linha seguinte, escrever o nome do autor. Caso haja mais de um autor, colocar um por linha. Ttulo Deixar entre doze e quinze espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do nome do autor (a ideia que o ttulo fique verticalmente no centro da capa). Na linha seguinte, escrever o ttulo do trabalho todo em maisculas. Caso haja subttulo, deve ser escrito uma linha abaixo, porm apenas com a primeira letra em maiscula. Local e ano Deixar entre doze e quinze espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do nome do ttulo (novamente, a ideia que o ttulo fique verticalmente no centro da capa). Na linha seguinte, escrever a cidade onde o trabalho ser apresentado. Na linha abaixo, escrever o ano. A linha que contm o ano deve ser a ltima da capa.

Nmero de volumes Caso o trabalho tenha mais de um volume, a capa de cada um deles deve especificar o respectivo volume. Este deve ser escrito entre o ttulo e o local, lembrando de deixar o primeiro verticalmente no centro da capa e o ano na ltima linha. A figura abaixo mostra a aparncia geral de uma capa usando os formatos acima.

Como inserir uma quebra de pgina Farei um parnteses na sequncia do artigo para explicar algo muito importante: quebra de pgina. O que voc faz quando um captulo termina no meio da pgina e deseja comear o prximo captulo na pgina seguinte? Aperta a tecla Enter at que o cursor chegue na primeira linha da prxima pgina, certo? Errado! A maneira correta de fazer isso inserindo uma quebra de pgina. Quebra de pgina nada mais do que uma indicao para o editor de texto de que o contedo a ser escrito numa determinada pgina acabou. Tudo o que for escrito a partir daquele ponto deve aparecer numa nova pgina em branco. Portanto, para separar todos os elementos de uma monografia, TCC, tese, dissertao ou qualquer outro trabalho acadmico, use quebras de pgina. Essa regra vale para separar capa da folha de rosto, do sumrio, da folha de aprovao e, inclusive, captulos. A norma exige que ttulos de sees ou seja, de diferentes captulos apaream na primeira linha da pgina. Existe mais de uma forma de inserir quebras de pgina. Cada uma funciona melhor em uma

situao. Apresentarei as alternativas medida que forem sendo necessrios. Por ora, vamos inserir a quebra de pgina manualmente. Para isso, posicione o cursor aps a ltima palavra de uma pgina no nosso caso, o ano. V at a guia Inserir e, na seo Pginas, clique Quebra de Pgina.

Como estvamos na ltima linha da pgina antes de inserir a quebra de pgina, talvez seja necessrio apagar um entrelinha que o Word cria automaticamente quando inserimos a quebra. Uma forma fcil de verificar isso clicar no cone Mostrar Tudo.

Como formatar a folha de rosto


Agora que inserimos nossa primeira quebra de pgina, ou seja, separamos a capa de todo o restante do texto, podemos fazer a folha de rosto. A ABNT exige os elementos na ordem abaixo: nome da faculdade ttulo natureza e objetivo; nome do orientador e, se houver, do co-orientador; local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega)

Para format-los siga as regras seguintes: Geral Alinhamento do texto centralizado; tipo e tamanho de fonte iguais ao do restante do texto; sem recuo algum, nem mesmo para a primeira linha do pargrafo. Nome do autor Deixar entre quatro e seis espaos de 1,5 entrelinhas da margem superior. Na linha seguinte, escrever o nome do autor. Caso haja mais de um autor, colocar um por linha. Ttulo Deixar entre quatro e seis espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do nome do autor. Na linha seguinte, escrever o ttulo do trabalho todo em maisculas. Caso haja subttulo, deve ser escrito uma linha abaixo, porm apenas com a primeira letra em maiscula. Natureza e objetivo Deixar dois espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do ttulo. A norma exige que este elemento fique posicionado do meio da pgina para a direita. Para isso, v novamente na janela de formatao de pargrafo (veja acima nas regras gerais). No campo Recuo Esquerda digite 8,15 cm e clique em OK.

Na linha seguinte, escrever a natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao. Local e ano Deixar entre quatro e seis espaos de 1,5 entrelinhas aps a ltima linha do nome do orientador. Na linha seguinte, escrever a cidade onde o trabalho ser apresentado. Na linha abaixo, escrever o ano. A linha que contm o ano deve ser a ltima da capa. A figura abaixo mostra a aparncia geral de uma folha de rosto usando os formatos acima.

Este Blog Link daqui A web Este Blog

Link daqui

A web

Carregando... Mostrando postagens mais recentes com o marcador Sumrio. Mostrar postagens mais antigas Mostrando postagens mais recentes com o marcador Sumrio. Mostrar postagens mais antigas

domingo, 28 de fevereiro de 2010


Como fazer monografia: Elaborando um sumrio
Antes de iniciar a parte 3 (sobre os elementos textuais) resolvi esclarecer sobre a forma de se fazer sumrio/ndice sem muito trabalho. Uma das piores partes de se fazer uma monografia ou TCC anotar as pginas do sumrio corretamente, e pior, alinhar de uma forma que os nmeros se fixem corretamente sem que um ou outro fique localizado mais direita ou mais esquerda. Sobre os nveis dos ndices: Cada captulo recebe uma numerao, por exemplo: INTRODUO 1. A GARANTIA CONSTITUCIONAL DO JRI 2. OS CRIMES JULGADOS PELO JRI 3. OS CRIMES CONEXOS E A AVOCAO DE COMPETNCIA 4. O PROCEDIMENTO DO JRI 4.1. A CONVOCAO DOS JURADOS 4.2. A IMPUGNAO DOS ESCOLHIDOS PARA INTEGRAR A LISTA DE JURADOS 4.2.1. Procedimento para incluir algum na lista de jurados 5. A ATUAO DOS JURADOS CONCLUSO Lembram-se do que eu falei sobre Introduo e Concluso no receberem numerao? Tenham sempre em mente isso. Assim, so captulos todos os itens que possuem somente um nmero na identificao, so o que chamamos de nvel 1. Ou seja: 1, 2, 3, 4, 5 Formatao: Negrito e letras maisculas. Os subcaptulos so os itens que possuem dois nmeros de identificao, so o nvel 2. Ou seja: 4.1 e 4.2 Formatao: Negrito e letras maisculas. Os sub-subcaptulos so os itens que possuem trs nmeros de identificao, constituem o nvel 3, ou seja: 4.2.1, e assim sucessivamente.

Formatao: Negrito e somente com a primeira letra maiscula. Depois de pronto o trabalho, numere as pginas no canto superior direito, para podermos iniciar a criao de um ndice automtico. No WORD 2007 1. Posicione o cursor no comeo da pgina destinada ao ndice 2. Clique na guia referncias 3. No canto esquerdo superior clique em sumrio uma srie de opes de modelos de sumrios ser apresentada, na parte de baixo da caixa de dilogo clique em inserir sumrio e escolha a opo FORMAL e selecione o nmero de ttulos/nveis que deseja de acordo com nmero de nveis e subnveis que seu trabalho tem. 4. Volte para a guia incio. 5. Selecione o texto do ttulo do captulo 6. Na barra de ferramentas clique na caixa superior centro-direita escrito ttulo (1, 2, 3 etc) de acordo com o nvel de sumrio que expliquei anteriormente. 7. Repita essa operao com todos os ttulos de captulos. At esse momento os textos do sumrio no apareceram na pgina, correto? Volte na guia referncias e clique, do lado superior esquerdo, em atualizar sumrio. O sumrio aparecer automaticamente j devidamente numerado. Caso depois de pronto voc deseje incluir um novo captulo, insira-o no local desejado, repita a operao de seleo do ttulo e escolha do nvel, de depois atualize o sumrio novamente, ele corrigir os demais nveis pois funciona como se fosse um link. Se desejar excluir um ttulo, exclua o texto e o ttulo do captulo e depois apenas atualize o sumrio. Fcil, no...

Vous aimerez peut-être aussi