Vous êtes sur la page 1sur 7

Jonas Tadeu Silva Malaco Luiz De Lamonica Imenes

Teses sobre a organizao da FAU

So Paulo 2009

Teses sobre a organizao da FAU

1. A relao professor-aluno definidora do que seja uma escola; o que faz de uma escola uma associao diferente de todas as demais. 2. A relao professor-aluno acontece primeiro na aula; em nosso caso, tambm no ateli, uma variao da aula conforme nossas especificidades. 3. Tudo depende da boa aula, do bom professor e do bom aluno, da relao entre os dois na aula ou ateli. O bom aluno v no bom professor o profissional que quer ser; o bom professor, no bom aluno, o aluno que foi. 4. Porm, no s de boas aulas depende uma escola: preciso que boas aulas bem se relacionem com boas aulas. Necessrio, pois, que se discuta seu relacionamento. 5. Os colegiados so a forma de associao das aulas pela reunio, a princpio, de seus professores. 6. Dependendo a aula no s dos professores mas tambm dos alunos, devem os alunos congregar-se com os professores nos colegiados, conforme sua participao na prpria aula. 7. Os colegiados no podem ser entendidos como meros ajuntamentos de pessoas, devendo adquirir as formas necessrias a que seus constituintes sejam de fato atuantes. 8. As formas que se possam definir para os colegiados nunca supriro por si s o que seja resultado da desqualificao eventual de seus constituintes, ainda que as prprias formas possam colaborar para a qualificao das pessoas. H que se distinguir o que seja deco rrente da qualificao dos indivduos e o que seja decorrente das formas de sua organizao. H tambm que se distinguir a pertinncia da idia geral de colegiado da especfica natureza de cada uma de suas formas.

9. O critrio geral para a definio da organizao dos colegiados no pode ser outro que o da racionalidade, esta entendida como exigncia de conhecimento da parte e do todo por cada uma das prprias partes envolvidas. S assim as partes se definem como sujeitos de fato atuantes. 10. A racionalidade uma questo de escala, complexidade e tempo. A profundidade e completude do conhecimento, como a qualidade da atuao que lhe corresponde, dependem da extenso do que se tenha como seu objeto de ateno; dependem tambm da sua complexidade; e, conforme uma e outra, de um adequado agenciamento de tempos. 11. Como primeira forma de agrupamento das aulas, temos as Seqncias. Reunindo um pequeno nmero de disciplinas, permitem uma apreciao detalhada e completa de seus contedos e mesmo da efetividade de cada uma das aulas. o lugar de apreciao do que concretamente se faz e, mais, do que se poderia concretamente vir a fazer. o lugar onde cada disciplina pensada, podendo-se apreciar o que se acredita saber e o que ainda no se sabe, definindo-se, ento, o que se precisaria vir a saber; para isso, de que especficos profissionais seu trabalho necessita e qual deva ser sua particular contribuio. 12. Por ser pequeno o nmero de disciplinas de uma Seqncia, possvel a reunio de todos os seus professores. 13. J nas Seqncias deveramos ter a participao dos alunos, conforme aquela sua em aula; sendo necessrio, no entanto, que esta se faa, ao menos de ordinrio, ao modo da representao. 14. Os Departamentos abarcam as Seqncias, mas no se pode simplesmente dizer que sejam uma reunio de Seqncias. Os Departamentos so uma reunio de professores em independncia das especficas Seqncias de que participam. No se pode ser professor de um Departamento sem que se seja de uma de suas Seqncias, mas no como sendo de uma ou outra Seqncia que os professores se fazem presentes no Departamento. Na reunio do Departamento os professores desvinculam-se das Seqncias. As Seqncias como que se dissolvem quando o Departamento est reunido; podem, assim, ser pensadas pelo Departamento, reafirmadas ou transformadas.

15. No por serem abarcadas pelo Departamento que as Seqncias no possam encontrar outras formas onde tambm se renam. As Seqncias devem estar abertas para outras possibilidades de associao, no sendo necessrio que, para se chegar a elas, ou elas escola, se passe necessariamente pelo Departamento. De ordinrio, no entanto, esto abarcadas pelo Departamento e, se outras formas se fizerem regulares, dever-se-iam reestruturar as prprias Seqncias. 16. Ao se reunir, o Departamento discute a si mesmo e suas relaes com cada um dos demais Departamentos, assim como com a escola em seu conjunto; como parte atuante, intera-se com o todo. 17. Por no ser to grande o nmero de disciplinas que o Departamento abarca, pode-se nele ainda ter a possibilidade de apreci-las em detalhe e profundidade; no entanto, no sem que se as tenha j como resultado de uma apreciao prvia pelas Seqncias. Na escala do Departamento, no se pode mais, ao menos de ordinrio, apreciar a concretude do trabalho de investigao que a aula ou que envolve a aula; de ordinrio, h j que se ater ao parecer de quem seja julgado altura de apresent-lo. Mesmo assim, o Departamento pode, ao menos vez por outra, descer ao pormenor de uma disciplina. 18. Ao se discutir no Departamento questes pertinentes escola como um todo, discute-se sobre o que no se tem um conhecimento mais direto, mas mesmo assim, discute-se como coletividade cujos membros conhecem mais ou menos diretamente uns aos outros. O objeto de apreciao se faz mais distante, mas no menor o poder de se atuar como uma coletividade senhora de si. 19. Por no ser muito grande o nmero de disciplinas do Departamento, possvel a reunio de todos os seus professores, ainda que se tenha j o Conselho de Departamento, forma de reunio por representao. O Conselho de Departamento presta-se soluo de um bom nmero de questes, fazendo com que a presena de todos os professores nem sempre se justifique. 20. necessria a participao dos alunos nas deliberaes e decises do Departamento, tanto em seu Conselho como nas reunies mais gerais. Algum critrio de representao sempre ter de haver, pois impossvel do ponto de vista prtico contar com a presena da sua totalidade.

21. A Congregao constitui-se na forma mais geral de reunio da escola, congregando a todos, professores e alunos. Constitui-se na prpria escola enquanto plena associao de seus membros. 22. A Congregao abarca os Departamentos, sustenta-os, modifica-os, pode mesmo dissolv-los ou vir a cri-los. Sobrepondo-se aos Departamentos, no pode, por outro lado, sustentar-se sem que estes lhe ofeream o conhecimento mais apurado das partes que so da escola. Os Departamentos, j com a colaborao das Seqncias, elaboram o conhecimento da parte, o estudo de cada uma das disciplinas, a sua organizao em Seqncias e os modos de articulao destas ltimas; a Congregao, tomando este material em mos, delibera e decide sobre a escola em seu conjunto. 23. A participao dos professores na Congregao no se define pela sua condio de membro de um Departamento, assim como no Departamento sua participao no se define como a de um membro de uma Seqncia. O professor apresenta-se na Congregao como quem, sendo o profissional que , tem condio de decidir sobre a formao de novos profissionais, no se atendo mais a uma parte dessa formao, mas a seu todo. A Congregao constitui-se em um terceiro nvel de associao dos professores na escola, o primeiro sendo a Seqncia e o segundo o Departamento. 24. Os alunos, como um dos elementos da relao primeira que constitui a escola, como j antes nas Seqncias e nos Departamentos, devem estar presentes na Congregao para que esta de fato se constitua em instncia onde se congregue a escola toda pela presena de todos os seus membros. 25. Tanto em relao aos professores como aos alunos, formas de representao precisam ser estabelecidas para as reunies ordinrias da Congregao. De ordinrio, no se pode querer ou pretender a presena dos professores todos e de todos os alunos, legando-nos a experincia que a participao por representao suficiente para a deliberao e deciso sobre muitas questes. 26. H situaes que exigem um congregar-se mais amplo, quando a Congregao constituda pelo sistema de representao deve ampliarse ou abrir-se como temos experienciado na FAU.

27. Quando a Congregao ampliada no s opinar ou sugerir mas tambm deliberar, constituir-se- em nossa Assemblia, nosso Frum, onde a escola adquirir a existncia mais plena possvel. 28. Os funcionrios fazem parte da escola como os professores e alunos. Devem tambm decidir como os outros. H que se definir como suas atividades se vinculam com a relao professor-aluno, definidora da escola, para que se possa ento pensar sua presena no conjunto de colegiados que nos organizam. 29. O exposto considera a importncia de outras formas de reunio dos professores, dos alunos e dos funcionrios que no os colegiados; mas no h que se abarcar tudo em um nico ordenamento. 30. Compare-se o exposto com o pensar a escola como uma unidade de ensino em dependncia mais ou menos direta da Reitora, via Comisses de Graduao e de Curso (observem-se as disposies normativas pertinentes). Compare-se tambm o exposto com um pensar a escola em dependncia da reitoria atravs da figura de seu Diretor, a quem se subordinariam os Chefes de Departamento, estes tendo sob si as Chefias de Seqncia (veja-se a Congregao concebida como audincia de um Diretor ou o Departamento sem que se d espao reunio de seu Conselho ou, ainda, por vezes, o modo de expressar-se e comunicar-se de uns e outros). Compare-se, mais ainda, com idias de ampliao indiscriminada dos colegiados, ou mesmo de sua extino, sem que, no que lhes viesse ser alternativo, mostre-se o quanto haveria de incremento na capacidade de todos deliberarem e decidirem. 32. O que expusemos carece tambm de ser cotejado com as disposies normativas atuais da Universidade (Estatuto, Regimento Geral, Regimento da Unidade e Resolues que os complementam). Aponta para modificaes nessas disposies; entre outras: reduzir-se-iam as atribuies do Diretor quelas de um simples Presidente da Congregao; colocar-se-iam as diferentes Comisses existentes sob a gesto da prpria escola, desvinculando-as da Reitoria e repensando-as em suas atribuies; os Chefes de Departamento e os Presidentes das diferentes Comisses no teriam mais assento na Congregao; e haveria que se ver o que mais uma apreciao apurada das normas existentes viesse a nos indicar como devendo ser mudado. No nos distanciamos, no entanto, do princpio mesmo de nossas normas, dado pela idia da Universidade como uma entidade autnoma; pelo contrrio, procuramos resgat-la face ao

esquecimento ou ao que o interesse esprio veio acrescentar. Seguindo o princpio de nossas normas, o que expusemos deve poder ser praticado mesmo sob sua vigncia, colidindo aqui e l com sua forma atual. Viver a escola com a responsabilidade de a termos propriamente como nossa depende antes de tudo de nossa vontade, havendo, para aliment-la, todo um legado de meios, de formas, de modos de nos comportarmos elaborados pelas geraes que nos antecederam. 33. Uma tese algo que exposto para que, pela crtica, seja reposto ou negado, aprimorado ou corrigido.

Jonas Malaco Luiz De Lamonica Imenes agosto de 2009

Vous aimerez peut-être aussi